• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE FEVEREIRO 2019,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE FEVEREIRO 2019,"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Goiânia - GO Outubro 2018.

Goiânia - GO Março 2019

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MÊS DE FEVEREIRO 2019, CONFORME O 5º TERMO ADITIVO - TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE GESTÃO Nº 002/2013 CELEBRADO ENTRE O ESTADO DE GOIÁS, POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS – SES/GO, E A ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO – AGIR, PARA O GERENCIAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE DO HOSPITAL ESTADUAL DE DERMATOLOGIA SANITÁRIA E REABILITAÇÃO SANTA MARTA – HDS.

(2)

AGIR

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Alaor Rodrigues Aguiar José Evaldo Balduíno Leitão Alberto Borges de Souza Helca de Sousa Nascimento

Cesar Helou Paulo Afonso Ferreira

Fernando Morais Pinheiro Pedro Daniel Bittar Jeane de Cassia Dias Abdala Maia Vardeli Alves de Moraes Joaquim Caetano de Almeida Netto

CONSELHO FISCAL

Alcides Rodrigues Junior Lúcio Fiúza Gouthier Cyro Miranda Gifford Júnior Marcos Pereira Ávila Gláucia Maria Teodoro Reis

Milca Severino Pereira

DIRETORIA

Washington Cruz - Diretor Presidente Lindomar Guimarães Oliveira - Vice-Diretor Ruy Rocha de Macedo - Diretor Tesoureiro

SUPERINTENDÊNCIAS

Sérgio Daher - Superintendente Executivo

Claudemiro Euzébio Dourado - Superintendente Administrativo e Financeiro Divaina Alves Batista - Superintendente Multiprofissional

Fause Musse - Superintendente de Relações Externas

DIRETORIA HDS

Válney Luiz da Rocha - Diretor Geral Mônica Ribeiro Costa - Diretoria Técnica

Isadora Crosara Alves Teixeira- Diretoria Clínica

Viviane Tavares Ferreira - Diretora Administrativa Financeira

(3)

ÍNDICE

1. APRESENTAÇÃO 04

2. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE 05

3. ATIVIDADES REALIZADAS NO HDS 05

3.1 Cuidados Integrais aos Pacientes Moradores 05

3.2 Atendimento Ambulatorial 07

4. PRODUÇÃO 09

5. REALIZAÇÕES NO HDS 10

(4)

1 APRESENTAÇÃO

Em conformidade com o Termo de Transferência de Gestão nº 002/2013 e Termos Aditivos, firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES- GO e a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação - AGIR, para o gerenciamento do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, faz-se nesta apresentação do Relatório Circunstanciado das Atividades, referente ao mês de fevereiro de 2019.

A Associação Goiana de Integralização e Reabilitação - AGIR possui personalidade jurídica de direito privado, com fins não econômicos, qualificada como Organização Social pelo Decreto Estadual nº 5591/2002, reconhecida como entidade de utilidade pública e de interesse social por força do artigo 13 da Lei Estadual nº 15.503/2005 e re-certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-SAÚDE pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria nº 1.180/2015.

O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta - HDS está localizado na Rodovia GO 403, Km 08, Via Senador Canedo, Goiânia – GO, teve a sua fundação em 1943, sendo denominado na época de Leprosário Colônia Santa Marta.

Em consequência da política de atenção à pessoa com hanseníase e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes, em 1983 foi transformado em Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta - HDS, sendo atualmente uma unidade de atendimento ambulatorial de média complexidade com objetivo de prestar assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, aos ex-pacientes da extinta Colônia Santa Marta que moram nas áreas circunvizinhas e aos 18 (dezoito) pacientes moradores.

A SES-GO, no intuito de atender aos princípios basilares da administração pública e do SUS, integrou o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta - HDS ao Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER por meio do Decreto nº 7.807/2013, para o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e serviços da unidade.

A Associação Goiana de Integralização e Reabilitação - AGIR como organização que presta contas de suas atividades junto à sociedade e ao poder público, busca gerir eficientemente suas ações internas munindo-se de uma análise

(5)

criteriosa dos dados e informações como norteador de decisões eficazes. Portanto, o

relatório apresentado parte desse princípio.

Cumprindo exigência contratual com referência ao 5º Termo Aditivo ao Termo de Transferência de Gestão nº 002/2013, este relatório foi preparado de modo a propiciar os subsídios necessários para que a SES-GO analise o desempenho global de todas as atividades realizadas no HDS e assim fundamente sua avaliação com base nas obrigações pactuadas.

As informações ora apresentadas foram extraídas dos bancos de dados e relatórios gerenciais do hospital e objetivam demonstrar os atendimentos realizados no mês de fevereiro de 2019, bem como os aspectos relativos ao gerenciamento da Unidade.

2 IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE

Nome: Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS.

CNES: 2.653.818.

Endereço: Rodovia GO 403, Km 08 - via Senador Canedo, Goiânia – GO. CEP:

74.735-600.

Tipo de Unidade: Unidade de assistência responsável pelo atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade, especializada em clínica médica, geriatria, cirurgia geral, infectologia, cardiologia, dermatologia, ortopedia e traumatologia, oftalmologia, endocrinologia, angiologia e psiquiatria, devidamente referenciados pelo Complexo Regulador Municipal de Goiânia.

Gerência da Unidade: Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES-GO, publicizada a AGIR.

Gestão do Sistema: Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia – SMS - Goiânia.

3 ATIVIDADES REALIZADAS NO HDS

3.1 Cuidados Integrais aos Pacientes Moradores

Foi prestada assistência integral a 18 (dezoito) pacientes, moradores da Residência Assistencial. Os pacientes moradores são idosos, com idade média de 72 (setenta e dois) anos, remanescentes da antiga Colônia Santa Marta, os quais

(6)

apresentam algum grau de dependência física, psíquica ou com deformidades

físicas decorrentes das seqüelas da hanseníase.

A assistência é prestada regularmente pela equipe médica, em tempo integral, bem como, pelos demais profissionais da equipe multiprofissional, compreendendo as especialidades e limites de recursos oferecidas nesta Unidade.

Destaca-se oportunamente que os pacientes, moradores da Residência Assistencial, não são regulados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia - SMS/Goiânia, bem como, os atendimentos prestados aos mesmos não são faturados.

Conforme os dados dos registros relativos à assistência aos pacientes, moradores da Residência Assistencial, do HDS, no mês de fevereiro de 2019 foi prestada assistência integral a 504 pacientes/dia, resultando em 76,36% sobre a meta, estando os resultados quantitativos destes atendimentos demonstrados por meio do gráfico nº 01. Destaca-se que o não cumprimento da totalidade da meta pactuada se dá em função dos óbitos de 04 (quatro) pacientes moradores da Residência Assistencial, ocorridos nos meses de julho/2017, setembro/2017, março/2018, e outubro/2018, ocorrências já devidamente registradas anteriormente por meio das cartas nºs CT-325/2017 SE; CT- 498 SE; CT-140/2018 SE, e, CT- 397/2018 SE, bem como, de internações pontuais de pacientes moradores, que as vezes, demandam cuidados em atendimentos que fogem aos limites de atuação da Unidade.

Importante ressaltar que o não cumprimento de 100% da meta estabelecida se deu em função das ocorrências ora relatadas, sendo variáveis que não estão sob a gestão da Unidade.

Gráfico 01 - Assistência Integral aos Pacientes Moradores - Diárias

Fonte: Relatório Gerencial HDS, fev/2019.

(7)

3.2 Atendimento Ambulatorial

O ambulatório de especialidades do HDS funciona de segunda à sexta-feira, das 07:00h às 19:00h, e aos sábados, das 07:00h às 13:00h, em consonância com a demanda dos usuários dos serviços oferecidos. Foram prestados atendimentos nas especialidades de cardiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, geriatria, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, bem como exames de tonometria e mapeamento de retina associados à consulta oftalmológica.

Fotos 01 e 02 - Recepção e Consultório de Oftalmologia

Fonte: Arquivos do HDS

Também foram ofertados atendimentos multiprofissional em Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Tais especialidades destinam-se a contribuir com a melhora da qualidade de vida dos pacientes e usuários atendidos por esta Unidade.

Fotos 03 a 08 - Atendimentos Equipe Multiprofissional

Fonte: Arquivos do HDS

(8)

A Unidade possui Ambulatório de Feridas Crônicas, que funciona de

segunda-feira a domingo, das 07:00h às 19:00h. Conta com a equipe médica e de enfermagem para o atendimento aos portadores de feridas de origem vascular, neuropática e outras.

Foto 09 - Ambulatório de Feridas Crônicas

Fonte: Arquivos do HDS, 2018

Destaca-se oportunamente que a porta de entrada dos pacientes atendidos nos ambulatórios médico e não médico do HDS se dá por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia - SMS/Goiânia, de acordo com a deliberação do Órgão.

No período em análise, conforme os registros dos relatórios gerenciais, quanto ao atendimento ambulatorial, foram realizadas 4.258 consultas médicas e 2.116 consultas não médicas, as quais seguem demonstradas pelos gráficos 02 e 03 respectivamente.

Gráfico 02 - Consultas Médicas Gráfico 03 - Consultas não Médicas

Fonte: Relatórios Gerenciais HDS, fev 2019

(9)

No cômputo geral, foram realizadas no ambulatório 6.374 consultas médicas e não médicas, que, comparadas à meta total, resultaram em uma produção correspondente a 113,44% conforme demonstrado pelo gráfico nº 04.

Gráfico 04 - Produção Ambulatorial Fevereiro 2019

Fonte: Relatório Gerencial HDS, fev/2019

4 PRODUÇÃO DO PERÍODO

A produção do mês de fevereiro segue demonstrada pela planilha 01, abaixo.

01- CUIDADOS INTEGRAIS AOS PACIENTES MORADORES Assistência Integral aos Pacientes Moradores -

Diárias FEVEREIRO 2019

META 660

REALIZADO 504

% ATINGIDO 76,36%

02- ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Consulta Médica FEVEREIRO 2019

META 3.919

REALIZADO 4.258

% ATINGIDO 108,65%

Consulta Não Médica FEVEREIRO 2019

META 1.700

REALIZADO 2.116

(10)

% ATINGIDO 124,47%

META DO GRUPO (Consulta Médicas + Consultas Não Médica) 5.619

REALIZADO 6.374

% ATINGIDO 113,44%

Fonte: Relatório Gerencial HDS, fev/2019

5 REALIZAÇÕES DO HDS

5.1 Campanha Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Considerando a importância de conscientizar os colaboradores do HDS sobre a luta no combate ao alcoolismo, no dia 18 de fevereiro - dia nacional de combate ao alcoolismo, foram recebidos no HDS, para um bate papo, membros do CEREA - Centro de Recuperação de Alcoólatras. Na oportunidade contaram sobre suas experiências, dissabores e dificuldades vividas em função do uso do álcool.

Imagem 01 - Comunicado Bate papo com Cereanos.

5.2 Ação de Fortalecimento das Relações Interpessoais no HDS 5.2.1 Aniversariantes do Mês e Profissões

Comemorou-se no dia 28 os aniversários dos colaboradores ocorridos neste mês, e homenageou-se as profissões que são referenciadas em fevereiro. É uma ação que acontece todos os meses, sendo este um momento muito importante para o fortalecimentos das relações interpessoais e estreitamento dos a laços entre todos.

Imagens 02 e 03 - Aniversariantes e Profissões do Mês de Fevereiro

(11)

(12)

6. SIGLAS

AGIR - Associação Goiana de Integralização e Reabilitação

CEBAS-SAÚDE - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde

CEREA - Centro de Recuperação de Alcoólatras

CRER - Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo HDS - Hospital de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta

SES - GO - Secretaria de Estado da Saúde de Goiás SMS - Goiânia - Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia

(13)

Anexo I

Relação das Notas Fiscais dos Bens Patrimoniais de fevereiro de 2019.

(14)

(15)

(16)

Anexo II

Relatório de Composição/evolução de Custos janeiro 2019

(17)

(18)

Referências

Documentos relacionados

A mesma terá duração de 4 (quatro) horas, sendo assegurado o anonimato dos candidatos e será realizada nas depen- dências da Faculdade de Educação da Universidade

Em Setembro de 2002 a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SES/GO e a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação - AGIR firmaram contrato de gestão para

Em Setembro de 2002 a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - SES/GO e a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação - AGIR firmaram contrato de gestão para

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Com base nos fatos anteriormente expostos, este Relatório tem como objetivo elaborar um Diagnóstico Energético no Perímetro Irrigado do Projeto Araras Norte e apresentar

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced