• Nenhum resultado encontrado

Declaração didática e explicativa a respeito da pré-existência de Cristo e da Personalidade do Espírito Santo na Bíblia e no Espírito de Profecia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Declaração didática e explicativa a respeito da pré-existência de Cristo e da Personalidade do Espírito Santo na Bíblia e no Espírito de Profecia"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Declaração didática e explicativa a respeito da pré-existência de

Cristo e da Personalidade do Espírito Santo na Bíblia e no Espírito

de Profecia

FILHO DE DEUS PREEXISTENTE E AUTO-EXISTENTE

“Cristo é o Filho de Deus preexistente e auto-existente ... Ao falar de sua pré-existência, Cristo leva a mente de volta através de eras sem fim. Ele nos assegura que nunca houve um tempo em que não estivesse em estreita comunhão com o Deus eterno. Aquele cuja voz os judeus estavam ouvindo tinha estado com Deus como alguém criado com ele. ” Evangelismo, p. 615,2; Signs of the Times, 29 de agosto de 1900

PRÉ-EXISTÊNCIA: Refere-se à existência de Cristo como o Filho de Deus antes de Sua encarnação e da criação de todas as coisas. Isso não significa que sempre existiu e implica um começo. A visão trinitária realmente nega a pré-existência de Cristo no sentido pleno, pois nega a personalidade de Cristo como o Filho literal de Deus antes de Seu nascimento em Belém. Ellen White confirma isso abaixo, onde ela se refere a todas as igrejas caídas, que são trinitárias, pois todas negam a pré-existência de Cristo como o Filho literal de Deus antes de Sua encarnação.

“As igrejas denominacionais caídas são a Babilônia. Babilônia tem promovido doutrinas venenosas, o vinho do erro. Esse vinho do erro é composto de falsas doutrinas, como a imortalidade natural da alma, o tormento eterno dos iníquos, a negação da pré-existência de Cristo antes de Seu nascimento em Belém, e advogando e exaltando o primeiro dia da semana acima do dia santo e santificado de Deus." - Review & Herald, 12 de setembro de 1893

FILHO DE DEUS AUTO-EXISTENTE: Auto-existente significa existir independentemente de outros seres. Isso se aplica ao Pai e ao Filho que não dependem de outros seres para existir. Desde que o Pai deu a vida ao Filho, ele tem a mesma vida auto-existente que o Pai.

“Porque, como o Pai tem vida em si mesmo; assim Ele deu ao Filho para ter vida em Si mesmo; ” João 5:26.

Se Jesus sempre existisse ao lado do Pai, uma co-eternidade como afirma a doutrina da Trindade, então Deus não poderia ter dado vida a Seu Filho. Mas as Escrituras revelam que isso é impossível.

ERAS SEM FIM: O globo terrestre, como conhecemos, é regido por tempo. Por exemplo: Um ano para a Terra girar em torno do Sol, um mês para a Lua girar em torno da Terra e um dia para uma rotação da Terra em si mesma. E é a partir disso que nossa "data" é derivada. Portanto, o tempo antes da criação de todas as coisas é chamado de "eras sem data", pois não havia medida de tempo.

NUNCA HOUVE UM TEMPO EM QUE CRISTO NÃO ESTIVESSE PRÓXIMO COM O PAI: Nunca houve um tempo em que eu também não estivesse em estreita comunhão com

(2)

meu pai. Mas houve um tempo em que meu pai não estava em estreita comunhão comigo, antes de eu nascer. O mesmo se aplica ao Pai e ao Filho, obviamente.

Tinha estado com Deus como alguém que Ele trouxe consigo: Ellen White está citando Provérbios 8: 22-30, onde ela diz que Jesus foi gerado por Seu Pai e foi criador com Ele, declarando que Jesus é o Filho literal de Deus.

“O Senhor me possuiu no começo do seu caminho, antes de suas obras antigas. Fui constituído desde a eternidade ... Quando Ele colocou os fundamentos da terra: então eu estava com Ele, como o Seu arquiteto; e eu era diariamente Sua alegria, regozijando-me sempre diante Dele. ” Provérbios 8: 22-30. ” - Ellen White, Patriarcas e Profetas, 34.

Por meio de Salomão, Cristo declarou: “O Senhor me possuía no princípio de Seu caminho, antes de Suas obras antigas. Fui ungido desde a eternidade, desde o princípio, antes que houvesse a terra. Quando não havia profundezas, fui gerado; quando não havia fontes abundantes em água. Antes das montanhas serem assentadas, antes das colinas eu fui gerado.” - Signs of the Times, 29 de agosto,1900.

(3)

O ESPÍRITO SANTO É UMA PESSOA?

"O Espírito Santo é uma pessoa, pois Ele testemunha com nossos espíritos que somos filhos de Deus. Quando essa testemunha é prestada, traz consigo sua própria evidência. Nessas ocasiões, cremos e temos certeza de que somos as crianças. de Deus ... O Espírito Santo tem uma personalidade, senão Ele não podia testemunhar nossos espíritos e com nossos espíritos que somos filhos de Deus. Ele também deve ser uma pessoa divina, caso contrário, não pôde descobrir os segredos ocultos. na mente de Deus. 'Pois que homem conhece as coisas de um homem, exceto o espírito do homem que está nele? assim também as coisas de Deus não conhecem ninguém, mas o Espírito de Deus'." - Manuscrito 20, 1906; Evangelismo p. 616, 617

O versículo citado no final da declaração acima de 1 Coríntios 2:11 é a chave para entender a afirmação em sua plenitude. Segundo Paulo, o homem e seu espírito são comparáveis a Deus e seu espírito. Assim como o espírito do homem não é uma pessoa diferente do homem, também o Espírito Santo de Deus não é uma pessoa diferente de Deus. Assim como o espírito do homem é sua própria pessoa, assim também o espírito de Deus é sua própria pessoa.

Ao lermos os Testemunhos é possível perceber alguns princípios básicos muito importantes.

“A grandeza de Deus é para nós incompreensível. "O trono do Senhor está no céu" (Salmo 11: 4); contudo, por Seu Espírito, Ele está presente em toda parte. Ele tem um conhecimento íntimo e um interesse pessoal em todas as obras de Sua mão. ” Educação, p. 132

"Ao nos dar Seu Espírito, Deus nos dá a Si mesmo, tornando-se uma fonte de influências divinas, para dar saúde e vida ao mundo." - Testemunhos, v. 7, p. 273

Se mantivermos em mente os princípios acima, as coisas serão muito mais fáceis de entender. O Espírito tem uma personalidade porque Deus tem uma personalidade. Ao nos dar o Seu Espírito, Deus está nos dando a si mesmo, não a outra pessoa. Quando Deus nos dá a si mesmo (em espírito), não é desprovido de personalidade. Não é apenas uma força ou essência impessoal. É muito pessoal e íntimo. É a própria pessoa de Deus, tendo a própria personalidade de Deus. O mesmo vale para o fato de que o Espírito é uma pessoa divina. Isso ocorre porque Deus é uma pessoa divina. Veja bem, Deus é um espírito, e ainda uma pessoa.

“É o espírito que vivifica; a carne de nada aproveita; as palavras que vos falo são espírito e vida. "Cristo não está aqui se referindo à sua doutrina, mas à sua pessoa, à divindade de seu caráter". - Review and Herald, 5 de abril de 1906.

Como Cristo herdou a natureza e os atributos de Seu Pai, Ele também possui o mesmo Espírito onipresente, capaz de habitar Seus filhos. Quando na terra, Seu corpo carnal era limitado para estar em um só lugar.

“Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todo lugar pessoalmente; portanto, era totalmente para a vantagem deles que Ele os deixasse, fosse ao Pai e enviasse o Espírito Santo para ser

(4)

Seu sucessor na Terra. O Espírito Santo é Ele mesmo despojado da personalidade da humanidade e independente dela. Ele se representaria como presente em todos os lugares pelo Seu Espírito Santo, como o Onipresente.” - Manuscript Release 14, p. 23.

Vemos repetidamente através do Espírito de Profecia e nas escrituras que o Espírito de Cristo é o Espírito Santo. E a irmã White usou a linguagem e ilustração de que o Espírito Santo era a terceira pessoa da Divindade. Mas lembre-se de que uma primeira pessoa e uma segunda pessoa nunca foram escritas por ela. Isso também não está nas escrituras como uma forma de identidade.

Essa terceira pessoa é realmente Cristo vindo a nós no Espírito. Mas isso não é realmente uma pessoa separada do próprio Cristo. Mas é uma ilustração de uma personalidade diferente. E como sabemos de Cristo quando ele estava em uma forma corporal, como humano, como o Filho do Homem, nos detemos quando ele menciona que ele enviaria “outro consolador”. Pense no uso do "idioma de terceira pessoa". É isso que está acontecendo aqui, é um tipo de expressão gramatical.

Jesus falou muitas vezes na língua de terceira pessoa nas escrituras. Aqui está um exemplo comum:

"E então aparecerá o sinal do Filho do homem no céu; e então todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem vindo nas nuvens do céu com poder e grande glória." Mateus 24:30

Jesus é o Filho do homem, e ainda assim está falando de si mesmo como "outra pessoa", uma terceira pessoa.

A irmã White de fato usou a palavra personalidade no lugar da palavra pessoa em seus escritos. Abaixo está um exemplo disso.

Mas muitos não foram ensinados de acordo com o Espírito de Profecia ou com o suporte bíblico de que Cristo possui o Espírito de Deus, que é chamado propriamente "o Espírito de Cristo". Este Espírito se origina do Pai e é enviado através de Seu Filho a nós para nos

(5)

confortar, permanecer conosco, habitar conosco. E esse Espírito pode ser visto como uma personalidade ou uma característica diferente de Cristo em sua forma humana. E nisto não há espiritismo. Esta é a revelação bíblica da Divindade: Deus é Espírito

(Jo.4:24). Ellen White amplia essa escritura afirmando que: “Deus é Espírito, não obstante é um ser pessoal...”Test.Seletos, v.3, p.262.

Cristo está no santuário celestial intercedendo em nosso favor, mas vem no Espírito para permanecer e habitar conosco. Novamente, consulte o Manuscript Release 14, conforme citado acima. Esta verdade é amplamente encontrada na Bíblia e nos escritos de Ellen White quando lidos na íntegra.

(6)

PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

"Precisamos perceber que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa quanto Deus é uma pessoa, está caminhando por esses motivos." - Manuscrito 66. 1899 (De uma palestra para os alunos da Escola Avondale); Evangelismo p. 616.

Esta citação é a mais importante afirmação usada pelos trinitarianos de que o Espírito Santo é um Ser co-eterno e co-igual em uma trindade divina. É suposto provar sem dúvida que o Espírito Santo é uma pessoa com pernas e capaz de andar pelos terrenos de Avondale. Esta declaração está falando sobre o Senhor Jesus (quando é lida em seu contexto original.) A declaração do Evangelismo foi editada para se ajustar à agenda e ao viés dos compiladores desse livro.

Lembre-se, o livro Evangelismo é uma compilação. Os subtítulos não foram escritos por ela. Eles foram fornecidos por Leroy Froom, Roy Allan Anderson e Louise Kleuser, incluindo a palavra "trindade" para trabalhar essa abominação na mente dos irmãos. Sob o encorajamento do irmão Branson, citações cuidadosamente esculpidas e com edição limitada, encontradas no livro do Evangelismo, foram feitas parecer que a irmã White estava ensinando a doutrina da trindade. Há meia dúzia dessas citações distorcidas. Caso tenha dúvidas a respeito disso, ao final deste documento encontra-se uma carta que aponta esses acontecimentos claramente.

Por favor, considere e continue lendo….

Essa é uma daquelas citações em que precisamos mais do parágrafo. Mais do contexto completo. O que é publicado no livro Evangelismo é um trecho muito seletivo do Manuscrito 66. Antes dessas palavras, lemos:

“O Senhor diz isso (devemos apresentar nosso corpo como um sacrifício vivo) porque Ele sabe que é para o nosso bem. Ele construiu um muro ao nosso redor, para nos impedir de transgressão, para que Suas bênçãos e amor possam ser concedidos a nós em grande medida. Esta é a razão pela qual estabelecemos uma escola aqui. O Senhor nos instruiu que este era o lugar em que deveríamos nos localizar, e tivemos todos os motivos para pensar que estamos no lugar certo. Fomos reunidos como uma escola e precisamos compreender que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa quanto Deus é uma pessoa, está caminhando por esses terrenos, sem ser visto pelos olhos humanos; que o Senhor Deus é nosso guardador e ajudador. Ele ouve cada palavra que pronunciamos e conhece todo pensamento da mente”. Manuscrito 66, 15 de abril de 1899.

Agora pense sobre isso por um momento. Compare esta citação completa com a do livro Evangelismo, e você verá que a frase, o significado e o contexto estão incompletos. Fomos falsamente levados a acreditar em algo completamente diferente. A irmã White disse e alertou: “Há muitos que interpretam o que eu escrevo à luz de suas próprias

opiniões preconcebidas. Sabeis o que isto significa. Uma divisão na compreensão e opiniões divergentes são o infalível resultado.” - Mensagens selecionadas, v.3, p. 80.

(7)

“Alguns, ao aceitarem teorias errôneas, esforçam-se por estabelecê-las coletando dos meus escritos declarações de verdade que eles usam, separados de sua conexão apropriada e pervertidos por associação com erro. Assim, sementes de heresia, brotando e crescendo rapidamente em plantas fortes, são cercadas por muitas plantas preciosas da verdade e, dessa maneira, é feito um grande esforço para justificar a genuinidade das plantas espúrias. ” EG White, Este Dia com Deus, p. 126

O contexto completo do tópico revela claramente que "o Senhor é esse Espírito". 2 Coríntios 3:17

Ao analisar esta passagem, devemos ver que instrução o profeta queria que os alunos recebessem quando a palestra fosse proferida. Foi uma lição sobre a natureza do Espírito Santo? Não.

Há vários pontos que, quando agrupados, transmitem a verdadeira mensagem. O que outras pessoas estão dizendo

(a) É para seu próprio bem que os alunos se entreguem a Cristo.

(b) Deus queria construir um muro ao redor deles para impedi-los de pecar, para que Ele pudesse abençoá-los.

(c) É por isso que uma escola foi estabelecida.

(d) O Senhor havia revelado que era aqui que a escola deveria estar localizada.

(e) Os professores e os alunos precisavam perceber que o Espírito Santo estava andando pelos jardins da escola.

(f) O Senhor Deus é nosso guardador e ajudador. Ele ouve cada palavra que pronunciamos e conhece todo pensamento da mente.

(g) E eles precisavam perceber que o Espírito Santo é uma pessoa como Deus é uma pessoa. Que lição as crianças receberiam sobre o Espírito Santo nesta parte da palestra? Obviamente, era uma mensagem sobre ter muito cuidado com o que pensam e falam, porque Deus está ouvindo.

Não há dúvida, apenas a declaração de evangelismo parece convincente sem qualquer outro conhecimento. No entanto, quando a verdadeira mensagem da palestra é vista, a outra não tem o mesmo impacto. Por favor, leia as seguintes citações e considere com cuidado.

"Cristo caminha despercebido por nossas ruas. Com mensagens de misericórdia, Ele chega a nossos lares. Com todos os que procuram ministrar em Seu nome, ele espera cooperar. Ele está no meio de nós para curar e abençoar, se o recebermos. ” A Ciênca do Bom Viver, p. 107

“Lembre-se de que Jesus está ao seu lado onde quer que você vá, observando suas ações e ouvindo suas palavras. Você teria vergonha de ouvir a voz dele falando com você e saber que ele ouve sua conversa? - The Youth's Instructor, 4 de fevereiro de 1897.

Vamos agora pensar cuidadosamente nessas declarações em seu contexto completo. A Sra. White não está falando de mais de um indivíduo, pois ela está usando o pronome singular "ele" o tempo todo. Se ela estivesse falando de mais de um, teria usado "eles" em vez de "ele". Portanto, ela está falando apenas de uma pessoa; "O Senhor". É o "Senhor" quem é nosso guardador, não outra pessoa. O Senhor é quem ouve cada palavra. É o Senhor que "não é visto pelos olhos humanos". E mesmo que Ele esteja lá

(8)

por Seu Espírito Santo, Ele é uma pessoa real como se estivesse aqui fisicamente! Este é o significado dessa afirmação. Sua presença pessoal é Sua pessoa, ainda que no Espírito, como Sua onipresença.

“O Senhor Jesus, de pé ao lado do colportor, andando com eles, é o principal obreiro. Se reconhecermos Cristo como Aquele que está conosco para preparar o caminho, o Espírito Santo ao nosso lado causará impressões exatamente nas linhas necessárias. ” – O Colportor Evangelista, p. 107

“Que Cristo Se manifestasse a eles, e ainda fosse invisível ao mundo, era um mistério para os discípulos. Eles não conseguiam entender as palavras de Cristo em seu sentido espiritual. Eles estavam pensando na manifestação externa visível. Eles não podiam aceitar o fato de que podiam ter a presença de Cristo com eles, e ainda assim Ele não ser visto pelo mundo. Eles não entenderam o significado de uma manifestação espiritual. ” - EG White, The Southern Work, 13 de setembro de 1898.

“Quão poucos percebem que Jesus, invisível, está andando ao seu lado! Quão envergonhados seriam muitos ao ouvir Sua voz falando com eles, e saber que ouve toda sua tola conversa comum! ” - Ellen White, Manuscript Releases, vol. 14, p. 125.

"Pelo Espírito, o Pai e o Filho virão e farão sua morada com você." - EG White, Eco da Bíblia e Signs of the Times, 15 de janeiro de 1893.

“O agente humano, o instrumento visível, prega a Palavra, e o SENHOR JESUS, invisível, pela agência de Seu Santo Espírito torna a Palavra eficaz e poderosa.” - Ellen White, carta 105, 1900; Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 18.

“O que diz nosso Salvador? Não te deixarei sem conforto; voltarei para vós. (João 14:18 citado) “Quem tem os meus mandamentos e os guarda, é o que me ama; e quem me ama será amado de meu pai; e eu o amarei e me manifestarei a ele.” Quando as provas ofuscarem a alma, lembre-se das palavras de Cristo, lembre-se de que Ele (Cristo) é uma presença invisível na pessoa do Espírito Santo.” - Ellen White, Filhas de Deus, 185; Carta 124, 7 de março de 1897.

Carta de LeRoy Frrom para Roy Allan Anderson, em 1966.

FONTE: https://www.trsc.today/php/Letters/LE%20Froom%20to%20RA%20Anderson%20(Jan%2018,%201966).pdf (TRADUÇÃO)

18 de Janeiro, 1966 Irmão R.A.Anderson Meu prezado Roy,

Estou certo de que estamos de acordo em avaliar o livro Evangelismo, como uma das grandes contribuições de que a Associação Ministerial teve parte naqueles dias. Você sabe o que aconteceu com os homens da União de Columbia que se depararam com as claras e inequívocas declarações do Espírito de Profecia sobre a Divindade de Cristo, a personalidade do Espírito Santo, a Trindade e coisas do gênero. Eles tiveram que depor os braços e aceitar essas declarações, ou então teriam que rejeitar o Espírito de Profecia.

Eu sei que você e a Srta. Kleuser e eu tivemos consideráveis relações com a seleção dessas coisas, sob o encorajamento de homens como o irmão Branson, que sentiram que o conceito anterior dos irmãos do White Estate neste livro sobre evangelismo não era adequado.

Você seria bom o suficiente para ditar à sua secretária uma pequena declaração com base no seu conhecimento e memória dessa parte que foi desempenhada e do efeito que ela teve?

Gostaria de agradecer a sua ajuda. Sinceramente,

(9)

O PODER DE DEUS NA TERCEIRA PESSOA

“O príncipe do poder do mal só pode ser controlado pelo poder de Deus na terceira pessoa da divindade, o Espírito Santo." - Evangelism p. 617; Special Testimonies, Series A No. 10 p. 37, 1897

Quando seguimos a instrução divina e usamos a chave dos Testemunhos, muitos mal-entendidos serão resolvidos. A expressão "terceira pessoa da Divindade" é hoje explicada por muitos e usada para justificar um terceiro ser divino individual igual ao Pai e Filho. Mas isso não é nem perto do que acreditamos. Não é nisso que a irmã White acreditava, nem nossos pioneiros. Vamos permitir que o profeta (e não qualquer outra pessoa) nos explique o que ela quis dizer com essa expressão. Essa é a coisa mais segura a fazer se realmente desejamos conhecer a verdade.

Quem é o Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade?

“Cristo nos diz que o Espírito Santo é o Consolador, e o Consolador é o Espírito Santo," o Espírito da verdade, que o Pai enviará em Meu nome. " ... Isso se refere à onipresença do Espírito de Cristo, chamado Consolador. ” Manuscript Releases Vol.14, p. 179

Na citação acima, o Pai enviará o Espírito Santo, o Espírito da verdade em nome de Cristo. Isso equivaleria ao Espírito de Cristo. Agora vamos ler uma declaração semelhante com mais contexto ao seu redor:

“O Espírito foi dado como um agente regenerador, e sem isso o sacrifício de Cristo teria sido inútil. O poder do mal vinha se fortalecendo há séculos, e a submissão do homem a esse cativeiro satânico era incrível. O pecado só poderia ser resistido e vencido através da poderosa agência da terceira pessoa da Divindade, que viria sem energia modificada, mas na plenitude do poder divino. É o Espírito que efetua o que foi operado pelo Redentor do mundo. É pelo Espírito que o coração é purificado. Por meio do Espírito, o crente se torna um participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para superar todas as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e para impressionar seu próprio caráter na igreja. ” Review and Herald, 19 de maio de 1904.

“Cristo declarou que após sua ascensão, ele enviaria para sua igreja, como seu presente de coroação, o Consolador, que deveria tomar seu lugar. Este Consolador é o Espírito Santo, - a alma de sua vida, a eficácia de sua igreja, a luz e a vida do mundo. Com o seu Espírito, Cristo envia uma influência reconciliadora e um poder que tira o pecado. ” Review and Herald, 19 de maio de 1904.

Observe agora quão claramente ela diz que a vida de Cristo é o que nos ajuda a resistir à tentação. A vida de Cristo é Seu espírito (não outra pessoa!). Este é o Consolador, este é o Espírito Santo, este é o que é chamado de "terceira pessoa da Divindade". É uma pessoa literal? Não. É um termo gramatical que utiliza o idioma de terceira pessoa. Lembre-se de que ela nunca identificou uma primeira pessoa ou segunda pessoa da Divindade.

"A única defesa contra o mal é a habitação de Cristo no coração pela fé em Sua justiça." - O Desejado de Todas as Nações, p. 324

(10)

"A menos que a vida de Cristo se torne um poder vitalizador em nossas vidas, poderemos resistir às tentações que nos assolam por dentro e por fora." A Ciência do Bom Viver, p. 130

Esta vida de Cristo é uma vida santa, impecável e sem culpa. Visto que a vida é o espírito, portanto, esta vida santa de Cristo é o Seu Espírito Santo!

João 6:63 "É o espírito que vivifica; a carne de nada aproveita: as palavras que vos digo são espírito e vida."

"O Espírito divino que o Redentor do mundo prometeu enviar é a presença e o poder de Deus." Signs of the Times, 23 de novembro de 1891

"Quando as provações ofuscarem a alma, lembre-se das palavras de Cristo, lembre-se de que Ele é uma presença invisível na pessoa do Espírito Santo." - Filhas de Deus, p. 185.

"Ele [Jesus] lhes dá Seu Espírito Santo, a manifestação de Sua presença e favor." Testemunhos para a Igreja, vol. 9, p. 230.

“Deve haver um poder trabalhando de dentro, uma nova vida de cima, antes que os homens possam ser transformados de pecado em santidade. Esse poder é Cristo. Somente sua graça pode acelerar as faculdades sem vida da alma e atraí-la a Deus, à santidade. ” Caminho a Cristo, p. 18

Portanto, o poder de Deus, que está em Cristo, está presente na terceira pessoa. É Cristo e Seu poder na terceira pessoa da Divindade. Não é outro ser da divindade.

Portanto, se o poder do mal pode ser controlado apenas pelo poder de Deus na terceira pessoa da Divindade, o Espírito Santo, e é Jesus quem afasta cada um de nós de suas iniqüidades, então é uma conclusão óbvia que Jesus nos ajuda nesta batalha, dando-nos a sua própria vida santa, o seu próprio Espírito Santo (não sendo outro ser diferente dele). Esta vida santa de Cristo é denominada "a terceira pessoa da divindade".

(11)

ETERNOS DIGNITÁRIOS CELESTIAIS

“Os eternos dignitários celestiais - Deus, Cristo e o Espírito Santo - cingindo-os [os discípulos] com mais do que energia mortal. . . avançaria com eles para o trabalho e convenceria o mundo do pecado. " - Manuscrito 145, 1901; Evangelismo, p. 616

Essa declaração (tomada sozinha) apenas lista os dignitários celestes, mas não diz nada sobre a relação que eles mantêm entre si. Insistir que esses dignitários devem ser uma trindade de três seres divinos co-iguais e co-eternos vai além do escopo da declaração. Tudo o que aprendemos com essa afirmação é que existe Deus, existe Cristo e existe o Espírito Santo e que eles são dignitários do céu.

Esta afirmação não nos fala sobre a relação entre Pai, Filho e Espírito. Não nos diz que são três seres. Não nos diz que o Espírito é um ser co-igual e co-eterno com Deus e Cristo. Não nos diz que Jesus não foi gerado por seu pai. Essa lista, apenas nos diz que existem três. Mas agora vamos permitir que a Sra. White defina para nós a relação entre esses três, que é o ponto de interrogação sobre isso. Voltaremos a fazer uso dessa chave confiável, chamada Testemunhos para a Igreja.

Que relação existe entre Deus e Cristo?

“As Escrituras indicam claramente a relação entre Deus e Cristo, e mostram claramente a personalidade e a individualidade de cada uma. (Hebreus 1: 1-5 citado) Deus é o Pai de Cristo; Cristo é o filho de Deus. A Cristo foi dada uma posição exaltada. Ele foi igualado ao Pai. Todos os conselhos de Deus são abertos ao Seu Filho. ” - Testemunhos, vol. 8, p. 268

Aqui vemos que Cristo foi exaltado e igualado ao Pai.

“Cristo era o filho de Deus; Ele era um com Ele antes que os anjos fossem chamados à existência. ” - Patriarcas e Profetas, p.38.

“Uma oferta completa foi feita; pois "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito" - não um filho por criação, como eram os anjos, nem um filho por adoção, como é o pecador perdoado, mas um filho gerado, a expressa imagem da pessoa do Pai, e com todo o brilho de sua majestade e glória, um igual a Deus em autoridade, dignidade e perfeição divina. Nele habitava toda a plenitude da divindade. - Signs of the Times, 30 de maio de 1895.

Isso faz de Cristo o primogênito do céu.

“A dedicação do primogênito teve sua origem nos primeiros tempos. Deus prometeu dar o primogênito do céu para salvar o pecador. ” - O Desejado de Todas as Nações, p. 51

(12)

Portanto, concluímos corretamente que Cristo é o primogênito do céu. Ele nasceu primeiro no céu (Filho de Deus) e depois veio à Terra para "nascer de novo" (Filho do homem)! Quando ele nasceu na terra, tornou-se o Filho de Deus em "um novo sentido". “Em sua humanidade, ele participou da natureza divina. Em Sua encarnação, Ele ganhou em um novo sentido o título do Filho de Deus. Disse o anjo a Maria: "O poder do Altíssimo descerá sobre ti; portanto, também o santo que nascer de ti será chamada Filho de Deus" (Lucas 1:35). Enquanto Filho de um ser humano, Ele se tornou o Filho de Deus em um novo sentido. Assim, Ele permaneceu em nosso mundo - o Filho de Deus, mas aliado por nascimento à raça humana. ” - Mensagens Escolhidas v. 1, p. 226, 227

Enquanto nesta terra, o Filho de Deus era o Filho do homem; no entanto, houve momentos em que Sua divindade brilhou. ” - Testemunhos para a Igreja, vol. 8, p. 202

Com base nas passagens acima, aprendemos claramente que Cristo foi gerado por Seu Pai no céu (muito antes da encarnação e de qualquer coisa criada).

Que relação o Espírito mantém com o Pai e o Filho? Vamos usar a chave dos Testemunhos mais uma vez.

“Cristo declarou que após sua ascensão, ele enviaria para sua igreja, como seu presente de coroação, o Consolador, que deveria tomar seu lugar. Este Consolador é o Espírito Santo, - a alma de sua vida, a eficácia de sua igreja, a luz e a vida do mundo. Com o seu Espírito, Cristo envia uma influência reconciliadora e um poder que tira o pecado. ” Review and Herald, 19 de maio de 1904.

“Cristo lhes dá a vida de sua vida. O Espírito Santo coloca suas mais altas energias para trabalhar na mente e no coração. ” - Review and Herald, 5 de janeiro de 1911.

“Cristo lhes dá o fôlego de seu próprio espírito, a vida de sua própria vida. O Espírito Santo coloca suas mais altas energias para trabalhar no coração e na mente. ” - O Desejado de Todas as Nações, p. 827

“Mas não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Agora, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E se Cristo está em você, o corpo está morto por causa do pecado; mas o Espírito vive por causa da justiça. Mas se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em você, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também vivificará seus corpos mortais pelo Espírito que habita em você. ” - Romanos 8: 9-11 (Veja também Gálatas 1: 1; Efésios 3: 14-17)

Portanto, quando temos a vida do Pai e do Filho, estamos realmente tendo comunhão com os dois, não com outra pessoa:

“O que vimos e ouvimos nos declara: a fim de que também tenha comunhão conosco: e verdadeiramente nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo .” - 1 João 1: 3 (ver também 2 João 1: 9)

"Pelo Espírito, o Pai e o Filho virão e farão sua morada com você." Eco da Bíblia e Sinais dos Tempos, 15 de janeiro de 1893.

“Jesus respondeu e disse-lhe: Se um homem me ama, ele guardará minhas palavras; e meu Pai o amará, e nós iremos a ele e faremos nossa morada com ele. ” - João 14:23

(13)

TRÊS PERSONALIDADES VIVAS DO TRIO CELESTIAL

“Existem três pessoas vivas do trio celestial; em nome dessas três grandes potências - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - aqueles que recebem a Cristo pela fé viva são batizados. ” (Ellen G. White, Testemunhos Especiais, Série B, No. 7, pp. 62, 63, 1905) - Evangelismo p. 615.

Vamos abordar o pensamento de que o Espírito Santo é chamado de pessoa por muitos. Eu acho que eles morreriam sendo firmes a essa crença sem entender o maior aspecto que pertence à identidade do Espírito. Uma “terceira pessoa” não é apresentada nas escrituras, mas no Espírito de Profecia. De onde veio? Na verdade, veio dos guardiões do domingo. Um em particular, Herbert Camden Lacey, Anglicano, professamente convertido ao adventismo por volta de 1890. Outro é um escritor pentecostal, William Boardman, do qual a irmã White emprestou algumas expressões, mas modificou para refletir suas crenças reais. O livro de Boardman era bem conhecido e havia escrito “três pessoas” e, na mente e nas mãos da irmã White, ela escreveu, “três personalidades”.

Vamos examinar a citação: "Existem três pessoas vivas do trio celestial". Como você vê na transcrição, escrita por Ellen White: "Existem três personalidades vivas do trio celestial". Seu conceito e pensamento sobre o que surge hoje como argumento sobre “pessoa” é que ela o vê como “personalidades”. Ela disse isso para que não pudesse ser mal interpretado. Como uma terceira pessoa literal e real. Ela viu Cristo vindo a nós no Espírito como uma segunda personalidade de si mesmo.

(14)

Se lermos e estudarmos o que e como a irmã White se refere a três pessoas ou personalidades, ou três grandes potências, ela identifica o terceiro como o Espírito Santo. Mas quem ela diz que é o Espírito Santo? "O Espírito Santo é o Espírito de Cristo." - 14MR, p. 84,3

Ela também chama o Espírito de Cristo de uma pessoa com uma personalidade distinta e, portanto, de três pessoas ou personalidades vivas. "Lembre-se das palavras de Cristo, lembre-se de que Ele é a

presença invisível na pessoa do Espírito Santo." - Filhas de Deus, p. 185,2, Carta 124, 7 de março de 1897.

Para aqueles que se apegam a algumas citações do livro Evangelismo, nem tudo parece ser o que é dito. Devemos querer ter um espírito ensinável para não sermos endurecidos contra a verdade quando esta é apresentada.

(15)

“O Espírito Santo é o Espírito de Cristo, que é enviado a todos os homens para lhes dar suficiência”, - Ellen White, Manuscript Releases, vol. 14, p. 84.3

“O Senhor está chegando. Queremos o entendimento completo e perfeito que somente o Senhor pode dar. Não é seguro pegar o espírito de outro. Queremos o Espírito Santo, que é Jesus Cristo.” - Ellen White para WW Prescott, Carta 66, 10 de abril de 1894

“Mas é o fermento do Espírito de Jesus Cristo, que é enviado do céu, chamado Espírito Santo” - Ellen White, Manuscrito 36, 1891

Muitos falham em perceber que o "Espírito de Cristo" pode funcionar como uma pessoa separada de Si mesmo, por isso é como se fosse "outra" pessoa. No entanto, não é uma pessoa literal, é claro. Portanto, temos um trio celestial, mas não uma trindade. Ellen White ensinou que o Pai e o Filho são um no Espírito e que o ESPÍRITO DE DEUS chega até nós através do Seu Filho unigênito. Assim, ela chamou o Espírito Santo de Espírito de Cristo.

“Eles têm um Deus e um Salvador; e um Espírito - o Espírito de Cristo - ” - Ellen White, Testemunhos para a Igreja, vol. 9, p. 189.

(16)

EM COOPERAÇÃO COM OS TRÊS MAIORES PODERES

“Devemos cooperar com os três maiores poderes do céu - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e esses poderes funcionarão através de nós, tornando-nos cooperadores de Deus.”- Testemunhos Especiais Série B. No.7 p51, 1905; Evangelismo p. 617.

A citação acima é de uma carta de repreensão ao Dr. Kellogg. Aqui está o contexto da escrita e mais do seu significado será revelado.

Chegou o tempo em que devo falar muito mais claramente e advertir nossos irmãos em tom claro a não serem desviados pelas falsas teorias do 'Templo Vivo'. Foi-me mostrado o caráter sedutor dos sentimentos que ele contém e, o que foi declarado repetidamente, não preciso repetir. Diz-se que essas representações estão em harmonia com os sentimentos dos trabalhos publicados da irmã White. Aqueles que fazem declarações como essa estão fazendo uma grande injustiça aos meus livros. Tenham todos em mente que as declarações dos meus livros podem ser retiradas de seu ambiente e colocadas em conexão com o sentido de parecer que os sentimentos no 'Templo Vivo' são sustentados pelas próprias palavras da irmã White. É seu dever para com Deus que tenham reverência e conhecimento de um Deus pessoal…. Ele nos ama, que Ele nos deu uma prova tangível de Seu amor, enviando Seu Filho unigênito para suportar o pecado do mundo, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Se entrarmos em estreita relação com Cristo, teremos uma parte a desempenhar para levar avante a obra da verdade presente para este tempo. Devemos cooperar com os três maiores poderes do céu - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e esses poderes funcionarão através de nós, tornando-nos cooperadores de Deus ...” - Testemunhos Especiais Série B No.7, p. 49, 50, 51

Não há dúvida de que existem três poderes no céu (Pai, Filho e Espírito Santo), mas essa afirmação não nos diz nada além disso. Essa afirmação nos diz qual é a relação entre esses três poderes? Usar essa afirmação para provar uma trindade de três seres co-iguais e co-eternos seria, no mínimo, um trabalho acadêmico ruim e desonesto.

As três grandes potências podem ser entendidas corretamente à luz do que Ellen White aponta. Ela claramente entendeu e ensinou que existe um Pai, um Filho e um Espírito Santo. Mas a relação desses três é esclarecida em outras partes de seus escritos. Por exemplo, é claramente afirmado que Deus é o Pai de Cristo:

Deus é o Pai de Cristo; Cristo é o filho de Deus. A Cristo foi dada uma posição exaltada. Ele foi igualado ao Pai. Todos os conselhos de Deus são abertos ao Seu Filho. ” - Testimonies for the Church, vol. 8, p. 268

Em outros lugares, ela explica a relação com o Espírito, sendo o espírito de Cristo:

"Aqueles que acreditam na verdade devem lembrar que são filhos pequenos de Deus, que estão sob Seu treinamento. Sejam gratos a Deus por Suas múltiplas misericórdias e sejam bondosos um com o outro.

(17)

Eles têm um Deus e um Salvador; e um Espírito - o Espírito de Cristo – que traz unidade para suas fileiras ". – Testemunhos para a Igreja, vol. 9, p. 189

Ela nos diz claramente que o espírito de Cristo é a alma de Sua vida. É a própria vida divina de Cristo, é a forma pela qual somos participantes da divindade.

“Cristo declarou que após sua ascensão, ele enviaria para sua igreja, como seu presente de coroação, o Consolador, que deveria tomar seu lugar. Este Consolador é o Espírito Santo, - a alma de sua vida, a eficácia de sua igreja, a luz e a vida do mundo. Com o seu Espírito, Cristo envia uma influência reconciliadora e um poder que tira o pecado. ” Review and Herald, 19 de maio de 1904.

“Cristo lhes dá o fôlego de seu próprio espírito, a vida de sua própria vida. O Espírito Santo coloca suas mais altas energias para trabalhar no coração e na mente. ” - O Desejado de Todas as Nações, p. 827

“Naquele dia”, disse Jesus , “você saberá que estou no Pai, e o Pai em mim, e eu em você.” João 14:20

O sopro de Cristo é Seu espírito e vida.

"E quando ele disse isso, ele soprou sobre eles e disse-lhes: Recebi o Espírito Santo." João 20:22

Não está de forma alguma falando sobre outro ser individual. Este é o entendimento correto e consistente dos "três maiores poderes do céu"- o Pai, Filho e Espírito Santo. Por se tratar de poderes ou potências, elimina-se a correspondência com pessoas, pois poder não necessariamente está ligado à pessoa. Assim, dizer que se trata de três deuses co-iguais, pessoais, é uma afirmação que não pode ser aplicada a este texto.

Referências

Documentos relacionados

Orientadores, o valor total de R$3.000,00 (três mil reais), referente ao pagamento de 10 bolsas, que será dividido em 03 parcelas. Destaca-se que o professor orientador será

9.1- Será de inteira responsabilidade do Professor/Pesquisador Orientador requerente de projeto classificado efetivar, dentro do prazo do item 3, a inscrição do Aluno Bolsista e

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

necessidades de inserir gráficos, metadados e efeitos em real time, para atender não só ao Broadcast, mas também a grande demanda de conteúdos para vários dispositivos em

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Os resultados encontrados neste trabalho indicam que neste tipo de solo e para este genótipo de mamona estudado, o herbicida prejudica o processo de germinação (germinação final