• Nenhum resultado encontrado

RoboCupJunior. RoboCupJunior Dance - Regras 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RoboCupJunior. RoboCupJunior Dance - Regras 2013"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Pág 1

RoboCupJunior

RoboCupJunior Dance - Regras 2013

Tradução das Regras Oficiais Aplicadas na RoboCupJr México 2012 com Adaptações para a Etapa Brasileira de 2013 Comitê Técnico:

General Chair - Profa. Carmen Faria Santos – carmen.santos@ufes.br Chair Dance - Prof. Marcos Vallim – mvallim@utfpr.edu.br

A dança de robôs tem como desafio a integração entre um ou mais robôs e humanos através de uma dança criativa e em harmonia com a música e o cenário. Seguem as diretrizes gerais de como estruturar uma apresentação humanos/robôs.

1. APRESENTAÇÃO

1.1

Tipos de Apresentação

A RoboCup Junior Dance propõe que os times elaborem apresentações criativas, de 1 a 2 minutos, usando robôs autônomos projetados, construídos e programados pela equipe. Os times podem escolher entre uma apresentação teatral ou de dança.

“Dança” é uma apresentação estritamente sincronizada com a música. É requerido que humanos e robôs se movam de acordo com a batida da música selecionada, dançando no ritmo da música. A avaliação da dança considera a coreografia e a movimentação de humanos e robôs sincronizados com o ritmo da música.

“Teatro” é a apresentação na qual os robôs contam uma história ou criam um tema baseado em uma música. Na avaliação do teatro é levado em consideração a apresentação teatral como um todo. A apresentação será julgada pela efetividade com que os robôs são usados para apresentar o tema escolhido, como por exemplo: Contos infantis, Star Wars ou apresentações inspiradas em filmes, Jogos Olímpicos, reciclagem, etc.

Cada tipo de apresentação possui seu formulário de avaliação. Os times são incentivados a observar atentamente os itens que serão avaliados quando forem elaborar suas apresentações.

(2)

Pág 2

Antes do início do evento, os times deverão entregar um formulário especificando a qual tipo de apresentação pertencem.

Seguem algumas orientações que podem ajudar a tomar a decisão (D para Dança e T paraTeatro): • Música é parte integral da dança (D), ou usada como fundo e complemento da apresentação (T); • O movimento é regido de forma precisa e sincronizado com a música (D);

• Um tema, com uma história, é o foco de uma apresentação teatral, sendo que a música apenas o complementa (T);

• O foco é a coreografia (D);

1.2

Duração

1.2.1 Cada time tem o tempo máximo de 5 minutos para sua apresentação. Nesse tempo inclui a montagem do cenário no palco, introdução e a apresentação e reinícios, quando necessários. Não inclui o tempo para desmontagem do cenário e limpeza do palco.

1.2.2 Após a apresentação, as equipes tem até um minuto para limpar totalmente o palco, e remover todos os objetos relacionados a sua apresentação.

1.2.3 A duração da apresentação deve ser maior que 1 minuto e menor que 2 minutos.

1.2.4 Se um time exceder os limites de tempo mencionados em 1.2.1, 1.2.2 e 1.2.3, será penalizado com perda de pontos. Um juiz inicia o cronômetro quando um membro do time pisar no palco, para um período máximo de cinco minutos e, seguido de 1 minuto para limpar o palco. Caso o tempo seja excedido por motivos independentes do trabalho da equipe, como por exemplo, problemas técnicos em iniciar a música, este tempo será descontado a favor da equipe, que não será penalizada. Cabe aos juízes a decisão final em qualquer penalização.

1.3

Música

1.3.1 Os times devem providenciar suas próprias músicas. Preferencialmente, apenas o arquivo de áudio no formato MP3, gravado um cartão de memória, devidamente rotulado com o nome da equipe e respectiva categoria (primária ou secundária). É essencial que a música seja entregue aos responsáveis desta categoria para que estes repassem o material aos técnicos de som, antes do horário de treino. Os times são incentivados a trazer múltiplas cópias do arquivo de áudio.

1.3.2 Os times são incentivados a trazer um arquivo de áudio de boa qualidade, uma vez que este é um dos itens que influencia na avaliação.

1.3.3 A música deve começar após alguns segundos depois de iniciada pelo técnico.

1.3.4. É de responsabilidade da equipe checar, juntamente com os responsáveis pela categoria, que o arquivo de música está funcionando corretamente antes de sua primeira apresentação.

1.4

Humanos Integrantes do Time

1.4.1 É sugeridoque os humanos se apresentem com seus robôs,entretanto, não são previstas puniçõescaso não ocorra essa integração

(3)

Pág 3 1.4.3 Quando um contato físico entre humano e robô é parte da apresentação, faz-se necessário a aprovação dos juízes ANTES da apresentação, para garantir que toda a apresentação robótica é autônoma.

1.4.4 O número máximo de humanos em cada equipe é de 10 e o mínimo 02.

1.4.5 Todos os integrantes das equipes devem estar matriculados no nível correspondente da sua categoria, isto é, alunos de ensino fundamental na categoria fundamental e alunos do ensino médio na categoria ensino médio.

1.5

Cenário

1.5.1 As equipes são incentivadas a providenciar seu próprio cenário. Os organizadores farão o possível para disponibilizar um projetor para os times que queiram incorporar uma apresentação visual ou multimídia como parte de sua apresentação.

1.5.2 Os times devem garantir que qualquer apresentação visual ou multimídia será projetada corretamente antes de sua primeira apresentação entrando em contato com responsáveis da categoria na competição.

1.6

Desempenho

1.6.1 Cada equipe deverá exibir apenas uma apresentação, que será repetida caso o time passe para as próximas etapas. Pequenas modificações (melhorias) na apresentação, usando a mesma música, podem ser feitas. Quaisquer dúvidas sobre modificações na apresentação e /ou nos robôs no evento devem ser discutidas com o Chair da categoria.

1.6.2 Cabe ao Chair da categoria autorizar o início da música e da apresentação multimídia quando a equipe estiver no palco.

1.6.3 Um ou vários humanos devem iniciar o/os robôs e adereços, manualmente ou por controle remoto.

1.6.4 Sugere-se que as equipes programem seus robôs para começar a apresentação alguns segundos depois do início da música, pois é extremamente difícil saber precisamente quando a música vai tocar após a execução do arquivo. Os times podem incluir um “beep” no começo de suas músicas como um sinal de início.

1.6.5 Dependendo da configuração do palco e dos equipamentos de som no local, é possível que o humano responsável por iniciar o robô não consiga ver o Chair, que vai autorizar o início da música, e vice-versa. Os times devem vir preparados para estas condições.

1.7

Reinícios

1.7.1 É permitido que os times reiniciem suas apresentações, se necessário, a critério dos juízes da competição. A menos que o problema não seja culpa do time, qualquer reinício resultará em penalização. Não há limite no número de reinícios dentro dos 5 minutos de apresentação, entretanto, completados os 5 minutos, a equipe será convidada a deixar o palco.

1.8

Segurança e

Saúde

1.8.1 Visando proteger os participantes, juízes e visitantes, as apresentações não poderão conter explosões, fumaça, fogo, água ou qualquer outra substância perigosa.

1.8.2 Cada equipe que tenha em sua apresentação alguma situação que pode ser considerada perigosa, incluindo a possibilidade de danificar o palco, deve apresentar um relatóriodescrevendoo conteúdode sua

(4)

Pág 4 apresentação parao Chair da categoria ANTES de chegar à competição. O Chair também pode requerer uma demonstração da atividade antes da apresentação no palco. Times que não estejam de acordo com essa regra podem ser impedidos de se apresentarem.

1.8.3 Em nenhuma circunstância é permitido o uso da rede elétrica no palco. Isso inclui o uso da rede elétrica para robôs, cenário e adereços.

1.9

Conteúdo

1.9.1 Qualquer apresentação que inclua violência, forças armadas, elementos ameaçadores ou criminosos será excluída. Qualquer time usando nome ou logotiposinap ropriados também serão eliminados. É solicitado aos participantes que sejam cuidadosos com as palavras e mensagens mencionadas em suas apresentações. O que parece aceitável para um grupo pode ser ofensivo para outras equipes.

1.10

Tempo para Montagem do Cenário no Palco

1.10.1 Sugere-se aos times que usem o tempo que estiverem montando o palco, para introduzir ao público as características dos seus robôs, tais como a tecnologia usada, pontos altos da apresentação robótica, e apresentação da equipe.

2 PALCO

2.1

Dimensão

2.1.1 O palco de apresentação será marcado por um retângulo de área 6x4 metros para os robôs, sendo o lado de 6 metros com a frente para os jurados. Se o robô, por completo, sair do limite da área de apresentação, o time sofrerá penalidade.

2.1.2 A performance humana pode ser dentro ou fora da área marcada.

2.1.3 O limite da área do palco de apresentação vai ser marcado com uma fita preta de 50 milímetros, cercada por uma fita vermelha de 20 milímetros. É permitido usar as linhas pretas e vermelhas de limite para programar o robô para identificar sua área de performance.

2.2

Superfície

2.2.1 O piso deverá ser plano, feito de MDF pintado de branco (fibra de madeira compensada).

2.2.2 As juntas do piso serão cobertas por fitas para ficar o mais suave possível, porém, os robôs devem estar preparados para irregularidades de no máximo 3 milímetros entre as partes do piso.

2.2.3 Os times são encorajados a praticar no mesmo tipo de piso, para ter uma melhor simulação das condições do robô, e reduzir o tempo de preparação durante a competição.

2.3

Iluminação

A organização do evento vai se empenhar em oferecer uma iluminação “variável” (que possa ser regulada), incluindo a possibilidade do uso de holofotes/refletores. As equipes não devem esperar que o palco de apresentação possa, necessariamente, ficar escuro. Não será garantido que a direção da luz, bem como sua intensidade estarão disponíveis para ajuste. É recomendado que os times projetem seus Robôs para lidar com variações nas condições de luminosidade. Os times devem vir preparados para calibrar seus robôs baseado nas condições de iluminação do local do evento.

(5)

Pág 5

2.4

Utilização do Palco de Apresentação

2.4.1 O palco principal de dança será disponibilizado para prática das equipes. Para que todos possam testar suas performances neste palco, será feito um agendamento com horários, mediante solicitação da equipe.

2.4.2 A última equipe a ensaiar deverá limpar completamente a área do palco, estando este pronto para uso com pelo menos 3 minutos antes do inicio das apresentações.

3

ROBÔS

3.1

Tamanho

Os robôs podem ser de qualquer tamanho. Caso algum robô ou acessório seja maior que 4 metros de altura (do chão), será necessário solicitar uma autorização aos juízes para se apresentarem.

3.2

Times

Cada equipe pode se apresentar com quantos robôs achar necessário, entretanto, o fato de usar muitos robôs não resulta, necessariamente, na obtenção de altas pontuações.

3.3

Controle

3.3.1 Os robôs devem ser controlados de forma autônoma. Nenhum membro da equipe deve fazer contato físico com os robôs durante a apresentação, EXCETO SE isso for discutido e aprovado pelos juízes ANTES da apresentação.

3.3.2 Os robôs podem ser iniciados manualmente por contato humano ou por controle remoto. Veja o item 1.6.3.

3.4

Tecnologia do Robô

Qualquer tecnologia pode ser usada para criar os robôs. Os times são encorajados a usar a criatividade. Inovações ou uso incomuns de tecnologias, incluindo sensores, são encorajadas e serão premiados. Por exemplo, laptops, notebooks, celulares, tablets e outros similares PODEM ser usados como controladores robóticos, mas nenhuma alimentação elétrica deverá ser usada enquanto estiverem no palco. Os times são encorajados a usar tecnologias incomuns e inovativas para criar uma apresentação envolvente. Se você não está certo de que a tecnologia que esta usando é apropriada, por favor, entre em contato com o Chair da categoria antes da competição.

3.5

Figurinos

Sugere-se o uso de figurino para os robôs e humanos, pois enriquecem o cenário e serão considerados na avaliação da apresentação.

3.6

Comunicação

3.6.1 Durante a apresentação, os robôs que estiverem no palco poderão se comunicar entre si, entretanto,

não será permitida a comunicação com dispositivos fora do palco. Os tipos de comunicação que poderão ser utilizados são: Infravermelho (IR), Ultrassonico ou Bluetooth. É de responsabilidade do

(6)

Pág 6

time certificar-se que sua comunicação não vai interfirir com robôs de outros times, durante os treinos ou apresentação.

3.6.2 A nenhum time é permitido o uso de freqüência de rádio (RF), sinais como WLAN, comunicação wireless, porque pode interferir em robôs competindo em outras modalidades. Times com comunicação entre robôs DEVEM explicar, para os juízes, na entrevista, o funcionamento do dispositivo e como este foi programado.

4

AVALIAÇÃO

As folhas de pontuação técnica e da apresentação serão disponibilizadas no site oficial da competição. Os formulários de pontuação são específicos para cada tipo de apresentação: dança e teatro.

Todos os times terão duas oportunidades de realizar suas apresentações perante os jurados. A maior pontuação das duas vai ser adicionada aos pontos da entrevista técnica, calculando assim a pontuação total.

4.1

Autenticidade e Originalidade

4.1.1 A apresentação deve ser original. Os times que, na opinião dos jurados, conscientemente produziram robôs, roupas ou movimentos de apresentação “duplicados” (coincidência de musicas são permitidas) de qualquer outro time, ou reutilizar robôs de anos anteriores do mesmo time, serão entrevistados pelos juízes juntamente com o Chair da categoria. As penalidades variam de redução da pontuação à exclusão da equipe da competição.

4.2

Criatividade

A competição de dança é um desafio aberto. Os times são encorajados a ser criativos e entreter o público tanto quanto puderem. Times que mostrarem criatividade e inovação terão maiores possibilidades de melhores resultados.

4.3

Tipos de Avaliação

A etapa de apresentação e a entrevista técnica vão ser julgadas usando o formulário de pontuação para a performance escolhida (Dança ou Teatro). Os times são encorajados a observar os itens que serão avaliados no formulário de pontuação durante a preparação de sua apresentação, com objetivo de atender aos quisitos desta categoria.

4.4

Entrevista Técnica

4.4.1 Todos os times terão 15 minutos de entrevista técnica durante a competição. É importante que todas as equipes façam a leitura do formulário de pontuação da entrevista.

4.4.2 Os times devem levarar todos os seus robôs, acessórios e copias dos programas na entrevista técnica. Eles deverão estar preparados para discutir uso de qualquer sensor, eletrônica e tecnologia utilizados. 4.4.3 A Ficha Técnica da Dança deve ser completada pelo time e entregue à comissão organizadora da dança o mais cedo possível, durante a competição. A Ficha Técnica da Dança será disponibilizada online, juntamente com os formulários de pontuação.

4.4.4 Se houver tempo disponível, os times classificados para a final poderão ser convidados a uma segunda entrevista técnica.

(7)

Pág 7

4.5.1 Os Campeões de cada nível serão os times que somarem mais pontos, combinando a entrevista e a apresentação. Apresentação de dança e teatro serão consideradas em uma só categoria.

4.5.2 A Competição Brasileira de Robótica é um projeto educacional. É importante que os membros dos times ganhem experiência com a competição, e tenham a oportunidade de se aprimorarem com os anos. As equipes que tiverem interesse em receber “feedbacks” se sua performance poderão solicitar ao Chair da categoria uma avaliação de desempenho após o término da competição. Essa avaliação vai contemplar os pontos fortes da equipe, e também os pontos onde podem melhorar. Concluída a avaliação, esta será enviada para o professor solicitante em até 30 dias após a competição. É importante ressaltar que as sugestões dadas pelos juízes não deverão ser usadas para debater posições, decisões ou resultados de pontuaçõese foram atribuídos.

5

DOCUMENTAÇÃO

5.1

Autenticação

Todas as equipes são incentivadas a trazer documentação digital ou em papel, descrevendo seus esforços de preparação, incluindo fotografias das diferentes etapas de desenvolvimento dos robôs. A documentação não pode ser maior que o equivalente a 5 páginas (tamanho A4).

A documentação deve ser apresentada durante a entrevista, e podem ser usados para estabelecer a autenticidade a apresentação proposta por um time.

5.2

Painel de Apresentação

5.2.1 Os times terão um espaço público para exibir seus materiais em um cartaz. Como o espaço disponível pode ser limitado pelos organizadores locais, os times são incentivados a trazer algum tipo de apresentação eletrônica em PowerPoint e/ou outro formato eletrônico que será exibido no local. O tamanho da área disponível para a apresentação de um time será anunciado antes do evento. 5.2.2 Cartazes ouapresentações eletrônicasdevem serfeitos em um formatointeressante e divertido,poiseles vãoser

vistosnão apenaspelos juízes, mas por outros timese o pelo público visitante. A apresentaçãodeve fornecerinformações sobre o timee a forma como foi desenvolvidoo robô(s)para o evento.

5.2.3 As informaçoes que devem constar nos cartazem incluem: nome do time,nível (fundamental ou médio), os nomes e foto da equipe, o seu Estado, imagensdo(s) robô(s)em desenvolvimento,e outras informações que julgarem ser interessanteou incomumsobre o time, robô, conhecimento prévio ouorigem.

6

CÓDIGO DE CONDUTA

6.1

Espírito

6.1.1 Espera-se quetodos os participantes, estudantes e mentores,respeitem a missão da competição. Além disso, os participantes devem ter em mente osvalores e objetivos dacompetição.

6.1.2 O importante não é ganhar ouperder, maso quanto se aprende.Você realmente vaiperder umaprendizado de longo prazo, senãoaproveitar esta oportunidade paracolaborarcom os estudantese mentoresdetodoo país.Saiba que este éum momento único!

6.2

Fair Play

(8)

Pág 8

6.2.2 O ser humano que causar interferência deliberada com robôs ou danos no palco será desclassificado, se fizer parte de um time. Se não fizer parte de um time ,será convocado a se retirar do local.

6.2.3 O time é responsável por remover todos os detritos deixados pela sua apresentação, que possam interferir no desempenho das atividades subsequentes.

6.2.4 Lembre-se: ajudar aqueles que necessitam, demonstrando amizade e cooperação são o espírito da competição, com o objetivo de fazer um mundo melhor.

6.3

Compartilhamento

6.3.1 Entende-se que a competição possui um rico potencial de aprendizado tecnológico e curricular, os quais deve ser compartilhados com outros participantes após a competição.

6.3.2 Qualquer desenvolvimento pode ser publicado no site da competição após o evento.

6.3.3 Compartilhar as informações reforça a missão da competição, como uma iniciativa educacional.

6.4

Socialização

6.4.1 De acordo com o espírito e aspectos da competição, uma festa será realizada pelos organizadores para todos os membros dos times, mentores e voluntários de apoio ao evento. Espera-se que todos paticipem da mesma.

6.5

Comportamento

6.5.1 Os membros das equipes devem se comportar de forma discreta no local do evento.

6.5.2 Os competidores não devem entrar em áreas de outras ligas ou de outros times, a menos que sejam convidados a fazê-lo pelos membros dos outros times.

6.5.3 Os participantes que se comportarem de forma a incomodar os demais competidores poderão ser convidados a se retirar do recinto, correndo o risco de ser desclassificado do evento.

6.6

Mentores

6.6.1 Mentores (definido como professores, pais, acompanhantes ou qualquer outro não-membro do time) não são permitidos ficar na área de trabalho dos alunos, exceto para auxiliar o transporte de equipamento dentro ou fora da área como equipes na chegada e dia de partida.

6.6.2 Se ocorrer algum problema com um computador ou outro dispositivo que esteja claramente além da capacidade razoável de reparação por um estudante, um mentor pode pedir a permissão dos organizadores para entrar na área de trabalho para o único propósito de dar parecer sobre esse reparo. Eles devem deixar a área de trabalho imediatamente após a resolução do processo.

6.6.3 Mentores não tem permissão para configurar equipamentos no palco, pois isto é responsabilidade dos membros do time. A organização vai disponibilizar voluntários para orientar as equipes na fase de montagem. As equipes devem solicitar essa assistência ao Chair da categoria.

6.6.4 Caso um mentor entre na área de trabalho dos estudantes, este poderá o acesso ao local e sua equipe será penalizada.

6.6.5 Os mentores envolvidos no conserto, construção ou programação do(s) robô(s) poderão perder o acesso ao local do evento e sua equipe será penalizada.

(9)

Pág 9

6.7.1 Os árbitros e juízes agirão dentro do espírito do evento.

6.7.2 As entrevistas serão avaliadas por pelo menos dois juízes da competição. As apresentações de palco serão julgadas por um grupo de menos três juízes, sendo que neste grupo deverá estar presente pelo menos um dos juízes que participaram da entrevista.

6.7.3 Os juízes da competição não devem ter estreita relação com qualquer um dos times do nível que julga.

6.8

Informações sobre o evento

Os times serão responsáveis pela verificação das informações atualizadas durante o evento. A informação atualizada deve ser fornecida nos quadros de avisos no local e, se possível, no site da competição. As informações serão anunciadas no início do evento e serão publicadas nos quadros de avisos também. Boletins serão divulgados durante o evento para garantir que as equipes e mentores tenham as informações mais recentes.

Referências

Documentos relacionados

4 65 Critérios Médicos de Elegibilidade para Injetáveis Só de Progestógeno Resposta à pergunta 3, rever 2ª frase na última marca de modo a ler-se: Ajude-a a escolher outro

Portanto, a inclusão das metodologias ativas é uma alternativa eficaz para auxiliar o estudante a sanar as possíveis dúvidas no decorrer da disciplina e ao mesmo

Pesquisas específicas sobre a deficiência podem fornecer informações mais abrangentes com relação às características da deficiência, como prevalência, condições

Não haverá jamais maior dor que a de perda um ente querido, e a ele ter de dizer o defenitivo adeus, e não existem quaisquer palavras ou gestos que algo possam contra o sofrimento

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões

Assim, o objetivo do presente trabalho é estimar parâmetros genéticos e ganhos com a seleção dos melhores indivíduos para formação de pomar clonal de sementes

10.4 A posse direta para o início da retirada do Equipamento constante no Anexo I será transmitida ao arrematante, depois de liquidado o pagamento total do