• Nenhum resultado encontrado

Análise de dados secundários sobre a fauna de vertebrados da unidade fitogeográfica do Vale do Paranã.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise de dados secundários sobre a fauna de vertebrados da unidade fitogeográfica do Vale do Paranã."

Copied!
54
0
0

Texto

(1)ISSN 1517 - 5111 Agosto, 2007. 182. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados da Unidade Fitogeográfica do Vale do Paranã.

(2) ISSN 1517-5111 Agosto, 2007 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Documentos 182. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados da Unidade Fitogeográfica do Vale do Paranã Nícholas Ferreira de Camargo Ludmilla Moura de Souza Aguiar. Embrapa Cerrados Planaltina, DF 2007.

(3) Exemplares desta publicação podem ser adquiridos na: Embrapa Cerrados BR 020, Km 18, Rod. Brasília/Fortaleza Caixa Postal 08223 CEP 73310-970 Planaltina, DF Fone: (61) 3388-9898 Fax: (61) 3388-9879 http://www.cpac.embrapa.br sac@cpac.embrapa.br. Comitê de Publicações da Unidade Presidente: José de Ribamar N. dos Anjos Secretário-Executivo: Maria Edilva Nogueira Supervisão editorial: Fernanda Vidigal Cabral de Miranda Revisão de texto: Fernanda Vidigal Cabral de Miranda Normalização bibliográfica: Marilaine Schaun Pelufê Editoração eletrônica: Leila Sandra Gomes Alencar Capa: Leila Sandra Gomes Alencar Foto(s) da capa: Flavio Henrique Guimarães Rodrigues, Marco Aurélio Mello e Reuber Brandão Impressão e acabamento: Divino Batista de Sousa Jaime Arbués Carneiro Impresso no Serviço Gráfico da Embrapa Cerrados 1a edição 1a impressão (2007): tiragem 100 exemplares Todos os direitos reservados A reprodução não-autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei no 9.610). Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Embrapa Cerrados C172a. Camargo, Nícholas Ferreira de. Análise de dados secundários sobre a fauna de vertebrados da unidade fitogeográfica do Vale do Paranã / Nícholas Ferreira de camargo, Ludmilla Moura de Souza Aguiar. – Planaltina, DF : Embrapa Cerrados, 2007. 56 p.— (Documentos / Embrapa Cerrados, ISSN 1517-5111 ; 182) 1. Fauna. 2. Conservação. 3. Cerrado. I. Aguiar, Ludmilla Moura de Souza. II. Título. III. Série. 639.9 - CDD 21.  Embrapa 2007.

(4) Agradecimentos. Agradecemos aos revisores A. Camargo e C. Oliveira pelas críticas e sugestões que muito contribuíram para a melhoria deste manuscrito..

(5) Autores. Nícholas Ferreira de Camargo Graduando em Ciências Biológicas Estagiário, Embrapa Cerrados camargons@hotmail.com Ludmilla Moura de Souza Aguiar Biól., D.Sc. Pesquisadora, Embrapa Cerrados ludmilla@cpac.embrapa.br.

(6) Apresentação. O Cerrado é um bioma brasileiro bastante peculiar por sua constituição em mosaico de formações vegetais, que variam desde campos abertos até formações densas de florestas. Embora seja sempre imaginado como uma vegetação típica de savana, esse bioma abriga também extensões de florestas estacionais, consideradas as mais devastadas florestas tropicais do mundo. A bacia do Rio Paranã é um dos principais encraves de floresta estacional do Brasil, e diversos estudos têm enfatizado seu papel como importante centro de endemismo. Por exemplo, espécies de aves como a maritaca (Pyrrhura pfrimeri, Psittacidae) e a maria-preta-de-penacho (Knipolegus franciscanus (Tyrannidae) são ainda encontradas nos fragmentos remanescentes, e só ocorrem no Vale do Paranã, e em nenhum outro lugar do mundo. A Embrapa Cerrados desenvolve, em conjunto com as pesquisas de produção vegetal e animal, pesquisas voltadas para a caracterização, conservação, recuperação e desenvolvimento sustentável do Cerrado. Para que esses objetivos sejam alcançados, é importante o domínio do conhecimento sobre os processos ecológicos que regem a estruturação e funcionamento das relações bióticas e abióticas no bioma, não apenas para mitigar e recuperar impactos sobre sua diversidade mas para executar de forma sustentada a utilização dos recursos naturais..

(7) Este trabalho apresenta uma compilação do conhecimento da fauna de vertebrados para essa região. Sendo uma área de preocupação para a conservação, é de suma importância o conhecimento sobre as espécies animais, principalmente aquelas que vão propiciar a manutenção dos processos ecológicos e assim possibilitar a recuperação de áreas degradadas. Com certeza esta publicação será de enorme valor para subsidiar ações que contribuirão efetivamente na conservação, recuperação, manutenção e uso dos recursos naturais do Cerrado. Roberto Teixeira Alves Chefe-Geral da Embrapa Cerrados.

(8) Sumário. Introdução .................................................................................. 11 O Vale do Paranã ......................................................................... 12 A Fauna do Vale do Paranã ............................................................ 14 Considerações Finais .................................................................... 51 Referências ................................................................................. 52 Abstract .................................................................................... 56.

(9) Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados da Unidade Fitogeográfica do Vale do Paranã Nícholas Ferreira de Camargo Ludmilla Moura de Souza Aguiar. Introdução O Cerrado é um dos biomas mais complexos e ricos em espécies vegetais e animais do mundo (ALHO, 2005; BONVICINO et al., 2005; FELFILI et al. 2005). Em virtude de sua alta heterogeneidade de solo, relevo e vegetação, que se traduz em grande diversidade de paisagens, abriga alto número de endemismos tanto da flora quanto da fauna (FELFILI et al. 2005; SILVA; BATES, 2002; RIBEIRO; MARINHO FILHO, 2005). De acordo com Ribeiro e Marinho Filho (2005), a fauna de vertebrados do Cerrado é representada por 1.268 espécies, das quais 117 são endêmicas. A Floresta Estacional Decidual apresenta-se de forma descontínua nos estados de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Tocantins (SILVA; SCARIOT, 2003, 2004). De acordo com Prado (2000), esse tipo de formação é remanescente de um corredor natural que ligava a Caatinga ao Chaco, no final do Pleistoceno (Arco Pleistocênico), e, no passado, já cobriu cerca de 15 % dos 2 milhões de hectares do Cerrado (FELFILI, 2003). Atualmente apresenta uma distribuição fragmentada da Caatinga do Nordeste brasileiro até o Vale do Rio Uruguai. As matas secas foram consideradas como uma nova unidade fitogeográfica por apresentarem uma taxa considerável de endemismos da flora (PRADO, 2000)..

(10) 12. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... As áreas de Floresta Estacional Decidual apresentam as estações, que geralmente não estão associadas a cursos de água, chuvosa e seca bem definidas, sendo esta última mais prolongada (WERNECK; COLLI, 2006). As espécies vegetais são caducifólias ou semi-caducifólias, e mais de 50 % das árvores perdem suas folhas na estação seca (WERNECK; COLLI, 2006). Esses ecossistemas podem ser encontrados em solos desenvolvidos a partir de rochas básicas de alta e média fertilidade, baixo nível de alumínio e pH de moderado a alto. Porém, geralmente são encontrados em solos de origem calcária, apresentando fisionomia e florística próprias. O fato de apresentar solos férteis favorecendo a agricultura, espécies de importância comercial, extrativismo de calcário, implantação de pastagens e pouca fiscalização faz com que essa unidade fitogeográfica seja um dos ecossistemas tropicais mais ameaçados (SILVA; SCARIOT, 2003, 2004).. O Vale do Paranã O Vale do Paranã, ou Vão do Paranã (Fig. 1), localiza-se na região da Bacia do Rio Paranã (11°30’-15°30’S e 46°-48°W), no nordeste de Goiás; no sudeste de Tocantins e em uma pequena parte do oeste da Bahia, sendo um dos centros de endemismo de pássaros no Cerrado (SILVA; BATES, 2002; CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL, 2007). A Bacia do Rio Paranã apresenta principalmente as fitofisionomias de Cerrado (sensu stricto), porém com dominância de Florestas Estacionais Deciduais (NASCIMENTO et al., 2004), possuindo a maior concentração de floresta seca no Bioma Cerrado. Segundo o IBGE (1995), o clima é do tipo Aw, de acordo com a classificação climática de Köppen, com temperatura média anual de 24 oC, pluviosidade de 1.500 mm/ano, umidade relativa de 60 % e altitude de 400 m a 600 m. A taxa de destruição anual para a mata seca é de 0,96 %, sendo que 97 % das áreas existentes estão ameaçadas de extinção juntamente com a fauna associada (WERNECK; COLLI, 2006). Portanto, a distribuição das florestas sobre afloramentos de calcário é gradativamente mais restrita. De acordo com Silva e Scariot (2004, 2003), são necessários estudos mais aprofundados e intensos sobre a dinâmica e a importância da manutenção da diversidade nessas florestas e é urgente a implantação de uma política de conservação dessas fitofisionomias, uma vez que as mudanças causadas pelo homem têm sido cada vez mais efetivas..

(11) Legenda. Arraias (TO) Aurora do Tocantins (TO) Combinado (TO) Lavandeira (TO) Novo Alegre (TO) Palmeirópolis (TO) Paranã (TO) Peixe (TO) São Salvador de Tocantins (TO) São Valério da Natividade (TO) Taguatinga (TO) Flores de Goiás (GO) Formosa (GO) Divinópolis de Goiás (GO) Água Fria (GO) Águas Lindas de Goiás (GO) Alexânia (GO) Alto Paraíso de Goiás (GO) Alvorada do Norte (GO) Pirenópolis (GO) Planaltina de Goiás (GO) Posse (GO) Abadiânia (GO). 24) 25) 26) 27) 28) 29) 30) 31) 32) 33) 34) 35) 36) 37) 38) 39) 40) 41) 42) 43) 44) 45) 46). Buritinópolis (GO) Cabeceiras (GO) Campos Belos (GO) Cavalcante (GO) Cocalzinho de Goiás (GO) Colinas do Sul (GO) Corumbá de Goiás (GO) Damianópolis (GO) Guarani de Goiás (GO) Iaciara (GO) Mambaí (GO) Minaçu (GO) Monte Alegre de Goiás (GO) Nova Roma (GO) Padre Bernardo (GO) Santo Antônio do Descoberto (GO) São Domingos (GO) São João d’Aliança (GO) Simolândia (GO) Sítio d’Abadia (GO) Teresina de Goiás (GO) Vila Boa (GO) Distrito Federal (DF). Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23). Fig. 1. Corredor Paranã e seus municípios.. 13.

(12) 14. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Como essa região é considerada área prioritária para conservação (IBAMA, 2007a), para que qualquer tipo de manejo ou programa de conservação seja eficiente, é de suma importância que a diversidade e riqueza de espécies da região sejam conhecidas. Existem iniciativas para suprir essa lacuna de conhecimento básico, com pesquisas realizadas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Universidade de Brasília e pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) Pequi e Funatura (CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL, 2007). Embora o esforço seja ainda incipiente, especialmente para vertebrados (SILVA; SCARIOT, 2003, 2004; DUTRA, 2006; NASCIMENTO et al., 2004; WERNECK; COLLI, 2006), o objetivo deste trabalho foi fazer uma compilação da fauna de vertebrados, para complementar as ações do Projeto “Conservação e Manejo da Biodiversidade do Cerrado” (CMBBC), da Embrapa Cerrados. Os municípios que constituem o Vale do Paranã são: Dianópolis, TO; Taguatinga, TO; Novo Jardim, TO; Ponte Alta do Bom Jesus, TO; Conceição do Tocantins, TO; Taipas do Tocantins, TO; Paraná, TO; Arraias, TO; Aurora do Tocantins, TO; Lavandeira, TO; Combinado, TO; Novo Alegre, TO; Correntina, BA; Luis Eduardo Magalhães, BA; Barreiras, BA; Campos Belos, GO; Monte Alegre de Goiás, GO; Divinópolis de Goiás, GO; São Domingos, GO; Cavalcante, GO; Teresina de Goiás, GO; Nova Roma, GO; Iaciara, GO; Alto Paraíso de Goiás, GO; Posse, GO; São João D’Aliança, GO; Flores de Goiás, GO; Mambaí, GO; Buritinópolis, GO; Alvorada do Norte, GO; Simolândia, GO; Damianópolis, GO; Sítio D’Abadia, GO; Formosa, GO; Vila Boa, GO; Planaltina, GO; e Guarani de Goiás, GO (CONSERVAÇÃO INTERNACIONAL, 2007).. A Fauna do Vale do Paranã A compilação dos registros das espécies disponíveis na literatura, coletadas ou observadas, foi tomada a partir de referências aos municípios do Vale do Paranã e, para se ter uma idéia da diversidade local, as áreas do entorno, quando existentes, foram incluídas. A compilação de dados referentes à fauna da região contribui como base para subsidiar trabalhos futuros e também para subsidiar medidas de manejo em âmbito local de espécies, uma vez que há grande diversidade. De acordo com a compilação de dados da bibliografia consultada, foram registradas, para os municípios do corredor Paranã–Pirineus, 120 espécies.

(13) Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... de mamíferos, 179 de aves, 109 de répteis e 44 de anfíbios. São poucos os estudos realizados sobre a fauna da região e é difícil estimar com segurança a diversidade presente no Vale do Paranã. Porém, o número de espécies para cada grupo aqui apresentado fornece uma idéia da alta riqueza de espécies e, portanto, da importância da área para a fauna. Das 120 espécies de mamíferos estimadas (Tabela 1) para o Vale do Paranã e entorno, 10 são endêmicas ao Cerrado e 9 estão ameaçadas de extinção, segundo a lista de espécies fornecida pelo IBAMA (2003). Entre os 10 mamíferos endêmicos do Cerrado, o morcego nectarívoro Lonchophylla dekeyseri Taddei et al., 1983 (Phyllostomidae) é considerado ameaçado (categoria vulnerável), sendo que a espécie é o único representante da Ordem Chiroptera endêmica para o bioma. Segundo Aguiar e Mauro (2004), estimase uma redução de 30 % da população do morceguinho-do-cerrado nos próximos dez anos em razão do acelerado desmatamento do Cerrado, com finalidade única de produção agropecuária, além da destruição de cavernas pela mineração, reduzindo a qualidade do habitat e sua ocupação pela espécie. Dos 179 representantes da avifauna listados na Tabela 2, 15 espécies são endêmicas para o Cerrado e 6 estão incluídas na lista de espécies ameaçadas (IBAMA, 2003). Das 15 espécies endêmicas, 3 são consideradas ameaçadas na categoria vulnerável: Nothura minor Spix, 1825 (Tinamidae), Pyrrhura pfrimeri Miranda-Ribeiro, 1925 (Psittacidae), Taoniscus nanus Temminck, 1815 (Tinamidae). De acordo com Silva e Bates (2002), três subáreas de endemismo para pássaros do Cerrado foram identificadas, das quais uma é representada pelo Vale do Paranã. Nessa subárea, são encontradas duas espécies que ocorrem somente em florestas secas: Pyrrhura pfrimeri e Knipolegus franciscanus Snethlage, 1927 (Tyrannidae), sendo que a primeira está na lista nacional de espécies ameaçadas (IBAMA, 2003). Nove das 109 espécies de répteis e 8 das 44 espécies de anfíbios foram identificadas como endêmicas do Cerrado (Tabelas 4 e 5). Nenhuma delas está incluída na lista de espécies brasileiras ameaçadas. Um estudo feito por Werneck e Colli (2006) sobre a composição de lagartos no Município de São Domingos, localizado no Vale do Paranã, corrobora a proposta de que as Florestas Estacionais Deciduais deveriam ser reconhecidas como uma unidade fitogeográfica, já que apresentam, na área estudada, populações disjuntas e espécies endêmicas. Isso mostra a singularidade das florestas secas do Vale do Paranã e a importância para sua conservação.. 15.

(14) 16. Taxa Mammalia RODENTIA Muridae Oecomys bicolor Oecomys concolor Rhipidomys macrurus Thalpomys lasiotis Thalpomys cerradenses Coendou prehensilis Kunsia tomentosus Calomys callosus Calomys expulsus Necromys lasiurus Nectomys rattus Nectomys squamipes Pseudoryzomys simplex Oryzomys megacephalus Oryzomys lamia Oryzomys scotti Oryzomys subflavus Oligoryzomys moojeni. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 14º01’S, 47º31’W, 14º07’S, 47º41’W 13º31'—13º34'-S, 47º 9'—47º12'-W, 13°51'-14°10’S, 47°25'–47°42’W 14º04’S, 47º45’W, 14º01’S, 47º31’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 14º04’S, 47º45’W 14º04’S, 47º45’W, 14º01’S, 47º31’W 14º04’S, 47º45’W 14º01’S, 47º31’W 15º30'-15º40'-S, 47º50'-48º12’W 14º04’S, 47º45’W, 14º01’S 47º31’W, 14º07’S, 47º41’W. APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF Pouso alto e Morro da Baleia, GO Terezina de Goiás / Chapada dos Veadeiros, GO Morro do Chapéu e Pouso Alto, GO APA de Cafuringa, DF Morro do Chapéu, GO Morro do Chapéu e Pouso Alto, GO Morro do Chapéu, GO Morro do Chapéu, GO APA de Cafuringa, DF Morro do Chapéu, Pouso Alto e Morro da Baleia, GO. 10.2 10.2 10.2 10.2 10.2 10.2 10.2 10.2 1 6 1 10.2 1 1 1 1 10.2 1. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção. x x. x x. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(15) Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Oligoryzomys rupestris Oligoryzomys eliurus Oxymycterus delator Oxymycterus roberti Rattus rattus Oligoryzomys stramineus Hydrochaeridae Hydrochaeris hydrochaeris. 14º01’S, 47º31’W, 14º07’S, 47º41’W 15º30'-15º40'-S, 47º50'-48º12’W 13°51'-14°10’S, 47°25'–47°42’W 15º30'-15º40'-S, 47º50'-48º12’W 13º31'-13º34´S, 47º9´-47º12´W 13º31´-13º34´S, 47º9´, 47º12´W. Pouso Alto e Morro da Baleia, GO APA de Cafuringa, DF Chapada dos Veadeiros, GO APA de Cafuringa, DF Terezina de Goiás, DF Terezina de Goiás, DF. 1 10.2 6 10.2 6 6. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-Paranan Taguatinga, TO. 5. 15º30'–15º40'-S, 47º50'-48º12’W 15º30'–15º40'-S, 47º50'-48º12’W 14º07’S, 47º41’W 14º04’S, 47º45’W. APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF Morro da Baleia, GO Morro do Chapéu, GO. 10.2 11 1 1. 14º01’S, 47º31’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Pouso Alto, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 1 5. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. Echimydae Clyomys laticeps Proechimys longicaudatus Proechimys roberti Thrichomys apereoides Caviidae Galea cf. flavidens Cavia aperea Agoutidae Agouti paca. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa Mammalia. x x x. Continua.... 17.

(16) 18. Taxa Mammalia Dasyproctidae Dasyprocta azarae DIDELPHIMORPHIA Didelphidae Micoureus demerarae Didelphis albiventris Gracilinanus agilis Chironectes minimus Metachirus nudicaudatus Monodelphis americana Monodelphis kunsi Monodelphis domestica Monodelphis umbristriata Philander opossum Thylamys velutinus Marmosa murina ARTIODACTYLA Tayassuidae Tayassu pecari. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. 12°28’01'’S, 48°15’13'’W. São Salvador de Tocantins, TO. 7. 14º04’S, 47º45’W 14º04’S, 47º45’W 14º04’S, 47º45’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 12º02’S, 48º53’W 14º04’S, 47º45’W, 14º07’S, 47º41’W. 1 1 1 10.2 10.2 10.2 7 1. 14º01’S, 47º31’W 15º30'–15º40'S, 47º50'-48º12’W 14º01’S, 47º31’W 12º02’S, 48º53’W. Morro do Chapéu, GO Morro do Chapéu, GO Morro do Chapéu, GO APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF Peixe, TO Morro do Chapéu e Morro da Baleia, GO Pouso Alto, GO APA de Cafuringa, DF Pouso Alto, GO Peixe, TO. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção. 1 10.2 1 7. 5. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(17) Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Tayassu tajacu. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. APA de Caruringa, DF Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 10.2 5. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 12°14’58'’S, 48°25’43'’W, 12°13’54'’S, 48°28’21'’W 12º02’S, 48º53’W. Peixe, TO. 7. Peixe, TO. 7. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, GO. 5. 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W. APA de Cafuringa, GO. 10.2. Cervidae Ozotocerus bezoarticus Mazama americana Mazama gouazoupira PERISSODACTYLA Tapiridae Tapirus terrestris XENARTHRA Myrmecophagidae Myrmecophaga tridactyla Tamandua tetradactyla Bradypodidae Bradypus variegatus Dasypodidae Cabassous unicinctus. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção. 5. x. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa Mammalia. Continua.... 19.

(18) 20. Taxa Mammalia. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Priodontes maximus Dasypus novemcinctus Cabassous tatouay. 12º02’S, 48º53’W 12º02’S, 48º53’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Peixe, TO Peixe, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO APA de Cafuringa, DF Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 7 7 5. 12º02’S, 48º53’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Peixe, TO APA de Cafuringa, DF Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO APA de Cafuringa, DF Trecho: PeixeParanan-Taguatinga, TO. 7 10.2 5. x x x. 10.2 5. x. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. Dasypus septemcinctus Euphractus sexcinctus CARNÍVORA Felidae Leopardus pardalis Leopardus tigrinus Puma concolor Herpailurus yaguaroundi Panthera onca Canidae Chrysocyon brachyurus Lycalopex vetulus. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção x. 10.2 5. x. x. 5. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(19) Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Endêmico do Cerrado. Pseudalopex vetulus Cerdocyon thous. 12º02’S, 48º53’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Peixe, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 7 5. x. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S. 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Peixe, TO. 5 7. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W 12º02’S, 48º53’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W. APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF Peixe, TO APA de Cafuringa, DF. 10.2 10.2 7 10.2. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. 10.3, 11. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W, 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, APA de Cafuringa, APA das Nascentes do Rio Vermelho, TO, DF, GO. 5, 10.3, 11. Procyonidae Procyon cancrivorus Nasua nasua Mustelidae Conepatus semistriatus Eira barbara Lontra longicaudis Galictis cuja CHIROPTERA Emballonuridae Peropteryx macrotis Phyllostomidae Phyllostominae Phyllostomus discolor. Ameaçado de Extinção. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa Mammalia. Continua.... 21.

(20) 22. Taxa Mammalia. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Chrotopterus auritus. 15º30'-15º40’S, 47º50' - 48º12’W, 14º17-14°32’S, 46º15'-46°05’W. 10.3, 11. Tonatia brasiliense Lonchorhina aurita. 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Micronycteris megalotis. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Micronycteris minuta. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Mimon bennettii. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Phylloderma sternops. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Phyllostomus Hastatus. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção. 10.3 10.3, 11. 10.3, 11. 10.3, 11. 10.3, 11. 10.3, 11. 10.3, 11. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(21) Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Trachops cirrhosus. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. 10.3, 11. Cheroniscus minor. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. 10.3, 11. 5, 10.3, 11. Lonchophyllinae Lonchophylla dekeyseri Glossophaginae Anoura geoffroyi. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Anoura caudifera. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Glossophaga soricina. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, DF. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W, 15º30'-15º40’S,. Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, APA de Cafuringa, APA das. Carolliinae Carollia perspicillata. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção. x. x. 10.3, 11. 10.3, 11. 10.3, 11. 10.3, 11. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa Mammalia. 23.

(22) 24. Taxa Mammalia. Esternodermatinae Chiroderma villosum. Platyrrhinus lineatus. Artibeus cinereus Artibeus cf. obscurus Artibeus lituratus. Artibeus jamaicensis Platyrrhinus helleri. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Nascentes do Rio Vermelho, TO, DF, GO. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W, 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W, 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 12º02’S, 48º53’W 12º02’S, 48º53’W 12°28’01'’S, 48°15’13'’W, 14º17'14°32’S, 46º15'-46°05’W. Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, APA de Cafuringa, APA das Nascentes do Rio Vermelho, TO, DF, GO Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, APA de Cafuringa, APA das Nascentes do Rio Vermelho, TO, DF, GO Peixe, TO Peixe, TO São Salvador de Tocantis, APA das Nascentes do Rio Vermelho, TO, GO Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, TO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, TO GO. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. Referência. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção. 5, 10.3, 11. 5, 10.3, 11. 7 7 7, 11. 5 10.3, 11. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(23) Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Sturnira lilium. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. 10.3, 11. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. 10.3, 11. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. 10.3, 11. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. 10.3, 11. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. 10.3, 11. Vampyressa pusilla Artibeus planirostris Desmodontinae Desmodus rotundus Diaemus youngi Diphyla ecaudata Natalidae Natalus stramineus Furiteridae Furipterus horrens Molossidae Molossus molossus. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção. 10.3, 11 10.3, 11. 10.3, 11 10.3, 11. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa Mammalia. 25.

(24) 26. Taxa Mammalia. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Molossops planirostris. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W, 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, APA de Cafuringa, APA das Nascentes do Rio Vermelho, TO, DF, GO. 10.3, 11. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W, 14º17'-14°32’S, 46º15'-46°05’W. APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO APA de Cafuringa e APA das Nascentes do Rio Vermelho, DF, GO. Molossops temminckii. Vespertilionidae Eptesicus brasiliensis Histiotus velatus Lasiurus blossevillii Myotis nigricans Mormoopidae Pternotus parnelli Pteronotus gymnonotus. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção. 5, 10.3, 11. 10.3, 11 10.3, 11 10.3, 11 10.3, 11. 10.3, 11 10.3, 11. PRIMATA Callithrichidae. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(25) Tabela 1. Lista de mamíferos obtida pela compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Callithrix penicillata Cebidae Cebus apella Alouatta caraya LAGOMORPHA Leporidae Sylvilagus brasiliensis Total. 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W. APA de Cafuringa, DF. 10.2. 12°14’58'’S, 48°25’43'’W 12º15’18'’S, 48º23’53'’W. Peixe, TO Peixe, TO. 7 7. 12º02’S, 48º53’W 10. Peixe, TO 9. 7. Endêmico do Cerrado. Ameaçado de Extinção x. Referências: 1. Bonvicino et al., 2005; 5. Brito, 2001; 6. Bonvicino et al., 2002; 7. Rodrigues et al., 2000; 10.2 Coelho; Palma, 2006; 10.3 Bredt, 2006; 11. Esberárd, 2005; 13. Marinho Filho et al., 2002; 14. IBAMA, 2003.. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa Mammalia. 27.

(26) 28. Taxa AVES ORDEM TINAMIFORMES FAMÍLIA Tinamidae Nothura minor Nothura maculosa Taoniscus nanus Crypturellus undulatus Rhynchotus rufescens Crypturellus parvirostris ORDEM RHEIFORMES Família Rheidae Rhea americana ORDEM CICONIIFORMES Família Scolopacidae Actitis macularia Tringa solitaria Família Ardeidae Egretta thula Butorides striatus Syrigma sibilatrix. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO. 3 5. x. x. 5. x. x. 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W. Parque Estadual do Jalapão, TO. 4. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3 3. 3 5 3. 5. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(27) Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Bubulcus ibis. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO. 5. 3. 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Parque Estadual do Jalapão, TO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 4 3 3 3 3. x. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO São Domingos, GO. 5. x. Família Threskiornithidae Theristicus caudatus Família Cathartidae Sarcoramphus papa Coragyps atratus Milvago chimachima Cathartes aura ORDEM ANSERIFORMES Família Anatidae Mergus octosetaceus Dendrocygna viduata Dendrocygna autumnalis Amazonetta brasiliensis Oxyura dominica ORDEM FALCONIFORMES Família Accipitridae Harpyhaliaetus coronatus Rupornis magnirostris Buteogallus meridionalis. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. 5 5. 3 3. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa. Continua.... 29.

(28) 30. Taxa. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Buteogallus urubitinga Geranospiza caerulescens Família accipitridae Leptodon cayanensis. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 5 3 3 3 3. 13°38,981’S ,46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. Família Falconidae Herpetotheres cachinnans Milvago chimachima Polyborus plancus Falco femoralis Falco sparverius ORDEM GUIFORMES Família Rallidae Porphyrula martinica Família Cariamidae Cariama cristata Família eurypygidae Eurypyga helias ORDEM CHARADRIIFORMES Família Jacanidae Jacana jacana Família Charadriidae Vanellus chilensis. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(29) Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Taxa. Columba picazuro Columbina talpacoti Uropelia campestris Columbina picui Claravis pretiosa Scardafella squammata Leptotila verreauxi ORDEM PSITTACIFORMES Família Psittacidae Diopsittaca nobilis Amazona xanthopus Anodorhynchus hyacinthinus Pyrrhura pfrimeri Orthopsittaca manilata Aratinga aurea. Localidade / Estado. Referência. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO. 5. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Parque Estadual do Jalapão, TO São Domingos, GO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. 5 3 5 3 3 5 3 5 5 4 2, 3 3 5. x x. x x. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... ORDEM COLUMBIFORMES Família Columbidae Columba plumbea. Coordenadas Geográficas. Continua.... 31.

(30) 32. Taxa. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Aratinga leucophthalmus. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S,, 46°45.338’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO. 5. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3 3 3 3 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. Aratinga. jandaia Brotogeris chiriri Ara ararauna Pionus cf. maximiliani ORDEM CUCULIFORMES Família Cuculidae Coccyzus melacoryphus Coccyzus euleri Piaya cayana Crotophaga ani Guira guira Tapera naevia ORDEM STRIGIFORMES Família Strigidae Otus choliba Glaucidium brasilianum Speotyto cunicularia ORDEM CAPRIMULGIFORMES Família Caprimulgidae Nyctidromus albicollis ORDEM APODIFORMES. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. 5 3 5 3. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(31) Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Taxa. Trogon cf. surrucura ORDEM CORACIIFORMES Família Alcedinidae Chloroceryle amazona Chloroceryle americana ORDEM PICIFORMES Família Galbulidae Galbula ruficauda Família Picidae Celeus flavescens. Localidade / Estado. Referência. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3 3 3. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO. 5. 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 3 5. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Família Apodidae Chaetura cf. andrei Família Trochilidae Phaethornis sp. Anthracothorax nigricollis Amazilia fimbriata Heliomaster squamosus ORDEM TROGONIFORMES Família Trogonidae Trogon viridis. Coordenadas Geográficas. 3. Família Bucconidae. Continua.... 33.

(32) 34. Taxa. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Nystalus maculatus. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3 3 3. 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W. Parque Estadual do Jalapão, TO. 4. x. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. x. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. x. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. x. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. Família Bucconidae Nystalus maculatus Monasa nigrifrons Família Picidae Colaptes campestris Colaptes melanochloros Melanerpes candidus Veniliornis passerinus ORDEM PASSERIFORMES Família Fringillidae Charitospiza eucosma Família Rhinocryptidae Melanopareia torquata Família Thamnophilidae Herpsilochmus longirostris Família Pipridae Antilophia galeata Subordem Passeri Família Thraupidae Neothraupis fasciata. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(33) Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Taxa. Formicivora melanogaster Família Furnariidae Xenops rutilans Furnarius rufus Synallaxis frontalis Certhiaxis cinnamomea Synallaxis albescens Poecilurus scutatus Cranioleuca semicinerea Phacellodomus rufifrons Hylocryptus rectirostris Família Dendrocolaptidae Dendrocolaptes platyrostris Campylorhamphus trochilirostris. Localidade / Estado. Referência. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO. 3 3 3 3 5. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 5. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Subordem Suboscines Família Formicariidae Taraba major Thamnophilus doliatus Thamnophilus pelzelni Myrmorchilus strigilatus Thamnophilus torquatus. Coordenadas Geográficas. 3. 3 3 5 3 3 3 3 3. x. 5 5. Continua.... 35.

(34) 36. Taxa. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Sittasomus griseicapillus Xiphorhyncus guttatus Lepidocolaptes angustirostris Família Tyrannidae Euscarthmus rufomarginatus Casiornia fusca ( endêmico ). 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3 3. 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Parque Estadual do Jalapão, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 4 5. Camptostoma obsoletum Myiopagis viridicata Elaenia flavogaster Capsiempis flaveola Todirostrum cinereum Todirostrum latirostre Tolmomyias sulphurescens Xolmis cinerea Xolmis velata Knipolegus franciscanus Casiornis rufa Sirystes sibilator Myiarchus ferox Pitangus sulphuratus Megarhynchus pitangua Myiozetetes cayanensis Myiozetetes similis Empidonomus varius. 3 3 3 3 3 3 3 3 3 2, 3 3 3 3 3 3 3 3 3. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. x. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(35) Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Tyrannus melancholicus Pachyramphus viridis Pachyramphus validus Tityra inquisitor Subordem Oscines Família Hirundinidae Tachycineta albiventer Tachycineta leucorrhoa Phaeoprogne tapera. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3 3 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO. 3 3 5. 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Parque Estadual do Jalapão, TO São Domingos, GO. 4 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. Stelgidopteryx ruficollis Família Corvidae Cyanocorax cristatellus Cyanocorax cyanopogon Família Troglodytidae Thryothorus leucotis Troglodytes aedon Família Muscicapidae Subfamília Sylviinae Polioptila dumicola Subfamília Turdinae Turdus leucomelas Família Mimidae Mimus saturninus Família Vireonidae. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa. 3 x. Continua.... 37.

(36) 38. Taxa. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Cyclarhis gujanensis Família Emberizidae Subfamília Parulinae Saltator atricollis Basileuterus leucophrys Saltator maximus. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. Parque Estadual do Jalapão, TO Parque Estadual do Jalapão, TO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO Parque Estadual do Jalapão, TO Parque Estadual do Jalapão, TO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 4 5 5 4 5 3 3 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO. 3 3 3 3 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 3 3 3 5. Cypsnagra hirundinacea Basileuterus leucophrys Basileuterus flaveolus Basileuterus culicivorus hypoleucus Parula pitiayumi Subfamília Thraupinae Hemithraupis guira Nemosia pileata Thraupis sayaca Euphonia chlorotica Conirostrum speciosum Subfamília Emberizinae Zonotrichia capensis Ammodramus humeralis Sicalis flaveola Embernagra longicauda. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. x x. x. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(37) Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Ammodramus aurifrons. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 13°38,981’S, 46°45.338’W. São Domingos, GO. 3. 13°38,981’S, 46°45.338’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S. 47º87’W, 12º40’S-46º43’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 13°38,981’S, 46°45.338’W 10°19’S, 46°53’W, 10°16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W, 10°32’S, 46°43’W. 3 5. 10º16’-10º43’S, 46º08’-47º11’W. São Domingos, GO Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO São Domingos, GO Cachoeira velha, Rio Novo, Parque Estadual do Jalapão,Vale do Paranã, TO Parque Estadual do Jalapão, TO. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. Volatinia jacarina Sporophila nigricollis Coryphospingus pileatus Família Cardinalidae Porphyrospiza caerulescens Subfamília Cardinalinae Psarocolius decumanus Cacicus cela Icterus cayanensis Icterus jamacaii Agelaius ruficapillus Leistes superciliaris Gnorimopsar chopi Molothrus bonariensis ORDEM PEPECANIFORME Família Phalacrocoracidae Phalacrocorax brasilianum. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa. 3 3 3 x. 3 3 3 3 4 4. Família anhingidae. Continua.... 39.

(38) 40. Taxa. Coordenadas Geográficas. Localidade / Estado. Referência. Anhinga anhinga. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO. 5. 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S-46º43’W. Trecho: Peixe-ParananTaguatinga, TO 15. 5. ORDEM TROCHILIFORME Família Trochilifidae Heliactin cornuta Total. 6. Endêmica do Cerrado. Ameaçado. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 2. Lista de aves obtida por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(39) Tabela 3. Lista de anfíbios obtida por compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Taxa. Coordenadas. Bufo rubescens Bufo rufus Hylidae Scinax fuscomarginata Aplastodiscus pervirides Aplastodiscus pervirides Hyla albopunctata Hyla Hyla Hyla Hyla. biobeba cf. polytaenia goiana minuta. Hyla pseudopseudis Hyla rubicundula Scinax fuscovaria Scinax squalirostris Leptodactylidae Barycholos sauvagei. Localidade/Estado. Referência. Endêmico Ameaçado do Cerrado. 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º77’W, 47º92’S. APA de Cafuringa, DF Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, TO. 10.1 5. APA de Cafuringa, DF Brasília, DF. 10.1 9. 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º77’W, 47º92’S 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º77’W, 47º92’S 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 14º12’W, 47º50’S 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W. APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF Brasília, DF Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, TO. 10.1 10.1 9 5. APA de Cafuringa, DF Brasília, DF APA de Cafuringa, DF Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, TO. 10.1 9 10.1 5. x. Chapada dos Veadeiros, GO Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, TO. 9 5. x x. Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, TO. 5. 15º77’W, 47º92’S. Brasília, DF. APA de Cafuringa, DF. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... AMPHIBIA Bufonidae Bufo chneideri Bufo paracnemis. Geográficas. 10.1 9. x. Continua.... 41.

(40) 42. Taxa Barycholos ternetzi Leptodactylus furnarius Leptodactylus fuscus Leptodactylus Labyrinthicus Leptodactylus mistaceus Leptodactylus ocellatus. Coordenadas. Geográficas. 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W 15º77’W 47º92’S 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W Leptodactylus podicipinus 15º77’W, 47º92’S Leptodactylus syphax 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W Leptodactylus tapiti 14º12’W, 47º50’S Odontophrynus cultripes 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W Odontophrynus salvatori 14º12’W, 47º50’S Physalaemus centralis 15º77’W, 47º92’S Physalaemus cuvieri 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W Physalaemus fuscomaculatus 15º77’W, 47º92’S Proceratophrys goyana 14º12’W, 47º50’S Proceratophrys moratoi 15º77’W, 47º92’S Pseudopaludicola ameghini 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W Pseudopaludicola saltica 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W Microhylidae Phyllomedusa hypocondrialis 12º02’S, 48º53’W, 12º60’S, 47º87’W, 12º40’S, 46º43’W Chiasmocleis albopunctata 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W Elachistocleis cf. bicolor 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W Phyllomedusa oreades 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W. Localidade/Estado. Referência. APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF Brasília, DF Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, TO. 10.1 10.1 10.1 10.1 9 5. Brasília, DF APA de Cafuringa, DF Chapada dos Veadeiros, GO APA de Cafuringa, DF Chapada dos Veadeiros, GO Brasília, DF Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, TO. 9 10.1 9 10.1 9 9 5. Brasília, DF Chapada dos Veadeiros, GO Brasília, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF. 9 9 9 10.1 10.1. Trecho: Peixe-Paranan-Taguatinga, TO APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF APA de Cafuringa, DF. Endêmico Ameaçado do Cerrado. x x. x. 5 10.1 10.1 10.1. Continua.... Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Tabela 3. Lista de anfíbios obtida por compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno..

(41) Tabela 3. Lista de anfíbios obtida por compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e entorno. Coordenadas. Phyllomedusa venulosa Caecilidae Siphonops paulensis Dendrobatidae Colosthetus goianus Epipedobates flavopictus Total. Geográficas. Localidade/Estado. Referência. 15º30'-15º40'S, 47º50'-48º12’W. APA de Cafuringa, DF. 10.1. 15º77’W, 47º92’S. Brasília, DF. 14º12’W, 47º50’S 15º30'-15º40’S, 47º50'-48º12’W. Chapada dos Veadeiros, GO APA de Cafuringa, DF. Endêmico Ameaçado do Cerrado. 9 9 10.1. x 8. 0. Referência: 5. Brito, 2001; 9. Araújo; Colli, 2007; 10.1 Brandão et al., 2006; 14. IBAMA, 2003; 15. Colli et al., 2002.. Tabela 4. Número total de espécies endêmicas do Corredor Paraná, obtido por meio da compilação de dados de estudos realizados no Vale do Paranã e seu entorno, comparado aos números obtidos para o Bioma Caatinga. Modificado de Silva et al. (2004). Classe. Corredor Paranã (total/endêmico). Caatinga (total/endêmico). Mammalia. 120/10. 160/13. Aves. 179/15. 348/15. Reptilia. 109/9. 106/24. Amphibia. 44/8. 50/0. 452/42. 664/52. Total. Análise de Dados Secundários sobre a Fauna de Vertebrados.... Taxa. 43.

Referências

Documentos relacionados

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

Como corolário deste resultado obtemos o Teorema 5.2.10 que conclui acerca da existência genérica de ramos de soluções espacialmente periódicas por uma rede hexagonal e com

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Para isto, determinaremos a viabilidade de queratinócitos que expressem apenas uma oncoproteína viral após infecção com lentivírus que codifiquem shRNA para os genes candidatos;

Na terceita parte foi desenvolvida a ferramenta, que partindo de ficheiros de entrada com o posicionamento dos jogadores e da bola durante um jogo, consegue calcular automaticamente

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Este estudo foi realizado por meio de revisão da literatura de artigos, livros e dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem por objetivo sistematizar as informações, sobre a