• Nenhum resultado encontrado

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Gestão e Governo. Prezada Senhora,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Gestão e Governo. Prezada Senhora,"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil.

MENSAGEM Nº 061/2016

Prezada Senhora,

Pelo presente, encaminha-se Projeto de Lei que ”Dispõe sobre a revisão geral anual nos vencimento e salários dos Servidores Públicos da Administração Direta do Município de São Leopoldo, da Fundação Hospital Centenário, da Fundação Centro de Eventos, do Serviço Municipal de Água e Esgotos e do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo, e aplica atualização monetária ao Vale Alimentação/Refeição e dá outras providências.”, para apreciação dessa Casa.

O presente Projeto de Lei, que versa sobre a revisão geral anual dos servidores públicos municipais, com guarida no art. 67, caput e parágrafo único, do Estatuto dos Servidores Municipais de São Leopoldo, Lei nº 6.055/2.006 e inciso X do art. 37 da Constituição Federal, que tem por objetivo a reposição inflacionária de remuneração.

Importante elucidar que as restrições à atualização salarial em ano eleitoral obedecem a Lei nº 9.504/97, que restringe em seu art. 73, inciso VIII a revisão salarial superior à inflação do ano da eleição, nos 180 dias antes do pleito eleitoral, ou seja, a partir de 02 de abril de 2.016.

Vejamos:

“Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais:

(...)

VIII - fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição, a partir do início do prazo estabelecido no art. 7º desta Lei e até a posse dos eleitos”. (grifo nosso)

Outrossim, a revisão geral de remuneração deve ser compreendida como sendo aumento concedido em razão do poder aquisitivo da moeda, limitando, especialmente em ano eleitoral, apenas ao índice oficial de atualização, que no caso é o INPC, que para o período importou em 9,91%.

Assim, pelo que se percebe na proposta a Administração está concedendo a integralidade do índice do INPC. Contudo é do conhecimento geral o gravíssimo quadro pelo qual passa a economia brasileira atualmente. As perspectivas são bastante pessimistas e tudo leva a crer que,

(2)

São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil. pelo menos até o final de 2.017, o quadro será recessivo e poderá piorar, em relação aos dados de que dispomos neste momento.

A diminuição das atividades econômicas é do conhecimento geral. O Município depende, basicamente, de repasses e dos tributos que arrecada, grande parte deles lastreados justamente no vigor e no fluxo das atividades econômicas. Por isso, os municípios são as primeiras vítimas de tal conjuntura desfavorável, pois eles, embora não sejam responsáveis por nenhuma de suas causas, verificam suas arrecadações estacionarem e diminuírem, enquanto os custos de manutenção da máquina pública e dos serviços essenciais, a cada mês, ascendem a patamares não planejados.

Por isso, a recomposição salarial no percentual de 9.91% em parcela única se torna inviável, tendo em vista a situação financeira do Município para cumprir com todas as suas obrigações administrativas.

A forma parcelada da proposta de revisão geral vem ao encontro da também fracionada receita, onde temos um incremento diferenciado nos meses em que ofertamos os percentuais, sendo que no mês de dezembro o aporte financeiro é maior com a entrada das receitas do IPTU e ICMS.

Além da revisão geral dos salários, estamos concedendo a aplicação do mesmo índice de 9,91% sobre o valor do Vale Alimentação/Refeição incidente sobre o valor pago no mês de abril de 2.016.

Em suma, este projeto de lei tem como escopo a revisão geral dos vencimentos dos Servidores Públicos e reposição inflacionária do Vale Alimentação/Refeição, aplicando-se o índice do INPC no patamar de 9.91% (nove inteiros e noventa e um centésimos por cento).

Desta forma, solicitamos que essa egrégia Câmara Municipal aprecie e vote este projeto.

São Leopoldo, 12 de maio de 2016.

ANÍBAL MOACIR DA SILVA PREFEITO MUNICIPAL

Ilma Sra.

Vereadora Iara Cardoso

Presidente da Câmara Municipal de São Leopoldo Nesta Cidade

(3)

São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil.

PROJETO DE LEI

Dispõe sobre a revisão geral anual nos vencimento e salários dos Servidores Públicos da Administração Direta do Município de São Leopoldo, da Fundação Hospital Centenário, da Fundação Centro de Eventos, do Serviço Municipal de Água e Esgotos e do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo, e aplica atualização monetária ao Vale Alimentação/Refeição e dá outras providências.

Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a conceder a revisão geral anual, nos vencimentos e salários dos Servidores Públicos da Administração Direta do Município, da Fundação Hospital Centenário, da Fundação Centro de Eventos, do Serviço Municipal de Água e Esgotos e do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de São Leopoldo, de acordo com o inciso X do artigo 37, da Constituição Federal, aplicando-se o índice do INPC referente ao mês de março de 2.016, no percentual de 9,91% (nove inteiros e noventa e um centésimos por cento) em três parcelas, a serem pagas da seguinte forma:

I - Sobre a base de cálculo, referente à folha de pagamento do mês de abril de 2.016, incidirá o percentual de 3,91% (três inteiros e noventa e um centésimos por cento), para os vencimentos a partir do mês de maio de 2.016;

II - Sobre a base de cálculo, referente à folha de pagamento do mês de abril de 2.016, incidirá o percentual de 3% (três por cento), para os vencimentos a partir do mês de setembro de 2.016;

III - Sobre a base de cálculo, referente à folha de pagamento do mês de abril de 2.016, incidirá o percentual de 3% (três por cento), para os vencimentos a partir do mês de dezembro de 2.016.

Art. 2º Fica estabelecido que os percentuais de revisão geral dos vencimentos e salários acima referidos não retroagirão, em hipótese alguma, à data base estabelecida no parágrafo único do artigo 67 da Lei Municipal nº 6.055/2.006.

(4)

São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil. Art. 3º Fica o Poder Executivo autorizado a aplicar atualização monetária sobre o valor do Vale Alimentação/Refeição, de modo que incidirá o percentual de 9,91% (nove inteiros e noventa e um centésimos por cento) tendo como referência o mês de abril de 2.016.

Art. 4º As despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação

São Leopoldo, 12 de maio de 2016.

ANÍBAL MOACIR DA SILVA PREFEITO MUNICIPAL

(5)

São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil.

D A T A D A E L A B O R A Ç Ã O D A E S T IM A T IV A D E IM P A C T O : E X E R C ÍC IO E M Q U E A A Ç Ã O E N T R A R Á E M V IG O R : P R E F E IT U R A M U N IC IP A L D E S Ã O L E O P O L D O F O N T E 20 16 20 17 20 18 1 14 3. 39 6. 80 1, 37 F O N T E 20 16 20 17 20 18 1 14 3. 39 6. 80 1, 37 - B - M E C A N IS M O D E C O M P E N S A Ç Ã O Im pa ct o de 9 ,9 1% s ob re a fo lh a de p ag am en to d e ab ril /2 01 6.

R E V IS A O G E R A L A N U A L V E N C IM E N T O S E S A L A R IO S S E R V ID O R E S . G a st o s p re vi st o s n o e x e rc íc io q u e e n tr a r e m v ig o r e n o s d o is su b se q u e n te s F on te d e R ec ur so Li vr e 1

IM P A C T O O R Ç A M E N T Á R IO E F IN A N C E IR O 16 /0 5/ 16 20 16 A - M O T IV A Ç Ã O E C O M P E N S A Ç Ã O

Aumento permanente de Receitas Redução permanente de despesas A despesa não se enquadra no conceito de despesa obrigatória de caráter continuadona ou pessoal, sendo dispensados os mecanismos de compensação.

Aproveitamento da margem de expansão das D.O.C.C

(6)

São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil. DATA DA ELABORAÇÃO DA ESTIMATIVA DE IMPACTO: EXERCÍCIO EM QUE A AÇÃO ENTRARÁ EM VIGOR: SEMAE FONTE201620172018 1 788.285 1.954.570 1.954.570 FONTE201620172018 1 788.284,73 1.954.570,25 1.954.570,25

B - MECANISMO DE COMPENSAÇÃO Impacto de 9,91% sobre a folha de abril/16.

REVISÃO GERAL ANUAL VENCIMENTOS E SALARIOS SERVIDORESGastos previstos no exercício que entrar em vigor e nos dois subsequentes Fonte de Recurso Livre1 Fonte específica (descrição)

IMPACTO ORÇAMENTÁRIO E FINANCEIRO 16/05/16 2016 A - MOTIVAÇÃO E COMPENSAÇÃO Aumento permanente de Receitas Redução permanente de despesas A despesa não se enquadra no conceito de despesa obrigaria de cater continuadona ou pessoal, sendo dispensados os mecanismos de compensação.

Aproveitamento da margem de expansão das D.O.C.C

(7)

São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil.

D A T A D A E L A B O R A Ç Ã O D A E S T IM A T IV A D E IM P A C T O : E X E R C ÍC IO E M Q U E A A Ç Ã O E N T R A R Á E M V IG O R : F U N D A Ç Ã O H O S P IT A L C E N T E N A R IO F O N T E 20 16 20 17 20 18 1 54 .5 65 .0 37 ,3 9 F O N T E 20 16 20 17 20 18 1 54 .5 65 .0 37 ,3 9 - G a st o s p re vi st o s n o e x e rc íc io q u e e n tr a r e m v ig o r e n o s d o is su b se q u e n te s F on te d e R ec ur so Li vr e 1 B - M E C A N IS M O D E C O M P E N S A Ç Ã O Im pa ct o de 9 ,9 1% s ob re a fo lh a de p ag am en to d e ab ril /2 01 6.

IM P A C T O O R Ç A M E N T Á R IO E F IN A N C E IR O 16 /0 5/ 16 20 16 A - M O T IV A Ç Ã O E C O M P E N S A Ç Ã O R E V IS Ã O G E R A L A N U A L V E N C IM E N T O S E S A L A R IO S S E R V ID O R E S .

Aumento permanente de Receitas Redução permanente de despesas A despesa não se enquadra no conceito de despesa obrigatória de caráter continuadona ou pessoal, sendo dispensados os mecanismos de compensação.

Aproveitamento da margem de expansão das D.O.C.C

(8)

São Leopoldo, Berço da Colonização Alemã no Brasil.

D A T A D A E L A B O R A Ç Ã O D A E S T IM A T IV A D E I M P A C T O : E X E R C ÍC IO E M Q U E A A Ç Ã O E N T R A R Á E M V IG O R :

IAPS - INSTITUTO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES FONTE201620172018

40 0 (a ti vo s)

43.293,50 124.962,70 124.962,70

40 0 ( in a ti vo s)

752.990,62 2.339.792,13 2.339.792,13 FONTE201620172018 43.293,50 124.962,70 124.962,70 752.990,62 2.339.792,13 2.339.792,13

Gastos previstos no exercício que entrar em vigor e nos dois subsequentes Fonte específica0400 - IAPS B - MECANISMO DE COMPENSAÇÃO Impacto de 9,91% sobre a folha de pagamento de abril/2016.

IM P A C T O O R Ç A M E N T Á R IO E F IN A N C E IR O 1 6 /0 5 /1 6 2 0 1 6

A - MOTIVAÇÃO E COMPENSAÇÃO REVISÃO GERAL ANUAL VENCIMENTOS E SALARIOS SERVIDORES Aumento permanente de Receitas Redução permanente de despesas A despesa não se enquadra no conceito de despesa obrigaria de cater continuadona ou pessoal, sendo dispensados os mecanismos de compensação.

Aproveitamento da margem de expano das D.O.C.C

Referências

Documentos relacionados

1º - Fica o Poder Legislativo Municipal autorizado a conceder o reajuste salarial de 6% (seis por cento) aos servidores públicos do Quadro Efetivo do Poder Legislativo do Município

7.16 – Florestamento, reflorestamento, semeadura, adubação, reparação de solo, plantio, silagem, colheita, corte e descascamento de árvores, silvicultura,

Com o Poker, você necessariamente não precisa de dinheiro para começar, será bem mais trabalhoso e sofrido começar sem nenhum investimento, mas se quiser investir, não precisa

Pelo presente, encaminha-se Projeto de Lei que ”Dispõe sobre o funcionamento e as proibições impostas aos prestadores de serviços funerários no âmbito de São Leopoldo,

Art. 1º Fica o Poder Executivo Municipal de Itupeva, Estado de São Paulo autorizado a celebrar Termos de Convênio, com o Município de Indaiatuba, Estado de São Paulo, para

Neste artigo, busca-se conhecer os significados e percepções dos enfermeiros diante da morte dos pacientes. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com

Justifica-se o presente Projeto de Lei, cujo objetivo é a adequação orçamentária com suplementação e redução no próprio orçamento, do Fundo Municipal de

Se, no decurso do exercício orçamental de 2006, houver montantes adicionais que venham reforçar o orçamento inicial deste convite à apresentação de propostas, estes poderão