• Nenhum resultado encontrado

A lusofonia na Wikipédia em 150 tópicos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A lusofonia na Wikipédia em 150 tópicos"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Cl´audia Freitas Linguateca/FCCN & PUC-Rio maclaudia.freitas@gmail.com

Resumo

Este artigo descreve os t´opicos usados no P´agico, a primeira avalia¸c˜ao conjunta em recolha de informa¸c˜ao centrada em t´opicos relacionados com a lusofonia, usando o material da Wikip´edia em portuguˆes. Depois de uma explica¸c˜ao sobre como os t´opicos foram escolhidos e de quest˜oes associadas `a sua escolha e `a sua categoriza¸c˜ao posterior, os t´opicos s˜ao apresentados por categoria. Comentamos tamb´em a forma de apresenta¸c˜ao de certas informa¸c˜oes na Wikip´edia e, por fim, fazemos uma categoriza¸c˜ao geogr´afica e temporal dos t´opicos.

Palavras chave P´agico, Wikip´edia

1 Apresenta¸c˜ao

Este artigo descreve os t´opicos usados no P´agico, a primeira avalia¸c˜ao conjunta em recolha de informa¸c˜ao centrada em t´opicos relacionados com a lusofonia, usando o material da Wikip´edia em portuguˆes.

Depois de uma explica¸c˜ao de como os t´opicos foram escolhidos1, e de v´arias quest˜oes associadas

`a sua escolha e categoriza¸c˜ao posterior, comen-tamos algumas op¸c˜oes, decorrentes da forma pela qual certas informa¸c˜oes est˜ao presentes na Wikip´edia e das caracter´ısticas da pr´opria tarefa. Por fim, fazemos uma caracteriza¸c˜ao dos t´opicos em termos categoriza¸c˜ao por tema, por distribui¸c˜ao geogr´afica e por tempo.

2 Processo de elabora¸c˜ao e escolha dos t´opicos

J´a estamos habituados a usar buscadores como o Google para encontrar a informa¸c˜ao que desejamos, embora nem sempre a tarefa seja f´acil ou bem-sucedida. E em que contextos visitamos a Wikip´edia? Para qual tipo de busca?

1O grupo respons´avel pela elabora¸c˜ao dos t´opicos foi

constitu´ıdo por mim, Paulo Rocha e Diana Santos.

De minha experiˆencia pessoal, n˜ao vou `a Wikip´edia como quem vai ao Google, isto ´e, procurar coisas. Vejo a Wikip´edia como um lugar para “aprofundar superficialmente” pontos que me interessam. De alguma maneira, j´a sei o que procuro, j´a sei por onde come¸car.

Por isso, a tarefa de elaborar perguntas / t´opicos que envolvessem busca n˜ao-trivial na Wikip´edia acabou sendo mais dif´ıcil do que o esperado. (Ali´as, do que eu esperava). Que tipo de perguntas elaborar cujo processo de busca fosse “n˜ao-trivial”?

A ideia era formular quest˜oes suficientemente interessantes – para falantes lus´ofonos – e que, por outro lado, tivessem respostas pouco ´

obvias ou cuja busca fosse trabalhosa (isto ´e, aquelas que, preferencialmente, tivessem respostas “espalhadas” por diferentes p´aginas.) Assim, diferentemente do relatado em (Sim˜oes, Rocha e Fonseca, 2009) sobre os diferentes tipos de pergunta comuns em WebPapers (competi¸c˜ao em que os participantes buscam, na Web, respostas a perguntas), evitamos perguntas com respostas ´unicas, bem como perguntas com muitas indire¸c˜oes, do tipo “Qual a capital da quarta prov´ıncia mais populosa do Canad´a”).

Uma pergunta/t´opico como [M´usicos associa-dos ao surgimento da Bossa-nova], por exemplo, seria uma pergunta relativamente f´acil, pois rapidamente respondida com uma visita `a p´agina “Bossa Nova” da Wikip´edia (ainda que, do ponto de vista dos sistemas, encontrar a resposta correta esteja longe de ser uma tarefa simples).

A estrat´egia esteve, portanto, em privilegiar perguntas consideradas dif´ıceis/trabalhosas do ponto de vista dos humanos. Mesmo que essa n˜ao tenha sido a melhor op¸c˜ao, ´e defens´avel quando se pensa em uma tarefa o menos artificial poss´ıvel.

Ainda na perspectiva de naturalizar a tarefa, outro aspecto relevante durante a elabora¸c˜ao das perguntas/t´opicos foi conciliar perguntas cuja resposta n˜ao fosse facilmente obtida por uma busca no Google, o que tornaria artificial a necessidade de procura na Wikip´edia.

Assim, embora subjacente a essa estrat´egia

This work is licensed under a

Creative Commons Attribution 3.0 License

Linguam´atica — ISSN: 1647–0818 Vol. 4 N´um. 1 - Abril 2012 - P´ag. 9–18

(2)

esteja a mistura de duas tarefas - resposta au-tom´atica a perguntas/recupera¸c˜ao de informa¸c˜ao com a tarefa mais simples de recupera¸c˜ao de documentos - o que eu esperava era garantir que a busca de respostas - pelos participantes humanos ou sistemas - seria em grande medida dependente do conte´udo da Wikip´edia.

Tentei, assim, criar perguntas que evitassem (ou minimizassem) uma busca geral na Internet, para posterior mapeamento, na Wikip´edia, da p´agina referente `a resposta.

Naturalmente essa estrat´egia pode ser vista como complementar: a busca geral na Internet fornece documentos com a indica¸c˜ao da resposta, e o conte´udo da Wikip´edia confirma/aprofunda os resultados obtidos. Mas, para os objetivos da tarefa proposta no P´agico, tentei criar perguntas cuja resposta n˜ao fosse t˜ao ´obvia para o Google. Vale notar, entretanto, que nem todas as perguntas foram guiadas por essas estrat´egias -mas isso contou para cerca de 60% delas.

Al´em de tentar elaborar t´opicos interessantes e com resposta trabalhosa, evitamos perguntas com uma ´unica resposta, justamente para motivar a procura em diferentes p´aginas.2 E, a fim de evitar respostas abrangentes/amplas demais, ou com informa¸c˜ao subjetiva, fugimos de t´opicos/perguntas que envolvessem julgamentos de valor, do tipo “os melhores...”.

3 Dificuldades

Assumindo que o P´agico s´o teria perguntas que pudessem ser respondidas por meio da consulta `a Wikipedia, tentamos j´a fornecer respostas `a medida que elaboramos as perguntas como garantia de que est´avamos diante de uma pergunta v´alida. Nesse processo, fomos surpreendidos por p´aginas cuja liga¸c˜ao n˜ao apontava para o termo referido - ou por erro, ou por inexistˆencia da p´agina. Comento a seguir dois desses casos:

t´opico 52 [Gˆeneros musicais que misturam samba e ritmos norte-americanos]. Em uma s´erie

2De acordo com a Diana,

`

a medida que o tempo passava, os crit´erios de escolha e distribui¸c˜ao foram sendo mais pelo interesse pelo aumento do leque de assuntos e menos pela existˆencia de respostas na wikip´edia. Associado ao fato infeliz de todo o trabalho ter sido feito sob grande press˜ao de prazos, isso explica que em alguns casos os donos dos t´opicos (eu, por exemplo) n˜ao foram capazes ou n˜ao tiveram tempo de achar respostas antes de o conjunto estar completo e divulgado aos participantes.

de p´aginas, existe referˆencia `a Pilantragem (que seria uma resposta adequada):

... e que foi chamado de pilantragem (uma mistura de samba e soul), movi-mento tamb´em idealizado e capitaneado por Carlos Imperial.

Wikip´edia

A liga¸c˜ao de pilantragem, no entanto, leva `a p´agina Turma da Pilantragem (Wikip´edia), que n˜ao ´e uma resposta adequada `a pergunta:

A Turma da Pilantragem foi o nome de um grupo musical surgido no mo-vimento cultural brasileiro denominado Pilantragem, em fins da d´ecada de 1960.

Turma da Pilantragem Wikip´edia

Ou seja, pilantragem, como gˆenero musical, n˜ao tem uma p´agina espec´ıfica, embora, na p´agina do referido grupo musical existam dados hist´oricos sobre o movimento.

t´opico 62 [Praias de Portugal boas para a pr´atica de surf]. Na p´agina Turismo em Portugal (Wikip´edia), temos que

Portugal ´e tamb´em um pa´ıs onde se pratica, al´em de muitos outros des-portos, surf. Entre os melhores spots est˜ao o Guincho, Peniche, Ericeira, Carcavelos, S˜ao Pedro e S˜ao Jo˜ao do Estoril, Costa da Caparica e S˜ao Torpes.

Turismo em Portugal Wikip´edia

No entanto, a p´agina/documento S˜ao Torpes (Wikip´edia) n˜ao existe, e a liga¸c˜ao de S˜ao Torpes ´e para a p´agina do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Wikip´edia). Na p´agina do referido parque, por sua vez, n˜ao h´a qualquer men¸c˜ao a S˜ao Torpes. Assim, embora seja uma resposta correta, “S˜ao Torpes” n˜ao pode ser adicionada como p´agina-resposta do P´agico (e nem aceitamos a p´agina Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Wikip´edia), pois n˜ao consideramos que seja uma resposta adequada para o t´opico.)

Ainda no mesmo trecho, a liga¸c˜ao de Guincho (Wikip´edia) nos direciona para a p´agina Forte do Guincho (Wikip´edia), que tamb´em n˜ao consideramos correta - embora exista a p´agina Praia do Guincho (Wikip´edia), que responde ao t´opico. Para a discuss˜ao referente `a adequa¸c˜ao

(3)

de uma resposta, bem como de justificativas associadas `as respostas, veja-se (Freitas et al., 2012).

Ou seja, tivemos dois tipos de problemas: 1. a liga¸c˜ao aponta para uma p´agina incorreta,

e a p´agina correta ainda n˜ao existe na Wikip´edia

2. a liga¸c˜ao aponta para uma p´agina incorreta, e a p´agina correta existe na Wikip´edia 3.1 Reda¸c˜ao dos t´opicos

Como j´a mencionado, evitamos t´opicos sem resposta – ou melhor, sem p´agina de resposta. Tentamos evitar, tamb´em, t´opicos com um n´umero excessivo de respostas. T´opicos como [Orquestras filarmˆonicas com mais de cinquenta anos de vida],[Violoncelistas de l´ıngua portu-guesa] e [Excetuando-se o portuguˆes, que outras l´ınguas faladas s˜ao faladas em pa´ıses lus´ofonos], por exemplo, passaram respetivamente a t´opico 3 [Orquestras filarm´onicas com mais de cin-quenta anos de vida em pa´ıses lus´ofonos] t´opico 4 [Mulheres violoncelistas de l´ıngua portuguesa] e a t´opico 25 [Que l´ınguas bantas ou bantus s˜ao faladas em pa´ıses lus´ofonos?]

Outro cuidado esteve em procurar um “por-tuguˆes universal”, isto ´e, garantir que diferen¸cas entre as variantes n˜ao levariam a dificuldades na compreens˜ao dos t´opicos. Em alguns casos, tratava-se apenas de uma varia¸c˜ao no uso (futebolistas / jogadores de futebol), n˜ao sendo dif´ıcil perceber do que se tratava. Noutros casos, embora fosse poss´ıvel inferir a inten¸c˜ao da pergunta, as altera¸c˜oes foram necess´arias para um r´apido entendimento comum. Por exemplo, [Ilhas e ilh´eus desabitados de Cabo Verde] passou a “Ilhas e ilhotas”, uma vez que, no portuguˆes falado no Brasil, ilh´eu ´e principalmente aquele que mora em uma ilha, o que tornava o t´opico sem sentido.

4 Conte´udo e distribui¸c˜ao dos t´opicos

Considerando o espetro assumidamente geral de ”cultura lus´ofona”, e tamb´em que um t´opico pode ser sobre mais de um tema ([Filmes sobre as rela¸c˜oes entre Portugal e suas colˆonias], por exemplo, pode ser tanto sobre Cinema quanto Hist´oria), os 150 t´opicos distribuem-se da maneira indicada na tabela 1.

Esta tabela apresenta a negrito a distribui¸c˜ao dos t´opicos pelo que chamamos grandes temas – categorias mais abrangentes. A maior parte dos 150 t´opicos pertence ao super tema Letras,

Grande tema T´opicos

-tema # % Letras 69 46,00 - hist´oria 50 33,33 - literatura 15 10,00 - lingu´ıstica 6 4,00 - jornalismo 3 2,00 - filosofia 2 1,33 Artes 36 24,00 - m´usica 19 12,67 - cinema 10 6,67 - televis˜ao 4 2,67 - artes pl´asticas 2 1,33 - artes 2 1,33 Geografia 34 22,67 - geografia 26 17,33 - arquitetura/urbanismo 7 4,67 - demografia 4 2,67 - geologia 2 1,33 Cultura 27 18,00 - antropologia/folclore 12 8,00 - religi˜ao 7 4,67 - culin´aria 5 3,33 - cultura 3 2,00 - ensino 2 1,33 Pol´ıtica 19 12,67 Desporto/Esportes 18 12,00 Ciˆencia 14 9,33 - sa´ude 4 2,67 - zoologia 3 2,00 - ciˆencia 2 1,33 - botˆanica 2 1,33 - geologia 2 1,33 - matem´atica 1 0,67 Economia 6 4,00

Tabela 1: Distribui¸c˜ao dos t´opicos por tema

decorrˆencia principalmente da presen¸ca do tema Hist´oria – que corresponde ao tipo de informa¸c˜ao mais naturalmente associada ao conhecimento enciclop´edico –nessa categoria. A segunda categoria mais frequente ´e Artes, que engloba t´opicos relacionados a m´usica e cinema, dentre outros. Logo em seguida aparecem o super tema Geografia e Cultura. Os super temas menos frequentes foram Pol´ıtica, Desporto/Esportes, Ciˆencia e Economia.

Como se pode perceber, a totalidade de t´opicos distribu´ıdos ´e superior a 150, indicando que alguns t´opicos foram classificados em mais de um grande tema. Mais especificamente, `a maioria dos t´opicos (56%) foi atribu´ıdo apenas um tema; a 39% dos t´opicos foram atribu´ıdos 2 temas e a 4,6% dos t´opicos, 3 temas; n˜ao h´a t´opicos com mais de 3 temas (veja-se a tabela 2).

(4)

# Temas atribu´ıdos Grandes temas Temas

Total % Total %

1 84 56,00 75 50,00

2 59 39,33 64 42,67

3 7 4,67 11 7,33

Tabela 2: Atribui¸c˜ao de temas e grandes temas por t´opico A tabela 1 mostra igualmente, abaixo da

distribui¸c˜ao por grandes temas, a distribui¸c˜ao dos t´opicos por temas, o que permite uma an´alise mais detalhada do conte´udo do P´agico. A partir desses valores observamos que, dentre os temas, o mais frequente foi Hist´oria (50 t´opicos), seguido de Geografia (26 t´opicos), M´usica e Pol´ıtica (ambos com 19 t´opicos) e Desporto/Esportes (18 t´opicos). O menos frequente foi Matem´atica, com apenas um t´opico. A tabela 2 indica tamb´em que metade dos t´opicos ´e apenas sobre um tema; 42% (64 t´opicos) dos t´opicos envolve 2 temas e apenas 7% (11) dos t´opicos foi classificado como 3 temas. Contrastando a distribui¸c˜ao por t´opicos em termos de temas e super temas (consulte-se novamente a tabela 2), notamos que, quando tratamos das categorias mais abrangentes (super temas), h´a uma ligeira prevalˆencia de t´opicos com um tema (56% vs 50%). A atribui¸c˜ao de dois ou mais temas a um t´opico foi decorrˆencia n˜ao s´o do conte´udo misto do t´opico propriamente, como no exemplo de filmes sobre um dado tema, mas tamb´em quando houve divergˆencia, entre os membros da organiza¸c˜ao , sobre qual tema atribuir – e, nesse caso, todas as possibilidades foram consideradas. Por essa perspectiva, a maior frequˆencia de t´opicos com categoriza¸c˜ao ´

unica no ˆambito dos super temas sugere a maior facilidade de concordˆancia quando estamos diante de categorias mais amplas.

A tabela 5 lista todos os t´opicos criados para o P´agico. Para cada t´opico, informamos: identificador (ID), descri¸c˜ao, a sua classifica¸c˜ao em grande tema, tema e local (consulte-se a tabela 4 para uma correspondˆencia entre as abreviaturas e os pa´ıses respetivos).

4.1 Entidades Mencionadas nos t´opicos Dos 150 t´opicos, 96 continham entidades menci-onadas em sua formula¸c˜ao. A tabela 3 apresenta a distribui¸c˜ao de entidades mencionadas (EM) por t´opico. Para a identifica¸c˜ao e classifica¸c˜ao das EM, seguimos as diretrizes do Segundo HAREM (Mota e Santos, 2008): consideramos apenas as EM iniciadas por letras mai´usculas – exce¸c˜ao para as entidades temporais – e tomamos como base as categorias descritas em Carvalho et al. (2008), uma vez que se mostraram produtivas

para a classifica¸c˜ao das entidades nesta tarefa. Ainda seguindo a maneira de classifica¸c˜ao do Segundo HAREM, consideramos poss´ıvel uma mesma EM receber mais de uma classifica¸c˜ao. Assim, a EM Brasil no t´opico 34 [Viajantes ou exploradores que escreveram sobre o Brasil do s´eculo XVI] pode ser vista tanto como uma ORGANIZAC¸ ˜AO, como um LOCAL ou como PESSOA (os brasileiros), e portanto recebeu as 3 classifica¸c˜oes. local 59 tempo 24 organiza¸c˜ao 21 pessoa 10 acontecimento 8 abstra¸c˜ao 5 coisa 3 Tabela 3: EM no P´agico

4.2 Categoriza¸c˜ao geogr´afica e temporal Com rela¸c˜ao `a localiza¸c˜ao geogr´afica, os 150 t´opicos do P´agico est˜ao distribu´ıdos como indica a tabela 4:

Lugar (abreviatura) T´opicos

# % Brasil (br) 50 33,33 Lusofonia (lus) 44 29,33 Portugal (pt) 16 10,67 Mo¸cambique (mo) 11 7,33 Angola (ao) 8 5,33 Geral (ger) 7 4,67 Cabo Verde (cv) 6 4,00 Macau (mo) 4 2,67 Timor (ti) 3 2,00 Guin´e Bissau (gw) 2 1,33 S˜ao Tom´e e Pr´ıncipe (st) 2 1,33 Tabela 4: Lugares mencionados no P´agico A categoria “lusofonia geral” corresponde a t´opicos em que n˜ao h´a especifica¸c˜ao de regi˜ao geogr´afica; e os t´opicos “gerais” n˜ao mencionam explicitamente elementos da cultura lus´ofona, mas integram o P´agico por conterem, em sua resposta, elementos da cultura de pa´ıses lus´ofonos.

(5)

Com rela¸c˜ao `a localiza¸c˜ao temporal, os 150 t´opicos est˜ao assim distribu´ıdos: a partir do s´eculo XX em diante, existem 43, at´e o s´eculo XIX inclusive, 13, enquanto os outros n˜ao envolvem localiza¸c˜ao temporal expl´ıcita, quer por corresponderem a perguntas que n˜ao envolvem tempo (1), ou perguntas cujas respostas podem estar distribu´ıdas por diferentes per´ıodos (2):

1. t´opico 123 [Rios de Angola com mais de 500 quil´ometros de comprimento]

2. t´opico 103 [Movimentos culturais surgidos no nordeste do Brasil]

4.3 E os t´opicos de exemplo?

Rodrigues, Gon¸calo Oliveira e Gomes (2012) mencionam que os t´opicos do P´agico eram muito diferentes dos t´opicos de exemplo. N˜ao t´ınhamos essa impress˜ao, mas fomos aplicar a an´alise acima a esses 11 t´opicos:

Comparativamente aos 11 t´opicos apresenta-dos como exemplo, os t´opicos do P´agico tˆem uma distribui¸c˜ao bastante parecida em temos de localiza¸c˜ao geogr´afica. No crit´erio conte´udo, como era de se esperar, h´a uma distribui¸c˜ao mais homogˆenea dos temas por t´opico. Os supertemas mais frequentes foram Artes, Ciˆencia, Cultura, Desporto/Esportes, todos com 2 t´opicos cada, e Economia, Geografia, Letras e Pol´ıtica, com 1 t´opico cada. Quanto `a distribui¸c˜ao geogr´afica, dos 11 t´opicos, 5 (45%) est˜ao relacionados ao Brasil; 3 relacionados a Portugal ; 2 `a Lusofonia geral e 1 ´e um ”t´opico geral”. Dos 11 t´opicos, apenas 6 (cerca de 55%) contˆem entidades mencionadas, em uma distribui¸c˜ao parecida `a do P´agico (64% dos t´opicos contˆem EM). Nos exemplos, a distribui¸c˜ao das categorias de EM se deu da seguinte maneira (lembrando sempre que uma EM pode receber mais de uma categoria): ORG e LOCAL foram as mais frequentes, com 2 ocorrˆencias cada, e em seguida PESSOA, TEMPO e OUTRO, com 1 ocorrˆencia cada. Por fim, considerando a dimens˜ao temporal, assim como no P´agico, os t´opicos exemplo tratam, na imensa maioria (7 t´opicos), de quest˜oes relativas ao s´eculo XX.

5 Considera¸c˜oes finais

Neste breve artigo apresentamos as motiva¸c˜oes e decis˜oes subjacentes `a cria¸c˜ao dos t´opicos do P´agico. Caracterizamos detalhadamente o conjunto de t´opicos quanto ao tema, distribui¸c˜ao geogr´afica e temporal, em um instantˆaneo que

tenta capturar, em 150 perguntas, um pouco da cultura dos pa´ıses falantes da l´ıngua portuguesa.

Agradecimentos

O trabalho aqui descrito enquadra-se no ˆambito da Linguateca, co-financiada desde o seu in´ıcio pelo Governo Portuguˆes, pela Uni˜ao Europeia (FEDER e FSE), sob o contrato POSC/339/1.3/C/NAC, pela UMIC e pela FCCN, e em 2011 pela Funda¸c˜ao da Ciˆencia e da Tecnologia (FCT) e pela Funda¸c˜ao para a Computa¸c˜ao Cient´ıfica Nacional (FCCN).

Agrade¸co ao resto da organiza¸c˜ao do P´agico, sem a qual o mesmo n˜ao teria sido poss´ıvel, e a todos os participantes, cujas respostas ajudaram a iluminar os t´opicos e a esclarecer pontos pouco claros.

Agrade¸co tamb´em ao Fernando Perdig˜ao e `a Belinda Maia, pela revis˜ao e coment´arios que ajudaram a tornar o artigo mais esclarecedor.

Referˆencias

Carvalho, Paula, Hugo Gon¸calo Oliveira, Diana Santos, Cl´audia Freitas, e Cristina Mota. 2008. Segundo HAREM: Modelo geral, novidades e avalia¸c˜ao. Em Cristina Mota e Diana Santos, editores, Desafios na avalia¸c˜ao conjunta do reconhecimento de entidades mencionadas. Linguateca, pp. 11–31, 31 de Dezembro, 2008.

Freitas, Cl´audia, Paulo Rocha, Cristina Mota, Lu´ıs Costa, e Diana Santos. 2012. O que ´e uma resposta? Notas de uns avaliadores estafados. Linguam´atica, 4(1), Abril, 2012. Neste volume.

Mota, Cristina e Diana Santos, editores. 2008. Desafios na avalia¸c˜ao conjunta do reconheci-mento de entidades mencionadas: O Segundo HAREM. Linguateca.

Rodrigues, Ricardo, Hugo Gon¸calo Oliveira, e Paulo Gomes. 2012. Uma abordagem ao P´agico baseada no processamento e an´alise de sintagmas dos t´opicos. Linguam´atica, 4(1), Abril, 2012. Neste volume.

Sim˜oes, Alberto, Paulo Rocha, e R´uben Fonseca. 2009. Webpaper — m´as perguntas e boas respostas: a arte de interrogar. Em Paulo Dias, Ant´onio Jos´e Os´orio, e Altina Ramos, editores, O digital e o curr´ıculo. Centro de Competˆencia da Universidade do Minho, pp. 227–238, Maio, 2009.

(6)

Tabela 5: Lista de t´opicos do P´agico.

ID Descri¸c˜ao Grande tema Tema Lugar

1 Filmes sobre a ditadura ou sobre o golpe militar no Brasil Artes, Letras cinema, hist´oria

br 2 Telenovelas brasileiras do gˆenero realismo fant´astico. Artes televis˜ao br 3 Orquestras filarm´onicas com mais de cinquenta anos de vida

em pa´ıses lus´ofonos

Artes m´usica lus

4 Mulheres violoncelistas de l´ıngua portuguesa Artes m´usica lus

5 Flautistas que se naturalizaram brasileiros ou portugueses. Artes m´usica lus 6 Instrumentistas famosos, de pa´ıses de l´ıngua portuguesa,

que s˜ao conhecidos por tocarem bem mais do que um instrumento.

Artes m´usica lus

7 Guitarristas portugueses que tamb´em foram compositores. Artes m´usica pt 8 Telenovelas brasileiras passadas no tempo da escravatura

no Brasil

Artes, Letras televis˜ao, hist´oria

br 9 Comidas de santo (comidas rituais do Candombl´e ou

Umbanda) que tamb´em fazem parte da culin´aria brasileira.

Cultura culin´aria, religi˜ao, antro./fol.

br

10 Pratos brasileiros de origem ou influˆencia ind´ıgena. Cultura, Le-tras

culin´aria, hist´oria

br

11 Filmes sobre o canga¸co. Artes, Letras cinema,

hist´oria

br 12 Pol´ıticos de movimentos de liberta¸c˜ao lus´ofonos que foram

recebidos pelo Papa

Letras, Pol´ıtica

pol´ıtica, hist´oria

lus 13 Dinossauros carn´ıvoros que habitaram o Brasil. Ciˆencia zoologia br 14 Filmes baseados em hist´orias de Guimar˜aes Rosa. Artes, Letras cinema,

lite-ratura

br

15 Filmes brasileiros sobre futebol. Artes,

Esportes

cinema, es-portes

br 16 Membros da igreja associados `a Teologia da Liberta¸c˜ao. Cultura,

Le-tras, Pol´ıtica

filosofia, religi˜ao, pol´ıtica

ger

17 Document´arios sobre pol´ıticos brasileiros. Artes, Letras, Pol´ıtica cinema, pol´ıtica, hist´oria br

18 Discos brasileiros considerados marcantes na hist´oria da m´usica brasileira

Artes m´usica br

19 Tribos ind´ıgenas que vivem na Amazˆonia. Geografia demografia, geografia

br 20 Que etnias africanas entraram no Brasil no per´ıodo da

escravatura?

Geografia, Letras

hist´oria, de-mografia

br 21 Lendas e figuras folcl´oricas de origem portuguesa populares

no Brasil Cultura, Le-tras antro./fol., hist´oria lus

22 Filmes sobre o Brasil colonial Artes, Letras cinema,

hist´oria

br 23 Filmes sobre as rela¸c˜oes entre Portugal e suas colˆonias Artes, Letras cinema,

hist´oria

lus 24 Filmes que abordem movimentos hist´oricos como rebeli˜oes,

revoltas, batalhas, levantes ou levantamentos populares entre a popula¸c˜ao (ou parte dela) e o governo vigente em pa´ıses lus´ofonos

Artes, Letras, Pol´ıtica cinema, hist´oria, pol´ıtica lus

25 Que l´ınguas bantas ou bantus s˜ao faladas em pa´ıses lus´ofonos?

Letras lingu´ıstica lus 26 Artistas brasileiros cujas obras integram o acervo do MoMA

ou que j´a expuseram l´a.

Artes artes

pl´asticas

br 27 Doen¸cas letais comuns em pa´ıses lus´ofonos transmitidas por

mosquitos

Ciˆencia sa´ude lus

28 Festas populares brasileiras de origem portuguesa Cultura antro./fol. lus 29 Escritores lus´ofonos que se filiaram a partidos pol´ıticos Letras,

Pol´ıtica

literatura, pol´ıtica

lus Continua na p´agina seguinte...

(7)

Tabela 5 – continua¸c˜ao da p´agina anterior

ID Descri¸c˜ao Grande tema Tema Lugar

30 Batalhas entre brancos e ´ındios brasileiros que ocorreram at´e o s´eculo XVIII

Letras hist´oria br

31 Grupos ind´ıgenas que habitavam o litoral do Brasil quando chegaram os europeus.

Geografia, Letras

hist´oria, de-mografia, ge-ografia

br

32 Tribos ind´ıgenas brasileiras que praticavam canibalismo em rituais religiosos.

Cultura, Le-tras

hist´oria, re-ligi˜ao

br 34 Viajantes ou exploradores que escreveram sobre o Brasil do

s´eculo XVI

Geografia, Letras

hist´oria, geo-grafia, litera-tura

br

35 Que autores n˜ao lus´ofonos escreveram sobre o Brasil nos s´eculos XVIII e XIX?

Letras hist´oria, lite-ratura

br 36 Escolas de samba fundadas ou sediadas em morros cariocas. Artes,

Cul-tura, Letras

m´usica, hist´oria, antro./fol.

br

37 Ritmos lus´ofonos que utilizam zabumba, triˆangulo e sanfona.

Artes m´usica lus

38 Esportes integrados `as Olimp´ıadas nos ´ultimos 30 anos Esportes esportes ger 39 Modalidades esportivas em que pa´ıses lus´ofonos j´a

ganharam medalha de ouro nos Jogos Ol´ımpicos.

Esportes esportes lus

40 Instrumentos musicais de origem africana comuns no Brasil Artes, Letras m´usica, hist´oria

br 41 Congressos ou conferˆencias que tˆem por tema as rela¸c˜oes

culturais e/ou sociais entre ´Africa e demais pa´ıses lus´ofonos

Ciˆencia, Cul-tura, Pol´ıtica ciˆencia, pol´ıtica, cultura lus

42 Plantas com as quais ´ındios brasileiros pintam seus corpos Ciˆencia, Cul-tura

botˆanica, an-tro./fol.

br 43 Produtos agr´ıcolas com os quais se pode produzir

combust´ıvel em escala comercial

Ciˆencia, Economia

ciˆencia, eco-nomia

ger 44 Lendas ou personagens folcl´oricas de origem ind´ıgena

conhecidas no Brasil

Cultura antro./fol. br

45 Cantores vaiados nos festivais de m´usica brasileira na d´ecada de 60.

Artes, Letras m´usica, hist´oria

br 46 S´eries ou miniss´eries de televis˜ao passadas na ´epoca da

independˆencia do Brasil

Artes, Letras televis˜ao, hist´oria

br 47 Fil´osofos franceses do s´eculo XX que deram cursos ou

conferˆencias no Brasil.

Letras filosofia br

48 Jornais portugueses que existiam no tempo da implanta¸c˜ao da rep´ublica

Letras hist´oria, jor-nalismo

pt 49 S´eries ou miniss´eries brasileiras baseadas em romances

portugueses.

Artes, Letras televis˜ao, li-teratura

lus 50 Jornais que circularam no Rio de Janeiro entre 1910 e 1960. Letras hist´oria,

jor-nalismo

br 51 Al´em do samba, que outros gˆeneros musicais s˜ao populares

no carnaval brasileiro? Artes, Cul-tura m´usica, an-tro./fol. br 52 Gˆeneros musicais que misturam samba e ritmos

norte-americanos.

Artes m´usica ger

53 Parques do Rio de Janeiro que tˆem cachoeiras Geografia geografia br 54 Igrejas do Rio de Janeiro constru´ıdas por irmandades ou

confrarias de negros. Geografia, Letras arq./urb., hist´oria br 55 Escritores estrangeiros que visitaram Portugal no s´eculo

XIX e que publicaram descri¸c˜oes das suas viagens

Letras literatura, hist´oria

pt 56 Jogadores de futebol brasileiros que foram jogar no exterior

quando tinham menos de 21 anos de idade.

Esportes esportes br

57 Jogadores lus´ofonos que j´a foram campe˜oes mundiais por clubes europeus.

Esportes esportes lus

58 Pa´ıses que venceram a Copa do Mundo em uma disputa de pˆenaltis

Esportes esportes ger

59 Jogadores de basquetebol brasileiros que jogam ou jogaram em campeonatos da NBA

Esportes esportes br

(8)

Tabela 5 – continua¸c˜ao da p´agina anterior

ID Descri¸c˜ao Grande tema Tema Lugar

60 Jogadores de basquetebol brasileiros com mais de 2, 10 metros

Esportes esportes br

61 Movimentos culturais em pa´ıses lus´ofonos que se refletiram nas artes pl´asticas e na m´usica

Artes artes

pl´asticas, m´usica

lus

62 Praias de Portugal boas para a pr´atica de surf Esportes, Geografia

esportes, ge-ografia

pt 63 Estudiosos da m´usica ind´ıgena brasileira Artes,

Cul-tura

m´usica, an-tro./fol.

br 64 Doces brasileiros que tˆem origem nos doces portugueses Cultura,

Le-tras

culin´aria, hist´oria

lus 66 Fot´ografos de cinema ou diretores de fotografia brasileiros

que j´a dirigiram ou realizaram filmes

Artes cinema br

67 Doen¸cas que acometeram a popula¸c˜ao ind´ıgena nas Am´ericas Ciˆencia, Le-tras hist´oria, sa´ude ger 68 Bandas brasileiras de punk formadas at´e 1980 em S˜ao

Paulo.

Artes, Letras m´usica, hist´oria

br 69 Complexos esportivos constru´ıdos para os Jogos Pan

Americanos do Rio de Janeiro (2007) que nunca receberam quaisquer outros eventos esportivos.

Esportes, Geografia

esportes, arq./urb.

br

70 Centros culturais e faculdades do Rio de Janeiro sediados em pr´edios hist´oricos

Geografia arq./urb. br

71 Doen¸cas presentes no Brasil no s´eculo XVII Ciˆencia, Le-tras

hist´oria, sa´ude

br 72 Autores lus´ofonos que escrevem literatura fant´astica e que

tenham pelo menos um livro publicado

Letras literatura lus

74 Nomes ligados `a luta contra o racismo no s´eculo XX no Brasil Letras, Pol´ıtica pol´ıtica, hist´oria br 75 Organiza¸c˜oes ou grupos armados que lutaram contra o

regime militar no Brasil

Letras, Pol´ıtica

pol´ıtica, hist´oria

br 76 Ritmos brasileiros de origem portuguesa Artes, Letras m´usica,

hist´oria

lus 77 M´edicos portugueses do s´eculo XVIII que viveram a maior

parte da sua vida no estrangeiro

Ciˆencia, Le-tras

hist´oria, sa´ude

pt 78 Escritoras de l´ıngua portuguesa que tenham publicado

livros para crian¸cas entre 1850 e 1940

Letras literatura, hist´oria

lus 79 Povos ind´ıgenas brasileiros considerados extintos. Geografia,

Letras

hist´oria, de-mografia

br

80 L´ınguas faladas em Timor Leste Letras lingu´ıstica ti

81 Igrejas em Macau Cultura,

Ge-ografia

religi˜ao, arq./urb.

mo 82 Pol´ıticos timorenses que participaram na luta armada

contra a Indon´esia Letras, Pol´ıtica pol´ıtica, hist´oria ti 83 Que equipes da primeira divis˜ao do futebol brasileiro

desceram para a segunda divis˜ao e nunca mais conseguiram voltar?

Esportes esportes br

84 Escritores lus´ofonos traduzidos para 5 ou mais idiomas Letras literatura lus 85 Destinos tur´ısticos do Brasil cuja temperatura no Inverno

pode ser negativa

Geografia geografia br

86 Compositoras brasileiras de samba Artes m´usica br

87 Sambistas negros que abordam o racismo em suas letras Artes, Letras, Pol´ıtica m´usica, literatura, pol´ıtica ger

88 Cidades portuguesas que tˆem festivais medievais Cultura, Ge-ografia

geografia, antro./fol.

pt 89 Excetuando o portuguˆes, para que outras l´ınguas

consi-deradas oficiais em pa´ıses lus´ofonos existe uma vers˜ao da Wikip´edia?

Letras lingu´ıstica lus

90 Filmes brasileiros premiados na categoria Montagem. Artes cinema br

91 Estados fronteiri¸cos de Mo¸cambique Geografia geografia mz

(9)

Tabela 5 – continua¸c˜ao da p´agina anterior

ID Descri¸c˜ao Grande tema Tema Lugar

92 Cidades que fizeram parte do dom´ınio portuguˆes na ´India Geografia, Letras

hist´oria, geo-grafia

pt

93 Estilos musicais cabo-verdianos Artes m´usica cv

94 Parques nacionais de Mo¸cambique Geografia geografia mz

95 Partidos pol´ıticos de S˜ao Tom´e e Pr´ıncipe Pol´ıtica pol´ıtica st 96 Montanhas mais altas de cada pa´ıs lus´ofono Geografia geografia lus 97 Escritores cabo-verdianos com obra publicada em crioulo Letras literatura,

lingu´ıstica

cv 98 Cidades dos Estados Unidos que tiveram forte imigra¸c˜ao

portuguesa

Geografia, Letras

hist´oria, geo-grafia

pt 99 Matem´aticos de l´ıngua portuguesa que estudaram ou

trabalharam em It´alia

Ciˆencia matem´atica lus

100 Ilhas de Mo¸cambique Geografia geografia mz

101 Cidades e vilas em pa´ıses n˜ao-lus´ofonos que se situem junto `

a fronteira de um pa´ıs lus´ofono

Geografia geografia lus 102 Ordens religiosas que vieram para o Brasil na ´epoca

colonial.

Cultura, Le-tras

hist´oria, re-ligi˜ao

br 103 Movimentos culturais surgidos no nordeste do Brasil. Cultura,

Ge-ografia

cultura, geo-grafia

br

104 Pesquisadores do folclore brasileiro Cultura antro./fol. br

105 Empresas de minera¸c˜ao angolanas Economia economia ao

106 Vice-reis da ´India Portuguesa Letras hist´oria pt

107 Dioceses cat´olicas de Mo¸cambique Cultura religi˜ao mz

108 Jogadores de futebol nascidos em Cabo Verde que representaram a sele¸c˜ao portuguesa

Esportes esportes cv, pt

109 Candidatos a alguma das elei¸c˜oes presidenciais na Guin´e-Bissau

Pol´ıtica pol´ıtica gw

110 Pol´ıticos da ´Africa lus´ofona que estudaram na Uni˜ao Sovi´etica

Pol´ıtica pol´ıtica lus 111 Padres cat´olicos que est˜ao ou estiveram ativos em Timor Cultura religi˜ao ti

112 Capitais das prov´ıncias de Angola Geografia geografia ao

113 Ilhas e ilhotas de Cabo Verde que n˜ao s˜ao habitadas Geografia geografia cv 114 Antigas moedas dos pa´ıses lus´ofonos e suas col´onias Economia,

Letras

economia, hist´oria

lus

115 Clubes que venceram o Girabola Esportes esportes pt

116 Escritores lus´ofonos que passaram temporadas na pris˜ao Letras literatura lus 117 Produtos utilizados pelos portugueses no com´ercio de

escravos com a ´Africa

Economia, Letras

hist´oria, eco-nomia

pt 118 Escritores mo¸cambicanos que receberam o Pr´emio Cam˜oes Letras literatura mz 119 Pratos t´ıpicos da gastronomia de Cabo Verde Cultura culin´aria cv

120 Cervejas consumidas em Angola Cultura culin´aria ao

121 Frutos de Angola Ciˆencia,

Ge-ografia

geografia, botˆanica

ao 122 Pol´ıticos lus´ofonos do s´eculo XX assassinados Letras,

Pol´ıtica

pol´ıtica, hist´oria

lus 123 Rios de Angola com mais de 500 quil´ometros de

comprimento

Geografia geografia ao

124 Cabo-verdianos que participaram na guerra colonial na Guin´e Letras, Pol´ıtica hist´oria, pol´ıtica gb, cv 125 Fortalezas e feitorias portuguesas na costa africana Geografia,

Letras

hist´oria, geografia, arq./urb.

pt

126 Atletas da ´Africa lus´ofona que tenham competido nos Jogos Olimp´ıcos

Esportes esportes lus

127 Mam´ıferos herb´ıvoros existentes em Mo¸cambique Ciˆencia, Ge-ografia

geografia, zoologia

mz 128 Escritores portugueses que tenham vivido em Macau Letras literatura mo, pt 129 Antigos alunos da Universidade Eduardo Mondlane e da

sua antecessora, a Universidade de Louren¸co Marques

Cultura ensino mz

(10)

Tabela 5 – continua¸c˜ao da p´agina anterior

ID Descri¸c˜ao Grande tema Tema Lugar

130 Acordos, tratados e outros protocolos assinados entre as fa¸c˜oes da Guerra Civil angolana

Letras, Pol´ıtica

hist´oria, pol´ıtica

ao

131 Quem descobriu S˜ao Tom´e e Pr´ıncipe? Letras hist´oria st

132 Deputados da FRELIMO Pol´ıtica pol´ıtica mz

133 Futebolistas do Petro de Luanda Esportes esportes ao

134 Personagens do s´eculo XIX ligadas `a luta anti-colonial em Mo¸cambique Letras, Pol´ıtica hist´oria, pol´ıtica mz

135 Aves de Angola Ciˆencia,

Ge-ografia

geografia, zoologia

ao 136 Provas desportivas internacionais com participa¸c˜ao da

sele¸c˜ao mo¸cambicana

Esportes esportes mz

137 Eventos onde Maria de Lurdes Mutola foi medalha de ouro Esportes esportes mz 138 Jornais, revistas e outras publica¸c˜oes peri´odicas de Macau Letras jornalismo mo 139 Infra-estruturas de transportes (aeroportos, esta¸c˜oes,

rodovi´arias e ferrovi´arias, pontes, etc.) existentes em Macau

Geografia arq./urb. mo

140 Cidades lus´ofonas conhecidas pelo seu Carnaval Cultura antro./fol. lus 141 Cidades das antigas col´onias portuguesas que tˆem ou

tiveram a designa¸c˜ao de Nova

Geografia, Letras

geografia, lingu´ıstica

lus 142 Diplomatas lus´ofonos que trabalharam no Jap˜ao Letras,

Pol´ıtica

hist´oria, pol´ıtica

lus 143 Cidades do imp´erio portuguˆes ocupadas pelos holandeses

no per´ıodo filipino

Letras hist´oria pt

144 Locais referidos n Os Lus´ıadas Letras literatura pt

145 Minas de pa´ıses lus´ofonos em atividade durante mais de 30 anos consecutivos, ainda em funcionamento ou n˜ao

Ciˆencia, Economia, Geografia geografia, geologia, economia lus

146 Vulc˜oes em territ´orio portuguˆes e brasileiro Ciˆencia, Ge-ografia

geografia, geologia

lus 147 Museus em capitais de pa´ıses lus´ofonos Artes,

Cul-tura

cultura, ar-tes

lus 148 Primeiras universidades de cada pa´ıs lus´ofono Cultura,

Le-tras

hist´oria, en-sino

lus 149 Arquitetos de pa´ıses lus´ofonos com obras em pa´ıses

estrangeiros na Am´erica do Norte e na Europa

Geografia arq./urb. lus 150 Empres´arios lus´ofonos com uma fortuna consider´avel Economia economia lus 151 Cidades em pa´ıses n˜ao lus´ofonos com mais de 500 mil

habitantes ou com mais de 10% da populac˜ao falando portuguˆes Geografia, Letras geografia, lingu´ıstica lus

152 Pintores estrangeiros com uma ligac˜ao forte a Portugal ou ao Brasil

Artes artes lus

153 Toureiros a cavalo de pa´ıses lus´ofonos com carreira internacional Cultura, Es-portes antro./fol., esportes lus

Imagem

Tabela 1: Distribui¸c˜ ao dos t´ opicos por tema
Tabela 2: Atribui¸c˜ ao de temas e grandes temas por t´ opico A tabela 1 mostra igualmente, abaixo da
Tabela 5: Lista de t´ opicos do P´ agico.
Tabela 5 – continua¸ c˜ ao da p´ agina anterior
+4

Referências

Documentos relacionados

Quanto à composição química dos dois materiais mais utilizados na função de biomaterial, o titânio comercialmente puro e a liga Ti-6Al-4V, a Tabela 5

One of the main strengths in this library is that the system designer has a great flexibility to specify the controller architecture that best fits the design goals, ranging from

Os gráficos de controle para altura total HT apresentaram tendência de diminuição do erro médio absoluto, à medida que os plantios envelhecem, a exceção dos plantios de sete anos

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de