• Nenhum resultado encontrado

O que é a Visita in loco?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O que é a Visita in loco?"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Relatório da Visita in Loco

Grupo PET Conexões de Saberes em Produção Cultural Data: 26/05/2015

Presentes: Cássia Lisbôa- Interlocutora institucional, Fernanda Devalhas Piccolo- Tutora do PET Conexões de Saberes em Produção Cultural, Ana Paula Bernardo dos Santos, representante da tutora do PET Química Supramolecular, Nanociências e Nanotecnologia, Victor Hugo Cantuaria da Silva, bolsista do PET Química Supramolecular, Nanociências e Nanotecnologia e os bolsistas do PET Conexões de Saberes em Produção Cultural: Natalia Pimentel, Bruna Silvestre do Nascimento, João Vitor Niella Cerqueira, Luciana Vilela Pinto, Wladimir A. S. de Souza, Alessandra da Silva dos Santos, David José dos Santos, Beatriz Zampilis Porto, Claudia Pinho A. de Lima.

O que é a Visita in loco ?

A visita in loco aos Grupos PET IFRJ é realizada pelo Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação PET- CLAA objetivando a realização de um acompanhamento sistemático do Programa no IFRJ.

A visita está prevista pelo Regimento Interno do CLAA IFRJ e acontece de acordo com a necessidade definida pelo Comitê, devendo ter, obrigatoriamente, no mínimo, uma visita anual por grupo.

As visitas são divididas em cinco momentos:

I- Visita ao espaço onde são desenvolvidas as atividades do PET;

II- Conversa com o tutor e estudantes bolsistas permeada por perguntas previamente definidas pelo CLAA;

III- Conversa somente com os bolsistas com aplicação de formulário de avaliação, análise dos históricos dos estudantes e do portfólio do grupo PET.

IV- Conversa somente com o tutor, com aplicação de formulário de avaliação.

V- Conversa com o tutor, diretor do campus e coordenador do curso relacionado ao PET.

(2)

Resultados

Após a visita in loco foi elaborado o presente relatório, onde constam considerações e recomendações, visando a melhoria das ações desenvolvidas pelo grupo.

PETIANOS

Seguem as considerações dos petianos a respeito do PET Conexões de Saberes em Produção Cultural:

INTEGRAÇÃO DO GRUPO PET e COM A TUTORA

A integração do grupo foi considerada boa, porém foi relatado que, inicialmente, houve um problema de comunicação, isso porque o grupo é composto por estudantes que tem períodos de permanência diferentes, o que dificultou a integração. Após passarem por dinâmicas de aproximação, o grupo começou a ser mais coeso.

Sobre a integração com a tutora, também afirmaram ser boa, porém com um período inicial de adaptação, pois, segundo eles, eram propostas atividades que eles não tinham conhecimento prévio para realizar, por exemplo, atividades de pesquisa. Alguns afirmaram que entraram no grupo no 2º período e por isso, ainda não se sentiam preparados para desenvolver pesquisa e escrever artigos. Enfatizaram que a tutora é aberta ao diálogo, e logo propôs uma oficina de metodologia, o que ajudou na superação de suas dificuldades.

O Gráfico 1 traz a avaliação feita pelos bolsistas a respeito da tutora do grupo:

Gráfico 1- Avaliação da tutora pelos bolsistas

(3)

Como pode-se observar no Gráfico 1, a tutora deste grupo PET foi bem avaliada, pois a maioria das bolsistas respondeu favoravelmente às questões relacionadas ao seu desempenho, não havendo item avaliado com padrão de julgamento Fraco.

RECURSOS

Sobre os recursos, relataram que discutem juntos como gastar e que é necessária uma contrapartida institucional, pois o grupo precisa de diversos materiais para infraestrutura.

Disseram que, para contornar a falta de recursos do Programa, fazem uma caixinha onde cada petiano contribui com 10 reais mensais

APOIO INSTITUCIONAL/ DIFICULDADES ENFRENTADAS

Neste item, os bolsistas destacaram que: só existe um computador para atendê-los, com precário acesso à internet; não conseguem tirar cópias no campus; e que a sala não é exclusiva para o PET, atendendo mais 4 grupos.

A participação em eventos se dá por meio dos recursos da caixinha e das rifas que eles fazem, além do auxílio que o campus fornece. Porém, tal auxílio é anual e não contempla as necessidades do grupo.

Apesar dos relatos, o apoio do campus foi considerado bom, destacaram que sempre conseguem transporte quando precisam participar de eventos.

INTEGRAÇÃO COM OUTROS GRUPOS PET

Consideram que não há integração entre os grupos PET IFRJ, pois eles só se encontram em eventos. Percebem que é preciso um movimento da instituição no sentido de promover essa integração.

A seguir, os Gráficos 2 e 3 apresentam a autoavaliação dos bolsistas.

(4)

Gráfico 2- Autoavaliação dos bolsistas

Gráfico 3- Autoavaliação dos bolsistas

Percebe-se no gráfico 3 que alguns itens foram avaliados com os padrões de julgamento Regular e Fraco. São eles: Atividades de pesquisa; atividades de extensão e participação no conjunto dos grupos PET.

O Gráfico 4 apresenta a participação dos bolsistas em atividades extracurriculares. No ANEXO 1, constam as atividades produzidas pelo grupo.

(5)

Gráfico 4- Atividades extracurriculares

Não foi possível proceder a análise dos históricos, pois os estudantes afirmaram que o prazo dado pela secretaria para expedição é de 90 dias.

Os portfólios foram analisados. Todos devidamente organizados.

TUTORA

INTEGRAÇÃO DO GRUPO PET e COM A TUTORA

Inicialmente, a tutora relatou que há um fluxo muito grande de saída e entrada de estudante, o que dificulta o andamento do trabalho. Informou ainda, que há escassez de alunos no processo seletivo do PET, o que resulta na entrada, quase que exclusiva, de estudantes do 1º período que não tem o perfil desejado para participar de um grupo PET, mas que acabam entrando por falta de concorrentes.

As recorrentes mudanças de membros do grupos tem dificultado o desenvolvimento fluido da atividade de tutoria, demandando uma (re)adaptação contínua, na atual formação. Tenho estado sempre me dispondo e pensando novas metodologias e forma de fazer e com resultado. Tutora

Destacou que percebe desmotivação no grupo, pois não realizam a maioria das atividades propostas.

A Tabela 1 apresenta a avaliação que a tutora fez do grupo.

66,67%

33,33%

0,00%

10,00%

20,00%

30,00%

40,00%

50,00%

60,00%

70,00%

Sim Não

Realiza cursos e atividades extracurriculares

Sim Não

(6)

Tabela 1- Avaliação do grupo pela tutora

Avaliação do grupo pela tutora

Comprometimento dos integrantes do grupo com

a proposta do PET Bom

Cumprimento da carga horária

semanal Bom

Assiduidade Bom

Cumprimento das atividades planejadas Bom Relacionamento entre os integrantes do grupo Bom

Relacionamento com o tutor Bom

Produção acadêmica Ótimo

Participação em atividades de ensino, pesquisa e

extensão Ótimo

Inserção institucional do grupo Regular Apoio institucional ao desenvolvimento das

atividades do grupo Regular

Aproveitamento geral do grupo Bom

RECURSOS

O planejamento do uso do recurso do Programa é feito em conjunto, porém com a ausência da verba de custeio, todo valor que eles têm é proveniente da caixinha feita pelos bolsistas.

APOIO INSTITUCIONAL/ DIFICULDADES ENFRENTADAS

Neste item, a tutora enfatizou a necessidade de apoio institucional sistematizado.

Considerou que a gestão atual não se envolve muito com o PET. A sala que o grupo utiliza foi conseguida no último dia da gestão anterior. Resgatou, ainda, que questões como coffee break para eventos e passagens de avião para apresentação de trabalhos eram viabilizados pela PROGRAD e que na atual gestão encontra dificuldade nesse sentido.

Sobre os trabalhos desenvolvidos no grupo, relata que a dificuldade é na realização de pesquisa, pois o grupo apresenta dificuldade. Existem mais trabalhos de extensão.

Destacou que sempre garante a participação em eventos com a apresentação de, pelo menos, um trabalho.

Outra dificuldade encontrada é no sigpet. Sempre ocorre problema.

INTEGRAÇÃO COM OUTROS GRUPOS PET

Considerou necessária a integração dos outros PET, mesmo com temas tão diferentes.

(7)

A Tabela 2 traz a autoavaliação da tutora.

Tabela 2- Autoavaliação da tutora

Autoavaliação da tutora

Comprometimento com a proposta do PET Ótimo Cumprimento da carga horária semanal Ótimo Participação nas reuniões do grupo Ótimo Atendimento individual aos ingressantes do grupo Bom

Cumprimento das atividades propostas pelo tutor Bom

O tutor discute atividades cuidando para que elas sejam desenvolvidas democraticamente e

estimula a prestação de contas e responsabilidades de cada petiano

Ótimo

O relacionamento do tutor com

os petianos Bom

Foi verificada a organização dos dados. Os arquivos estavam devidamente organizados por pastas, os materiais são mantidos em armários. Existe uma petiana responsável pela secretaria do grupo. Há um sistema de organização muito eficaz e competente neste grupo.

Conclusões

Os resultados da visita apontam que o Grupo PET Conexões de Saberes em Produção Cultural foi bem avaliado pelos petianos e pela tutora. As dificuldades maiores foram referentes às questões de infraestrutura, de apoio institucional no que diz respeito à participação em eventos e a verba de custeio que não foi liberada pelo MEC.

Além disso, destaca-se a pouca participação do grupo em atividades de pesquisa e a falta de continuidade dos petianos no grupo.

Recomendações

A partir da avaliação realizada, entendendo o esforço que a Instituição, tanto no âmbito do campus quanto da Reitoria, faz para apoiar da melhor forma os Grupos PET, porém também entendendo que sempre é possível aprimorar as ações, recomenda-se que:

(8)

- O campus verifique meios para fornecer ao grupo PET melhor infraestrutura para realização das atividades semanais, bem como para viabilizar maior participação dos petianos em eventos, pois conforme acordo firmado entre o campus e o MEC, no momento da assinatura do Edital 09/2010, existe uma contrapartida institucional que prevê:

“Oferta aos estudantes, a título de contrapartida da IES, de módulo acadêmico complementar, que deverá compreender redação ou português instrumental, língua estrangeira, metodologia científica e de outras matérias de acordo com necessidades específicas, além da previsão de apoio à participação em congressos, aquisição de materiais, softwares e outros, objetivando o sucesso acadêmico dos estudantes do Programa” (Item 3.3.3.).

- A reitoria viabilize meios de melhor apoiar o grupo no que concerne a participação em eventos e demais provisões para auxiliar naquilo que o campus não conseguir, tendo como justificativa o mesmo trecho do Edital supracitado.

- O petiano busque estratégias para sanar suas dificuldades em relação as atividades de pesquisa, pois constituem-se parte essencial dos grupos PET e não podem deixar de ser feitas, sendo condição para sua permanência no grupo.

- A forma de organização e arquivamento deste grupo seja exemplo para os demais grupos PET IFRJ pela excelência.

Rio de Janeiro, 28 de julho de 2015.

(9)

ANEXO 1

Atividades Desenvolvidas

TIPO DE ATIVIDADE TÍTULO DA ATIVIDADE DESENVOLVIDA Participação dos bolsistas em

atividades e eventos voltados à sua formação.

1. Curso INOVE Carreiras e negócios Puc-Rio de Janeiro.

2. Apresentação de trabalho II Fórum Mundial de Educação profissional e Tecnológica Local:

Florianópolis/Santa Catarina-RS – A Integração do Pet/conexões de Saberes e o PROEJA no

Desenvolvimento de projetos audiovisuais 28/05/2012 a 01/06/2015.

3. III Seminário Internacional de Políticas Culturais Local:

Fundação Casa Rui Barbosa RJ data: 19 a 21/09/2012.

4. II Encontro de Nacional de Produção Cultural, IFRJ- Campus Nilópolis Apresentação de Trabalho Baixada fluminense: Uma análise de opções de territórios a partir do estudo de campo Nova Iguaçu. 01/11/2012.

5. Comunicação Oral Cozinha: Cultura e Alimentação em Âmbitos Escolares I Congresso Nacional de extensão, Cultura e Arte da UFOP- MG.

6. II Semana da Baixada Fluminense - A Baixada Canta, Dança e se Agigante: Conectando Culturas e

Conhecimentos. Local: UFRRJ/Nova Iguaçu Data: 05 a 09/08/2013

7. I Jornada Acadêmica Cultura da SEMAC Apresentação de trabalho “Ecoturismo na Baixada Fluminense – Analisando Opções de Turismo Cultural no Parque Municipal natural de Nova Iguaçu” Local: IFRJ-Campus Duque de Caxias Data: 16/08/2013

8. I Jornada Acadêmica Cultura da SEMAC Apresentação de trabalho “Planeta Proeja: PET e PROEJA em parceria audiovisual”. Local: IFRJ-Campus Duque de Caxias Data: 16/08/2013

9. IV Seminário Internacional de Políticas Culturais Local:

Fundação Casa Rui Barbosa RJ data: 16 a 18/10/2013 10. V Seminário Periferia(s)- Movimentos

Contemporâneos Apresentação do trabalho:

“Pet/Conexões de Saberes desenvolvendo projetos Audiovisuais com o PROEJA”

11. V Seminário Internacional de Políticas Culturais Local:

Fundação Casa Rui Barbosa RJ data:7 a 9/03/20114 12. III Semana da Baixada Fluminense – A Baixada é povo,

é arte, é cultura: conectando e interagindo!

(10)

grupo para formação exclusiva de seus bolsistas.

Nilópolis RJ Data: 28/08/2014 à 30/10/2014.

2. Oficina de Direito Autoral na Perspectiva das Políticas Públicas para Cultura. 04/09/2014.

3.

Atividades de inserção do grupo PET no curso de graduação e atividades

desenvolvidas para a melhoria do ensino de graduação.

1. Oficina Noções de Documentário e Roteiro para PROEJA Local: IFRJ-Campus Nilópolis. 10/01/2012 e 07/02/2012.

2. Oficina Arte, Cultura e Política Afro-brasileira 1ª parte.

Local: IFRJ/Campus Nilópolis Data; 10/06/2014 e 13/06/2014.

3. Oficina Arte, Cultura e Política Afro-brasileira 2ª parte.

Local: IFRJ/Campus Nilópolis Data: 06/08/2014 4. Oficina de Inglês IFRJ- campus Nilópolis. Data:12 a

22/05/2012

5. Oficina Corel Braw IFRJ- Campus Nilópolis Data: 7 a 28/05/2012.

6. Oficina de Turismo na Baixada e a Representação Cultural. IRRJ-Campus Nilópolis data:22/06 a 10/07/2012

Atividades produzidas e/ou

ministradas pelo próprio grupo para as comunidades acadêmica e externa (Exemplos: recepção aos estudantes , manuais, apostilas, mostra de fotos e vídeos , murais, jornais e/ou

homepages, divulgando as atividades e outras informações do grupo, cursos e seminários ministrados pelos

estudantes, monitoria voluntária, a organização de palestras e cursos, apresentação de filmes, promoção de visitas técnicas e/ou viagens de estudo, mesas redondas e debates, presença do grupo na organização das semanas acadêmicas etc)

1. Oficina Fomentação de Projetos Culturais Local:

Complexo Kenedi Jaime – São João de Meriti 31/01/2012.

2. Reunião com a Com Causa. Local: IFRJ-Campus Nilópolis. 09/02/2012.

3. Cine Procultura. Local: Casa de Cultura de Belford Roxo 23/05/2012.

4. Circuito de Palestra: “Oficina Intervenção Fotográfica”

Local: IFRJ- Nilópolis 30/05/2012.

5. Circuito de Palestra: “Oficina Turismo na Baixada e a representação Cultural” Local: Espaço FAMA-Nova Iguaçu 27/06/2012.

6. Cine Procultura “O Homem do Ano” Local: Centro Cultural Oscar Romero 18/07/2012

7. Cine Procultura “Elvis e Madona” Local: Espaço Cultural PROJOVEM ADOLESCENTE-Paracambi 03/10/2012.

8. Circuito de oficinas e Palestras – “Economia da Cultura” Local: IFRJ-Campus Nilópolis 10/10/2012.

9. Circuito de Palestra e Oficinas: Ciclo de Debates/Plano Estadual de Cultura. Local: IFRJ/Campus Nilópolis.

10. Cine Procultura: Baixada Doc. Local: IFRJ/Campus Nilópolis Data: 14/03/2013.

11. Circuito de palestra: fotografia técnica e 12-

Possibilidades. Local: IFRJ- Nilópolis Data: 09/05/2013.

Produção executiva da Oficina Oficina gráfica.

(11)

culinária afro-brasileira em perspectiva. Local: IFRJ- Nilópolis Data: 04/12/2014.

13. Circuito de palestra e oficina: De Produtor para Produtor IFRJ: Nilópolis Data: 13/06/2013.

14. Cine Procultura: Meio Ambiente Local: Colégio Antares Duque de Caxias 25/09/2013.

15. Cine Procultura: A produção Cultural e suas vertentes.

Local: IFRJ/campus Nilópolis 13/11/2013.

16. Cine Procultura: Besouro VI Parada de Cultura IFRJ/Nilópolis

17. Cine Procultura: Orfeu IFRJ/Campus Nilópolis Data:

27/04/2014.

18. Oficina SNC/Sistema Nacional Cultura- São João de Meriti Data: 24/03/2014.

19. Oficina SNC/Sistema Nacional Cultura 2ª Parte- São João de Meriti Data: 26/05/2014.

20. Apresentação do Grupo Pet Conexões de Saberes em Produção cultural aos calouros IFRJ/Nilópolis

16/07/2014.

21. Circuito de Palestras e Oficinas: captação de Recursou: Um espaço aberto para diálogos sobre cultura, produção cultural e manifestações artísticas na Baixada Fluminense. IFRJ/Nilópolis Data:

07/08/2014

22. Cine Pro-cultura “Globalização Milton santos- o mundo global visto do lado de cá”. IFRJ-Nilópolis Data:

01/09/2014

23. Circuito de Palestra: Pilhagem de Patrimônio Cultural- Um espaço aberto para diálogos sobre cultura

produção e manifestações artísticas na Baixada Fluminense. Data: 20/10/2114

24. Oficina- Quindim cuscuz, acarajé e abará: A cultura e a culinária afro-brasileira em perspectiva. Local:

UFRRJ- Nova Iguaçu Data: 17/10/2014

25. Cine Pro-cultura- Sematec Filme: Local IFRJ-Nilópolis Data: 27/11/2014

26. Oficina Quindim, Cuszuz, Acarajé e Abara: A Cultura e a Culinária Afro-brasileira em Perspectiva.

04/12/2014.

27. Oficina de Fianciamento Coletivo de projetos Culturais – Crowndfundig Local: Centro Cultura Oscar Romero Mesquita. Data: 28/04/2015

28. Oficina de Produção Gráfica com Introdução a

Software Livre local: IFRJ/Nilópolis Data:10/06/2015 , 12/06/2015 e 19/06/2015

29. Cine Pro-cultura Cultura Queer. Curtas: Máscara Negra; Três vezes por semana; A arte de andar pelas ruas de Brasília; Assunto de família; Botolovers local:

IFRJ/Campus Nilópolis Data: 23/06/ 2015

(12)

Apresentação do trabalho: ”A culinária Afro- barasileira e suas Interações Cotidianas.

31. Fórum Mundial de Educação: Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias. Apresentação do trabalho:

“Pet/Conexões de saberes desenvolvendo projetos com jovens e adultos. Local: Canoas/RS data: 23 a 23/01/2014.

32. Fórum Mundial de Educação: Pedagogia, Região Metropolitana e Periferias. Apresentação do trabalho:

“Um Circuito de palestra “de produtor para produtor”: Conexão e Extensão com a baixada fluminense” Local: Canoas/RS data: 23 a 23/01/2014.

33. IV Conexões PET Apresentação de Trabalho: “Passa, passa, gavião, todo mundo é bom: o uso lúdico da boneca Abayomi” Local: IFRJ-campus Nilópolis Data:

16/12/2014 Atividades de integração entre os

grupos PET (reuniões internas dos alunos PET de outros grupos,

participação em eventos específicos do PET).

1. II Conexões PET Local: IFRJ-campus Nilópolis Data:

12/12/2012

2. III Conexões PET Local: IFRJ- Campus Caxias Data:

18/12/13

3. IV Conexões PET Produção e participação Local: IFRJ- campus Nilópolis Data: 16/12/2014

4. Sudeste PET 2013 Local: Ilha Solteira/SP Data:28 a 30/30/2013.

5. XVIII ENAPET 2013 Recife/PE Data: 01 a 06/10/2013.

6. XIV Sudeste PET 2014 Organização Comissão Cultural UFRRJ-Seropédica de 18 a 20/04/2014.

7.

Atividades abordando temas transversais ao currículo do curso

1. II Colóquio de Políticas Culturais da Baixada

Fluminense: o turismo e as ações culturais. Local: IFRJ- Campus Nilópolis. Data: 22/11/2012.

2. Oficina Quitute: A conversa saiu da Cozinha IFRJ:

Campus Nilópolis 05/12/2012

3. III Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense: manifestações artísticas e culturais da Baixada fluminense. Local: casa de Cultura de Belford Roxo Data: 23/08/2013.

4. IV Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense: Cultura, Identidade, e manifestações Artísticas Afro-brasileiras. Local: complexo Cultural de Nova Iguaçu. Data: 16/09/2014.

5. XX Semana de Tecnologia & XXIII Encontro Escola e Comunidade do IFRJ Campus Nilópolis. Ministrante Oficina Mulheres que Cantam e rezam Local:

IFRJ/Nilópolis data: 26/11/2014

(13)

instituições educacionais,

empresariais, culturais, entre outras.

Preto no Branco e Longa: Alguém Falou de Racismo.

Local: Instituto de Educação Carlos Pasquale – Nilópolis Data: 30/09/2014

2. Cine Procultura- Cineastas Indígenas Kuikuro Local;

Instituto de educação Governador Roberto Silveira Duque de Caxias RJ Data: 23/03/2015

3. Cine Pro-cultura Filme: Coco Antes de Chanel. Local:

CVT/FAETEC Nilópolis Data: 22/10/2014 4. III Colóquio de Políticas Culturais da Baixada

Fluminense: manifestações artísticas e culturais da Baixada fluminense. Local: casa de Cultura de Belford Roxo Data: 23/08/2013.

5. IV Colóquio de Políticas Culturais da Baixada Fluminense: Cultura, Identidade, e manifestações Artísticas Afro-brasileiras. Local: complexo Cultural de Nova Iguaçu. Data: 16/09/2014.

6.

Participação do grupo em órgãos colegiados/comitês (Conselhos de campi, Centros Acadêmicos, Colegiado de curso, Comitê de Avaliação da Sociedade Científica, organização de eventos, Comitê de Avaliação de trabalhos, Comitê de avaliação institucional e demais representações no âmbito da instituição ou fora dela como estudante do curso)

Observações 1. Exposição Fotográfica: Olhares da Produção sobre Cotidiano e Patrimônio. Local: IFRJ-Campus Nilópolis Data:22/11/2012

2. XIX SEMATEC & XVII Encontro Escola e Comunidade:

Ciência, Saúde e Esporte. Exposição fotográfica:

“Olhares da Produção sobre Patrimônio e Cotidiano”.

Local: IFRJ/Nilópolis Data: 02 a 06/12/2013 Apresentação em evento científico 1. VI JIT- Jornada Interna de Iniciação Cientifica e

Tecnológica- Apresentação de trabalho PET/Conexões de Saberes e Proeja: Uma parceria tecnológica na construção de projetos audiovisuais Data: 19/06/2012 2. VII JIT-Jornada Interna de iniciação cientifica

apresentação de trabalho “Cozinha: Cultura e Alimentação Vivencias Cotidianas” IFRJ- Campus Pinheiral-RJ. Data: 12/06/2013

Referências

Documentos relacionados

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

índios, durante o prazo de validade do Concurso Público, conforme a legislação vigente e conforme consta no Regulamento. 4.8 Os candidatos que desejarem concorrer

complexas. 01- A partir da leitura do texto, assinale a alternativa que apresenta sua ideia central: a) Mostrar alguns resultados do desempenho das formigas. c) Apresentar os

INDICADORES AMBIENTAIS ESSENCIAIS: UMA ANÁLISE DA SUA UTILIZAÇÃO NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE ENERGIA ELÉTRICA SUL AMERICANO, ELABORADOS

Destacaram-se, pelo volume arrecadado, a Contribui- ção Para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com incremento de 12,8%, refletindo a melhoria das importações e

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política