• Nenhum resultado encontrado

O Desafio da Avaliação no Internato da Medicina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Desafio da Avaliação no Internato da Medicina"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

516

O Desafio da Avaliação no Internato da Medicina

Haydée Maria Moreira1, Elza de Fátima Ribeiro Higa1,Luzmarina Aparecida Doretto Braccialli1,

Magali Aparecida Alves de Moraes1, Silvia Franco da Rocha Tonhom1 e Osni Lázaro Pinheiro1

1 Núcleo de Avaliação, Faculdade de Medicina de Marília, Marília, São Paulo, Brasil. nucleoavaliacao@famema.br

Resumo. Objetivo: analisar a percepção dos estudantes sobre a Unidade Prática Profissional (UPP5). Método: pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Foram analisados 17 formatos preenchidos pelos estudantes da 5ª série do curso de medicina 2017, por meio da análise de conteúdo modalidade temática. Resultados: A UPP foi avaliada positivamente em relação à intencionalidade, destacando que a mesma propicia ao estudante um espaço de aprendizagem importante. Foram identificadas as categorias: 1. A UPP como indutora do ensino aprendizagem e da aquisição de competência; 2. Fragilidades apontadas no cenário da UPP. Considerações finais: A pesquisa qualitativa proporcionou a análise da percepção dos estudantes sobre a UPP5, valorizaram o processo ativo de aprendizagem a partir da pratica profissional, o professor como mediador, o trabalho em equipe multiprofissional, o cuidado integral e humanizado. No entanto, investimentos por parte da gestão e dos profissionais em educação permanente se faz necessário.

Palavras-chave: Aprendizagem; Ensino; Pesquisa qualitativa.

The Challenge of Medical Internship Evaluation

Abstract. Objective: To analyze the students’ perceptions about the Professional Practice Unit (PPU5). Method: Exploratory and descriptive research with a qualitative approach. We analyzed 17 formats filled out by the students of the 5 th grade of the 2017 medical course, through thematic content analysis. Results: The PPU was positivel y evaluated in relation to intentionality, highlighting that it provides the student with an important learning space. The categories were identified; 1; The PPU as inducer of teaching learning and acquisition of competence; 2. Weak nesses pointed out in the PPU scenario. Final considerations: The qualitative research provided the analysis of the students ‘perception of PPU5, valued the active learning process from the professional practice, the teacher as mediator, the multidisciplinary team work, the integral and humanized care. However, investments by management and professionals in permanent education are necessary.

Keywords: Learning; Teaching; Qualitative Research.

1 Introdução

A avaliação é sem dúvida um dos maiores desafios da educação que se preocupa com o desenvolvimento máximo possível do ser humano. Assim, estudiosos da avaliação no ensino superior apontam que ela deve contemplar as estratégias educacionais, de modo a permitir o acompanhamento da aprendizagem em direção à melhoria de sua qualidade (Antunes, 2017, Felix, Bertolin, & Polidori, 2017; Higa, Moreira, Pinheiro, Tonhom, Carvalho, & Braccialli, 2018).

Nesse sentido, a avaliação se estrutura em processo, tendo em vista, a progressão do conhecimento construído individual e coletivamente, no qual, os envolvidos refletem sobre sua aprendizagem mediada pelo professor, visando o aprofundamento da formação profissional e a melhoria das estratégias educacionais (Uscocovich, Rauli, Gioppo, & Zagonel, 2017; Ghezzi, Higa, Fayer, Biffe, Lemes, & Marin, 2018).

(2)

517

No Brasil, na área da saúde, há um movimento para reformulações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), iniciada pelo curso de medicina desde 2001 e atualizada em 2014, nessa mesma direção caminham os demais cursos (Resolução nº 3, 2001, 2014).

Acompanhando as mudanças curriculares nacionais a Faculdade de Medicina de Marilia (Famema), é pioneira no Brasil na implementação dos currículos desenvolvidos por metodologia de aprendizagem ativa, em seus dois cursos de medicina e enfermagem. Em 2003, o Curso de Medicina adota o currículo integrado e orientado para o desenvolvimento da competência profissional. Desse modo, realinhou suas ações educativas, e passou a ser integrado em unidades educacionais: Unidade Educacional Sistematizada (UES), Unidade Educaional Eletiva (UEE) e Unidade de Prática Profissional (UPP). Esta última unidade insere os estudantes desde a primeira série em diferentes cenários de prática profissional, ou seja, no mundo real do trabalho (Higa et al., 2018 a, & Faculdade de Medicina de Marília, 2018).

A Famema caminha na direção da avaliação contínua dos seus currículos contemplando todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem, gestores, professores e estudantes. A UPP da 5ª série, do internato do Curso de Medicina, objeto de estudo desta pesquisa é desenvolvida pela Metodologia da Problematização em diversos cenários da prática profissional. O internato busca integrar, desenvolver e aprimorar na prática diária recursos cognitivos, psicomotores e afetivos para o exercício profissional, visando à formação de um médico capaz de abordar o paciente como um todo, identificando as necessidades de saúde individual e coletiva para amenizar o sofrimento e realizar ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde (Faculdade de Medicina de Marília, 2019).

Dessa maneira, como preconizado nas DCN, os estudantes de medicina buscam desenvolver sua competência profissional, ou seja, a capacidade de mobilizar, articular e integrar os recursos cognitivos, psicomotores e afetivos para abordar e resolver problemas de saúde individual ou coletiva. (Faculdade de Medicina de Marília, 2019).

As competências do médico se explicitam no desempenho de tarefas pertinentes à profissão, nos diferentes cenários de trabalho nos quais elas são realizadas. É no desenvolvimento das tarefas do dia-a-dia nas enfermarias, ambulatórios, no pronto socorro, no cuidado de pacientes e suas famílias, na relação com outros profissionais de saúde e na reflexão sobre o conhecimento que sustenta essas práticas, que o estudante irá adquirir e aprimorar as competências necessárias para o exercício profissional. (Faculdade de Medicina de Marília, 2019).

Para avaliação do desempenho do estudante são utilizados diferentes formatos de avaliação e para avaliação do planejamento da UPP o Formato 5 (F5) que é preeenchido por professores e estudantes (Faculdade de Medicina de Marília, 2019).

Frente ao exposto, o problema dessa pesquisa assim se configura: como os estudantes da 5ª série do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Marília avaliam a organização da UPP 5?

Nesse sentido, o objetivo foi analisar a percepção dos estudantes sobre a Unidade Prática Profissional (UPP5).

2 Método

Pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa dos resultados. A pesquisa qualitativa permite a colocação de uma lupa na realidade em busca de uma fotografia ampliada dos acontecimentos que envolvem a sociedade de modo geral. Assim, ela busca a compreensão dos fenômenos que envolvem os seres humanos e se preocupa com valores, relações, processos, e suas interlocuções no cotidiano das pessoas. Nesta abordagem de pesquisa é utilizada a linguagem científica das proposições que são representadas por construções lógicas do pensamento e os

(3)

518

aspectos conceituais referentes às construções de sentido das mensagens emitidas. Nesse sentido, a pesquisa qualitativa se estrutura por caminhos que perpassam por fases inter-relacionadas: a exploratória, que dá início ao processo de interrogação sobre o objeto a ser estudado; a teorização que contribui para a compreensão dos acontecimentos, tendo em vista os pressupostos norteadores e o método para exequibilidade do trabalho de campo que se constitui de entrevistas, levantamentos bibliográficos e observacionais, dentre outros. A interpretação dos dados obtidos de modo geral se organiza pela ordenação, classificação e análise dentre os quais se apresentam as diversas técnicas (Minayo, 2014).

Dos 84 estudantes da 5ª série do curso de medicina 2017 foram analisados todos os formatos preenchidos pelos estudantes totalizando17. Para esta avaliação utilizou-se o formato 5 (F5), preenchido, no período de 02/01/2017 à 01/12/2017.

Os estudantes do internato têm seus estágios organizados em diferentes cenários de prática profissional, contemplando Unidades de Internação Clínicas e Cirúrgicas com Ambulatórios de adultos, crianças e mulheres, Unidade de Urgência e Emergência, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico e Unidade Básica de Saúde atendimento em pediatria (Faculdade de Medicina de Marília, 2017).

O Formato 5 apresenta o seguinte enunciado: Este documento faz parte da avaliação do curso de medicina. As informações coletadas serão utilizadas para a avaliação da UPP e melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Os campos abertos devem ser preenchidos de maneira que justifiquem a avaliação final e permitam a identificação de pontos fortes e dos aspectos que requerem melhoria. É constiuido dos seguintes campos:

"1. Tarefas e desempenhos (o projeto, a proposta) - Apresentam clareza na redação, especificação, articulação de diversas disciplinas e dimensões biológica, psicológica e social, pertinência e adequação em relação à série e ao curso; 2. Processo de Ensino-Aprendizagem (o processo pedagógico) - As atividades de ensino-aprendizagem contribuem para o desenvolvimento das tarefas propostas, na perspectiva pedagógica que envolve discussão de casos, problematização, busca de informações, nova discussão e avaliação; 3. Organização da UPP (os recursos) - Houve apresentação da UPP, do cronograma e da programação das atividades, de materiais e recursos disponíveis, da relação do tempo disponível e atividades programadas, do suporte e/ou supervisão para o desenvolvimento das atividades nos cenários de ensino-aprendizagem e 4. Aponte os elementos que justifiquem os conceitos emitidos acima, considerando pontos fortes e frágeis dos aspectos avaliados (objetivos, tarefas e desempenhos, processo de ensino-aprendizagem e organização do estágio) e registre outros comentários e/ou sugestões" (Faculdade de Medicina de Marília, 2018).

Este formato de avaliação é aplicado em todos os cenários de aprendizagem do internato. Nesta pesquisa, foram analisados qualitativamente os registros dos quatro campos e considerados os conceitos finais que se referem a Satisfatório (S) e, Insatisfatório (I).

O método utilizado para a análise do formato 5 da UPP 5 foi a Técnica de Análise de Conteúdo na modalidade temática. Pode ser compreendida como um caminho que analisa o conteúdo das mensagens emitidas pelos participantes da pesquisa e permite a ampliação para a interpretação de descrições subjetivas com a objetividade requerida ao método científico. Essa técnica está organizada em três etapas: Pré-análise, Exploração do material e Interpretação dos resultados (Bardin, 2012).

Na pré-analise ocorre a organização dos dados e a sistematização das ideias que constituirão o

corpus que vai nortear as etapas analíticas subsequentes. Nesse sentido, ela favorece uma visão

ampla e integral do tema, da particularidade do material analisado, das hipóteses ou pressupostos norteadores, das classificações ou categorização, bem como, dos conceitos teóricos que subsidiarão a análise. Essa organização do material considera as seguintes regras: homogeneidade, que colabora com a seleção dos critérios e raciocina sobre as semelhanças para garantir efeitos plenos;

(4)

519

representatividade, que aponta para a adequação e distribuição da amostra e a regra da pertinência, que abaliza os dados para compilação dos registros da classificação, tendo como direcionados os objetivos da pesquisa.

Na segunda etapa é desenvolvida a exploração do material por meio da categorização dos dados obtidos, da elaboração das unidades de contexto e de registros consideradas relevantes. Essas unidades são representadas por temas, expressões ou palavras significativas. Nesta etapa são identificados os núcleos de sentido e compreensão do texto, tendo em vista o alcance do objetivo da pesquisa. Os seguintes critérios devem ser considerados: exaustão, que recomenda o valor da abrangência de dados completos; exclusão mútua, na qual a categoria não pode ser repetida;

pertinência, quando agrupa todas probabilidades; objetividade e a fidedignidade, para impedir a

predominância da subjetividade do pesquisador; concretude, que identifica o significado das mensagens e a produtividade, que assinala efeitos apropriados para dialogar com o referencial teórico, temático e metodológico utilizado.

Na terceira e última etapa da análise a de Interpretação dos resultados, cursa a preparação de uma sinopse interpretativa, tendo como fios condutores, a pergunta, os dados obtidos, o referencial teórico e os objetivos da pesquisa (Bardin, 2012).

Assim sendo, foi realizada uma leitura de cada instrumento selecionado, buscando uma compreensão global de cada avaliador, onde não só se privilegiou o seu conteúdo, como também a sua lógica. Em seguida pelos campos do formato (F5-UPP/LPP 5), buscou-se identificar núcleos de sentido ou eixos que estruturavam os depoimentos, em torno dos quais se agrupavam características comuns. Esta metodologia adota como princípio a busca da lógica interna dos fatos, relatos e das observações, buscando situá-los no contexto em que são produzidos, descobrindo os núcleos de sentido que compõem uma comunicação. Após essa etapa, foram identificadas temáticas em torno das quais os dados foram discutidos.

A organização do material foi realizada a partir de todos os instrumentos entregues preenchidos, em consequência do número muito pequeno de estudantes que preencheram os formatos, foram selecionados todos os formatos preenchidos, dos grupos do quinto ano do primeiro e segundo semestre do ano letivo de 2017. Para garantir o sigilo, os depoimentos que apoiaram as análises realizadas foram identificados por código alfanumérico, “E” para estudante, seguido por uma sequência numérica de 1 a 17.

3 Resultados e discussão

Considerando os campos dos formatos de avaliação, observou-se que de forma geral, a UPP foi avaliada positivamente em relação à intencionalidade, destacando que a mesma propicia ao estudante um espaço de aprendizagem importante. Os núcleos de sentido que emergiram dos depoimentos dos estudantes, possibilitaram a elaboração de duas categorias temáticas: 1. A UPP como indutora do ensino aprendizagem e da aquisição de competência; 2. Fragilidades apontadas no cenário da UPP.

3.1 A UPP como indutora do ensino aprendizagem e da aquisição de competência

Os estudantes valorizam os estágios bem organizados, nos quais ocorrem o acolhimento e a participação ativa dos docentes, referindo que a visita ao leito sob supervisão docente é muito bem qualificada, o que produz a melhoria no processo de aprendizagem e aquisição de competência. Para

(5)

520

a realização das atividades na UPP, destacou-se dois núcleos de sentido, a organização da UPP e o papel do professor.

3.1.1 Organização da UPP

A organização do estágio foi considerada satisfatória com várias nuanças desse conceito, contribuindo para à aprendizagem da diversidade de situações e casos, tendo em vista os vários cenários de aprendizagem, como pode-se verificar nas falas a seguir:

“Estágio muito bem organizado, todas as atividades realmente acontecem.” (E13) “A atividade foi bem planejada e nos proporcionou aprendizado satisfatório” (E17) " Ampla demanda, levando o aluno a ter contato com muitos casos relevantes.” (E8) “O estágio foi extremamente rico e completo. Conseguiu abordar todas as formas as quais possivelmente veríamos o paciente (enfermaria, ambulatório, pronto socorro) de forma muito satisfatória. Esse estágio me surpreendeu muito, e positivamente.” (E7)

“Aprendemos instrumentar e ter uma visão melhor sobre anatomia durante as cirurgias.” (E1)

Estudos anteriores também destacam na visão de docentes a relevância da aprendizagem significativa no contexto real, a apreensão do mundo do trabalho e as necessidades de saúde da população (Ghezzi, Higa, Fayer, Biffe, Lemes, & Marin, 2018).

Nesse sentido, o ensino no internato é enriquecido por cenários diversificados e com a discussão sobre cada paciente com a equipe de profissionais, mantendo a continuidade da formação na ótica do cuidado integral e humanizado construída desde a 1ª série do curso.

“Tem uma grande discussão clínica de cada paciente com envolvimento de todos os profissionais para melhora do paciente.” (E2)

Outro estudo demonstra que o processo de ensino e aprendizagem foi percebido pelos docentes como dinâmico e interativo, com possibilidades do estudante articular a teoria e a prática em serviços de saúde, mediante trocas de conhecimentos. Docentes e estudantes experenciam os serviços de saúde, pela incorporação tecnológica, pela dinâmica do trabalho em equipe e pela colaboração interprofissional, entre outros, o que requer intervenções coerentes com a realidade social (Araújo et al., 2018).

Os estudantes apontam que um dos estágios foi considerado menos proveitoso para a aprendizagem, pois os pacientes eram crônicos e em situações complexas, entretanto, foi destacado também, a riqueza da aprendizagem nessa situação, o qual podem aprender o cuidado paliativo.

“O estágio é bom, porém o fato de terem poucos leitos, e parte deles serem ocupados por pacientes crônicos, entubados, sem perspectivas de mudanças acaba tornando pouco aproveitável [...].” (E3) “O ponto forte do estágio é que ele tem pacientes complexos que permitem uma discussão além da fisiopatologia, podendo ser discutido sobre cuidados paliativos por exemplo.” (E4)

Nesse sentido, a mesma situação é percebida e trabalhada de maneira diferente em alguns momentos, e o papel do professor, que faz a mediação da aprendizagem, pode ajudar a aumentar a ótica do estudante diante da mesma situação.

(6)

521

3.1.2 Papel do professor

O currículo orientado por competência dialógica possibilita que o estudante possa ser ativo na aprendizagem e desempenhe ações para resolução dos problemas dos pacientes, a partir da prática profissional, tendo o professor como modelo do papel do médico e mediador da aprendizagem.

“Com certeza um dos melhores estágios do quinto ano. Organizado, com professores empenhados em ensinar e nos fazer desenvolver raciocínio clínico e construir conhecimento.” (E5)

“Todos os assistentes são muito interessados em ensinar os alunos, discutem os casos, examinam todos os pacientes após a nossa avaliação para confirmar o exame físico e discutem a conduta com os alunos.” (E 7)

“O estágio é organizado e os professores são interessados em ensinar. Melhor estágio [...] em termos de qualidade de aprendizagem e interesse dos profissionais envolvidos." (E8)

“Me surpreendi muito positivamente com o estágio, você não sai apenas aprendendo, mas gostando muito da área, e isso se deve principalmente ao empenho dos professores e residentes.” (E9)

“O estágio é tão proveitoso graças aos professores que são 100% empenhados em ajudar e praticam a medicina com responsabilidade, sendo um grande exemplo para todos os alunos” (E13)

Nesse sentido, segundo Nassif & Chirelli (2018) o professor media o estudante e o objeto de aprendizagem, para obtenção da aprendizagem significativa, capacidade reflexiva e crítica dos cenários e de suas práticas.

Atualmente o professor contribui na construção e implementação de um processo educacional numa perspectiva progressista que visa uma sociedade mais justa com capacidade de responder às necessidades individuais e coletivas das pessoas (Oliveira & Machado, 2018).

Além dos aspectos acima elencados sobre o papel do professor na aprendizagem este é também um facilitador do cuidado integral, do trabalho em equipe e da recepção do estudante:

“Professores discutem caso por caso. Nos ciclos e nas atividades de dois professores são oportunidade de discutir matérias relacionados com os casos vivenciados. [...] Acho válido também o fato de o professor fazer uma abordagem mais generalista dos pacientes.” (E14)

“As reuniões clínicas estão cada vez melhores, pois faz o aluno a pensar e discutir os casos." (E17) “O estágio foi muito proveitoso. Os alunos puderam aprender muito, evoluíram vários pacientes e também foram feitos bons ciclos, com discussões pertinentes. Além disso, a equipe do hospital foi muito receptiva e disposta a nos ajudar, o que facilita o cuidado integral do paciente” (E15)

Outro elemento ressaltado por Carnut (2017) é a relação profissional-usuário, destacada na integralidade do cuidado e com tecnologia leve, tendo como ponto de partida o processo de trabalho e a humanização do cuidado, valorizando as relações entre os profissionais de saúde e por sua vez do professor e do estudante.

3.2 Fragilidades apontadas no cenário da UPP

Com a diversidade de cenários, os estudantes percebem fragilidades em alguns deles, no que se refere a organização do estágio e ao papel do professor.

(7)

522

3.2.1 Organização do estágio

A desorganização de alguns estágios é destacada pelos estudantes considerando a falta de atividades práticas, teóricas e de ciclos pedagógicos.

“O estágio poderia ser muito bom caso fosse melhor organizado. Como por exemplo maior participação na enfermaria, somos pouco solicitados parece uma atividade de pouca importância, porém acrescentaria muito conhecimento e aprendizado principalmente por acompanhar a progressão e desenvolvimento terapêutico de cada um dos pacientes.” (E16)

"Acredito que o estágio [omissão do cenário] é muito importante para nossa graduação e infelizmente, essa última semana ficamos sem orientação adequada. Além disso, poderíamos ter ciclos como em outros estágios. Temos muito pouca atividade além das visitas nesse estágio.” (E 13)

“Infelizmente ao contrário da prática, a teoria ficou a desejar.” (E2)

“Não existem atividades teóricas [omissão do cenário] na carga horária.” (E12)

Essas últimas falas reafirmam a diferença entre a organização das atividades nos diversos cenários e a falta de uniformidade na compreensão do processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista que a prática pela prática a quem ainda está em formação pode gerar equívocos. Nessa proposta pedagógica pressupõe a construção do conhecimento a partir do mundo do trabalho e, nesse sentido, deve-se partir de suas vivências de forma reflexiva para possibilitar uma fundamentação teórica, oportunizando a articulação prática e teoria.

Na proposta de trabalho da série ocorre o ciclo pedagógico, no qual os estudantes escolherão um caso clínico dentre os atendidos para discussão e levantamento de questões. Após, devem elaborar a história clínica dos pacientes, evolução e exames complementares de forma a contextualizar todos, realizar fundamentação teórica e possibilitar uma nova discussão. Ao final de cada ciclo, o estudante deverá construir seu portfólio contemplando uma narrativa crítica reflexiva de seu aprendizado que fará parte da sua avaliação (Faculdade de Medicina de Marília, 2018).

Nos cenários de prática profissional, desde 2003, a metodologia de ensino-aprendizagem ativa adotada na Famema é o ciclo pedagógico, com o referencial construtivista (Faculdade de Medicina de Marília, 2018).

Atualmente algumas universidades passaram a utilizar a espiral construtivista, que é construída a partir do referencial teórico sociointeracionista, que parte da reflexão sobre a prática vivenciada por meio do diálogo. A espiral construtivista se dá pelos seguintes movimentos: identificação do problema, formulação de explicações, elaboração de questões, busca de novas informações, construção de novos significados e avaliação do processo e dos produtos. Nesse processo de ensino e aprendizagem considera-se a cultura, os fatores hereditários e a sociedade como partes do todo. (Lima, 2017, & Lima, Padilha, 2018).

3.2.2 Papel do professor

Os estudantes apontaram as dificuldades enfrentadas pelo docente que assume sozinho o cenário de prática profissional.

Para que o papel de professor no cenário da prática profissional seja exercido de forma plena a gestão de pessoas dos serviços e da academia deve estar totalmente administrada. No Brasil, no Governo Estadual vem ocorrendo a falta de contratação docente e de assistente sobrecarregando o trabalho desses profissionais, o que é destacado pelos estudantes:

(8)

523

“O estágio poderia ser muito bom caso fosse melhor organizado, fomos prejudicados nos ambulatórios, pelo pouco tempo e sobrecarga de funções do professor. (...) O estágio [omissão do cenário] foi pouco proveitoso em termos de conteúdo, discussão e aprendizagem.” (E16)

“No nosso grupo, tivemos a infelicidade de ter duas professoras de férias ao mesmo tempo, o que nos prejudicou bastante, considerando que não tivemos as atividades de LPP (as quais considero fundamentais neste estágio). [...] Acredito que, se tivéssemos tido todas as atividades normalmente, sem este viés das férias, o estágio teria sido muito melhor, assim como ouvimos grupos passados falarem." (E16)

Outro aspecto destacado se refere ao pouco envolvimento dos assistentes e à falha na formação didática do professor:

“Falta de discussão clínica pelos assistentes durante a visita.” (E15) “Atraso por parte do professor, aulas pouco didáticas.” (E16)

Diante dessa situação há necessidade de investimentos na carreira docente, nas condições de trabalho e de desenvolvimento profissional em suas dimensões culturais, éticas, sociais, humanas, coletivas, individuais e pedagógicas, considerando os pressupostos orientadores da formação, que precisam se articular com o trabalho nas universidades, pois atuam como formadores de futuros profissionais, contribuem para a superação dos desafios e para o fortalecimento dos avanços a serem conquistados (Oliveira, & Machado, 2018).

Nesse sentido, para essa transformação há necessidade de se articular a gestão e a educação de profissionais de saúde. Uma estratégia para esse contexto é a educação permanente, possibilita uma reflexão e transformação da realidade, não gerando a expectativa dessa resolver todos os problemas da realidade (Ribeiro, & Lima, 2018).

5 Considerações finais

A pesquisa qualitativa proporcionou a análise da percepção dos estudantes sobre a Unidade Prática Profissional (UPP5). Nesse sentido foram levantados aspectos relativos a capacitação profissional, gestão de recursos humanos e organização da unidade, das quais foram destacadas as fortalezas e fragilidades desse processo.

No tocante a UPP como indutora do ensino aprendizagem e da aquisição de competência, os estudantes valorizaram o processo ativo de aprendizagem a partir da pratica profissional, o professor como mediador de todo o processo, o trabalho em equipe multiprofissional, o cuidado integral e humanizado.

No entanto, nem todas as atividades e profissionais estão capacitados para esse processo de ensino e aprendizagem, requerendo investimento constante por parte da gestão e dos profissionais em educação permanente.

Referências

Araújo, M. M. L., Pequeno, A. M. C., Guimarães, J. M. X., Vasconcelos Filho, J. O., Carneiro, C., Negreiros, F. D. S., & Gláucia Posso Lima, G. P. (2018). Processo de ensino-aprendizagem de

enfermagem: reflexões de docentes sobre o estágio curricular supervisionado Atas CIAIQ.

(9)

524

Bardin, L. (2012). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Carnut, L. (2017) Cuidado, integralidade e atenção primária: articulação essencial para refletir sobre o setor saúde no Brasil. Saúde Debate, 41(115): 1177-1186.

Faculdade de Medicina de Marília. (2017). Estágio integrado: saúde do adulto I, saúde materno-

infantil I: 5ª série do Curso de Medicina. Marília SP, Brasil: Faculdade de Medicina de Marília.

Faculdade de Medicina de Marília. (2018). Estágio integrado: saúde do adulto I, saúde materno-

infantil I: 5ª série do Curso de Medicina. Marília, SP, Brasil: Faculdade de Medicina de Marília.

Faculdade de Medicina de Marília. (2019). Estágio integrado: saúde do adulto I, saúde materno-

infantil I: 5ª série do Curso de Medicina. Marília, SP, Brasil: Faculdade de Medicina de Marília.

Ghezzi, J. F. S. A., Higa, E. F. R., Fayer, D., Biffe, C. R. F., Lemes, M. A., & Marin, M. J. S. (2018).

Aprendizagem no cenário real na perspectiva docente. Anais do 7º Congresso Ibero-Americano

em Investigação Qualitativa, Fortaleza (CE).

Gomes R. (2016). Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: Minayo, M, C. S., Deslandes, S. F. & Gomes, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. (Orgs.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Guimarães, A. P. C., Taipeiro, E. F., & Higa, E. F. R. (2012). Avaliação no âmbito da graduação em

saúde: contextualização histórica e desafios da contemporaneidade. In: M. A. A. Moraes, S. F. R.

Tonhom, M. L. M. B. Hafner, & R. Gomes (Orgs.), Avaliação nos Cursos de Medicina e Enfermagem. Perspectivas e Desafios (pp. 75-105). Curitiba, Brasil: Editora CRV.

Higa, E. F. R., Moreira, H. M., Pinheiro, O. L., Tonhom, S. F. R., Carvalho, M. H. R., & Braccialli, L. A. D. (2018). Caminhos da avaliação da aprendizagem ativa: visão do estudante de medicina. Revista

Lusófona de Educação, 40(1), 171-184.

Higa E. F. R., Taipeiro, E. F., Carvalho, M.H.R., Tonhom, S. F. R., Pinheiro, O. L., Hafner M.L.B. (2016). Unidade educacional sistematizada na formação do enfermeiro. Revista de Investigaciones

UNAD, 15, 16-29.

Lima V. V. & Padilha R. Q. Orgs. (2018). Serie processos educacionais na saúde. Reflexões e inovações

na educação de profissionais de saúde. (1 ed.). Rio de janeiro: Atheneu.

Lima V. V. & Padilha R. Q. Orgs. (2018). Serie processos educacionais na saúde. Reflexões e inovações

na educação de profissionais de saúde. (1 ed). Rio de janeiro: Atheneu. In: Ribeiro, & Lima,

(2018). Gestão de iniciativas educacionais: a educação permanente em questão. capítulo 11, 111-122.

Lima V. V. (2017). Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem. Interface

(Botucatu), 21(61), 421-434.

(10)

525

Paulo: Hucitec.

Nassif, J. V., Chirelli, M. Q. Processo de formação de professores para atuar em metodologias ativas. Atas do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Fortaleza (CE).

Oliveira, G. G. D., Machado, J. C. A formação continuada no contexto de trabalho: uma experiência de

professores formadores. Atas do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa,

Fortaleza (CE).

Resolução nº 3, de 7 novembro de 2001. (2001). Institui as diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília (DF): Conselho Nacional de Educação.

Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014. (2014). Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília (DF): Conselho Nacional de Educação.

Uscocovich, V. S. M., Rauli, P. M. F., Gioppo, N. M. R., & Zagonel, I. P. S. (2017). A avaliação da aprendizagem sob a ótica de acadêmicos de Medicina. Espaço para a saúde – Revista de saúde

Referências

Documentos relacionados

The challenge, therefore, is not methodological - not that this is not relevant - but the challenge is to understand school institutions and knowledge (school

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Este estudo teve como propósito apresentar o interesse de graduados do curso de Arquivologia, em relação à publicação de seus TCC’s após o término do

Desenvolver gelado comestível a partir da polpa de jaca liofilizada; avaliar a qualidade microbiológica dos produtos desenvolvidos; Caracterizar do ponto de

If teachers are provided with professional development opportunities that helps them develop a learning environment that is relevant to and reflective of students'

Sabe-se que as praticas de ações de marketing social tem inúmeras funções, dentre estas o papel de atuar na mudança de valores, crenças e atitudes, porém os alunos da

Esse tipo de aprendizagem funciona não no regime da recognição (DELEUZE, 1988), que se volta a um saber memorizado para significar o que acontece, mas atra- vés da invenção de

Os dados foram discutidos conforme análise estatística sobre o efeito isolado do produto Tiametoxam e a interação ambiente/armazenamento no qual se obtiveram as seguintes

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além