• Nenhum resultado encontrado

AT 17 REAÇÕES À PALAVRA DE DEUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "AT 17 REAÇÕES À PALAVRA DE DEUS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AT 17 REAÇÕES À PALAVRA DE DEUS

At 17

1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica1, onde havia uma sinagoga judaica.

2 Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras,

3 explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: “Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo”.

4 Alguns dos judeus foram persuadidos e se uniram a Paulo e Silas, bem como muitos gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição.

5 Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na

cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.

6 Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: “Esses homens, que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui,

7 e Jasom os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus”.

8 Ouvindo isso, a multidão e os oficiais da cidade ficaram agitados.

9 Então receberam de Jasom e dos outros a fiança estipulada e os soltaram.

INTRODUÇÃO

1. Lucas , ao escrever os eventos do capítulo dezessete do livro de atos ele coloca em destaque as várias diferentes reações das pessoas à pregação da palavra de Deus.

2. Nosso propósito é tentar entender estas reações e mostrar como elas continuam acontecendo no coração daqueles que ouvem a mensagem e se relacionam com aqueles que a proclamam.

III FICAR COM INVEJA PORQUE PESSOAS SE COMPROMETERAM COM A PALAVRA

5 Mas os judeus ficaram com inveja.

1. Mas , como que fazendo um contraste, Lucas nos fala de algumas reações negativas que surgiram entre aqueles que ouviram a palavra de Deus proclamada na Sinagoga

2. Ainda que Deus estivesse trabalhando no coração de todas as pessoas ali, algumas delas regiram com inveja , diz o nosso texto.

1Seguindo a famosa Via Egnácia, Paulo e Silas viajaram mais de 150 quilômetros de Filipos a Tessalônica (o nome de Timóteo só volta a aparecer em At 17:14, de modo que talvez tenha ficado em Filipos). Tanto quanto se pode observar, os missionários não pararam a fim de ministrar em Anfípolis nem em Apolônia. Talvez não houvesse sinagogas nessas cidades, e Paulo certamente esperava que os recém-convertidos de Filipos levassem a mensagem a seus vizinhos. Paulo costumava ministrar nas cidades maiores e transformá-Ias em centros de evangelismo a toda a região (ver At 19:10, 26; e 1Ts 1:8). Wiersbe, W; Comentário Bíblico Expositivo – Novo Testamento 1, pg 609-610

(2)

3. Mas inveja do que?

4. O Senhor estava falando na mesma intensidade, da mesma maneira com todos, então por que alguns estavam com i nveja?

5. É interessante perceber como o que é o mais importante, tantas vezes é ofuscado pelo menos importante nas nossas vidas.

6. O mais importante não era a Sinagoga, mas Deus que motivou a criação da sinagoga.

7. Mas a inveja acontecia, porque os lideres da sinagoga achavam que estavam sendo roubados dos seus adeptos . Como se as pessoas que ali estivessem, fossem deles, e eles não fossem companheiros dos mesmos na busca daquele que é maior do que tudo e todos . 8. A inveja, em termos de fé sempre virá quando o que é de menor

importância, como o lugar, a liderança, o nome, a bandeira dos homens, a agremiação, tomar o lugar daquele que é o único valor, a verdadeira razão da nossa busca.

9. Por isso nós não queremos adeptos para a nossa causa, queremos irmãos comprometidos , da cabeça aos pés, com Jesus.

10. Nós não queremos construir um reino humano, mas queremos ser súditos do verdadeiro Rei.

11. Não nos organizamos para ter força política, mas para que a glória de Jesus encha esta terra.

12. Por isso, se a inveja, o ciúme , cresce em seu coração, por causa dos que se decidem a servir a Jesus mais intensamente , olhe para o seu coração, com certeza ele não passará na prova do olhar do nosso Senhor

13. Cuidado com a inveja diante dos ministérios que crescem a. Classes da EBD

b. Células

c. Grupos musicais d. Congregações

14. Se a inveja , ou o ciúme estiver no seu coração é porque você não está focando a sua vida no Reino, mas está tentando construir o seu reininho entre os homens, e o pior , disfarçado em santidade , ou mesmo na defesa de valores eternos.

15. O que Jesus deseja é que você esteja disposto a entregar , a honrar , os que estão fazendo a obra de Deus .

16. Quando vejo outra igreja crescer, eu me alegro pelo Reino de Deus.

17. Quando vejo alguém fazendo algo que eu não sei , quero aprender com este irmão para melhor servir ao meu Senhor.

18. Se a inveja estiver no meu coração , então sei, que Deus não está no controle , mas surgirá em mim, uma sabedoria carnal perigosa, pois é diabólica.

(3)

19. Hoje o Senhor quer que você aprenda a alegrar-se com o sucesso do outro, a buscar ser parceiro no crescimento das pessoas

20. Mas o mais importante ! Nunca deixar o que prioritário: Jesus e o seu reino. Em segundo plano.

21. Lembre-se : Os meios são somente meios, mas o fim é a gloria de Jesus, o compromisso incondicional das pessoas com o único Senhor das nossas vidas, autor e consumador da nossa fé .

22. Qualquer coisa fora disto é pecado odioso aos olhos do nosso Senhor.

IV PERSEGUIR PERVERSAMENTE OS COMPROMETIDOS COM A PALAVA

5 Mas os judeus ficaram com inveja. Reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados e, com a multidão, iniciaram um tumulto na

cidade. Invadiram a casa de Jasom, em busca de Paulo e Silas, a fim de trazê-los para o meio da multidão.

6 Contudo, não os achando, arrastaram Jasom e alguns outros irmãos para diante dos oficiais da cidade, gritando: “Esses homens, que têm causado alvoroço por todo o mundo, agora chegaram aqui,

7 e Jasom os recebeu em sua casa. Todos eles estão agindo contra os decretos de César, dizendo que existe um outro rei, chamado Jesus”.

1. É interessante perceber que a inveja abriu a porta do coração para a perseguição perversa, cheia de maldade.

2. Os lideres da Sinagoga ( lugar de oração e busca a Deus) , vão até o mercado2 e procuram dentre os desocupados que sempre estão dispostos a se venderem a uma casa perversa, agremiam adeptos para invadirem a casa de Jason.

3. O alvo era fazer algum tipo de mal aos pregadores que chegaram a cidade.

4. A cena é tremenda: A turba vem e invade a casa de Jason.

5. Alguns comentaristas acreditam que eles tenham arrombado a porta e procurado, os missionários, cômodo a cômodo, e como não acharam, arrastam o dono da casa, bem como alguns dos novos convertidos pelas ruas e o levam as autoridades .

6. Pedem a prisão deles por estarem causando alvoroço.

7. É incrível!

8. Quem estava causando alvoroço eram eles. Todos estavam dentro da sua casa. Eram eles que estavam na Sinagoga , fomentando o mal, no mercado, cooptando pessoas para a confusão e a briga, e pelas ruas gritando palavras de ordem.

2 A palavra grega usada sugere isto conforme : Loafers from the streets is literally “men of the market place.”

Commentators agree that this expression is used in a bad sense, referring either to persons who were “lazy” or to

“trouble makers.” The TEV has taken this term in combination w ith the w ord worthless (literally “evil”), and renders the w hole phrase worthless loafers from the streets. Formed a mob (see Goodspeed, Moffatt, Barclay) appears much more in keeping w ith the context that the more generic statement “gathered a crowd” (Phps). In some languages a mob is rendered as “noisy crowd” or “angry crowd. New man, B. M., & Nida, E. A. (993], c1972). A handbook on the Acts of the Apostles. Originally published: A translator's handbook on the Acts of the Apostles, 1972. UBS handbook series; Helps for translators (330). New York: United Bible Societies.

(4)

9. Quando a inveja chega ao nosso coração ela sempre nos faz acreditar que os fins justificam qualquer tipo de meio, por mais escuso e

hediondo que seja.

10. E o pior é que acreditamos nas mentiras que nós mesmos inventamos . Alguns acreditam tão intensamente que estão dispostos a matar ou morrer por causas que não passam pelo juízo nem da história, nem do Deus a quem dizem que estão servindo.

11. Ilustração  Noite de São Bartolomeu3

12. Como Deus pode tomar parte do que é perverso?

13. Como ele pode aprovar o que afronta a sua natureza .

14. Cuidado ! Existem muitos falsos profetas , que vivem um tipo de fé parecida com o dos lideres da sinagoga de Tessalônica .

15. Mas Jesus disse que podemos reconhecê-los . Veja o que ele ensinou:

Mt 7

15 “Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.

16 Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?

17 Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins.

18 A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons.

19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.

20 Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!

3 Um dos maiores massacres da História, a Noite de São Bartolomeu vitimou 100 mil protestantes., também conhecidos como Huguenotes, expressão depreciativa atribuída pelos católicos franceses.aos seguidores de João Calvino – este segmento, na sua maior parte, era formado por artesãos, comerciantes e nobres –, eles viviam no oeste e sudoeste francês sob constante ameaça, empenhados em disputas religiosas que se alastraram por várias cidades e culm inou na m adrugada de 24 de agosto de 1572, quando m ilhares de calvinistas foram massacrados, num dos episódios mais sangrentos que a História registra.

Pegos de surpresa com ataques planejados pela fam ília real e mediante o beneplácito da Igreja Católica, os huguenotes nada puderam fazer além de sucumbir sob as lanças e espadas do exército francês. Do alto das torres sinos repicavam , nas ruas formavam-se procissões alegradas por cânticos de louvor em agradecimento a Deus pelos extermínio dos “hereges” e pela liquidação dos “malditos”. Em Roma, os sinos também soaram, denotando o contentamento do papa pela vitória dos católicos e da Coroa francesa sobre a corrente protestante, vista como uma peste que colocava em risco a liderança exercida pelo conclave. Até um a moeda comemorativa foi cunhada, além do pontífice encarregar o artista Giorgio Vasari da pintura de um mural celebrando o ocorrido.

Por ter ocorrido em 24 de agosto, dia dedicado ao santo católico Bartolomeu, o episódio ficou conhecido como Noite de São Bartolomeu.

Com a bênção e a absolvição do crime por parte do papa Gregório XIII aos católicos, os ataques continuaram , atingindo as principais cidades do país. As águas dos rios ficaram infestadas por cadáveres insepultos, e o mau cheiro se espalhou pela capital francesa por vários meses. Pela estimativa, quase 100 mil huguenotes foram mortos durante os conflitos. Historicamente, a Noite de São Bartolomeu ficou conhecida como a mais terrível entre as ações diabólicas de todos os tempos.

Os sobreviventes ao massacre foram obrigados a largar os pertences e fugir, espalhando-se pela Europa. Em nome da França, então chamada de a “filha predileta da Igreja”, a rainha jurou que, a partir daquele dia, nenhum protestante nasceria naquele solo. A “peste”, segundo a ótica católica, havia sido exterminada – contudo, o episódio foi muito mais além. A partir dali, a teologia reformada espalhou-se pelo mundo. O episódio acabou tendo reflexos diretos sobre o Brasil. Fugindo da França que ardia em perseguições, o primeiro grupo de protestantes a desembarcar em terras brasileiras foi trazido pelo aventureiro Nicolas Durant de Villegagnon em 1557, com o objetivo de fundar uma colônia para os perseguidos. Dois anos mais tarde, aportou por aqui um grupo de apóstolos com missão evangelística, formado na maioria por protestantes. Era a França Antártica, empreitada que acabou não dando certo mas entrou para a História como a primeira tentativa efetiva de evangelização no Brasil, um passo decisivo para que o país chegasse ao século 21 como a segunda maior nação evangélica domundo.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 118

(5)

21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’

23 Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem -se de mim vocês, que praticam o mal!

16. Jesus nos ensi na que alguém o esteja servindo terá uma vida, valores, atitudes e motivações coerentes com o seu Senhorio sobre suas vidas.

17. Mas se as palavras, os métodos, os valores não forem coerentes, mesmo que estes apresentem sinais e maravilhas , Jesus afirma que nunca os conheceu e que ele os está preparando para o fogo do inferno.

18. Não existe meio-termo no Reino de Deus .

19. O Jesus transforma a nossa vida , ou não temos parte com ele.

20. O grande problema é que confundimos religiosidade com

espiritualidade, mas as duas são inconfundíveis, pois uma fala da forma , dos paramentos , dos símbolos enquanto a outra fala da

essência, dos valores e da vida interior que se projeta na vida exterior.

21. A minha pergunta para você é : Que frutos tem sido produzidos por você ?

22. Não adianta somente dizer Senhor, Senhor, mas é preciso que Jesus seja o seu Senhor

23. Jesus não quer religiosos ele quer pessoas co mprometidas e transformadas.

24. O Pior é que tanto a sinagoga de Tessalônica quanto as igrejas de hoje estão cheias de religiosos que tem a aparência da fé , mas não se envergonham de :

a. Serem mentirosos  Pai da mentira é o diabo

b. Gananciosos  Seus negócios são movidos pela ganância e sua ética pode ser comprada

c. Perversos  Estão dispostos a sacrificar qualquer valor ético ou moral para Alcançar os seus objetivos .

d. Destruidores da vida e do caráter alheio  desde que eles possam continuar vivendo a sua vidinha medíocre  O Pior é que alguns fazem isto com seus cônjuges e filhos

e. Construtores de reinos pessoais

f. Que sabem encontrar e comprar a lealdade dos homens do mercado, os mercenários de suas causas.

25. E as vezes a motivação é somente o seu próprio orgulho.

(6)

26. Estes são capazes de ouvir a voz de Deus e aplicá-la rapidamente aos outros e nunca discernir o seu próprio coração.

27. Estes perseguem as ovelhinhas de Jesus.

28. Mas o que eles se esquecem é que elas tem um pastor , e que estarão lutando com o pastor e juiz de suas almas .

29. Hoje Jesus o convida a olhar o seu coração.

30. A Deixar de ser um religioso, para se tornar alguém que Jesus vai quebrar e trasnformar.

31. Você quer?

V FICAR CONFUSO

8 Ouvindo isso, a multidão e os oficiais da cidade ficaram agitados.

9 Então receberam de Jasom e dos outros a fiança estipulada e os soltaram.

1. A Ação destes religiosos fez com que toda a população da cidade ficasse confusa

2. A palavra que nesta versão é traduzida por agitados, pode ser melhor compreendida como confusos.

3. O que está acontecendo, será que Jason é de Deus , será que esta mensagem que está sendo pregada vem do Senhor

4. Era justamente isto que Jesus disse quando falou que os escribas e fariseu de seu tempo não entravam e nem deixavam entrar as pessoas no reino de Deus .

5. A sinagoga, nas palavras de João o apostolo, se transformara do que deveria ser : Sinagoga de Deus , em sinagoga de satanás .

6. Uma grande barreira a fé.

7. Há muita gente confusa em nossos dias.

8. Há muita gente escandalizada

9. Alguns desistiram de buscar ao Senhor em qualquer igreja , pois as sinagogas de satanás tem se encarregado de gerar este descrédito e esta confusão .

10. Mas lembre-se , você não precisa permanecer confuso. Olhe para Jesus, busque-o de todo o coração. E olhe para a vida dos que anunciam a sua palavra .

11. Ainda que o diabo queira lançar uma cortina de fumaça, o bom perfume de Cristo pode ser sentido naqueles que em Espírito e em Verdade o adoram.

12. E mais , o que Jesus quer é que você clame a ele para que Ele mesmo seja o seu pastor

13. E ele lhe ouvirá , virá e começará uma obra em seu coração de transformação.

14. Porém , nunca se conforme em ser somente um religioso.

(7)

15. Da sua confusão peça que ele o faça um verdadeiro cristão, homem transformado por Deus e que vive para a sua glória .

16. Olhe hoje para Jesus.

Figure 1 - Segunda Viagem Missionária de Paulo

Referências

Documentos relacionados

dos acessos e arranjo paisag... União

(d) São técnicas por meio das quais uma propriedade químicas de uma substância e/ou de seus produtos de reação é medida em função da temperatura,

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

Outros fatores que contribuíram para o avanço tecnológico das máquinas elétricas foram: o desenvolvimento de materiais, como os ímãs de ferrita e os de

tos, & pretendeo de odefuiar, femfe defeubrir, com elle, & eftando o Viforrey ja caualgado pera ir executar feu perueríò confelho, lhe foi dizer com to da a preíTa

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

- Método gráfico: correção de exercícios Casos especiais em Programação Linear - Resolução de problemas de Programação Linear através do algoritmo SIMPLEX