• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DO PROCESSO DE VOTAÇÃO (Manual dos mesários) (Anexo à Deliberação nº 007, de 13/05/2015, da CCP/FAED/2015)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DO PROCESSO DE VOTAÇÃO (Manual dos mesários) (Anexo à Deliberação nº 007, de 13/05/2015, da CCP/FAED/2015)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

COMISSÃO DE CONSULTA PRÉVIA PARA ESCOLHA DE DIRETOR E VICE (2015)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

REGULAMENTO DO PROCESSO DE VOTAÇÃO

(Manual dos mesários)

(Anexo à Deliberação nº 007, de 13/05/2015, da CCP/FAED/2015) DA CÉDULA ELEITORAL

Art. 1- A cédula eleitoral será impressa e padronizada:

- parte frontal constando os nomes dos respectivos candidatos a Diretor e a Vice-Diretor (seguindo a ordem de inscrição das chapas), o número das chapas, antecedidos por um quadrado que deverá ser assinalado pelo eleitor na demonstração de sua opção de voto.

- verso constando apenas o carimbo exclusivo da CCP/FAED, sem qualquer outra marca ou assinatura.

Art. 2 - As cédulas eleitorais serão diferenciadas por cores:

a) discentes: cor branca;

b) docentes: cor azul;

c) técnico-administrativos: cor amarela.

DA SEÇÃO ELEITORAL

Art. 3 - Haverá 01 seção eleitoral (mesa receptora de votos) na sala 10 (Auditório 10) da FAED/UFGD, e será composta por um Presidente, um Mesário, um secretário e um suplente por período. O suplente assumirá no caso de faltar algum dos outros integrantes da mesa.

Art. 4 - Na sala 10 da FAED somente poderão permanecer os integrantes da mesa receptora, os fiscais devidamente habilitados e os eleitores em processo de votação.

Art. 5 – Na sala 10 da FAED não poderá conter propaganda dos candidatos.

Art. 6 – Proibido aos componentes da mesa receptora de votos:

a) manifestação ou comentário que indique suas preferências ou rejeições a qualquer um dos candidatos concorrentes;

b) portar distintivos, adesivos ou outros materiais de campanha;

c) uso de telefones celulares, máquinas fotográficas, aparelhos eletrônicos no interior da seção;

d) acessar mídias sociais durante o seu turno de trabalho na seção;

e) votar fora do seu período de trabalho na mesa receptora de votos.

(2)

Parágrafo único. É proibido a todos os eleitores, membros da mesa, fiscais, candidatos e membros da CCP tirar fotografias ou realizar filmagens no interior da sala 10 da FAED/UFGD, sob pena de aplicação das normas disciplinares vigentes na FAED/UFGD e UFGD.

Art. 7 – Eleitores podem portar distintivos, adesivos ou outros materiais de campanha, desde que a manifestação de suas preferências eleitorais seja completamente silenciosa.

Art. 8 - Dia 16/05/2015 é o final da campanha eleitoral, o que significa que nos dias 17, 18 e 19/05/2015 não está permitida nenhuma atividade de campanha.

DO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA SEÇÃO

Art. 9 - A seção da FAED (sala 10) funcionará, ininterruptamente, nos seguintes horários:

- das 08:00 às 13:00 horas: primeira equipe;

- das 13:00 às 18:00 horas: segunda equipe;

- das 18:00 às 22:00 horas: terceira equipe.

DA MESA RECEPTORA DE VOTOS

Art. 10 - A mesa receptora poderá funcionar, excepcionalmente e por períodos não superiores a 45 minutos, com o número mínimo de 2 integrantes.

Art. 11 - Cabem aos Presidentes:

a) organizar e orientar os trabalhos da seção, dirimir as dúvidas e problemas suscitados;

b) verificar os documentos de identificação dos fiscais;

Parágrafo único. Em caso de ausência eventual do Presidente, assumirá temporariamente em seu lugar o membro titular mais idoso da mesa.

Art. 12 - Das decisões dos Presidentes cabe recurso, por escrito, à CCP/FAED/2015.

Art. 13 - Aos Presidentes e Mesários cabem:

a) identificar o eleitor, colher sua assinatura na lista de votação, entregar-lhe sua cédula em branco e preencher a ata dos trabalhos da mesa.

Art. 14 - Aos Secretários cabem:

a) organizar a fila de eleitores, garantindo inclusive os direitos de preferência;

b) controlar o fluxo de entrada e saída de eleitores no recinto da seção, evitando congestionamentos;

c) eventualmente, se necessário, e se o fluxo de eleitores permitir, o Secretário poderá auxiliar os trabalhos do Presidente e do Mesário.

DOS FISCAIS

(3)

Art. 15 - Cada chapa poderá indicar até 03 (três) fiscais para a seção, para atuarem durante a votação, os quais poderão atuar em regime de revezamento, mas apenas um fiscal de cada chapa poderá permanecer, a cada momento, na sala 10 da FAED.

Art. 16 - Os fiscais deverão portar os crachás emitidos pela CCP e quando assumirem suas funções deverão apresentar ao Presidente da mesa os crachás juntamente com seus documentos de identidade.

Art. 17 - Os fiscais têm o direito de apresentar, perante a mesa receptora, impugnações e recursos relativos à identidade do eleitor ou outros assuntos pertinentes à consulta.

Art. 18 - Os candidatos a Diretor e a Vice são fiscais natos, podendo exercer todas as atribuições dos demais fiscais.

DO INÍCIO DOS TRABALHOS DA SEÇÃO

Art. 19 - No dia 19/05/2015, os integrantes da primeira equipe deverão estar presentes na sala 10 da FAED às 07:30 horas, e o Presidente receberá da CCP todo o material necessário aos procedimentos da consulta.

Art. 20 – Os membros da primeira equipe receberão uma urna de lona já lacrada (em sessão pública realizada às 19:30 horas, no saguão da FAED, na presença dos candidatos ou seus representantes, fiscais e membros da CCP).

Art. 21 - Antes do horário de início da votação, os integrantes da mesa deverão:

a) providenciar a disposição das cadeiras e mesas de modo a facilitar a entrada, assinatura da lista, votação e saída dos eleitores;

b) posicionar a cabine indevassável de modo a garantir que o ato de votar fique fora do ângulo de visão de qualquer outra pessoa, dentro ou fora da sala 10 da FAED;

c) afixar, nos locais convenientes, os cartazes de identificação da seção, bem como as setas indicativas de sua localização.

Art. 22 - Se, no horário marcado para o início dos trabalhos, a mesa receptora não estiver constituída de pelo menos três integrantes (incluído o suplente), o responsável presente deverá imediatamente comunicar o fato à CCP.

Art. 23 - Antes de ser declarado o início dos trabalhos, o Presidente procederá ao rompimento do lacre da urna, na presença dos fiscais ou de duas testemunhas que estiverem no local. Deve coletar na ata a assinatura de todos os presentes no momento do rompimento do lacre.

Art. 24 - Para garantia do sigilo do voto, o primeiro eleitor a votar deverá ser solicitado pelo Presidente a aguardar no recinto da seção até que o segundo eleitor conclua o seu voto.

DO PROCESSO DE VOTAÇÃO

Art. 25 - A ordem de votação será a de chegada do eleitor, respeitadas as precedências estabelecidas pelas leis brasileiras.

(4)

Parágrafo único. Eleitor portador de necessidades especiais pode levar para a cabine de votação uma pessoa de sua confiança, sendo proibido o auxílio para a votação por parte de algum componente da mesa receptora de votos ou da CCP ou de algum fiscal ou de algum candidato.

Art. 26 - Presidentes, Mesários, Secretários, Fiscais devidamente credenciados e Candidatos terão prioridade para votar.

Art. 27 - São considerados votantes:

a) Discentes regulares matriculados na FAED, excetuando-se os discentes que somente aguardam diploma já tendo colado grau ou aqueles que estão sem vínculo (sem matrícula) com a FAED. Para ser votante, o Discente tem que ter matrícula efetivada até dia 04/05/2015.

b) Docentes e Técnicos Administrativos pertencentes ao quadro permanente da FAED, em efetivo exercício (e que entraram em exercício até a data de 04/05/2015).

Art. 28 – Para votar, o eleitor deverá identificar-se junto à mesa mediante a apresentação de um dos documentos abaixo:

- RG;

- Carteira de Habilitação (dentro do prazo de validade);

- Passaporte (dentro do prazo de validade);

- Carteira de Trabalho;

- Carteiras de identificação de Ordens/Conselhos como OAB, COREN, COFEN, CREF, dentre outros;

- Carteira Funcional da UFGD;

- Carteira da Biblioteca (com data e dentro do prazo de validade);

- Carteira do Estudante.

- dentre outros documentos, desde que emitidos por órgãos oficiais e apresentem foto e nome legível.

- Não serão aceitos documentos que não estejam dentro do prazo de validade;

- Não serão aceitos os “crachás”, ainda que da UFGD e mesmo que apresente foto e nome completo;

- Não serão aceitas carteiras de clubes e de órgãos não-oficiais, ainda que contenham foto e estejam dentro do prazo de validade;

Caso não apresente documento de identificação na forma aqui mencionada, o eleitor será impedido de votar.

(5)

Art. 29 - Após ser identificado, o eleitor primeiramente assinará a lista depois será autorizado a votar. Os integrantes da mesa orientarão os eleitores a dobrarem as cédulas em duas partes antes de depositá-las na urna. (Primeiro assina, depois vota. Dobrar a cédulas em duas partes).

Art. 30 - Cada eleitor votará em apenas uma chapa. Marcações na cédula fora do campo específico para a marcação, ou marcações nos campos específicos para as duas chapas, anulam o voto.

Art. 31 - Cada eleitor somente poderá votar na seção em que o seu nome estiver listado. Caso seu nome não conste na lista de votação, a pessoa não será autorizada a votar. Não será admitido o voto por procuração ou o voto em separado.

Art. 32 – Eleitores com mais de um vínculo com a FAED somente poderão exercer o direito ao voto uma única vez, a partir dos seguintes critérios:

a) Se Docente e Técnico, vota na categoria de Docente;

b) Se Docente e Discente, vota na categoria de Docente;

c) Se Técnico e Discente, vota na categoria de Técnico;

d) Se Discente de dois cursos, vota no curso onde tenha se matriculado primeiro.

Art. 33 – Se o votante constar em mais de uma listagem de votação, deverá votar segundo o previsto acima, sendo desconsideradas as demais listagens, sendo considerada responsabilidade do eleitor revelar aos membros da mesa se apresentam mais de um vínculo com a FAED, sob pena de sofrer a aplicação das normas disciplinares vigentes na FAED/UFGD e UFGD.

DA SUCESSÃO DAS EQUIPES DA MESA RECEPTORA

Art. 34 - Os integrantes da segunda equipe e, quando for o caso, da terceira equipe, deverão comparecer à seção até, pelo menos, 15 minutos antes do horário marcado para o início de seu turno. A equipe que estiver encerrando seu turno somente poderá deixar os trabalhos depois que estiverem presentes pelo menos dois integrantes da equipe seguinte, os quais então assumirão os encargos da mesa receptora;

DAS ATAS DOS TRABALHOS DA MESA RECEPTORA

Art. 35 - Haverá uma ata específica para cada turno de trabalho da mesa, será fornecida pela CCP e deverá ser preenchida pelo Presidente da mesa, auxiliado pelo Mesário, e se necessário, pelo Secretário.

Parágrafo único. Nenhum integrante da equipe poderá deixar a seção, ao encerrar-se seu turno, sem assinar a respectiva ata.

DO ENCERRAMENTO DA VOTAÇÃO

(6)

Art. 36 - É garantido o direito de voto aos eleitores que estiverem na fila às 22:00 horas.

Neste horário, o Secretário da mesa receptora distribuirá senhas numeradas a todos os eleitores que estiverem na fila. Tais senhas começarão a ser distribuídas a partir do último eleitor que estiver na fila, o qual receberá, portanto, a senha de número 1.

Art. 37 - Encerrada a votação, o Presidente da mesa:

a) na presença dos fiscais, lacrará a urna utilizando o lacre oficial fornecido pela CCP, o qual será em seguida devidamente assinado pelos fiscais e todos os integrantes da mesa;

b) redigirá N. C. [“não compareceu”], com caneta vermelha, nos locais destinados à assinatura dos eleitores que não compareceram;

c) providenciará a contagem do número de eleitores que compareceram;

d) finalizará o preenchimento da ata, assinando-a com os demais membros da mesa e fiscais presentes;

e) depositará, no envelope previamente fornecido pela CCP, a ata e as listas de votantes;

f) fechará esse envelope com a fita adesiva fornecida pela CCP e assinará esse fecho com os demais membros da mesa e fiscais presentes;

g) reunirá as sobras de materiais nos mesmos recipientes entregues pela CCP, para serem a ela devolvidos juntamente com a cabine indevassável.

DA ENTREGA DA URNA E DEMAIS DOCUMENTOS E MATERIAIS

Art. 38 - Todos os componentes da terceira equipe devem permanecer no local da votação após o encerramento da seção para assistir à entrega do material à CCP, nesta mesma sala (auditório 10 da FAED) atestando, com esse gesto, a integridade da urna e demais documentos.

Art. 39 - Os trabalhos da terceira equipe encerram-se no ato da entrega de todos os materiais à CCP, para a apuração dos votos.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 40 - Os representantes da CCP/FAED/2015, bem como os fiscais e/ou representantes das chapas, permanecerão na referida sala 10 (Auditório 10) da FAED, para o recebimento da urna e demais documentos da seção pela CCP até o final da apuração dos votos.

Art. 41 - Os casos omissos no presente regulamento serão decididos pela CCP.

Rejane Manfré Presidente da Comissão de Consulta Prévia.

Referências

Documentos relacionados

Elaborou-se então, com o software Microsoft Excel, uma folha de cálculo em que partindo dos dados da matriz dos tempos de deslocação e dos dados relativos ao ano de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O presente estudo apresenta dados normativos de familiaridade subjectiva, concreteza e valência emocional de 12 itens críticos de listas de associados semânticos em

ii) Instrumentos financeiros derivados; iii) Depósitos bancários. c) A política de investimentos do OEI será orientada de modo a assegurar tendencialmente, directa ou

Enquanto por muito tempo as organizações consideravam as pessoas como um dos recursos necessários para a exis- tência da organização, hoje essa compreensão envolve um

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

correto. 02) A razão entre os intervalos de tempo que serão medidos pelos cronômetros da Terra e da nave será maior que um. 08) Se a velocidade da nave se aproximar muito da