• Nenhum resultado encontrado

Relevância da Fisioterapia na Atenção Básica: Foco na saúde da família. Relevance of Physical Therapy in Primary Care: Focus on family health

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relevância da Fisioterapia na Atenção Básica: Foco na saúde da família. Relevance of Physical Therapy in Primary Care: Focus on family health"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Relevância da Fisioterapia na Atenção Básica: Foco na saúde da família

Relevance of Physical Therapy in Primary Care: Focus on family health

Magda Socorro Barboza da Silva Bueno1, Giulliano Gardenghi2

1. Fisioterapeuta pela Universidade Paulista – UNIP, Goiânia/GO e Pós-graduanda em Fisioterapia Cardiopulmonar e Terapia Intensiva pelo CEAFI Pós-graduação, Goiânia/GO.

2. Fisioterapeuta, Doutor em Ciências pela FMUSP, Coordenador Científico do Serviço de Fisioterapia do Hospital ENCORE/GO, Coordenador Científico do CEAFI Pós-graduação/GO e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar do Hospital e Maternidade São Cristóvão, São Paulo/SP – Brasil.

Endereço: Rua Antonio Luciano Rodrigues qd.3 lt 13, Residencial Araguaia, Aparecida de Goiânia-Go

E-mail: magdasbueno@hotmail.com

Goiânia 2017

(2)

RESUMO

Introdução: Atenção básica (AB) é caracterizada por um agrupamento de

ações de saúde no contexto individual e coletivo que envolvem a promoção e proteção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. Na Estratégia Saúde da Família (ESF) a promoção da saúde é compreendida como um dos núcleos da atenção primária. A atuação do fisioterapeuta nos programas de saúde pública vem para consolidar as ações da AB, visto que o profissional é capaz de desempenhar funções em todos os níveis de atenção à saúde, não ficando gessado somente às ações curativas e reabilitadoras

Objetivo: revisar na literatura existente a relevância da fisioterapia na Atenção

Básica como multiplicador de saúde na ESF. Metodologia: Trata se de uma revisão narrativa realizada por meio de pesquisa nos sistemas Lilacs,Medlline,Pubmed e Google Acadêmico, foram selecionados artigos publicados entre 2009 e 2016, no idioma Português, utilizando os seguintes termos: fisioterapia, atenção primária e saúde da família. Resultados: Os resultados obtidos mostraram que as ações da fisioterapia contribuem para a integralidade ao atendimento dos usuários na AB.

Conclusão: o atendimento domiciliar, onde o profissional se desloca até o domicilio

do paciente, é a atividade de maior relevância da fisioterapia na saúde da família, seguida dos grupos terapêuticos.

(3)

ABSTRACT

Introduction: Basic care (AB) is characterized by a grouping of health actions

in the individual and collective context that involve the promotion and protection of health, prevention of diseases, diagnosis, treatment, rehabilitation and maintenance of health. In the Family Health Strategy (ESF), health promotion is understood as one of the primary care centers. The performance of the physiotherapist in the public health programs comes to consolidate the actions of AB, since the professional is able to perform functions in all levels of health care, not being plastered only to curative and rehabilitative actions Objective: to review in the existing literature the relevance of physical therapy in Primary Care as a health multiplier in the ESF.

Methodology: This is a narrative review carried out through research in the Lilacs,

Medlline, Pubmed and Google Academic systems. Articles published between 2009 and 2016 in the Portuguese language were selected using the following terms: physiotherapy, primary care and family health. Results: The results showed that the physiotherapy actions contribute to the integrality of the patients' care in AB.

Conclusion: home care, where the professional moves to the patient's home, is the

most relevant activity of physical therapy in family health, followed by therapeutic groups.

(4)

INTRODUÇÃO

A saúde pública brasileira vem passando por reformulações ao longo dos anos, alcançando seu ápice no ano de 1988 com a gênese do Sistema Único de Saúde (SUS) através da promulgação da Constituição Brasileira. Onde ficou estabelecido que é dever do estado, por meio de políticas sociais e econômicas, garantir a população o direito a saúde com foco no bem-estar completo e complexo1.

A Portaria n. 2.488, de 21 de outubro de 2008 aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) estabelecendo as diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica (AB) para a Estratégia Saúde da Família (ESF), onde a promoção da saúde é compreendida como um dos núcleos da atenção primária. A PNAB estabelece que a AB é caracterizada por um agrupamento de ações de saúde no contexto individual e coletivo que envolvem a promoção e proteção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. Por ser desenvolvida de forma descentralizada próximo da vida dos usuários, espera-se que seja a principal porta de entrada e o contato preferencial dos usuários. É orientada pelos princípios da universalidade, acessibilidade, do vínculo, da continuidade do cuidado, da integralidade da atenção, da responsabilização, da humanização, equidade e da participação social, considerando o sujeito na sua individualidade, complexidade e integralidade2.

A ESF é uma política pública de saúde que tem como objetivo resolver a maior parte dos agravos de saúde do usuário do SUS, almejando a integralidade da assistência onde o usuário é um indivíduo vinculado à família, ao domicilio e a comunidade3. A integralidade é interpretada como uma das bases da atenção primaria que se baseia na garantia da assistência em todos os níveis de complexidade vinculada entre promoção de saúde, proteção e recuperação de saúde do indivíduo e sua família4.

Em 2008 foi incorporado à ESF os Núcleos de Apoio a Saúde da família (NASF) com intuito de fortalecer e aumentar a cobertura e metas das ações da AB. Os NASF têm como objetivo apoiar, as equipes de saúde da família através do suporte especializado no acompanhamento dos casos. Os núcleos são formados por profissionais de diferentes áreas da saúde, se tornando uma oportunidade de

(5)

entrada da fisioterapia na ESF, visto que a atuação do fisioterapeuta nesse âmbito é imprescindível5. Afim de garantir um dos princípios norteadores do SUS a integralidade na atenção à saúde e consolidar as ações da ESF foram criados os NASF3. O NASF deve ser formado por uma equipe multiprofissional atuando em conjunto com os profissionais das equipes de saúde, atuando com uma equipe matricial na ESF3, 6.

A atuação do fisioterapeuta nos programas de saúde pública vem pra consolidar as ações da AB, visto que o profissional é capaz de desempenhar funções em todos os níveis de atenção à saúde, não ficando gessado somente às ações curativas e reabilitadoras. O fisioterapeuta tem autonomia e competência para exercer inúmeras atividades, como avaliar pacientes, conceder diagnósticos funcionais, planejar e programar ações preventivas, planejar ações de educação em saúde entre outras1.

Diante das novas políticas públicas de saúde e ao novo modelo de assistência aos usuários do SUS esse estudo tem como objetivo revisar na literatura existente a relevância da fisioterapia na AB como multiplicador de saúde na ESF.

METODOLOGIA

Trata se de uma revisão narrativa realizada por meio de pesquisa nos sistemas Lilacs, Medlline, Pubmed e Google Acadêmico. Foram selecionados artigos publicados entre 2009 e 2016, no idioma Português, utilizando os seguintes termos: fisioterapia, atenção primária e saúde da família. Dos 16 artigos 08 foram selecionados preenchendo os critérios de inclusão que consistiam em artigos que versassem sobre a importância da fisioterapia na saúde da família e suas atribuições. Foram excluídos os artigos anteriores ao período da pesquisa e aqueles que não retratassem da atuação do fisioterapeuta na saúde da família

RESULTADOS

Os diversos estudos encontrados durante o levantamento estão relacionados na tabela a seguir.

(6)

Resultado da busca de artigos relacionadosrelevância da fisioterapia na AB como integrante de equipe da ESF.

Referência Objetivos Métodos Conclusão

Ribeiro CD, et al.2014

Identificar situações com potencialidade para a atuação da fisioterapia na comunidade, mostrando as necessidades desse atendimento em áreas de abrangência da ESF. Foram visitadas 629 residências situadas em áreas de abrangências das Unidades Básicas de Saúde da Família e coletadas informações de 2316 indivíduos. Verificou-se o conhecimento do entrevistado sobre a existência da fisioterapia e se o mesmo já havia sido

encaminhado ao

profissional ao longo da vida ou no último ano.

O resultado do estudo mostra um déficit na oferta do serviço de fisioterapia para a população entrevistada atendida pela ESF. A inserção do fisioterapeuta nas equipes de saúde promove a melhora da qualidade de vida da população, consequentemente, reduzindo a demandas de pacientes para outros níveis de maior complexidade.

Fonseca JMA, et al., 2016

Analisar as ações desenvolvidas pela fisioterapia na atenção primária a saúde

Revisão integrativa da literatura onde foram incluídos 7 artigos com a temática “quais atividades são desenvolvidas pela fisioterapia na atenção primária á saúde”.

Observou se que as ações desenvolvidas pela fisioterapia no contexto individual e coletivo em nível preventivo apresentaram resultados satisfatórios mostrando a importância da fisioterapia neste nível de atenção.

Baena CP, et al., 2012

Buscar subsídios na literatura com foco na pratica diária e na realidade local vivenciada pelos profissionais que compõem as equipes de saúde. Foram entrevistados 196 trabalhadores em atividade na ESF através de um instrumento semiestruturado com itens de acordo com a realidade vivenciada pelo entrevistado

O estudo evidencia a necessidade de inserir o fisioterapeuta na ESF para fortificar a estratégia e consolidar os princípios norteadores do SUS.

Viana SO, et al.,2013

Descrever o perfil sociodemográfico e clínico da população avaliada em domicílio pelas equipes de fisioterapia das unidades básicas de saúde de Betim (MG) e caracterizar o ambiente físico, aspectos referentes aos cuidados e ao cuidador.

Análise de 339 prontuários de indivíduos avaliados em domicílio. Foi elaborado um instrumento de avaliação domiciliar para a coleta de dados contendo: características

sociodemográficas do paciente, condição de saúde e hábitos de vida, do cuidador e itens referentes ao ambiente.

O estudo reforça a necessidade e importância do fisioterapeuta neste nível de atenção. O atendimento domiciliar é uma ação importante uma vez que facilita o acesso do usuário ao serviço de saúde e contribui com um atendimento mais integral.

(7)

Resultado da busca de artigos relacionadosrelevância da fisioterapia na AB como integrante de equipe da ESF.

Referência Objetivos Métodos Conclusão

Souza MC, et al.,2015 Entender a atuação e o cuidado fisioterapêutico no NASF

Grupo composto por 15 indivíduos, sendo 5 profissionais de saúde, 2 gestores e 8 usuários por meio de entrevista semiestruturada. Os participantes foram questionados quanto a atuação do fisioterapeuta no NASF e práticas fisioterapêuticas mais importantes na AB.

Fica evidente no estudo que a atuação do fisioterapeuta no NASF está em processo de construção e as dificuldades citadas precisam ser superadas diante das experiências conhecidas. As práticas de saúde do fisioterapeuta na AB ainda se constituem de forma fragmentada e desarticulada com a equipe.

Costa JL, et al., 2009 Descrever a percepção dos usuários com relação

à atuação do fisioterapeuta integrada a equipe de saúde da família. 15 entrevistados, sendo 7 cuidadores e 8 pacientes atendidos em domicílio pela fisioterapia. Coleta de dados realizada duas vezes por semana no turno matutino, através de entrevista não estruturadas gravadas, nos domicílios dos usuários.

O estudo conclui que, apesar das limitações atuais a fisioterapia na equipe de saúde da família, proporciona benefícios à população. É necessário definir sua atuação e gerar condições favoráveis para sua realização.

Belettini NP, et al., 2013 Identificar as competências, os desafios e as principais demandas dos fisioterapeutas integrantes do NASF.

16 fisioterapeutas integrantes do NASF foram questionados quanto sua formação profissional, tempo e experiência profissional, atuação perante o NASF, visão da comunidade, desafios e principais demandas encontradas.

O fisioterapeuta tem demonstrado competência para atuar na AB junto ao NASF, contribuindo para a melhora da AB em saúde, porém ainda são encontrados alguns desafios. O desenvolvimento de programas e ações são necessários para que minimizem as possíveis dificuldades encontradas por parte do profissional

Formiga NFB, et al., 2012 Identificar as atribuições do fisioterapeuta na atenção básica

Foram entrevistados professores que atuavam na AB. As entrevistas foram realizadas com base em três categorias: as atividades desenvolvidas na AB, o planejamento e execução das atividades, a percepção do profissional em relação a inserção do fisioterapeuta na AB.

O estudo destacou que aos poucos a atuação do fisioterapeuta na AB vem se definindo, mas ainda é necessário encontrar um foco principal para suas ações, propiciando um melhor reconhecimento do trabalho do fisioterapeuta na AB garantindo maior resolutividade às suas ações.

ESF= Estratégia Saúde da Família, SUS=Sistema Único de Saúde, NASF=Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Atenção Básica=AB

(8)

DISCUSSÃO

A atuação do fisioterapeuta no NASF está em processo de construção7,8, os obstáculos encontrados precisam ser superados através das vivências conhecidas9.

Oliveira et al10 apontam o fisioterapeuta como um profissional generalista com capacidade de atuar em todos os níveis de atenção à saúde. O conceito formado da fisioterapia para reabilitação dentro da equipe de AB é um fator preocupante visto que esta deve ser a porta de entrada do indivíduo ao sistema de saúde, onde o fisioterapeuta deve atuar com ações de promoção a saúde.

Ribeiro et al em um estudo quantitativo com moradores de áreas de cobertura pela ESF a maioria dos entrevistados disseram que já tinham ouvido falar da fisioterapia, dentre as morbidades de maior prevalência foram citadas o diabetes e a hipertensão arterial. Em uma avaliação de um programa com educação terapêutica a fisioterapia contribuiu para a redução das taxas de recorrência e aumentou o tempo de sobrevida livre da ulcera neuropática em indivíduos diabéticos. Programas de exercício físico contribuíram para o controle da hipertensão arterial. Os autores relatam que o fisioterapeuta integrando a ESF minimizaria a dificuldade do acesso dos usuários ao profissional3. Corrobora esta evidencia o estudo de Costa et al11 , o estudo afirma que a inserção do fisioterapeuta na ESF facilita o acesso da comunidade ao profissional, trazendo benefícios para as equipes de saúde da família e população abrangente, fomentando a resolutividade e integralidade do atendimento contribuindo com os três níveis de prevenção.

Belettini et al ressaltaram que a portaria que regulamenta o NASF enfatiza a importância da criação de grupos terapêuticos na comunidade, em seu estudo a maioria dos profissionais relataram realizar atendimentos em grupos como hiperdia, escolares, gestantes, dor crônica, mulheres, puericultura. Afirmaram atuar em nível primário com igual percentagem de atendimentos em nível primário e secundário de prevenção. O fisioterapeuta é habilitado e deve atuar na prevenção de doenças e maus hábitos que possam deteriorar a saúde da população, atuando com a promoção da saúde melhorando a qualidade de vida, contribuindo com a saúde funcional do indivíduo reduzindo número de afastamento do trabalho, número de uso

(9)

de medicações, número de internações e número de custos com saúde para o governo12.

Silva et al13 citam em seu estudo que as atividades fisioterapêuticas inseridas no ambiente familiar tornam possível o conhecimento dos obstáculos encontrados neste ambiente, contribuindo com o processo de tratamento, de forma que o fisioterapeuta poderá desenvolver atividades de vida diária, esclarecer e orientar a família quanto as limitações encontradas no domicilio para melhor adaptação à sua realidade. A atuação do profissional com o paciente em seu ambiente familiar ultrapassa a atenção direta ao mesmo, possibilitando ações de educação e capacitação dos membros da família ao cuidado.

As visitas domiciliares são realizadas quando os indivíduos são impossibilitados de locomover se do seu domicilio para a unidade de saúde sendo uma ferramenta importante para consolidação da integralidade. O estudo de Viana et al com indivíduos em visita domiciliar revelou que mais da metade eram idosos sugerindo ações de promoção de saúde e prevenção de agravos principalmente quedas visto que é um agravo comum aos idosos e causa importante de incapacidade14. Ao analisar o serviço desenvolvido pelo fisioterapeuta mais importante para a produção do cuidado na comunidade, a visita domiciliar foi a mais citada seguida do atendimento em grupo e educação em saúde9. Menegazzo et al apontam em sua pesquisa que a criação de grupos terapêuticos para pratica de atividade física e exercícios específicos dentro da unidade básica de saúde são medidas preventivas que contribuem para a redução dos comprometimentos gerados pela incapacidade e melhora da qualidade de vida em idosos8.

A atuação do fisioterapeuta na unidade básica de saúde ou no domicilio contribuiria para o aumento da resolubilidade dos atendimentos ou para diminuição das situações de agravamento em atendimentos que se beneficiaria deste profissional. Prevenção de quadros crônicos de limitação, orientação quanto a formas de promoção a saúde e prevenção de agravos15.

As ações desenvolvidas pela fisioterapia no cenário da atenção primária destacaram as atividades individuais e coletivas, tanto em nível preventivo quanto em reabilitação. Verificou-se que os resultados das atividades foram satisfatórios16.

(10)

O estudo de Formiga demonstra que todas as vivências caminham para o mesmo sentido. Algumas ações são desenvolvidas para prevenção de deficiência em alguma fase do ciclo da vida: saúde do idoso, saúde da mulher e saúde da criança, medidas que também são propostas pelo NASF onde se sugere ações preventivas em todas as fases do ciclo da vida7.

CONCLUSÃO

A fisioterapia foi inserida na saúde da família a fim de proporcionar ao usuário uma melhora da qualidade de vida através das ações de promoção da saúde e prevenção de agravos. Os estudos mostraram que o atendimento domiciliar onde o profissional se desloca até o domicilio do paciente é a atividade de maior relevância da fisioterapia na saúde da família, seguida dos grupos terapêuticos.

Por ser uma nova potencialidade de atuação com lacunas a ser preenchidas espera se que este estudo contribua para a produção científica de novos trabalhos.

(11)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Maia FES, Moura ELR, Medeiros EC, Carvalho RRP, Silva SAL, Santos GR. A importância da inclusão do profissional fisioterapeuta na atenção básica de saúde. Rev Fac Ciênc Med. 2015; 17(3): 110-5.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica [livro na Internet] Brasília: Ministério da Saúde; 2012[acesso em 28 de dez 2016]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/pnab.pdf. 3. Ribeiro CD, Soares MCF. Situações com potencialidade para atuação da

fisioterapia na atenção básica no Sul do Brasil.Rev Panam Salud Publica. 2014; 36(2): 117-23.

4. Sousa MC, Araujo TM, Junior WMR, Souza JN, Vilela ABA, Franco TB. Integralidade na atenção à saúde: um olhar da equipe de saúde da família sobre a fisioterapia. O Mundo da Saúde. 2015; 36(3): 452-60.

5. Soares GMM, Bezerra MIC. Estratégias, possibilidades e conquistas da fisioterapia na atenção primária à saúde: estudo de caso. Rev Fisioter S Fun. 2014; 3(1): 45-52.

6. Rodriguez MR. Analise histórica da trajetória profissional do fisioterapeuta ate a sua inserção nos núcleos de apoio a saúde da família (NASF). Com.Ciencias Saúde. 2010; 21(3): 261-66.

7. Formiga NFB, Ribeiro KSQS. Inserção do fisioterapeuta na atenção básica: uma analogia entre experiências acadêmicas e a proposta dos núcleos de apoio à saúde da família (NASF). Revista Brasileira de Ciências da Saúde. 2012,16(2): 113-22.

8. Menegazzo IR, Pereira MR, Villalba JP. Levantamento epidemiológico de doenças relacionadas à fisioterapia em uma unidade básica de saúde do município de Campinas. J Health Sci Inst.2010; 28(4): 348-51.

9. Souza MC, Almeida CR, Bonfim AS, Santos IF, Souza JN. Fisioterapia, cuidado e sua práxis no núcleo de apoio a saúde da família. Revista Espaço para a Saúde. 2015; 16(2): 67-76.

10. Oliveira G, Andrade ES, Santos ML, Matos GSR. Conhecimento da equipe de saúde da família acerca da atuação do fisioterapeuta na atenção básica. Rev Bras Promç Saude. 2011; 24(4): 332-39.

(12)

11. Costa JL, Pinho MA, Filgueiras MC, Oliveira JBB. A fisioterapia no programa de saúde da família: percepções dos usuários. Revista Ciência & Saúde. 2009; 2(1): 2-7.

12. Belettini NP, Rodrigues F, Cruz TS, Ferreira KC, Tuon L, Coelho BLP. Fisioterapeutas integrantes do núcleo de apoio a saúde da família do estado de Santa Catarina: competências e desafios.Fisioterapia Brasil.2013; 14(6):433-38.

13. Silva LWS, Souza M, Souza TO, Souza TF.Contexto docuidado fisioterapêutico:reveses e vieses na inserção comunitária à atenção domiciliar.Revista Kairós Gerontologia.2013;16(3):79-101.

14. Viana SO, Alvarenga JP, Camargos MMM, Taciano MAR, Rafael AM. Perfil dos indivíduos avaliados em domicilio pela fisioterapia nas unidades básicas de saúde de Betim. Rev APS. 2013; 16(3): 278-86.

15. Baena CP, Soares MCF. Subsídios reunidos junto a equipe de saúde para a inserção da fisioterapia na estratégia saúde da família. Fisioter Mov.2012; 25(2): 419-31.

16. Fonseca JMA, Rodrigues MTP, Mascarenhas MDM, Lima LHO. A fisioterapia na atenção primaria à saúde: uma revisão integrativa. Rev Bras Promoç Saude. 2016; 29(2): 288-94.

Referências

Documentos relacionados

Todavia, o foco desta pesquisa foi a determinação de modelos de previsão de acidentes para trechos de vias arteriais, buscando a determinação de um valor esperado para ocorrência

The rate of hospitalizations for stomach cancer during the analyzed period showed an increase in the prevalence of hospital admissions in all regions of Brazil,

significância entre os experimentos, fato já esperado e, ainda, positivoci a necessidade da cal nos solos da série Itaguaí, de mesmo tipo do usado no Experimento 2. Aliás,

Então, foram desenvolvidas outras ações, incluindo os fornecedores de hortifrutigranjeiros, contemplando um diagnóstico das condições sanitárias; oficinas sobre os

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Para este estágio delineei como principais me- tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Assim se chega à seguinte conclusão deste breve ensaio: o historiador como um tipo ideal intuído a partir de elementos conceituais retirados da teoria da história de Jörn Rüsen