• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇOIABA DA SERRA - SP PROCESSO SELETIVO – EDITAL 002/2021 - SME

Nome :

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

Este caderno de questões está constituído de 20 questões:

Língua Portuguesa: 05 Legislação de Ensino: 05

Conhecimentos Pedagógicos: 05 Conhecimentos Específicos: 05

LEIA ATENTAMENTE

1 Verifique se está sentado no local correto, condizente com a sua etiqueta (Nome do candidato e Prova).

2 Confira devidamente o caderno de questões; se houver falha, solicite a troca do caderno de questões completo ao fiscal.

3 Confira seus dados no cartão de respostas: NOME, Nº de INSCRIÇÃO e PROVA. ASSINE no espaço indicado na frente do cartão.

4 O cartão de respostas deverá ser preenchido de caneta esferográfica transparente, azul ou preta, sem rasuras e apenas uma ÚNICA alternativa poderá ser marcada em cada questão, preenchendo totalmente o espaço, e não apenas “x”.

5 Não amasse nem dobre o cartão de respostas; evite usar borracha. É vedada a substituição do cartão de respostas decorrente de erro cometido por candidato.

6 Durante a prova, não é permitida a comunicação entre candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta.

7 O tempo de duração da prova será de até 02 (duas) horas. O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do recinto de realização da prova após 1h (uma) hora, contada do seu efetivo início.

8 O candidato poderá levar o caderno de questões após 1h (uma) hora, contada do seu efetivo início.

9 Ao final dos trabalhos, devolva ao Fiscal de Sala o cartão de respostas devidamente preenchido e assinado.

10 Os três últimos candidatos de cada sala de prova deverão permanecer na sala, a fim de acompanhar os fiscais para o lacre dos envelopes, quando, então, poderão retirar-se do local, simultaneamente, depois de concluído.

11 O candidato, ao terminar a prova, deverá retirar-se imediatamente do local de aplicação de prova, não podendo permanecer nas dependências deste, bem como não poderá utilizar os sanitários.

12 O candidato será eliminado sumariamente caso o celular emita qualquer som.

13 O gabarito preliminar será divulgado no prazo previsto no Edital de Abertura.

14 Caso necessite ingressar com recurso contra o gabarito preliminar, deverá acessar a área do candidato e realizar o protocolo no prazo determinado no Edital de Abertura.

(2)

RASCUNHO RASCUNHO

(3)

LÍNGUA PORTUGUESA

1)Assinale a alternativa CORRETA com relação ao sentido dos prefixos que formam as palavras a seguir:

a)No verbo “exportar”, o prefixo “ex-” indica movimento para fora.

b)No adjetivo “intravenoso”, o prefixo “intra-” indica posição exterior.

c)No substantivo “entrelinha”, o prefixo “entre-” indica posição acima.

d)No verbo “extrapolar”, o prefixo “extra-” indica movimento para dentro.

2)Assinale a única alternativa que SUBSTITUI adequadamente a palavra em destaque no trecho da música a seguir: “Um homem com uma dor / É muito mais elegante / Caminha assim de lado / Como se chegando atrasado / Andasse mais adiante [...]”.

(“Dor elegante”, por Itamar Assumpção) a)Desalinhado.

b)Brega.

c)Requintado.

d)Desairoso.

3)Assinale a alternativa que CORRESPONDE à função exercida pelo termo em destaque na oração a seguir: “Minha mãe teve notícia dele”.

a)Complemento nominal.

b)Objeto indireto.

c)Agente da passiva.

d)Objeto direto.

4)Conforme o Dicionário Houaiss da língua portuguesa (HOUAISS; VILLAR, 2009, p. 1928), a palavra “vela” possui diferentes definições, dentre as quais, pode-se citar: 1) “peça de tecido de linho, algodão ou náilon usada para propulsão eólica de embarcação”; 2) “peça geralmente cilíndrica, de cera ou outra substância gordurosa, com um pavio central em toda a extensão, e cuja chama serve para iluminar”; 3) “peça cilíndrica oca, de matéria porosa, que serve para purificar a água, filtrando partículas de impurezas e certas bactérias”. Assim como a palavra “vela”, há outras palavras que possuem mais de um significado para uma única forma. Com base nessas informações, assinale a alternativa que CORRESPONDE ao nome desse fenômeno da língua portuguesa:

a)Paronomásia.

b)Antonímia.

c)Hiperonímia.

d)Polissemia.

5)Considerando o contexto do excerto a seguir, assinale a única alternativa que pode SUBSTITUIR o conectivo em destaque adequadamente:

“Eu era o tipo do fraco. Feio, minha coragem não tinha a menor espontaneidade, tendência altiva para os vícios, preguiça. Inteligência incessante mas principalmente difícil. Além do mais, naquele tempo eu não tinha nenhum êxito para estímulo.”

(“Frederico Paciência”, Mário de Andrade, em

“Contos Novos”) a)Porque.

b)Mas.

c)Ademais.

d)Por conseguinte.

LEGISLAÇÃO DE ENSINO

6)Conforme a Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro DE 2017 , Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, Artigo 8º Os currículos, coerentes com a proposta pedagógica da instituição ou rede de ensino, devem adequar as proposições da BNCC à sua realidade, considerando, para tanto, o contexto e as características dos estudantes, devendo: Assinale a alternativa que corresponde ao artigo citado acima:

a)Construir e aplicar procedimentos de avaliação formativa de processo ou de resultado, que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da instituição escolar, dos professores e dos alunos.

b)Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

c)Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania.

d)Fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais.

7)A Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro DE 2017 , Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, estabelece que as propostas pedagógicas das instituições ou redes de ensino, para desenvolvimento dos currículos de seus cursos, devem ser elaboradas e executadas com efetiva participação de seus docentes, os quais devem definir seus planos de trabalho coerentemente com as respectivas propostas pedagógicas, nos termos dos artigos 12 e 13 da LDB.

As propostas pedagógicas e os currículos, visando o pleno desenvolvimento, na perspectiva de efetivação de uma educação integral devem considerar:

a)os dois blocos distintos justapostos do sistema de ensino complementados em cada instituição escolar.

b)o processo de inclusão dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades nas classes diferenciadas de ensino.

c)as múltiplas dimensões dos estudantes, visando ao seu pleno desenvolvimento, na perspectiva de efetivação de uma educação integral.

d)a falta de fragmentação das políticas educacionais, relativas a todas as etapas e modalidades da Educação Básica.

8)Com base na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Considerando o Direito à Educação e do Dever de Educar, o acesso à educação básica

(4)

obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. Na esfera da competência federativa, analise as afirmações sobre os deveres do poder público com verdadeiro(V) ou falso(F).

I- O poder público deverá recensear semestralmente as crianças e adolescentes em idade escolar.

II- O poder público deverá recensear anualmente os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.

III- O poder público não deverá fazer-lhes chamada pública.

IV- O poder público deverá zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência à escola.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:

a)V-F-F-V.

b)F-V-F-V.

c)V-V-V-F.

d)F-V-V-V.

9)Referente a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de ensino.

Assinale a alternativa que NÃO compreende aos sistemas municipais de ensino:

a)as instituições de educação superior mantidas pelo Poder Público municipal.

b)as instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo Poder Público municipal.

c)as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.

d)os órgãos municipais de educação.

10)A Lei nº 2001 de 23 de junho de 2015 “Institui o Plano Municipal de Educação do Município de Araçoiaba da Serra para o decênio 2015/2024, destaca que as escolas contam com órgãos que compõem a gestão democrática. Analise as afirmações a seguir.

I-Possui natureza consultiva, deliberativa e fiscal, com o objetivo de estabelecer critérios relativos à sua ação, organização, funcionamento e relacionamento com a comunidade.

II-É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos.

De acordo com o Plano Municipal de Educação os órgãos citados são respectivamente:

a)Conselho de Escola e Conselho de Classe.

b)Associação de Pais e Mestres e o Conselho de Escola.

c)Conselho de Escola e Grêmio Estudantil.

d)Associação de Pais e Mestres e o Conselho de Classe.

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

11)A teoria da aprendizagem social, desenvolvida pelo professor da Universidade Stanford, Albert Bandura, baseia-se em estímulos e comportamento.

Essa teoria destaca o aprendizado por meio da observação. Bandura aponta que o estado mental

interno daquele que está aprendendo desempenha um papel fundamental no processo de absorção de conhecimento. Assim, a aprendizagem social acontece a partir da:

a)interação entre o professor e o aprendiz não levando em consideração o ambiente ao seu redor, ou seja, essa teoria destaca a interrelação entre o docente e o discente, educa-se pelo exemplo e ações, isso tudo somado ao estado mental de uma pessoa.

b)interação entre a mente do aprendiz e o ambiente ao seu redor, ou seja, essa teoria destaca aquilo que deve ser levado em consideração por todos, educa-se pelo exemplo e ações, isso tudo somado ao estado mental de uma pessoa.

c)interação entre os conhecimentos de mundo do aprendiz e o ambiente ao seu redor, ou seja, essa teoria destaca aquilo que deve ser levado em consideração pelo professor, educa-se pelo exemplo e ações, isso tudo somado ao estado mental de uma pessoa.

d)interação entre a mente do aprendiz e o ambiente ao seu redor, ou seja, essa teoria destaca aquilo que deve ser levado em consideração por todos, educa-se a partir das ações planejadas pelo professor, isso tudo somado ao plano pedagógico da escola.

12)Ao ensinar, Bruner enfatiza o processo da descoberta, através da exploração de alternativas, e o currículo em espiral, capaz de oportunizar ao aprendiz rever os tópicos de diferentes níveis de profundidade. Segundo Bruner, “o ambiente ou conteúdos de ensino têm que ser percebidos pelo aprendiz em termos de problemas, relações e lacunas que ele deve preencher, a fim de que a aprendizagem seja considerada significante e relevante”. A idéia de desenvolvimento intelectual ocupa um lugar fundamental na teoria de Bruner. O desenvolvimento intelectual caracteriza-se:

I-Por independência crescente da resposta em relação à natureza imediata do estímulo.

II-O desenvolvimento intelectual baseia-se em absorver eventos, em um sistema de armazenamento que corresponde ao livro didático.

III-O desenvolvimento intelectual é caracterizado por crescente capacidade para lidar com alternativas simultaneamente, atender a várias sequências ao mesmo tempo, e distribuir tempo e atenção, de maneira apropriada, a todas essas demandas múltiplas.

IV-O desenvolvimento intelectual baseia-se em absorver eventos, em um sistema de armazenamento que corresponde ao meio ambiente.

Dentre as alternativas, assinale a alternativa que está em conformidade com a teoria de Bruner.

a)I,II e III.

b)II,III e IV.

c)I,II e IV.

d)I,III e IV.

13)A Teoria da Aprendizagem Significativa que foi sugerida por David Ausubel (1918-2008) em 1963, na obra The Psychology of Meaningful Verbal Learning.

A partir da análise da estrutura cognitiva, Ausubel instituiu algumas condições para a ocorrência da aprendizagem significativa sendo uma delas o material de aprendizagem deve ser potencialmente significativo. Sobre o material potencialmente significativo assinale a alternativa CORRETA:

(5)

a)É aquele capaz de dialogar, de maneira apropriada e relevante, com o conhecimento prévio do estudante.

b)É aquele que o aprendiz deve ter predisposição para aprender.

c)É aquele cujo significados dos conhecimentos prévios sejam ancorados em conhecimentos e concepções derivadas.

d)É aquele conhecimento a partir da interação com seus conhecimentos prévios.

14)Vygotsky impunha um papel preponderante às relações sociais, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de:

a)afetividade e funcionalidade.

b)socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

c)desenvolvimento genético.

d)pedagogia crítico social dos conteúdos.

15)Assinale alternativa CORRETA sobre o excerto a seguir: As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado:

a)A consciência de que os currículos são conteúdos prontos a serem passados aos alunos.

b)A consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos.

c)A consciência de que os currículos são conteúdos estruturados pelos professores a serem passados aos alunos.

d)A consciência de que os currículos não são conteúdos planejados pela coordenação pedagógica a serem passados aos alunos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16)A interdisciplinaridade escolar apresenta finalidades, objetos ,modalidades e consequências.

Assinale a alternativa que corresponde a finalidades :

a)Estabelecimento de ligações entre teoria e prática, estabelecimento de ligações entre os distintos trabalhos de um segmento real de estudo.

b)Conduz ao estabelecimento de ligações de complementaridade entre as matérias escolares.

c)Implica a noção de ensino, de formação: Tem como sistema de referência o sujeito aprendiz e sua relação com o conhecimento.

d)São as disciplinas escolares.

17)Assinale a alternativa que corresponde as teorias de aprendizagem humanistas.:

a)No processo de aprendizagem o professor deve motivar os alunos a descobrir as relações entre os conceitos e construam os seus próprios juízos .

b)Esta teoria procura promover uma mudança no ensino na aprendizagem, considerando as necessidades formativas de cada aluno inserido no seu contexto.

c) A pessoa como um ser que responde a estímulos do meio exterior O aluno é relegado para segundo plano Todas as pessoas aprendem um mesmo comportamento da mesma forma Não há uma visão de conjunto do processo de aprendizagem.

d)A aprendizagem não é linear ,O processo de aprendizagem é cíclico e implica a passagem para uma outra fase, independentemente da idade. As ações são motivadas pelas satisfação de necessidades.

18)O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade a cada problemática do contexto social. A respeito das etapas que constituem o planejamento analise as afirmativas abaixo:

I)Objetivos – metas traçadas, o que se pretende alcançar; a sua formulação está diretamente relacionada à seleção de conteúdo.

II)Conteúdo – área de conhecimento, saber sistematizado, hábitos, atitudes, valores e convicções.

III) Recursos – o que faremos para alcançar os objetivos propostos, conjunto de métodos aplicados à situação didático-pedagógica.

IV) Metodologia – consiste na utilização de materiais físicos e humanos no processo de ensino- aprendizagem.

V)Avaliação – Momento de reflexão de todo o processo, é uma etapa presente cotidianamente em sala de aula.

Estão CORRETAS apenas as alternativas.

a)I, IV e V.

b)I, II e V.

c)II, III e V.

d)II, IV e V.

19)Analise os contextos abaixo relacionados ao jogo simbólico e ao aprendizado.

[1] O jogo simbólico é como uma atividade típica da infância e essencial ao desenvolvimento infantil, ocorrendo a partir da aquisição da representação simbólica, impulsionada pela imitação. Desta maneira, o jogo pode ser considerado uma atividade muito importante, pois através dele a criança cria uma zona de desenvolvimento proximal, com funções que ainda não amadureceram, mas que se encontram em processo de maturação, ou seja, o que a criança irá alcançar em um futuro próximo.

[2] Aprendizado e desenvolvimento estão inter- relacionados desde o primeiro dia de vida, é fácil concluir que o aprendizado da criança começa muito antes de ela frequentar a escola. Todas as situações de aprendizado que são interpretadas pelas crianças na escola já têm uma história prévia, isto é, a criança já se deparou com algo relacionado do qual pode tirar experiências.

Assinale a alternativa CORRETA.

a)Apenas o primeiro contexto está correto.

b)Apenas o segundo contexto está correto.

c)Os dois contextos estão corretos.

d)Os dois contextos estão falsos.

20)A leitura produtiva é rápida, com boa compreensão, dispensa releituras, alguns fatores que influenciam a produtividade da leitura, sendo assim a divagação, preconceitos, egocentrismo, atitude crítica são características do seguinte fator:

a)Fisiológico.

b)Psicológico.

c)Metodológico.

d)Intelectual.

Referências

Documentos relacionados

evento, contudo, as meninas tendem a aumentar a quantidade de gordura corporal de forma mais acentuada que os meninos. Estes, por outro lado, aumentam de

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

escrupulos. que até aqui podiaõ embarasar a alguns, para crer que os Cometas saõ Astros creados no principio do mundo ; pois já se podem calcu l ar os seos movi·

Este ap´ os fazer a consulta ` a base de dados e carregar toda a informa¸ c˜ ao necess´ aria para o preenchimento da tabela envia-a para o Portal de Gest˜ ao onde a interface

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator