• Nenhum resultado encontrado

NOTIFISCO NOTIFISCO. Jornal do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná Filiado a FENAFISCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTIFISCO NOTIFISCO. Jornal do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná Filiado a FENAFISCO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

NOTIFISCO

Jornal do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

Ano

XX

I | Nº 166 | OUT - NOV - DEZ 200

7

Filiado a FENAFISCO

Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1793 - Batel - CEP 80420-160 - Curitiba-PR

EDIÇÃO ESPECIAL: BALANÇO DE GESTÃO

NOTIFISCO

(2)

2

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

EDITORIAL

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Agenor Carvalho Dias

Vice - Presidente Sindical: João Marcos de Souza

Vice - Presidente de Administração: Osmar de Araújo Gomes Vice - Presidente de Finanças: Pedro Sanches

Vice - Presidente de Aposentados e Pensionistas: Olávio Pires Pereira

SUPLENTES

Ciro Fernando Cvilikas; Nilton José Rodrigues de Oliveira; Pedro Luiz de Paula Neto; Claudinê de Oliveira.

CONSELHO FISCAL

José Aparecido Valêncio; Luiz Fernandes de Moraes Junior; Murilo Ferreira Wallbach; Fernando Rogério Lenzi.

SUPLENTES

Carlos Mitsuaki Nomura; Ghefferson Tavares; Luiz Ciruelos Sobrinho.

NOTIFISCO - Jornal do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná

Rua Alferes Ângelo Sampaio, 1793 - CEP 80420-160 - Curitiba-PR - (41) 3221-5300 - www.sindafep.com.br - jornalista@sindafep.com.br

CONSELHO DE REPRESENTANTES SINDICAIS Reginaldo de França; Lídio Franco Sanways;

José Carlos Carvalho; Joaquim Antonio da Silva Maia; Georges Jean Bruel Filho; Carlos Emil Kahali; Manoel Marques Neto; Wilson Rogério Krepsz; Jacir Ailton da Silveira; Maria Teresa Dal Bianco Negrisoli; Benedito Maciel de Góes; Ítalo Roberto Zuan Benedetti; Douglas Roberto Ferreira; José Carlos Endlich; Erson Lopes da Silva; Fred Muniz; Osni Vito; Rejane Carla Führ Bonamigo.

SUPLENTES Sérgio Evaristo Machado; Alexandre Seixas; Djalma Rodrigues Reys; Lauro Luiz

de Vasconcelos Costa; Wagner de Faria Lima; Jorge Gomes Filho; Ricardo de Freitas; Osvaldo Chocorosqui; Ângelo César Correia Pinheiro; Ignês Bruchez; Plínio Luiz Faedo; Genildo Duffecke Tibes; Adenilson de Oliveira Arneiro; Renato Pazzanese; Maria Lúcia Chrun Cattusso.

STUDIO ART COMUNICAÇÃO INTEGRADA

| www.studioartcomunicacao.com.br | 41 3026-0630

EQUIPE DE REDAÇÃO: Guilherme Mikami, Larissa Amorim e Dalane Santos. PROJETO GRÁFICO: Guilherme Mikami

DIAGRAMAÇÃO: Larissa Amorim e Linecker Oliveira

Se em 2010 conseguimos aprovar a LC 131/2010 – fruto do trabalho de muitas mãos e também do trabalho desenvolvi-do por mais de uma gestão desenvolvi-do SINDAFEP, 2011 foi o ano em que essa lei efetivamen-te começou a trazer os benefícios a toda a classe fiscal.

A aprovação da lei não bastava por si só. Mais de uma vez já vimos que o simples texto legal não traz efeitos automatica-mente.

Há de se ter a vontade política de im-plantação da lei para que seus efeitos pos-sam ser sentidos na vida real e não tão somente constar da letra fria do papel. E houve essa vontade do governo do estado, manifestada pelos seus diferentes níveis de administração.

Conseguimos. Conseguimos sensibili-zar a administração para que essa implan-tasse a lei em toda a sua amplitude, não deixando de lado nenhuma das hipóteses que atendiam a classe fiscal.

Beneficiando tanto ativos quanto apo-sentados e pensionistas, com uma de-monstração do respeito à classe e ao texto legal.

Não podemos dei-xar de citar pessoas que foram extrema-mente importantes nesse processo, pois deram sua contribui-ção muito além do que seria o esperado, como o nosso diretor Gilber-to Della Colleta, que sempre esteve à frente das nossas negocia-ções com a Fazenda, numa postura extre-mamente ética e combativa.

Queremos também prestar a nossa ho-menagem ao diretor geral da Fazenda, Sr. Amauri Escudero, pelo respeito com que sempre tratou as nossas causas.

E com certeza ao secretário Hauly, a quem sempre competiu a decisão dos mo-mentos em que a LC 131/2010 passaria a surtir efeitos, refletindo as posições do governo, e que foi, em todas as ocasiões, um profundo respeitador da classe fis-cal, nunca perdendo a oportunidade de elogiá-la, a capacidade existente em nosso

quadros, a importância para a sociedade de estarmos motivados e realizando todo o esforço necessário para adaptar os efei-tos da lei ao fluxo de recursos do Estado.

Ainda não terminamos. Temos resgates passados a serem feitos e injustiças a se-rem corrigidas, mas podem ter a certeza de que a nossa capacidade de continuar lutan-do por tolutan-dos continuará, pois entendemos isso como nosso dever e também porque a Diretoria Executiva do SINDAFEP tem um profundo respeito e compromisso com nossos filiados, que têm em nós seus legíti-mos porta-vozes.

(3)

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

3

JANEIRO DE 2011

Dia 03

A diretoria do SINDAFEP participou da solenidade de posse do secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Luiz Cláudio Romanelli.

Dia 04

A diretoria do SINDAFEP se reuniu com o diretor presidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima, com o obje-tivo de marcar uma audiência para discutir os interesses dos aposentados e pensionistas da categoria do fisco paranaense.

Dia 04

O SINDAFEP esteve reunido com a ESAT com o objetivo de estabelecer políticas que valorizem os Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. Entre elas estava a formatação de Cursos de Especialização/Pós Graduação, específicos para a categoria, a parceria do sindicato no Seminário de Educação Fiscal em Londrina e a parceria da ESAT no I Seminário do Fisco Paranaense, realizado pelo SINDAFEP.

Dia 05

Os diretores do SINDAFEP estiveram reunidos com o secretário--chefe da Casa Civil, Durval Amaral. A reunião teve como objeti-vo solicitar o apoio do secretário às reivindicações da categoria.

Dia 06

O SINDAFEP se reuniu com a nova diretoria da ParanaPrevidência para apresentar as pendências da cate-goria junto àquele órgão e, principalmente, para solicitar a implantação dos adicionais sobre as quotas aos aposentados e pensionistas do fisco paranaense.

Dia 07

A diretoria do SINDAFEP esteve reunida com o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, para apresentar as

Dia 03

Os diretores do SINDAFEP compareceram na posse do secretário de Estado de Administração e Previdência, o

economista Luiz Eduardo Sebastiani, que ocorreu na Secretaria do Estado de Administração e Previdência. Dia 03 A diretoria do SINDAFEP esteve pre-sente na cerimônia de posse do secretário de Estado da Fazenda, deputado federal Luiz Carlos Hauly, que ocorreu na sede da Secretaria. Em seu

dis-curso de posse, Hauly assumiu o compromisso de estabele-cer competitividade para os produtos do estado, estimular o consumo de produtos paranaenses e atrair empresas de outros estados e países para o Paraná.

Dia 03 A diretoria do SINDAFEP participou da solenidade de posse do diretor presidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima.

BALANÇO DE GESTÃO 2011

(4)

4

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

pendências do governo estadual com os Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná. Entre os temas tratados esta-vam os valores atrasados das 3.300 quotas e do Bolão para os aposentados, pensionistas da EC 41, Bolão retido dos ativos, além da implantação da Lei 131/10, especialmente os adicio-nais sobre as quotas para aposentados e pensionistas do fisco paranaense, e as tabelas previstas para vigência a partir de ja-neiro de 2011, tendo sido realizado protocolo do pedido, sob nº 10.831.590-3. Também foi entregue ao secretário o Projeto de Reestruturação da CRE, feito em 2010 por sugestão e com a participação do SINDAFEP. Dia 20 A diretoria do SINDAFEP prestigiou a posse do diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta e de seus delegados. No dia 21 de janeiro, também houve a trans-missão de cargos na CRE, com a presença do SINDAFEP.

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 09

O 2º Concurso de Contos e Histórias do Fisco contou com 12 participa-ções, que resgataram situações vi-vidas ou conhecidas do cotidiano de trabalho dos Auditores Fiscais filiados participantes. O primeiro lugar ficou com o Auditor Fiscal Leopoldo Luiz Sliwak, da 1ª DRR e o segundo lugar foi conquistado pelo Auditor Fiscal Antonio Morais da Silva, também da 1ª DRR.

Dia 07

O SINDAFEP se reu-niu com o secretário de Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, com o objetivo de efetivar a implanta-ção das conquistas da categoria, dentre as quais a aplicação da tabela prevista na LC 131/2010 com vigência para janeiro de 2011.

Dia 09

O SINDAFEP protocolou, sob nº 10.689-512-0, pedido de pa-gamento dos adicionais por tempo de serviço sobre as quotas para os aposentados e pensionistas, conforme previsão da LC 131/2010.

Dia 21

O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly comu-nicou à Diretoria do SINDAFEP que o Comitê Especial do Secretariado Meio decidiu pela desimplantação do pagamen-to do adicional por tempo de serviço sobre as quotas, previspagamen-to na LC 131/2010, decorrente da revisão das decisões tomadas pelo governo anterior.

Dias 21 a 23

O SINDAFEP mobiliza a categoria na defesa de seus direitos. Os Auditores Fiscais de todo o estado do Paraná demonstram a insatisfação na decisão equivocada do Comitê Especial que decidiu pelo não pagamento dos adicionais por tempo de ser-viço sobre as quotas. A reivindicação chega a todos os secre-tários envolvidos, inclusive o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.

(5)

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

5

FEVEREIRO DE 2011

Dia 1º Durante a primeira reunião extraordi-nária do Conselho de Representantes Sindicais (CRS) foi eleita a mesa

direto-ra e conferida a posse aos conselheiros titulares e presi-dentes das regionais que comporão o Conselho no triê-nio 2011/2013. Na reunião, a diretoria do SINDAFEP fez um resgate das lutas travadas ao longo do ano de 2010. Um dos desafios que permanecia para a categoria era a implantação dos adicionais por tempo de serviço sobre as quotas, prevista na Lei Complementar 131/2010 para todos os Auditores ativos, aposentados e pensionistas. A Chapa “União e Independência” venceu a eleição para a mesa diretora do CRS por 20 votos a 9. A chapa vence-dora é composta pelo presidente Reginaldo de França, vice-presidente José Carlos Endlich, secretário geral Joaquim Antônio da Silva Maia e 1º secretário Jacir Ailton da Silveira. O mandato se encerra em junho de 2012.

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 24

A diretoria do SINDAFEP e membros do CRS residentes em Curitiba estiveram reunidos com o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta, em busca do apoio para a reimplantação dos adicionais, suspensos por decisão do Comitê Especial.

Dia 24

A diretoria do SINDAFEP, membros do CRS e o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta, realizaram nova reunião com o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, para tratar dos adicionais por tempo de serviço sobre as quotas, desimplantado por deci-são do Comitê Especial. Na reunião, Hauly se comprometeu a levar a questão novamente ao colegiado, para buscar rever-ter essa posição.

Dia 24

O jurídico da ParanaPrevidência solicita posição da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP) e da Procuradoria Geral do Estado do Paraná (PGE), em relação à legalidade do pagamento dos adicionais por tempo de servi-ço sobre as quotas aos aposentados e pensionistas, além de pontuar diversos outros tópicos da LC 131/2010. O pedido foi protocolado sob nº 10.687.940-0.

Dia 25

Hauly informa ao SINDAFEP que o Comitê Especial se posi-cionou a favor do pagamento dos adicionais, a partir de ja-neiro de 2011, atendendo ao pedido da Secretaria de Estado da Fazenda. O SINDAFEP também é informado que o paga-mento referente ao mês de janeiro seria realizado na primei-ra quinzena de fevereiro.

Dia 03

A diretoria do SINDAFEP esteve reunida com o procurador ge-ral do Estado, Ivan Bonilha, para tratar das pendências exis-tentes e que envolvem a Procuradoria Geral do Estado. Dentre os pontos discutidos tiveram destaque as ações que buscam resgatar os direitos dos aposentados e pensionistas.

Dia 3

A diretoria do SINDAFEP esteve reunida com a diretora da Escola de Administração Tributária (ESAT), Nilce Costa de Oliveira Nascentes, para tratar da parceria na realização do

(6)

6

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

Dia 24 A diretoria do SINDAFEP esteve reunida com o se-cretário estadual do Planejamento, Cássio Taniguchi, com o objetivo de

sensibilizar autoridades em favor das reivindicações do fisco paranaense. A pauta central da reunião foi a dis-cussão de soluções para a implantação dos adicionais sobre as quotas aos aposentados e pensionistas da ca-tegoria.

I Seminário de Educação Fiscal promovido pelo SINDAFEP. Também foi retomada a discussão para a implementação dos cursos de pós-graduação para a categoria.

Dia 04

O presidente do SINDAFEP, Agenor Carvalho Dias, e o vice--presidente sindical, João Marcos de Souza, acompanharam o diretor da CRE, Gilberto Della Coletta, em visita à Companhia de Informática do Paraná. O encontro visou buscar uma me-lhor parceria com a Celepar, viabilizando o atendimento das demandas do fisco estadual.

Dia 10

O Governo cumpre o prometido e efetua o pagamento dos adicionais sobre as quotas em folha complementar, porém o pagamento atinge somente aos ativos. O pagamento dos aposentados e pensionistas é condicionado a uma nova con-sulta feita à SEAP e à PGE.

Dia 22

O SINDAFEP esteve presente na 138ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da FENAFISCO, que ocorreu em Brasília-DF. A reunião discutiu temas como a apresentação do plano de Ação 2011-2013 da FENAFISCO e o apoio dos senadores e deputados à criação da Frente Parlamentar em Defesa da Administração Tributária e por uma Reforma Tributária Justa. a FENAFISCO, par-ticipou do encon-tro e reforçou a necessidade de discussão e apro-fundamento do PL 1992/2007, que propõe a cria-ção da

previdên-cia complementar do servidor público federal.

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 23

A FENAFISCO esteve em audiência com o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. O objetivo da reunião foi estabelecer um canal de diálogo e debater alguns pontos da previdência, principalmente sobre a regulamentação da previdência complementar. O dire-tor João Marcos de Souza, representando o SINDAFEP e

Dia 24

O SINDAFEP esteve reunido com o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta, para tratar de alguns encaminhamentos para o I Seminário do Fisco Paranaense, promovido pelo sindicato. O encontro também permitiu confirmar através do diretor da CRE a data da

(7)

reu-NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

7

MARÇO DE 2011

Dia 03 Cerca de 400 pessoas parti-ciparam do 22º Encontro do Dia Internacional da Mulher promovido pelo SINDAFEP. O evento ocorreu na Sociedade Thalia e foi comemorado com um divertido jantar dançante. O evento também inovou com a pre-sença de três car-tunistas que de-senharam para os presentes.

Dia 14

A diretoria do SINDAFEP esteve reunida com o secre-tário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, para discutir a implantação das tabelas do anexo IV da LC 131/2010. Também estiveram presentes na reunião Reginaldo de França, representando o Conselho de Representantes Sindicais (CRS), Gilberto Della Colletta, diretor da Coordenação da Receita do Estado e João Ramos, da Assessoria e Gerência de Recursos Humanos da CRE. Hauly relatou que se reuniria com o secretário chefe da Casa Civil, Durval Amaral e com o secretário de Estado da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani, para discutir as pendências que atin-giam aos Auditores Fiscais. O secretário de Estado da Fazenda também se comprometeu em levar as reivindica-ções da categoria para a reunião do Comitê Especial do Secretariado Meio. nião entre o SINDAFEP e o secretário de Estado da Fazenda,

Luiz Carlos Hauly, para discutir a implantação da tabela da LC 131/2010.

Dia 1º

Em reunião com o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta, o SINDAFEP marca reunião com o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, para tratar das tabelas constantes do Anexo IV da LC 131/2010.

Dia 15

O SINDAFEP esteve em reunião com os deputados Mauro Moraes/PSDB e Ney Leprevost/PP na Assembléia Legislativa do Paraná. Também estiveram presentes na reunião os Auditores Fiscais da 1ª DRR, Roberto Pizzatto, delegado regional, Acyr José Bueno Murbach, inspetor regional de fiscalização e Gilmar José Maziero, além do Auditor Fiscal Francisco César Farah, que se encontrava à disposição do gabinete do deputado federal Fernando Francisquini. As visitas, agendadas pelos Auditores Fiscais da 1ª DRR, tiveram como objetivo buscar uma aproxima-ção com os parlamentares para que auxiliassem a categoria, se necessário, na efetiva implantação da LC 131/2010. O encontro também possibilitou agradecer Leprevost pelo apoio na vota-ção da Lei Complementar 131, em 2010.

(8)

8

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

Dia 06

O SINDAFEP esteve reunido com o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly para demonstrar os custos da im-plantação dos valores do anexo IV da LC 131/2010. Também participou da reunião o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta. O secretário se comprometeu a estudar as possibilidades para atender as reivindicações da categoria e sinalizou que a implementação deveria ocorrer de forma parcelada.

Dia 07

O SINDAFEP, em conjunto com o diretor da CRE, Gilberto Della Coletta, esteve reunido com o secretário de Estado da Administração e Previdência, Luiz Eduardo Sebastiani. Também estiveram presentes os Auditores Fiscais João Ramos da Silva e Laércio Lopes de Araújo. O encontro visou agrade-cer o apoio do secretário na implantação da LC 131/2010.

ABRIL DE 2011

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 17 O Conselho de Representantes Sindicais (CRS) do SINDAFEP se reuniu para apro-var o parecer

da Comissão de Avaliação das Propostas de Auditoria Independente. No encontro também foram apresen-tados os cargos de conselheiros que estão vagos nas regionais de Cascavel, Guarapuava e Umuarama, além da vacância para a suplência em Foz do Iguaçu. Ficou deliberada a realização de eleições para a ocupação das vagas disponíveis.

Dia 22

A diretoria do SINDAFEP realizou reunião em Curitiba com os Auditores Fiscais da 1ª DRR e da 2ª DRR. Foram informadas todas as ações realizadas pelo sindicato para garantir a apli-cação da LC 131/2010. Restava o desafio da implantação dos anexos e dos adicionais para os aposentados e pensionistas.

Dias 22 a 24

O presidente Sindical, João Marcos de Souza, e o vice--presidente de Administração, Osmar de Araújo Gomes, participaram do curso de formação política e sindical da FENAFISCO, que ocorreu em Brasília.

Dia 28

O SINDAFEP esteve reunido com o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, e com o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta. O encontro teve como objetivo dar encaminhamento às reivindicações do fis-co paranaense discutidas desde o início do ano fis-com repre-sentantes do governo estadual.

Dia 31

Na primeira reu-nião dos apo-sentados do SINDAFEP, os dire-tores do sindicato informaram sobre o andamento das ações judiciais de

interesse da categoria, como das 3.300 quotas e do bolão, que estão em fase de execução. Foram deba-tidos também os procedimentos que o SINDAFEP vem adotando para efetivar a implantação da Lei Complementar 131.

(9)

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

9

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 07

O SINDAFEP consegue agendar reunião com o secretário che-fe da Casa Civil e membro do Comitê Especial do Secretariado Meio, Durval Amaral, para o dia 11 de abril. O objetivo da reu-nião era buscar o compromisso do secretário na aprovação da implantação das tabelas da LC 131/2010.

Dia 11

A reunião do SINDAFEP com o secretário chefe da Casa Civil, Durval Amaral, é cancelada em virtude dos eventos oficiais marcados pelo governo do estado para apresentação dos re-sultados dos primeiros 100 dias da nova administração.

Dias 14 e 15

A diretoria do SINDAFEP retomou o calendário de reuniões nas cidades sedes das Delegacias Regionais da Receita Estadual. Os diretores visitaram as cidades de Londrina e Maringá, onde se reuniram com os Auditores Fiscais para debater questões do interesse da categoria e atualizá-los sobre as ações do sin-dicato. A reunião de Londrina, no dia 14 de abril, reuniu apro-ximadamente 70 Auditores Fiscais. Já no encontro de Maringá, realizado no dia 15, participaram cerca de 100 pessoas, in-cluindo-se Auditores aposentados e pensionistas.

Dias 25 a 30

O SINDAFEP participou da Oficina de Capacitação de Dirigentes Sindicais, pro-movido pela FENAFISCO, que ocorreu na sede da Federação, em Brasília, entre os dias 25 e 30 de abril e 9 e 14 de maio. O

curso teve como objetivo capacitar os dirigentes sindicais para o desenvolvimento das funções que lhes competem, promo-ver um maior conhecimento da estrutura sindical, a fim de que conflitos possam ser administrados e desafios sejam superados.

Dia 27

O Conselho Estadual de Defesa do Idoso (Cedi), composto pelo SINDAFEP e mais 11 entidades da sociedade civil, se reuniu para fazer uma avaliação do material produzido pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso para as conferências municipais, estaduais e a nacional. Entre os encaminhamentos da reunião do Conselho estava a aprovação de um ofício que seria encaminha-do à Presidência da República, que tratava da necessidade da re-alização da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Dia 15

O secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, assina a Resolução Sefa nº 031/2011 que garante aos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná a implan-tação das tabelas dos anexos II e IV da LC 131/2011. A vitória é anunciada através de nota conjunta, subscrita pelo diretor da CRE e pelo presidente do SINDAFEP.

(10)

10

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

Dias 27 a 29 O SINDAFEP rea-lizou, em parce-ria com a Escola de Administração Tributária (ESAT), o I Seminário do Fisco Paranaense. A atividade reu-niu cerca de 300

Auditores Fiscais, na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba, para discutir o tema “Desafios da gestão pública para o desenvol-vimento parana-ense”. A cerimô-nia de abertura do evento contou com a presença do presidente do SINDAFEP Agenor Carvalho Dias, do Secretário de Estado da Fazenda do Paraná Luiz Carlos Hauly, do dire-tor da Coordenação da Receita Estadual (CRE) Gilberto Della Coletta e do presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO) Manoel Isidro dos Santos Neto. Ao longo dos três dias de evento, a ca-tegoria fiscal acompanhou sete palestras sobre temas relacionados à política tributá-ria do Paraná e à administração pública.

MAIO DE 2011

Dia 03 O SINDAFEP es-teve presente no VI Encontro dos Assessores Jurídicos do Fisco Estadual e Distrital, realizado pela FENAFISCO. A

atividade reuniu diretores e profissionais dos departa-mentos jurídicos dos sindicatos filiados à entidade para discutir a proposta de impetração de um Mandado de Injunção que garantisse o reconhecimento da atividade de risco ao Fisco Estadual e Distrital.

Dia 03

O SINDAFEP esteve reunido com o secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi para agradecer ao apoio na implantação da LC 131/2010. No encontro o secretário reafir-mou o compromisso com a categoria.

O vereador Sabino Pícolo, responsável pelo agendamento da reunião, também esteve presente e recebeu o agradeci-mento do sindicato pelo apoio oferecido junto ao secretário Taniguchi.

Dia 11

Durante o inverno de 2011 o SINDAFEP participou da Campanha do Agasalho, ação promovida pelo Governo do Paraná em parceria com o Programa do Voluntariado Paranaense (PROVOPAR). A meta da Campanha Espalhe Calor era reunir 300 mil cobertores até o final de agosto para ajudar cerca de 150 mil famílias paranaenses. A sede do SINDAFEP foi um dos postos de coleta de cobertores, roupas e calçados doados pela população.

(11)

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

11

BALANÇO DE GESTÃO 2011

26 de maio

Cerca de 100 Auditores Fiscais aposentados e pensionis-tas compareceram a reunião, que discutiu a Resolução SEFA 31/2011. Durante o encontro foi anunciado que o reajuste de 6,5% pago pelo governo estadual aos servidores públicos, que beneficiará 151 mil servidores ativos, 72 mil aposentados e 25 mil pensionistas de todo o estado do Paraná seria pago aos Auditores sobre o total da remuneração, na folha do mês de maio.

JUNHO DE 2011

Dia 19

O SINDAFEP reuniu-se com o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta, que confirmou a autorização do reajuste concedido ao funcionalismo público estadual, sobre o total da remuneração dos Auditores Fiscais. A autorização foi concedida pelo secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly.

Dia 20

Os membros da diretoria do SINDAFEP e os Auditores Fiscais que integram o Conselho de Representantes Sindicais (CRS) da entidade se reuniram para a segunda reunião ordinária do CRS em 2011. A reunião do Conselho aprovou a prestação de contas do SINDAFEP referente ao ano de 2010.

Os membros do CRS avaliaram, por unanimidade, que as receitas e despesas do sindicato foram tratadas com zelo e transparência. Depois de encerrada a análise das contas, o CRS deu início a uma nova reunião extraordinária para deba-ter os assuntos do indeba-teresse da categoria.

Foram relatadas as últimas ações da DEE no que se referia ao andamento das ações jurídicas do Bolão e das 3.300 quo-tas e ao processo de implantação da Lei Complementar n° 131/2010. Esse encontro do CRS contou com uma novidade. Pela primeira vez, a reunião aconteceu em Foz do Iguaçu, ci-dade sede da 12° Delegacia Regional da Receita Estadual.

Dia 24

O SINDAFEP, em reunião com o secretário de Estado da Administração e Previdência, Luiz Carlos Sebastiani obteve a confirmação do reajuste de 6,5% sobre o total dos vencimen-tos para ativos, aposentados e pensionistas.

A reunião também contou com a presença do diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta e do delegado da 1ª Delegacia Regional da Receita em Curitiba, Roberto Pizzatto, responsável pelo agendamento da reunião.

Dia 24

O SINDAFEP esteve presente no lançamento do progra-ma Alerta Fiscal na cidade de Maringá. O projeto reu-niu cerca de 150 Auditores Fiscais e 10 procuradores do Estado, que realizaram inúmeras ações de caráter pre-ventivo,

informa-tivo e de orienta-ção sobre a cor-reta arrecadação de impostos aos cofres do Estado.

Dia 1º

O SINDAFEP esteve presente como parceiro no IX Seminário Paranaense de Educação Fiscal, promovido pelo Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEF/PR), que está sob a coor-denação da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Coordenação da Receita do Estado (CRE). O evento reuniu

(12)

cer-12

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

Dia 1º O vice-presidente da FENAFISCO e vice--presidente Sindical do SINDAFEP, João Marcos de Souza, par-ticipou do IX Seminário

Paranaense de Educação Fiscal, como palestrante. O evento, promovido pela Escola de Administração Tributária (ESAT), ocorreu na cidade de Londrina. Souza compôs a mesa com o tema “Reforma Tributária e a Educação Fiscal”. A pales-tra abordou a posição do fisco a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 233/2008 e as experiências desenvolvidas na área da educação fiscal.

ofertado pelo SINDAFEP para comemorar o dia dos namorados em clima de romantismo, descontração e conforto no Hotel Rota do Sol, que contou com cardápio e programação especial.

Dia 13

Com o objetivo de fazer o registro histórico das pales-tras e temas desenvolvidos durante o I Seminário do Fisco Paranaense, o SINDAFEP lançou uma revista especial com textos e fotos sobre o evento que debateu os desafios da gestão pública para o desenvolvimento paranaense. Além da avaliação do encontro, a revista trouxe também maté-rias sobre todas as palestras do Seminário, que foi realizado entre os dias 27 e 29 de abril do ano de 2011, na sede da Associação Médica do Paraná, em Curitiba.

Dia 15

A diretoria do SINDAFEP, acompanhada do assessor da 2ª Delegacia Regional da Receita Estadual em Curitiba, Fernades dos Santos, esteve na Assembleia Legislativa do Paraná, visitan-do os deputavisitan-dos da região de Cascavel. A visita teve como obje-tivo informar os parlamentares sobre o programa Alerta Fiscal na região de Cascavel. Essa ação buscou evitar possíveis manifesta-ções contrárias dos deputados por desconhecimento do projeto.

BALANÇO DE GESTÃO 2011

ca de 700 pessoas, entre Auditores Fiscais, professores, aca-dêmicos e voluntários que atuam como disseminadores dos cursos promovidos na área. O objetivo da atividade foi sen-sibilizar a sociedade sobre a importância econômica e social dos tributos e, de modo mais específico, ressaltar o papel dos professores na formação da consciência fiscal entre crianças e jovens com idade escolar.

Dia 7

Diversas entidades representativas do fisco municipal, es-tadual e federal fizeram o lançamento oficial da “Frente Parlamentar Mista por uma Reforma Tributária Justa”. A ceri-mônia foi realizada no plenário do Senado Federal. A direto-ria do SINDAFEP esteve presente no evento, representando os Auditores Fiscais do Estado do Paraná. A criação da Frente Parlamentar é avaliada como um marco no crescimento da participação do fisco na decisão sobre as políticas públicas que determinam os rumos do país.

Dia 11

Cerca de quarenta casais aproveitaram o pacote especial

Dia 15

Marcado como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para registrar essa data, o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná esteve presente na Biblioteca Pública do Paraná. Durante o evento, os Correios realizaram

o lançamento de um selo comemora-tivo para simbolizar a proteção, a solida-riedade e o respeito às pessoas idosas.

(13)

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

13

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 18 Os filiados do SINDAFEP estiveram reunidos para a as-sembleia ordinária da categoria convocada com o objetivo de avaliar a prestação de contas do Sindicato referente ao exercício

de 2010, no restaurante Madalosso. Os Auditores Fiscais presentes na assembleia aprovaram, por unanimidade, a prestação de contas referente ao exercício de 2010, se-guindo a orientação do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Sindicais do SINDAFEP.

foi discutido o pagamento do adicional sobre as quotas para os aposentados e pensionistas.

Após a discussão dos temas, ficou definido que seria mar-cada uma reunião conjunta entre o SINDAFEP, a SEFA e a ParanaPrevidência, para tratar dos valores envolvidos e as pos-sibilidades financeiras de solução.

JULHO DE 2011

Dia 06

O vice-presidente da FENAFISCO e vice-presidente Sindical do SINDAFEP, João Marcos de Souza, assumiu a coordenação da Comissão de Reforma Tributária da Fenafisco, antes feita pelo Secretário Geral do SINDIFISCO/PE, Carlos José Wanderley de Mesquita, que passava a ser o relator do grupo de estudo.

Dias 07 e 8

Curitiba foi sede da 142ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). A 142ª Reunião do CONFAZ foi organizada pela Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná e contou com o apoio de diversas entidades, dentre as quais o SINDAFEP.

Dia 12

A diretoria do SINDAFEP esteve reunida com o Procurador Geral do Estado, Julio Cesar Zem Cardozo, com o objetivo de deba-ter o processo de implantação do novo valor do adicional por tempo de serviço (quinquênio) para os aposentados e pensio-nistas. Também estiveram presentes o diretor geral da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), Amauri Escudero e o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta. O encontro também discutiu o processo que se encontrava na Procuradoria Geral do Estado, que tratava da legalidade da

ex-Dia 27

O SINDAFEP participou do lançamento do programa Alerta Fiscal na regional de Cascavel. De caráter preventivo e informativo, mais de cem Auditores Fiscais participaram da atividade, reali-zada em conjunto com a Procuradoria Geral do Estado. A ação permitiu informar aos contribuintes sobre os tributos de compe-tência estadual e recuperar parte dos recursos que não haviam ingressado aos cofres públicos.

Dia 28

A diretoria do SINDAFEP esteve reunida com o diretor pre-sidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima. Também estiveram presentes na reunião o diretor jurídico da ParanaPrevidência, Ademir Cleto, o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta e o presidente do Conselho de Representantes Sindicais (CRS) do SINDAFEP, Reginaldo de França. No encontro foram abordadas as execu-ções que estão sendo realizadas nas aexecu-ções - coletivas e indivi-duais - referentes às 3.300 quotas e ao bolão, que já transitaram em julgado. A direção da ParanaPrevidência acenou com a pos-sibilidade de acordo para parcelamento dos valores. Também

(14)

14

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

AGOSTO DE 2011

Dia 15

O diretor geral da Secretaria da Fazenda, Amauri Escudero, con-firmou em reunião com a diretoria do SINDAFEP e com o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Colleta, a implantação das 1.000 quotas no mês de agosto, conforme previsto na Resolução SEFA nº 31/2011.

Dia 15

O SINDAFEP esteve reunido com o diretor de previdência da ParanaPrevidência, Alexandre Modesto Cordeiro, que confir-mou a implantação das 1.000 quotas no mês de agosto tam-bém para os aposentados e pensionistas.

Dia 25

O SINDAFEP realizou mais um tradicional Encontro Mensal dos Aposentados e Pensionistas da categoria dos Auditores Fiscais. A ParanaPrevidência mostrou-se empenhada em avançar nas negociações do pagamento do adicional por tempo de serviço sobre as quotas, direito adquirido pelos aposentados a partir de 1º de janeiro, de acordo com a Lei Complementar nº 131/2010 e das execuções das ações das 3.300 quotas e do bolão.

Dia 30

A operação Alerta Fiscal realizada na cidade de Ponta Grossa reuniu 125 Auditores e superou as expectativas dos técnicos da Receita Estadual. A ação recuperou cerca de R$ 5,8 milhões aos cofres públicos.O SINDAFEP esteve presente, levando aos participantes sua mensagem de engajamento e retorno da confiança que vem sendo depositada na categoria.

Dia 31

O SINDAFEP esteve em Brasília para o Encontro dos Servidores Públicos Ativos, Aposentados e Pensionistas promovido pelo tensão dos benefícios da Lei Complementar 131/2010 aos

apo-sentados e pensionistas. Durante a reunião, Zem se comprome-teu a analisar o processo e, na medida do possível, agilizar seu trâmite.

Dia 28

Cerca de 100 Auditores aposentados e pensionistas comparece-ram ao evento que informou sobre as negociações do SINDAFEP junto a ParanaPrevidência e ao governo. Os Auditores Fiscais aposentados do SINDAFEP aguardavam o pagamento do adi-cional por tempo de serviço (qüinqüênio) sobre as quotas, as-sim como as execuções das ações das 3.300 quotas e do bolão.

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 02

O SINDAFEP esteve reunido com o diretor Geral da Fazenda, Amauri Escudero, para tratar da implantação dos adicionais sobre as quotas aos aposentados e pensionistas. Também participou da reunião o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta. Amauri ligou para o Procurador Geral do Estado, para ver se já havia analisado o processo enviado pela ParanaPrevidência, tendo obtido a resposta de que estava sendo finalizado.

Dias 09 e 10

O SINDAFEP esteve presente na 142ª reunião do Conselho Deliberativo (CD) da FENAFISCO, que ocorreu na cidade de Brasília. O Conselho tem como objetivo debater temas relevan-tes para a atuação da Federação e dos sindicatos. O principal en-caminhamento da reunião foi a decisão de impetrar o Mandado de Injunção, pela FENAFISCO, a fim de garantir ao fisco o direito à aposentadoria especial.

(15)

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

15

MOSAP, em parceria com a FENAFISCO. A atividade reuniu cer-ca de mil participantes que reivindicer-caram a aprovação da PEC 555/2006, que propõe o fim da contribuição previdenciária so-bre os proventos dos servidores públicos aposentados e a da PEC 270/2008, que garante proventos integrais para aqueles que se aposentaram por invalidez. Também estiveram presen-tes os deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), relator do substitutivo da PEC 555, Andréia Zito (PSDB/RJ), autora da PEC 270, João Dado (PDT/SP) e o Senador Paulo Paim (PT/RS), parlamentares dedicados às causas dos aposentados e pensio-nistas. Outra relevante presença foi a do ex-deputado Carlos Mota, autor da PEC 555.

SETEMBRO DE 2011

Dia 1º

O SINDAFEP iniciou mais uma campanha institucional. Por meio de anúncios veiculados em rádios e jornais em todo o Paraná, o

sindica-to almejou fortalecer a ima-gem dos Auditores Fiscais da Receita Estadual junto a po-pulação paranaense. A ação demonstrou a importância do trabalho realizado pela catego-ria, as consequências positivas da atividade no cotidiano da sociedade e os benefícios para a população em geral.

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 06

O diretor geral da Coordenação da Receita do Estado (CRE), Gilberto Della Coletta, esteve reunido com o Procurador Geral

do Estado, Julio Cesar Zem Cardoso. Na reunião, Cardoso apre-sentou ao diretor da CRE o parecer favorável ao pagamento do adicional sobre as quotas aos aposentados e pensionistas, além de posicionamentos favoráveis sobre os demais pontos ques-tionados pelo instituto de previdência.

Dias 07 a 10 A 21º edição do Encontro de Fiscais Aposentados e Pensionistas (EFA) reuniu Auditores Fiscais da ativa e aposentados e

tam-bém familiares e amigos. O frio e a chuva atrapalha-ram a ida de muitos que fizeatrapalha-ram a inscrição, entre-tanto, cerca de 600 pessoas participaram do evento promovido pelo SINDAFEP, na Colônia de Férias dos Fiscais, em Guaratuba. O tradicional evento teve como objetivo promover a qualidade de vida e o convívio social entre os Auditores Fiscais ativos e aposentados, além de propiciar a realização de inúmeras atividades físicas e culturais.

Dias 12 a 13

O SINDAFEP participou do primeiro curso de contabili-dade pública promovido pela FENAFISCO denominado “Orçamento e contabilidade pública”. Os Auditores Fiscais presentes no evento debateram a necessidade de se obter uma visão integrada do orçamento público, passando por conceitos como créditos orçamentários e planejamento, até a execução destes orçamentos de forma mais eficiente e eficaz, através do conhecimento e discussão das fases da Receita e Despesa e dos dispositivos legais, especialmente os da “Lei de Responsabilidade Fiscal”.

(16)

16

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

Dias 19 a 23 Centenas de pes-soas passaram pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), du-rante a VI Expoarte e a III Expofoto. A mostra teve o obje-tivo de valorizar a produção artística e cultural dos trabalhadores do fisco paranaense e de seus familia-res. A exposição aconteceu pela primeira vez fora das dependências do SINDAFEP e pode ser apreciada por toda a população paranaense. Ao todo, 50 obras pro-duzidas por Auditores Fiscais e familiares foram ex-postas. A Expofoto contou a história das últimas cinco décadas do trabalho realizado pelo fisco paranaense e o cotidiano dos Auditores Fiscais no exercício da profissão.

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 19

O SINDAFEP esteve reunido com o diretor presidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima e com o diretor de previdência da ParanaPrevidência, Alexandre Modesto Cordeiro. Na reunião foi informado que a implantação dos adicionais sobre as quotas para os aposentados e pensionis-tas apenas aguardava a sinalização positiva da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná para a execução. Outro ponto também levantado pelo SINDAFEP na reunião foi a possibi-lidade de acordo para pagamento, de forma parcelada, dos valores devidos em relação às ações das 3.300 quotas e do bolão. O ParanaPrevidência informou que em breve seria apresentada a proposta de parcelamento dos pagamentos.

Dia 20

O SINDAFEP esteve reunido com o secretário de Estado da

Fazenda, Luiz Carlos Hauly, para discutir a necessidade da implantação dos adicionais sobre as quotas para os aposen-tados e pensionistas.

Também estiveram presentes na reunião o diretor geral da Secretaria da Fazenda, Amauri Escudero e o diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta. Hauly sinalizou que a implantação deveria ocorrer ainda na folha do mês de outubro de 2011, ficando os valores atra-sados, relativos ao período de janeiro a setembro, para se-rem pagos juntamente com as ações das 3.300 quotas e do bolão. Também autorizou que fossem iniciadas as conversas para um acordo em relação as ações judiciais, entre a SEFA, a ParanaPrevidência e o SINDAFEP. Dia 21 O Dia do Auditor Fiscal da Receita do Estado do Paraná se transformou em lei através de projeto apresentado pelo deputado estadual

Reni Pereira, Auditor Fiscal licenciado, após solicitação do SINDAFEP, estando em vigor desde fevereiro de 2010. Em 2011, a data comemorativa foi celebrada na Assembleia Legislativa do Paraná. O SINDAFEP homena-geou a categoria dos Auditores Fiscais e agradeceu a es-ses trabalhadores pela dedicação e por propiciarem ao

Paraná um cons-tante desenvol-vimento, con-tribuindo para a construção de um futuro me-lhor para todos.

(17)

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

17

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 21 O livro A Arte no SINDAFEP – Expoarte: Memórias – Volume I é uma iniciativa do sindi-cato em promover manifestações cul-turais. A obra foi

lançada na data em que se comemorava o Dia do Auditor Fiscal da Receita Estadual do Paraná, na Assembleia Legislativa do estado. O livro, organizado pelo SINDAFEP, retomou as obras expostas nas cinco mostras anteriores da VI Expoarte. Um coquetel encerrou a tarde

comemo-rativa, contando com a presença de mais de duzen-tas pessoas, entre Auditores Fiscais e convidados.

Dia 28

O SINDAFEP, em conjunto com a FENAFISCO, realiza um balho constante de acompanhamento dos projetos que tra-mitam no Congresso Nacional que trata do fisco e do fun-cionalismo público. Neste sentido o SINDAFEP, a FENAFISCO e outros sindicatos estaduais estiveram reunidos com o deputado João Paulo (PT/PE), relator da PEC 186/2007 para subsidiá-lo com material que o convencesse da neces-sidade e pertinência da matéria. A PEC 186, de autoria do Deputado Décio Lima (PT/SC), torna obrigatória a edição de Lei Complementar que discipline as normas aplicáveis à Administração Tributária da União, Estados e Municípios. Devido ao trabalho de atuação dos sindicatos e federações o deputado João Paulo apresentou o seu relatório favorável à admissibilidade da Emenda Constitucional proposta.

Dia 29

Após meses de negociação junto a ParanaPrevidência e a Coordenação da Receita Estadual (CRE), o SINDAFEP conse-guiu que o adicional por tempo de serviço (quinquênio) so-bre as quotas tivesse a sua implantação para os aposentados e pensionistas confirmada para o mês de outubro.

Inicialmente essa solução se daria em três etapas, nos meses de setembro de 2011 e janeiro e abril de 2012. Entretanto, a mobilização do SINDAFEP em defesa dos direitos dos filiados e a disposição da CRE, por meio do diretor e também Auditor Fiscal Gilberto Della Coletta, possibilitaram a alteração.

Dia 30

Centenas de pessoas par-ticiparam da terceira edi-ção da Caminhada dos Idosos de Curitiba e Região Metropolitana, no parque Barigui, em homenagem ao Dia Nacional do Idoso. A ca-minhada, realizada em 2007 e 2009, fazia parte da

progra-mação da Semana da Pessoa Idosa em Curitiba e foi promovida pelo Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, do qual o SINDAFEP faz parte.

(18)

18

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

OUTUBRO DE 2011

BALANÇO DE GESTÃO 2011

Dia 25

Cerca de 100 aposentados e pensionistas se reuniram no tra-dicional Encontro Mensal dos Aposentados do SINDAFEP. Os presentes foram informados pela diretoria do sindicato que até a primeira quinzena do mês de novembro os quinquênios seriam implantados. A diretoria do SINDAFEP informou ainda que se reuniu com a ParanaPrevidência a fim de discutir sobre as execuções das 3.300 quotas e do bolão e os quinquênios referentes ao intervalo de janeiro a setembro.

Dia 27

A diretoria do SINDAFEP esteve reunida com a ParanaPrevidência, para dar continuidade nas negociações sobre um possível acordo nas ações de execução das 3.300 quotas e do bolão, para aposentados e pensionistas.

Nessa reunião começaram a ser discutidos os termos em que esse acordo poderá ser viabilizado, principalmente em relação a diversidade dos advogados envolvidos. Novas reuniões de-verão ser realizadas, com a apresentação dos cálculos e defini-ção dos critérios de pagamento.

Também estiveram presentes na reunião o conselhei-ro do CRS, José Carlos Carvalho, o diretor presidente da ParanaPrevidência, Jayme de Azevedo Lima, o diretor jurídico da ParanaPrevidência, Ademir Cleto, acompanhados de ou-tros membros do jurídico do órgão.

Ainda participaram da reunião o Dr. José Guilherme Rolim Rosa, patrono da maior parte das ações individuais relativas as 3.300 quotas e a Dra. Adriana da Costa Ricardo Schier, do escritório do Dr. Romeu Bacellar, responsável pelas ações cole-tivas do SINDAFEP, referente as 3.300 quotas e ao Bolão.

Dia 27

Mesmo com autorização da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (SEFA) para a implantação dos adicionais sobre as

quotas para os aposentados e pensionistas na folha de outubro, a ParanaPrevidência alegou problemas técnicos para a sua im-plantação em tempo hábil. Deste modo propôs o pagamento para a folha de novembro retroativo ao mês de outubro. Após diversas reuniões realizadas pelo SINDAFEP com o cor-po diretivo da ParanaPrevidência e da SEFA, com a participa-ção do diretor geral da Coordenaparticipa-ção da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta, ficou estabelecido que seria rodada uma folha específica, para pagamento na primeira quinzena de novembro.

Também ficou acordado que a folha relativa a novembro inte-graria o pagamento dos quinquênios normalmente.

Dia 1º

O SINDAFEP, em conjunto com o Grupo de Educação Fiscal do Paraná (GEFE-PR), lançou o I Prêmio SINDAFEP de Educação Fiscal. “Educação Fiscal/Cidadania Fiscal” foi o tema do con-curso, que premiará três participantes em junho de 2012. O Prêmio se destina aos alunos participantes do curso online de Disseminadores do Programa Nacional de Educação Fiscal - turma com início no mês de agosto de 2011.

O curso teve como objetivo estimular estudos voltados à Cidadania Fiscal, como forma de promover a participação do cidadão no controle dos gastos públicos, no combate à corrupção, na efetiva aplicação dos tributos, na identificação das iniciativas bem-sucedidas, assim como colher propostas de políticas e ações que possam ser adotadas pela sociedade e por entidades públicas.

Dias 8 a 10

Foi realizada a Operação Alerta Fiscal em Londrina, que

(19)

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

19

minou com a visita a 492 empresas e multa para 234 delas por irregularidades na arrecadação de impostos. Londrina foi a quarta cidade a promover o programa Alerta Fiscal em 2011. A operação Alerta Fiscal já havia sido realizada em Maringá, Cascavel e Ponta Grossa, sempre com o apoio da diretoria do SINDAFEP. Dias 11 a 14 A 27ª Fiscalíada ocorreu na Colônia de Férias dos Fiscais, localiza-da em Guaratuba, e reuniu cerca de 2.000 pessoas entre Auditores

Fiscais da Receita do Estado do Paraná, familiares e convidados. O número de participantes foi um dos maiores da história do evento. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, do diretor da Coordenação da Receita do Estado, Gilberto Della Coletta, do deputado es-tadual e Auditor Fiscal Reni Pereira e do presidente da FENAFISCO, Manoel Isidro, que prestigiaram a Fiscalíada e parabenizaram a categoria pelo exemplo de união e mobilização. Foram entregues 45 troféus para os campeões das 15 modalidades esportivas disputadas no evento. Entre as modalidades, acon-teceram competições de futebol suíço, basquete,

vôlei de areia, tênis de mesa, bocha, malha, truco, tê-nis de campo, si-nuca, pebolim e tranca.

Dia 28

O SINDAFEP partici-pou de audiência pú-blica sobre a PEC 443, que propõe a vincu-lação dos salários de advogados da União e procuradores de

es-tado a 90,25% do vencimento de ministro do Supremo Tribunal Federal. A FENAFISCO propôs emenda que inclui os Auditores Fiscais da Receita na PEC. O debate aconteceu na sede da OAB-PR e contou com a presença do deputado federal Osmar Serraglio e de representantes de diversas entidades nacionais representativas do funcionalismo pú-blico. O vice presidente Sindical do SINDAFEP e vice pre-sidente da FENAFISCO, João Marcos de Souza, compôs a mesa, onde defendeu a proposta de inclusão dos Auditores Fiscais na PEC, pela relevância que essa categoria possui para o Estado, em todos os seus níveis.

Dia 29

O último Encontro Mensal dos Aposentados e Pensionistas do SINDAFEP contou com a presença do diretor geral da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), Amauri Escudero e do diretor da Coordenação da Receita do Estado (CRE), Gilberto Della Coletta, além de outros convidados. Ambos prestigiaram o evento pro-movido pelo SINDAFEP e parabenizaram a entidade e a catego-ria pela brilhante atuação durante o ano. Durante o encontro, o SINDAFEP apontou as conquistas de 2011, como a implantação efetiva da lei complementar 131/10 e o pagamento das 6.460 quotas, com a última parcela em janeiro de 2012. A manutenção da paridade entre ativos, aposentados e pensionistas também foi avaliada como uma das conquistas importantes do ano de 2011 para a categoria.

Dia 30

Entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, o SINDAFEP

(20)

20

NO

TIFISC

O | EDIÇ

Ã

O ESPECIAL | B

AL

ANÇ

O DE GEST

Ã

O 2011

esteve presente no V Encontro Nacional de Aposentandos, Aposentados e Pensionistas dos Fiscos Estaduais e Distrital (ENAPE), que foi realizado em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Além da diretoria do SINDAFEP, o Paraná foi repre-sentado por um grupo de filiados, sendo uma das maiores delegações do evento.

BALANÇO DE GESTÃO 2011

DEZEMBRO DE 2011

Dia 8

O SINDAFEP promoveu o tradicional Jantar de Confraternização de Final de Ano para a categoria e fami-liares. O evento, realizado no Clube Círculo Militar, con-tou com uma belíssima mesa de frios e deliciosos pratos quentes e música ao vivo. Durante o evento, que contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, foram relembradas todas as conquistas do fisco paranaense ao longo do ano de 2011.

Dia 9

O SINDAFEP lançou a Campanha Beneficente em prol da Associação Paranaense de apoio à criança com neoplasia (APACN). O objetivo do sindicato foi contribuir com a APACN, que presta atendimento a crianças e adolescentes portado-ras de câncer, conscientizando os Auditores Fiscais da im-portância de doarem parte do tributo que seria recolhido ao estado, para auxiliar aqueles que precisam.

Dias 13 e 14

A diretoria da FENAFISCO, com a participação de represen-tantes dos sindicatos filiados, intensificou os contatos com parlamentares na busca de apoio aos diversos projetos que tramitam no congresso e que são acompanhados pela fe-deração. O Paraná se fez presente com o vice-presidente de Administração do SINDAFEP, Osmar de Araújo Gomes, além do vice-presidente da FENAFISCO, João Marcos de Souza. Uma vitória muito comemorada foi a votação em plenário da PEC 270/08, de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que foi aprovada em primeiro turno, por unanimidade. A promessa é que em fevereiro deveria ser realizada a votação em segundo turno. Dia 14 O SINDAFEP partici-pou da II Mobilização Estadual contra a Corrupção. O vice--presidente Sindical da entidade e vice--presidente da FENAFISCO, João

Marcos de Souza, proferiu palestra com o tema Auditoria e Controle. O evento, organizado pela Associação de Câmaras e Vereadores do Paraná (ACAMPAR) e pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) , teve o objetivo de mobilizar gestores públicos, como prefeitos, vereado-res e também a sociedade civil organizada, no combate à corrupção e aprimoramento dos mecanismos de controle, transparência e fiscalização da vida pública.

Dia 16

O SINDAFEP é informado pelo diretor geral da Secretaria de Estado da Fazenda, (SEFA), Amauri Escudero, que foi confir-mada a autorização para o pagamento dos bolões referente ao ano de 2011. O pagamento foi realizado em folha comple-mentar no dia 28 de dezembro.

Referências

Documentos relacionados

Esses comportamentos são também vistos por Simmel como uma patologia porque, assim como ao avaro e ao pródigo, o dinheiro pode tornar-se um fim em si mesmo,

Os sete docentes do cur- so de fonoaudiologia pertencentes à FMRP publica- ram mais artigos em periódicos não indexados no ISI, ou seja, em artigos regionais e locais, tais como:

T EM - SE ESPECIALIZADO ENQUANTO INVESTIGADOR INDEPENDENTE NA ARTICULAÇÃO ENTRE PESQUISA ETNODEMOANTROPOLÓGICA , CRIAÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA E PROMOÇÃO TERRITORIAL

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Data Horário Disciplina Descrição e desenvolvimento da atividade Referência Data e como a atividade deverá ser enviada.. 7h15

As personagens Yara e à Mãe d’Água são um entidade do folclore brasileiro, pois ambas são sereias de uma beleza fascinante, sendo assim, com seu canto belíssimo e seu corpo

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

UFMS Resumo: Este artigo apresenta resultados preliminares de uma pesquisa qualitativa em Educação Matemática que tem como objetivo investigar a apropriação da