• Nenhum resultado encontrado

PARECER ACERCA DA ANÁLISE DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CORRESPONDENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PARECER ACERCA DA ANÁLISE DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CORRESPONDENTE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PARECER ACERCA DA ANÁLISE DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CORRESPONDENTE

OBJETIVO: Análise do Contrato de Prestação de Serviços de Correspondente a ser firmado entre o Banco Safra S/A e Bereta Veículos Ltda.

PREÂMBULO: Em análise ao Contrato, podemos observar que se trata de um contrato padrão utilizado pelas instituições financeiras para fins de prestação de serviços de correspondentes, sendo assim, passamos a uma análise minuciosa do mesmo:

1) CLÁUSULA PRIMEIRA E SUAS ALÍNEAS - OBJETO:

Quanto a este item, não temos maiores considerações a fazer, visto que a Cláusula esta redigida de forma clara e inequívoca, onde existe a exata descrição e alcance dos serviços a serem prestados pela Contratante.

2) CLAÚSULA SEGUNDA E SUAS ALÍNEAS – PONTOS DE ATENDIMENTO:

Quando a este item, não temos qualquer objeção, entretanto, é importante que o Correspondente observe se a mesma possui condições técnicas e estruturais para atender as exigências do Banco, e, ainda, manter-se sempre atendo para no caso de abertura de novo ponto de atendimento, que sejam observados rigorosamente o item 2.3, evitando assim eventuais alegações de inobservância ao contrato firmado.

3) CLAÚSULA TERCEIRA E SUAS ALÍNEAS – CONDIÇÕES NECESSÁRIAS:

Também não temos maiores considerações a fazer acerca desta Cláusula, afinal, a mesma versa sobre questões operacionais que a Contratante precisa estar apta a atender as exigências.

Entretanto, é importante que o Correspondente se informe de como será este “exame de certificação”, previsto no Item 3.4, que passará a ser necessário a partir do dia 24/01/2014. Como será? Porque existe data prevista para sua exigência? Decorre se Lei? Qual o intuito deste exame?

Essas considerações são necessárias, visto que os itens 3.4.1 e 3.4.2 só serão aplicados após a ocorrência do previsto no item 3.4, sendo assim, não sabemos se esta logística será tranqüila para o Correspondente ou poderá lhe causar algum prejuízo.

(2)

4) CLAÚSULA QUARTA E SUAS ALÍNEAS – RECEPÇÃO E ENCAMINHAMENTO DAS PROPOSTAS DE FINANCIAMENTO E/OU ARRENDAMENTO MERCANTIL:

Quanto a esta Cláusula, é importante frisarmos que a mesma prevê os procedimentos a serem adotados pelo Correspondente quanto à recepção e encaminhamento das propostas para a aprovação do Banco.

Assim, quanto aos itens 4.1 a 4.7, não temos maiores considerações a fazer, visto que referidos itens versam tão somente acerca dos procedimentos a serem observados pelo Correspondente no tocante as informações colhidas dos Clientes e prestadas ao Banco.

Entretanto, é importante observarmos que os itens 4.8 e 4.8.1 se mostram extremamente onerosos para o Correspondente, pois prevê que em ficando evidenciada a ocorrência de fraude ou falsificação, o Correspondente será responsabilizado por todo e qualquer prejuízo perante o Banco e terceiros.

Nesta esteira, pela experiência que temos com contratos bancários, destacamos desde já que é pouquíssimo provável que o Banco concorde em modificar alguma Cláusula aqui imposta, vista que referidos contratos são notoriamente reconhecidos como contratos de adesão.

Sendo assim, o que orientamos é que em todo e qualquer atendimento que seja feito a um cliente, seja para a contratação do arrendamento mercantil ou financiamento, é importante que seja mantido um cadastro/arquivo, com cópia de todos os documentos apresentados, tanto da pessoa interessada como do veículo, para que assim, em uma eventual identificação de fraude ou falsificação, o Correspondente tenha condições de demonstrar, seja em Juízo ou fora dele, que na época da celebração do contrato tomou todas as providências e diligências necessárias para a identificação de eventuais problemas, e que se estes não foram identificados, é porque qualquer pessoa leiga também incorreria em erro.

5) CLAÚSULA QUINTA E SUAS ALÍNEAS – CANCELAMENTO DA OPERAÇÃO: Quanto a esta Cláusula, cumpre-nos tecermos as mesmas considerações feitas no tópico anterior, visto que estes itens são excessivamente onerosos para o Correspondente, mas é pouquíssimo provável que o Banco concorde em modificar alguma

(3)

Cláusula aqui imposta, vista que referidos contratos são notoriamente reconhecidos como contratos de adesão.

Sendo assim, orientamos que sejam adotadas todas as cautelas necessárias para que não haja o cancelamento da operação, sendo que caso ocorra, possivelmente o Correspondente só terá condições de questionar as condições ali impostas pelo Banco pela via judicial, principalmente no tocante ao item 5.1.

6) CLÁUSULA SEXTA E SUAS ALÍNEAS – DA RESPONSABILIDADE DO CORRESPONDENTE PELO VEÍCULO OBJETO DA OPERAÇÃO:

Quanto as estes itens, reiteramos nossas considerações no sentido de que na época da coleta de documentos para serem enviados para o Banco, é necessário que o Correspondente adote todas as medidas necessárias e possíveis para se resguardar no sentido de constatar que o veículo, na época da negociação, encontra-se livre e desimpedido de qualquer ônus, para que assim, em eventual problema existente em relação ao veículo, o Correspondente tenha condições de comprovar que adotou todas as medidas possíveis e que qualquer pessoa em seu lugar também seria levada a erro.

7) CLÁUSULA SÉTIMA E SUAS ALÍNEAS – DO REGISTRO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA OU ARRENDAMENTO MERCANTIL DO VEÍCULO:

Sem maiores considerações a serem feitas, sendo que o Correspondente deve sempre se preocupar em cumprir com os prazos e condições ali estabelecidos.

8) CLÁUSULA OITAVA E SUAS ALÍNEAS – MEIO ELETRÔNICO E SENHAS: Sem maiores considerações a serem feitas, pois estes itens versam acerca da segurança e procedimentos a serem observados pelo Correspondente e seus prepostos no tocante a administração e utilização das senhas e sistemas fornecidos pelo Banco.

É preciso que o Correspondente mantenha um rigoroso controle de usuários para que assim, qualquer problema possa ser identificado com facilidade, e, ainda, evitando assim que pessoas não autorizadas realizem transações irregulares utilizando-se de senhas fornecidas pelo Banco.

9) CLÁUSULA NONA E SUAS ALÍNEAS – REMUNERAÇÃO: Sem maiores considerações.

(4)

10) CLÁUSULA DÉCIMA E SUAS ALÍNEAS – SUBSÍDIO DAS OPERAÇÕES PELO CORRESPONDENTE:

Sem maiores considerações, visto que trata-se de uma faculdade do Correspondente em subsidiar ou não as operações dos cliente. 11) CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA E SUAS ALÍNEAS – DIVULGAÇÃO E USO DAS MARCAS E IMAGENS:

Sem maiores considerações, pois tratam-se de considerações básicas a serem observadas por ambas as partes no tocante á publicidade e propaganda.

12) CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA E SUAS ALÍNEAS DEMAIS

RESPONSABILIDADE DO CORRESPONDENTE:

Quanto a estes itens, esclarecemos que no geral, não temos maiores objeções, entretanto, e importante que o Correspondente fique especialmente atento ao que prevê os itens 12.1, XV e XVI e 12.2.

Assim, mais uma vez voltamos para a necessidade de que na época da celebração de cada contrato, seja dada a atenção necessária para a coleta de informações e constatação da autenticidade dos documentos apresentados, demonstrando assim que qualquer pessoa em seu lugar também incorreria em erro.

13) CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA E SUAS ALÍNEAS – DECLARAÇÕES: Sem maiores considerações, não temos qualquer objeção.

14) CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA E SUAS ALÍNEAS – PRAZO E RESCISÃO: Sem maiores consideração, entretanto, insta frisar que o Correspondente deve ficar atento para os procedimentos a serem adotados para o caso de rescisão do contrato.

15) CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA E SUAS ALÍNEAS – DISPOSIÇÕES GERAIS: Quanto a estes itens, não temos maiores objeções, entretanto, e importante que o Correspondente fique especialmente atento ao que prevê os itens 15.4.1 e 15.6.

Assim, mais uma vez voltamos para a necessidade de que na época da celebração de cada contrato, seja dada a atenção necessária para a coleta de informações e constatação da autenticidade dos

(5)

documentos apresentados, demonstrando assim que qualquer pessoa em seu lugar também incorreria em erro.

16) CLÁUSULA DÉCIMA SEXTA E SUAS ALÍNEAS – FORO:

Por fim, quanto à eleição do Foro da Comarca de São Paulo, notoriamente é prejudicial ao Correspondente, entretanto, por tratar-se de contrato eivado de Cláusulas de Adesão, acho pouco provável que o Banco concorde em alterar este foro.

S.M.J.

Fabíola Viana Dias OAB/ES 16.895

Referências

Documentos relacionados

Then, we will discuss what happens in QCD and present an Ansatz for the three gluon vertex, which completely eliminates all seagull divergences and at same time allows for

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

Após a queima, para os corpos com a presença do sienito observou-se que os valores de densidade diminuíram (comparados às respectivas densidades a seco), já

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários