• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. AULA 5 A psicopatologia do trabalho: stress, saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. AULA 5 A psicopatologia do trabalho: stress, saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho."

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

DISCIPLINA: COMPORTAMENTO

ORGANIZACIONAL

AULA 5

A psicopatologia do trabalho: stress, saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

(2)

Artigo: Itinerário

teórico em

psicopatologia do trabalho

Autores: Christophe Dejours e Elizabeth Abdoucheli

(3)

CONCEITOS:

Patologias

Patologias do trabalho

Psicopatologia

Psicopatologia do trabalho

(4)

Evolução:

A psicopatologia do trabalho surge na França por volta de 1950, inicialmente tratava da saúde física e só depois da saúde mental.

Existia uma importante literatura referente às doenças mentais mais que aos trabalhadores, onde era fundamental a questão da readaptação social para o trabalho, da desadaptação ao trabalho perigoso (principalmente no Exército), a questão da reinserção profissional dos doentes mentais (principalmente na construção civil e serviços públicos), a questão da inaptidão a certos postos (postos de segurança para epiléticos e para os alcoolistas).

Posteriormente, tratavam psicopatológias ligadas a serviços de faxineiras (Le Guillant, 1985), de telefonistas e de mecanógrafos (Bègoin J., 1957), e em menor escala os mecânicos da estrada de ferro (Moscovitz J. J., 1971). POR QUE???

Mais tarde, fadiga, estresse e certas afecções ditas psicossomáticas (como o infarto do miocárdio, nos executivos sobrecarregados, a úlcera duodenal em trabalhadores em turnos alternantes...).

(5)

AULA 5

• A psicopatologia do trabalho: stress,

saúde, bem-estar e qualidade de vida

no trabalho.

Estresse

• Estresse Funcional

• Estresse Disfuncional

(6)

• QUEM REGULAMENTA ?

(7)

Uma curiosidade:

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida -

ABQV

®

Fundada em 1995, a ABQV® é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo básico estimular ações e programas de qualidade de vida em ambientes corporativos, bem como desenvolver parcerias e convênios com importantes entidades da sociedade brasileira. Para atingir tal meta, oferece subsídios atualizados e relevantes a profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na área e atuar como multiplicadores de uma rotina que alie harmoniosamente trabalho e bem estar.

(8)

O limitador entre os dois tipos de estresse:

Podemos distinguir dois tipos de sofrimento:

O sofrimento criador:

O sofrimento patogênico: aparece quando todas as margens de liberdade na transformação, gestão e aperfeiçoamento da organização do trabalho já foram utilizadas. Isto é, quando não há nada além de pressões fixas, rígidas, incontornáveis, inaugurando a repetição e a frustração, o aborrecimento, o medo, ou o sentimento de impotência. Quando foram explorados todos os recursos defensivos, o sofrimento residual, não compensado começa a destruir o aparelho mental e o equilíbrio psíquico do sujeito, empurrando-o lentamente ou brutalmente para uma descompensação (mental ou psicossomática) e para a doença.

(9)

Causas do estresse disfuncional no

trabalho

Tipos de Personalidade (Personalidade A e Personalidade B)

Cultura Organizacional

Comportamento da Administração (liderança)

Relações como trabalho

Tipo de trabalho

(10)

Administrando o estresse ou estratégias

defensivas individuais (livro)

Administração do tempo

(vídeo: como fazer planejamento pessoal)

Relaxamento

Nutrição

Exercícios

Pensamento Positivo

Obs:

Use todas ou aquelas que funcionam melhor com vc.

Muitas estratégias individuais, elaborada no espaço psíquico privado, tornar-se eficaz no espaço coletivo e devem ser socializadas para passar por uma validação social.

(11)

EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS

DEFENSIVAS COLETIVAS???

(12)

A qualidade de vida no trabalho

Proporciona uma maior participação por parte dos funcionários, criando um ambiente de integração com superiores, com colegas de trabalho, com o próprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreensão das necessidades dos funcionários que podem ser administradas pelo empregador.

A QVT se preocupa principalmente com dois aspectos importantes: o bem estar do trabalhador e a eficácia organizacional.

Os programas de qualidade total são acompanhados pelos Programas de QVT, que estão focalizados no potencial humano e no meio que este convive em todos os sentidos.

Um programa adequado de QVT busca uma organização mais humanizada e proporciona condições de desenvolvimento pessoal e profissional ao indivíduo.

(13)

Ações em QVT/Programas Principais

Exercícios físicos (Ex: Ginástica laboral)

Treinamento e

desenvolvimento dos trabalhadores

Ergonomia

Ginástica Laboral

Resultados observados

Aumenta a disposição e satisfação dos trabalhadores, aumenta a tolerância ao estresse, redução do absenteísmo, melhora do relacionamento interpessoal, redução dos acidentes de trabalho e redução dos gastos médicos.

Aumento do capital intelectual, aperfeiçoamento das atividades, satisfação profissional e aumento da produtividade.

Aumento do desempenho nas atividades e redução dos acidentes de trabalho.

Prevenção e reabilitação de doenças ocupacionais, melhor integração entre os trabalhadores e aumento da produtividade.

(14)

Ações em QVT/Programas Principais

Avaliação de desempenho

Higiene e segurança do trabalho

Estudo de cargos e salários

Resultados observados

Aumento do desempenho do trabalhador, aumento da produtividade, aumento da satisfação profissional.

Gera um ambiente mais saudável, prevenção de riscos à saúde, diminuição dos acidentes de trabalho e do absenteísmo

Mantêm seus recursos humanos, aperfeiçoamento da administração dos recursos humanos, aumento da motivação e satisfação dos trabalhadores.

(15)

Ações em QVT/Programas Principais

Controle de álcool e drogas

Preparação para aposentadoria

Orientações nutricionais

Resultados observados

Redução de riscos, melhora na segurança operacional e da saúde dos trabalhadores, melhora na auto-estima, diminuição dos acidentes de trabalho e absenteísmo.

Motivação, satisfação profissional, aumento da auto- estima, melhora na relação interpessoal, descobrimento de

novas habilidades e

competências, benefícios na vida social e familiar do trabalhador.

Diminuição da obesidade,

mudança no comportamento de risco, aumento do desempenho e disposição

(16)

Ações em QVT/Programas Principais

Terapias alternativas

Musicoterapia

Anti-tabagismo

Resultados observados

Aumento da tolerância ao estresse e melhora no relacionamento interpessoal

Aumento da auto-estima e do desempenho profissional, melhora no relacionamento interpessoal, aumento da tolerância ao estresse e prevenção de doenças.

Aumento da auto-estima, aumento do desempenho e disposição, prevenção de doenças.

(17)

• QUAIS OS DESAFIOS PARA OS

PROGRAMAS DE QVT?

(18)

Uma curiosidade...

Conhecem o novo termo "presenteísmo“ ?

O QUE ACHAM QUE ELE SIGNIFICA???

(19)

NÃO PERDER DE FOCO:

A promoção de ações e/ou programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é uma estratégia pela qual é possível se desenvolver e manter a motivação e o comprometimento dos trabalhadores, resultando em maior produtividade de forma ampliada (redução de custos com absenteísmo e doenças do trabalho)

Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade é tanto em termos qualitativos (melhor relacionamento, atendimento ao cliente, clareza mental, comunicação, motivação e confiança) como em termos quantitativos (aumento de vendas, redução de desperdícios e acidentes de trabalho).

(20)

Exemplo de QVT:

Os fundadores Larry Page e Sergey Brin se conheceram na Universidade de Stanford em 1995. Em 1996, criaram um mecanismo de pesquisa (inicialmente chamado de BackRub) que usava links para determinar a importância de páginas individuais.

A missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.

Hoje, o Google tem mais de 70 escritórios em mais de 40 países ao redor do mundo.

Embora os escritórios sejam sempre diferentes entre si, as pessoas que os visitam encontrarão algumas características em comum: murais e decorações que expressam a personalidade local, cubículos, cabanas, videogames, mesas de sinuca e pianos, cafés e cozinhas pequenas abastecidas com alimentos saudáveis e os bons e velhos quadros brancos para as ideias inesperadas.

(21)

A Google Brasil

Anunciou que está contratando estagiários, essa é a primeira vez que a empresa contrata estagiários no país. As vagas ofertadas estão voltadas para as áreas de exatas e humanas, e são no total 24 vagas. No entanto as vagas só estão abertas para quem puder trabalhar no Google de São Paulo.

As vagas não exercem a mesma função, estão inclusos nas vagas vendas, marketing, recursos humanos, financias, planejamento estratégico e até mesmo áreas mais técnicas como suporte de vendas.

Como de costume, o Google possui várias regras para contratar alguém, a primeira é que você tem que estar se formando no ensino superior até o final de 2012. Outra exigência da empresa é que você fala inglês fluentemente. Uma empresa terceirizada será encarregada de entrevistar os candidatos, e as primeiras entrevistas deverão ser em inglês. Na fase seguinte, os candidatos serão entrevistados pelos próprios funcionários do Google Brasil.

(22)

Considerações finais:

Pouca coisa tem sido feita quando se trata de programas de QVT. Observa-se nas empresas que existem poucos programas que visam à saúde dos trabalhadores e geralmente são em grandes empresas ou aquelas que trabalham com a criatividade como principal instrumento de trabalho.

Tais programas de bem-estar aos trabalhadores ainda enfrentam muitos desafios a serem vencidos para que possam ser implementados em grande quantidade, mas a QVT serve como estratégia para baratear custos com doenças dos trabalhadores e para aumentar a produtividade tendo assim um futuro promissor.

(23)

O fato é que para a teoria em psicopatologia do trabalho o sofrimento é inevitável e ubíquo. Ele tem raízes na história singular de todo sujeito, sem exceção. Ele repercute no teatro do trabalho, ao entrar numa relação complexa como é a organização do trabalho.

O desafio real na prática, para a psicopatologia do trabalho, é definir as ações suscetíveis de modificar o destino do sofrimento e favorecer sua transformação (e não sua eliminação). Quando o sofrimento pode ser transformado em criatividade, ele traz uma contribuição que beneficia a identidade. Ele aumenta a resistência do sujeito ao risco de desestabilização psíquica e somática. O trabalho funciona então como um mediador para a saúde. Quando, ao contrário, o trabalho funciona como mediador da desestabilização e da fragilização da saúde, e os custos são para o trabalhador e para as organizações. . .

(24)

Fica a dica:

Encare seu trabalho como um fator fundamental na sua evolução profissional e, principalmente, individual.

O trabalho revela-se como um mediador privilegiado, senão único, entre seu inconsciente e o campo social.

O trabalho é não somente para seu sustento, mas para seu amadurecimento tanto na questão das responsabilidades a ele inferidas como do convívio social.

Referências

Documentos relacionados

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

pp.. Trata-se de um documento preparatório ao edital de licitação que dá as diretrizes viáveis quanto às perspectivas mercadológicas; quantitativos de usuários; elasticidade

Dos docentes respondentes, 62,5% conhe- cem e se sentem atendidos pelo plano de carreira docente e pelo programa de capacitação docente da instituição (que oferece bolsas de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo