• Nenhum resultado encontrado

Professor (a): Laryssa Raquel Schmaltz Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Professor (a): Laryssa Raquel Schmaltz Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA I"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

OBS: AS QUESTÕES QUE SE SEGUEM DE BIOLOGIA SÓ SERÃO VÁLIDAS MEDIATE JUSTIFICATIVAS DE CADA UMA DELAS.

Profa. Laryssa

1) (FGV/2014) - Mosquitos psicodídeos são bastante comuns nos banheiros das residências, sendo geralmente inofensivos ao ser humano, exceto quando ocorre o transporte de patógenos em suas pernas, ao pousarem em diferentes locais.

As figuras ilustram o adulto e a larva do inseto conhecido popularmente como “mosca de banheiro”. Adulto

Larva

(http://aramel.free.fr) Tanto os adultos como as larvas alimentam-se de matéria orgânica, originada pela proliferação de micro-organismos existentes no ambiente doméstico.

A utilização de produtos de limpeza contendo cloro, como a água sanitária, é uma medida indicada para a higiene domiciliar, pois atua:

a) reduzindo o tamanho populacional, tanto dos insetos como dos micro-organismos patógenos.

b) interrompendo a metamorfose dos insetos e dos micro-organismos patógenos, impedindo-os de chegarem à fase reprodutiva.

c) esterilizando as formas larvais e impossibilitando a contaminação dos adultos pelos micro-organismos patógenos.

d) impedindo o contágio pelos micro-organismos patógenos, através da picada dos insetos adultos em humanos. e) descontaminando os insetos adultos, com relação à presença dos micro-organismos patógenos.

2) (IFGO/2014) - O Filo Arthropoda é o mais numeroso de todos os filos animais, com mais de um milhão de espécies catalogadas. Com relação a esse filo, assinale a alternativa em que a classe, seu representante e suas características específicas estejam corretas.

a) Classe Malacostraca: caranguejo e camarões, apresentam um par de antenas e o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.

b) Classe Arachnida (Chelicerata): carrapato e escorpião, apresentam quatro pares de patas, cefalotórax e abdome, antenas ausentes.

c) Classe Insecta: pulgas e cigarras, apresentam seis patas, um par de asas e dois pares de antenas. d) Classe Diplopoda: lacraia, apresenta duas patas por segmento e antenas ausentes.

e) Classe Chilopoda: piolho de cobra, ou embuá, apresenta dois pares de patas por segmento, um par de antenas, sem órgão de inoculação de veneno.

Professor (a): Laryssa Raquel Schmaltz Aluno (a):

Série: 3ª Data: ____/ ____/ 2014.

Ensino Médio – Unidade Parque Atheneu

(2)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

3) (IFPE/2014) - Um estudante recebeu uma tarefa de seu professor: dar um passeio pelos jardins da Escola e realizar a coleta de quatro organismos pertencentes ao Reino Metazoa e que fizesse a classificação de cada um, indicando os seus respectivos Filos. O estudante coletou os quatro organismos, numerando-os de 1 a 4. Os organismos coletados encontram-se numerados e representados pelas figuras abaixo.

A alternativa que apresenta a identificação feita pelo aluno, correta e respectivamente de acordo com a numeração, é:

a) (1) Filo Chordata; (2) Filo Mollusca; (3) Filo Arthropoda e (4) Filo Artrhopoda. b) (1) Filo Arthropoda; (2) Filo Mollusca; (3) Filo Chordata e (4) Filo Arthropoda. c) (1) Filo Chordata; (2) Filo Mollusca; (3) Filo Arthropoda e (4) Filo Insecta. d) (1) Filo Chordata; (2) Filo Gastropoda; (3) Filo Arachinida e (4) Filo Insecta. e) (1) Filo Mollusca; (2) Filo Chordata; (3) Filo Arthropoda e (4) Filo Arthropoda.

4) (UFG/2011) - Observe o esquema a seguir, que apresenta algumas relações filogenéticas entre organismos do reino animal.

Disponível em: <http://joaobiologia.blogspot.com/2008/09/arvore-filogenetica-animal. html>. Acesso em: 29 mar. 2011. [Adaptado].

Considerando-se A o conjunto dos animais celomados, B o conjunto de animais que apresentam simetria bilateral, C o conjunto de animais que apresentam tecidos verdadeiros e D o conjunto de todos os animais representados no esquema, conclui-se que:

a) os caramujos pertencem a A∩B. b) as águas-vivas pertencem a A. c) as esponjas pertencem a B∩C. d) as planárias pertencem a A∩C. e) as euglenas pertencem a D.

(3)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

5) (FEI SP) - A estrela-do-mar é um animal bentônico, porque: a) é fixa no fundo do mar;

b) desloca-se pouco no fundo do mar; c) nada ativamente quando necessário; d) é arrastada passivamente pelas correntes; e) vive nas camadas superficiais do mar.

6) (SANTA SACA SP) - Sobre a bexiga natatória dos peixes são emitidas as seguintes frases: I. Os peixes pelágicos, como os de água doce, não precisam de bexiga natatória, e raras vezes as possuem. II. A bexiga natatória das espécies marinhas é habitualmente menos desenvolvida que as das espécies de água doce.

III. À medida que um peixe possuidor de bexiga natatória sobe para níveis mais próximos da superfície da água, a bexiga natatória diminui o volume.

Responder agora a alternativa correta: a) apenas I está certa;

b) apenas I e II estão corretas; c) as três estão corretas; d) apenas I está errada;

e) apenas I e III estão erradas.

7) (UFRN/2013) - “Biólogos descrevem nova espécie de perereca que

habita as bromélias em áreas de Mata Atlântica, no interior do Rio de Janeiro.

A descoberta mostra a importância da conservação de florestas próximas aos grandes centros populacionais. Scinax insperatus, nome dado à nova espécie,

pertence a um grupo de pererecas bem particulares, que utilizam a água da chuva acumulada nas bromélias para se reproduzirem e criarem seus girinos.

Essas “pererequinhas” medem entre 1cm e 5cm de comprimento e vivem a maior parte de suas vidas dentro dessas plantas, que chegam a acumular cerca de 20 litros de água em seu interior, tornando-se verdadeiros aquários suspensos essenciais para a proliferação desses animais.”

Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2011/ 12/surpresa-nas-bromelias>. Acesso em: 04 ago. 2012.

Com base no texto, é correto afirmar que esse anfíbio, além de apresentar metamorfose,

a) apresenta fecundação externa e constitui um dos elementos bióticos do ecossistema presente nas bromélias. b) necessita da água para a sua reprodução e atua como ser autótrofo, fornecendo matéria orgânica para a bromélia.

c) necessita da água para a sua reprodução e estabelece uma relação intraespecífica com as bromélias. d) apresenta fecundação interna e externa, na presença de água, e forma o bioma das bromélias.

(4)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

Disponível em: <http://esquadraodoconhecimento.wordpress.com/ciencias-da-natureza/biologia/tirinhas-relacionadas-aos-diversos-conteudos-da-biologia/>. Acesso :4 mar. 2013. (Adaptado)

dura casca de ovo por protegido embrião pulmonar respiração ambiente meio do função em variável corporal a temperatur cópula com interna fecundação vertebral coluna da presença ∗ ∗ ∗ ∗ ∗

Os animais presentes na charge, que apresentam as características descritas no quadro acima, são: a) Tartaruga de Galápagos e lagarto tuatara.

b) Baleia da Groenlândia e ser humano. c) Baleia da Groenlândia e carpa chinesa. d) Urubu de cabeça vermelha e ser humano.

9) (UFG/2014) Leia a tirinha a seguir:

Disponível em: <http://nemonnemoff.blogspot.com.br>. Acesso em: 30 set. 2013. (Adaptado).

Analisando a tirinha sob a perspectiva evolutiva, a) responda ao questionamento feito no primeiro balão;

b) explique por que a afirmação contida no segundo balão está incorreta.

10) (ESCS DF/2014) Tendo como referência as figuras abaixo, que ilustram a evolução do sistema circulatório nos vertebrados, julgue os seguintes itens.

(5)

Unid. Parque Atheneu (62) 3273 – 0040 – www.colegiointerativa.com.br – e-mail: secretaria@colegiointerativa.com.br

I. Os animais cujo sistema circulatório corresponde ao ilustrado na figura 1 possuem respiração tegumentar. II. Nos animais que possuem o sistema circulatório ilustrado na figura 1, o sangue que flui pelos tecidos do corpo é mais saturado em oxigênio que aquele recebido pelos tecidos dos animais que possuem o sistema circulatório ilustrado na figura 3.

III. Os animais cujo sistema circulatório corresponde ao ilustrado na figura 4 são os únicos vertebrados que secretam urina hipertônica.

IV . O fato de as células dos organismos cujo sistema circulatório corresponde ao ilustrado na figura 4 receberem sangue mais oxigenado que as dos animais que possuem os sistemas circulatórios ilustrados nas figuras 2 e 3 faz que eles apresentem maior capacidade energética, o que lhes permite a homeotermia.

Estão certos apenas os itens: a) II e III.

b) III e IV. c) I e II. d) I e IV.

Atenção ao prazo de entrega das listas!!! Bom final de Semana!!!

Referências

Documentos relacionados

responsável técnico da empresa, devidamente registrado no CREA ou CAU, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, de que

PO Request PO Acknowledgement PO Response Generate BPEL Template Generate BPEL Template Receive PO Send PO Ack Receive PO Response Transform Transform Business B BPEL Workflow.

Arrazoado que, em algumas circunstâncias, os enfrentamentos en- tre os diferentes grupos da sociedade, pela não aceitabilidade de um bem jurídico instituído, podem promover uma

(Recurso Ordinário nº 14826, Acórdão, Relator Min. Tarcisio Vieira De Carvalho Neto, Publicação: DJE - Diário da justiça eletrônica, Data 20/11/2017).. AÇÕES DE DECRETAÇÃO

Portogente - Quais os novos desafios a serem vencidos no Brasil para aperfeiçoar as operações de praticagem e favorecer o

Ao longo do presente trabalho, foram percorridas certas etapas a fim de que se pudesse confirmar a hipótese de pesquisa, chegando a uma conclusão sobre a validade da

Introdução e histórico da microbiologia Morfologia e citologia bacteriana Nutrição de micro-organismos Genética de micro-organismos Ecologia de micro-organismos Antimicrobianos

Para avaliação do crescimento de micro-organismos patógenos em meios de crescimento microbiano para produção &#34;on farm&#34; de bioinseticidas utilizando o kit