• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOTECA DO CAMPUS CURITIBA: REVISITANDO O PASSADO, VIVENCIANDO O PRESENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIBLIOTECA DO CAMPUS CURITIBA: REVISITANDO O PASSADO, VIVENCIANDO O PRESENTE"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

BIBLIOTECA DO CAMPUS CURITIBA:

REVISITANDO O PASSADO, VIVENCIANDO O PRESENTE

A Biblioteca da Escola Técnica da UFPR foi criada oficialmente em 1991, embora já houvesse uma coleção que, por falta de registros, não se pode precisar quando foi iniciada. Impossibilitada de funcionar isoladamente devido à existência do Sistema de Bibliotecas da UFPR, que congrega desde 1974 todas as bibliotecas da Instituição, esta foi anexada à Biblioteca de Ciências Jurídicas (JU). Tal fato ocorreu em razão da Escola Técnica estar instalada no mesmo prédio da JU, sito à Praça Santos Andrade, 50. (FARIAS; IWANO, 1992, p. 6). Duas estagiárias do Curso de Biblioteconomia organizaram o acervo existente em 1992. O espaço físico destinado provisoriamente para a coleção abrangia cerca de 9m2. Em outubro de 1994, o Setor Escola Técnica foi transferido para prédio próprio, no Campus do Centro Politécnico, (que passou a se chamar Complexo Tecnológico Riad Salumuni, em 2006), sito a rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225. Com a mudança, a biblioteca ganhou sala própria, porém o acervo já preparado ficou encaixotado devido à falta de pessoal.

Somente em 1995, foram designados para compor o quadro de pessoal três servidores técnico-administrativos, sendo duas auxiliares transferidas da Biblioteca de Ciências Jurídicas e a bibliotecária Eutália Cristina do Nascimento Moreto, da Biblioteca de Ciência e Tecnologia (CT) para administrar e coordenar as atividades da biblioteca. Como o quadro de pessoal ainda era insuficiente, foi necessária a contratação de um bolsista para auxiliar nas atividades. A Biblioteca da Escola Técnica foi a primeira biblioteca a adquirir o sistema antifurto da 3M, conforme figura 1:

(2)

Neste período eram ofertados os seguintes cursos: CURSOS REGULARES E

SUBSEQUENTES 01 Contabilidade

02 Enfermagem

03 Higiene Dental (Subsequente) 04 Processamento de Dados

05 Prótese Odontológica (Subsequente) 06 Transações Imobiliárias (Subsequente)

Entre 1995 a 2008 foram criados novos cursos técnicos subseqüentes, por convênios e cursos na modalidade EaD (Ensino à Distância).

CURSOS REGULARES

SUBSEQUENTES CURSOS POR CONVÊNIO

01 Administração de

empresas Agroecologia (AOPA/FETRAF-SUL)

02 Artes Cênicas – Formação

em Ator Agropecuária com Ênfase em Agroecologia (MST), ministrado na cidade de Maringá e Cantagalo 03 Atendente de consultório

dental Conservação e Restauração com Ênfase em Pintura Mural (Prefeitura Municipal de Itaiópolis-SC).

04 Ensino médio Gestão Pública (Prefeitura Municipal da Lapa);

05 Higiene Dental Operação da Produção do Petróleo e Gás Natural

06 Informática - Ensino Médio

Integrado Reabilitação de Dependentes Químicos (APARTEdq);

07 Massoterapia Segurança do Trabalho

08 Radiologia Turismo (Prefeitura Municipal da Lapa)

Ainda em 1995, iniciou-se o trabalho de reclassificação do acervo (em torno de 3500 exemplares) de CDU (Classificação Decimal Universal) para a CDD (Classificação Decimal de Dewey).

Inicialmente, a biblioteca tinha 89 m2, sendo mais tarde ampliada para 109 m2 (figura 2), devido à mudança da porta de entrada. Atendia três categorias de usuários potenciais, ou seja, alunos, professores e técnico-administrativos, num total de 697 usuários, destes 588 cadastrados na biblioteca.

(3)

Figura 2: Biblioteca da Escola Técnica – Salão de leitura

Em 1996, foram executadas algumas ações estabelecidas pelo Plano de

Marketing na Biblioteca da Escola Técnica”, resultado de projeto final de curso de

especialização realizado pela bibliotecária-chefe. Nesta época, a biblioteca atendia das 08 às 21h30min, de segunda à sexta-feira.

Em 1997, a Biblioteca organizou um concurso para a escolha do nome para o Boletim Informativo. O “Gazeteca” (figura 3) circulou de 1997 a 2005, e oferecia sugestões de leitura, divulgação dos novos títulos, eventos, dentre outros.

(4)

Em 1999, a biblioteca deu seus primeiros passos rumo à informatização do acervo, utilizando sistema próprio, desenvolvido pela equipe da Biblioteca Central, enquanto uma comissão fazia estudos para a aquisição de software comercial para todas as bibliotecas da Universidade.

Em novembro de 2003, foi inaugurado o Catálogo Informatizado do Acervo da Biblioteca, pelo software VIRTUA da empresa VTLS. A biblioteca trabalhou com este sistema até 2008, quando houve a troca pelo software Sophia da empresa Prima.

Em 2007, quando a criação do Instituto Federal estava para concretizar-se, aguardando apenas a promulgação da Lei, a biblioteca elaborou um diagnóstico para a construção das bibliotecas dos campi.

Em agosto de 2008, começou o funcionamento do primeiro campus em Paranaguá. O prédio que atende este Campus já contemplava uma biblioteca com aproximadamente 600 volumes, recebidos como doação. Como ainda não havia bibliotecário, a Biblioteca da Escola Técnica, preparou este acervo e disponibilizou para comunidade. No final deste mesmo ano, assume o bibliotecário Vivaldo Gonçalves Cordeiro, iniciando as atividades da Biblioteca Campus Paranaguá.

Após a promulgação da lei, em dezembro de 2008, a Biblioteca da Escola Técnica passou a ser denominada “Biblioteca do Campus Curitiba”.

Ao longo de 2009 à setembro de 2010, a biblioteca manteve seus serviços de maneira satisfatória, pois usufruia das condições oferecidas pela UFPR, como por exemplo: informatização do acervo e serviços, acervo condizente com os cursos ofertados, assinaturas de periódicos e jornais, acesso a base de dados entre outros. Neste período, a biblioteca prestou atendimento aos alunos do IFPR e também aos alunos da UFPR. Ainda em 2009, a biblioteca recebeu seus primeiros servidores (tabela 1), nomeados por concurso do IFPR:

Tabela 1: Servidores empossados

NOME DO SERVIDOR CARGO INGRESSO

Rômulo Souza da Silva Auxiliar de biblioteca 26/01/2009 João Batista Ribeiro de Jesus* Auxiliar de biblioteca 02/02/2009 FONTE: Relatório 2009

*Óbito em agosto de 2009

Estes servidores participaram da Semana de Ambientação, oferecida aos recém-ingressos. Neste período, tínhamos servidores IFPR e UFPR trabalhando na mesma biblioteca, pois uma servidora optou por permanecer no quadro funcional da Universidade.

(5)

A primeira aquisição de acervo para as bibliotecas do IFPR foi iniciada pela UFPR, porém não foi finalizada, pois o parecer da Procuradoria Jurídica da UFPR apontou pela impossibilidade de efetuar a licitação, por se tratar de outra Instituição, a partir da lei de sua criação e por a mesma já possuir CNPJ próprio. A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) deu continuidade na referida licitação, mesmo os recursos orçamentários para esta aquisição estarem alocados na UFPR, na ocasião. Esta compra causou transtornos, pois devido à demora para a entrega dos materiais, a vigência do Pregão Eletrônico 003/2009 expirou e o fornecedor não atendeu a solicitação na sua íntegra. Também neste ano, foi feito o levantamento de estantes para as bibliotecas dos futuros campus. A PROAD fez a aquisição de modelos diferenciados como as estantes da linha Biccateca nas cores verde e branca e sinalizadores branco e vermelho, que remetem as cores da logo do Institutos Federais, padronizando assim, as bibliotecas do IFPR. A bibliotecária-chefe foi eleita membro do Conselho Superior representandoa categoria dos técnico-administrativos, participando de algumas reuniões, tendo que ser afastada, devido à morosidade na aprovação do processo de cessão da referida servidora para o IFPR.

Ainda em 2009, o IFPR assinou termo de convênio para empréstimo entre bibliotecas com as seguintes instituições: UFPR, UTFPR, UEL e PUC. Também nesta época saiu a primeira portaria emitida pela então Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão (PREPEX), no qual nomeava a Comissão para Elaboração de Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos do Instituto Federal do Paraná, presidida pela chefe da biblioteca do Campus Curitiba. Este trabalho resultou num livro, que teve seu lançamento em evento ocorrido em Foz do Iguaçú, em novembro de 2010. Este trabalho está disponível gratuitamente no site do IFPR, na página da biblioteca.

Foi também em 2009 que a chefe da biblioteca proferiu palestra sobre o Sistema de Classificação Decimal de Melvin Dewey (CDD), para alunos do Curso Técnico de Secretariado, modalidade EaD.

A fim de atender ações que visam o desenvolvimento de projetos e sua execução, a biblioteca desenvolveu o projeto “A hora do conto: uma atividade lúdica na Chácara Meninos de Quatro Pinheiros” no período de setembro de 2009 à setembro de 2010, realizado pelo servidor Rômulo Souza da Silva (figura 4).

(6)

Figura 4: Contação de história

No decurso de 2009, começaram a ser pensadas as ações que envolveram a informatização das bibliotecas do IFPR. Os Institutos Federais tinham como proposta a utilização do módulo “Biblioteca” do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Educação Profissional e Tecnológica (SIGA) e a equipe da biblioteca iniciou os testes no referido módulo pelo período de trinta dias, constatando que o sistema não atendia as demandas da biblioteca e necessitava de ajustes. Após emissão de relatório onde foram apresentadas as dificuldades encontradas pelo SIGA, trabalhou-se na justificativa de compra de um software já consagrado no mercado, para o gerenciamento dos serviços. Assim, iniciou-se o processo de compra, que se alongou por mais de um ano, sendo finalizado em outubro de 2010.

Em dezembro de 2009, a bibliotecária Cristina foi designada, através da Portaria nº 217/2009 para avaliar o acervo existente no imóvel que foi adquirido na Rua João Negrão, 1285, Rebouças. Este prédio foi comprado com bens móveis e acervo técnico de livros e publicações. Após estaavaliação, a bibliotecária emitiu um parecer técnico, sugerindo que a seleção de materiais fosse baseada nos critérios estabelecidos pela Política de Desenvolvimento de Coleções.

Em janeiro de 2010, iniciou-se o trabalho de seleção dos 30.000 volumes, com o auxílio de professores especialistas nas áreas de informática e direito. Foram selecionados 16828 volumes de livros e 1570 fascículos de periódicos, para aquisição, sendo o restante devolvido à Uniandrade, por não interessarem ao IFPR (figura 5 e 6). Do acervo selecionado, foram encaminhados alguns volumes para os Campi de Foz do Iguaçu, Londrina, Telêmaco Borba e Paranaguá.

(7)

Figura 5: Seleção de materiais Figura 6: Encaixotamento

Após a aquisição deste imóvel, alguns cursos iniciaram suas atividades em março do ano seguinte, criando a demanda pela abertura da biblioteca, que começou a funcionar oficialmente em maio no período da tarde e noite, ocasião em que o bibliotecário Vivaldo, veio transferido do Campus Paranaguá. Nesta ocasião, a biblioteca recebeu novos servidores Adilson Carvalho e Flavia de Jesus (esta cedida à Biblioteca Campus Paranaguá). Então, a biblioteca João Negrão iniciou suas atividades com os servidores Vivaldo e Adilson. Portanto, existiam duas bibliotecas em funcionamento, neste período.

Em maio de 2010, o IFPR realizou concurso público e a biblioteca ganhou mais quatro servidores (tabela 2):

Tabela 2: Servidores empossados

NOME DO SERVIDOR FUNÇÃO DATA DE ADMISSÃO

Patrícia Batista Correia Auxiliar de Biblioteca 31/08/10 Rodrigo Moreira de Araújo Auxiliar de Biblioteca 18/10/10 Edilza Silva dos Santos Chibior Bibliotecária 28/10/10 Nayamim dos Santos Moscal Auxiliar de Biblioteca 24/01/10

Em 02 de agosto de 2010, a chefe da biblioteca, recepcionou as primeiras bibliotecárias do IFPR, que ingressaram neste concurso para os demais campi. Neste primeiro contato na Instituição, foram situadas as condições das bibliotecas e apresentado sugestões para um plano inicial de trabalho nos campus.

Em 24 de setembro de 2010, o Campus Curitiba desocupou as instalações da UFPR, mudando-se para a Rua João Negrão. A Biblioteca levou parte dos equipamentos, móveis e acervo para este novo local (figura 7). A doação do acervo, num total de 3505 volumes, foi aprovada pela Procuradoria Jurídica da Universidade, mediante Processo administrativo 120268/2010-79 e inseridos no acervo no decorrer

(8)

de 2011. O transporte deste acervo foi feito entre os dias 06, 10 e 12 de janeiro de 2011.

Figura 7: Montagem de estantes na Biblioteca João Negrão

Em outubro de 2010, houve mais ingressos de servidores (auxiliares e bibliotecários) para os demais campi, e a bibliotecária Cristina recepcionou-os, na ocasião da posse no cargo. Logo após a cerimônia, houve reunião informal para situar a posição das bibliotecas. Também neste mês, os bibliotecários Cristina e Vivaldo participaram do XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, no Rio de Janeiro.

De 24 a 26 de novembro, a chefia da biblioteca participou do V Fórum Nacional de Bibliotecários dos Institutos Federais, nas dependências do Campus Natal Central, evento destinado aos profissionais bibliotecários que compõem o quadro permanente dos Institutos para discutir as ações que estão sendo pensadas para as bibliotecas.

Em 2011, durante os meses de janeiro a junho que a bibliotecária Cristina esteve à frente da Coordenação Geral de Bibliotecas, planejando, coordenando e colaborando com as demais Bibliotecas do IFPR. De 07 a 11 de fevereiro aconteceu no Laboratório de Informática, o Treinamento do Pergamum, ministrado pela instrutora Marelis de Fátima Boscardin, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), dirigido aos bibliotecários e auxiliares (figura 8).

(9)

Figura 8: Treinamento do Pergamum

Durante a ocasião houve uma atividade de integração (figura 9) realizada pela psicóloga Susan Cavallet, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), que além de proporcionar um melhor entrosamento dos servidores, esta atividade trouxe sugestões para a melhoria dos serviços nas bibliotecas.

Figura 9: Atividade de integração durante o Treinamento do Pergamum

Nestes dias, durante os intervalos, estagiários de Educação Física proporcionaram aos servidores do treinamento, alongamentos e ginástica laboral (figura 10). O treinamento foi encerrado com lanche oferecido pelos bibliotecários do Campus Curitiba. Nesta ocasião, após o treinamento, a coordenadora Cristina fez duas reuniões com os bibliotecários dos vários campi.

(10)

Figura 10: Ginástica laboral

Em março, iniciaram-se as atividades de catalogação do acervo e servidora Patrícia Batista Correia iniciou a padronização e impressão de etiquetas. Neste período, as bibliotecárias e auxiliares de alguns Campi, puderam contar com o apoio técnico das servidoras Edilza, Cristina e Patrícia, que ministraram treinamento do Módulo Catalogação e Etiquetas (Pergamum). Em junho, os bibliotecários foram ao Campus Irati (figura 11) ministrar treinamento, para a servidora Cristiane Lima, responsável pela biblioteca.

(11)

Ainda neste ano, com o intuito de colaborar com as demais bibliotecas do IFPR, a Biblioteca do Campus Curitiba repassou alguns exemplares para fortalecer seus acervos. No mês de março, foram repassados volumes de assuntos gerais para a biblioteca do Campus Jacarezinho.

Ainda no primeiro bimestre, com a oferta de novos cursos e a instalação da Reitoria e Pró-Reitorias neste novo imóvel, as salas de aula e espaço administrativo não foram suficientes para atender a demanda, necessitando alocar espaço para adequar as novas turmas. Houve então, a segunda mudança realizada entre os dias 23 de fevereiro e 04 de março e as atividades foram iniciadas em 14 de março, na Rua Salgado Filho, 1474, no bairro Guabirotuba. Desta forma, foi enviado para formar a Biblioteca desta nova unidade, acervo relacionado aos cursos que seriam ministrados neste novo local. Três servidores precisaram ser remanejados, bem como móveis e equipamentos (figura 12). A Biblioteca Campus Curitiba passou a atender então, duas unidades: Biblioteca Unidade João Negrão e Biblioteca Unidade Salgado Filho.

Figura 12: Organização da Biblioteca Salgado Filho

A segunda compra de acervo foi realizada no mês de julho, pela modalidade de na adesão à Ata de Pregão Eletrônico de Registro de Preços do IFBA. Esta compra foi realizada pela Pró-Reitoria de Ensino (PROENS) e fiscalizada pelo novo Coordenador Geral de Bibliotecas.

No decorrer deste mesmo ano, o servidor Rômulo (auxiliar de biblioteca) acompanhou um grupo de alunos, do curso de informática, no desenvolvimento de um programa voltado à aquisição de livros, como trabalho de conclusão de curso. Cabe

(12)

ressaltar que este trabalho surgiu em decorrência do retrabalho e da falta de padronização com relação à compra de material bibliográfico. Após conversa com professores de informática, surgiu a ideia da criação de um instrumento que pudesse facilitar a manipulação dos dados, através de um software. Esse programa foi desenvolvido pelos alunos do terceiro ano, com base nas sugestões feitas pela equipe da biblioteca, no ano anterior.

Em 2011 os bibliotecários representaram o IFPR em eventos importantes para o meio biblioteconômico, como o XII Encontro de Usuários da Rede Pergamum, na PUC – PR e o VI Fórum Nacional dos Bibliotecários dos Institutos Federais, em Petrolina – PE.

Em novembro, o bibliotecário Vivaldo foi um dos nomes escolhidos como membro do Conselho Superior (CONSUP), para representar a categoria de técnico-administrativos e também neste mês foram liberadas novas bases de dados do Portal de Periódicos da Capes, como a Ebsco e Scopus. Também neste mês, a biblioteca atendeu a Comissão do MEC para avaliação do Curso de Agroecologia.

Em abril de 2012, com 60% do acervo catalogado, teve início o serviço de empréstimo informatizado nas duas bibliotecas do Campus. Também neste mês houve a segunda compra de estantes e sinalizadores da Biccateca, através da adesão à Ata do Pregão Eletrônico nº 00014/2011 do Ministério da Interação Nacional.

Em maio, a servidora Nayamim dos Santos Moscal, por demonstrar interesse e aptidão com restauração, foi designada a trabalhar com pequenos reparos, e então fez visita técnica à Biblioteca de Odontologia (SB) da UFPR, para receber treinamento específico sobre consertos em livros danificados.

Ainda neste mês, para colaborar com Biblioteca do recém-criado Campus de Ortigueira, foram repassados 142 exemplares de obras gerais e 205 livros técnicos.

Em 2012, a biblioteca esteve fechada no período de 11 de junho a 20 de agosto, devido à greve nacional dos servidores públicos das instituições de ensino.

A biblioteca recebeu a aluna Mariana Hanczruk, do Curso de Secretariado, para a realização de estágio supervisionado.

No mês de outubro, após acordo com os diretores gerais e de ensino dos campi, foram transferidos para as bibliotecas de Campo Largo e Irati, acervo referente ao Curso de Agroecologia, adquirido por adesão à Ata do IFBA, em 2011. Foram encaminhados também, alguns exemplares de livros gerais e técnicos para o Campus de Ivaiporã.

Ciente da importância do uso de redes sociais, a biblioteca passou a interagir com os usuários através do twitter e facebook, com o objetivo de promover as

(13)

atividades da biblioteca como divulgação de novas aquisições, atividades e eventos, sugestão de leituras, serviços, oferta de bolsas, curiosidades, fotos e outros.

Aconteceram dois Encontros de Bibliotecários do IFPR, um no Campus Curitiba e outro no Campus Palmas, com participação dos servidores da Biblioteca Curitiba.

Em setembro, os bibliotecários participaram da Palestra “Inteligência Organizacional e Competitiva”, com a prof. Kira Tarapanov, no Museu Paranaense, bem como do XVII SNBU, em Gramado. Ainda neste mês, a pedido da Direção foi elaborado um memorial descritivo, com o planejamento dos espaços para a construção de uma futura biblioteca. Ainda neste mês, foi aprovado pela Direção Geral do Campus, o Regulamento Geral da Biblioteca, com o objetivo de disciplinar as normas gerais de uso, visando o bom funcionamento dos serviços prestados.

Em outubro e novembro, a Biblioteca recebeu duas Comissões do MEC, para proceder à verificação da bibliografia básica e demais itens, para avaliação do Curso de Gestão Pública e Agroecologia, respectivamente.

Ainda neste ano, a Biblioteca promoveu três eventos:

1) Dia Nacional do Livro Infantil, com exposição de livros, palestra com o livreiro Sr. Aramis Chain, sorteio de brindes, exposição de cartazes alusivos a data e encerramento com café da manhã, intitulado “Café da Tia Anastácia” (figuras 13, 14, 15 e 16);

2) I Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com apresentação de filme, exposição de livros, oficina de normalização de trabalhos acadêmicos, voltada para alunos do Curso de Radiologia e exposição de cartaz sobre conscientização do uso da biblioteca (figura 17);

3) Feira Literária com a promoção da troca de livros usados (figura 18 e 19).

(14)

Figura 15: Café Tia Anastácia Figura 16: Marcadores de livro

(15)

Figura 18: Feira Literária Figura 19: Troca de livros

Ainda neste ano, a chefe da biblioteca representou o IFPR no evento 17º SNBU - Seminário Nacional das Bibliotecas Universitárias, em Gramado – RS. Neste evento o bibliotecário Vivaldo também esteve presente, apresentando um painel sobre

Avaliação Monetária de Acervo Bibliográfico Através de Critérios Pedagógicos e Valor de Mercado: um caso do Instituto Federal do Paraná.

SITUAÇÃO ATUAL

A Biblioteca do Campus Curitiba é uma das 14 bibliotecas do Instituto Federal do Paraná. Tem como missão promover o acesso e a recuperação da informação para auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração do Instituto Federal do Paraná, contribuindo para a formação de profissionais comprometidos com o desenvolvimento social.

O quadro funcional é composto por três bibliotecários, quatro auxiliares de biblioteca, um operador de máquinas e um estagiário que estão distribuídos nas duas bibliotecas: Salgado Filho e João Negrão.

Tabela 03 – Lotação de servidores técnico-administrativos e estagiários

CARGO/ LOTAÇÃO SERVIDOR/ESTAGIÁRIO

Bibliotecário – Chefia - Campus João Negrão Eutália Cristina do Nascimento Moreto Bibliotecário – Setor de Processamento Técnico do Acervo

- Campus João Negrão

Edilza Silva dos Santos Chibior Bibliotecário - Setor de Referência – Campus Salgado

Filho

*Vivaldo Cordeiro Gonçalves Auxiliar de biblioteca – Campus João Negrão Nayamim dos Santos Moscal Auxiliar de biblioteca - Campus João Negrão Patrícia Batista Correia Auxiliar de biblioteca - Campus Salgado Filho Rômulo Souza da Silva Auxiliar de biblioteca - Campus Salgado Filho Rodrigo Moreira de Araújo

(16)

Operador de máquinas - Campus João Negrão Maria Augusta de Souza Estagiário – Campus Salgado Filho Douglas Elias Ferreira Fonte: Chefia da Biblioteca

* Servidor lotado na Biblioteca Campus Curitiba, mas que desde abril/2013 atua como Chefe da Seção de Comunicação do IFPR – Campus Curitiba.

O acervo é composto de livros, periódicos (revistas e jornais), multimeios (DVDS), teses e dissertações.

As bibliotecas têm livre acesso às estantes e o acervo é aberto à pesquisa para a comunidade interna e externa, mas o empréstimo domiciliar é permitido somente a alunos, professores e técnico-administrativos do IFPR, mediante a identificação no sistema pelo número de matrícula para os alunos ou do Siape (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos) para os servidores docentes e técnico-administrativos. O acervo está eletronicamente protegido contra furtos (antenas eletrônicas com sistema de alarme, apenas na Unidade João Negrão). Dispõe de computadores para consulta ao catálogo on-line do acervo e pesquisa.

Os serviços oferecidos são: circulação de materiais (empréstimo domiciliar e entre bibliotecas); reserva e renovação de materiais, orientação para normalização de trabalhos acadêmicos; treinamento de usuários; visita orientada; acesso a base de dados e periódicos através do portal Capes (www.periodicos.capes.gov.br); catalogação na fonte. O software de informatização do acervo é o Pergamum desenvolvido pela Pontíficia Universidade Católica do Paraná que permite o gerenciamento dos processos e serviços das bibliotecas. A consulta ao catálogo do acervo, verificação de reservas de materiais e renovação está disponível no site do Campus: http://curitiba.ifpr.edu.br/servicos/biblioteca/ ou no seguinte endereço: http://200.17.98.199/pergamum/biblioteca/index.php. Neste momento, cerca de 90% do acervo de livros encontra-se informatizado.

Atualmente o Campus Curitiba oferece 25 cursos, (figura 19) e tem 7462 usuários potenciais, sendo 5266 usuários inscritos na biblioteca.

CURSOS

INTEGRADOS CURSOS SUBSEQUENTES CURSOS SUPERIORES

Administração Administração Processos

Fotográficos Bacharelado em Ciências Contábeis Contabilidade Edificações Produção de

Áudio e Vídeo Tecnologia em Gestão Pública Eletrônica Eletromecânica Prótese Dentária

Informática Eletrotécnica Radiologia Mecânica Enfermagem Saúde Bucal Processos

Fotográficos Eventos Secretariado Programação de Massoterapia Telecomunicações

(17)

Jogos Digitais

Mecânica Transações Imobiliárias Figura 19: Cursos ofertados pelo Campus Curitiba

Em 2013, a Biblioteca promoveu visitas orientadas para os novos alunos, evento integrante da Semana do Calouro. Foram recebidas cerca de dez turmas para apresentação da biblioteca e divulgação das normas e regulamentos.

PROPOSTA DE TRABALHO PARA 2013 1. Informatizar acervo faltante de livros;

2. Informatizar acervos de outros materiais como: dvd’s, dissertações e teses, obras de referência e periódicos;

3. Promover a II Semana Nacional do Livro e da Biblioteca;

4. Promover oficinas de treinamento do Portal da Capes para professores e alunos da graduação;

5. Promover ações de incentivo à leitura; 6. Ampliar o quadro funcional;

7. Executar o projeto Cine Cultura (PBIS);

8. Proceder ao descarte de aproximadamente 1000 volumes de material bibliográfico;

9. Ampliar o espaço físico, prevendo sala de estudo individual e em grupo e para atividades administrativas.

10. Reativar o Boletim Informativo “Gazeteca”, para divulgação do acervo e dos serviços da Biblioteca.

REFERÊNCIAS

FARIAS, A. P.; IWANO, S. P. Organização da Biblioteca da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Trabalho de conclusão de curso. Curso de graduação em Biblioteconomia e Documentação, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1992. [datilografado].

HISTÓRIA da Escola Técnica da UFPR. Curitiba, [1998?]

MORETO, E. C. N. Plano de marketing na Biblioteca da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. 45 p. Projeto técnico de conclusão de curso. Curso

(18)

de Pós-graduação em Administração Universitária, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1997.

RELATÓRIO anual de atividades 2010. Curitiba, 2011. RELATÓRIO anual de atividades 2011. Curitiba, 2012. Curitiba, 26 de abril de 2013.

Eutália Cristina do Nascimento Moreto Chefe da Biblioteca Campus Curitiba Colaboração: Edilza Santos Chibior

Referências

Documentos relacionados

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Você está sendo convidado para participar do projeto de pesquisa intitulada “NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, OBESIDADE ABDOMINAL E FATORES ASSOCIADOS EM POLICIAIS MILITARES DE

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Por vezes, o localizador necessita de alterar não só o texto como também possíveis imagens ou a forma como estas são apresentadas, sendo o exemplo mais óbvio o caso de

Objetivos Específicos  Determinar os parâmetros cinéticos de estabilidade térmica do fármaco sinvastatina através dos dados termogravimétricos dinâmicos e isotérmicos; 

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença