• Nenhum resultado encontrado

Selo de Qualidade no Turismo do Paraná Locadoras de Veículos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Selo de Qualidade no Turismo do Paraná Locadoras de Veículos"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Razão social da empresa

Nome do entrevistado

Nome do entrevistador

Data do preenchimento

Preenchimento Evidências: Evidências: Evidências: Evidências: REQUISITOS GERAIS Apresentação de CNPJ atualizado e vigente no mínimo a 02 anos.

Nota:

Anotar a existência de cartazes, do Plano Estratégico ou Plano de Negócio impresso e os nomes dos colaboradores consultados. Na opção 2 a evidência pode ser qualquer documento oficial do empreendimento apresentado ou evidenciado durante a entrevista.

GESTÃO (peso 1)

Locadoras de Veículos

1. Planejamento estratégico / Plano de negócio

Para navegar use a tecla "Tab" e para apagar tecle "Delete".

4 – O empreendimento tem planejamento estratégico ou plano de negócio e os colaboradores conhecem a missão. 3 - O empreendimento tem planejamento estratégico ou plano de negócio.

1 - O empreendedor não conhece nenhum desses instrumentos de gestão.

2 - O empreendimento já formalizou a “missão”, mas ainda não possui planejamento estratégico ou plano de negócio.

Selo de Qualidade no Turismo do Paraná

Selecione, para cada item, a alternativa de maior escore que represente a realidade do empreendimento avaliado.

Apresentação de Alvará de Funcionamento válido

(2)

2. Plano de Marketing Evidências: 3. Gestão financeira Evidências: 4. Monitoramento Nota:

Qualquer previsão de rentabilidade ou lucratividade como TIR ou mesmo o saldo líquido (receitas menos despesas) pode ser aceito como meta de rentabilidade.

Anotar a existência de planilhas, em papel ou eletrônicas (excel ou sistema informatizado) e registros de cálculos ou metas de rentabilidade do negócio.

Para o escore 2 e 3 deve ser aceito cadernos com registro manual, se for o caso.

1 – O empreendimento é administrado intuitivamente, sem controles financeiros e de rentabilidade.

Nota: Nota:

Anotar a existência de documentos, clippings, revistas, contratos de veiculação, portais de internet ou do próprio Plano de Marketing. Para o escore 2 deverá evidenciar e registrar a existência e a presença do empreendimento em material do município, região ou destino. 3 – O empreendimento faz qualquer tipo de propaganda ou divulgação de forma sistemática, mas sem planejamento. 2 – O empreendimento faz qualquer tipo de propaganda ou divulgação de forma eventual.

1 – O empreendimento não faz qualquer tipo de propaganda ou divulgação.

2 – O empreendimento monitora os principais custos, mas não tem metas.

3 – O empreendimento acompanha os indicadores e tem metas definidas para alguns custos.

4 – O empreendimento acompanha os indicadores e tem metas definidas para os principais custos (mão de obra, material de apoio, viagens comerciais, brindes etc.)

1 – O negócio é administrado intuitivamente, sem o auxílio de qualquer indicador. 2 – O empreendimento tem alguns controles financeiros.

3 – O empreendimento tem alguns controles financeiros, orçamentários e de fluxo de caixa, mas não tem metas de rentabilidade.

4 – O empreendimento tem alguns controles financeiros, orçamentários e de fluxo de caixa, com metas de rentabilidade bem estabelecidas.

(3)

Evidências:

Evidências:

Evidências:

1 – Não existe qualquer controle de estoque.

2 – O controle de estoque é realizado de maneira informal.

3 – O controle de estoque é realizado manualmente sem registro de entrada e saída dos materiais e insumos. 4 – O controle do estoque é realizado em sistema informatizado.

5. Controle de estoque de Insumos para os Veículos

1 – A orientação para a execução das tarefas administrativas e operacionais é transmitida oralmente aos colaboradores.

3 – Existem descritivos de tarefas, planilhas de controle, rotinas ou procedimentos documentados, mas estão desatualizados ou não são utilizados.

Nota:

Anotar a existência de quaisquer sistema ou manual de gestão, manual de boas práticas com rotinas e procedimentos, assim como orientações escritas disponíveis nos locais de trabalho das pessoas e que tenham servido de referência para justificar o escore selecionado.

2 – Existem descritivos de tarefas, planilhas de controle, rotinas ou procedimentos documentados em pelo menos uma área do empreendimento.

4 – Existe Manual de Gestão, descritivos de tarefas, planilhas de controle, rotinas ou procedimentos documentados atualizados e em uso.

(4)

7. Colaboradores 1

Evidências:

Nota:

Para o escore 2 e 3 deverá ser evidenciado por amostragem de registro CLT ou contrato de trabalho. Para o escore 4 deve ser evidenciado a existência de fluxograma ou organograma

2 – Os colaboradores temporários têm contrato de trabalho, sem recolhimento do imposto referente a contratação, e tarefas e responsabilidades são comunicadas informalmente.

3 – Os colaboradores temporários têm contrato de trabalho, com recolhimento do imposto referente a contratação, e tarefas e responsabilidades são comunicadas informalmente.

7. Colaboradores 2

4 – As tarefas e responsabilidades dos colaboradores estão definidas e formalizadas, e a hierarquia e subordinação são comunicadas formalmente.

1 – Os colaboradores temporários não possuem contrato e tarefas e responsabilidades são comunicadas informalmente.

4 – Os colaboradores temporários têm contrato de trabalho, com recolhimento do imposto referente a contratação e descrição do trabalho a ser executado e tarefas e responsabilidades são comunicadas formalmente.

Nota:

Para o escore 2 e 3 deverá ser evidenciado por amostragem de registro CLT ou contrato de trabalho. Para o escore 4 deve ser evidenciado a existência de fluxograma ou organograma

3 – As tarefas e responsabilidades dos colaboradores estão definidas e formalizadas e a hierarquia e subordinação são comunicadas informalmente.

1 – As tarefas e responsabilidades dos colaboradores são estabelecidas com base na necessidade do momento e comunicadas informalmente.

(5)

9. Clientes1 Evidências: 10. Clientes 2 Evidências: Total Gestão 0 Nota:

Evidenciar e registrar o sistema de relacionamento e/ou formato de relacionamento com o cliente.

3 – O empreendimento avalia sistematicamente a satisfação dos clientes, mas não costuma tomar medidas corretivas com base nos resultados dos levantamentos.

4 – O empreendimento avalia sistematicamente a satisfação dos clientes e toma medidas corretivas, com base nos resultados dos levantamentos.

Nota:

Anotar o tipo de pesquisa e alguma ação tomada, caso alguma dessas ações seja identificada. Para o escore 2 deverá ser aceito livro de sugestões e reclamações que o empreendimento disponibiliza.

1 – Não há nenhum tipo de agrupamento dos clientes.

2 – Os clientes não são agrupados e a identificação das suas necessidades é de forma intuitiva e são enviados mailing de todos os serviços ofertados.

3 – Os clientes são agrupados e as necessidades e expectativas deste grupo são identificadas informalmente por meio de informações obtidas dos clientes e são enviados mailing de forma selecionada conforme o interesse do cliente.

4 – Os clientes são agrupados e as necessidades e expectativas deste grupo são identificadas formalmente por meio de informações obtidas dos principais grupos de clientes e são enviados mailing de forma selecionada conforme o interesse do cliente.

1 – O empreendimento não faz qualquer tipo de pesquisa para avaliar a satisfação dos clientes. 2 – O empreendimento faz pesquisas eventuais para avaliar a satisfação dos clientes.

(6)

Evidências:

Nota: A importância aos aspectos de sustentabilidade pode ser percebida pela presença de cartazes, programas ambientais, linguagem usada e cuidados com a destinação de resíduos, economia de recursos, etc. A “Política de Sustentabilidade” é um documento escrito em que a empresa registra suas intenções nesse aspecto.

Nota 2.17 da Norma ABNT 15401:2006 - Política de Sustentabilidade: intenções e diretrizes globais de um empreendimento, relativas à sustentabilidade, formalmente expressas pela Direção.

8. Informação aos clientes sobre o comprometimento com a economia da energia. 1. Aproveitamento da luz natural na construção;

6. Orientação aos colaboradores sobre a importância da economia de energia elétrica;

4 – O empreendimento possui Política de Sustentabilidade comunicada aos colaboradores e clientes.

3. Uso de sensores de presença nos sanitários;

7. Uso de equipamentos e dispositivos de aquecimento ou refrigeração com eficiência energética maximizada; SUSTENTABILIDADE (peso 2)

4. Monitoramento através de registro do consumo de energia elétrica;

1 – O empreendimento atende a menos de 2 itens.

3 – O empreendimento possui Política de Sustentabilidade, comunica aos colaboradores, mas não comunica aos clientes. 1 – O empreendimento não possui Política de Sustentabilidade.

2 – O empreendimento atende a 2 ou 3 itens. 3 – O empreendimento atende a 4 ou 5 itens. 4 – O empreendimento atende a mais de 5 itens. 12. Controle do consumo de energia elétrica Considerando a seguinte lista de práticas:

2. Uso de lâmpadas fluorescentes, fosforescentes ou LED;

5. Rotina de desligamento de iluminação dos ambientes ociosos e no encerramento diário das atividades; 11. Política de Sustentabilidade

(7)

Evidências:

Evidências:

Nota: A preocupação ambiental pode ser percebida pela presença de cartazes, orientações dadas aos colaboradores, a linguagem usada, documentos existentes, etc.

5. Informação aos clientes sobre o comprometimento com a economia da água. 1 – O empreendimento aplica 1 ou 2 práticas da lista.

2 – O empreendimento aplica 3 das práticas da lista. 13. Controle do consumo de água

3. Uso de válvulas de duas funções nos vasos sanitários;

4. Orientação aos colaboradores sobre a importância da economia de água;

14. Consciência ambiental de colaboradores e clientes 4 – O empreendimento aplica as 5 práticas da lista.

1. Palestra ou reunião de orientação aos colaboradores; 2. Uso de aeradores nas torneiras;

Considerando a seguinte lista de práticas:

3. Incentiva a participação de seus colaboradores em ações de promoção e conservação do meio ambiente; Considerando a seguinte lista de práticas:

4 – O empreendimento atende mais de 5 itens.

1. Monitoramento através de registro manual do consumo de água;

3 – O empreendimento aplica 4 das práticas da lista.

1 – O empreendimento não atende nenhum item. 2 – O empreendimento atende menos de 3 itens.

2. Palestra ou reunião de orientação à família de seus colaboradores;

4. Possui cartazes, informativos ou programas formalmente divulgados aos seus colaboradores; 5. Possui cartazes, informativos ou programas formalmente divulgados aos seus clientes; 6. Possui programa ou campanha formal de educação ambiental.

(8)

Evidências:

Evidências:

Nota 2.5 da Norma ABNT 15401:2006 comunidade local: pessoas que vivem na região do empreendimento.

2 – Nos processos de seleção informais, em igualdade de condições, o empreendimento dá preferência aos candidatos locais;

Considerando a seguinte lista de práticas:

1 – O empreendimento não adota nenhuma das práticas.

4. Implementa programas e ações de saúde para os trabalhadores, extensivos às suas famílias e à comunidade local; 5. Pratica remunerações adequadas e justas, sem discriminação de gênero;

6. Insere portadores de necessidades especiais no quadro de colaboradores.

16. Geração de trabalho e renda para a comunidade local

1 – O empreendimento não tem política de preferência de contratação de mão de obra local; 1. Apoia ou patrocina projetos para contribuir com o desenvolvimento social da comunidade local;

3 – O empreendimento tem política de preferência formal de contratação de mão de obra local e/ou regional; 15. Comprometimento com a comunidade por meio de ações ou projetos sociais

4 – O empreendimento tem política de preferência formal de contratação de mão de obra local e/ou regional e investe em treinamento externo para poder ampliar a oferta de pessoas da região capacitadas para trabalhar no setor.

4 – O empreendimento adota mais de 4 práticas. 2. Participa e se envolve na vida associativa local;

2 – O empreendimento adota 1 ou 2 práticas. 3 – O empreendimento adota entre 3 e 4 práticas.

(9)

Evidências:

Evidências:

18. Gerenciamento de Resíduos

1 – O empreendimento não adota nenhuma das práticas da lista. 3 – O empreendimento adota entre 3 e 4 práticas.

5. Utiliza produtos de limpeza biodegradáveis;

Nota:

Para o escore 2 deverá haver evidência da compra ou contratação de materiais, serviços, matéria prima e insumos alternativos àqueles que possuam embalagens desnecessárias.

Para o escore 3 deverá haver evidência de reutilização de materiais, serviços, matéria prima e insumos. Para o escore 4 deverá haver evidência de reciclagem de materiais, serviços, matéria prima e insumos.

3. Promove ações educativas junto a clientes e colaboradores, com a finalidade de gerar conhecimento e valorização dos ecossistemas da região;

2 – O empreendimento aplica 1 das práticas da lista.

3. Ações para reciclar o que não pode ser reduzido nem reutilizado. Considerando a seguinte lista de práticas:

1. Ações para reduzir a produção de resíduos;

1 – O empreendimento não adota nenhuma das práticas. 2 – O empreendimento adota 1 ou 2 práticas.

17. Comprometimento com o meio ambiente

4 – O empreendimento adota mais de 4 práticas.

2. Ações para reutilizar os materiais (sempre que possível legalmente);

3 – O empreendimento aplica 2 das práticas da lista. 4 – O empreendimento aplica as 3 práticas da lista. Considerando a seguinte lista de práticas:

1. Apoia ou patrocina iniciativas de proteção e manejo de áreas naturais; 2. Não incentiva turismo que mantém animais silvestres em cativeiro;

(10)

Evidências:

Total Sustentabilidade 0 6. Oferta Produtos Típicos.

20. Política de Reserva e Cancelamento

1 – Não há contratos formais escritos e assinados apresentando em detalhes as condições de contratação dos serviços e política de cancelamento de reserva.

SERVIÇOS (peso 1) 3 – O empreendimento adota entre 3 e 4 práticas.

4. Promove pontos turísticos que contribuem para disseminar a cultura das populações tradicionais; 19. Valorização da Cultura Local

2 – Os contratos de reserva existem, mas não são apresentados por escrito aos clientes.

3 – Os contratos de reserva, embora apresentados por escrito, não possui padronização, são incompletos e pouco claros. 1. Divulga os eventos locais entre seus clientes;

2. Apoia ou patrocina projetos para seu conhecimento, valorização, preservação e promoção da cultura local;

5. Disponibiliza e promove a culinária típica da região.

3. Expõe, usa na decoração ou vende artesanato da cultura local; Considerando a seguinte lista de práticas:

1 – O empreendimento não adota nenhuma das práticas. 2 – O empreendimento adota 1 ou 2 práticas.

4 – O empreendimento adota mais de 4 práticas.

4 – Os contratos de reserva são apresentados por escrito, possui padronização, possui descrição da reserva confirmada dos serviços contratados, valores, forma de pagamento e política de cancelamento, nome do vendedor e dados do cliente.

Nota:

(11)

Evidências:

Evidências:

Evidências:

3 – Possui atendimento e material promocional em mais de 01 idioma. 1 – O único idioma dominado pelos colaboradores é o português. 2 – Possui atendimento ou material promocional em mais de 01 idioma.

2 – O empreendimento possui site desatualizado, mas com e-mail e telefone para solicitação de orçamento e reserva.

23. Fidelização de Clientes 22. Outros Idiomas

3 – O empreendimento possui site atualizado. Aceita solicitação de orçamento e reservas por telefone, e-mail e por site de terceiros, usando sistema manual para a gestão.

1 – O empreendimento não possui sistema de reservas, nem site da agência de viagens. Só aceita solicitação de orçamento e reservas pessoalmente ou por telefone.

4 – Possui atendimento e material promocional em mais de 02 idiomas.

2 – O empreendimento mantém registro informal dos clientes e não faz uso das informações;

3 – O empreendimento mantém registro formal dos clientes e realiza eventualmente alguma ação de contato ou promoção;

4 – O empreendimento usa um sistema de cadastro ou de relacionamento com os clientes (CRM) para manter contato, realizar ação de fidelização ou promoção;

21. Sistema de Reserva

4 – O empreendimento possui site atualizado com motor de reserva. Aceita solicitação de orçamento e reservas por telefone, e-mail e por site próprio e/ou de terceiros, usando sistema informatizado para a gestão.

(12)

Evidências:

1. Seguro Viagem 2. Traslado

3. Reservas em Restaurantes e Hotéis 4. Motorista

5. Ingressos para atrações ou shows 6. Carta Verde

7. Pontos em programa de milhagem 8. Veículo adaptado

9. Cadeirinha para bebês 10. Assento elevado para crianças 11. GPS

25. Serviços Opcionais

Considerando a seguinte lista de práticas:

1 – O empreendimento oferece ao menos de 2 itens. 2 – O empreendimento oferece até 4 itens.

3 – O empreendimento oferece até 8 itens. 4 – O empreendimento oferece mais de 8 itens.

3 – O empreendimento participa de pelo menos uma entidade de classe ou instância de governança regional, como Convention Bureau, ABLA, Associação Comercial, SINDILOC, (entre outras), e tem pelo menos um selo de reconhecimento ou marketing de entidades comerciais como: Quatro Rodas, Trip Advisor, Top of Mind;

4 – O empreendimento participa de pelo menos uma entidade de classe ou instância de governança regional, como Convention Bureau, ABLA, Associação Comercial, SINDILOC, (entre outras) tem pelo menos um selo de reconhecimento ou marketing de entidades comerciais como: Quatro Rodas, Trip Advisor, Top of Mind, e tem pelo menos um selo de reconhecimento ou certificação de entidades e instituições acreditadas e certificadoras como: ISO 14001, ISO9001. 2 – O empreendimento participa de pelo menos uma entidade de classe ou instância de governança regional, como Convention Bureau, ABLA, Associação Comercial, SINDILOC, (entre outras);

24. Reconhecimento

(13)

Evidências:

1. Diária com 100km de franquia; 2. Diária + Km sem franquia; 3. Diária com KM Livre; 4. Diária com Hotel; 5. Diária com Seguro Parcial 6. Diária com Seguro Total

Evidências: 26. Assistência

1 – O empreendimento não tem nenhum sistema de atendimento para assistência aos clientes durante a locação do veículo.

2 – O empreendimento disponibiliza um número de telefone fixo/celular e e-mail para assistência aos clientes durante o passeio/evento, mas o atendimento é somente em horário comercial.

3 – O empreendimento disponibiliza um número de telefone fixo/celular e e-mail para assistência aos clientes durante o passeio/evento, com atendimento 24hs.

4 – O empreendimento possui um sistema de atendimento ao cliente de forma remota (celular e e-mail) e na maior parte dos destinos através de agentes coordenados (operador ou contato no local de destino ou parceiros) para prestar assistência e assessoria ao cliente durante a locação do veículo.

27. Diárias

Considerando a seguinte lista de práticas:

1 – A empresa atende até 02 itens. 2 – A empresa atende até 03 itens. 3 – A empresa atende até 04 itens. 4 – A empresa atende 5 itens ou mais.

(14)

Evidências:

Total Qualidade 0

Evidências:

3 – O empreendimento possui placa de identificação na fachada e/ou sala, com material adequado, mas com dados incompletos da empresa ou sem destaque.

Nota:

Sinalização refere-se à presença de cartazes, adesivos e luzes indicativas que orientem os clientes na circulação interna. Anotar e/ou registrar se for o caso as exigências atendidas que justificaram o escore selecionado.

4 – O empreendimento possui placa de identificação na fachada e/ou sala, com material adequado e padronizado, com dados completo da empresa e em destaque.

INFRAESTRUTURA (Peso 2)

4 – A recepção é organizada, efetua o controle de entrada e saída de clientes, tem espaço próprio e conta com funcionário 30. Recepção

1 – Não existe um espaço definido para recepção e qualquer funcionário faz o atendimento prévio.

3 – A recepção tem espaço próprio, mas não é organizada. Ou é organizada, mas está no mesmo espaço do atendimento. 4 – A empresa aceita pagamento através de cartão de crédito, faturamento empresarial, boleto e cheque

28. Forma de Pagamento

1 – A empresa aceita pagamento somente através de cartão de crédito.

2 – A empresa aceita pagamento através de cartão de crédito e faturamento empresarial. 3 – A empresa aceita pagamento através de cartão de crédito, faturamento empresarial e cheque.

29. Sinalização

1 – O empreendimento não possui placa de identificação na fachada e/ou sala.

2 – O empreendimento possui placa de identificação na fachada e/ou sala, mas com material improvisado e sem a logomarca da empresa.

(15)

Evidências:

Evidências:

*Material de apoio: Livros, Revistas, Mapas, Flyers, Guias Turístico etc.

Evidências:

2 – Os funcionários possuem apenas material de apoio virtual dos destinos e/ou fornecedores.

3 – Os funcionários possuem material de apoio virtual e físico dos destinos e/ou fornecedores, mas a maioria com informações desatualizadas.

4 – Os funcionários possuem material de apoio virtual e físico dos destinos e/ou fornecedores com informações desatualizadas.

32. Material de Apoio

1 – Os funcionários não possuem nenhum *material de apoio dos destinos e/ou fornecedores. 31. Instalações sanitárias (clientes)

1 – Não há disponibilidade de instalações sanitárias para clientes.

2 – Não há disponibilidade de instalações sanitárias separadas para homens e mulheres. 3 – Conservação, limpeza ou ventilação das instalações sanitárias inadequadas.

4 – Há disponibilidade de instalações sanitárias separadas para homens e mulheres, possuem conservação, limpeza ou ventilação adequada sem acesso direto à área de cocção e preparo dos alimentos.

Nota:

(16)

1. Material informativo impresso; 2. Envio de mala direta; 3. Envio de mailing periódico;

4. Distribuição material informativo em pontos estratégicos; 5. Site atualizado;

6. Cartão de visitas;

7. Presença em rede social, com atualizações periódicas.

Evidências:

34. Frota

Evidências:

1. Seguro da Frota

2. Convênio com Oficina para Manutenção da Frota 3. Software de Gestão de Frota

4. Possui no mínimo 10 veículos de passeio; 5. Possui no mínimo 01 utilitário leve; 6. Possui no mínimo 02 vans.

2 – A empresa atende até 03 itens. 35. Gestão da Frota

Considerando a seguinte lista de exigências:

1 – A empresa atende até 02 itens.

3 – A empresa possui até 25% da frota com mais de 02 anos de uso; 2 – O empreendimento atende a 2 ou 3 itens.

3 – O empreendimento atende a 4 ou 5 itens. Considerando a seguinte lista de exigências:

1 – O empreendimento atende a menos de 2 itens. 33. Divulgação

4 – O empreendimento atende 6 ou mais itens.

3 – A empresa atende até 04 itens.

4 – A empresa possui 100% da frota com até 02 anos de uso; 1 – A empresa possui 100% da frota com mais de 02 anos de uso; 2 – A empresa possui até 50% da frota com mais de 02 anos de uso;

(17)

Evidências:

Evidências:

1. Computadores em funcionamento; 2. Impressora em funcionamento;

3. Aparelho de telefone e/ou fax em funcionamento; 4. Aparelho de celular para uso da empresa;

5. Mesas e cadeiras condizentes ao número de colaboradores; 6. Banheiro com distinção de gênero;

7. Copa equipada para lanches rápidos; 8. Veículo para uso da empresa.

Evidências:

4 – Há disponibilidade de instalações sanitárias separadas para homens e mulheres, possuem conservação, limpeza ou ventilação adequada sem acesso direto à área de cocção e preparo dos alimentos.

Nota:

Na existência de vários sanitários para os colaboradores, deve prevalecer o que apresentar o escore mais baixo. 36. Instalações sanitárias (colaboradores)

2 – O empreendimento atende a 3 ou 4 itens. Considerando a seguinte lista de exigências:

4 – O empreendimento atende a 7 ou mais itens. 3 – O empreendimento atende a 5 ou 6 itens. 37. Equipamentos

1 – O empreendimento atende a menos de 2 itens.

1 – Não há disponibilidade de instalações sanitárias para colaboradores.

2 – Não há disponibilidade de instalações sanitárias separadas para homens e mulheres.

3 – Há disponibilidade de instalações sanitárias separadas para homens e mulheres, mas não possuem conservação, limpeza ou ventilação adequada.

(18)

Evidências: Total Infraestrutura 0

Gestão

0,0

Infraestrutura

0,0

Sustentabilidade

0,0

Serviços

0,0

GERAL PERCENTUAL

0,0

GERAL PONTOS

0,0

Nota:

Para as opções 3 e 4 deverão ser levadas em consideração as exigências estabelecidas na norma ABNT NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Registrar e anotar ou marcar as exigências atendidas que justificaram o escore selecionado.

3 – As instalações atendem em parte aos requisitos de pessoas com mobilidade reduzida (área de atendimento ou 38. Acessibilidade

4 – As instalações atendem aos requisitos para pessoas com mobilidade reduzida (acesso, circulação, atendimento e banheiro)

1 – As instalações não permitem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

2 – As instalações permitem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, e possui adaptação improvisada.

0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Referências

Documentos relacionados

Este ap´ os fazer a consulta ` a base de dados e carregar toda a informa¸ c˜ ao necess´ aria para o preenchimento da tabela envia-a para o Portal de Gest˜ ao onde a interface

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Os Campos de Férias/ATL da JFSS (adiante designada CF/ATL JFSS) dirige-se á satisfação de necessidades de lazer, à ocupação de crianças cujas férias letivas

 Local da prova objetiva seletiva para o mestrado e prova subjetiva seletiva para o doutorado em Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, Departamento de

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

  O Parque Estadual Intervales foi escolhido por estar numa região próxima a cidade de São Paulo, a qual poderíamos ir em um final de semana para o levantamento de

O Design Thinking Canvas para jogos veio mostrar que é possível pensar em competitividade na concepção de artefatos, sem abrir mão da simplicidade, da