• Nenhum resultado encontrado

5774, o que significa? O ano de 5774

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "5774, o que significa? O ano de 5774"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O ano de 5774

Já entramos num novo ano... não da mesma forma como o mundo faz, mas entramos numa dimensão totalmente diferente que começou ontem em Rosh Hashana – Ano novo bíblico – e que vai continuar até chegarmos a um novo ciclo com o fim deste ano e o princípio de outro.

O texto que nos fala sobre a Festa de Rosh Hashana nos diz o seguinte: “Semelhantemente,

tereis santa convocação no sétimo mês, no primeiro dia do mês: nenhuma obra servil fareis: ser-vos-á um dia de jubilação. Então por holocausto, em cheiro suave ao IHVH, oferecereis um bezerro, um carneiro e sete cordeiros dum ano, sem mancha. E pela sua oferta de manjares de flor de farinha misturada com azeite, três décimas para o bezerro, e duas décimas para o carneiro, e uma décima para um cordeiro, para cada um dos sete cordeiros. E um bode para expiação do pecado, para fazer expiação por vós; além do holocausto do mês, e a sua oferta de manjares, e o holocausto contínuo, e a sua oferta de manjares, com as suas libações, segundo o seu estatuto, em cheiro suave, oferta queimada ao IHVH”

Nm 29.1-6.

Aqui somos informados que o ano novo começa no sétimo mês, no primeiro dia do mês. Não vamos considerar aqui o motivo do por que o ano novo ser no sétimo mês; porém

consideraremos a questão do ano de 5774.

5774, o que significa?

Aqui temos algo que vai nos impactar profundamente, pois sabemos que as letras em hebraico representam também números, portanto os números são também palavras!

Vamos considerar aqui então:

O “valor” do ano em hebraico é Tav, Shin, Ayin, Dalet. Então quando separamos estas quatro letras em dois grupos temos:

(2)

As 2 primeiras letras Tav Shin formam a palavra "fraca".

As demais letras, Ayin Dalet formam a palavra “testemunha”.

“Testemunha fraca” – falso testemunho

Isso então nos mostra que este ano está ligado à uma “testemunha fraca” ou até mesmo ao falso testemunho, algo muito comum no mundo inteiro. Porém neste ano isso recebe uma ênfase ainda maior, pois a grafia do ano está ligada a isso. Bem, este é o lado “negativo” do ano no qual entramos, porém devemos lembrar que isso poderá ou não acontecer, só depende da postura de cada um de nós que conhece ao Eterno e à sua Palavra.

Um outro detalhe importante aqui é que a falsa testemunha está ligada a mentira e ao engano; por isso o nosso cuidado deve ser ainda maior ao analisarmos o que dizemos e também aquilo que nos é dito diariamente.

Mas, o que fazer então? Devemos somente tomar cuidado e pronto? Não a nossa postura de fato deve ser de mudar aquilo que é ruim e transformá-lo em algo bom. Vejamos o que

acontece quando “invertemos” a situação:

A palavra "fracos" quando escrita em sentido inverso torna-se o Shin Tav, que significa "Fundação“.

Quando podemos permutar a palavra "testemunha" se torna Dalet Ayin, que significa "conhecimento".

(3)

de fato “transportados” para um lugar onde nada jamais nos abalará!

Mas como isso poderá acontecer? Como nos tornaremos fortes? Aí vem a segunda parte que nos informa que permutando a palavra “testemunha” temos a palavra “conhecimento”. Então a fortaleza vem através do conhecimento da Palavra do Eterno! Aleluia!

Somente estes dois fatores nos mostram que este ano será um ano de grande conhecimento da Palavra do Eterno criando assim um fundamente inabalável e isso certamente fortalecerá a vida de muitas pessoas!

Quem conhece a Palavra do Eterno passa a ter um novo nível de relacionamento com Ele e com Ieshua; um conduz ao outro e este conhecimento leva a obediência e a obediência traz consigo o cumprimento das promessas contidas na Palavra para todos aqueles que assim o fazem. Então, se este é o ano do conhecimento é também o ano da aproximação do Eterno e de seu povo e é também o ano em que haverá um derramar do Eterno sobre a vida dos obedientes!

O verso do ano

Quando tomamos um verso específico da Escritura ele precisa estar em linha com o significado para aquele ano. No caso do verso abaixo isso acontece, pois a soma das palavras é igual ao valor numérico do ano. A Escritura nos diz:

“E prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar, e não mais seja movido e nunca mais os filhos da perversidade o aflijam como dantes” II Sm

7.10.

“V'Samti Makom L'Ami L'Yisrael Untativ V'shachan tachtav V'lo Yirgaz Od V'lo Yoseefoo B'nei Avlah L'Anoto CaAsher Barishonah” II Sm 7.10.

(4)

“obra” do Eterno terá um grande impulso e aqueles que trabalham com a verdade terão um grande crescimento. E isso está associado com a derrota dos inimigos que tentam “barrar” o crescimento da obra, então este será um ano em que as dificuldades serão minimizadas e haverão muitas facilidades para o crescimento da obra do Eterno, pois os “filhos da

perversidade” não mais nos afligirão.

O contexto

Cada texto está sempre dentro de um contexto maior que geralmente esclarece o que aquele texto em particular quer dizer. E este texto não foge à esta regra. No contexto – anterior e posterior – deste temos temos então:

O verso anterior faz promessas ao Rei David que ele terá um nome grande e lembra o rei David que HaShem sempre esteve com ele.

O verso depois promete construir o templo e lembra o rei David que esta casa será construída pelo Eterno.

Agora vamos examinar ambos contextos: o contexto anterior nos fala sobre o grande nome que David terá. Isso nos fala sobre a pessoa de um homem de errou e acertou muitas vezes, e que foi conhecido como um homem “segundo o coração do Eterno”. O nome dele seria então lembrado pelas gerações futuras... e isso realmente se cumpriu! Vamos também lembrar que o Eterno sempre esteve com David em cada uma de suas batalhas assim como esteve com ele nos momentos difíceis de sua vida também! David não foi um homem perfeito; porém ele foi um homem temente ao Eterno e mesmo quando errou e foi confrontado não fugiu de ser

castigado e depois restaurado pelo Eterno. Para homens como David o Eterno tem a promessa de fazer com que seu nome seja grande em toda a terra e isso ocorrerá como foi com David: um dia ele estava cuidando do rebanho de ovelhas do pai, logo depois ele foi ungido rei de Israel. Isso faz com que tenhamos um ano no qual vamos ver muitos líderes surgindo “do nada” e se tornando grandes na terra. Serão homens segundo o coração do Eterno e que irão

revolucionar o mundo!

(5)

Outras análises

Vamos nos utilizar de outras ferramentas para analisarmos o que mais este ano e particularmente o verso citado tem para nos mostrar.

O verso citado acima contém:

17 palavras – relacionado a “tov” – bom

Então um dos aspectos que podemos também esperar para este ano é que ele será um ano “bom”. Lembrando que quando estamos nos referindo ao Eterno o “bom” vindo d´Ele

certamente é para nós algo extraordinário!

Este verso tem também:

77 letras – relacionado a:

Mazal – derramar; relação com o destino.

Oz - força, poder, coragem ou ousadia.

Outra palavra com a guematria de 77 é Gichon.

Gichon é o nome do segundo dos quatro rios que fluem fora do Éden. Ele é conectado à terra de Cush. Cush somado é 26. 26 é a Gematria do nome IHVH.

(6)

Shin representa o fogo ou amor. Isto indica que este será conectado com o amor do IHVH e

levará seu entusiasmo para criar essa abertura para a paz e a segurança de seres humanos.

Olam também tem uma guematria de 77. Esta palavra pode ser traduzida como “o salão do

vestíbulo ou entrada ao templo”. Significa também “eterno ou eternidade”.

Agora temos o número de letras que compõe o versículo e são 77. É notável que este número está também inserido na grafia do próprio ano: 5774.

O “77” então está ligado segundo a tradição judaica ao termo “mazal” que significa “derramar” e este termo é interessante pois nos fala sobre o derramar do Eterno na vida de cada pessoa e em cada ocasião de sua vida. Mas o que será derramado? A palavra seguinte é “Oz” e está relacionada a força, poder, coragem e ousadia. É isso que receberemos neste ano! Detalhe: somente os fortes vencem e somente os ousados fazem com que cada evento em sua vida se transforme em vitória, pois estão são aqueles que não aceitam a derrota como o fim; eles lutam e buscam a vitória a qualquer preço!

Um outro detalhe é o rio Guichon que se conectava à terra de Cush. Ele era uma das fronteiras do Gan Eden e isso aponta para uma conexão com o jardim do Eterno, um lugar de delícias, mas que também tem seus perigos: o inimigo pode aparecer e tentar nos enganar fazendo-nos pecar! A letra final de Cush é Shim e ela está ligada ao fogo e ao amor. Nós precisamos neste ano manter o nosso fogo de amor pelo Eterno sempre aceso! Não permita que nada apague isso de seu coração! O lugar de delícias não é um lugar de “descanso”; é sim um lugar onde a presença do Eterno se manifesta na viração de cada dia...

Finalmente falamos sobre “olam” e esta palavra está ligada ao vestíbulo ou entrada do templo e também significa “eternidade”. Certamente este no será um ano de muita intimidade com o Eterno e com as coisas relacionadas à eternidade... por isso devemos no cuidar para que nosso relacionamento com Ele nunca “esfrie”, mas seja cada vez mais intenso que tenhamos a oportunidade de não somente ficarmos na entrada do Templo, mas vamos entrar e o objetivo é chegar no “Santos dos santos” e partilhar então da eternidade ali na presença do Rei Ieshua.

O 774

(7)

importante.

E os servos do rei Ezequias vieram a Isaías” II Rs 19.5.

Duplicado em Is 37.5. Mas por que?

A tradução do versículo é na verdade, "A salvação dos meus servos virá através da força da sua conexão com IHVH“.

Vamos falar sobre a “duplicação” deste texto. Quando isso acontece a tradição judaica nos ensina que o Eterno deseja fazer algo mais rapidamente. Ou seja, quando Ele fala uma coisa mais de uma vez significa que deseja que aquilo aconteça rapidamente.

E o significado do versículo é interessante, pois quando tomamos os nomes do rei e do profeta com seu significado, então a tradução do verso fica da forma como vimos acima.

O que dizer então sobre 5774? Que este será um ano em que a nossa conexão com o Eterno deverá ser ainda mais intensa e que o Eterno atuará fortemente na vida daqueles que estão ligados a Ele de uma forma mais intensa!

Que este ano traga consigo o que de melhor a eternidade tem para nós: Ieshua!

Referências

Documentos relacionados

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,