• Nenhum resultado encontrado

AIPA - ATIVIDADES DE INSERÇÃO EM PRÁTICAS ACADÊMICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AIPA - ATIVIDADES DE INSERÇÃO EM PRÁTICAS ACADÊMICAS"

Copied!
53
0
0

Texto

(1)

Desafios e possibilidades atuais na Alfabetização de Jovens e Adultos

Nome do professor/coordenador:

Jaqueline Luzia da Silva

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação

Departamento: Departamento de Estudos da Educação Inclusiva e Continuada Local de Funcionamento do Projeto: Faculdade de Educação

Resumo:

Este projeto cria um grupo de estudos e pesquisas sobre alfabetização, com o intuito de trazer para a discussão os desafios e as possibilidades atuais que perpassam a Alfabetização de Jovens e Adultos. Para tanto, o grupo será composto pela coordenadora do projeto, pesquisadores da área de Educação de Jovens e Adultos (EJA), professores da Educação de Jovens e Adultos e graduandos do Curso de Pedagogia e demais licenciaturas da UERJ e de outras Instituições de Ensino Superior. Esse trabalho busca contribuir com a formação continuada dos educadores da EJA e na formação inicial dos estudantes envolvidos. E também fomentará a pesquisa sobre a prática dos professores envolvidos, refletindo e repensando sua realidade a partir dos estudos realizados nos encontros presenciais.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Participação nos encontros do curso de extensão e do grupo de estudos; Participação no planejamento das ações do projeto; Participação na convocação dos encontros e comunicação com os envolvidos no projeto; Organização de materiais utilizados no projeto.

Pré-requisitos:

(2)

AIPA - ATIVIDADES DE INSERÇÃO EM PRÁTICAS ACADÊMICAS Título do Projeto:

Educação e Emancipação - 1822-1834

Nome do professor/coordenador:

José Gonçalves Gondra

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: EDU Departamento: DCSE

Local de Funcionamento do Projeto: Faculdade de Educação Resumo:

Trata-se de investigar as relações entre instrução e o processo de emancipação política do Brasil, considerando os discursos, iniciativas e agentes envolvidos no período pós-independência.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Realização de pesquisa, leitura e participação nas atividades do grupo de pesquisa.

Pré-requisitos:

(3)

Revista Italiano UERJ

Nome do professor/coordenador:

Maria Aparecida Cardoso Santos

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: ILE Departamento: LNEO

Local de Funcionamento do Projeto: ILE - UERJ - Campus Marcanã Resumo:

A Revista Italiano UERJ, concebida e realizada pelo Setor de Italiano da UERJ, tem como seu escopo principal:

1) Divulgar a produção acadêmica e promover o diálogo interinstitucional.

2) Promover a divulgação das culturas italiana e brasileira no sentido de ampliar a troca de conhecimento entre os sujeitos participantes de cada uma dessas culturas.

3) Incentivar o encontro transdisciplinar da língua, da linguística, da literatura e da cultura ítalo-brasileira com outras áreas acadêmicas.

4) Discutir questões pertinentes aos processos de ensino-aprendizagem da língua italiana como língua estrangeira buscando aliar teoria e prática.

Plano de Trabalho do Bolsista:

O bolsista trabalhará, sob supervisão, com revisão e formatação de textos bem como terá a oportunidade de aprender os trâmites para a produção e publicação de artigos acadêmicos.

Pré-requisitos:

O aluno deverá gostar de ler, escrever e revisar. Deve, igualmente, ter senso crítico e responsabilidade.

(4)

AIPA - ATIVIDADES DE INSERÇÃO EM PRÁTICAS ACADÊMICAS Título do Projeto:

LABORATÓRIO DE CRÍTICA DO JORNALISMO

Nome do professor/coordenador:

GERALDO GARCEZ CONDÉ

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: Faculdade De Comunicação Social Departamento: Departamento De Jornalismo

Local de Funcionamento do Projeto: Faculdade De Comunicação Social -- Endereço: Rua São

Francisco Xavier, 524, 10º andar, Bloco A, sala 10033 -- Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 20550-900

Resumo:

O objetivo principal do Laboratório de Crítica do Jornalismo (LCJ) é observar de modo sistemático, teórico e metodologicamente orientado, os conteúdos e as práticas jornalísticas nas diferentes plataformas, e refletir sobre o resultado dessa observação.

São objetivos secundários:

• Produzir e publicar em site próprio um conjunto de material analítico de natureza jornalística e/ou científica sobre a atuação do jornalismo;

• Oferecer aos estudantes um espaço para a prática do “jornalismo do jornalismo” e para a pesquisa científica do jornalismo;

• Promover a educação para o consumo do jornalismo, com base na expertise dos integrantes, por meio de atividades, palestras e cursos – presenciais ou online – destinados à comunidade em geral;

• Criar e manter um site com as funcionalidades necessárias para permitir o acesso público a todo material produzido pelo LCJ.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Os estagiários receberão treinamento básico para desempenho inicial das funções de “observadores do jornalismo”, e serão permanentemente estimulados a ampliar os conhecimentos sobre a questão central e outras correlatas, pela consulta e discussão da literatura indicada, e pela frequência programada a palestras e cursos oferecidos por professores da Faculdade de Comunicação ou de unidades externas.

Atividades do aluno estagiário

Planejamento, observação, pesquisa, apuração, redação de artigos, relatórios e reportagens, publicação no site e em redes sociais, envio de mala direta e monitoramento da audiência.

(5)

Gênero, sexualidade e envelhecimento: itinerâncias e interlocuções entre saúde e educação na promoção da cultura da diversidade e dos direitos humanos

Nome do professor/coordenador:

Fernando Altair Pocahy

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: EDU

Departamento: DEAE - Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino Local de Funcionamento do Projeto: EDU - Campus Maracanã

Resumo:

Este Projeto de Extensão tem como objetivo pesquisar-intervir diante de formas sociais e culturais de regulação do gênero e da sexualidade em articulação com a produção discursiva do envelhecimento, com vistas à promoção da cultura da diversidade e dos direitos humanos. Nosso interesse persegue a produção de ações que visibilizem e enfrentem aviolação de direitos desta população, promovendo a cultura da diversidade e dos direitos humanos. Projetamos como resultados amplos o adensamento analítico-crítico de desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que nos dirigimos ao aprimoramento das metodologias de intervenção nas interseccionalidades de marcadores sociais e culturais que promovem desigualdades sociais. A partir da compreensão da produção de pedagogias culturais que se articulam nos modos de vida interpelados pelos discursos e práticas sociais que agem e informam a experiência política e cultural da velhice, os pressupostos metodológicos desta ação privilegiam a metodologia de pesquisa-intervenção em sua articulação com a promoção da formação continuada na educação e saúde. A aposta nesta modalidade de metodologia participativa nos conduz ao movimento de rede de saberes-práticas entre distintas instâncias e agentes sociais na produção de conhecimento, enfrentamento e transformação social, garantindo ainda a formação de excelência baseada na aposta da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Objetivamos oportunizar a aluna ou aluno bolsista Proiniciar possibilidades de aperfeiçoamento e treinamento em pesquisa, a partir do trabalho com gênero e sexualidade na intersecção com o envelhecimento. Tal proposta pretende ampliar o quadro de pesquisadoras e pesquisadores na área, bem como acionar perspectivas de investigação atualizadas no campo educacional e na saúde. A bolsista ou o bolsista terão como atribuições realizar atividades do cotidiano de pesquisa, bem como atuar em perspectiva extensionista durante a articulação do projeto com o campo amplo de interlocutoras e interlocutores institucionais e não-institucionais. Neste sentido, a proposta de trabalho conduz o aluno ou a aluna ao maior contato e inserção profissional, através da relação pesquisa-extensão, seja através das ações do projeto, seja a partir de espaços de dialogo das temáticas junto a outras grupos e instituições. A/o bolsista terá uma carga horária semanal de 20h. Da atuação no Projeto: 1- Leitura de textos e revisão bibliográfica; participação em grupo de estudos; 2- Mapeamento de literatura no campo de Estudos de Gênero e Sexualidades e estudos específicos sobre envelhecimento; 3- Sistematização e arquivo de dados da Pesquisa de campo; 4- Criação, organização e manutenção

(6)

de um acervo bibliográfico e do site do grupo de pesquisa; 5 - Acompanhamento de ações extensionistas sobre as temáticas de Gênero, Sexualidade e Envelhecimento; 6- Elaboração e execução de um plano de trabalho para o período da bolsa com apresentação dos resultados parciais e finais do projeto, com destaque para a pesquisa-extensão; 7- Participação em todas as atividades ligadas ao projeto.

Pré-requisitos:

Estudantes dos cursos de Pedagogia, Ciências Sociais, Psicologia, Serviço Social, Direito, Enfermagem, Medicina, História ou Comunicação

(7)

Entre A Legalidade E A Legitimidade De Ensinar: Aspectos Históricos Das Práticas De Educação Doméstica E Sua Contribuição Na Contemporaneidade

Nome do professor/coordenador:

Maria Celi Chaves Vasconcelos

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: EDU Departamento: DEPAG

Local de Funcionamento do Projeto: PROPED/EDU Resumo:

O ano de 2020 ficará marcado como o momento quando o mundo foi surpreendido por uma pandemia de proporções ilimitadas, em que um dos efeitos na educação foi a escolaridade sendo oferecida no espaço da casa. Em que pesem esses acontecimentos, a mídia já registrava, desde o início da década anterior, um aumento significativo de famílias que optavam pela educação domiciliar, retirando os filhos da escola, embora submetidas às inúmeras restrições legais a essa prática. Esse contexto de “ressurgimento” e de divergências impõe a necessidade de se buscar na história da educação a gênese dos movimentos de escolarização, a partir do formato que serviu como modelo ao nascente sistema de ensino brasileiro, a educação doméstica, praticada ao longo de todo o século XIX, pelas famílias que podiam arcar com seus custos. Assim, a pesquisa em pauta tem como objetivo central ampliar a investigação acerca da educação doméstica, com a finalidade de evidenciar aspectos que possam contribuir na discussão contemporânea sobre a legalidade e a legitimidade dos espaços de educação, sob uma perspectiva histórica. Em um plano mais específico, o estudo pretende investigar a arquitetura dessa prática no oitocentos, como ocorria o seu funcionamento, o cotidiano de seus agentes, os manuais e os métodos de ensino utilizados, bem como os lugares onde foi majoritária em relação à escola na Província do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa histórico-documental, que abrange um repertório diversificado de fontes, destacando-se periódicos, relatórios oficiais, literatura da época, egodocumentos, registros de viajantes etc. Como resultados obtidos, o Projeto tenciona contribuir não apenas para os estudos no campo da história da educação, mas trazer elementos para a discussão atual, na qual, um século depois da supremacia incontestável da escola na legalidade e legitimidade de ensinar, a educação doméstica volta ao debate em suas possibilidades e limites como uma modalidade a ser instituída na educação.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Caberá à coordenadora do projeto de pesquisa com a participação dos bolsistas: compor a equipe de trabalho; coordenar as reuniões da equipe e os estudos de revisão da literatura; coordenar as atividades de pesquisa dos membros da equipe; orientar o trabalho de bolsistas e de pós-graduandos do Proped/UERJ; coordenar as atividades referentes à bibliografia a ser examinada; coordenar e realizar o mapeamento e localização dos acervos; realizar contatos com os responsáveis pelos acervos nos municípios pesquisados; coordenar e realizar o levantamento de dados e digitalização; elaborar uma sistematização para a análise de dados; proceder à

(8)

análise dos dados levantados; elaborar textos, artigos científicos e relatórios; e divulgar os resultados da pesquisa por meio de conferências e publicações.

Para tanto, prevê-se que as atividades estarão distribuídas em três etapas:

• 1ª FASE: corresponde à complementação bibliográfica e teórico-conceitual em torno do objeto e contexto da pesquisa, assim como o mapeamento, a seleção e a coleta das fontes documentais, por meio de pesquisa na Hemeroteca da Biblioteca Nacional e visitas a instituições de guarda de acervos, como à própria Biblioteca Nacional e ao Arquivo Nacional, bem como a bibliotecas, museus, casas de cultura e fundações nos municípios localizados como detentores de prováveis evidências de registros da educação doméstica na Província do Rio de Janeiro.

• 2ª FASE: remete à apreensão dos dados demandados pela pesquisa e a elaboração de artigos científicos, além da continuidade da coleta de dados nos arquivos municipais já selecionados e na Biblioteca Nacional.

• 3ª FASE: concerne à análise final dos dados coletados, com vistas à busca de repostas para as questões que orientaram o desenvolvimento da pesquisa, gerando textos e artigos que permitam a socialização desses resultados e a elaboração do relatório final da pesquisa.

Pré-requisitos:

(9)

Núcleo de Estudos em Literatura Infantojuvenil da UERJ - NELIJ-UERJ

Nome do professor/coordenador:

Regina Silva Michelli Perim

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: ILE - Instituto de Letras Departamento: LIPO

Local de Funcionamento do Projeto: ILE Resumo:

O projeto “Núcleo de Estudos em Literatura InfantoJuvenil da UERJ” (NELIJ-UERJ) tem por objetivo estabelecer e viabilizar atividades que configurem um núcleo de estudos e ações em torno da Literatura Infantojuvenil na UERJ, com vistas a conferir uma unidade centralizada aos trabalhos, além de estabelecer parcerias com professores do ILE e de outras unidades, procurando dar o máximo de visibilidade à área no âmbito da UERJ. Prevê-se a realização de ações concernentes a: 1) estruturação e dinamização das atividades do Núcleo; 2) promoção e organização de cursos livres e eventos extensionistas – seminários, rodas de leitura, oficinas, encontros etc., com abrangência acadêmica, docente e/ou cultural e artística; 3) suporte à realização dos cursos e eventos, coordenando as ações; 3) publicação de materiais áudio visuais, digitais e impressos oriundos desses cursos e eventos extensionistas; 4) criação e manutenção de um site institucional, 5) realização do II Encontro Nacional e I Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil: questões e temáticas de ontem e de hoje.

Plano de Trabalho do Bolsista:

O plano de trabalho envolve, basicamente, integrar as atividades da equipe, o que implica participar das reuniões semanais e das atividades promovidas, como os Estudos em Literatura Infantojuvenil e os Encontros com o Autor (mensais); atuar na realização do congresso, previsto para a última semana de setembro, e das publicações decorrentes (vídeos e e-books). Por último, seria excelente ter um bolsista que auxiliasse na criação de um site, articulado ao instagram e ao facebook, com as atividades do Núcleo.

Pré-requisitos:

Deseja-se um aluno que tenha interesse em Literatura Infantojuvenil, proativo, que goste de trabalhar em grupo e, se possível, que possua algum conhecimento de internet.

(10)

AIPA - ATIVIDADES DE INSERÇÃO EM PRÁTICAS ACADÊMICAS Título do Projeto:

Circularidade de saberes na formação docente: por uma didática racial

Nome do professor/coordenador:

Luis Paulo Cruz Borges

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: CAp-UERJ Departamento: DEF

Local de Funcionamento do Projeto: CAp-UERJ Resumo:

Podemos pensar o multiculturalismo na escola brasileira, que se dá em uma arena de conflitos, com convergência e divergência, de discursos e práticas. A escola, como instituição moderna, causa estranhamentos com suas práticas e concepções que se dão em contradição: inclusão-exclusão, novo-velho, moderno-antigo, crítico-reprodutivista etc. Há que se perceber a escola como lócus de cruzamento de culturas que, intimamente, disputam sentidos, poder e saber. Nesse contexto, as minorias sociais no âmbito escolar, especialmente a instituição pública, podem percebê-la como lugar de emancipação social, ou mesmo, como lugar de fomento de desigualdades socioculturais. É no contexto da desigualdade que também situamos a perspectiva do conhecimento. Essa reflexão pretende contribuir com tantas outras inquietações na e para a formação docente, e pretende avançar por novas outras questões que se põem entre a escola de educação básica e a universidade, a partir do dispositivo da Lei 10.639 e 11.645 sobre questões étnicas. Nosso desafio é pensar/agir/lutar a favor de práticas antirracistas no cotidiano escolar.

Plano de Trabalho do Bolsista:

- Entradas semanais em salas de aula para Roda de Conversa com os estudantes;

- Desenvolvimento de atividades que estimulem a discussão acerca de uma educação antirracista em sala de aula, baseado numa didática racial;

- Trocas de experiências a partir de projetos interdisciplinares entre turmas diferentes; - Discussão sobre dilemas propostos pelo professor.

(11)

Economia Global E Desenvolvimento Sustentável

Nome do professor/coordenador:

Bruno Miranda Neves

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: IFHT

Departamento: Departamento De Formação Humana Com Tecnologias Local de Funcionamento do Projeto: IFHT e EDU

Resumo:

Este Projeto é parte do “Programa Desenvolvimento e Educação – Theotonio dos Santos” do CEH e CCS/UERJ, sendo coordenado por Bruno Miranda Neves (IFHT), Zacarias Gama e Gaudêncio Frigotto (EDU).

Em novembro de 1995 foi organizada uma Conferência de Viabilidade para o Estabelecimento de uma Rede Internacional de Instituições de Ensino em Economia Global, realizada na UNU/WIDER em Helsinki, Finlândia. Esta iniciativa foi apoiada pela UNESCO e pela Universidade das Nações Unidas (UNU), ambas as quais publicaram, em junho de 1996, os anais desde Encontro. Como consequência, a Cátedra e Rede UNESCO/UNU sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN) foi fundada em 1997. Na atualidade, a Sede da REGGEN se encontra no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e sua Secretaria Executiva está sediada no Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES). Esteve sob a direção de Theotonio dos Santos até o seu falecimento em fevereiro de 2018. A REGGEN desenvolve pesquisas e articula uma rede internacional de investigadores e instituições associadas. A partir desta expertise, promoveremos atividades extensionistas nos formatos de cursos, seminários, ciclos de debates, mesas redondas, etc., bem como sua divulgação nas diferentes mídias. O produto dessas atividades será publicado na nova Revista "Desenvolvimento e Civilização", pela própria Cátedra. Ao reunir parceiros de instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil e governos, pretendemos incrementar os projetos desta Universidade dentro da rede de colaboração já estabelecida. Outra contribuição primordial é a inclusão de estudantes secundaristas, de graduação e pós-graduação da própria UERJ, contribuindo na formação e qualificação de jovens pesquisadores. O IFHT, o PPFH, o CEH e o CCS são os principais lócus internos para o desenvolvimento de nossos fazeres.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Como tarefa prioritária e por sermos o projeto proponente do Programa Desenvolvimento E Educação – Theotonio Dos Santos (ProDEd-TS), instituído pelo AEDA 020/2018, caberá a este projeto articular e organizar o conjunto das atividades dos projetos que compõem o ProDEdTS. O apoio de graduandos às atividades desenvolvidas é essencial tanto para a qualidade das mesmas quanto para a qualificação de profissionais de alto nível e inseridos em contextos e relações internacionais. A REGGEN reúne um grupo internacional de instituições e pesquisadores de grande experência, capazes de sustentar ambiciosos planos de pesquisa.

(12)

Atribuições dos bolsistas:

• Acompanhamento dos editais de agências públicas e privadas interessadas no fomento ao ensino, a pesquisa e a extensão.

• Organização do acervo da Rede, editorando as memórias dos eventos já realizados a exemplo dos DVDs, CDs, livros, artigos etc. publicados em mídias eletrônicas e impressas. • Atendimento ao público participante e interessado em nossas atividades.

• Levantamento bibliográfico. • Revisão de literatura.

• Participação em reuniões internas. • Produção textual e do TCC.

• Apresentação de trabalhos acadêmicos. • Assessoramento à Coordenação. • Alimentação das páginas eletrônicas. • Registros, relatórios, catalogações etc.

• Organização do acervo da Rede, editorando as memórias dos eventos já realizados a exemplo dos DVDs, CDs, livros, artigos etc. publicados em mídias eletrônicas e impressas. Atendimento ao público participante e interessado em nossas atividades.

Pré-requisitos:

Preferencialmente estudantes de Relações Internacionais, Economia, História, Geografia, Ciências Sociais, Educação, Filosofia, Administração.

(13)

Desenvolvimento E Educação

Nome do professor/coordenador:

Bruno Miranda Neves

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: IFHT

Departamento: Departamento De Formação Humana Com Tecnologias Local de Funcionamento do Projeto: IFHT

Resumo:

Este Projeto existe ininterruptamente desde 2014 (sob o n.º 4747). Somos parte do “Programa Desenvolvimento e Educação – Theotonio dos Santos” do CEH e CCS/UERJ, sendo coordenado por Bruno Miranda Neves (IFHT), Gaudêncio Frigotto (EDU e PPFH), Livaldo da Silva e Terezinha Nazar (CAp) envolvendo pesquisadores e estudantes da UERJ e da Cátedra e Rede UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN)de Educação Profissional Técnica (EPT) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), procurando contribuir com a necessária qualificação dos educadores que atuam em cursos de formação, capacitação e qualificação de trabalhadores em instituições de Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro (NEVES, 2013, 2015; FRIGOTTO, 2015, 2018).

A miríade de ações governamentais e da sociedade civil organizada para a EPT e a EJA indica um passivo quanto ao direito público e subjetivo à escolarização de qualidade. Frente ao desafio da qualificação dos educadores, consideramos alguns eixos: entendimento da realidade econômica e social; conhecimentos específicos de uma área profissional; aspectos didático-político-pedagógicos; e integração entre a Educação Profissional e a Educação Básica.

Nosso projeto prioriza o fortalecimento de itinerários formativos de educadores e educandos, bem como, produção técnico-científica que repercuta pesquisas e práticas pedagógicas integradas e unitárias.

Realizamos dezenas de capacitações e eventos; promovemos duas Jornadas “Políticas Públicas de Qualificação Profissional & EJA” – da qual resultarão livros homônimos; publicamos "Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia" (FRIGOTTO, 2018), "O PROEJA no Colégio Pedro II" (NEVES, 2015) e "Desenvolvimento e Educação" I e II (NEVES, 2021); participamos de pesquisas como "O impacto educacional, social, econômico, político, cultural e ambiental da interiorização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) (FRIGOTTO, 2021) e com a UDeLaR.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Como tarefa prioritária e por sermos o projeto proponente do Programa Desenvolvimento E Educação – Theotonio Dos Santos, caberá a eles contribuir com a organização do conjunto das atividades dos projetos que o compõe.

(14)

Definição de divisão de tarefas entre bolsitas:

a) Cursos de Atualização ministrados com o CEPUERJ; b) Curso de Aperfeiçoamento; c) atendimentos aos educadores dos sistemas públicos; d) atendimentos aos profissionais que atuam em OSCIPs e na iniciativa privada; e) auxílio na articulação da equipe, setores, departamentos e unidades acadêmicas e administrativas; f) alimentação e monitoramento da página no Facebook; correio eletrônico e sala; g) atendimento telefônico.

Levantamento bibliográfico de ações de formação de educadores para a EJA e a EPT. Estudo da legislação e das normas sobre exensão.

Acompanhamento da Coordenação em reuniões com as instituições parceiras. Levantamento de editais de órgãos de fomento a pesquisa e a extensão.

Planos de estudos e produção sobre a EJA, a EPT e o mercado de trabalho fluminense. Co-produção de banner para a UERJ Sem Muros e outros eventos acadêmicos.

Co-produção de artigos científicos e comunicações orais. Monitoramento das frequências nos cursos e eventos. Análise e avaliação das atividades.

Redações das monografias de conclusão de curso.

Pré-requisitos:

Preferencialmente graduando em Pedagogia, mas aberto a outras licenciaturas bem como a graduandos em Economia, Relações Internacionais e Psicologia.

(15)

Educação Profissional Técnica Integrada Ao Ensino Médio: Estudos De Práticas Pedagógicas

Nome do professor/coordenador:

Bruno Miranda Neves

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: IFHT

Departamento: Departamento De Formação Humana Com Tecnologias Local de Funcionamento do Projeto: IFHT

Resumo:

Um panorama sobre a Política de Educação Profissional Técnica (EPT) de Nível Médio de 1982 a 2010, nos remete à Lei 7.042 (1982); à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); aos Decretos n.º 2.208 (1997) e n.º 5.5154 (2004); aos diferentes Pareceres e Resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Ensino Médio, da EPT e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e aos processos de Cefetização dos anos 1990, e mais recentemente de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFETs) (FRIGOTTO; CIAVATTA, 2006; FRIGOTTO, 2016; RAMOS, 2014). Considerando as necessidades de ampliação da escolaridade e qualificação profissional da força de trabalho, analisaremos cursos de Ensino Médio Integrados à EPT nos IFETs (FRIGOTTO; CIAVATTA; RAMOS, 2005; ARAÚJO, 2013), afim de, identificar e compreender como os educadores dos cursos e campi que optaram por trabalhar a integração curricular pelo viés do materialismo histórico-dialético (de cariz marxista) alteram o formato escolar em três dimensões: a) gestão; b) curricular, e; c) posições docentes (BORDOLI; MARTINIS; DOGLIOTTI; STEVENAZZI, 2019). Estudaremos a legislação do período, tendo como aspectos centrais as categorias do materialismo histórico dialético: contradições, mediações, particularidades e singularidades institucionais dos IFETs (CIAVATTA, 2015 e 2016; MARX, 2006). A pesquisa parte da compreensão de que vivemos numa quadra histórica na qual a crise estrutural do capital se desenvolve com a reestruturação produtiva (ANTUNES, 2009; ALVES, 2000; BRAGA, 2012), as mudanças nas relações Estado/Sociedade Civil (GRAMSCI, 2007, 2011, 2010; MÉSZÁROS, 2002; OLIVEIRA, 2018, POULANTZAS, 1980; NEVES, 2005, 2010) e a necessidade de inovar o binômio formação/conformação das atuais e futuras gerações de trabalhadores (VENTURA, 2008; MÉSZÁROS, 2005; FRIGOTTO, 2011, 2006, 2003; GRAMSCI, 2001; MOTTA, 2012; RAMOS, 2006).

Plano de Trabalho do Bolsista:

Participação nas atividades do Programa Desenvolvimento e Educação - Theotonio dos Santos (ProDEd-TS).

Qualificação mediante gratuidade nos cursos do ProDEd-TS. Treinamento em pesquisas nas áreas de ciências humanas. Levantamento bibliográfico.

(16)

Tratamento de dados. Elaboração de relatório.

Participação em eventos acadêmicos e científicos.

Pré-requisitos:

Graduando em Pedagogia e outras licenciaturas. Aceitamos também estudantes de Economia, Administração e Psicologia.

(17)

REVISTA DESENVOLVIMENTO E CIVILIZAÇÃO: Revista da Cátedra e Rede UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável

Nome do professor/coordenador:

BRUNO MIRANDA NEVES

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: IFHT

Departamento: Departamento De Formação Humana Com Tecnologias Local de Funcionamento do Projeto: IFHT

Resumo:

Este periódico é parte do PROGRAMA DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO - THEOTONIO DOS SANTOS, instituído por Ato Executivo do Magnífico Reitor da UERJ em 03/12/2018. A Revista “Desenvolvimento e Civilização” é um periódico de publicação semestral vinculada à Cátedra e Rede UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Social – REGGEN que encontrasse ligada ao Instituto de Formação Humana com Tecnologias – IFHT/ UERJ. Tem por objetivo divulgar e incentivar a produção de conhecimento acerca do atual estágio de desenvolvimento social e a crise civilizacional provocada pelo incremento desordenado das forças produtivas e de exploração social e da natureza.

Orienta-se, fundamentalmente, na crítica ao modelo eurocêntrico e ocidental de desenvolvimento e de produção intelectual com o objetivo de impulsionar constantemente a produção de um pensamento transformador mais consistente que se dedique a analisar o quadro de tensões nos processos de globalização e reflexos nas localidades que reagem a elas, especialmente América Latina, África e Ásia, sem descartar, evidentemente, as resistências encontradas no interior dos centros capitalistas.

Neste sentido, o Brasil possui poucas revistas e produções editoriais que estabeleçam diferentes análises sobre o cenário exposto.

Plano de Trabalho do Bolsista:

São dois planos de trabalhos que se articulam aos seguintes perfis:

01) ampla concorrência para subsidiar a excelência mediante leitura de periódicos classificados como A1 em relações internacionais, economia etc. Alimentação da página eletrônica. Contatos com unidades internas da UERJ. Monitoramento dos indexadores. Conhecimentos das normas para indexações. Divulgação dos periódicos em eventos acadêmicos, profissionais e científicos. 02) específica para estudantes de letras, voltada para aspectos de revisão e tradução. O revisor tem uma responsabilidade importante no processo de revisão e publicação de um texto, devendo estar atento aos pequenos detalhes e buscar melhores soluções para o conteúdo analisado. Seu papel primordial é aprimorar o conteúdo para que a mensagem encontre seu público-alvo sem nenhuma falha. O profissional analisa a gramática, pontuação, erros ortográficos e erros contextuais. As atividades desenvolvidas pelo corretor envolvem muito treino e condicionamento visual para enxergar detalhes rapidamente. Assessoramento a todo o processo de planejamento, execução e avaliação. Capacitações presenciais e à distância em

(18)

editoração, editoração eletrônica, revisão etc. Assessoramento na gestão das TICs - assegurando sigilo das informações. Monitoramento de redes sociais, buscando eventos acadêmicos que nos interessem. Revisão da norma culta da língua portuguesa - sob supervisão. Tradução do e para o português - sob supervisão. Organização de registros eletrônicos - originais submetidos, pareceristas, conselheiros, comunicações, regras etc. Atendimentos aos editores, autores, leitores, pareceristas, conselheiros etc.

Pré-requisitos:

Estudantes de: a) relações internacionais, economia, história, ciências sociais, filosofia, educação etc.; b) letras.

(19)

AÇÕES AFIRMATIVAS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Nome do professor/coordenador:

Helder Molina

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: IFHT

Departamento: Departamento De Formação Humana Com Tecnologias Local de Funcionamento do Projeto: IFHT

Resumo:

O projeto de extensão Ações Afirmativas e Políticas Públicas pretende analisar algumas iniciativas, militância e projetos voltados para ações afirmativas dedicadas ao povo negro, surgidas na universidade brasileira, que vêm ocorrendo desde a década de 1980. Se propõe a dar continuidade em 2021 à geração, implementação e acompanhamento de ações de reparação baseadas no critério socioeconômico-étnico-racial, aportando contribuições para um atendimento cada vez mais qualificado. Já estamos promovendo os cursos de extensão nas modalidades aperfeiçoamento e iniciação, cujos nomes são o mesmo do Projeto, além de eventos com mediação tecnológica.

Visa também oferecer instrumental de análise e debate sobre o tema, de modo que possibilite a permanência deste programa bem sucedido na universidade e, simultaneamente, a ampliação da compreensão da questão racial na sociedade brasileira.

Para alcançar tais objetivos, o trabalho é desenvolvido a partir de uma proposta pedagógica que envolve cursos, debates, seminários, participação em projetos de extensão, voltados para a temática racial e políticas públicas de educação de um modo geral, e para a discussão sobre ações afirmativas, em específico.

Devido aos seus muitos desdobramentos, o projeto Ações Afirmativas e Políticas Públicas deve ser transformado em Projeto de Extensão. Atualmente, contamos com a participação de professores, doutorandos, mestrandos, graduandos e militância da temática racial. Estamos vinculados ao Programas de Extensão e à proposta de Pós-Graduação Desenvolvimento e Educação - Theotonio dos Santos".

Plano de Trabalho do Bolsista:

Definição de divisão de tarefas entre bolsitas:

a) Cursos de Atualização ministrados com o CEPUERJ; b) Curso de Aperfeiçoamento; c) atendimento aos educadores dos sistemas públicos; d) atendimento aos profissionais que atuam em OSCIPs e na iniciativa privada; e) auxílio na articulação da equipe, setores, deparamentos e unidades acadêmicas e administrativas; f) alimentação e monitoramento da página no Facebook; correio eletrônico e sala; g) atendimento telefônico.

Levantamento bibliográfico de ações afirmativas. Estudo da legislação e das normas sobre exensão.

Acompanhamento da Coordenação em reuniões com as instituições parceiras. Levantamento de editais de órgãos de fomento a pesquisa e a extensão.

(20)

Planos de estudos e produção sobre a temática.

Co-produção de banner para a UERJ Sem Muros, Mostra de Estágios e outros eventos acadêmicos.

Co-produção de artigos científicos e comunicações orais. Monitoramento das frequências nos cursos e eventos. Análise e avaliação das atividades.

Redações das monografias de conclusão de curso.

Pré-requisitos:

Preferencialmente estudantes de licenciaturas, Psicologia, Economia, Administração, Relações Internacionais etc. Entretanto, estudantes de todas as áreas são bem-vindos.

(21)

Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Escolar

Nome do professor/coordenador:

Livaldo Teixeira da Silva

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAp-UERJ Departamento: Núcleo Acadêmico Pedagógico (NAPE)

Local de Funcionamento do Projeto: Programa Desenvolvimento e Educação Theotônio dos

Santos - IFHT

Resumo:

Foram as inquietações advindas de nossas experiências como docentes e pedagogos em instituições públicas e particulares na Educação Básica e Superior que nos impeliram a estudar a fundamentação do trabalho pedagógico, propiciando pensar e atuar no contexto escolar, ao nos indagarmos sobre a importância da apropriação do binômio teoria-prática. Nosso projeto sintetiza as atividades formativas do Núcleo Acadêmico Pedagógico do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp-UERJ, constituindo-se a organização do trabalho pedagógico na perspectiva da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Sob a coordenação do Pedagogo Livaldo Teixeira da Silva, teve como pontos de partida a tradição filosófica da Pedagogia Histórico-crítica, especialmente naquilo que pudemos contribuir inspirados em Saviani, Duarte, Gasparin, Ramos e Frigotto etc. Destacamos a dissertação de mestrado "Didática Coerente com a Pedagogia Histórico-crítica: Elementos de Aproximação da Educação do Jovem Adulto Trabalhador" (SILVA, 2018); os apontamentos divulgados em "O sentido da Pedagogia e do Pedagogo na Educação Escolar" (NEVES; SILVA, 2015); o Grupo de Estudos da PHC, e; o Curso Fundamentos da Educação e Didática (SILVA, 2015) e (SILVA, 2019). Este Projeto visa difundir as reflexões sobre a contribuição da Didática, do Currículo e da Gestão Educacional na perspectiva da PHC para a superação da fragmentação da teoria e da prática na Educação Escolar. Reunimos no projeto pesquisadores, docentes e técnicos de nível superior com experiência e com disponibilidade de devolver à sociedade os produtos de seus trabalhos intelectuais, contribuindo também para que a UERJ se mantenha na vanguarda da formação de professores.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Definição de divisão de tarefas entre bolsitas: a) Cursos de Atualização ministrados com o CEPUERJ; b) Cursos e eventos; Controle de frequência e dos relatórios produzidos a respeito dos encontros; c) atendimento aos educadores dos sistemas públicos; d) atendimento aos profissionais que atuam em escolas públicas e privadas; e) auxílio na articulação da equipe, setores, departamentos e unidades acadêmicas e administrativas; f) alimentação e monitoramento da página no Facebook; correio eletrônico e sala presencial e/ou na plataforma digital; g) atendimento telefônico. Levantamento bibliográfico de ações de formação de educadores para a educação básica. Levantamento bibliográfico de ações de formação de educadores. Estudo da legislação e das normas sobre extensão. Acompanhamento da Coordenação em reuniões com as instituições parceiras. Levantamento de editais de órgãos de

(22)

fomento à pesquisa e a extensão. Planos de estudos e produção sobre a Pedagogia Histórico-crítica. produção de banner para a UERJ Sem Muros e outros eventos acadêmicos. Co-produção de artigos científicos e comunicações orais. Monitoramento das frequências nos cursos e eventos. Análise e avaliação das atividades. Redações das monografias de conclusão de curso.

Pré-requisitos:

(23)

CAMPO EXPERIMENTAL DA IMAGEM

Nome do professor/coordenador:

Antonio José Queiroga Ferreira

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: Instituto de Artes

Departamento: Departamento de Linguagens Artísticas

Local de Funcionamento do Projeto: Ateliê do Instituto de Artes (ART-UERJ) Resumo:

O projeto de extensão e pesquisa "CAMPO EXPERIMENTAL DA IMAGEM” pretende pesquisar, produzir e fazer circular trabalhos artísticos, de análise, e críticos, relacionados com o imenso campo das imagens técnicas (fotografia, vídeo etc.) na nossa cultura e sociedade. Nosso objetivo final é apresentar essa produção artística no espaço público da cidade, fora dos tradicionais locais do Sistema da Arte; especialmente estar presente na rua, forma de arte pública.

Plano de Trabalho do Bolsista:

A se determinar conforme o caso.

Pré-requisitos:

(24)

AIPA - ATIVIDADES DE INSERÇÃO EM PRÁTICAS ACADÊMICAS Título do Projeto:

Arte e currículo - percursos dialógicos

Nome do professor/coordenador:

CHRISTIANE DE FARIA PEREIRA ARCURI

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: CAp Departamento: DEFA

Local de Funcionamento do Projeto: CAp e remotamente. Resumo:

O projeto de Iniciação Científica “Arte e currículo – percursos dialógicos” vem estudar os programas de Artes Visuais e História da Arte – os eixos temáticos e as metodologias – recorrentes nos livros didáticos adotados em escolas das redes privada, municipal, estadual e federal na educação básica (desde 2010) no estado do Rio de Janeiro, a fim de propor dinamização curricular mais condizente com a realidade cultural dxs alunxs em paralelo à promoção de percursos estéticos autorais dxs professorxs.

Plano de Trabalho do Bolsista:

- Pesquisa dos programas curriculares propostos nos livros didáticos de Arte para educação básica (PNLD) disponibilizados no Instituto de Aplicação / CAp-UERJ;

- Estudo dos programas curriculares nos livros didáticos (PNLD) voltados para a educação básica; - Articulação dos conteúdos e estratégias metodológicas apresentados nos livros didáticos, enfatizando a relevância da arte brasileira e das manifestações da cultura visual do cotidiano para projetos estéticos autorais;

- Atualização da pesquisa sobre as orientações curriculares vigentes na rede pública de ensino; - Análise do currículo complementar ao livro didático disponibilizado nos sites das editoras pedagógicas;

- Orientação aos licenciandos para intervenção (inclusive no campo de estágio supervisionado) no programa curricular de Artes Visuais e História da Arte do Instituto de Aplicação e divulgação no instagram nutricaovisual;

- Divulgação dos resultados preliminares da pesquisa no site nutricaovisual.art.br através de materiais pedagógicos para docentes;

- Publicização dos resultados da pesquisa em eventos científicos e acadêmicos; periódicos etc.

Pré-requisitos:

(25)

O CAp-UERJ e suas impressões visuais.

Nome do professor/coordenador:

Christiane De Faria Pereira Arcuri

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: CAp Departamento: DEFA

Local de Funcionamento do Projeto: CAp e remotamente. Resumo:

O projeto tem como objetivo principal desenvolver a identidade visual dos alunos da educação básica do Instituto de Aplicação / CAp vinculado à universidade. Através dos objetos estéticos usados pelos discentes no espaço escolar, tais como mochilas e bolsas, tênis, estojos, dentre outros, os aspectos (formas) e formatos (conteúdos) estéticos são pesquisados. O olhar volta-se, de modo pragmático, às estampas e aos modelos de design dos objetos em diálogo com a historiografia da arte e as diversas linguagens artísticas predominantes na cultura visual do cotidiano. A cada ano letivo, as tendências de moda predominantes nos objetos estéticos sustentam-se, de certo modo, na pregnância visual e no gosto identitários dos alunos. A pesquisa aprofunda os estudos sobre os processos do sistema de significações visuais com os quais os alunos estabelecem com os objetos e com as respectivas marcas – seja por meio da sistemática de suas condutas e das relações coletivas e culturais, seja com as possibilidades subjetivas e autorais. Neste ano letivo, devido ao ensino remoto por consequência do momento pandêmico, o projeto atentou aos objetos habituais aos estudantes no ambiente domiciliar. Propostas visuais de intervenções estéticas nas máscaras de proteção (publicizadas no Instagram nutriçãovisual) e as recorrências imagéticas nas telas do computador/tablet/smartfones dos(as) estudantes, por exemplo, atualizam os objetivos incipientes na busca pela composição de uma identidade visual assim como da formação crítica do imaginário cultural da contemporaneidade.

Plano de Trabalho do Bolsista:

- Observação e registro fotográfico dos objetos estéticos mais consumidos para alunos da educação básica no espaço escolar;

- Registro no site nutricaovisual dos objetos estéticos mais usuais no espaço escolar (mochilas, bolsas, tênis, dentre outros) – destaque das tendências de moda no ano corrente e atualização dos demais anos letivos, desde 2015, cadastro do projeto;

- Desenvolvimento da formação crítico-estética dos alunos do CAp (expandidos a comunidade escolar) através do estudo crítico da sintaxe visual da forma dos objetos – padronagem, cores, formas etc;

- Criações de novas tendências estéticas nos objetos com base no estudo da história da arte e das manifestações artísticas do cotidiano;

- Extensão dos objetivos aos projetos de iniciação científica júnior e de iniciação científica para licenciandos de artes visuais (PIBIC);

(26)

- Participação em eventos de divulgação acadêmica, científica e de extensão;

- Divulgação dos resultados e metas desenvolvidas no projeto para a comunidade escolar: panorama do imaginário visual da juventude da atualidade através dos usos e costumes dos objetos estéticos.

Pré-requisitos:

(27)

Rodas de Leitura Literária na EDU

Nome do professor/coordenador:

Márcia Cabral da Silva

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Departamento: DEAE

Local de Funcionamento do Projeto: Plataforma zoom, em razão da pandemia. Resumo:

Trata-se de um projeto que visa à formação de leitores proficientes por meio de rodas de leitura mediadas por um escritor ou ilustrador. As.rodas ocorrem mensalmente via plataforma zoom. Na ocasião, o escritor ou ilustrador relata aspectos de sua trajetória e de sua obra. Os participantes debatem os temas apresentados ao final da exposição.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Planejar as rodas sob a supervisão da coordenadora; preparar cartazes e formulários de inscrição para as rodas; ler os textos indicados para cada evento; preparar relatórios sobre o desenvolvimento das rodas; apresentar trabalhos derivados dessa experiência em fóruns acadêmicos.

Pré-requisitos:

(28)

AIPA - ATIVIDADES DE INSERÇÃO EM PRÁTICAS ACADÊMICAS Título do Projeto:

EFEITOS DO TREINAMENTO DE FORÇA MUSCULAR COMBINADO COM SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA D NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS, AUTONOMIA FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS

Nome do professor/coordenador:

Nádia Souza Lima da Silva

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: IEFD Departamento: DESIN

Local de Funcionamento do Projeto: Laboratório de Atividade Física e Promoção da Saúde

(LABSAU/IEFD/UERJ)

Resumo:

Um dos principais acometimentos do envelhecimento é a significativa perda de força muscular, além das alterações das funções cognitivas e executivas, que impactam diretamente na independência, autonomia e qualidade de vida de idosos. Embora já estudados isoladamente e com resultados promissores, pouco se sabe sobre os efeitos da combinação do treinamento contrarresistência e da vitamina D sobre as funções executivas de idosos. Sendo assim, este estudo experimental, randomizado e controlado, tem como objetivo averiguar o impacto dessas variáveis nas funções executivas, qualidade de vida e autonomia funcional de idosos. A amostra de voluntários com idades igual ou superior a 65 anos, de ambos os sexos, será dividida de forma aleatória em quatro grupos de intervenção, que são: Grupo experimental musculação e vitamina D (GEMVD); Grupo experimental musculação e placebo (GEMP); Grupo controle sedentário e vitamina D (GCVD); Grupo controle sedentário e placebo (GCP). Antes e após 16 semanas de intervenção e suplementação de vitamina D, as intervenções e atividades de socialização e placebo de aparência idêntica à vitamina, os controles das intervenções, serão aplicados os seguintes testes: a) Força de preensão manual; b) Aptidão Funcional; c) Medidas Antropométricas; d) Avaliação do Estado Mental; e) Avaliação do Controle Inibitório; f) Avaliação da Memória de Trabalho; g) Avaliação da Flexibilidade Cognitiva; h) Avaliação da Qualidade de Vida; i) Análise sanguínea do nível de Vitamina D. Para análise do teste e re-teste de 10RM, o Teste-T será aplicado. Após determinação da normalidade dos dados pelo teste de Kolmogorov-Smirnov, a diferença entre grupos e momentos da coleta dos dados paramétricos será determinada por uma ANOVA, seguida do teste de Tukey, enquanto para os não paramétricos será aplicado o teste de Mann-Whitney. O Delta% será calculado para determinar o aumento entre os dois momentos de coleta. O nível de significância será determinado por p≤0,05.

Plano de Trabalho do Bolsista:

O bolsista participará do grupo de estudos da coordenadora do projeto; será treinado para ajudar nas coletas de dados do projeto; será orientado para tratar e utilizar parte dos dados em um trabalho a ser apresentado em eventos acadêmicos.

(29)

Promoção do Desenvolvimento Pessoal do Psicólogo Clínico em Formação

Nome do professor/coordenador:

VANESSA DORDRON DE PINHO

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia

Departamento: Departamento de Psicologia Clínica

Local de Funcionamento do Projeto: Serviço de Psicologia Aplicada / Plataforma RNP Resumo:

É importante que o psicólogo tenha conhecimento teórico e domine técnicas específicas à sua abordagem de intervenção para a prática clínica. Contudo, existem competências pessoais e interpessoais que precisam ser aprimoradas para que o profissional preste um atendimento humanizado e de qualidade aos seus clientes, ao mesmo tempo que consiga manter seu bem-estar psicológico. Esse projeto será voltado para o aprimoramento da formação do

psicólogo, especialmente de psicoterapeutas. Pretende-se ampliar o autoconhecimento entre psicólogos em formação e outras habilidades que são atreladas a esta. Será adotado o referencial da Terapia do Esquema (TE). O projeto é voltado para alunas/os de graduação em psicologia da UERJ. Atualmente, são realizados encontros para autorreflexão com membros do projeto; lives mensais com profissionais convidados; produção de cartilha. O grupo também dispõe de grupo de WhatsApp para trocas em outros momentos. As lives mensais são abertas ao público externo (estudantes de psicologia de outras universidades e psicólogas/os iniciantes), visando reflexão, autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e interpessoal, divulgação de conhecimento, com referencial da Terapia Cognitivo-Comportamental e Terapia do Esquema.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Participar ativamente dos encontros internos do Projeto para autorreflexão e promoção do desenvolvimento pessoal e interpessoal; participar das reuniões de planejamento com ideias para novas etapas para o Projeto; participar das redações das cartilhas; administrar o Canal do YouTube e o Instagram do Projeto; participar das lives com convidados; auxiliar na divulgação das lives nas redes sociais.

Pré-requisitos:

Interesse na área de Psicologia Clínica; disponibilidade para leitura; saber usar as mídias sociais, especialmente o Canal do YouTube e o Instagram.

(30)

AIPA - ATIVIDADES DE INSERÇÃO EM PRÁTICAS ACADÊMICAS Título do Projeto:

(Re)pensando questões de violência e desigualdade na educação de meninas e meninos

Nome do professor/coordenador:

Jimena de Garay Hernández

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: IP Departamento: DPSCH

Local de Funcionamento do Projeto: Escola Municipal Madrid Resumo:

O tema da violência contra as mulheres vem ganhando cada vez mais visibilidade nos dias de hoje por conta dos números alarmantes de dados divulgados em pesquisas e pela grande mídia. Por se tratar de uma problemática sociocultural que evidencia relações desiguais, faz-se necessário criar estratégias eficientes e comprometidas com a mudança dessa realidade. Pensando nisso, aparece como necessário criar estratégias de conscientização em instituições públicas de ensino, nas quais crianças, adolescentes e jovens entram em contato com uma pluralidade de formas de vida. Desta forma, pretende-se trabalhar com grupos de estudantes, com o objetivo principal de possibilitar a conscientização e reflexão acerca das diferenças na educação direcionada a meninos e meninas e seus efeitos nas relações interpessoais e intrapessoais. O presente projeto tem como fundamento os direitos determinados pelo Estatuto da Criança e Adolescente, ressaltando a promoção de uma vida digna, sem violência e discriminação. São realizadas oficinas com jovens estudantes, na faixa etária de 11 a 15 anos, com intuito de facilitar a discussão dessa temática como uma aposta de prevenção da(s) violência(s). Os encontros são quinzenais, com duração média de uma hora cada um. Como instrumentos disparadores de discussões, utilizamos recursos audiovisuais, como vídeos e músicas, e dinâmicas variadas, os quais serão providenciados pela equipe do projeto. Além disso, pretende-se facilitar o engajamento da comunidade escolar como um todo na temática e no processo de construção do projeto, não no sentido de sobrecarregar docentes e gestores(as), mas justamente de propiciar um ambiente escolar não violento que reverbere nas trajetórias de vida de quem o atravessa.

Plano de Trabalho do Bolsista:

A/o bolsista irá participar ativamente do planejamento, execução e avaliação das oficinas quinzenais na escola ao longo do ano. Igualmente, irá compor os grupos de discussão sobre textos e materiais dos campos acadêmico, legislativo, educacional, cultural e militante, com o objetivo de enriquecer o trabalho desenvolvido. Será fundamental também a sua participação no registro das atividades através de diários de campo, bem como na elaboração de relatórios e apresentações em eventos. Todavia, sua contribuição na realização de devolutivas com a unidade escolar será fundamental.

(31)

Projeto de Mediação Entreturmas (PROME)

Nome do professor/coordenador:

Luciana Velloso da Silva Seixas

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação

Departamento: Departamento de Ciências Sociais e Educação Local de Funcionamento do Projeto: Faculdade de Educação Resumo:

O Projeto de Mediação Entreturmas (PROME) foi criado com o objetivo de viabilizar um acolhimento mais humanizado aos alunos ingressantes no curso e ampliar as formas de atendimento dos/as mesmos/as. Além de buscar resolver as questões voltadas para a inserção e adaptação acadêmica dos novos discentes do curso de Pedagogia, pretende também auxiliar na formação pedagógica dos alunos seniors (que serão os mediadores), contribuindo para ampliar suas habilidades sociais e interpessoais dentro e fora do curso. O PROME surgiu no segundo semestre de 2016, a partir da necessidade de se integrar alunos calouros da Faculdade de Educação da Uerj com alunos de turmas mais adiantadas, possibilitando ricas trocas entre os grupos, além de também auxiliar os alunos que já estão no curso a lidarem com questões tanto acadêmicas e burocráticas quanto de ordem de cunho mais psicossocial. O Projeto já se encontra em andamento, tendo realizado atividades antes do começo do semestre de 2016.2. Estas se constituíram em rodas de conversas sobre elaboração de trabalhos acadêmicos, experiências de intercâmbios e inserções em pesquisas, oficinas de cartazes, atividade para conhecer os diferentes espaços da Universidade. Deste modo, quando o semestre de fato se iniciou, os discentes que puderam participar, já estavam mais familiarizados com o novo espaço. Em parceria com as equipes do Programa de Desenvolvimento Interpessoal para prevenção do suicídio (PRODIN) e do Projeto UERJ pela Vida, o PROME também busca desenvolver diversas ações educativas (grupos psicoeducativos e palestras), com professores, alunos e servidores técnicos-administrativos da UERJ, além de profissionais da área de educação e saúde. Temáticas como as da humanização das relações interpessoais e a instrumentalização sobre as habilidades sociais já estão sendo realizadas por meio de cursos e grupos de estudo entre os parceiros do Projeto e os alunos mediadores.

Plano de Trabalho do Bolsista:

I. Participar das reuniões periódicas com a coordenadora do projeto e com os demais mediadores;

II. Supervisão e acompanhamento, junto à Coordenadora, do grupo de Mediadores;

III. Organização, registros e acompanhamento de caso de colegas que tenham demandado atendimentos específicos (acadêmica ou psicossocial) e os encaminhamentos feitos;

IV. Comunicação e interação com os alunos mediadores que estão orientando os grupos de alunos ingressantes;

(32)

V. Elaboração de relatórios sobre as atividades desenvolvidas pelo PROME; VI. Divulgação das atividades da Faculdade entre os colegas ingressantes;

VII. Participar de cursos, eventos e atividades que possam auxiliar nesta formação mais humanizada que constitui suas tarefas.

Pré-requisitos:

Alunos de primeiro período, comunicativos, responsáveis, que saibam lidar com redes sociais e tenham acesso à Internet.

(33)

RECURSOS E MATERIAIS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS

Nome do professor/coordenador:

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki

Centro Setorial: CEH

Unidade Acadêmica: Instituto de Letras

Departamento: Departamento de Estudos da Linguagem Local de Funcionamento do Projeto: Instituto de Letras Resumo:

Um novo pensamento sociopolítico, principalmente, com a promulgação da lei de LIBRAS, em 2002, que define essa língua como meio de expressão e de comunicação da comunidade surda e de instrução para aprendizado de conteúdos escolares, veio modificar a visão do processo educacional do surdo, embora não seja possível contar com um levantamento estatístico preciso, estima-se que 1,5% da população brasileira seja surda em algum grau. Urge, portanto uma iniciativa de cunho acadêmico, linguístico e social na área de ensino de português como L2 para alunos surdos. Sabemos que o desenvolvimento da linguagem se dá no e pelo uso da linguagem em interações sociais, como produto da socialização. Trabalhos na área de aquisição de L2 e da Linguística Aplicada fundamentam teoricamente o projeto. No que diz respeito à aquisição de L2, o aluno surdo – como qualquer outro - não a aprende mecanicamente e sim utiliza estratégias de simplificação, hipergeneralização e transferência da L1. A articulação entre as duas línguas é chamada de interlíngua (um esquema construído pelo aprendiz de uma segunda língua que não é nem a L1 nem a L2, mas um conjunto de regras temporárias usadas sistematicamente até que os dados linguísticos colhidos mostrem que a hipótese do aprendiz está errada). Essa noção fornece bases teóricas para a reflexão de como as relações estabelecidas entre as duas línguas podem auxiliar na produção de materiais didáticos para o ensino de LP na modalidade escrita. Há de se considerar que o ensino dessa modalidade deva contemplar o desenvolvimento do letramento com centralidade no processo da interlíngua. Sobrepõe-se a esse processo a contextualização visual do texto, cuja importância permitirá ao aluno surdo a elaboração de hipóteses sobre o sentido da escrita e da leitura.

Plano de Trabalho do Bolsista:

a) Pesquisa bibliográfica sobre temas relativos aos estudos da surdez e ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como segunda língua.

b) Leitura sobre teoria de ensino de LP2 numa perspectiva bilíngue.

c) Registro, por meio de resenhas e de textos críticos, dos estudos dos textos teóricos. d) Coleta e avaliação de materiais e recursos disponíveis sobre o ensino de LP2.

e) Auxílio no planejamento, na elaboração e na aplicação de materiais didáticos juntamente à coordenadora do projeto.

f ) Participação em reuniões de orientação e avaliação do projeto.

g) Participação nas reuniões do projeto com profissionais convidados da área da surdez, trazendo sugestões e propostas de atividades.

(34)

h) Levantamento de dados e reflexão acerca dos resultados e experiências obtidas por meio das práticas desenvolvidas no espaço escolar.

i) Divulgação de resultados em congressos e seminários.

j) Confecção de texto acadêmico acerca das experiências no âmbito docente. l) Registro fotográfico de atividade e eventos desenvolvidos pelo projeto; m) Atualização do blog “Oficina de Letras” (letrasdeoficinas.blogspot.com.br). n) Produção de material didático (roteiro de vídeo em Libras).

o) Produção de relatório parcial e final das atividades, indicando as etapas executadas pelos bolsistas e os resultados obtidos.

p) Participação em todas as atividades programadas pela SR3.

Pré-requisitos:

(35)

Ações Educativas em Favelas Urbanas

Nome do professor/coordenador:

Maria Claudia de Oliveira Reis

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: CAp

Departamento: DEF (Departamento de Ensino Fundamental)

Local de Funcionamento do Projeto: Sede da organização social Casa Reviver, Morro do Estado,

em Niterói.

Resumo:

O projeto Ações Educativas em Favelas Urbanas visa o atendimento de crianças, jovens e adultos que residem em favelas da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, especialmente, a favela Morro do Estado, em Niterói. Oferece oportunidades diversificadas de estudo, no modelo de educação não-formal, em ambiente não-escolar, com o objetivo de alfabetizar e formar sujeitos leitores e escritores, contribuir na conquista do sucesso escolar e corroborar para o cumprimento do direito à educação, negado em alguma etapa da vida de muitos brasileiros. O projeto compreende o conjunto das atividades da Universidade junto à sociedade, proporcionando acesso à comunidade às atividades e aos serviços que atendam às exigências da realidade social. É realizado em parceria com atores sociais, como lideranças comunitárias, organizações sociais e, principalmente, com o Projeto Socioeducativo Casa Reviver. O projeto de extensão visa ainda contribuir para a formação de profissionais de educação e de educadores sociais interessados na educação das classes populares e seus processos de inclusão. Promover o exercício da prática educativa no âmbito da educação comunitária e não-formal, atuar no planejamento, na elaboração e na realização de ações educativas com estudantes do ensino fundamental e adultos não escolarizados, através de oficinas de estudo voltadas para a leitura, a escrita, a matemática e diferentes temáticas sociopolíticas, culturais e ambientais. Utilização de espaços de estudo não-escolar,

como o uso de bibliotecas públicas, realização de expedições culturais, históricas, ambientais e outras. As oficinas de estudo abordam diferentes temáticas sociais, como pluralidade cultural, relações étnicoraciais, ética, direitos humanos, cidadania, meio ambiente e as artes, articulando-as com articulando-as árearticulando-as de conhecimento dos currículos da educação formal, porém, empregando metodologia não-escolar na prática pedagógica.

Plano de Trabalho do Bolsista:

• Reuniões quinzenais com a coordenadora (sextas-feiras, de 18h às 20h) para orientação e grupo de estudo.

• Planejamento e elaboração das atividades que serão desenvolvidas nas oficinas pedagógicas síncronas (com adolescentes da educação básica e adultos alfabetizandos) e atividades de estudo assíncronas para crianças do ensino fundamental, participantes da Casa Reviver. Atividades produzidas e encaminhadas pela bolsista, em parceria com a estudante voluntária, sob a orientação e supervisão da coordenadora.

(36)

• Produção de atividades de estudo assíncronas para as 54 crianças (multisseriadas). As atividades contemplam leitura e produção de textos, jogos e desafios matemáticos e temáticas sociais diversificadas (pluralidade cultural, ética, cidadania, direitos humanos e meio-ambiente). Importante: O projeto de extensão participa apenas na elaboração dessas atividades e a Casa Reviver se encarrega de fazer a entrega do material impresso às famílias. Agentes voluntários do projeto social (educadores sociais) estão fazendo o acompanhamento presencial do grupo de crianças e encaminhando as atividades de estudo impressas. O projeto de extensão não tem qualquer gerência e/ou envolvimento direto com as atividades presenciais da Casa Reviver neste momento.

• Participação operacional no curso de extensão: monitoramento das inscrições e controle da frequência dos alunos nas aulas.

Atividades de campo (semanais):

• Observação e participação (terças-feiras, de 11h às 12h30) nas atividades pedagógicas síncronas do Departamento de Ensino Fundamental do CAp, oferecidas no AVACAp, focando no tratamento didático dos conteúdos das diferentes áreas do Núcleo Comum, especialmente da Língua Portuguesa e da Matemática, adaptados para o modelo remoto.

• Encontro síncrono com os 13 adolescentes (quintas-feiras, de 16h às 17h30): encontro pelo Zoom e/ou RNP, abordando diferentes temáticas sociais (direitos humanos, pandemia, racismo estrutural etc.) e acompanhamento de reforço escolar. Atividade encaminhada pela bolsista e estudante voluntária (Pedagogia – FFP), sob a orientação e supervisão da coordenadora. • Encontro síncrono com adultos alfabetizandos (terças-feiras, de 18h às 19h30): Encontro virtual com o grupo de 10 mulheres alfabetizandas, prosseguindo o trabalho com biografias femininas de resistência, retomando leituras de Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus e outras. Os encontros continuarão pelo Google Meet, vídeo chamada pelo WhatsApp e uso da plataforma RNP (de acordo com as condições de acesso e adequação ao público atendido e ao tipo de atividade da semana). São rodas de conversas com propostas pedagógicas e dialógicas, estimulando o exercício da escuta, da leitura e da escrita. Produção de material autobiográfico pelas alfabetizandas: texto escrito e a produção de documentário (vídeo), atividades que já foram encaminhadas e estão em desenvolvimento desde o período passado, encaminhada pela bolsista e sob a orientação supervisão da coordenadora.

As oficinas pedagógicas (síncronas) com os diferentes grupos (adolescentes e adultos), as rodas de leitura e de notícias (em plataforma digital, como Meet, Zoom e RNP) estarão estimulando a prática da leitura e a exploração de acervos literários de bibliotecas e repositórios virtuais.

Pré-requisitos:

Alunos interessados na educação das classes populares, educação não formal e atuação como educador social.

(37)

AGENC - Agência Uerj de Notícias Científicas

Nome do professor/coordenador:

Geraldo Garcez Condé

Centro Setorial: CEH Unidade Acadêmica: FCS Departamento: DJR

Local de Funcionamento do Projeto: Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 10º andar, Bloco

A, sala 10033 Maracanã – Rio de Janeiro – RJ – Brasil CEP 20550-900

Resumo:

A Agência Uerj de Notícias Científicas (AGENC) é um projeto acadêmico do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da UERJ, com tecnologia e design desenvolvidos no Laboratório de Editoração Eletrônica (LED). Criada em 2000 pelas profas. Héris Arnt e Ilana Polistchuck, atualmente a agência é coordenada pelo prof. Geraldo Garcez Condé. Seus principais objetivos são oferecer formação em jornalismo científico para os estudantes graduandos e divulgar a produção científica da Uerj. O noticiário, da pauta à edição, é produzido por alunos supervisionados por professores. Considera-se a pesquisa da Universidade como fonte primária de investigação (apuração, reportagem) para os alunos. Vale lembrar que se trata de um trabalho veiculado na internet, enquadrando o treinamento no contexto do webjornalismo.

Plano de Trabalho do Bolsista:

Proposição de pautas jornalísticas da área científica em reuniões semanais, apuração com base em fontes humanas e documentais, entrevista, redação e edição supervisionada(o) pela coordenação.

Pré-requisitos:

Aluno(a) de graduação, preferencialmente de Jornalismo ou de Relações Públicas, interessado(a) na prática jornalística.

Referências

Documentos relacionados

grupo de amigos – para mais, unidos, não apenas por simples laços humanos, mas pelo amor de Deus revelado em Cristo... Dê-se-lhes então a oportunidade, mais do que nas

exige o pagamento de valores a titulo de ISS, incidente quando da venda de ingressos para shows de artistas nacionais e peças de teatro realizadas nas casas de

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

Em seus anos juvenis, a beleza de Akhmátova decerto causou impressão aos artistas de então; mas que tal impressão tenha se gravado nas obras de arte em forma de

§ 2º - Para o Lance, será admitida oferta equivalente ao valor da categoria (preço do bem, taxa de administração, fundo de reserva e seguros, quando houver) na data da A.G.O. Para

b) Cria uma nova pasta de trabalho em branco. Utilizando o Pacote Microsoft Office 2013, instalação padrão, português do Brasil, assinale alternativa que apresenta a

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à