• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas

Ano lectivo 2017 / 2018

Inês Brandão Pimentel Pestana da Silva Aluna nº 2012258

(2)

1

Índice

1. Introdução ... 2

2. Objectivos ... 2

3. Descrição das actividades desenvolvidas

3.1. Medicina Geral e Familiar ... 3

3.2. Pediatria ... 3

3.3. Ginecologia e Obstetrícia ... 4

3.4. Saúde Mental ... 4

3.5. Medicina Interna ... 4

3.6. Cirurgia Geral………...5

3.7. Estágio Opcional ………6

4. Reflexão crítica………..6

5. Anexos………..10

(3)

2

1. Introdução

O sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina é um ano de transição da condição de aluno para a prática clínica, pelo que tem como objectivos a sedimentação e aplicação prática dos conhecimentos e competências adquiridos ao longo dos anos precedentes. Este está organi-zado em seis estágios parcelares que englobam áreas nucleares da medicina e ainda um Es-tágio Clínico Opcional. O relatório final tem como objectivo descrever as actividades por mim desenvolvidas ao longo deste ano, dividindo-se em quatro partes:

Introdução, onde apresento os componentes do relatório; Objectivos Gerais, onde exponho os objectivos e metas do estágio profissionalizante; Actividades Desenvolvidas, onde realizo uma síntese cronológica das actividades nos diferentes estágios parcelares; E por fim o Posicio-namento Crítico, no qual explicito o cumprimento ou não dos objectivos e refiro o contributo dos estágios para a minha formação académica e pessoal. Em anexo encontram-se as activi-dades extracurriculares em que participei e que considero de relevo para a minha formação.

2. Objectivos Gerais

Como objectivos gerais e transversais a todos os estágios parcelares defino:

1) Consolidação dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso através da sua aplicação na prática clínica; 2) Desenvolvimento do raciocínio clínico com base na co-lheita de anamnese e dados do exame objectivo de forma a colocar as hipóteses de diagnósti-co, sugerir os exames complementares necessários e o plano terapêutico de diversas patolo-gias; 3) Aquisição de autonomia progressiva 4) Integração e trabalho em equipa com os res-tantes profissionais de saúde; 5) Aquisição de capacidades de comunicação com o doente e os seus familiares valorizando as suas perspectivas, preocupações e expectativas; 6) Desen-volvimento de competências na realização das técnicas e procedimentos básicos característi-cos de cada especialidade;

(4)

3

3. Descrição das Actividades Desenvolvidas

3.1. Medicina Geral e Familiar [11 de Setembro a 4 de Outubro]

O estágio de Medicina Geral e Familiar decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) São Ju-lião, sob orientação do Dr. Rizério Salgado. Como principais objectivos delineei a sedimenta-ção de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, o desenvolvimento do raciocínio clínico, o aperfeiçoamento de técnicas de comunicação e condução da consulta e o reconhecimento de situações que implicam referenciação. Participei na Consulta de Saúde do Adulto, na qual pre-dominaram os diagnósticos de Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus e Patologia Osteoarticu-lar; na Consulta Aberta, reservada a situações agudas e nas consultas de Saúde Infantil e Ju-venil, Planeamento familiar e Saúde Materna. Neste estágio foi-me dada autonomia progressi-va, com a possibilidade de conduzir algumas consultas autonomamente, com o apoio do meu tutor. Tive ainda a oportunidade de acompanhar a equipa nas visitas domiciliares e realizei uma apresentação sobre a “Avaliação e Monitorização Laboratorial do Hipotiroidismo”, uma pa-tologia que se revelou prevalente durante este estágio.

3.2. Pediatria [9 de Outubro a 3 de Novembro]

O estágio parcelar de Pediatria decorreu no Hospital Dona Estefânia (HDE), sob orientação da Dra. Catarina Diamantino, membro da equipa fixa do Serviço de Urgência (SU). Como objecti-vo principal deste estágio, delineei o contacto com as principais patologias pediátricas agudas e a sistematização da sua abordagem prática, razão pela qual optei por estagiar maioritaria-mente no SU. Predominaram casos de Infecções da Via Aérea Superior, Gastroenterite Aguda e Otite Média Aguda e situações mais raras, tais como uma Encefalite auto-imune no contexto de Teratoma do ovário. Assisti também a consultas de Obesidade, Endocrinologia e Imuno-alergologia e apresentei um trabalho de grupo com o tema “ E depois dos Incêndios? ”, que incidiu sobre o impacto dos incêndios florestais nos diferentes sistemas de órgãos e também a nível psicológico na população pediátrica.

(5)

4

3.3. Ginecologia e Obstetrícia [6 a 30 de Novembro]

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia, desenvolvido no Hospital Fernando da Fonseca, divi-diu-se em duas semanas dedicadas à Ginecologia e duas semanas dedicadas à Obstetrícia, sob orientação da Dra. Teresa Costa e da Dra. Elsa Landim, respectivamente. Os meus prin-cipais objectivos foram a consolidação dos conhecimentos adquiridos no 4º ano e a aquisição de autonomia na avaliação da mulher e realização do exame ginecológico e obstétrico. Na área da Ginecologia predominaram consultas e cirurgias da área oncológica, destacando-se a abordagem de massas anexiais e o follow-up de tumores ginecológicos. Assisti também a consulta de senologia e observei ecografias e histeroscopias. No período dedicado à Obstetrí-cia, assisti a consultas de Obstetrícia geral, Infecciologia e Adolescentes e observei várias técnicas, tais como ecografias obstétricas, biópsias das vilosidades coriónicas e amniocente-ses. Semanalmente frequentei o SU, tendo estado presente na admissão, Salas de Parto e Bloco de Obstetrícia, onde acompanhei a abordagem de situações agudas e pude ainda parti-cipar em cesarianas. Por fim apresentei um trabalho sobre “ A Via de parto após Cesariana”, um tema frequentemente debatido na actualidade.

3.4. Saúde Mental [4 de Dezembro a 18 de Janeiro]

O estágio de Saúde Mental decorreu no Serviço de Psiquiatria Geral e Transcultural do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, sob tutoria da Dra. Isabel Ganhão. Como objectivos princi-pais deste estágio estabeleci a eliminação do estigma da Doença Mental e a melhoria das ap-tidões na entrevista clínica. Na enfermaria participei na admissão e acompanhamento da evo-lução dos doentes, onde observei predominantemente patologia depressiva. Neste estágio frequentei ainda a Consulta de Sexologia, onde observei doentes com Perturbações de Identi-dade de Género, a Consulta de Cessação Tabágica individual e em grupo e ainda, sessões de grupo na Unidade para o Tratamento e Reabilitação Alcoológica (UTRA) e o Grupo Psicotera-pêutico dirigido pelo Dr. António Bento.

(6)

5 O estágio de Medicina Interna teve lugar no Serviço de Medicina IV do Hospital de São Fran-cisco Xavier, sob orientação do Dr. José Guia. Para este estágio delineei como principais me-tas a integração e trabalho em equipa, o desenvolvimento do raciocínio clínico e a aquisição de autonomia na abordagem das patologias mais prevalentes. O estágio decorreu maioritari-amente na Enfermaria, onde me foi dada bastante autonomia e responsabilidade. Todos os dias me eram atribuídos em média dois doentes, ficando responsável pela observação dos mesmos, actualização dos diários clínicos, articulação com outros profissionais de saúde e após discussão com algum dos membros da equipa, efectuei o pedido de meios complemen-tares de diagnóstico, revi e reajustei terapêutica e elaborei planos para os dias seguintes. Quanto aos doentes observados, o predominaram os internamentos por patologia infecciosa, tendo prevalecido a pneumonia e a sépsis com ponto de partida respiratório e também a pielonefrite aguda. Quanto aos diagnósticos secundários, destacaram-se as patologias do foro cardiovascular, como hipertensão arterial, Insuficiência cardíaca e fibrilação auricular. Fre-quentei também o SU e a Consulta de Diabetes Gestacional. Semanalmente estive presente nas sessões clínicas e a aulas e apresentei, nas reuniões de serviço, doentes que estavam sob a minha responsabilidade. Por fim, o meu grupo apresentou um trabalho sobre a Guideli-ne da N. I. C. E. "Multimorbidity: clinical assessment and management.".

3.6. Cirurgia Geral [19 de Março a 18 de Maio]

O estágio parcelar de cirurgia decorreu no Hospital Beatriz Ângelo, sob tutoria do Dr. Pedro Amado. Este foi composto por 1 semana de aulas teóricas e teórico-práticas, 4 semanas de Cirurgia Geral, 2 semanas de estágio Opcional (Gastroenterologia) e 1 semana de SU. Duran-te as semanas de Cirurgia acompanhei o Dr. Pedro no Bloco Operatório, onde assisti e pude ainda participar como ajudante em algumas cirurgias, o que me conferiu competências técni-cas úteis à prática futura. Predominaram as colecistectomias por via laparoscópica, herniorra-fias e apendicectomias. Na consulta externa observei doentes no pré e pós-operatório, com as patologias cirúrgicas mais prevalentes, nomeadamente hérnias e litíase vesicular. Na

(7)

enferma-6 ria acompanhei a evolução dos doentes, escrevi diários clínicos e estou agora mais familiari-zada com a avaliação da ferida cirúrgica e das complicações cirúrgicas mais frequentes. No Mini-congresso apresentei o trabalho “ Hepatite C. E depois da Cura?”, que incidiu sobre um caso de hepatocarcinoma após tratamento com os novos antivirais. Quanto ao estágio de Gastroenterologia, foi uma experiência muito positiva, uma vez que é uma área pela qual me interesso bastante. Observei as várias técnicas e a consulta geral, proctologia e hepatologia.

3.7. Estágio Opcional

Realizei o estágio opcional na área da Otorrinolaringologia, na Unidade Local de Sáude de Matosinhos, sob a tutoria do Dr. Gustavo Lopes. Ao longo destas duas acompanhei as diver-sas actividades do serviço. Na consulta e urgência, acompanhei as patologias mais prevalen-tes e ainda casos de Paralisia de Bell, Labirintite e situações oncológicas. No bloco operatório observei adenoidectomias, amigdalectomias e miringotomias, biópsias por laringoscopia de suspensão, uma estapedectomia e rinosseptoplastias endoscopicas.

4. Reflexão Crítica

Concluído o último ano do Mestrado Integrado em Medicina, é imperativa uma reflexão do seu contributo para a minha formação enquanto médica e pessoa. Através dos estágios profissionali-zantes em áreas basilares da medicina, cujo conhecimento semiológico e prático é fundamental para qualquer médico, pretende-se que ganhemos confiança e experiência prática com vista ao exercício clínico autónomo que se aproxima. Como mencionei nos objectivos, propus-me este ano a consolidar os conhecimentos prévios, a desenvolver o raciocínio clínico e saber orientar a marcha diagnóstica e terapêutica das principais patologias e a adquirir capacidades de trabalho em equipa com os restantes profissionais de saúde. Fazendo uma análise retrospectiva dos dife-rentes estágios e da minha evolução ao longo do ano, considero ter cumprido os objectivos pro-postos e que o ensino tutelado foi muito proveitoso para a minha formação pessoal e profissional, sentindo-me agora muito mais confiante e apta a iniciar a prática clínica.

(8)

7 O primeiro estágio que realizei, Medicina Geral e Familiar, permitiu-me, compreender o doente como um todo e contribuiu de forma particularmente significativa para o desenvolvimento de téc-nicas de comunicação e condução da consulta e para um aperfeiçoamento da relação médico-doente. Pude também constatar a exigência e a necessidade de multivalência nesta especialida-de, pelo contacto com patologia e faixas etárias muito abrangentes e ainda o seu papel funda-mental para o funcionamento do Sistema de Saúde. O ratio tutor: aluno 1:1 permitiu um grande acompanhamento por parte do meu tutor, que me deu progressivamente autonomia e contribuiu para a minha evolução em termos de raciocínio clínico e sentido crítico na prescrição de exames complementares de diagnóstico. A realização de visitas domiciliares foi muito enriquecedora, já que me permitiu uma maior ligação à comunidade e compreender a importância do médico se moldar às necessidades dos utentes com limitações, cuja saúde não deve ser descurada.

Seguiu-se o estágio de Pediatria, desenvolvido maioritariamente no SU. Foi uma experiência muito rica, já que pude desenvolver o raciocínio clínico, praticar a colheita de anamnese e exame objectivo mais direccionados às queixas prioritárias, o pedido e interpretação de exames com-plementares de diagnóstico, bem como a elaboração de propostas terapêuticas em contexto de urgência. Pude também compreender o funcionamento e o fluxo de doentes que passam pelo SU, cuja diversidade cultural exigiu capacidade de adaptar a comunicação.

Quanto ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia, considero que este contribuiu de forma positiva para a minha formação profissional, uma vez que pelo contacto com as várias vertentes da espe-cialidade, pude consolidar conhecimentos, observar um grande número e variedade de patologias e situações clínicas e adquiri competências que serão úteis no Internato de Ano Comum. Penso que estagiar neste hospital é uma mais-valia, uma vez que pude ter contacto com diferentes cul-turas e realidades e tomar consciência do papel central dos profissionais de saúde na promoção da saúde materno-fetal, o que contribuiu também para a minha formação pessoal.

Relativamente ao estágio de Saúde Mental e olhando para os objectivos que delineei para estas quatro semanas, posso constatar com bastante agrado que os cumpri. Sinto que melhorei a

(9)

ca-8 pacidade de conduzir uma entrevista clínica e de me relacionar com o doente e, para alem disso e se calhar o objectivo de maior importância delineado para este estágio, foi a possibilidade des-mistificar um pouco o estigma associado à doença mental, ideias que infelizmente ainda se en-contram bastante enraizadas na nossa sociedade. A participação nas Consultas de Cessação Tabágica e na UTRA permitiram-me compreender a importância do apoio continuado em distúr-bios relacionados com adições, e também, o enorme impacto terapêutico do grupo e da partilha de experiências. Estas actividades, juntamente com o Grupo Psicoterapêutico de Apoio a Sem-Abrigo e a Consulta de Sexologia, foram uma surpresa, já que são formas de abordagem muito diferentes daquilo que estou habituada, tendo contribuído para uma visão mais abrangente da especialidade. Assim, considero que a experiência em Saúde Mental é muito importante para a minha formação como médica, uma vez que esta é transversal à grande maioria das especialida-des, estando mais alerta e segura na identificação de patologia psiquiátrica.

O estágio de Medicina Interna destacou-se pela grande autonomia que nos foi concedida. Ter sido parte integrante da equipa, ao longo das oito semanas, permitiu-me tornar-me progressiva-mente mais independente no acompanhamento dos doentes, o que foi simultaneaprogressiva-mente uma grande responsabilidade e também muito gratificante nesta fase. Assim, pude evoluir em termos de destreza diagnóstica nas patologias mais prevalentes, assim como na sua abordagem tera-pêutica. Saliento ainda a importância deste estágio para o aperfeiçoamento das minhas capaci-dades de comunicação com os doentes e familiares, assim como a articulação com os outros Pro-fissionais de Saúde, situações em que ainda não tinha sido “posta à prova” e que se revelaram desafiantes. Considero que esta experiência foi crucial para que me sinta agora mais confiante e preparada para os desafios do próximo ano. Como aspectos menos positivos, destaco a sobre-carga de trabalho em todo o serviço, o que me impediu de assistir a outras consultas.

Quanto ao estágio de Cirurgia Geral, considero que foi uma experiência muito positiva, tendo superado as minhas expectativas no que diz respeito à organização, integração nas diferentes especialidades e disponibilidade e prazer em ensinar por parte dos profissionais de saúde. Ter

(10)

9 participado nas várias actividades do serviço, permitiu-me vivenciar o dia-a-dia nesta especialida-de e adquirir competências que serão úteis na minha prática futura.

Por último, optei por realizar um estágio opcional de Otorrinolaringologia, uma vez que, esta área me suscitou bastante interesse no 4º ano. Aproveitei esta oportunidade para contactar no-vamente com esta especialidade e desta vez ter mais contacto com a parte cirúrgica.

Em suma, esta foi uma experiência muito enriquecedora em termos profissionais e pessoais. Com o apoio dos vários tutores, que manifestaram um enorme gosto em ensinar e me deram progres-sivamente mais autonomia, pude cumprir os objectivos propostos inicialmente. Assim, considero ter consolidado os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, ter desenvolvido o raciocínio clí-nico e capacidades de comunicação e capacidades de trabalho em equipa. No entanto, reconhe-ço ainda várias limitações, nomeadamente ao nível da abordagem terapêutica, que pretendo su-perar no Ano Comum.

Destaco por último, alguns aspectos mais gerais que considero mais – valias na minha formação. Em primeiro lugar, a reforma do currículo, que permitiu o contacto com o dia-a-dia hospitalar em anos mais precoces e desde logo uma aprendizagem centrada na prática clínica. Saliento a opor-tunidade de participar no programa Erasmus, através do qual tive a oporopor-tunidade de estagiar num dos maiores hospitais universitários da Europa, a Charité - Universitätsmedizin Berlin, que foi mui-to gratificante em termos profissionais e também uma experiência única em termos pessoais. Ter feito Missões Universitárias foi muito enriquecedor, tendo contribuído para o desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa e comunicação e foi também fundamental para a criação de um espírito de responsabilidade social, que considero essencial num médico em formação. Sali-ento ainda a oportunidade de participar num grupo de bioética na faculdade, que foi importante para a minha formação pessoal em temas debatidos na medicina.

Por fim, agradeço aos professores, tutores e profissionais com que contactei neste percurso e que me forneceram as ferramentas necessárias para a minha aprendizagem, bem como à minha família e amigos que me apoiaram ao longo destes seis anos.

(11)

10

5. Anexos – Actividades Extracurriculares

1. Certificado de participação no congresso International Meeting on cancer Innovation 2. Certificado TEAM

3. Transcript of records Erasmus

4. Certificado de participação no projecto Missão País 5. Certificado de participação nos grupos de bioética

(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Para que o conhecimento alcance sua meta, expandindo constante- mente sua capacidade representativa, com o passar do tempo, mostra- mos que a semiose não se realiza no âmbito

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

[r]

DEF.FT Matérias de origem animal determinadas pela legislação em vigor enquanto subprodutos de risco menor que não são destinadas ao consumo humano e são objeto

Ainda assim, mesmo não tendo representado todas as mudanças desejadas e desejáveis para a igualdade dos dois sexos na sua dimensão individual, social e política, é

Unicer is the largest Portuguese soft drinks company with a multi-brand, multi-market strategy with its main operations in the beer and bottled water businesses. In 2010,

Focamos nosso estudo no primeiro termo do ensino médio porque suas turmas recebem tanto os alunos egressos do nono ano do ensino fundamental regular, quanto alunos

Decorreu entre 10 de Setembro de 2018 e 17 de Maio de 2019, sob a regência do Professor Doutor Rui Maio, englobando os estágios parcelares de Medicina Geral e Familiar,