• Nenhum resultado encontrado

Unidade: Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Mecânica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Unidade: Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Mecânica"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Unidade: Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Mecânica Dados de identificação

Disciplina: FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA NUCLEAR Período Letivo: 2021/1

Professor Responsável: BARDO ERNST JOSEF BODMANN Sigla: ENG03062 Créditos:

4

Carga Horária: 60h CH Autônoma: h CH Coletiva: 60h CH Individual: h

Súmula

Fundamentos de física atômica e nuclear para engenheiros. Interação das radiações com a matéria. Seção de choque, Fissão nuclear, Reação em cadeia, Criticalidade, Linhas de reatores nucleares.

Currículos

Currículos Etap

a Pré-Requisitos Natureza

ENGENHARIA CIVIL

(FIS01182) FÍSICA GERAL - ELETROMAGNETISMO

E (MAT01354) CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA II - A

Adicional

ENGENHARIA ELÉTRICA

(FIS01182) FÍSICA GERAL - ELETROMAGNETISMO

E (MAT01354) CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA II - A

Adicional

ENGENHARIA

QUÍMICA 4

(FIS01182) FÍSICA GERAL - ELETROMAGNETISMO

E (MAT01354) CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA II - A

Adicional

ENGENHARIA DE MINAS

(FIS01182) FÍSICA GERAL - ELETROMAGNETISMO

E (MAT01354) CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA II - A

Eletiva

ENGENHARIA DE

ENERGIA 7

(FIS01182) FÍSICA GERAL - ELETROMAGNETISMO

E (MAT01354) CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA II - A

Obrigatóri a

ENGENHARIA

MECÂNICA 3

(FIS01182) FÍSICA GERAL - ELETROMAGNETISMO

E (MAT01354) CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA II - A

Eletiva

Objetivos

Esta disciplina visa apresentar os fundamentos de física atomica e nuclear para engenheiros, a interação das radiações com a matéria, o conceito da seção de choque, fissão nuclear, reação em cadeia e criticalidade. A disciplina tem como topico final as linhas atuais de reatores nucleares.

(2)

Conteúdo Programático

Semana Título Conteúdo

1-2 Estrutura da matéria

Materia contínua e as suas propriedades, Moléculas, átomos e o núcleo atômico.

3-5 Radioatividade

Estrutura da matéria e o átomo, Estrutura do núcleo, Os isótopos, Radioatividade, Radiação α, Radiação β, Radiação γ, Atividade de uma amostra, Desintegração ou transmutação radioativa, Meia- vida, As Famílias radioatívas, O lixo nuclear, Tratamento de rejeitos radioatívos.

6 Energia nuclear

Matéria e energia, Conversão de energia, Conversão para energia elétrica

7-9 Reações nucleares

Reações nucleares, Energia de ligação, Fissão e fusão nuclear, Combustível nuclear, Reação em cadeia, Produtos de fissão nuclear, Controle da reação de fissão nuclear em cadeia

8 O reator nuclear convencional I

A bomba nuclear, O reator nuclear, Varetas de combustível, Barras de controle, Vaso de pressão.

9 O reator nuclear convencional II Circuito primário e secundário, A contenção, O edifício do reator.

10-12 Reatores nucleares do futuro

Novas concepções para reatores nucleares. Concepção da segurança inerente, Reator nuclear de altas temperaturas, Reator nuclear apoiado por acelerador e reator de fusão.

13-14 A segurança dos reatores nucleares

Acidente nuclear, Filosofia de sdegurança, Sistemas ativos de segurança, Projeto de uma usina nuclear

15 Acidentes nucleares

Classificação de acidentes nucleares conforme IAEA, Os acidentes de Harrisburg, Chernobyl, Hamm-Üntrop e Fukushima.

16 Recuperação Revisão da matéria do semestre e

recuperação.

Metodologia

A metodologia consiste em aulas teóricas com a utilização de meios didáticos pedagógicos e áudios visuais. As aulas serão síncronas ou assíncronas. Aulas síncronas serão realizadas usando ferramentas de web conferência do tipo Microsoft Teams, Google Meet e similares, que sejam de amplo conhecimento e sem custos para os discentes. As aulas síncronas serão gravadas e disponibilizadas de forma assíncrona para todos os discentes matriculados. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a ser utilizado é Moodle, onde serão disponibilizados os links tanto para os encontros síncronos quanto para o material das aulas assíncronas. Este

(3)

ambiente também será utilizado para a realização das avaliações, sejam elas questionários ou entrega de trabalhos.

Informações sobre Direitos Autorais e de Imagem:

Todos os materiais disponibilizados são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob as penas legais.

Todos os materiais de terceiros que venham a ser utilizados devem ser referenciados, indicando a autoria, sob pena de plágio.

A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o aluno de realizar as atividades originalmente propostas ou alternativas;

Todas as gravações de atividades síncronas devem ser previamente informadas por parte dos professores.

Somente poderão ser gravadas as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos professores e colegas, sob as penas legais.

É proibido disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do professor, sem autorização específica para a finalidade pretendida.

Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licença de uso e distribuição específica, sendo vedada a distribuição do material cuja a licença não permita ou sem a autorização prévia dos professores para o material de sua autoria.

Carga Horária

Teórica: 60 horas Prática: horas

Experiências de Aprendizagem

A primeira meia hora de cada aula síncrona será destinada a dirimir dúvidas, incentivando a efetiva participação dos alunos na condução da disciplina. Uma apostila será disponibilizada com o cronograma e o conteúdo da disciplina (https://www.sites.google.com/site/

bejbodmann/home/eng03062).

Critérios de Avaliação

A avaliação consiste na elaboração de três tarefas, os quais serão realizados de forma assíncrona usando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. Para realizar estas avaliações, será usada a Ferramenta de Questionários do Moodle. Cada tarefa será dimensionado para ser respondido em, no máximo, 3h, porém, o discente terá um prazo de 24h para respondê-lo. As datas dos questionários serão combinadas de comum acordo com os discentes.

Para fins de aprovação e conceito será realizada a média aritmética simples das avaliações (questionários). Tendo como base uma escala de 0 a 10, o conceito final será A para aproveitamento médio maior ou igual 9, B ser for maior que 7,5 e menor que 9, C quando for maior ou igual que 6 e menor que 7,5. Aos alunos com aproveitamento médio menor que 6,0 estão previstas as atividades de recuperação.

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE.

Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico.

(4)

Para os casos previstos no Parágrafo 1º, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade.

Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

Atividades de Recuperação Previstas

Para os alunos cuja média das três avaliações estiver abaixo de 6, será realizado um encontro para esclarecimento de dúvidas e, em outro encontro, uma avaliação de recuperação com todo o conteúdo visto no semestre, através de uma tarefa a ser respondido no Moodle. O questionário de recuperação será dimensionado para ser respondido em, no máximo, 3h, porém o discente terá um prazo de 24h para respondê-lo. A data do questionário de recuperação será combinada de comum acordo com os discentes. O conceito final será apenas desta avaliação de recuperação. Aqueles alunos com aproveitamento igual ou superior a 6 nesta avaliação de recuperação obterão conceito C. Já aqueles com aproveitamento menor que 6 obterão conceito D.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

As notas das avaliações serão divulgadas em até 72h antes da avaliação seguinte.

Bibliografia

A Bibliografia Básica Essencial deve estar disponível de forma digital.

Básica Essencial

Bodmann Bardo E.J.. Fundamentos de Engenharia Nuclear (227 páginas) arquivo em formato pdf disponível em

https://www.sites.google.com/site/bejbodmann/home/eng03062

Duderstadt, James J.; Hamilton, Louis J.. Nuclear reactor analysis. New York: John Wiley, c1976. ISBN 0471223638.

Shultis, J. Kenneth; Faw, Richard E.. Fundamentals of nuclear science and engineering. New York: Marcel Dekker, c2002. ISBN 978-0824708344.

Stacey, Weston M.. Nuclear reactor physics. Weinheim: Wiley-VCH, c2004. ISBN 0471391271.

Básica

Knoll, Glenn F.. Radiation detection and measurementGlenn F. Knoll. New York:

Wiley, c2000. ISBN 9780471073383.

Complementar

Outras Referências

Observações

(5)

Referências

Documentos relacionados

Nesta sec¸ c˜ ao final vamos explicitar a rela¸ c˜ ao entre os integrais de formas e o Teorema de Stokes demonstrado na sec¸ c˜ ao anterior e os Teoremas Fundamentais do C´

A Tabela II apresenta os resultados obtidos para as amostras submetidas à dosagem de 17OHP sérica tanto pelo método proposto empregando RP-HPLC, como pelo método de rotina por RIA..

Para descobrir o amor incondicional que na verdade somos precisamos de fazer muito menos do que temos feito, permitindo que a nossa essência se manifeste em nós, prescindindo

Esse trabalho teve como objetivo a detecção e quantificação de coliformes totais e Escherichia coli, no Lago Igapó, com a finalidade de avaliar a qualidade destas águas

Atrav´es do estudo feito das propriedades desse sistema antiferromagn´etico e seu diagrama de fase e do c´alculo num´erico das grandezas importantes para o EMC, mostramos a

Altera o Anexo I da Proposta n.º 20/2021, alterando o seu artigo 4.º, com vista a consagrar a elegibilidade de agentes económicos que gerem mais de 80% do seu volume de negócios no

Apresentação oral e defesa do projeto (num total de 80 pontos):.. Fundação para o Desenvolvimento Sócio-Profissional e Cultural de Ribeira Grande Escola Profissional da Ribeira

O comprimento e largura média das raízes, folhas e pseudobulbos (cm) foram aferidos para verificar a diferença entre as espécies pelo teste de Scott-knott