• Nenhum resultado encontrado

Bibliometria e difusão de conhecimentos na Psicopegagogia: contexto recente, tendências e relevâncias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bibliometria e difusão de conhecimentos na Psicopegagogia: contexto recente, tendências e relevâncias"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)Encontro. Revista de Psicologia Vol. 16, Nº. 24, Ano 2013. BIBLIOMETRIA E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS NA PSICOPEGAGOGIA Contexto recente, tendências e relevâncias. Marcia Siqueira de Andrade Centro Universitário FIEO - UniFIEO. RESUMO. mandrade@unifieo.br. A Bibliometria se destaca hoje diante do advento dos meios eletrônicos e da constante evolução tecnológica à disposição da difusão de informações. A partir daí, pesquisadores lançam mão dessa técnica para aprofundamentos em suas áreas e para construírem novos conhecimentos. Neste contexto, a Psicopedagogia não se apresenta como exceção, contribuindo com temas e problematizações disponíveis em artigos científicos e demais publicações acadêmicas. Nessa pesquisa buscou-se levantar as produções científicas da área de Psicopedagogia, a partir de um recorte cronológico (1990 a 2011), categorizando-as a partir do ano de publicação, do meio de publicação, da área, do sexo do autor, bem como sua titulação e instituição a qual está vinculado.. Luiz Carlos Rodrigues Centro Universitário FIEO - UniFIEO lucarodrigues@hotmail.com. Michele Souza de Barros Gavasso Centro Universitário FIEO - UniFIEO pg@unifieo.br. Eliane Ferreira dos Santos Centro Universitário FIEO - UniFIEO pg@unifieo.br. Palavras-Chave: psicopedagogia; bibliometria; produção científica.. ABSTRACT The Bibliometrics stands out today with the advent of electronic media and constant technological evolution available to the dissemination of information. Since then, researchers avail use of this tool for insights in their areas and to build new knowledge. In this context, the Psychopedagogy isn’t an exception, contributing with subject matter and concerns found in scientific articles and other scholarly publications. In this research, sought to raise the scientific production in the area of Educational Psychology, based on an outline chronology (1990-2011), categorizing them from the year of publication, the publication medium, area, sex of the author, as well as their titles and institution which is bound. Keywords: psycopedagogy; bibliometrics; scientific production.. Anhanguera Educacional Ltda. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 4266 Valinhos, São Paulo CEP 13.278-181 rc.ipade@anhanguera.com Coordenação Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Artigo Original Recebido em: 06/05/2013 Avaliado em: 25/07/2013 Publicação: 02 de dezembro de 2013. 133.

(2) 134. Bibliometria e difusão de conhecimentos na Psicopegagogia: contexto recente, tendências e relevâncias. 1.. INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar parte da produção científica sobre psicopedagogia, publicada em periódicos indexados na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-PSI) no período de 1990 a 2011. A reflexão acerca da produção científica de determinado campo de conhecimento, agurmenta Bufrem (2007), implica necessariamente na elaboração de categorizações que permitem a visualização e interpretação de tendências de pesquisas, motivações, métodos de análise de dados e perspectivas da área questionada. Os artigos de revistas acadêmicas são lidos com muito mais frequência que qualquer outro tipo de publicação, sejam revistas comerciais, livros, relatórios técnicos, etc. (KING; TENOPIR, 1998). O levantamento das atividades de pesquisa científica, sejam elas de qualquer campo do conhecimento, impõe a criação de seleções criteriosas, já que existe um dinamismo na relação do homem com seu contexto, o que, por sua vez, implica em um contínuo crescimento de métodos e olhares sobre a realidade. Para Bufrem (2007) a análise da produção científica é significativa para a produção do conhecimento, pois leva em consideração o contexto social e o momento histórico, promovendo o ciclo de criação, organização e difusão do conhecimento e influenciando e fortalecendo o ritmo de produção. O conhecimento sobre o estado da arte de um determinado campo do conhecimento é relevante para que se possa responder que aspectos e dimensões vêm sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que formas e em que condições têm sido produzidas certas publicações em periódicos (FERREIRA, 2002). Apesar do homem se relacionar muito rápido com a realidade e, mais ainda, de vivenciarmos um momento no qual as comunicações são marcadas pela eficiência e praticidade, a crítica acadêmica, essencial para o desenvolvimento da produção científica, não caminha na mesma velocidade, ou ainda, não atende de imediato a necessidade humana de controlar e manipular os saberes disponíveis, já que o universo documental disponível é muito extenso (FERREIRA, 2002). A bibliometria, como área de estudo da ciência da informação, tem um papel relevante na análise da produção científica de um país, uma vez que seus indicadores retratam o grau de desenvolvimento de uma área do conhecimento. Baseia-se no pressuposto. da. cumulatividade/dispersão. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 16, Nº. 24, Ano 2013  p. 133-141. da. ciência,. o. que. leva. também. a.

(3) Marcia Siqueira de Andrade, Luiz Carlos Rodrigues, Michele Souza de Barros Gavasso, Eliane Ferreira dos Santos. 135. desdobramentos socioculturais, se pensar que a produção científica é sempre uma produção cultural e coletiva (MOSTAFA; MÁXIMO, 2003). As facilitações advindas das tecnologias disponíveis a favor da Bibliometria também são visíveis nas pesquisas, uma vez que podem proporcionar uma maior abrangência na exploração de todas as categorizações determinadas. Com vistas ao contexto tecnológico hoje à disposição dos pesquisadores, essencialmente depois do último quarto do século XX, a bibliometria se destaca como ferramenta indispensável no processo de construção do conhecimento e de sua difusão (BUFREM, 2007).. 2.. MÉTODO Essa pesquisa caracteriza-se como pesquisa de “Estado da Arte” ou “Estado do Conhecimento” de caráter bibliográfico e quantitativo e se propõe a mapear e discutir as produções acadêmicas reunindo informações sobre os temas propostos, com o intuito de recuperar e mapear a produção acadêmica e os conhecimentos científicos dos últimos 20 anos.. 2.1. Material Os artigos selecionados foram publicados em periódicos indexados na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS-PSI), entre os anos de 1990 e 2011. Para tanto, foi considerado o descritor Psicopedagogia.. 2.2. Procedimentos Após a seleção houve aproximação com o material coletado, no sentido de verificar a sua apropriação como fonte de estudo. Assim, foi feita leitura individual de cada resumo, verificando a sua pertinência. Os resumos que mantinham relação com o objetivo da pesquisa foram catalogados, fazendo-se uma ordenação conforme as categorias identificação, tipo de estudo e autoria. Essas categorias foram analisadas no que se refere a sua adequação em relação ao material analisado, procedendo-se então às modificações necessárias em relação à diversidade dos resumos. Na categoria identificação foram especificados: título, autor(a), formação acadêmica e vinculação profissional do autor(a), ano e origem do artigo. Na categoria tipo de artigo foram selecionados e especificados como: artigos originais, revisão, estudo de caso.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 16, Nº. 24, Ano 2013  p. 133-141.

(4) 136. Bibliometria e difusão de conhecimentos na Psicopegagogia: contexto recente, tendências e relevâncias. Os dados coletados foram registrados os principais dados em um protocolo estruturado para esse fim. A análise foi feita através de cálculos descritivos simples.. 3.. RESULTADOS E DISCUSSÃO A apresentação dos dados diz respeito ao total dos trabalhos analisados nesta pesquisa: 144 resumos de artigos. Em relação à autoria destes artigos verificou-se a prevalência de mulheres: 71%, a maioria delas com titulação de mestres (43%), seguida do doutorado com 36% e graduação com 21%, vinculadas às instituições privadas (65%) e públicas (35%). Em relação ao sexo masculino temos 29% de autores sendo 48% Graduados, 29% mestres e apenas 24% de Doutores. Ainda sobre autoria tem-se que 65% dos autores vinculam-se a instituições privadas e 35% a instituições publicas. A partir dos resultados, evidencia-se a intensa presença da mulher como produtora de conhecimento na área de Psicopedagogia. Esse fato se justifica na História, já que é de longa data a participação da mulher na Educação no Brasil. Segundo Novais (1997), a princípio, ainda no Período Colonial, a participação da mulher na Educação se reservava ao lar, sendo ela responsável pela formação moral, religiosa e ética dos filhos dentro da cultura escravista predominante nesse período. Se considerarmos os limites da cultura brasileira, ainda incipiente, nos séculos XV, XVI e XVIII, concluiremos que a maior parte daqueles tantos outros que, de uma forma ou de outra, decidiriam os rumos político-econômicos e culturais do Brasil foram, no limite, educados e tiveram norteamentos éticos e morais transmitidos pelas mulheres. Apesar de a participação das instituições públicas ser bem menor do que as instituições privadas, os dados demonstram que sua participação no período compreendido entre 2000 a 2011 tem aumentado em relação à década anterior, evidenciando o crescimento do interesse pelo campo da Psicopedagogia. Em relação à distribuição dos trabalhos por unidade da Federação, constatou-se que há uma concentração da produção acadêmica brasileira em Psicopedagogia, no Estado de São Paulo (55% dos trabalhos analisados). O Estado do Rio de Janeiro concentra 15% das produções, Pernambuco 10%, Minas Gerais 10%, Brasília – DF também 10%. Não foram encontradas pesquisas sobre o tema em outros estados brasileiros no período analisado. Se considerarmos as regiões brasileiras, constata-se que 80% dos trabalhos foram produzidos na Região Sudeste. Isso pode estar relacionado com a concentração de. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 16, Nº. 24, Ano 2013  p. 133-141.

(5) Marcia Siqueira de Andrade, Luiz Carlos Rodrigues, Michele Souza de Barros Gavasso, Eliane Ferreira dos Santos. 137. universidades nessa região, com programas de pós-graduação já consolidados. A concentração de trabalhos na região Sudeste, por sua vez, explicita uma realidade social marcada pela distribuição desigual da produção científica. É preciso, no entanto, esclarecer que, embora a maioria dos programas de pós-graduação se encontre na região Sudeste brasileira, recebem alunos de diversos estados brasileiros, os quais, por sua vez, deveriam se constituir como porta-vozes e divulgadores dessa produção. Francisco (2002), ao investigar o “estado da arte” sobre dificuldades de aprendizagem escolar, também verificou a concentração de pesquisas nessa região. A Tabela 1 apresenta os dados sobre as áreas de conhecimento a que pertencem os periódicos em que foram publicados os artigos selecionados. Tabela 1. Áreas de conhecimento dos periódicos considerados. Área de Conhecimento. N . %. Psicologia. 143. 99%. Neurociência. 1. 1%. Resultado. 144. 100%. A distribuição dos periódicos em relação à área de conhecimento revela que a área de Psicologia costuma realizar mais publicações de artigos científicos sobre psicopedagogia, que as revistas ligadas a Neurociência. Embora o fazer psicopedagógico venha se constituindo num crescendo, ampliando seu âmbito de ação de modelos de investigação, muito ainda há a se fazer no que se refere ao campo da investigação científica, para que se possa verdadeiramente fazer frente a demanda que a originou, (BOSSA, 2000). Existe muita demanda de preocupações e temas para a Psicopedagogia, porém ainda segundo Bossa (2000), somente pesquisas realizadas no contexto acadêmico poderão resultar numa produção de conhecimento capaz de transformar tal realidade. O Gráfico 1 apresenta os dados referentes ao tipo de artigo publicado.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 16, Nº. 24, Ano 2013  p. 133-141.

(6) 138. Bibliometria e difusão de conhecimentos na Psicopegagogia: contexto recente, tendências e relevâncias. Tipo de Artigo (Sites: Bireme/Pepsic/Scielo) Ensaio. 1. Relato de Experiência. 1. 3. Artigo de Revisao. 5. Artigo Original. 0. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Gráfico 1. Tipo de artigo.. Conforme Gráfico 1, o tipo de artigo mais frequente foi o “artigo original” com 50%, seguido do “artigo de revisão” com 30% e 20% de artigos denominados “ensaio” e “relato de experiência”. Esses índices aproximam-se dos resultados encontrados por Santos (1995), no período de 1970 a 1993, quando constatou que somente 18,64% dos estudos em sua pesquisa da produção de Psicologia eram teóricos. Contribuíram para a manutenção dessa tendência as características dos programas de pós-graduação no Brasil, que vêm reduzindo significativamente, nas últimas décadas, o tempo para titulação. Estudos teóricos requerem experiência e fundamentação teórica consistente dos pesquisadores, o que nem sempre é possível consolidar no espaço de tempo de um mestrado ou mesmo de um doutorado. O Gráfico 2 apresenta os resultados referentes a principal discussão dos artigos selecionados.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 16, Nº. 24, Ano 2013  p. 133-141.

(7) Marcia Siqueira de Andrade, Luiz Carlos Rodrigues, Michele Souza de Barros Gavasso, Eliane Ferreira dos Santos. 139. Enfoque Principal (Sites: Bireme/Pepsic/Scielo) Caracterização da Psicopedagogia. 1. História. 1. Educação Especial. 1. Comportamento. 2. Problemas de Aprendizagem. 4. Leitura e Escrita. 1 0. 0,5. 1. 1,5. 2. 2,5. 3. 3,5. 4. 4,5. Gráfico 2. Enfoque principal.. Em relação a principal discussão em foco nos trabalhos analisados, destaca-se que: 40% são referentes a “visão de especialistas”, 30% sobre “conceitos” diversos, 20% sobre “diagnóstico” e 10% sobre “tratamento”. Já o enfoque principal apresenta percentual considerável para “problemas de aprendizagem” (40%) e “comportamento” (20%), há ainda apontamentos para “caracterização da psicopedagogia”, “história”, “educação especial” e leitura e escrita com 10% cada um. Tabela 2. Período de publicação. Período. N. %. 1990- 2000. 4. 2,8. 2001-2011. 140. 97,2. Total. 144. 100. Lançando o olhar para o que se refere ao período de publicação, constata - se o aumento expressivo de artigos publicados entre 2001 e 2011: passou de 2,8% na primeira década analisada para 97,2% artigos publicados. A análise da produção de conhecimento na área nessas décadas mostra a evolução do interesse pela disciplina e a evolução da própria disciplina no Brasil.. 4.. CONSIDERAÇÕES FINAIS Corroborando com o dinamismo proposto pelos artigos científicos através da praticidade trazida pelos meios eletrônicos, King e Tenopir (1998) afirmam que os cientistas se mantém atualizados, em grande parte, devido às leituras realizadas em revistas científicas. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 16, Nº. 24, Ano 2013  p. 133-141.

(8) 140. Bibliometria e difusão de conhecimentos na Psicopegagogia: contexto recente, tendências e relevâncias. Concordamos, portanto, que a Bibliometria proporciona em grande escala o cumprimento do objetivo mais essencial da produção científica, que é, no limite, a sua difusão. Indubitavelmente, não existe conhecimento único, desconecto de outros conhecimentos. Assim, Spinak (1996) apregoando Rousseau, considerou que devemos consolidar a ideia de que todas estas especialidades encontram sua ligação a partir da sua origem comum. Desta forma, concordamos, portanto, que a bibliometria cumpre esse princípio. Neste sentido, em favor das tecnologias e do dinamismo proposto pelo contexto em que se encontra hoje a Bibliometria, King e Tenopir (1998) afirmam que os cientistas se mantêm atualizados, em grande parte, devido às leituras realizadas em revistas científicas disponíveis em meios eletrônicos. Por fim entendemos que a produção científica, decorrente das pesquisas desenvolvidas no meio acadêmico e, posteriormente devidamente publicadas e difundidas, oferece mais do que apenas indicadores de avaliação institucional. Os novos conhecimentos gerados nessas pesquisas têm repercussões não apenas na comunidade científica nacional, mas servem de medida para o avanço científico do país em relação à comunidade internacional.. REFERÊNCIA BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. BUFREM, Leilah Santiago. Linhas e tendências metodológicas na produção acadêmica discente do mestrado em Ciências da Informação – Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972-1995). 1996. Tese (Concurso para Professor Titular Métodos e Técnicas da Pesquisa) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1996. BUFREM, Leilah Santiago et al. Produção científica em ciência da informação: análise temática em artigos de revistas brasileiras. Perspectivas em ciências da informação, v. 12, n.1, p.38-49, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n2/28551>. Acesso em: 12 dez. 2012. FERREIRA, Ana Gabriela Clipes. Bibliometria na avalização de periódicos científicos. Ciência da informação, v.11, n.3, jun. 2010. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun10/Art_05.htm>. Acesso em: 12 dez. 2012. KING, Donald W.; TENOPIR, Carol. A publicação de revistas eletrônicas: economia da produção, distribuição e uso. Ciência da informação, Brasília, v. 2, n. 27, maio/ago. 1998. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/360/321>. Acesso em: 10 dez. 2012. MOSTAFA Solange Puntel; MÁXIMO, Luis Fernando. A produção científica da Anped e da Intercom no GT da Educação e Comunicação. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, jan/abr. 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0100-19652003000100010>. Acesso em: 12 dez. 2012. NOVAIS, Fernando A.; SOUZA, Laura de Mello e (Org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na américa portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. SPINAK, E. Diccionario enciclopédico de bibliometría, cienciometría e informetría. Montevideo, 1996. Marcia Siqueira de Andrade. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 16, Nº. 24, Ano 2013  p. 133-141.

(9) Marcia Siqueira de Andrade, Luiz Carlos Rodrigues, Michele Souza de Barros Gavasso, Eliane Ferreira dos Santos. 141. Possui Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é professora titular do Centro Universitário FIEO, Coordenadora do Programa em Psicologia Educacional do Unifieo, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Unifieo, coordenadora do GT Aprendizagem humana na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Editora do periódico Cadernos de Psicopedagogia. Seus principais interesses estão voltados para o estudo dos processos de aprendizagem humana em seu desenvolvimento integral e dificuldades específicas entendendo que nesse processo as variáveis psicológicas encontram-se articuladas a componentes sociais. Suas pesquisas nessa área têm investigado a aprendizagem em diferentes contextos: escola, família, abrigos. Atualmente tem se dedicado mais ao estudo de temas relacionados à identificação dos aspectos preditivos dos problemas de aprendizagem da lecto escrita. Luiz Carlos Rodrigues Mestrando em Psicologia Educacional no Centro Universitário FIEO, em Osasco. Especialista em História, pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nas áreas de História, Sociedade, Cultura e Educação, onde desenvolveu projeto de pesquisa enfatizando a repressão durante o Regime Militar Brasileiro e a Didática no Ensino Superior. Bacharel em História, graduado pelo Centro Universitário SantAnna (2003) com Licenciatura Plena, é atualmente Professor na área das Ciências Humanas da Faculdade da Aldeia de Carapicuíba - FALC, tendo ministrado aulas nas disciplinas de Economia Brasileira, Economia Internacional, Filosofia, Sociologia, História, Metodologia Científica e Responsabilidade Social. Também, nesta mesma IES, coordenou o curso de graduação em Ciências Contábeis, tendo como principais realizações a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e a capacitação continuada dos professores. Michele Souza de Barros Gavasso Graduação em Psicopedagogia Universitário FIEO.. pelo. Centro. Eliane Ferreira do Santos Programa de Pós Graduação - Mestrado em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO.. Encontro: Revista de Psicologia  Vol. 16, Nº. 24, Ano 2013  p. 133-141.

(10)

Referências

Documentos relacionados

“Ao criar a referida obrigação para concessionários destes serviços públicos, bem como prever sanções pelo seu descumprimento, a lei atacada usurpa a

Eu acho que o que incomoda hoje é porque hoje nós temos pessoas que pensam, temos pessoas estudantes... Hoje, a gente tá tentando retomar tudo que tiram da gente, é difícil? Vai

10) utilização do mediador como recurso quando necessita de ajuda; e 11) interesse quanto ao material da atividade. Em linhas gerais, após contato com a direção da escola

O presente artigo analisa as personagens de ficção João Romão, Jerônimo, Pombinha e Rita Baiana do romance O cortiço (1890), de Aluísio Azevedo. Essas personagens

O Pub’s Bike utilizou como base para a formação de preço dos seus produtos, tanto o valor cobrado por seus concorrentes quanto a opinião dos entrevistados na análise de

Conforme Callon (1986), quando uma necessidade de mudança é identificada pela primeira vez, o ator principal identifica os outros atores que serão afetados,

ADULTO Simpósio Multidisciplinar Asma Todos os professores Sala5a.FaseMedicina S.ADULTO Reumatologia 08h:00-11h:00 OsteoaArtrite / Fibromialgia Prof.. ADULTO Leucemias

O aluno bolsista ou voluntário que não apresentar o relatório final ou não comparecer a Jornada de Iniciação Científica, sem justificativa e encaminhamento do