• Nenhum resultado encontrado

Matéria Recuperação Europa Oriental Leste Europeu Antiga Iugoslavia CEI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Matéria Recuperação Europa Oriental Leste Europeu Antiga Iugoslavia CEI"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Matéria Recuperação  Europa Oriental  Leste Europeu  Antiga Iugoslavia  CEI

1- A Rússia é o país mais extenso do mundo (17 milhões de km2). Sua população,de pouco mais de 140 milhões de habitantes, está fortemente concentrada na porção ocidental do país, deixando grandes vazios no norte e no leste. Responda:

a) Por que existem estes vazios?

b) Quais são os principais problemas da população russa?

2- Leia a manchete:

Estados Unidos abrem caminho para a entrada da Rússia na OMC (Organização Mundial do Comércio)

Disponível em: <www.bbc.co.uk/portuguese>. Acesso em: 19 nov. 2006.

a) O que aconteceu com a Rússia desde o desaparecimento da União Soviética? b) Que vantagem tem a Rússia ao fazer parte da OMC?

3- Relacione os países às suas respectivas regiões.

4- "Europa, a península mais importante da superfície terrestre”.

“No conjunto de terras do Velho Mundo, a Europa, do ponto de vista físico ou geológico, é apenas uma península da Ásia”.

Acima colocamos dois pontos de vista diferentes em relação à Europa: a) Em que se diferem?

b) Por que a Europa é a península mais importante do mundo? Em que aspetos? c) Retome o conceito de Velho Mundo, explicando seu significado.

5- Sobre o Tratado de Amsterdã:

a) Não tem correspondência alguma com o Tratado de Maastricht, pois foi assinado na Noruega para conter o avanço do Euro nos países baixos, países não integrantes da Comunidade européia.

b) Foi um Tratado que substituiu o Tratado de Maastricht, da qual Dinamarca, Grécia e Portugal não eram parte.

c) Foi um Tratado que modificou o Tratado de Maastricht, determinando que o voto da maioria nas decisões tomadas pelos membros seria suficiente para serem aprovadas novas medidas, dentre outras decisões.

d) Foi um Tratado que não saiu do papel pois as negociações fracassaram em virtude da recusa da Inglaterra, que não quis mudar sua moeda para o Euro e manteve suas libras e Pound

e) O Tratado de Amsterdã foi assinado na Holanda e contou com a adesão dos países do leste europeu e também de algumas nações do oriente médio.

Disciplina: Geografia – Roteiro de Recuperação Ano / Série: 9º

Professor (a): Gabriel Data: _____ / ______ / 2013

(2)

6- Classifique os países europeus de acordo com os itens abaixo:

(1) Europa Ocidental (2) Europa Oriental

( ) República Tcheca ( ) Rússia (parte) ( ) Alemanha ( ) Suíça ( ) Noruega ( ) Polônia ( ) Letônia ( ) Dinamarca ( ) Grécia ( ) Romênia ( ) Itália ( ) Irlanda

7- Diferencie a Europa Ocidental da Oriental. Por que há essa divisão?

8- A Europa costuma se dividir em três partes: A Europa Ocidental, a Oriental e a porção europeia da Rússia, que costuma ser estudada à parte. Por que há essa terceira divisão? Justifique sua resposta citando pelo menos três países pertencentes a essa parte.

9- Após a Revolução de 1917 entram em cena na agora nova União Soviética os planos quinquenais. Nesse novo contexto, onde a economia é centralizada, priorizam-se algumas atividades de modo a retomar um crescimento do país. Explique que setor da economia foi priorizado nesse momento da União Soviética, dando exemplos.

10- A Europa oriental passou por extremas transformações territoriais a partir do séc. XX. Até a Primeira Guerra Mundial, a área situada na parte centro-oriental da Europa, ao sul da Alemanha, formava o império Austro-Húngaro, que desapareceu por ocasião desse conflito.

a) Cite o nome de alguns países formados a partir da desintegração desse império. b) Que nações europeias perderam terras nesse conflito? Que países originaram?

11- Sobre a crise do mundo socialista, entre 1989 e 1991, assinale a(s) alternativa(s) incorreta(s): a) Redefiniu as fronteiras de alguns países do leste europeu.

b) A antiga Alemanha Oriental deixou de existir, sendo anexada à Alemanha Ocidental. c) A Tchecoslováquia foi dividida em duas: República Tcheca e Eslováquia.

d) A Iugoslávia foi o único país que manteve seu território intacto, o que durou somente até 2004.

e) A crise socialista não dividiu territórios, somente mudou o sistema político, de socialista para capitalista moderado.

12- É correto afirmar que o socialismo e a economia planificada, que existiram durante várias décadas no Leste europeu, foram instaurados porque a população dessa parte da Europa apoiava o regime socialista, de modo a promover uma maior inclusão social e menor competitividade de mercado? Explique.

13- Assim como os Estados Unidos criou o plano Marshall, os países do leste europeu criaram o Comecon.

a) O que significa Comecon e quais eram seus objetivos? b) Que países faziam parte do Comecon?

c) Que resultados trouxe para a Europa Oriental?

14- Conhecidas como as três nações bálticas, _____________________ , ______________________ e _______________________ , foram as primeiras repúblicas a lutar por independência contra a União Soviética. Localizam-se na

península ______________________ e são banhados pelo mar ______________________.

15- Sobre a Hungria, é correto afirmar:

I - É atravessada pelo rio Danúbio, que separa os dois centros urbanos (Buda e Peste) que formam a capital Budapeste.

(3)

II - O país constituiu-se com a invasão da União Soviética na Primeira Grande Guerra, tornando-se independente por um acordo entre seus respectivos representantes em troca de máquinas por parte da Hungria e petróleo por parte da União Soviética.

III - O final da censura e do impedimento da organização de partidos políticos fez surgir um novo regime na Hungria. Daí derivam as correntes dos nacionalistas radicais e dos neonazistas, os chamados

skinheads, dentre outros.

IV - Os skinheads promovem ações contra os ciganos, judeus e outras etnias. a) I e II

b) II, II e IV c) II e IV d) III e IV e) I, III e IV

16- Escreva um parágrafo que explique o que foi a Primavera de Praga na Tchecoslováquia, mostrando como se deu a separação do país e suas consequências.

17- A Albânia é hoje a economia mais atrasada de todo o continente europeu. Argumente os motivos pelos quais esse país mantém esses índices de desenvolvimento econômico.

18-O país hoje chamado Iugoslávia surgiu, ao término da Primeira Guerra Mundial, integrada por alguns territórios que, até então, haviam pertencido ao império Austro-Húngaro, à Sérvia e à Turquia. Aí existiam várias etnias, o que resultou num território iugoslavo constituído por diferentes nacionalidades.

a) Que nacionalidades são essas? E que religiões predominavam? b) Que problemas enfrentou antes de se desintegrar?

18-O que significa a sigla CEI e que características comuns guardam seus participantes?

19-Russos e ucranianos eram maioria étnica no território da Rússia no séc. XV. Os povos dominados e submetidos pela força militar eram obrigados a aceitar a cultura dos russos.

Tal imposição cultural ficou conhecida como “russificação das nacionalidades”. Explique como a russificação obteve reflexos em outros setores da política russa, dando exemplos.

20-A centralização do poder na União Soviética trouxe consigo maus resultados na agricultura e na indústria civil, agravadas ainda mais pelo grande impulso militar, aos grandes investimentos na área

bélica. Em nome dessa centralização também fundamentou o assassinato de todos os que se opunham ao regime.

Milhões de pessoas foram massacradas e assassinadas em resposta a uma recusa do governo em aceitar quaisquer tipo de discordância ao sistema. A União Soviética era, naquele momento, uma potência bélica, mas um país miserável no quesito crescimento agrícola e deconomia civil. Essa situação chegou a um limite e o país entra numa grande crise. Entra em cena Mikhail Gorbachev.

Explique o papel exercido por Gorbatchev nesse contexto.

21-Por que a tentativa de golpe militar, em agosto de 1991 na União Soviética foi frustrada? Explique como em decorrência desse fato a União Soviética teve seu fim.

22- “A Rússia herdou alguns dos grandes problemas da União Soviética”. Justifique essa afirmação. 23-Complete:

Depois da Rússia, ______________________ é o país da CEI mais populoso e com economia mais forte. Esse país, que foi durante décadas o celeiro da ______________________, da qual era uma das quinze repúblicas, possui um dos melhores solos agrícolas do mundo, o chamado ______________________. Existem também inúmeras indústrias importantes no país, com destaque para a ____________________,

(4)

dentre outras. Mas com a desagregação da ______________________ e a crise econômica, o país está passando por grandes dificuldades.

24- Assinale a alternativa que corresponde ao texto a seguir:

Polônia, Hungria, Albânia e República Tcheca, entre outros países, têm uma economia que durante várias décadas foi regida por planos estabelecidos pelo governo para certo período.

a) Os planos eram estritamente comerciais e correspondiam a 1/3 do tempo em que o governante estava no poder.

b) Os planos estavam ligados a um planejamento anual, por isso a cada ano mudavam-se as regras, o que não colaborou para o pleno desenvolvimento desses países, uma vez que um ano era um tempo muito curto para avaliarem os resultados obtidos.

c) Os planos estavam relacionados à economia planificada e geralmente vigoravam por cinco anos, período para serem plenamente implantados.

d) Esses países reuniam-se e formavam alianças comerciais e econômicas entre si, formando os planos a que se submeteriam de acordo com a necessidade de cada um.

e) O governo da Tchecoslováquia foi o primeiro a implantar os planos qüinqüenais e, por isso, acabou não fazendo mais parte do grupo de países que se reuniam e definiam planos de metas.

f) A separação da República Socialista Tchecoslováquia em República Tcheca e Eslováquia foi o ponto de partida para que outros países requeressem sua saída dos acordos firmados entre eles.

25- Mikhail Gorbachev, que se tornou presidente da União Soviética em 1986, propôs a Perestroika e a glasnost, e foi a partir desse momento que a União Soviética passou por profundas transformações. a) Explique o que era a Perestroika e a glasnost.

b) Qual foi o presidente que substituiu Gorbatchev. Que problemas ele herdou de Gorbachev, nesse quadro de transformações pelos quais a URSS estava passando?

c) Qual foi o resultado geral da criação e implantação da Perestroika e da glasnost para a antiga União Soviética?

26- Logo após a dissolução da União Soviética a maioria dos novos países independentes, que durante quase todo o séc. XX viveram em comum, com moeda, governo central e forças armadas unificadas, percebeu que tinha profundas ligações econômicas e militares e precisava de acordos ou tratados para resolver uma série de questões importantes. Assim, sob a liderança dos presidentes da Rússia, da Ucrânia e de Belarus, nasceu a CEI – Comunidade dos Estados Independentes, em 1991. A intenção original do tratado que instituiu a CEI era criar uma federação no lugar do antigo regime autoritário soviético. Porém, até hoje a CEI está indefinida em alguns aspectos; vários países já criaram suas moedas nacionais, mas em quase todos eles ainda circula o rublo russo, de maneira que, muitas vezes, circulam as duas moedas na economia.

O texto acima foi reproduzido da apostila para que você tenha elementos para pensar sobre a criação da CEI. Formule uma questão pertinente relacionada à implantação da CEI e os países que a integram, de modo que você demonstre seu conhecimento a respeito do assunto.

27- Podemos reconhecer nos países da Europa Oriental diferenças econômicas que refletem diferentes processos históricos. Esses países, após a abertura econômica, buscam uma economia de mercado, nos moldes do capitalismo. Assinale abaixo com:

(1) Países pertencentes ao grupo de elevado nível de industrialização e melhores condições de vida. (2) Países de menor industrialização e médias condições de vida.

(3) Países ainda predominantemente industriais, cuja economia foi arrasada pela guerra. ( ) Albânia, Bósnia-Herzegovina

( ) Polônia, Hungria, Croácia, Eslovênia, República Tcheca

(5)

28-ssinale a alternativa correta:

a) As economias planificadas duraram de 1922 até o fim dos anos 1980, quando uma crise derrubou o socialismo na União Soviética.

b) Os planos qüinqüenais foram os responsáveis pela lenta abertura do socialismo às economias de mercado. Nikita Kruschev era o chefe de estado russo nesse período.

c) O período áureo da economia planificada foi entre 1914-1917, no qual pudemos ver o império Austro-húngaro abrir suas fronteiras e rever suas posições estratégicas na Europa.

d) A aproximação de Cuba, por meio de Fidel Castro, levou a União Soviética a ter um período de extremo crescimento financeiro, o que foi derrubado pelos altos preços do açúcar, devido, à concorrência com os produtos das Antilhas.

e) Foi devido à crise dos Mísseis que a União Soviética e os Estados Unidos romperam definitivamente suas relações. Somente com a retirada de tropas cubanas e russas do território americano que essa questão pôde ser equacionada pelos dois lados.

29-Complete as lacunas abaixo. Elas se referem ao período de consolidação da Europa Oriental no pós Segunda Guerra:

Os países socialistas adotavam a economia ______________________________ . A maioria das

empresas pertencia ______________________________ e eram os ______________________________ que elaboravam planos sobre o que produzir, a que preços vender, que empregos criar, etc. Em geral, os planos eram implantados por um determinado período, e eram chamados de.

______________________________ .

30-Esses três países bálticos estão localizados na península Báltica e são banhados pelo mar Báltico. Foram anexados à União Soviética em 1940 e viveram até setembro de 1991 sob a condição de

repúblicas dessa superpotência socialista. Foram as primeiras a lutar por independência, tão logo ocorreu a abertura econômica e política soviética, no final dos anos 1980. Os três países a que se faz menção são: a) Eslováquia, República Tcheca e Eslovênia;

b) Romênia, Bulgária e Letônia; c) Albânia, Kosovo e Croácia;

d) Sérvia, Montenegro e Bósnia-Herzegovina; e) Estônia, Letônia e Lituânia.

31-Explique o conflito ocorrido na Bósnia-Herzegovina dividindo seu relato em cinco partes: a) descreva as etnias presentes nesse território;

b) as causas da guerra;

c) o tempo de duração do conflito; d) descreva o conflito;

32-Os sovietes eram constituídos, em 1905:

a) Pelos conselhos populares; comunidades de operários, camponeses e até soldados. b) Pela elite do exército soviético.

c) Por representantes dos comerciantes que lutavam por autonomia do governo. d) Pela liga camponesa que se uniu ao filho do czar para derrubá-lo.

e) Por camponeses que foram apoiados pela igreja e lutaram por mais direitos no campo.

33- Descreva como a Rússia passou a ser chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

34-Lênin foi o líder do Partido Comunista. Após a revolução de 1917, eclodiu a Revolução Russa. Os sovietes multiplicaram-se e fortaleceram-se, mas logo foram sendo enfraquecidos e, em seguida, extintos. Mas Lênin conseguiu implantar algumas medidas que acabaram por configurar o que posteriormente foi chamado de socialismo. Enuncie as primeiras medidas tomadas por Lênin.

35-Imagine que você fará uma viagem que percorrerá países do Leste Europeu. Você sairá do Brasil em um navio, navegará pelo oceano Atlântico, passará pelo mar do Norte e começará sua visita pela Estônia,

(6)

Letônia e Lituânia. Depois, visitará a Polônia, República Tcheca, Eslováquia e Hungria. Da Hungria você resolve ir à Ucrânia, e, antes de chegar à Rússia, passará por Belarus.

a) Trace no mapa o itinerário de sua viagem, montando uma legenda.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do presente estudo foi avaliar a capacidade de suporte de diferentes solos para Cu e Zn e os riscos de contaminação do solo e de águas subsuperficias e de fitotoxidez

NÃO extraia a bandeja de limpeza imediatamente depois de ligar a máquina. Aguarde alguns minutos para a execução do ciclo de enxa- guamento/auto-limpeza... 5 Pressione

Será analisada apenas a Europa Ocidental Cristã, ficando de fora do presente trabalho a Europa Oriental (Império Bizantino principalmente) e a península Ibérica sob domínio

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o

O regresso do nacionalismo, particularmente expressivo na Europa Central e Oriental, dá antes razão aos que, como Ken Jowitt, o anunciaram como resposta ao vazio ideológico

É também esta a perspetiva que explica porque os modelos de transição democrática dos antigos países satélites soviéticos, modelos assentes na mecânica de

Tendo desempenhado dois papéis em simultâneo – o de herdeira da União Soviética e o de «verdadeira» nação europeia – a Rússia não conseguiu alcançar resultados palpá- veis:

O con ven to é, para além da fun ção pri má ria a que res pon de, um pa ra dig ma bri lhan te na sua apa ren te mo dés - tia, tes te mu nhan do como a ar qui tec tu ra pode, em mo