• Nenhum resultado encontrado

PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA

BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

============================================================================================== 01-

• O desenvolvimento tecnológico vem sendo um elemento definidor do espaço na globalização, em suas múltiplas escalas e dimensões geográficas. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

(A) as empresas multinacionais impulsionam a uniformização dos padrões de estética e consumo nas periferias capitalistas, induzindo assim o desenvolvimento econômico local.

(B) a revolução tecnológica possibilitou a articulação da sociedade global em rede, definindo novos significados para as fronteiras espaciais que convergem para a integração política do espaço geográfico mundial.

(C) o espaço globalizado é marcado pela descentralização espacial da indústria e por profundas transformações técnicas na produção industrial, sendo, contudo, preservados os direitos sociais da classe trabalhadora.

(D) a tecnosfera é a expressão geográfica da esfera técnica que repercute diretamente na prática econômica, política e social, constituindo-se numa nova base nova para o entendimento da regionalização mundial.

02- Com base no texto abaixo e nos conhecimentos sobre a temática globalização,

A Globalização não apaga nem as desigualdades nem as condições que constituem uma parte importante do tecido da vida social nacional e mundial. Ao contrário, desenvolve umas e outras, recriando-se em outros níveis, com novos ingredientes. As mesmas condições que alimentam a interdependência e a integração, as desigualdades e contradições, em âmbito tribal, regional, nacional, continental e global.

• É correto afirmar que,

(A) a importação do cinema norte-americano e da literatura europeia configura-se em um dos aspectos da globalização que afeta positivamente o Terceiro Mundo.

(B) a revolução tecnológica constitui-se na grande conquista da era da globalização, pois ela garante o estabelecimento de regimes democráticos no mundo.

(C) num mundo globalizado, a desigualdade, que é parte integrante das sociedades, desaparece em função do desenvolvimento igualitário da relação de produção material e cultural.

(D) a globalização constitui-se em um fenômeno de abertura das economias rumo a uma integração mundial e é, ao mesmo tempo, seletiva, pois não envolve todas as regiões, atividades e segmentos sociais.

(2)

03-

As invenções apresentadas no quadro afetaram o mundo contemporâneo, em especial, no que se refere à circulação de ideias, pessoas e mercadorias.

• Em conjunto, essas invenções tiveram efeito principalmente sobre a ampliação da: (A) intervenção estatal.

(B) integração territorial. (C) distribuição da riqueza. (D) mobilidade ocupacional.

04- A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é a divisão produtiva em âmbito internacional. Ela passou por três grandes fases, sendo que, na atualidade, ela se caracteriza:

(A) Pelos países europeus serem conquistadores de novas terras em várias partes do mundo, onde passaram a impor um domínio econômico;

(B) Por ser conhecida como fase do capitalismo financeiro, em que os países detentores de capital liberavam empréstimos aos países subdesenvolvidos para que os mesmos pudessem implantar as filiais das empresas dos países ricos, transformando estes países subdesenvolvidos em exportadores de produtos industrializados;

(C) Pelo desenvolvimento de grandes oligopólios transnacionais, que deslocam sua capacidade produtiva para regiões em desenvolvimento, atrás de ofertas atrativas que possibilitem redução dos custos de produção;

(D) Pela divisão do mundo em dois grupos: os fornecedores de matéria-prima e os exportadores de produtos manufaturados.

05- Resolver a questão com base nas informações a seguir, que tratam da atividade industrial.

Os fatores locais variam ao longo do tempo e em função do tipo de indústria que se quer implantar. Atualmente podemos dizer que ocorre uma descentralização industrial em escala mundial, mas também em escala nacional e local, graças ao desenvolvimento dos setores de transportes, telecomunicações e informações.

Como outros fatores a considerar na atividade industrial, citam-se:

1. fontes de energia 2. mercado consumidor 3. matérias primas 4. mão de obra

• Estão corretamente identificados os fatores

(A) 1 e 3, apenas. (B) 2 e 4, apenas. (C) 1, 2 e 4, apenas. (D) 1, 2, 3 e 4.

06- São exemplos da indústria de bens de consumo (ou leve):

(A) Indústria de autopeças e de alumínio.

(B) Indústria de automóveis e de eletrodomésticos. (C) Indústria de plásticos e borracha e de alimentos. (D) Indústria de máquinas e de aço.

(3)

07- A chamada Segunda Revolução Industrial, ocorrida nas últimas décadas do século XIX, foi caracterizada:

(A) pela concentração do processo de industrialização na Inglaterra e pela montagem do império colonial britânico. (B) pelo desenvolvimento da eletricidade e da siderurgia e pela expansão da industrialização para além do continente

europeu.

(C) pela industrialização e pela formação de Estados nacionais no continente africano, a partir das suas antigas fronteiras culturais e linguísticas.

(D) pelo equilíbrio de forças entre as antigas colônias europeias e os Estados europeus devido à difusão da industrialização.

08- Observe o mapa a seguir:

• Com base no mapa e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa correta.

(A) O mapa indica os centros políticos e econômicos das maiores potências militares e geopolíticas do mundo. (B) Estão indicadas as maiores concentrações populacionais de cada uma das grandes civilizações modernas: a

americana, a europeia, a russa, a negra, a oriental e a austral.

(C) A maioria das grandes concentrações urbanas do mundo se localiza no hemisfério Norte, devido ao papel do clima temperado e dos grandes vales pluviais na origem da civilização.

(D) As áreas indicadas são grandes concentrações industriais em termos de valor da produção, sem considerar diferenças relacionadas à sofisticação dos produtos e da tecnologia.

09- Leia o trecho abaixo:

“Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não formam um período homogêneo único na História do Mundo. Apesar disso, a História desse período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que dominou até a queda da URSS: o constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial na chamada ‘Guerra Fria’.”

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 223. • Sobre o exposto pelo historiador Eric Hobsbawm, é correto afirmar:

(A) A URSS citada pelo historiador foi um dos polos do mundo bipolarizado, e o seu adversário no campo político e ideológico, no período, foram os Estados Unidos.

(B) Durante o período citado, ocorreram conflitos significativos, como a Guerra da Coreia e a Queda da Bastilha. (C) A Guerra Fria ainda é uma realidade, pois a Rússia se recusa a entrar para a OTAN e ainda há o perigo crescente

de uma guerra entre russos e americanos.

(D) O Atentado contra as torres gêmeas em Nova York, em setembro de 2001, pôs fim à Guerra Fria.

10- A foto a seguir diz respeito ao incidente que aconteceu no período da Guerra Fria, precisamente em 1962. Considerado por muitos como o confronto mais assustador entre as superpotências (EUA e URSS), resultou num recuo da manobra do governante russo Nikita Kruschev ao atender às exigências do presidente norte-americano John Kennedy:

Kruschev e Kennedy reunidos em 1961. Disponível em:

http://veja.abril.com.br/historia/crise-dos-misseis/especial-capa-eua-urss.shtml. Acesso em 13/09/2010.

(A) Glasnost. (B) Plano Marshall. (C) Criação da OTAN.

(4)

11-

...Os resultados do programa logo se fizeram sentir, em todos os países, nos mais variados setores: na Inglaterra, contribuiu para a expansão da indústria de construção naval; na Itália, viabilizou extensos projetos de recuperação de terras agricultáveis; na Alemanha, possibilitou a introdução de melhoramentos agrícolas e a reconstrução de sua base industrial. De 1948 a 1950, a produção industrial europeia, como um todo, aumentou mais de 25%, e em todos os países atingidos pelo programa, superou os índices de 1938.

(REZENDE FILHO, Cyro B. História econômica geral. São Paulo: Contexto, 1991, p. 233).

• O programa mencionado no texto é:

(A) a criação da União-Europeia após o término da Segunda Guerra Mundial.

(B) o projeto de recuperação europeia elaborado pela OTAN no fim da Segunda Guerra.

(C) o Comecon (Programa Europeu de Recuperação Comercial), que levou à intensificação do comércio entre seus membros.

(D) o plano de recuperação europeia conhecido como Plano Marshal executado a partir de 1947.

12- A Conferência de Bretton Woods, realizada em 1944, nos Estados Unidos, definiu uma nova ordem econômica entre os países capitalistas, com o objetivo de ampliar a integração da economia mundial. Para efetivação dessa nova ordem econômica foram criadas as seguintes instituições, exceto:

(A) o Banco Mundial, para prover recursos correspondentes à geração de infraestrutura em vários países. (B) o FMI, com o objetivo de estimular o comércio internacional.

(C) o GATT, com o objetivo de regulamentar o comércio mundial.

(D) o COMECOM, criado para auxiliar o desenvolvimento dos países que adotavam a economia socialista.

13- As alternativas a seguir referem-se a alguns aspectos fundamentais que caracterizam o capitalismo desde sua etapa inicial, exceto:

(A) sociedade dividida em classes. (B) socialização dos meios de produção. (C) economia de mercado.

(D) busca do lucro e acumulação do capital.

14- Observe a charge abaixo. A sua leitura nos mostra a crítica que o cartunista francês Plantum faz em relação:

Fonte: VESENTINI. J. William. Geografia Crítica. Volume 3. São Paulo: Ática, 1998.

(A) ao aquecimento global provocado pelos países industrializados, que se recusam a diminuir a emissão de gases para a atmosfera.

(B) à divisão internacional do trabalho entre Norte e Sul, que se processa com base nas relações desiguais de troca, visto que os produtos comercializados pelo terceiro mundo têm pouco valor agregado.

(C) à recessão que atingiu as economias dos Estados Unidos, Japão e União Europeia com forte repercussão em toda a economia global.

(D) ao primeiro choque do petróleo ocorrido em 1973, quando os países produtores do Oriente Médio reduziram sua produção, elevaram o preço do barril e embargaram as vendas para os EUA e a Europa.

15- Uma pessoa saiu de Porto Alegre às 12h e chegou às 14h a Santa Cruz do Sul para prestar o vestibular. Viajou cerca de 147 km pela BR 386 e RS 287. Em um mapa com a escala de 1:1.000.000, a distância gráfica entre as duas cidades citadas acima será de:

(A) 147 cm. (B) 14,7 cm. (C) 294 cm. (D) 1,47 cm.

(5)

GABARITO 01- D 02- D 03- B 04- C 05- D 06- B 07- B 08- D 09- A 10- D 11- D 12- D 13- B 14- B 15- B

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo o recobrimento do aço inoxidável ASTM F138 (ISO 5832-1) por apatitas utilizando o método biomimético e a avaliação do efeito de variáveis do

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

[r]

Objetiva-se analisar o funcionamento do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social na realização do Cadastro Único de programas sociais no município de

Se acrescentarmos que os procedimentos diagnósticos são simples, rápidos, não invasivos, sem desconforto; e que os atletas diagnosticados e tratados deixam de competir e treinar

I.11.1. É de exclusiva responsabilidade de cada proponente adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou

É caracterizada trombofilia hereditária,quando se demonstra a presença de uma anormalidade hereditária que predispõe à oclusão vascular, mas que requer a