• Nenhum resultado encontrado

Em busca da verdade JUN/2012 Nº.13. Jornal da Câmara Municipal de São Paulo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Em busca da verdade JUN/2012 Nº.13. Jornal da Câmara Municipal de São Paulo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Em busca da verdade

Crimes cometidos pela ditadura vão ser investigados pela Comissão da Verdade Municipal.

Pág.3

EM RESPEITO À LEI ELEITORAL, NOS

MESES DE JULHO, AgOSTO E SETEMBRO,

O JORNAL CÂMARA ABERTA NÃO

CIRCULARá

Jornal da Câmara

muniCipal de S

ão paulo

JUN/2012

Câmara muniCipal de São paulo

Palácio Anchieta

Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01319-900 Tel: 3396-4000 Na internet: www.camara.sp.gov.br No Facebook: www.facebook.com/camarasp No Twitter: @camarasaopaulo E-mail: camara.aberta@camara.sp.gov.br Ouvidoria do Parlamento

0800-322-6272

DISTRIBUIÇÃO

gRATUITA

Nº.13

CONfIRA OS vENCEDORES

Participantes da 1ª Maratona

Hacker desenvolveram

aplicativos para ler os dados

públicos da Câmara.

pág. 6

fotomontagem: elifas andreato

escultura ‘Vlado

Vitorioso’, homenagem

ao jornalista Vladimir

Herzog, será colocada

na praça atrás do

palácio anchieta

(2)

fingir que uma instituição é transparente sem que seja. Não, não dá.

Não dá porque as pessoas se tornaram cidadãs, entenderam o papel de cada um na cobrança por as últimas décadas o Brasil

avançou muito nas questões da cidadania. As pessoas pas-saram a compreender me-lhor os seus direitos e apren-deram a lutar por eles.

Nas décadas dos 1980 e 1990, a grande luta política era para a sociedade entender o signi-ficado nobre da cidadania. O passo seguinte, feita a lição de casa da cidadania, é cobrar a transparência pública.

Hoje as pessoas já percebem que a ideia da visibilidade interior das instituições públicas tem a ver com cada cidadão que paga impos-tos – e, portanto, sustenta os órgãos públicos. Do lado de lá, tem gente que acha que dá para enganar com transparência, dá para

Matar a cobra e

mostrar o pau

Mensagem

P.2_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo JUNHO /2012

n

Expediente:

vEREADORES: ABOU ANNI (PV), ADILSON AMADEU (PtB), ADOLfO QUINTAS (PsdB), AgNALDO TIMóTEO (Pr), ALfREDINHO (Pt), ANíBAL DE fREITAS (PsdB), ANTONIO CARLOS RODRIgUES

(Pr), ANTONIO gOULART (Psd), ARSELINO TATTO (Pt), ATíLIO fRANCISCO (PrB), ATTILA RUSSOMANNO (PP), AURéLIO MIgUEL (Pr), AURéLIO NOMURA (PsdB), CARLOS APOLINáRIO (dem),

CARLOS NEDER (Pt), CELSO JATENE (PtB), CHICO MACENA (Pt), CLAUDINHO (PsdB), CLAUDIO fONSECA (PPs), CLáUDIO PRADO (Pdt), DALTON SILvANO (PV), DAvID SOARES (Psd), DOMINgOS DISSEI (Psd), DONATO (Pt), EDIR SALES (Psd), ELISEU gABRIEL (PsB), fLORIANO PESARO (PsdB), fRANCISCO CHAgAS (Pt), gILBERTO NATALINI (PV), gILSON BARRETO (PsdB), íTALO CAR-DOSO (Pt), JAMIL MURAD (PCdoB), JOSé AMéRICO (Pt), JOSé fERREIRA ZELÃO (Pt), JOSé POLICE NETO (Psd), JOSé ROLIM (PsdB), JULIANA CARCAR-DOSO (Pt), JUSCELINO (PsB), MARCO AURéLIO CUNHA (Psd), MARTA COSTA (Psd), MILTON fERREIRA (Psd), MILTON LEITE (dem), NETINHO DE PAULA (PCdoB), NOEMI NONATO (PsB), PAULO fRANgE (PtB), QUITO fORMIgA (Pr), RICARDO TEIxEIRA (PV), ROBERTO TRIPOLI (PV), SANDRA TADEU (dem), SENIvAL MOURA (Pt), SOUZA SANTOS (Psd), TIÃO fARIAS (PsdB), TONINHO PAIvA (Pr), USHITARO KAMIA (Psd), WADIH MUTRAN (PP)

PARTICIPARAM DESTA EDIÇÃO: editora: fáBIA RENATA (assessora de imprensa institucional), textos: CARLOS MARCHI (diretor de Comunicação externa), DANILO MOREIRA E

CAMILA fLORENTINO (estagiários) fOTOS: fabio Jr lazzario, gute garbelotto, marcelo Ximenez, mozart gomes, renattodsousa e ricardo moreno.. E-MAIL: camara.aberta@camara.sp.gov.br PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO: Contexto Propaganda Viva PROJETO gRáfICO E DIAgRAMAÇÃO: tdZ TIRAgEM: 300 mil exemplares IMPRESSÃO: oesP gráfica s.a.

Cardápio Paulistano

CuStódio

transparência.

Ao mesmo tempo, a invenção da internet criou meios para que todos possam acessar o que antes era segredo.A verdade é que hoje não existem mais segredos. As instituições públicas têm de ser trans-parentes e têm de praticar transparência.

A Câmara Municipal de São Paulo, tantas vezes criticada em seu passado, mata a cobra e mostra o pau: qualquer cidadão de São Paulo pode entrar em seu portal (www.camara.sp.gov.br) e ver todos os seus contratos e todos os seus pagamentos.

Faltava os salários. Agora não falta mais. A Câmara Municipal de São Paulo tem também em seu portal uma simulação de valores para todos os cargos funcionais.

Depois que a Lei de Acesso à Informação – que obriga todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – entrou em vigor, a Câmara Municipal de São Paulo foi a primeira Casa Legislativa brasileira a publicar os salários de seus vereadores e servidores.

Isso é Transparência real, de fato, preto no branco. É um processo que vem avançando há algum tempo na Câmara. Recentemente, você deve se lembrar, a Câmara aprovou o projeto Ficha Limpa para todos os funcionários públicos municipais.

Parabéns, cidadão paulistano. Agora você pode dizer que mora numa cidade transparente.

portal da Câmara criou página especial

para explicar a lei de acesso à informação

(3)

Matéria de capa

Matéria de capa

P.

3_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo JUNHO /2012

ra esclarecer nossa História. Ela vai ouvir pessoas, receber documentos e criar condições para mudar o país”, disse Ivan Seixas, presidente da Comissão dos Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

A CMSP já contribui com investigações sobre os desaparecidos políticos. “Em 1990, fizemos a CPI da Vala de Perus e depois tivemos uma subcomis-são que acompanhou a abertura dos arquivos da ditadura. Agora vamos reunir este conjunto de informações e encaminhar para as comissões es-tadual e federal, para que tomem providências”, explicou o vereador Ítalo Cardoso, presidente da Comissão da Verdade Vladimir Herzog.

Os outros membros da Comissão são os verea-dores Gilberto Natalini (PV), vice-presidente; Eli-seu Gabriel (PSB), relator; Jamil Murad (PCdoB); Juliana Cardoso (PT); José Rolim (PSDB) e Agnaldo Timóteo (PR).

abertura da Comissão da Verdade municipal: a partir da esquerda, vereadores Juscelino

Gadelha, amelinha, ivan Seixas, deputado estadual adriano diogo, vereadores Jamil

murade e Ítalo Cardoso, Clarice Herzog, vereador eliseu Gabriel, ivo Herzog, vereadora

Juliana Cardoso e presidente do Sindicato dos Jornalistas de Sp, Guto Camargo.

renattodsousa

Crimes da ditadura em São

Paulo serão investigados

por fábia renata

Em cerimônia tocante, a Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) instalou a sua Comissão da Verdade. Criada para investigar os crimes cometidos por agentes da ditadura militar (1964-1985) em São Paulo, a comissão municipal vai trabalhar articu-lada com as comissões estadual e federal.

“A Comissão da Verdade chega com anos de atra-so, pois nos outros países da América Latina ela foi instalada logo após o fim da ditadura. O Brasil é o último país a buscar essa história, mas só o fato de abrir essa discussão já é extraordinário”, disse Audálio Dantas, presidente do Sindicato dos Jorna-listas quando o jornalista Vladimir Herzog (Vlado) foi assassinado nos porões do DOI-Codi paulistano.

Em homenagem a Vlado, que em 2012 comple-taria 75 anos, a Comissão da Verdade da CMSP recebeu seu nome. “A criação da Comissão é uma conquista da sociedade. Ao contrário do que o ex-presidente Lula disse uma vez, esta página da nossa história não está virada”, disse Clarice Her-zog, viúva do jornalista assassinado por seus tor-turadores em 1975.

famílias nunca desistiram

A instalação da Comissão na CMSP contou com a presença de diversos torturados e parentes de mor-tos e desaparecidos, além de jornalistas, advogados e membros de organizações da sociedade civil que lutam pela garantia dos direitos humanos.

“A família Herzog sempre foi um exemplo para todos nós. Foi a primeira família que entrou com uma ação para responsabilizar a União pela morte do Vlado”, lembrou Maria Amélia Teles, a Ameli-nha, que foi presa e torturada.

Além de investigar os crimes da ditadura, a Co-missão da Verdade também servirá para contar o mundo real da ditadura militar. “Temos uma he-rança da ditadura até hoje no modus operandi da polícia, que mata e diz que as vítimas resistiram à prisão. A Comissão da Verdade é fundamental

pa-o livrpa-o “a segunda guerra de Vladimir Herzog”, do jornalista audálio dantas, será lançado em setembro pela editora record. nele, audálio conta a vida de Vlado, nascido na iugoslávia e que veio para o Brasil ainda criança, fugindo da guerra e do nazismo.

a praça divina providência – que fica atrás da sede da CmSp e em frente ao Terminal Bandeira – receberá, dentro de poucos meses, uma escultura de elifas andreato simbolizando o Vlado Vitorioso. a obra será uma reprodução em tamanho natural do troféu criado pelo artista para a comemoração dos 60 anos da declaração universal dos direitos Humanos.

PARA NÃO ESQUECER

Comissão da Verdade foi

instalada na CMSP e trabalhos

vão começar com Relatório

da CPI da Vala de Perus

(4)

P.

4_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo JUNHO /2012

Prestação de contas

mai. _2012

eSCola do parlamento

Durante o mês de maio a Escola do Parlamento ofereceu à sociedade dois cursos e dois seminários. Os cursos foram: A Pauta do Legislativo Municipal e A Democracia e o Legislativo no Plano Municipal. Já os seminários trataram da Distritalização de São Paulo – Os 21 Anos da Divisão Territorial da Cidade; e de Intersetorialidade e Políticas Sociais ‐ Um Olhar sobre a Proteção Especial.

CaminHada da Câmara

A Caminhada da Câmara, pela primeira vez, percorreu as ruas do Tatuapé, bairro da zona leste da capital. Mais de 150 pessoas participaram do evento no mês de maio. No percurso de cinco quilômetros, os caminhantes passaram por parques e pontos turísticos do bairro, como o Centro Esportivo e Recreativo do Trabalhador (Ceret), a Praça Silvio Romero, a Casa do Tatuapé e o Parque do Piqueri.

A próxima Caminhada da Câmara será realizada no dia 24 de junho. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a 2ª Caminhada Fotográfica da Câmara “São Paulo nas Alturas” levará os participantes para ver a cidade de outra perspectiva, do alto de três prédios no centro da cidade.

eVentoS realizadoS no paláCio anCHieta

• Homenagem: Ex-presidente Lula recebe Título de Cidadão Paulistano, uma das homenagens concedidas pela Câmara para personalidades que nasceram fora da capital paulista e que se destacaram na cidade.

• Debates: sobre Saúde; sobre o projeto de lei 280/09 – Serviço Social e Psicólogo nas Escolas Municipais; sobre a Vigilância Sanitária; sobre a Descriminalização e Legalização do Aborto e o Aborto Previsto em Lei. • Seminários: Educação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista; Inclusão Digital e Cidadania; Políticas Públicas para Juventude e Políticas de Gênero; Temático sobre Criança e Adolescente; LGBT, Homofobia e Diversidade Sexual.

• Fóruns: de Medicina Integrativa e o Método de Saúde Okada; de Promotoras Legais Populares; de Discussão em Defesa dos Direitos dos Autistas.

• Encontros: em Comemoração ao Dia Internacional das Famílias • Associação para a Paz Mundial; de Abertura da 14ª Semana da África e Homenagem ao Dia da África ‐ Fórum África; III Encontro Nacional de Pedagogia ‐ A Busca da Qualificação na Atuação do Profissional Pedagogo. • Congressos: I Congresso Amar e Proteger – Violência Doméstica, Abuso e

1.

Participação

do cidadão

atendimento ouVidoria proGrama de ViSitação Em maio, a CMSP recebeu 239 alunos de oito instituições: • Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – 44 alunos • Colégio Santa Clara – 59 alunos

• SENAC – 6 alunos • Programa “Jovens Urbanos” do Jardim Portela – 7 alunos

• Colégio São Judas Tadeu – 55 alunos

• Centro Integrado de Educação de

Jovens e Adultos (CIEJA) Rose Mary Frasson – 30 alunos

• Escola Municipal do Ensino Fundamental Professor Antônio Duarte de Almeida – 23 alunos

• Escola Estadual Moacyr Campos – 5 alunos

• Formandas da IX Turma de Promotoras Legais Populares do Geledés – Instituto da Mulher Negra/Hospital Geral de São Mateus – 10 alunas

Para agendar a visita do seu grupo ligue para o Cerimonial da CMSP: 3396-4696 e 3396-4557. As visitas são realizadas nas tardes de terças, quartas e quintas-feiras. TipoS de aTendimenTo peSSoalmenTe 277 por TeleFone 42 por e-mail 54 por CarTa 2 TOTAL:

375

atendimentos marCelo XimeneZ gute garBelotto

(5)

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo JUNHO /2012

e 12 boletins/dia. Em um ano de trabalho, a Rádio Web Câmara acumula 278.135 acessos no Brasil e em outros 64 países. Para ouvir os boletins da Rádio Web, acesse: www.camara.sp.gov.br .

portal da Câmara

Em maio, a audiência do portal da Câmara foi de 1,9 milhão de páginas acessadas, que significa aumento de 161% se comparado com o mesmo mês de 2011.

Nos últimos 12 meses foram 701 mil

visitas únicas. 280 reportagens foram produzidas em maio, com 91 fotos, disponibilizadas nas matérias e na capa do portal. Também foi criado um hotsite sobre a Lei de Acesso à Informação e como o cidadão pode consultar os dados da Câmara Municipal. Os Prêmios Institucionais ganharam espaço na página principal do site; a ferramenta de pesquisa do site também foi modificada, para facilitar a busca no banco de dados.

tV Câmara

Durante o mês de maio a programação da TV Câmara teve grande diversidade de assuntos, como: Virada Cultural; Hackathon; transmissão ao vido da homenagem ao ex-presidente Lula, que recebeu o título de Cidadão Paulistano; TV Digital; Encontro de agentes públicos e congresso nacional de servidores, realizados na sede da Câmara; Vídeo especial sobre como funciona a comunicação da Câmara, como o trabalho dos vereadores chega até a população.

Câmara naS redeS SoCiaiS

A Câmara Municipal e seus veículos de comunicação mantêm perfis nas redes sociais. Nestas páginas são postadas notíciais de tudo o que acontece na Câmara. O perfil da Rádio Web Câmara tem, no Facebook, 776 pessoas conectadas e 344 pessoas curtindo a página; já no Twitter são 176 seguidores.

1.414 curtem a página da Câmara no Facebook, que tem uma galeria com mais de 400 imagens disponíveis. Por semana, uma média de 8.123 pessoas acessaram o perfil da Câmara na rede social. No Twitter são 884.

Durante o mês de maio, foram inseridos no Youtube 26 vídeos e neste período o material sobre a Câmara teve 6.745 visualizações.

4.

Publicidade

inCentiVo à partiCipação popular

A Câmara Municipal de São Paulo participou de dois eventos oficiais do município, 25ª Feira de Artes da Vila Pompéia e XIII Maifest (festa alemã no bairro do Brooklin), para divulgar a importância da participação popular nas decisões que afetam o dia a dia da cidade.

prêmio aS GrandeS SaCadaS de marketinG 2011

A campanha publicitária criada pela Câmara Municipal de São Paulo para divulgar a Ouvidoria do Parlamento ganhou o prêmio “A Grande Sacada de Marketing 2011” pela melhor estratégia de Marketing na categoria Serviços Públicos. Foi a primeira vez que uma casa legislativa recebeu o prêmio, que é promovido pelo Centro Nacional de Modernização Empresarial (CENAM).

CampanHaS

No mês de maio, o departamento de publicidade da Câmara fez duas campanhas, uma para divulgar o Hackathon (maratona hacker) e outra para divulgar a Lei da Ficha Limpa, que também será exigida dos servidores públicos da capital (Veja anúncio na página 8).

Exploração Sexual: da Vítima ao Agressor; II Congresso de Liberdade Religiosa com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB‐SP).

• Ato que reuniu mães de crianças e adolescentes desaparecidos em evento que lembrou o Dia Internacional da Criança Desaparecida, com participação das Mães da Sé (Associação Brasileira de Busca e Defesa a Crianças

Desaparecidas).

• Apresentação da Orquestra Pão de Açúcar • Virada Cultural na Câmara

• 1º Hackathon – Maratona Hacker

2.

Produção do

conhecimento

indiCadoreS pauliStano e metropolitano

O Indicador Paulistano nº 23, elaborado pela Consultoria Técnica de Economia e Orçamento (CTEO) da CMSP, traz uma análise do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2013. É neste documento que a Prefeitura estima o orçamento da cidade, que deve ser de R$ 38,9 bilhões em 2013, 7,5% maior que o de 2012. Em maio, o Indicador Metropolitano nº 12 analisou a situação da Região Metropolitana de São Paulo na pesquisa Origem e Destino 2007, feita a cada dez anos pelo Metrô. A íntegra dos boletins está disponível no porta da Câmara: www.camara.sp.gov.br .

proCeSSo leGiSlatiVo Comissões Permanentes Reuniões realizadas ...35 Pareceres emitidos ...273 Audiências públicas ...15 atiVidadeS de plenário Projetos lidos ...64 Indicações encaminhadas ...964 Requerimentos protocolados ...68

Sessões ordinárias realizadas ...14

Sessões extraordinárias realizadas ...8

3.

Comunicação

rádio Web Câmara

Até maio, a Rádio Web Câmara produziu 4.457 boletins, que somam cerca de 86 horas de gravações. Em média são produzidos 371 boletins/mês

riCardo moreno

P.

(6)

Ferreira Leite, membro da PoliGNU.

O terceiro lugar ficou com a equipe Capital Php, que desenvolveu o CMSP Wiki. O aplicati-vo gera conteúdo no formato wiki (que pode ser editado pelos usuários) e possibilita a publicação automática do formato.

“Não adianta transformar os dados em belos gráficos se a maior parte da população não re-cebe o ensino necessário para compreender o significado”, disse André Nils, um dos desen-volvedores do CMSP Wiki.

O diretor de Tecnologia da Informação da CMSP, Eduardo Miyashiro, avaliou como positiva a

pri-meira edição do evento. “Com ele foi possível au-mentar a oferta de mecanismos transparentes para que a sociedade possa acompanhar e entender me-lhor o trabalho dos vereadores”, disse Miyashiro.

P.

6_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo JUNHO /2012

Concurso

por danilo moreira

A equipe Chutaum foi a vencedora da 1ª Hacka-thon – Desafio dos Dados Abertos, maratona hacker realizada em maio na Câmara Munici-pal de São Paulo (CMSP). A equipe desenvolveu o aplicativo Siga os Vereadores de São Paulo, que cria uma linha do tempo com as atividades realizadas pelos parlamentares, sendo possível também segui-los.

“Com a proximidade das eleições é bastante evidente a importância do acesso da popula-ção a esse tipo de informapopula-ção”, explicou Felipe Barreto Bergamo, membro da equipe campeã.

O segundo colocado na competição, equipe PoliGNU, criou o Radar Parlamentar, aplicati-vo que faz uma análise matemática dos dados de votações dos projetos aprovados para medir as semelhanças entre a atuação dos partidos.

“A Hackathon foi uma ótima oportunidade para divulgar nosso projeto”, disse Leonardo

Aplicativos vencedores

da 1ª Hackathon estão

disponíveis na internet

por fábia renata

Os comerciantes de São Paulo agora têm mais tempo para legalizar seu negócio. Os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) apro-varam a prorrogação do prazo para o pedido de Alvará de Funcionamento Condicionado, que pode ser feito até 31 de março de 2013.

No ano passado a CMSP aprovou projeto que criou a nova modalidade de Alvará de Funcio-namento. Com esta nova lei o proprietário não precisa mais apresentar, inicialmente, o “habite-se” (documento que regulariza o imó-vel). O negócio pode funcionar normalmente

enquanto o imóvel e a documentação são re-gularizados.

“A aprovação do projeto da nova modalidade

de alvará já foi muito importante para a cidade. Agora autorizamos um tempo maior para que o comerciante dê entrada no pedido do alvará. A Prefeitura teve dificuldades para colocar na in-ternet o sistema e quem quer respeitar a lei terá mais tempo para cumprir os prazos”, explicou o vereador Cláudio Fonseca (PPS).

A licença de funcionamento condicionado vale somente para empresas instaladas em imóveis de até 1,5 mil metros quadrados de área construída. Uma das exigências para conseguir esta licença é a apresentação de um laudo assinado por um técnico para atestar a segurança do prédio e sua adequação à atividade exercida, inclusive com indicação da lotação.

Todo o processo para pedido da licença de funcionamento condicionado é feito via sistema eletrônico, o que elimina a burocracia e facilita a vida dos empreendedores. Além disso, qualquer pessoa pode acompanhar e fiscalizar o andamen-to dessas concessões.

Vencedor da Maratona Hacker

cria ‘Facebook’ de vereadores

participantes da 1ª Hackathon com representantes da Câmara

municipal, da W3C e do banco itaú, patrocinador do evento

moZart gomes

Câmara dá mais

prazo para alvará

condicionado

fáBio laZZari Jr

novo prazo limite para dar entrada na

documentação é março de 2013

Siga os Vereadores de São paulo:

www.vereadores.org

radar parlamentar:

www.radarparlamentar.polignu.org

CmSp Wiki:

www.capitalphp.com.br

(7)

lo (CMSP) para homenagear Edison Tsung-Chi Hsueh, calouro do curso de Medicina da Univer-sidade de São Paulo (USP) que morreu durante um trote violento em fevereiro de 1999, o prêmio incentiva ações de cidadania.

No trote solidário da UNASP, todos têm que participar. “É um dos requisitos do trote, que essa ação seja feita em conjunto, com calou-ros, veteranos e professores”, explicou Hildenir Bahia, assessora do Programa de Apoio Acadê-mico da instituição.

Nos segundo e terceiro lugares houve empate. A Faculdade de Informática e Administração Pau-lista (FIAP) e a Faculdade de Enfermagem Albert

Einstein ficaram em segundo e o Centro Acadê-mico Manoel de Abreu - da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - e a Faculdade Sumaré em terceiro.

“Como houve empate, a comissão julgadora decidiu premiar todos com a mesma pontuação. É uma forma de reconhecimento pelo bom traba-lho desenvolvido”, explicou Benedito dos Santos, supervisor da equipe de eventos da CMSP.

Os vencedores do Prêmio ganharam uma Salva de Prata, que foi entregue em sessão solene na Câ-mara Municipal de São Paulo. O segundo e o ter-ceiro lugares ganharam placas de menção honrosa e todos os inscritos, certificados de participação. Auxílio a comunidades carentes, doação de

ali-mentos, prestação de serviços de saúde e doação de sangue. Estas foram algumas das ações promo-vidas pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP) para receber os calouros em 2012. Com todas essas atividades a instituição ganhou o Prêmio de Cidadania Universitária Edison Tsung--Chi Hsueh – Trote Solidário.

Criado pela Câmara Municipal de São

Pau-Quatro instituições

empataram e

dividiram o segundo

e o terceiro lugares

P.

7_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo JUNHO /2012

por Camila florentino

O projeto criado pela Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) vingou e completa seu primeiro ano de existência. A Escola do Parlamento, criada em 2011, tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento técnico parlamentar dos funcio-nários e aproximar o legislativo da sociedade.

A Escola busca, por meio de cursos, encontros, debates e eventos, mostrar para a população para que serve o Legislativo, como ele funciona e como é o processo do poder público. Além disso, busca intensificar a participação da população na vida política da cidade. Todos os cursos são gratuitos e abertos aos interessados.

“No segundo semestre acreditamos obter mais êxito, pois também iremos oferecer cursos fora da Câmara Municipal, tanto presenciais como à

distância, utilizando a TV e o portal da Câmara. Com a tecnologia de informação conseguiremos chegar perto do cidadão, que é o nosso principal interesse”, disse o diretor da Escola do Parlamen-to, Roberto Eduardo Lamari.

Lamari ainda acrescenta que o seu enfoque é na educação para a cidadania, ou seja, educar as pessoas para que elas conheçam, entendam e participem da vida política. “Uma população mais consciente de suas responsabilidades sabe votar e cobrar melhor, além de reconhecer seus direitos”, explicou.

A Escola também tem uma novidade. É a São Paulo Democrática, uma ideia de ambiente vir-tual, que permite o diálogo entre a sociedade e o Legislativo paulistano, o projeto está no portal da Câmara: www.camara.sp.gov.br no item Escola do Parlamento.

Centro Universitário Adventista

ganha o Prêmio Trote Solidário

representantes da

unaSp recebem

Salva de prata

das mãos dos

vereadores milton

ferreira e José

police neto

moZart gomes

Institucional

Escola do Parlamento aproxima a Câmara do cidadão

fáBio laZZari Jr

eventos da escola do parlamento atraem

cidadãos interessados nos assuntos da

cidade

(8)

P.

8_

Jorn al d a C âmara m uni C ip al de S ã o pa ulo JUNHO /2012

A Câmara dos Vereadores de São Paulo

criou uma lei que vai deixar o serviço

público municipal muito mais transparente.

A partir de junho, a Lei da Ficha Limpa que já valia para políticos também vai valer para os servidores públicos. É isso mesmo: só quem tiver a ficha limpa vai poder atuar no funcionalismo municipal. Com essa iniciativa, a Câmara Municipal mostra que está em sintonia com a vontade da população. Porque todo paulistano deseja e merece serviços públicos de qualidade.

Para saber mais, acesse www.camara.sp.gov.br 

@camarasaopaulo

www.facebook.com/camarasp

Palácio Anchieta - Viaduto Jacareí, 100 Térreo - Bela Vista - São Paulo - SP A Câmara Municipal de São Paulo foi a primeira Casa Legislativa do Brasil a publicar na internet os salários (bruto e líquido) de seus funcionários, cumprindo a Lei de Acesso à Informação, sancio-nada pela presidente Dilma Rousseff.

Em um primeiro momento foram publicados

os salários de 713 funcionários: concursados (efe-tivos), comissionados (servidores emprestados de outros órgãos públicos), os oito vereadores que compõem a Mesa Diretora e os cargos em comis-são ligados à Mesa.

Até o fim de junho serão disponibilizados os

salários dos funcionários contratados em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e os cargos em comissão dos gabinetes.

Quem quiser acessar os salários deve entrar no portal da Câmara (www.camara.sp.gov.br) e buscar o espaço “Acesso à Informação”.

Referências

Documentos relacionados

Segundo o artigo 1º, subordinam-se aos ditames da lei os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluído as Corte de

As molas são usadas, principalmente, nos casos de armazenamento de energia, amortecimento de choques, distribuição de cargas, limitação de vazão, preservação de junções

• Parametrização do tipo de Documento para o Registro de Regularidade do Aluno no ENADE. a) Para customizar a vinculação do lançamento das observações a um documento eletrônico

lização do teste, foram adotados os procedimentos de “correção do efeito da gravidade”, segundo as instruções do fabricante contidas no manual do equipamento.

The purpose of this study is to recognize and describe anatomical variations of the sphenoid sinus and the parasellar region, mainly describing the anatomy of

História do Município: Fundação, Contextualização Histórica, Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, Símbolos Municipais: brasão, hino, bandeira, Educação

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

Então, para ele é sempre importante ressaltar que para o ceticismo poder existir, antes deve haver algo que capacite a possibilidade da dúvida, e isso seria propriamente o não