• Nenhum resultado encontrado

ZÊNITE DISTRIBUIDORA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ZÊNITE DISTRIBUIDORA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ZÊNITE DISTRIBUIDORA

Case fictício preparado pelo Prof. Gabriel Vianna Schlatter, da ESPM-RS.

Maio/2007

Destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização ou reprodução em qualquer outra forma. Direitos reservados ESPM.

(2)

Resumo

O caso da Zênite Distribuidora apresenta uma empresa de distribuição de produtos de consumo,

prin-cipalmente alimentos, higiene e limpeza, a qual atua com um grande volume de clientes de diferentes

portes. São detalhados diversos aspectos da empresa, incluindo seu histórico e sua estrutura

organiza-cional atual, bem como o mix de produtos distribuídos e o perfil dos clientes atendidos. Algumas

par-ticularidades do negócio e do mercado são exploradas a fim de que o leitor compreenda melhor como

uma empresa de distribuição atua e quais são as exigências de desempenho dos clientes. Por fim,

se convida o leitor a refletir sobre alternativas para reestruturação da organização, bem como

so-bre novas formas de gestão que permitam integrar os processos comerciais e logísticos da empresa.

Palavras-chave: distribuidora; gestão por processos; logística integrada; estrutura organizacional.

Áreas a que se destina: gestão organizacional, logística, gestão de operações.

Disciplinas a que se aplica: Estruturas e Processos, Logística Integrada, Gestão de Operações e Gestão

(3)

Estrutura do Case

1.

Apresentação

Histórico

Produtos e clientes

Particularidades do negócio e do mercado

Logística de entregas

Questões para discussão

Bibliografia

2.

3.

4.

5.

6.

7.

(4)

1- APRESENTAÇÃO

Este caso trata do processo de reestruturação de uma empresa distribuidora de produtos alimentícios, de higiene e de limpeza em todo o estado do Rio Grande do Sul. A empresa é descrita tanto em função do seu mix de produtos trabalhados como do perfil e do por-te dos seus clienpor-tes. A configuração organizacional atual da empresa atende parcialmente os requisitos de desempenho desejados, mas, com certeza, não permitirá aproveitar as oportunidades de crescimento que têm sido identificadas pelos principais gestores. É uma boa oportunidade para refletir sobre as possibilida-des de reorganização de uma empresa e, em particu-lar, como os processos principais do negócio podem ser agrupados a partir de características dos produ-tos ou dos clientes da empresa.

2- HISTÓRICO

A Zênite Distribuidora comercializa e distribui produ-tos alimentícios, de higiene e limpeza em todo o es-tado do Rio Grande do Sul. É uma empresa jovem, com menos de 25 anos, tendo como diretor principal seu sócio fundador, Sr. José Roberto. É uma empresa tipicamente familiar, sendo que os três fundadores eram irmãos, todos com larga experiência em vendas de alimentos para pequenos e médios supermerca-dos do interior do estado.

A matriz da empresa se situa em Santa Maria, a 292 km de Porto Alegre. Lá reside e trabalha o diretor principal. Em 1990, embalados pelo excelente de-sempenho em sua região, os sócios, a convite de um dos principais clientes, decidem pela abertura de uma filial em Eldorado do Sul, na grande Porto Alegre. Esta filial, com o passar dos anos, acabou respondendo por cerca de 70% do faturamento da empresa, uma vez que se situa mais próxima dos grandes centros consumidores do estado. Com isso, um dos irmãos, Sr. Marco Antônio, passa a residir em Eldorado, sendo responsável pela gerência comercial de toda a empresa.

Atualmente, o ponto forte da empresa é o fato de já ter conseguido se estabelecer como distribuidora ex-clusiva de algumas marcas importantes, fruto de sua competência comercial, a qual é reconhecida pelas indústrias que representa. Seu ponto fraco foi ter crescido de maneira rápida na área comercial,

atin-gindo um quadro de 185 vendedores, sem ter podido crescer de forma organizada e moderna na área de logística e transporte, a qual conta com 125 funcio-nários. A imagem de flexibilidade da empresa junto aos pequenos e médios clientes também é um ativo importante. É filosofia da empresa atender a qual-quer pedido, não importando seu valor ou número de itens a serem entregues.

A gestão da empresa passou por transformações significa-tivas nos últimos dois anos. Inicialmente centralizada na matriz e na figura do diretor principal, a gestão foi obrigada a progredir para um sistema mais descen-tralizado, principalmente em função da nova filial. Com a busca e contratação de novos profissionais, a empresa optou por uma gestão baseada em uma estrutura funcional, conforme apresentada na figura 1, a seguir.

Diretor

Gerente

Comercial Gerente de Operações FinanceiroGerente Gerente de

RH

Gerente de TI AdministratGerente

Equipes de

vendas Armazéns Transportes Compras

Figura 1: Organograma da Zênite Distribuidora

O diretor e os gerentes administrativo, financeiro e de TI ficam na matriz, em Santa Maria. O gerente de operações, o gerente comercial e o gerente de RH ficam em Eldorado do Sul. Apesar de possuir duas unidades, toda a gestão dos vendedores é feita pelo gerente comercial em Eldorado do Sul, controlando todas as regiões de atuação no estado. Da mesma forma, o gerente de operações controla todos os as-pectos relacionados aos armazéns e ao transporte, tendo apenas um coordenador local em Santa Maria.

3- PRODUTOS E CLIENTES

A Zênite Distribuidora possui mais de 20 mil itens ca-dastrados em seu sistema. Um item consiste em um registro que caracteriza qualquer uma das alternati-vas de oferta de um produto. Por exemplo, um suco tem associado ao mesmo produto vários itens, cada um especificando os diferentes sabores e, ao mesmo tempo, tipos e tamanhos de embalagem. Além disso, o agrupamento de produtos em packs ou caixas tam-bém gera um novo item de registro. Apesar de toda essa diversidade de produtos, cerca de 80% do fatu-ramento está associado a menos de 3 mil itens.

(5)

lumes e mix de compras para os gerentes. As visitas são, no mínimo, duas vezes por semana, sendo que cada vendedor oferece toda linha de produtos dispo-níveis. Os prazos de pagamento são maiores, sen-do realizasen-dos via boleto bancário ou, eventualmente, contra entrega do produto para clientes sem crédito aprovado. As grandes redes têm um tratamento es-pecial. Em geral, possuem um vendedor dedicado, disponível full time para consultas, solicitações e ne-gociações especiais. As nene-gociações de preços, des-contos e prazos são feitas semestral ou anualmente, sendo os pagamentos realizados somente via banco.

5- LOGÍSTICA DE ENTREGAS

A logística tem seu desempenho determinado, fun-damentalmente, por dois aspectos: tipo de produto a ser entregue e porte do cliente. Alimentos refrige-rados devem ser transportados em caminhões com refrigeração. Não há problemas, entretanto, de se colocar alimentos comuns em compartimentos refri-gerados. Por questões legais, não é possível o trans-porte de alimentos e produtos de higiene ou limpeza em um mesmo compartimento de um caminhão. Os diferentes portes das empresas clientes acaba por determinar procedimentos de separação e entrega com particularidades associadas à cobrança, con-ferência e tempo de espera para descarga. Os pe-quenos clientes recebem prontamente os produtos, em qualquer ordem ou agrupamento, limitando-se o processo de entrega a uma simples contagem para conferência com a nota fiscal. O recebimento, en-tretanto, pode ser um tanto demorado, pois depende da disponibilidade do gerente principal em buscar di-nheiro ou cheques que totalizem o pagamento. Já os grandes supermercados ou redes exigem que os produtos sejam separados em pallets e alinhados lado a lado para a conferência. Antes dessa, entre-tanto, a nota fiscal é encaminhada ao setor de com-pras o qual confere a mesma a fim de verificar se todos os produtos foram realmente solicitados pelo comprador. Além disso, os caminhões têm que estar no cliente em um determinado horário do dia (janela de entrega) ou entram em uma fila no início da ma-nhã, cuja ordem de entrega pode ou não ser alterada pelo cliente. Como conseqüência, frequentemente o caminhão precisa ficar o dia inteiro no cliente, aguar-dando seu momento de descarga e conferência dos produtos.

O perfil e a representatividade dos produtos distribuídos é o seguinte:

O restante do faturamento provém de produtos di-versos, como sabonetes, cremes, filmes fotográficos, cereais e outros.

O número de clientes cadastrados na empresa é de cerca de 10 mil. Entretanto, os clientes ativos (com pedidos nos últimos seis meses) é de aproximada-mente 7 mil. O porte dos clientes ativos está distri-buído da seguinte forma:

4- PARTICULARIDADES DO NEGÓCIO E DO

MERCADO

O negócio de distribuição de produtos de consumo é extremamente complexo, apresentando uma di-versidade de perfis e necessidades dos clientes. Os pequenos mercados, por exemplo, têm capacidade de pagamento limitada, tendo uma demanda por produtos muito variável ao longo do mês. Via de re-gra, são visitados semanalmente pelos vendedores, os quais oferecem o portfólio completo de produtos da empresa ao próprio dono ou sócio-gerente. Este acaba fazendo as encomendas da semana em função de uma disponibilidade de caixa projetada para os próximos dois dias, tempo máximo em que as entre-gas serão feitas e que, consequentemente, deverá pagar pelos produtos. Assim, a maioria dos paga-mentos é à vista, exceto para clientes mais antigos, para os quais se oferece a possibilidade de pagamen-to com bolepagamen-tos bancários com vencimenpagamen-to em 15 ou 20 dias.

Os supermercados de médio porte, por sua vez, têm um trabalho bem mais elaborado desenvolvido por parte dos vendedores. Estes acabam gerindo o esto-que dos clientes, visitando depósitos e sugerindo

vo-Representam 0% do faturamento global 6.000 mercados ou mini-mercados (até  checkouts), Micro empresas 1.00 supermercados de médio porte (de  a

1 checkouts), Medias empresas Representam 0% do faturamento global 10 grandes supermercados (mais de 1 checkouts e redes), Grandes empresas Representam 0% do faturamento global Refrigerados (margarinas e chocolates) Não refrigerados (massas, salgadinhos, biscoitos, temperos, óleos, sucos e

refrescos) Xampus, condiciona-dores e desodorantes Absorventes e fraldas Sabão em pó Ceras e desinfetantes Produtos automotivos Representam % do

faturamento global Representam 0% do faturamento global Representam 0% do faturamento global

(6)

6- QUESTÕES PARA DISCUSSÃO

A Zênite comercializa e entrega uma grande varie-dade de produtos para um número expressivo de clientes. O número mensal de entregas é, em média, próximo a 30 mil, uma vez que um mesmo cliente solicita de quatro a seis entregas mensais de produ-tos. Essa intensa movimentação, somada à diversi-dade de clientes e produtos, exige alta organização, sincronismo e visão integrada de todas as atividades a fim de que se consiga garantir níveis de serviço adequados às expectativas dos clientes.

O crescimento da demanda, a possibilidade de repre-sentar outras marcas, além de oportunidades de atu-ação em outro estado têm pressionado as lideranças da empresa a rever a forma atual de trabalho. A área comercial, por exemplo, se questiona sobre como deve ser a distribuição do mix de produtos para os vendedores. Devem eles visitar os clientes oferecendo todos os produtos ou devem ser criados vendedores especialistas em alimentos e outros em higiene e limpeza? Experiências com dois times de vendedores mostraram que o valor final da compra é maior quando o cliente é visitado por dois vendedo-res com linhas de produtos específicas, ao contrário de um único com o portfólio completo. Para a logísti-ca, por outro lado, não é eficiente fazer com que dois caminhões visitem o mesmo cliente em uma mesma semana, somente para entregar as diferentes linhas de produtos.

Como conciliar esses dois aspectos? Como melho-rar a integração dos processos comerciais com os de logística?

Além disso, há um forte questionamento dos gesto-res quanto à estrutura organizacional da empgesto-resa. A área de logística da matriz (armazéns e transporte), apesar de ter um porte menor, gostaria de ter maior autonomia no processo de decisão quanto a rotas, veículos e o próprio processo de separação de pro-dutos. A filial, por sua vez, se queixa de depender muito das decisões do gerente administrativo (que fica na matriz) para resolução de problemas do quoti-diano. Que outras formas de estrutura poderiam su-portar melhor a empresa no seu nível atual e futuro de desenvolvimento? Qual seria o melhor mecanismo de coordenação para essa estrutura?

Procure refletir sobre a possibilidade de estruturar a

gestão por processos dentro das áreas atuais da em-presa. Pondere sobre como o perfil de clientes ou dos produtos poderá definir o agrupamento e o foco de cada processo principal do negócio.

7- BIBLIOGRAFIA

HAMMER, Michael. A agenda: o que as empresas devem fazer para dominar esta década. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O processo da estratégia. 3.ed. Bookmann, 2001.

GONÇALVES, J.E.L. As empresas são grandes coleções de processos. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.40, n.1, p.6-19, jan./mar. 2000.

GONÇALVES, J.E.L. Processos? Que processos? RAE – Re-vista de Administração de Empresas, São Paulo, v.40, n.4, out./dez. 2000.

MATHIAS, Alexandre; HALPERN, Eduardo. Service profit chain: gerando valor para os clientes, funcionários e acio-nistas. Revista ESPM, São Paulo, v.9, n.5, p. 58-69, set./ out. 2003.

MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estru-turas em cinco configurações. São Paulo: Atlas, 1995. GRACIOSO, Francisco. Unilever – Elisa Gibbs. Central de Cases ESPM, nov. 2000.

Referências

Documentos relacionados

concentradas em poucos emissores, o que pode expor os cotistas do FUNDO ao risco de concentração definido no artigo 16 deste Regulamento. Artigo 13 - O FUNDO

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

De acordo com os entrevistados, existem alguns pontos que devem ser trabalhados para garantir que esta proposta de valor seja percebida pelo cliente: (i) melhorar o desempenho

Com base nos resultados da pesquisa referente à questão sobre a internacionalização de processos de negócios habilitados pela TI com o apoio do BPM para a geração de ganhos para

O presente estudo baseia-se em uma an´ alise estrutural comparativa entre dois m´ etodos de fixa¸c˜ ao interna de fraturas de alta energia no platˆ o tibial: atrav´ es de placas

2º As empresas têm o prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data de publicação, para se adequarem ao Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

A listagem com os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas será divulgada na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes