• Nenhum resultado encontrado

CONTRIBUIÇÃO DOS CONTROLES GERENCIAIS E DO FLUXO DE CAIXA PARA A GESTÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO COMERCIAL DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRIBUIÇÃO DOS CONTROLES GERENCIAIS E DO FLUXO DE CAIXA PARA A GESTÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO COMERCIAL DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

CONTRIBUIÇÃO DOS CONTROLES GERENCIAIS E DO FLUXO DE CAIXA PARA A GESTÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO COMERCIAL DE MATERIAIS

DE CONSTRUÇÃO

Renata Schmachtenberg da Rocha1

Vinícius Costa da Silva Zonatto2 RESUMO

Este estudo tem por objetivo identificar a contribuição do fluxo de caixa e dos controles de contas a pagar, contas a receber e controles de estoque, na gestão da organização. A metodologia utilizada na pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados. Inicialmente procurou-se identificar como está estruturado o ambiente de controle financeiro na organização. Verificou-se que os controles utilizados pela empresa eram manuais e que atendiam apenas ao registro de valores a receber e a pagar. A seguir, procurou-se verificar de que forma seria possível implementar um ambiente de controle que proporcionasse a melhoria do processo decisório da empresa. Foram implementados os controles informatizados de contas a pagar, contas a receber, controles de estoque e elaborado uma estrutura de fluxo de caixa. Com a implementação destes controles se pode verificar que a atualmente a empresa possui um sistema de controle que está proporcionando informações mais precisas sobre os valores a receber, valores a pagar, bem como, os estoques disponíveis na mesma.

Palavras-chave: Controles gerenciais, Gestão financeira, Fluxo de Caixa

ABSTRACT

This study aims to identify the contribution of cash flow and controls of accounts payable, accounts receivable and inventory controls, management of the organization. The methodology used in this research is characterized as a case study, descriptive in nature, with qualitative and quantitative data. Initially we sought to identify how the environment is structured financial control in the organization. It was found that the controls were manual used by the company and served only to record receivables and payables. Next, we sought to determine how it would be possible to implement a control environment that would provide improved business decision-making. Controls were implemented computerized accounts payable, accounts receivable, inventory controls and prepared a cash flow structure. With the implementation of these controls can be seen that the company currently has a control system that is providing more precise information on the receivables, payables, as well as available stocks in it.

1Graduanda do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto

2 Professor Orientador, Doutorando em Ciências Contábeis e Administração e Mestre em Ciências

(2)

Key-words: Managerial controls, Financial management, Cash flow

1 INTRODUÇÃO

No contexto atual dos negócios, onde cada vez mais se torna necessário à obtenção de informações úteis para tomada de decisões, percebe-se que a área de controladoria vem crescendo nas organizações. Desta forma, observa-se que os profissionais da contabilidade têm ocupado este espaço, desempenhando funções importantes nas empresas.

Sua atividade principal está relacionada ao estabelecimento de um ambiente de controle que possa fornecer aos gestores, informações confiáveis, úteis e oportunas para a tomada de decisão. A análise de informações contábeis e gerenciais pode oferecer alternativas ao gestor para que esse possa verificar quais as melhores alternativas do negócio, bem como, identificar qual o melhor caminho a seguir para que a empresa possa atingir seus objetivos.

A estruturação de um ambiente de controle gerencial está vinculada as atividades desenvolvidas pela contabilidade gerencial nas empresas. De acordo com Zdanowicz (2002) a sobrevivência de uma empresa depende do grau de acerto de sua gestão, e para isto é necessário que o gestor financeiro tenha em mãos as principais ferramentas para a administração dos recursos. Segundo o autor, o fluxo de caixa é um instrumento capaz de permitir ao administrador planejar, organizar, coordenar, controlar e dirigir os recursos financeiros da empresas em um determinado período.

Neste contexto, este estudo concentra-se na área da controladoria de uma organização comercial, mais especificamente no que se refere à gestão financeira da empresa, e tem como objetivo identificar a contribuição do fluxo de caixa e dos controles de contas a pagar, contas a receber e controles de estoque, na gestão da organização. De forma mais específica, busca-se: a) orientar o gestor sobre a correta utilização de controles adicionais de contas a pagar, contas a receber e controles de estoque; b) analisar o fluxo de entradas e saídas que afetam diretamente o fluxo de caixa da organização; e, c) elaborar uma estrutura do fluxo de caixa adequado às necessidades da empresa pesquisada.

(3)

O estudo justifica-se por contribuir para com a melhoria dos processos de gestão financeira da organização e está estruturado da seguinte forma: além desta introdução, apresenta-se a seguir a fundamentação teórica do estudo; na seqüência, descrevem-se o método e os procedimentos utilizados na realização da pesquisa; por fim, são apresentados os achados e as considerações finais do estudo.

2 Referencial Teórico

2.1 Contabilidade Gerencial

Ano a ano a contabilidade gerencial vem ganhando importância dentro das empresas. Através desta, é possível disponibilizar informações e relatórios aos gestores para a tomada de decisões. De acordo com Crepaldi (2007), a contabilidade gerencial é considerada o ramo da contabilidade que objetiva fornecer dados aos administradores que possam auxiliar em suas funções gerenciais, ou seja, está voltada para melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, através de controles realizados por um sistema de informações gerenciais.

A principal característica de controle da função financeira pode-se chamar de contabilidade administrativa, que seria o preparo de relatórios utilizados pela administração para a tomada de decisões internas, como por exemplo, avaliação dos custos, estabelecimento do ponto de equilíbrio, análise das taxas de retorno, entre outros (CREPALDI, 2007).

Segundo Abreu (2006) a contabilidade gerencial pode ser compreendida como a ciência que estuda as situações patrimoniais, financeiras e econômicas das empresas, com a função de elaborar relatórios que mostrem um resumo da situação das organizações.

Neste sentido, o autor explica que existem basicamente dois tipos de usuários da contabilidade: os que participam da administração (gerentes, e administradores); e os demais usuários da informação contábil (fisco, acionistas, credores, entre outros). Para que se possa atender as necessidades informacionais dos diferentes usuários da contabilidade, pode-se obter informações a partir dos dados extraídas da contabilidade financeira ou da contabilidade gerencial.

(4)

2.2 Contabilidade Financeira X Contabilidade Gerencial

De acordo com Padoveze (2000) a contabilidade financeira está relacionada com o fornecimento de informações para acionistas, credores e outros usuários que estão fora da organização. Por sua vez, a contabilidade gerencial está ligada ao fornecimento de informações para os administradores, para a tomada de decisão, ou seja, o público interno da empresa. O Quadro 1 apresenta as principais diferenças na abordagem da contabilidade financeiras versus a contabilidade gerencial.

QUADRO 1- Abordagens da contabilidade financeira e contabilidade gerencial

Abordagem CONTABILIDADE FINANCEIRA CONTABILIDADE GERENCIAL

Usuário dos relatórios Externos e internos Internos

Objetivo dos relatórios Facilitar a análise financeira para as

necessidades dos usuários externos. Objetivo especial de facilitar oplanejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão internamente.

Forma dos relatórios Balanço Patrimonial, Demonstração dos Resultados, Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos e Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido.

Orçamentos, contabilidade por responsabilidade, relatórios de desempenho, relatórios de custo, relatórios especiais não rotineiros para facilitar a tomada de decisão.

Freqüência dos

relatórios Anual, trimestral e ocasionalmentemensal. Quando necessário pelaadministração. Custos ou valores

utilizados Primariamente históricos (passados) Históricos(previstos). e esperados Bases de mensuração

usadas para quantificar os dados

Moeda corrente. Várias bases (moeda corrente,

moeda estrangeira, moeda forte, medidas físicas, índices, etc.).

Restrições nas

informações fornecidas Princípios Contábeis geralmenteaceitos. Nenhuma restrição, exceto asdeterminadas pela administração. Arcabouço teórico e

técnico Ciência Contábil. Utilizacão pesada de outrasdisciplinas, como economia, finanças, estatística, pesquisa operacional e comportamento organizacional.

Características da

informação fornecida Deve ser objetiva (sem viés),verificável, relevante e a tempo. Deve ser relevante e a tempo,podendo ser subjetiva, possuindo menos verificabilidade e menos precisão.

Perspectiva dos

relatórios Orientação histórica. Orientada para o futuro parafacilitar o planejamento, controle e avaliação de desempenho antes do fato (para impor metas), acoplada com uma orientação histórica para avaliar os resultados reais (para o controle posterior do fato).

(5)

Como se observa no Quadro 01, o enfoque principal da contabilidade gerencial é o fornecimento de informações gerenciais, que tenham por propósito subsidiar o processo decisório da organização, abordagem preterida para a realização deste estudo. Para tanto, esta se utiliza de diferentes instrumentos de gestão, para o estabelecimento de um ambiente adequado de controle.

Na área financeira, os principais controles utilizados nas organizações, estão relacionados à utilização do fluxo de caixa como instrumento de gestão, o controle de contas a pagar, o controle de contas a receber e o controle dos estoques (GITMAN, 2004). Tais controles são apresentados a seguir.

2.3 Controles de Gestão Financeira

A função financeira ocupa um importante papel nas organizações. Por meio desta, o gestor procura avaliar se os investimentos realizados estão proporcionando os resultados desejados. Nesta perspectiva, para que se possa avaliar adequadamente o desempenho das empresas, torna-se necessário a utilização de instrumentos de controle.

Segundo Welsch (1997, p.41), o “controle é a ação necessária para verificar se os objetivos, planos, políticas e padrões estão sendo seguidos”. Oliveira, Perez Jr. e Silva (2007) explicam que os controles gerenciais são de extrema importância para o bom desempenho de qualquer empresa.

A função de controle deve ser uma preocupação constante para os gestores da organização. Na área financeira, dentre os diferentes controles que podem ser utilizados no processo de gestão, destacam-se os controles de contas a receber, contas a pagar, controle de estoques e o fluxo de caixa (GITMAN, 2004).

a) Controle de Contas a Receber: de acordo com Magalhães e Lunkes (2000), as principais atividades do controle de contas a receber, são - recebimento de documentos para o registro dos valores a receber no sistema de informações da empresa; arquivamento de documentos comprobatório dos ingressos da organização (notas, faturas e duplicatas); emissão de relatórios periódicos de contas a receber; análise dos relatórios e estabelecimento de prioridades de cobrança; e, envio de relatórios de contas recebidas à contabilidade para a baixa dos registros.

(6)

É de fundamental importância que as empresas tenham um controle de suas contas a receber, pois baseado nestas informações será possível efetuar o controle da inadimplência, bem como a realização de projeções sobre as disponibilidades da empresa para os próximos períodos.

b) Controle de Contas a Pagar: segundo Magalhães e Lunkes (2000), as principais tarefas relacionadas ao controle de contas a pagar são - recebimento dos documentos de contas a pagar para o registro dos valores devidos no sistema de informações da empresa; arquivamento de documentos comprobatório dos valores devidos pela organização (notas, faturas e duplicatas); arquivamento de documentos não pagos; emissão de relatórios periódicos das contas a pagar, a fim de subsidiar o processo de análise para se estabelecer um cronograma de pagamentos; e, envio de documentos pagos a contabilidade para a baixa dos registros.

O controle de contas a pagar serve para que o gestor possa analisar quais são suas obrigações em um determinado período, bem como verificar quais são suas prioridades de pagamento. Juntamente com o controle de contas a receber, é possível se analisar qual a situação da empresa em determinado período. Por meio destes dados obtidos na organização, juntamente com outras informações pontuais, pode-se tomar decisões visando o estabelecimento de um cenário que possibilite a perenidade da organização.

c) Controle de Estoque: de acordo com Gil (1999), os principais objetivos de um sistema de controle de estoques são - apresentar ao gestor diariamente, se for o caso, a posição dos estoques da empresa, e, rotineiramente, fornecer informações por meio de relatórios gerenciais sobre o posicionamento dos estoques, giro dos produtos, entre outros.

O controle de estoque é uma ferramenta importante dentro de uma organização, pois se o mesmo for eficiente, evita que muitas vezes a empresa compre mercadorias que não são necessárias naquele exato momento, evitando assim um gasto desnecessário. Por outro lado, a utilização deste controle proporciona ao gestor a identificação de quais são as prioridades de compra, para que a empresa possa atender de forma ágil e eficiente seus clientes, em determinado período.

d) Fluxo de Caixa: Segundo Marion (2006), o fluxo de caixa tem a função de mostrar ao gestor informações relacionadas às entradas de dinheiro no caixa, bem como o dinheiro que saiu em determinado período, sendo possível, identificar o

(7)

resultado do fluxo financeiro da empresa no mesmo. Por meio deste instrumento de controle, torna-se possível projetar a realização de investimentos e a capacidade de pagamento da empresa.

Os relatórios de contas a pagar e a receber, viabilizam a organização, a implantação do Fluxo de Caixa. O fluxo de caixa é um instrumento de gestão que tem por objetivo fornecer ao gestor informações úteis e oportunas à tomada de decisão financeira da empresa. A partir do fluxo de caixa, pode-se identificar se existe valor disponível para a realização dos investimentos preteridos, a necessidade de aporte financeiro ou a inviabilização do negócio.

Observa-se a importância dos controles financeiros para a organização. Por meio destes, torna-se possível a tomada de melhores decisões, que levem em consideração a real situação da empresa. Logo, torna-se oportuno a realização deste estudo, que busca investigar a contribuição destes controles, no processo decisório de uma organização comercial.

3 Metodologia da Pesquisa

A metodologia utilizada na pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados. O estudo de caso proporciona ao pesquisador uma análise mais profunda dos aspectos relacionados aos controles gerenciais da empresa. Segundo Silva (2003) o estudo de caso pode ser utilizado para desenvolver entrevistas, observação dos fatos e pesquisa documental, onde o objeto a ser pesquisado pode ser um indivíduo, uma empresa, uma atividade, ou até mesmo uma situação.

Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica para maior aprofundamento sobre o tema. A seguir, procurou-se por meio da realização de entrevistas com o proprietário da empresa, identificar o ambiente atual de controle da mesma. Por fim, efetuou-se a análise de documentos a fim de apurar os resultados financeiros da empresa no período objeto de estudo. Foram analisados os resultados da organização no período compreendido entre os meses de janeiro a junho de 2011.

Tendo em vista que neste período, o pesquisador interagiu no ambiente da organização, a fim de implementar os controles objetos de estudo, a pesquisa também pode ser caracterizada como uma pesquisa ação. Como limitação do

(8)

estudo, destaca-se a falta de controle existente na organização, fator que pode ter influência a tabulação e análise dos resultados de determinado período. Os resultados encontrados são apresentados a seguir.

4 Análise e Interpretação dos Resultados da Pesquisa

4.1 Caracterização da empresa pesquisada

A empresa pesquisada é uma organização comercial que atua no comércio varejista de produtos de materiais de construção em geral e foi fundada em 11 de dezembro de 2006. No entanto, suas atividades de atendimento ao público foram iniciadas em 10 de janeiro de 2007. A empresa surgiu a partir de um desejo pessoal de um dos sócios que foi funcionário de outra loja do mesmo ramo por vários anos, onde adquiriu os conhecimentos necessários para a abertura do seu próprio negócio. Inicialmente, contava com três sócios, sendo estes os únicos funcionários da empresa.

Com o passar de três anos, a empresa aumentou seu espaço físico e conta atualmente com dois sócios e sete colaboradores, estando instalada em um prédio com aproximadamente 900 m2. A empresa oferece além da comercialização dos

materiais de construção, produtos diferenciados e tem como prioridade o atendimento ao cliente, buscando sempre a sua total satisfação. A modalidade atual de tributação da empresa é o Simples Nacional e sua contabilidade é terceirizada e realizada por um escritório de contabilidade no município em que se encontra instalada a sede da empresa. Os resultados do estudo são apresentados a seguir.

4.2 Estabelecimento do ambiente de controle

4.2.1 O ambiente de controle financeiro na organização

Tendo em vista que o estudo proposto surgiu de uma motivação pessoal do pesquisador e do interesse da empresa, em um primeiro momento se buscou junto à administração desta, identificar quais as prioridades estabelecidas para o desenvolvimento deste trabalho. Desta forma, foi estabelecido que o estudo fosse desenvolvido procurando estabelecer melhorias no ambiente de controle financeiro

(9)

da organização. A proposição para a abordagem do trabalho é a implantação de controles informatizados de: estoques, contas a pagar, contas a receber e fluxo de caixa.

Inicialmente, procurou-se observar como eram feitos os controles financeiros dentro da organização, sendo que se pode identificar o que segue: o controle das vendas é feito através de fichas manuais que ficam arquivadas em uma pasta, em ordem alfabética, sendo que esta ficha será utilizada também para dar baixa no momento do recebimento de alguma prestação; não foram encontrados controles formais de contas a pagar, contas a receber, controles de estoque e fluxo de caixa.

Foi observado também que em alguns casos, por se tratar de registros (fichas) manuais, e não haver o controle informatizado, a organização acabava realizando novas vendas a prazo a clientes que já apresentam um saldo devedor significativo. Isto ocorre porque a empresa não realiza este controle, na hora de enviar mais materiais a alguns clientes. Também existem clientes que adquirem produtos por telefone. Neste caso também não ocorre à verificação e a negociação para o pagamento é realizada após a entrega das mercadorias.

A partir da introdução de controles efetivos e informatizados, torna-se possível já no cadastramento do pedido, se verificar se os produtos estão disponíveis em estoque, se o cliente alcançou o limite de crédito, se existem débitos, entre outras informações que podem subsidiar uma melhor avaliação da operação por parte da empresa. Desta forma, cada situação pode ser avaliada, proporcionando uma melhoria nas práticas de gestão da organização.

Ao que se refere aos controles das compras, observa-se que este é realizado em uma agenda e os documentos também são arquivados em uma pasta, em ordem cronológica de datas, onde o administrador a cada compra arquiva o documento a ser pago. A empresa não possui controle de estoque real, sendo que as compras são realizadas de acordo com as necessidades identificadas pelo gestor e também periodicamente, para manter sempre os principais itens em estoque.

O controle de entradas e saídas de recursos na empresa é realizado de forma manual, ou seja, à medida que recebem algum valor em dinheiro, são realizadas anotações uma folha de papel, que no final do dia, após somadas, possibilitam a visualização do montante de recursos que ingressaram na empresa naquele dia. No entanto, não é possível a identificação de quem receberam e nem a que se refere este pagamento, se é originário de uma nova venda a vista ou se está

(10)

relacionado ao recebimento de contas a prazo. Somente anotam nas fichas e conforme as mesmas vão sendo liquidadas, são devolvidas aos clientes.

Desta forma, percebe-se que com o estabelecimento de um ambiente adequado de controle, torna-se possível proporcionar ao gestor, uma melhor condição para o planejamento e a execução de suas atividades. Logo, torna-se oportuna a realização deste estudo. O delineamento da proposta apresentada, é apresentado a seguir.

4.2.2 Proposição de um novo ambiente de controle financeiro na organização

De posse destas informações, procurou-se apresentar aos gestores da organização, a proposição do estabelecimento de um ambiente de controle financeiro, informatizado, que pode proporcionar uma série de benefícios a empresa, além de contribuir para com a melhoria do processo decisório. A proposta apresentada consiste na implementação de controles de estoque, contas a pagar, contas a receber e o desenvolvimento de uma estrutura gerencial de fluxo de caixa. A Figura 1 apresenta a síntese da abordagem proposta.

(11)

O desenvolvimento de um ambiente de controle informatizado proporcionará aos gestores um maior controle sob informações relacionadas à posição dos estoques, bem como a identificação do giro dos produtos. Em relação aos controles relacionados a operações com clientes e fornecedores, tais controles fornecem informações instantâneas sob os direitos e as obrigações da organização em determinado período, o que facilita o planejamento financeiro da empresa, bem como a concessão de crédito e a liberação de vendas para aqueles clientes que excedem os limites estabelecidos, porém, possuem bons antecedentes junto à organização.

Além destas informações, torna-se possível ainda, a qualquer tempo, o acesso a saldos credores e devedores junto a clientes e fornecedores, o que favorece o planejamento da empresa. A apuração destas movimentações resulta automaticamente na elaboração do fluxo de caixa da empresa. Desta forma, para a efetiva apuração do resultado financeiro de determinado período, torna-se necessário apenas que o gestor registre os demais desembolsos efetuados no mesmo.

Observa-se a importância do estabelecimento de um ambiente de controle financeiro informatizado nas organizações. Por meio deste é possível se acompanhar o desempenho da empresa diariamente, obtendo-se informações úteis, oportunas e tempestivas que suportam o planejamento e o controle na empresa, além de evidenciar o desempenho financeiro da organização naquele período.

4.3 Análise do Fluxo de Caixa

A próxima etapa da pesquisa consistiu na apuração do resultado financeiro da empresa no período objeto de estudo. Inicialmente procurou-se elaborar uma proposta de controle de fluxo de caixa, em uma planilha eletrônica, a fim de se proporcionar ao gestor um primeiro contato deste, para com o novo instrumento de controle estabelecido na organização. Esta fase de adaptação é necessária para que se possa efetuar os ajustes necessários, bem como, se adequar os colaboradores, para o registro das informações.

Assim sendo, considerando-se os dados preliminares disponibilizados pelo proprietário, foi possível estabelecer uma estrutura inicial de fluxo de caixa, a qual pode contribuir para a melhoria dos processos de gestão da empresa. Iniciou-se

(12)

efetuando os lançamentos no fluxo de caixa diário, desenvolvido em uma planilha eletrônica do software excel, que ficou disponibilizada no computador do gestor para que o mesmo pudesse fazer as devidas observações e lançamentos a medida que os mesmos ocorrerem. O Quadro 2 apresenta a síntese do controle proposto.

QUADRO 02 - Fluxo de caixa diário implementado no mês de janeiro de 2011

FLUXO DE CAIXA DIÁRIO DA EMPRESA xxxxxxxxxx JANEIRO DE 2011

DATA DESCRIÇÃO RECEBIMENTOS PAGAMENTOS SALDO

Saldo Inicial R$ 15.000,00 01/01/2011 R$ 15.000,00 02/01/2011 R$ 15.000,00 03/01/2011 Recebimento de Vendas R$ 7.461,65 R$ 22.461,65 04/01/2011 Recebimento de Vendas R$ 15.856,17 R$ 38.317,82 05/01/2011 Recebimento de Vendas R$ 10.372,94 R$ 48.690,76

Pg fornecedor Cimpor Cimentos R$ 4.292,01 R$ 44.398,75

Pg fornecedor Tubozan R$ 797,93 R$ 43.600,82

Os dados registrados no Quadro 2 foram agrupados como pagamentos (desembolsos) e recebimentos (receitas). Logo, foi possível estabelecer um saldo diário, tendo em vista as entradas e saídas de recursos que afetam diretamente o caixa da empresa. Neste sentido, em um primeiro momento, foi sugerido ao proprietário da organização, a utilização desta planilha eletrônica até que o sistema de controle informatizado fosse implementado na organização.

Após sua implementação, iniciou-se o processo de informatização dos dados, e o estabelecimento de um ambiente de controle eletrônico integrado. O proprietário demonstrou interesse em atualizar o sistema, sendo que em um primeiro momento se disponibilizou a atualizar do sistema, com o registro das operações relacionadas às contas a receber. A seguir, foi efetuado o mesmo procedimento para registro das obrigações a pagar.

Os resultados iniciais já permitiram aos gestores uma visualização sobre os direitos e as obrigações da empresa naquele período. A próxima etapa da pesquisa consistiu no cadastramento dos produtos no estoque da empresa, bem como o registro das unidades disponíveis. Estes procedimentos foram realizados na empresa, entre os períodos de janeiro a junho de 2011.

(13)

Após o desenvolvimento destes controles, foram analisadas, de forma sintética, às entradas e saídas de caixa realizadas no período de janeiro a junho de 2011. Para a apuração do resultado financeiro da empresa, efetuou-se o registro manual no sistema, de todos os desembolsos ocorridos neste período. A identificação da proporção do faturamento que se referem às operações de venda à vista ou a prazo foi estimada, mesmo procedimento efetuado nas obrigações. A síntese dos resultados encontrados é apresentada no Quadro 3.

Levando-se em consideração que este estudo foi realizado em um período de 6 meses (janeiro a junho de 2011), e, tendo em vista as limitações da pesquisa, procurou-se identificar os valores de forma mais aproximada possível, que permitisse aos gestores, a composição dos saldos de caixa, em cada um destes períodos. Neste contexto, a partir dos achados encontrados no Quadro 3, pode-se inferir que nos meses de fevereiro e junho as entradas de caixa foram menores que os desembolsos.

Observa-se também que a rentabilidade da empresa evidenciada neste período, gira em torno de 10%. Os itens que mais consomem dinheiro do caixa são compra de mercadorias, seguido pelas despesas com as obras e também com aluguéis, financiamentos, comissões a representantes, impostos e despesas com salários e pró-labore.

(14)

QUADRO 03 – Análise do fluxo de caixa mensal da empresa no período de 01 a 06/2011

Fonte: adaptado de Zdanowicz (2002).

O modelo de fluxo de caixa mensal implementado na empresa foi adaptado da obra de Zdanowicz (2002), que proporciona ao gestor, além do controle de caixa, o planejamento do fluxo para determinado período. Observou-se na empresa pesquisada que o gestor está sempre inovando, e procurando aplicar recursos em novos investimentos, como foi o caso da aquisição de uma marcenaria, a qual, de acordo com o seu planejamento, se tornaria um negócio viável.

(15)

5 Considerações Finais

O contexto atual das empresas mostra a necessidade de cada vez mais se estabelecer um ambiente adequado de controle. Este por sua vez proporciona ao gestor o planejamento de ações e a avaliação de seu desempenho, além de evidenciar ainda, a viabilidade do negócio.

Nesta perspectiva, realizou-se este estudo, com o propósito central de se identificar a contribuição do fluxo de caixa e dos controles de contas a pagar, contas a receber e controles de estoque, na gestão da organização. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados.

Inicialmente procurou-se identificar como está estruturado o ambiente de controle financeiro na organização. De maneira geral, verificou-se que os controles utilizados eram manuais e que atendiam apenas ao registro de valores a receber e a pagar da empresa. A seguir, procurou-se verificar de que forma seria possível implementar controles financeiros para a melhoria do processo decisório da empresa. Foram implementados os controles informatizados de contas a pagar, contas a receber, controles de estoque e elaborado uma estrutura de fluxo de caixa adequada às necessidades da organização.

A seguir, procurou-se analisar o desempenho financeiro da empresa, no período compreendido entre os meses de janeiro a junho de 2011. A pesar das limitações encontradas durante a apuração dos saldos em caixa da empresa neste período, verificou-se, por meio dos resultados encontrados na pesquisa, que a empresa apresenta rentabilidade média de 10% e apenas em dois meses não obteve ingressos superiores aos desembolsos.

De maneira geral pode-se verificar que a empresa atualmente possui um sistema de controle que está proporcionando informações mais precisas sobre os valores a receber, valores a pagar, bem como, os estoques disponíveis na mesma. Assim sendo, como recomendação a estudos futuros, sugere-se a replicação deste estudo, a fim de se identificar o desempenho financeiro da empresa, em determinado período, bem como, a verificação do nível de utilização dos controles gerenciais estabelecidos e sua contribuição para com a melhoria do processo decisório.

(16)

6 Referências

ABREU, A. F. Fundamentos de Contabilidade Utilizando Excel. São Paulo: Saraiva, 2006.

CREPALDI, S. A. Contabilidade Gerencial: Teoria e Prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GIL, A. L. Sistemas de Informações Contábil/Financeiros: Integrados a Sistemas de Gestão Empresarial Tecnologia ERP. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GITMAN L. J. Princípios de Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Perarson Addison Wesley,2004.

MAGALHÃES, A. D. F.; LUNKES, I. C. Sistemas Contábeis. O Valor Informacional da Contabilidade nas Organizações. São Paulo: Atlas 2000.

MARION, J. C. Análise das Demonstrações Contábeis. Contabilidade Empresarial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, L. M.; PEREZ JR, J. H.; SILVA, C. A. Controladoria Estratégica. 4. ed. São Paulo: Atlas.2007.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial. Um enfoque em sistema de informação contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

SILVA, A. C. R. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade. Orientações de Estudos, Projetos, Artigos, Relatórios, Monografias, Dissertações, Teses. São Paulo: Atlas, 2003.

WELSCH, G. A. Orçamento empresarial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

ZDANOWICZ, J. E. Fluxo de Caixa. Uma decisão de planejamento e controle financeiro. 9. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2002.

Referências

Documentos relacionados

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

One final consideration regards the stress scores identified by our study: when compared to most previous studies about stress among parents of preterm infants and term infants with

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

O sujeito recorda o tempo da colonização portuguesa o rigor dos professores da escola primária, que não admitiam mistura das duas línguas, exigindo a clara

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se