• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL PARA A MODALIDADE SUBJETIVIDADE CIENTÍFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL PARA A MODALIDADE SUBJETIVIDADE CIENTÍFICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1. TÓPICO GERADOR:

“Pensando em Soluções para a vida no século XXI”.

2. METAS DE COMPREENSÃO:

Essa atividade deverá ter como meta que os alunos compreendam:  como se constrói o saber científico;

 como as áreas do saber estão inter-relacionadas e em constantes mudanças;  como usar de forma flexível conceitos das diversas áreas do saber;

 que eles próprios são agentes de transformação da realidade, podendo analisar e propor soluções para problemas existentes.

3. PARTICIPAÇÃO

A participação na Feira das Ciências 2018 obedecerá aos seguintes critérios:

a) é obrigatória para todos os alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental; b) é opcional para todos os alunos do 1º e do 2º ano do ensino médio;

c) é opcional para todos os alunos do 9º ano do ensino fundamental, entretanto os alunos que optarem por não participar da feira, ficam obrigados a participar da Olimpíada de História.

Obs.: Os alunos que desejarem, poderão participar simultaneamente da Feira das Ciências e da Olimpíada de História.

4. EQUIPES

As equipes deverão ser formadas por alunos da mesma sala / turma*. A quantidade de alunos por equipe será definida pela modalidade de apresentação escolhida, conforme item 8, adiante.

Obs.: A comissão da Feira das Ciências 2018 poderá interferir nos grupos e promover alterações sempre que julgar necessário.

*Se a comissão da feira, o professor orientador e a equipe entenderem que o trabalho iniciado em um determinado ano deve ter continuidade no ano seguinte, e os alunos da equipe não pertencerem mais à mesma turma, pode-se decidir pela manutenção da equipe.

5. PROFESSOR ORIENTADOR

Cada equipe deverá sugerir três professores(as) orientadores(as) de pesquisa de acordo com a área acadêmica contemplada por sua pesquisa. É também importante que seja avaliada pelo grupo a disponibilidade dos professores para se reunir com a equipe.

Além do(a) professor(a) orientador(a) da pesquisa, a equipe que escolher a modalidade Subjetividade Científica será também acompanhada por um(a) professor(a) orientador(a) artístico(a), a ser designado pela Comissão da Feira, que orientará todo o processo de construção da Instalação.

A comissão da Feira das Ciências 2018 irá avaliar a viabilidade dos(as) orientadores(as) de pesquisa sugeridos(as) e fará a definição do(a) professor(a) que orientará cada trabalho.

Não estarão disponíveis para a orientação de trabalhos os professores de Inglês e de Línguas estrangeiras.

6. TÓPICO GERADOR

De acordo com o tópico gerador “Pensando em Soluções para a vida no século XXI”, cada equipe deverá delimitar o seu campo de trabalho e as áreas do conhecimento que darão suporte ao seu projeto. É importante terem em mente que a principal meta a ser alcançada é a sensibilização para problemas existentes e a busca de soluções para tais problemas. Outro enfoque importante é a preocupação com aspectos sociais e culturais que podem promover a inclusão, o respeito ao Outro e à diversidade.

REGULAMENTO GERAL PARA A MODALIDADE

SUBJETIVIDADE CIENTÍFICA

(2)

7. TEMAS

A escolha do tema é livre, entretanto, as equipes devem respeitar os requisitos constantes no item 6, acima.

Pensando em auxiliar os estudantes na escolha dos temas, apresentamos um esquema de categorização utilizado pela FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia):

Ciências Biológicas Biologia Geral, Bioquímica, Genética, Biofísica, Botânica, Farmacologia, Zoologia, Imunologia, Ecologia, Microbiologia, Morfologia, Parasitologia e Fisiologia.

Ciências exatas e da terra Matemática, Física, Probabilidade e Estatística, Química , Ciência da Computação, Geociências, Astronomia e Oceanografia.

Engenharia Eletrônica, Sanitária, Eletrotécnica, de Produção, Mecânica, Nuclear, Química, de

Transportes, Civil, Naval e Oceânica, de Minas, Aeroespacial, de Materiais e Metalúrgica e Biomédica.

Ciências sociais aplicadas Direito, Museologia, Administração, Comunicação, Economia, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Economia Doméstica, Planejamento Urbano e Regional, Desenho Industrial, Demografia, Turismo, Ciência da Informação.

Ciências humanas Filosofia, Geografia, Sociologia, Psicologia, Antropologia, Educação, Arqueologia, Ciência

Política, História, Teologia.

Como, para a Feira das Ciências 2018, os temas e as áreas de atuação são livres e podem extrapolar as categorias apresentadas acima, as equipes também podem desenvolver trabalhos na área de linguagens, como exemplificado a seguir:

Linguagens Línguas estrangeiras e Letras vernáculas (literatura comparada, estudos culturais, teoria da literatura, análise do discurso, sociolinguística, linguística histórica, etc.) e Artes.

8. ESTRUTURA

A Feira das Ciências 2018 poderá envolver diversas áreas do conhecimento e cada equipe deverá escolher tanto a área em que desenvolverá seu trabalho quanto a modalidade de apresentação. Para a modalidade Subjetividade Científica, a estrutura será a seguinte:

Subjetividade Científica

Apresentação de instalação sobre temas científicos

Quantidade de alunos por equipe

de 6 a 8 alunos

Modalidade disponível para alunos do 9º ano E.F. ao 2º

ano E.M.

Obs.1: Caso haja necessidade, a comissão da Feira poderá promover alterações na quantidade de alunos por equipe.

Obs. 2: Orientações específicas para cada modalidade podem ser encontradas nos anexos específicos.

9. INSCRIÇÕES

As inscrições serão efetivadas mediante entrega do projeto final (anexo 3), no prazo determinado no calendário geral de atividades (item 15).

Obs.: Esse material deverá ser entregue ao tutor da turma em dia previamente marcado e constante do calendário geral de

(3)

10. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

As equipes deverão se reunir em horários extra-classe ou em sala de aula, quando agendado pelo professor e/ou pela comissão da Feira.

Resumo de calendário já reservado para reuniões / apresentações:

ATIVIDADE DATA HORÁRIO

Lançamento da Feira das Ciências 2018

Semana de 19/02 a 23/02 A definir

Reunião das equipes 26/02/2018 (segunda-feira) das 10h50 às 12h30min

Reunião das equipes Semana de 19/03 a 23/03 Uma das aulas de Ciências Naturais Reunião das equipes Semana de 16/04 a 20/04 Uma das aulas de Matemática

Além desses momentos, a escola oferecerá um calendário especial, em alguns sábados, letivos ou não, para promover manhãs de trabalho sob tutoria do professor orientador. Os sábados selecionados foram os seguintes:

DATA HORÁRIO

10/03/2018 das 8h às 11h35min 07/04/2018 das 8h às 11h35min 05/05/2018 das 8h às 11h35min 19/05/2018 (letivo) das 8h às 11h35min

Dias de realização da Feira das Ciências 2018:

DATA HORÁRIO

07, 08 e 09 de junho Quinta-feira – das 7h45 às 15h

Sexta-feira e sábado – das 7h45 às 12h30min

a) Após o lançamento da feira, os alunos se reunirão para discutir acerca da equipe, do tema, da

modalidade e da escolha do professor orientador.

Estas informações deverão ser entregues à comissão da feira em um formulário próprio, que será a 1ª

versão do anteprojeto (anexo 1);

Obs.: Essas informações iniciais não são definitivas. A ideia é que, a partir dessas informações preliminares, o orientador de

pesquisa seja definido e, então, possa ir fazendo ajustes, ajudando a equipe a fazer delimitações necessárias, a pensar sobre a viabilidade e a relevância do projeto.

b) A comissão fará a escolha final do professor orientador que receberá a 1ª versão do anteprojeto para análise;

c) No primeiro sábado de trabalho, sob tutoria do professor orientador, as equipes vão discutir os rumos do trabalho, vão definir o anteprojeto na versão definitiva e trabalhar no projeto (anexo 3);

d) Inscrição;

e) A partir daí, os alunos poderão trabalhar na revisão bibliográfica, na produção do trabalho definitivo (anexo 4) e na construção do produto.

Obs.: Todas as produções escritas além dos produtos desenvolvidos passarão por uma análise prévia do orientador antes da entrega definitiva para a avaliação (Vide calendário geral de atividades).

f) Os prazos para entrega dos trabalhos, apreciação e devolução do professor orientador e refeitura estão previstos no item calendário de atividades (item 15)

(4)

11. ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO

A arrumação do espaço de apresentação ocorrerá de forma particular para cada modalidade, em horários e dias a serem definidos posteriormente e divulgados nas salas de aula e no site da escola.

Ao final dos trabalhos do dia, o espaço utilizado pela equipe deverá ficar organizado e limpo para o dia seguinte. Ao final da Feira, cada equipe / turma deverá deixar os espaços de apresentação e suas salas de aula organizadas e limpas.

12. APRESENTAÇÃO

As apresentações acontecerão ao longo de três dias, em horários e locais previamente divulgados para os alunos e para as famílias, obedecendo à necessidade de cada modalidade e de cada trabalho.

13. MUDANÇA NO PROJETO OU MODALIDADE

É possível que o projeto seja alterado a qualquer momento, entretanto poderá haver a perda dos pontos das atividades anteriores à mudança do projeto.

A Comissão, junto aos professores orientadores, verificará os motivos pelos quais a equipe não conseguiu concluir o trabalho e definirá a modalidade que esteja mais adequada ao estágio de pesquisa descrito.

14. AVALIAÇÃO

A Feira das Ciências 2018 terá valor de 10,0 (dez) pontos, com peso 2, para compor a nota da segunda unidade. A pontuação será distribuída da seguinte forma:

 4,0 pontos para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa;  3,0 pontos para a instalação;

 1,0 ponto para a mediação cultural;  1,0 ponto para o Memorial Descritivo (MD);  1,0 ponto para o Portfólio.

* O trabalho desenvolvido por cada equipe será avaliado por mais de um professor e receberá pontuação em todas as disciplinas que aparecerem de forma significativa na apresentação e que tiverem a comprovação de sua importância no desenvolvimento do trabalho escrito.

* Todas as equipes serão avaliadas nos primeiros dias da Feira e só estarão habilitadas a se apresentar no sábado se tiverem um desempenho satisfatório.

Obs.: As equipes que desistirem durante o processo (desenvolvimento dos trabalhos) ficarão com a nota zero na Feira das Ciências. Os alunos que não participarem apenas da apresentação terão esta etapa zerada.

14.1. PENALIDADES POR ATITUDES São passíveis de perda de pontuação:

a) alunos que faltarem a alguma das reuniões do grupo.

Estes alunos devem entregar uma justificativa por escrito, em até 48h, ao professor orientador de pesquisa. Caso a comissão da Feira das Ciências julgue a justificativa improcedente, o aluno será penalizado com a perda dos pontos da reunião em questão;

b) alunos que apresentarem atitudes inadequadas em qualquer atividade que esteja ligada direta ou indiretamente ao

evento;

c) alunos que estiverem com fardamento inadequado;

d) alunos que cheguem atrasados e/ou que saiam antes dos horários normais de aula; e) alunos que deixem os espaços reservados para a equipe sujos e/ou desorganizados; f) alunos que estejam ocupando espaços da escola que não estejam reservados para o evento.

(5)

15. CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES

1 Lançamento do projeto da Feira das Ciências (no auditório) Entre 19/02 e 23/02 2 Reunião 1 – formação dos grupos, discussão do tema e indicação de 03 professores

orientadores. Preenchimento da 1ª versão do anteprojeto

26/02 (das 10h50 às 12h30)

3 Definição dos professores orientadores (Comissão da Feira) Entre 26/02 e 06/03 4 Primeiro sábado de trabalho – Retorno da 1ª versão do anteprojeto – A partir das observações

do professor orientador, os alunos devem escrever o anteprojeto definitivo, para ser entregue no final da reunião. O restante do tempo deve ser usado para o desenvolvimento do projeto.

10/03

5 Reunião na escola – Finalização do projeto – Pesquisa (início da escrita da revisão

bibliográfica que comporá o trabalho final) – Construção do portfólio (para as equipes de Subjetividade Científica). O trabalho será acompanhado pelo(a) professor(a) da disciplina selecionada.

Entre 19/03 e 23/03

6 Inscrição (Entrega do projeto (o documento deve ser entregue ao Tutor da turma) Dia 27/03 7 Análise do projeto pelo professor orientador e devolução aos alunos até 07/04 8 Segundo sábado de trabalho – Retorno do projeto – Discussão sobre a revisão bibliográfica

e escrita do trabalho definitivo – trabalho na construção dos produtos dentro das particularidades de cada modalidade (tudo com o auxílio do professor orientador).

Para as equipes de Subjetividade Científica, haverá também a primeira reunião com a orientadora artística para orientações gerais e continuação da construção do portfólio.

07/04

9 Reunião na escola – Escrita do trabalho final (a revisão bibliográfica deve compor a seção “desenvolvimento” do trabalho final) – Construção do produto.

As equipes da modalidade Subjetividade Científica fazem os primeiros estudos simbólicos a partir da bibliografia estudada, definindo conceitos importantes encontrados na pesquisa. Continuam também a construção do portfólio (com o acompanhamento do(a) professor(a) da disciplina selecionada).

Entre 16/04 e 20/04

10 Entrega do trabalho escrito – Devem ser entregues ao Tutor da turma 25/04 11 Avaliação prévia do trabalho escrito, pelo professor orientador e devolução aos alunos até 03/05 12 Terceiro sábado de trabalho – Entrega do trabalho escrito definitivo (já com as correções

sugeridas). O resumo deve ser construído e já corrigido / avaliado nesta reunião, ficando pronto para a inserção no formulário on-line – Um tempo pode ser usado na construção do produto Para Subjetividade Científica: entrega do trabalho escrito definitivo (já com as correções sugeridas) – encontro com o orientador artístico para o desenvolvimento do projeto gráfico e do

cronograma de produção – construção do portfólio

05/05

13 Postagem do resumo no formulário on line. 08/05 14 Trabalho na construção do produto (jogo, slides da apresentação oral, experimento e painel)

Para Subjetividade Científica: produção prévia da Instalação (produção de peças que comporão o espaço) e construção do portfólio

Entre 05/05 e 25/05

15 Quarto sábado de trabalho (sábado letivo) – Trabalho na construção do produto

Para Subjetividade Científica: produção prévia da Instalação (produção de peças que comporão o espaço) – construção do portfólio – escrita do memorial descritivo

19/05

16 Simulados em sala de aula, revisão das apresentações e ajustes finais Entre 28/05 e 06/06 17 Organização dos espaços para a exposição e apresentações 07, 08 e 09 de

Referências

Documentos relacionados

Um fato importante para a instabilidade de tensão é a queda de tensão que ocorre quando o fluxo de potência ativa e reativa é transmitido em linhas de transmissão altamente

Para caracterizar a fragilidade ambiental dos picos Camacuã, Camapuã e Tucum, utilizou-se a metodologia de Ross (1994), baseada em dados de declividade, solo e vegetação atual.

(2009), em estudo realizado com a madeira de Araucaria angustifolia, encontrou influência significativa da massa específica sobre a resistência ao impacto, tanto

▪ Quanto a solução para os conflitos entre os pais e a escola, houve um grande número de pais que não responderam, o que pode nos revelar que os pais não fizeram

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Reperguntas pelo(a) autor(a): nos finais de semana do período de verão em pelo menos um dia de cada final de semana o autor participava da operação.. O pagamento, como já disse,

Este relatório da actividade do Provedor do Cliente incide sobre o período de Junho a Dezembro de 2009, com início a 2 de Junho, data do lançamento oficial do site do

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos