• Nenhum resultado encontrado

O Sistema Solar. Os planetas recebem luz e calor do Sol e giram em torno dele fazendo sempre o mesmo caminho. Este caminho é chamado órbita.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Sistema Solar. Os planetas recebem luz e calor do Sol e giram em torno dele fazendo sempre o mesmo caminho. Este caminho é chamado órbita."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

pág. 1 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

O Sistema Solar

O Sistema Solar é formado: pelo Sol, que é uma estrela, por oito planetas – Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e por uma grande quantidade de cometas e asteroides.

Os planetas recebem luz e calor do Sol e giram em torno dele fazendo sempre o mesmo caminho. Este caminho é chamado órbita.

Os quatro planetas que estão mais perto do Sol – Mercúrio, Vênus, Terra e Marte – são pequenos e sólidos. Depois de Marte há um imenso espaço vazio, no qual vagueiam os chamados asteroides (pequenos corpos rochosos). Seguem os quatro gigantes gasosos – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Há planetas que possuem satélites girando em torno deles, como é o caso da Terra, que possui uma lua, e de Júpiter, que possui doze luas.

Em torno de Saturno giram dez luas e vários anéis, formados de milhares de pequenas partículas de diferentes tamanhos.

Apenas na Terra há vida, graças a uma série de condições: crosta terrestre, água, atmosfera formada principalmente de nitrogênio e oxigênio, luz e calor recebidos do Sol.

Livro Brasil em Mapas, Renata Siebert, FTD

(2)

pág. 2 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

Os principais movimentos da terra

A Terra, como todos os astros do universo, está em movimento, os dois principais movimentos da Terra são o de rotação e translação.

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma.

O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas.

A principal consequência é a existência alternada entre os dias e as noites, pois, se não houvesse esse movimento, haveria apenas dia em um lado do planeta (que seria extremamente quente) e apenas noite no outro lado (que seria extremamente frio).

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 5 horas e 48 minutos para completá- lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano. Como o eixo de inclinação do nosso planeta é de 23º27', há períodos em que os dias são maiores que as noites (solstícios de verão), períodos em que as noites são maiores que os dias (solstícios de inverno) e períodos em que eles possuem a mesma duração (equinócios de primavera e outono).

2. Faça um mapa mental para registrar o seu conhecimento sobre os movimentos de ROTAÇÃO e TRANSLAÇÃO.

(3)

pág. 3 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

Fases da Lua

Se você observar a Lua durante o decorrer de um mês, irá verificar que ela muda de forma com o passar dos dias. Ou, parece mudar. As formas que a lua assume enquanto está “mudando” de forma, são as chamadas

“fases da Lua”.

Na verdade, a Lua nunca muda. O que muda é apenas a porção que permanece iluminada pela luz do Sol e visível para nós. Como a Lua possui os movimentos de rotação e translação sincronizados nós sempre vemos a mesma face dela voltada para nós e só quando esta face está iluminada pelo Sol é que conseguimos vê-la.

As fases da Lua ocorrem porque ela não possui luz própria. Nós só a vemos quando ela é iluminada pelo Sol e reflete a luz dele. E, como a Lua está em órbita da Terra, durante alguns momentos dessa trajetória a face dela que permanece voltada para nós não recebe luz do sol, ficando totalmente no escuro. Conforme ela vai progredindo em sua órbita em torno da Terra, pouco a pouco sua face voltada para nós vai recebendo iluminação do Sol.

https://www.infoescola.com/sistema-solar/fases-da-lua/

3. Registre, em poucas palavras, a sua conclusão acerca de suas observações do experimento realizado em sala, ontem, sobre as fases da Lua.

(4)

pág. 4 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

(5)

pág. 5 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

(6)

pág. 6 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

(7)

pág. 7 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

(8)

pág. 8 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

(9)

pág. 9 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

(10)

pág. 10 de 10 Ciências_Atividades_4 a 8 de outubro_5º ano

Referências

Documentos relacionados

Tudo isso faz de Quioto, a antiga capital imperial do Japão, o destino certeiro de pessoas em busca da cultura japonesa autêntica, anterior ao processo de ocidentalização ocorrido

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 2003). Além disso, é uma formação que agrega melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores

Falo isso, pois, em um contexto em que os presentes são consideravelmente mais velhos do que eu, que tenho 21 anos e não aparento mais do que isso, tais homens podem não me

- Conversar com as crianças sobre como pode- mos fazer a felicidade das pessoas, mudando, assim suas histórias..

(D) Quando não se tem saúde tem-se doença, essa é a primeira idéia das pessoas quando se fala em saúde;.. (E) Ao se falar em saúde, a primeira idéia das pessoas é que se

A fauna helmintológica encontrada em tartarugas da espécie Chelonia mydas que ocorrem no sul do Estado do Espírito Santo é abundante, sendo promissor e preciso mais

O objetivo foi acompanhar a influência da maturação de duas variedades de cana-de- açúcar sobre os principais parâmetros de qualidade de matéria prima: ATR (Açúcares Totais

Enquanto em uma face do planeta (Brasília) é dia, pois está sendo iluminada pelo Sol na face oposta (Tóquio) esta às escuras e é noite. Movimento de rotação.. Por isso, esse