• Nenhum resultado encontrado

Educadora Salesiana: o diferencial da Bibliotecária do CNSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Educadora Salesiana: o diferencial da Bibliotecária do CNSA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Educadora Salesiana: o diferencial da Bibliotecária do CNSA

Alunos do Infantil II sempre encontram esse ambiente de magia na Biblioteca Olavo Bilac.

Quem acha que Biblioteca é apenas uma lugar onde se pode emprestar livros ou para onde a professora de Língua Portuguesa leva os alunos, algumas vezes, é porque não conhece a Biblioteca Olavo Bilac do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

Destaques: página 2

Apoio Árvore de Livros, a maior Plataforma Digital de incentivo à Leitura.

Mural Temático: com as produções dos alunos,

Festa Junina: O arraial do CNSA em ritmo de Copa e Clima de Paz!

É Festa, página 4

Momo: um dos perigos do WhatsApp Redes Sociais, página 6

II Exposição de Exatas e Biológicas: Sucesso! Educação, página 5

O Jornal Folha da Manhã, criado pelos alunos do 8º ano, nasce no coração da sala de aula, incentivados pelo Projeto Jovem Repórter, proposto pela Árvore de Livros (plataforma de leitura digital), e pelos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de Língua Portuguesa sobre os gêneros textuais jornalísticos em especial a notícia e reportagem. O nome do Jornal “Folha da Manhã” é nossa homenagem à Árvore de Livros que nos inspira, a cada manhã, a viajar pelo mundo maravilhoso da leitura e com quem mantivemos contado durante todo este primeiro semestre.

Estudantes da 8ª Série do Ensino Fundamental II Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

(2)

É uma delícia ver nossas fotos no Mural da Biblioteca como o Leitor do Ano. Além disso, Claude nunca deixa passar em branco as datas comemorativas. Sempre organiza algum evento na biblioteca envolvendo os alunos. O que torna essa biblioteca mais do que especial, além do que já mencionamos acima, é a vivência de leitura e o poder de comunicação dela com os alunos. Isso a torna, mais do que um bibliotecária, mas uma grande mãe para todos nós. Uma verdadeira educadora salesiana.

Embora o trabalho do bibliotecário não seja nada fácil, essa profissão, assim como outras da área da educação, é muito desvalorizada pela sociedade moderna . No entanto, profissionais como Claudete, acima dos obstáculos, fazem a diferença por onde passam. Os bibliotecários merecem tanto respeito quanto outras profissões dentro e fora da área de educação. A biblioteca Olavo Bilac do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um convite ao mundo fantástico da Imaginação.

A biblioteca Olavo Bilac é o coração do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Nesse ambiente educativo, com o apoio profissional, aprendemos a conviver em harmonia com o conhecimento. A responsável por monitorar os empréstimos e registrar novos livros é Claudete Augusto Diaz Barbosa, bibliotecária do colégio que há quatro anos realiza um trabalho incrível e admirável de incentivo à leitura, da Educação Infantil ao Ensino Médio. O Além disso, com todo o carinho, ela mantém a biblioteca sempre arrumada e atraente. Ela é responsável por registrar a entrada de um novo livro, fixá-lo, guardá-lo em uma das estantes e ainda ter um mínimo de conhecimento sobre os livros para orientar alunos que procuram a biblioteca para pesquisa. Além disso, realiza oficinas e concursos e premia, a cada trimestre, os(as) leitores de destaque. Isso é um grande incentivo para aqueles que ainda não descobriram o universo encantador dos livros.

Educadora Salesiana: o diferencial da Bibliotecária do CNSA

(3)

Bandeira Vermelha

O chão se avermelha

Escorrendo pelas veias

de mais uma alma perdida

sem nenhum sentido de vida,

por lutar pela justiça,

mas com sua morte garantida.

Entre dores e tormenta,

passando por um grande sofrimento,

por não fazer a vontade de seu

ditador

sentindo, em seus nervos, toda

aquela dor.

Entre lágrima e sofrimentos,

Dores e tormentas,

À espera de um dia

Em que alguém sorria,

E possa dizer:

“O mundo compreendeu e o dia

amanheceu

Em Paz... “

Arthur Santos Lima (8ª A)

Agosto/2018

(4)

É festa!

A festa junina do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dos momentos mais esperados pelos alunos. Em 2018, com o tema O arraial do

CNSA em ritmo de Copa e Clima de Paz, a festa

aconteceu dia 30 de junho. O evento é organizado pelos Educadores da Escola com o objetivo de integrar a comunidade Educativa e as Famílias. Representa um momento de encontro, pois contamos com a presença das famílias, alunos, ex-alunos e funcionários.

As danças trouxeram um pouco da cultura de cada país, além de homenagem especial às cores do Brasil. Não ganhamos a Copa, mas garantimos mais um dia de muita diversão. Foi uma festa animada, alegre e calorosa. Além disso, teve muita comida e lazer para toda a família!

Irmãs do Colégio Auxiliadora recebem homenagem especial pelos 146 do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Foi no dia 05 de agosto.

ATENÇÃO PARA OS PRÓXIMOS EVENTOS!

Jima (Jogos Internos Maria Auxiliadora)

Data: 30/08 , 01 e 02 de Setembro!!! As Equipes já estão treinando!!!!

OUTUBRO:

Colóquio Literário! Mais uma viagem através da leitura!!!!

(5)

II Exposição de Exatas e Biológicas: Sucesso!

Educação

A Exposição de Exatas e Biológicas que acontece desde 2017 no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora é um dia de apresentação e demonstração dos conhecimentos adquiridos e Experimentos científicos desenvolvidos no decorrer do Primeiro Semestre do Semestre. Neste ano, a amostra aconteceu no dia 4 de agosto. E contou com a participação de todos os alunos e presença de muitos visitantes.

O evento foi um sucesso, temas como Robótica, uma das novidades da Escola neste ano, Genética, Meio Ambiente , Eletricidade

e doenças provocadas por vírus

demonstraram todo potencial dos alunos. Ler e diferentes gêneros textuais e gráficos, além

da produção de banners foram

conhecimentos importantes construídos pelos estudantes durante o desenvolvimento do projeto. Todos os professores estavam envolveram-se no projeto de alguma forma.

A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.

(6)

Qualquer pessoa que acesse as redes sociais frequentemente já deve ter se deparado com a imagem da “Momo”. De aparência assustadora, a personagem possui olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso distorcido. Sua imagem foi divulgada por vários usuários do WhatsApp como parte do desafio viral. As autoridades e especialistas do caso advertem que por mais que pareça uma brincadeira boba, o assunto é bem mais sério do que aparenta.

“Tudo começou em um grupo de Facebook, onde os participantes foram desafiados a conversar com um número desconhecido”, publicou a Unidade de Investigação de Delitos Informáticos do Estado de Tabasco no Twitter.

Não está claro o quão disseminado o jogo está no Brasil, porém Rodrigo Neim, da ONG Safernet, alerta sobre os riscos: “É uma isca usada por criminosos para roubar dados e extorquir pessoas na internet”, diz ele.

Alguns comparam o fenômeno "Momo" com o "Baleia Azul", um desafio que se tornou viral em abril de 2017 porque influenciava o suicídio.

Origem do Jogo “Momo”.

No Reddit, alguém perguntou em inglês: "Quem é Momo, a menina do WhatsApp? Encontrei há pouco um vídeo que dava medo. Acho que é uma brincadeira elaborada, mas não tenho certeza". Esta foi a resposta mais votada: "Alguém de um país de língua espanhola tirou a foto, criou uma conta de WhatsApp e espalhou os rumores para popularizar a Momo. Dessa conta, envia mensagens e imagens inquietantes para quem escreve para ela. Em algumas fontes, insinuam que têm informações pessoais sobre a pessoa."

Os riscos do jogo “Momo”

Os investigadores mexicanos citam cinco possíveis razões: Roubo de informações pessoais, Incitação ao suicídio ou à violência, assédio, extorsão, transtornos físicos e psicológicos (ansiedade, depressão, insônia etc.)

"Lendas urbanas existem desde sempre, e com a internet isso não mudou. Criminosos aproveitam para surfar essa onda", diz Rodrigo Neim.

Referências

Documentos relacionados

Os motins na América Portuguesa tanto quanto na Espanhola derivam do colapso das formas acomodativas - como será melhor explicado à frente -, ou melhor dizendo, do rompimento

¾ O TRABALHADOR DEVE ENTRAR NO ESPAÇO CONFINADO COM UMA CÓPIA DA FOLHA DE PERMISSÃO DE ENTRADA.... MEDIDAS DE SEGURANÇA – SUPERVISOR

“Nem toda coleção de livros [recursos de informação] é uma biblioteca, do mesmo modo que nem toda biblioteca é apenas uma coleção de livros. Para haver uma biblioteca, no sentido

As ligas TK são sistemas de segurança passiva de alta tecnologia que eliminam o risco de explosões em tanques e combustíveis, bem como em sistemas de distribuição de

Cada povo utilizava o Tengwar de seu jeito diferente, podendo existir até mesmo mais de um modo para a mesma língua, como ocorre, por exemplo, com o Sindarin.. Existem modos

• Como é para você cuidar de pessoas com doenças graves, que ameaçam a continuidade da vida ou que estejam morrendo, em fase final de vida, no âmbito da

Hoje, graças à campanha iniciada por Gevaerd e seus companheiros, o Governo Brasileiro não apenas reconhece oficialmente a existência dos UFOs como também abriu seus

Acaso não seja possível o pagamento de todos os credores titulares de créditos entre R$ 5.000,01 (cinco mil e um centavo) até R$ 7.500,00, em razão de o valor adquirido com