• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES PÓS DE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES PÓS DE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DO EFEITO DE DIFERENTES PÓS DE

BIcARBONATO SOBRE A SUPERFícIE RADIcULAR

assessment of effect of several sodium bicarbonate powders over root surface

Roberto A. Andrade Acevedo1, Laura E. Hidalgo de Andrade2, Manuel Espinoza3, Emilio Barbosa e Silva4, José Eduardo Cézar

Sampaio5

RESUMO

O controle da placa bacteriana é um fator chave na prevenção, controle e manutenção da doença periodontal. Dentro dos métodos desenhados para tal objetivo encontra-se a aplicação do jato de bicarbonato, indicado principalmente para a remoção da placa bacteriana supragengival e manchas exógenas localizadas sobre o dente. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o efeito do jateamento de 5 marcas comerciais de bicarbonato de sódio sobre o cemento dentário, através do microscópio eletrônico de varredura (MEV) e a caracterização física das partículas dos pós abrasivos pelo teste BET (área específica). Os resultados mostraram que todos os pós produziram uma superfície irregular e rugosa semelhantes entre si; o teste BET mostrou que o pó INODON (3,29 m2/g) apresentou a menor área específica, o POLIDENT (5,22 m2/g) a maior, os outros pós apresentaram valores intermediários entre os dois anteriores. Os achados do teste BET foram concordantes com as características encontradas na superfície no MEV.

Concluiu-se que todos os pós produziram superfícies irregulares e semelhantes e as diferenças entre os grupos não foram significativas.

UNITERMOS: bicarbonatos, análise química, injeções a jato, placa dentária. R Periodontia 2010; 20:61-67.

1 Doutor em Cirurgia Dental Universidade Evangélica de El Salvador, Mestre e Doutor em Periodontia Faculdade de Odontologia de Araraquara, UNESP

Professor Titular do Departamento de Medicina e Cirurgia, Área de Periodontia, Faculdade de Odontologia da Universidade Evangélica de El Salvador/UEES

2 Doutora em Cirurgia Dental Universidade Evangélica de El Salvador; Mestre e Doutora em Dentística Faculdade de Odontologia de Araraquara, UNESP 3 Doutor em Cirurgia Dental Universidade Evangélica de El Salvador, Mestre em Odontologia Preventiva (Universidade Complutense de Madrid), Professor Titular Departamento de Odontologia Preventiva da Faculdade de Odontologia da Universidade Evangélica de El Salvador 4 Mestre e Doutor em Periodontia FOAr/UNESP, Professor Coordenador dos Cursos de

Especialização em Periodontia e Implantodontia Associação Brasileira de Odontologia - DF 5 Professor Titular Departamento Diagnóstico e Cirurgia, disciplina de Periodontia, Faculdade de Odontologia de Araraquara, UNESP

Recebimento: 25/10/10 - Correção: 19/11/10 - Aceite: 30/11/10

INTRODUÇÃO

A placa bacteriana representa o principal fator etiológico para o desenvolvimento da doença periodontal. O cálculo, por sua vez, é um fator secundário que, junto com a superfície radicular exposta promove maior retenção de placa, interferindo negativamente no adequado controle da mesma (Checchi & Pelliccioni, 1988).

Desta forma, a remoção da placa bacteriana tanto supra como subgengival, cálculo e cemento, que pelas suas características de permeabilidade se apresenta altamente contaminado, são procedimentos fundamentais no tratamento da doença periodontal, promovendo uma superfície lisa, rígida e livre de substâncias tóxicas, biologicamente compatível com os tecidos moles, estimulando a reorganização tecidual e contração do tecido edemaciado com consequente redução da profundidade de bolsa.

(2)

(Willmann et al., 1980; Atkinson et al., 1984; Weaks et al., 1984).

Estes métodos produzem diversos efeitos sobre a raiz, desde ranhuras e asperezas até escavações e crateras de intensidade variável (Jotikasthira et al., 1992), dependendo do desenho, qualidade do instrumento e técnica de instrumentação (Woodruff et al., 1975; Zappa et al., 1991).

Em relação ao jato de ar-água e pó abrasivo, é um sistema que foi introduzido no mercado em 1977, e projetado para utilizar uma combinação de partículas de bicarbonato de sódio tratadas com fosfato de cálcio, água e ar, os quais formam um “spray” abrasivo removendo mecanicamente manchas extrínsecas e placa bacteriana (Willman et al., 1980; Atkinson et al. 1984; Weaks et al., 1984).

Alguns autores relatam que este sistema produz abrasão da superfície radicular, remoção das fibras conjuntivas (Boyde, 1984; Lima & Verri, 1984; Newman et al., 1985; Petersson et al., 1985; Horning et al., 1987), agressão aos tecidos gengivais, sensibilidade dentinária e sangramento (Mishkin et al., 1986; Orrico et al., 1989). No entanto, outros autores observaram a prevenção e/ou diminuição da sensibilidade dentinária em virtude da imediata obliteração dos túbulos dentinários pelos cristais de pó abrasivo, sem alterações clínicas nem histológicas significativas (Atkinson et al, 1984; Lima et al., 1984; Horning et al., 1987; Kontturi-Nãrhi et al., 1990; Sampaio et. al., 1994).

Contudo, o jato de bicarbonato é muito eficiente na remoção da placa bacteriana, manchas e resíduos de cálculo em fóssulas e fissuras oclusais, sem modificar significativamente a superfície do esmalte, mas sim a superfície do cemento e dentina (Dederich et al., 1989; Sampaio, 1997; Rosell, 1998,

Cardozo et al., 2004)deixando-as irregulares e pontilhadas;

razão pela qual se sugere minimizar o tempo de exposição e a profilaxia com pastas finas nestes tecidos (Bailey & Phillips, 1950; Willmann et al., 1980; Boyde, 1984; Nuti Sobrinho et al., 1984; Galloway & Pashley, 1987; Koslovsk et al., 1989).

Pompeu et al. (1996) avaliaram a eficácia de diferentes tipos de pós de bicarbonato de sódio misturados ou não com sílica na remoção da placa bacteriana; mostrando que o tempo de aplicação e as características próprias dos grãos abrasivos do pó estão relacionados com a capacidade de remover o biofilme.

Considerando a importância do jato de bicarbonato como uma ferramenta a mais dentro da pratica odontológica, nos propusemos avaliar através do microscópio eletrônico de varredura (MEV) e a análise das características físicas das partículas do pó, pela obtenção da área específica através do teste BET, o efeito da aplicação do jato de bicarbonato sobre a superfície do cemento utilizando 5 marcas comerciais de pó de bicarbonato de sódio.

MATERIAL E MÉTODOS

Foram utilizados dentes humanos provenientes de um banco de dentes conservados em soro fisiológico sem evidência de cálculo, cáries radiculares, trincas, fraturas ou qualquer defeito decorrente da exodontia e/ou tratamentos anteriores.

Os dentes selecionados, após serem lavados, foram secionados separando a coroa abaixo da junção cemento-esmalte utilizando caneta de baixa rotação e discos de carborundum e irrigação com água através da seringa tríplice.

Foram delimitadas e cortadas na porção cervical das raízes, áreas de 4x3 mm armazenando-as em soro fisiológico, totalizando 25 corpos de prova.

Foram utilizadas 5 amostras por grupo e jateadas com 5 tipos de pó de bicarbonato, utilizando o aparelho Profi II ceramic-Dabi atlante ® (Ribeirão Preto-SP), a uma distancia

de 5mm durante 15 segundos, perpendicular à superfície da raiz com movimentos circulares. Posteriormente, as mesmas foram lavadas com “spray” (ar-água) durante 30 segundos.

Grupos Experimentais:

Grupo A: Pó de bicarbonato PoliDent® (Polidental-SP)

Grupo B: Pó de bicarbonato inoDon® (Porto Alegre-RS)

Grupo C: Pó de bicarbonato Dabi atlante® (Ribeirão

Preto-SP)

Grupo D: Pó de bicarbonato Extra da Gnatus® (Ribeirão

Preto-SP)

Grupo E: Pó de bicarbonato da Kavo® (Kavo Do brasil

s.a., Joinville-sC)

Uma vez jateadas, lavadas e secas com ar (seringa tríplice), cada amostra foi colada em stabs metálicos e colocada numa câmara a vácuo para eliminar a umidade, posteriormente foram metalizadas com uma fina camada de ouro para serem avaliadas morfologicamente no MEV (Instituto de Química de Araraquara-UNESP) e tomadas fotomicrografias em aumento de 350 vezes.

Adicionalmente, as partículas dos pós de bicarbonato foram analisadas tanto em morfologia (MEV) quanto na caracterização física através da área específica (teste BET) (Instituto de Química de Araraquara-UNESP) pelo ajuste da reta de regressão linear e análise de variância das amostras.

RESULTADOS

(3)

tabela 1 tabela 2

Na Tabela 2, encontram-se os resultados em relação à caracterização física dos diferentes pós através do valor da área específica (teste BET) por amostra (foram tomadas três amostras aleatórias por pó).

Na Tabela 3 é apresentado o teste ANOVA para verificar diferenças estatísticas em relação ao valor da área específica entre os diferentes pós de bicarbonato.

VALOREs DA áREA EsPEcíficA DOs DifERENtEs Pós DE BicARBONAtO AtRAVés DO tEstE DO BEt

MARCAS DE PÓS DE BICARBONATO DE SÓDIO MÉTODO DE AVALIAÇÃO BET (m2/g) INODON 3,29 DABI 3,46 KAVO 4,01 GNATUS 5,16 POLIDENT 5,22

áREA EsPEcíficA (BEt) DOs DifERENtEs Pós DE BicARBONAtO POR AMOstRA.

MARCAS Avaliação BET Metodo de

(m2/g)

Amostra 1 Amostra 2 Amostra 3

INODON 3,50 3,47 3,43

DABI 3,71 3,38 3,65

KAVO 4,28 4,36 4,18

GNATUS 4,45 4,56 4,63

POLIDENT 5,23 5,27 5,23

Nas Figuras 1 e 2 observamos a superfície do cemento não jateada, embora existam trincas decorrentes da desidratação da amostra, é possível observar uma superfície uniforme e ondulada, que faz lembrar uma superfície de uma bola de basquete.

As Figuras 3, 4, 5, 6 e 7 mostram a superfície de cemento jateada com os diferentes pós de bicarbonato, onde é possível observar um padrão de superfície irregular.

A Figura 8 ilustra a diferença em tamanho e forma das partículas do pó de bicarbonato INODON no MEV (X350).

Os resultados no MEV mostraram que todas as marcas de pó deixaram superfícies irregulares, com diferenças moderadas entre eles.

Já a análise das áreas específicas das partículas dos pós de bicarbonato não mostrou diferença estatisticamente significante entre eles pelo teste de variância.

DIScUSSÃO

O controle da placa bacteriana sabidamente constitui um

tEstE DE ANOVA MOstRANDO VALOR DE P 4.63 DOs DifERENtEs Pós DE BicARBONAtO utiLiZADOs.

Fonte de variância SQ gl MQ F Valor P F Crítico

Entre grupos 6.401573 4 1.600393 163.1944 4.63 3.47805

Dentro grupos 0.098067 10 0.009807

Total 6.49964 14

Valor de p = 4.63 (p > 0,05) evidenciando ausência de diferencias estatística entre os grupos

tabela 3

fator importantíssimo na prevenção, controle e manutenção da doença periodontal. Desta forma, vários métodos têm sido desenvolvidos para alcançar tal objetivo (Glickman, 1972;

Morlock et al., 1992), métodos que produzem diferentes

efeitos sobre a superfície dentaria (Jotikasthira et al., 1992 ). Um destes métodos é a aplicação do jato de bicarbonato, que vem sendo utilizado há muito tempo com o intuito de remover mecanicamente a placa bacteriana e manchas

exógenas localizadas sobre o dente (Willmann et al., 1980;

Atkinson et al., 1984; Weaks et al., 1984).

O jato de bicarbonato produz uma superfície irregular e pontilhada com abrasão dentaria (perda de estrutura), principalmente no cemento e dentina (Boyde, 1984; Galloway & Pashley, 1987; Horning et al., 1987; Kozlovsk et al., 1989; Lima & Verri, 1984; Newman et al., 1985; Nuti Sobrinho et al., 1984; Petersson et al., 1985).

(4)

Figura 1: Superfície cementária não jateada (MEV-X350). Figura 2: Superfície cementária não jateada (MEV-X350).

Figura 3: Cemento jateado com pó de bicarbonato INODON (MEV X350) Figura 4: Cemento jateado com pó de bicarbonato DABI (MEV X350)

Figura 5: Cemento jateado com pó de bicarbonato KAVO (MEV X350) Figura 6: Cemento jateado com pó de bicarbonato GNATUS (MEV X350)

(5)

controle (Fig. 1 e 2), concordando com a literatura (Bailey & Phillips, 1950; Willmann et al., 1980; Boyde, 1984; Nuti Sobrinho et al., 1984; Dederich et al., 1989; Kontturi-Nãrhi et al., 1990; Sampaio, 1997; Rosell, 1998; Cardozo et al., 2004).

Acreditamos que a irregularidade formada sobre o cemento seja o resultado direto do choque das partículas do pó de bicarbonato com a superfície, em virtude das diferenças no tamanho e forma dos mesmos (Figura 8).

Cabe ressaltar que mesmo as superfícies jateadas com um mesmo tipo de pó, no MEV apresentaram diversos graus de irregularidade. Isto poderia ser atribuído não só as diferenças em tamanho e forma dos pós (Figura 8), como já mencionado, mas também a fatores inerentes aos dentes, como idade, tratamentos anteriores, presença ou não de doença periodontal, etc; fatores estes que não foram considerados neste estudo.

Logicamente o fato de criar uma superfície rugosa torna-se importante torna-se estamos tratando áreas supra gengivais,

já que facilita o acúmulo da placa bacteriana(Wallkens,

1983), razão pela qual acreditamos que a profilaxia após o jateamento seja necessária, como foi verificado por outros autores (Bailey & Phillips, 1950; Willmann et al., 1980; Nuti Sobrinho et al., 1984; Rosell, 1998; Cardozo et al., 2004).

O tempo de aplicação do jato de bicarbonato é um fator relevante; quanto maior a exposição, maior a abrasão ocasionada, como mostraram vários autores onde cinco segundos de aplicação sobre cemento e dentina foram suficientes para criar uma superfície irregular e abrasionada (Bailey & Phillips, 1950; Boyde, 1984; Nuti Sobrinho et al., 1984; Galloway & Pashley, 1987).

Desta forma, decidimos aplicar o jato o menor tempo possível (15 segundos) a uma distancia padrão de 5 mm como sugere a literatura (Kozlovsk et al, 1989; Sampaio, 1997; Cardozo et al. 2004), reproduzindo uma situação clínica.

Também tentamos relacionar as características físicas das partículas dos pós (área específica) com as características morfológicas da superfície jateada.

Quando analisada a Tabela 1, percebe-se que a área específica do pó INODON foi a menor (3,29 m2/g) e o POLIDENT a maior (5,22 m2/g). Os outros pós apresentaram valores intermediários, porém sem diferenças significativas entre eles (Tabela 3).

Relacionando estes dados com as fotomicrografias observamos que de fato os pós com menor área específica [INODON (3,29 m2/g) e DABI (3,46 M2/g)] apresentaram as superfícies com menor irregularidade no MEV (Figura 3 e 4); já os pós com maior área específica [POLIDENT (5,22 m2/g) e GNATUS (5,16 m2/g)] apresentaram a aparência mais irregular (Figuras 6 e 7).

Segundo Pompeu et al. (1996) o teste BET (área específica) parece ser mais apropriado do que os testes da Picnometria (densidade real) ou Sedigraf (distribuição do tamanho das partículas), representando dados mais confiáveis em relação às características físicas do pó.

A área especifica das partículas (BET) representa a superfície de contato resultante da colisão entre as partículas do pó e a superfície dental, de tal sorte que as partículas com maior área específica produzem um contato mais intenso,

resultando num efeito removedor mais eficaz (Pompeu et

al, 1996).

Desta forma, quanto maior a área específica, maior será a tendência a abrasionar a superfície dentária e mais eficaz será o pó na remoção da placa bacteriana. Logicamente, através da nossa metodologia não podemos afirmar o anterior.

É necessário manter um equilibro entre o grau de abrasividade do pó, a quantidade de estrutura removida, a irregularidade ou dano produzido sobre a superfície dentaria e a eficácia na remoção da placa bacteriana.

Através de nossa metodologia não foi possível responder se os pós de menor valor de área superficial são tão eficazes na remoção de placa bacteriana quanto os pós de maior valor, ou se a maior abrasividade produzida na superfície por alguns pós representa uma vantagem clínica.

cONcLUSÃO

Com base em nossos achados foi possível concluir que todos os pós de bicarbonato utilizados produziram uma superfície irregular, razão pela qual, apoiados na literatura, recomendamos a profilaxia com pastas finas para diminuir essa irregularidade.

Por outro lado, no MEV as diferenças entre os diferentes pós foram moderadas; quando estes achados foram relacionados com os valores de área específica, o pó INODON produziu a menor irregularidade e o POLIDON a maior, sendo os outros pós intermediários entre os dois anteriores.

Apesar do número de amostras de pó por grupo na área específica ter sido reduzido (Tabela 2), as diferenças entre os pós não foram significativas.

ABSTRAcT

(6)

air-powder system on cementum surfaces using five trademarks of sodium bicarbonate powders through scanning electron microscopy (SEM) and a physical characterization of particles powders by BET test (specific area). Our results showed that all powders produced irregular and rough surfaces, without accentuates differences between them; a BET test showed that INODON (3,29 m2/g) powder has a highest specific

area and a POLIDENT (5,22 m2/g) the lowest, the others powders had intermediate values. We concluded that all powders produced irregular surfaces, the differences between experimental groups are not significant.

UNITERMS: bicarbonates, chemical analysis, injections,

jet, dental plaque.

REFERÊNcIAS BIBLIOGRÁFIcAS

1- Checchi L; Pelliccioni GA. Hand versus ultrasonic instrumentation in removal of endotoxins from surfaces in vitro. J Periodontol 1988; 59: 398-402.

2- Glickman I. Clinical periodontology. Philadelphia: W.B. Saunders, 1972, cap. 36, parte II, p. 568-70.

3- Morlock BJ et al. The effect of NY:YAG laser exposure on root surfaces when used as an adjunt to root planning: an in vitro study. J Periodontol 1992; 63: 637-641.

4- Willmann DE et al. A new prophylaxis instrument: effect on enamel alterations. J Am Dent Assoc 1980; 101: 923-925.

5- Atkinson RD et al. Effect of an air powder abrasive system on in vitro root surfaces. J Periodontol 1984; 55: 13-18.

6- Weaks LM et al. Clinical evaluation of Prophy-Jet as an instrument for routine removal of tooth stain and plaque. J Periodontol 1984; 55: 486-488.

7- Jotikasthira NE et al. Comparative in vitro studies of sonic, ultrasonic, and reciprocating scaling instruments. J Clin Periodontol 1992; 19: 560-569.

8- Woodruff HC et al. The effects of two ultrasonic instruments on root surfaces. J Periodontol 1975; 46: 119-126.

9- Zappa U et al. Root substance removal by scaling and root planning. J Periodontol 1991; 62: 750-754.

10- Boyde A. Airpolishing effects on enamel, dentine, cement and bone. Br Dent J 1984; 256: 287-291.

11- Lima SNM; Verri RA. Efeitos da aplicação de bicarbonato de sódio sob pressão no tratamento básico periodontal e na remoção da placa bacteriana. Rev Paul Odontol 1984; 6: 2-10.

12- Newman PS et al. The effects of an air abrasive instrument on dental hard tissues, skin and oral mucosa. Br Dent J 1985; 159: 9-12. 13- Petersson LG et al. The effect of jet abrasive instrument (Prophy-Jet)

on root surfaces. Swed Dent J 1985; 9: 193-199.

14- Horning GM et al. Effect of an air powder abrasive system on root surfaces in periodontal surgery. J Clin Periodontol 1987; 14: 213-220. 15- Mishkin DJ et al. A clinical comparison of the effect on the gingival of

the Prophy-Jet and the rubber cup and paste techniques. J Periodontol 1986; 57: 151-156.

16- Orrico SRP et al. Ação do Profident sobre os tecidos gengivais. RGO 1989; 37: 467-472.

17- Lima SNM et al. Estudo da ação do jato de bicarbonato de sódio sobre a gengiva humana, através de microscopia óptica e eletrônica de varredura (Sistema Profident). 2a. Parte. Odontol Mod 1984: 11: 23-26. 18- Kontturi-Narhi V et al. Effects of air polishing on dental plaque removal

and hard tissues as evaluated by scanning electron microscopy. J Periodontol 1990; 61: 334-338.

19- Sampaio JEC et al. Ação do jato de bicarbonato de sódio sobre a hipersensibilidade dentinária. Rev Assoc Paul Cir Dent 1994; 48: 1301-1307.

20- Dederich DN; Gulevich TM; Reid A. The effect of rubber cup versus an air-powder abrasive system on root surfaces. Can Dent Hyg 1989; 23: 135-137.

21- Sampaio LM. Efeito do polimento na superfície radicular após instrumentação manual. Análise através da microscopia eletrônica de varredura. [Tese de Mestrado] Araraquara: Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista, 1997, 67 p.

22- Rosell FL. Efeito do polimento na superfície radicular após a aplicação do jato de bicarbonato de sódio. Análise através da microscopia eletrônica de varredura [Tese de Mestrado]. Araraquara: Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista, 1998, 89 p.

23- Cardozo WV; Barbosa e Silva E; Sampaio JEC. Estudo comparativo do efeito do polimento na superfície radicular após instrumentação ultra-sônica e manual, seguida de aplicação de jato de bicarbonato de sódio. Análise através da microscopia eletrônica de varredura. ROBRAC 2004; 13: 43-49.

(7)

Endereço para correspondência:

SCN Quadra 01 Bloco E Ed. Central Park Sala 609 CEP: 70711-903 – Brasília – DF

E-mail: emiliobarbosa@hotmail.com enamel. J Dent Res 1950; 29: 740-748.

25- Nuti Sobrinho A et al. Estudo da ação do Profident sobre a placa bacteriana dental através da microscopia eletrônica de varredura. Rev Paul Odontol 1984; 6: 34-59.

26- Galloway SE; Pashley DH. Rate of removal of root surface by the use of the Prophy-Jet device. J Periodontol 1987; 58: 464-469.

27- Kozlovsk A et al. The effectiveness of the air-powder abrasive device on the tooth and periodontum: an overview. Clin Prev Dent 1989; 11: 7-11.

28- Pompeu JGF; Bezzon OL; Panzeri H. Estudo comparativo da eficiência da vários pós de bicarbonato de sódio utilizados para a remoção da placa bacteriana. Odontol Clínica 1996; 6: 51-57.

Referências

Documentos relacionados

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

OBJETO: Seleção e contratação de empresa(s) para fornecimento de lubrificantes, arla 32 e demais materiais de consumo, em atendimento a Secretaria Municipal de Obras e

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política