• Nenhum resultado encontrado

A LINGUAGEM DE DEUS OBJETIVO. INTRODUÇÃO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A LINGUAGEM DE DEUS OBJETIVO. INTRODUÇÃO."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A LINGUAGEM DE DEUS

“1 Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. 2 Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 3 Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; 4 no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, 5 o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. 6 Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor 14 As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!” Sl.19.1-6,14.

OBJETIVO.

Este sermão trata acerca da linguagem espiritual e como ela é superior a linguagem racional. Vindo a expressar nas mais variadas formas proféticas e artísticas.

INTRODUÇÃO.

Quanto a Bibliologia; A manifestação da Glória de Deus através da natureza é uma linguagem fundamentada na revelação geral divina, da qual, todo ser humano está cônscio de sua existência. Observe o texto:

(2)

17 visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé. 18 A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; 19 porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. 20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; Rm.1.17-20.

Assim, o salmo 19, em todo seu conceito, pode ser contemplado tanto por sua linguagem poética e artística quanto por uma linguagem profética que anuncia o poder de Deus, sua sabedoria e atributos.

DEFINIÇÕES.

No tocante a revelação específica;Jesus é o verbo de Deus! (Jo.1.1)

Ele não apenas é a palavra escrita ou oral, mas representa a linguagem de Deus (Jo.14.6). Jesus Cristo é a totalidade do processo e da manifestação do que podemos afirmar como Palavra de Deus (Jo. 1.14; Hb.1.3).

Ele é a palavra em seu desenvolvimento mais preliminar desde a inspiração (Jó.35.10) e motivação de um pensamento quando a mesma se encontra em seu estágio inicial (Fp.2.13).

Ele é o pensamento que passa pela elaboração do raciocínio, na construção de um conteúdo, do argumento, permeia o aspecto do sentido na palavra e de sua razão formando a sabedoria de Deus (Pv.9.1ss). Sim, Cristo é a sabedoria personificada! (1 Co.1.24)

O logos chega em seu processo ao campo da articulação quer seja na transcrição ou locução e oralidade como ​“logos” (Jo.1.1) e ​“rhema” (Rm.10.17) no grego, como ​“dabhar” e ​“milah” em hebraico; assim como uma ​“interjeição”,

“sentença” ou “oração” divina, executa as mais variadas formas de expressão em sua linguagem que decreta a ação, na qual, a mesma Palavra em seu conceito se propõe como verbo de Deus (Is.55.11).

Assim podemos afirmar que Deus comunica sua vontade e propósitos tanto pela revelação geral, o qual é sua criação, quanto por meio da revelação particular através de sua Palavra, e por fim, através de seu filho, Jesus.

Contudo, isso representa as mais variadas formas de linguagem pela qual Deus quer comunicar sua vontade ao ser humano.

(3)

ANÁLISE E CARACTERÍSTICAS.

A linguagem do Espírito.

10 Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido. 11 Se eu, pois, ignorar a significação da voz, serei estrangeiro para aquele que fala; e ele, estrangeiro para mim

22 De sorte que as línguas

constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem. 1 Co.14.10,11,22.

Ora, o Espírito Santo e o espírito humano não estão condicionados e tão pouco podem se circunscreverem as leis do intelecto. Pois a linguagem do Espírito e a linguagem da fé sobrepuja a linguagem da razão.

Mesmo a linguagem da razão não é de todo competente para compreender a totalidade da linguagem do espírito. Sendo assim, não devemos permitir que essa mesma razão torne-se tirana, seja arbitro e por fim, o deus de nossa fé.

Permita-me explicar algumas coisas que Deus em ensinou em minha experiência de oração.

Por muitas vezes, eu quis que Deus pudesse se comunicar comigo em uma linguagem audível e em português, minha língua mater. No entanto, não lograva êxito da forma como eu esperava. Por essa razão, estabeleci um propósito de oração contínua até Deus falar comigo sobre esse assunto. Foi então que Deus me ensinou a convergir à linguagem dEle, não o condicioná-lo para que Ele se comunicasse exclusivamente através de minha linguagem.

Foi por meio de uma visão de vulcão, na qual, conseguia enxergar tanto com os olhos naturais, quanto contemplar com os olhos espirituais; assim vendo ao mesmo tempo o natural e espiritual (Nm.22.31, 24.3) que compreendi que deveria eu me conformar a linguagem de Deus e não o contrário.

Compare desta forma, se quisermos migrar para um país, temos que aprender o idioma oficial daquele país (1 Co.14.11). Assim, se quisermos alcançar o mundo espiritual temos que falar sua linguagem espiritual!

Ora, o que são os dons? Senão uma maneira do Espírito Santo nos presentear com dádivas que nos habilita a se comunicar com a linguagem espiritual. Assim, a linguagem profética do Espírito Santo vem através de seus dons, sinais e símbolos (1 Co.14.22).

(4)

10. pedindo sempre em minhas orações que, afinal, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião para ir ter convosco. 11. Porque desejo muito ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual

, a fim de que sejais fortalecidos; 12.

isto é, para que juntamente convosco eu seja consolado em vós pela fé mútua, vossa e minha. Rm.1.10-12.

Compare esse argumento de linguagem profética com a linguagem com o qual foi nos presenteado o livro do Apocalipse e seus símbolos proféticos, se um ser humano tentar interpretar o apocalipse na linguagem meramente racional, o mesmo ficará frustrado ou terá uma interpretação distorcida.

13 Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 1 Co.2.13-15.

Portanto, dentro da linguagem da fé, da linguagem profética e espiritual existe muitas maneiras de se comunicar o Evangelho, em seu signo e significado!

19 ACRÓSTICOS DA LINGUAGEM DA FÉ: Todas essas ações abordam em fé a alcançar o ser humano e comunicar o Evangelho em sua forma integral, isto é, em seu espírito (compungimento, contrição, consternação, comiseração, confissão, conversão e comunhão) na sua alma (com consideração, compreensão e convicção intelectual; comoção, compaixão, consentimento, confiança, consolo e contentamento emocional, conforto e convencimento, confirmação volitivos) bem como o corpo, não apenas sua razão.

PASSOS PARA ASSIMILAR ESSE CONHECIMENTO.

A Comunicação Integral do Evangelho.

O Evangelho precisa ser comunicado além das palavras, podemos usar todas linguagens para o alcance dos perdidos. Sim, a mensagem de Deus precisa ser comunicada em todos os sentidos para o pleno cumprimento de seu propósito, a proclamação do Evangelho.

Pois é necessário que a linguagem seja integrada e condizente. Isto é, a linguagem corporal e visual deve estar em concordância com as palavras. Exemplo de concordância e de discordância:

(5)

● O palhaço e o pregador religioso. ● O testemunho do bebedor inveterado.

Ou seja, nossa expressão facial, nossa linguagem corporal, nosso humor, nosso estado de ânimo, tudo que há em nós deve bendizer ao SENHOR. Aleluia!

Devemos ser ESPONTÂNEOS no nosso espírito e termos uma alma aberta para fluir na linguagem do Espírito. Devemos ser sensíveis em Deus para profetizar de forma artística e alcançar o coração dos necessitados.

Que tipo de Evangelho temos anunciado: O proselitismo da “religião” ou da “Boa Notícia”? Nossa conduta através da palavra do Evangelho deve ser com a linguagem do amor e não com a linguagem da religião!

● Quem prega a Palavra provocando e evocando medo e condenação anuncia somente religião e opressão. Lc. 9.54-56.

● Quem proclama a Palavra com amor salvador anuncia Jesus e o Evangelho Libertador.

● Nossa abordagem evangelística não pode ser preconceituosa, elitista, excludente e condenadora; mas, esclarecida, acolhedora e libertadora. Dn. 2.24,47,48; Tg. 2.8,9.

● O descrente percebe em sua forma de compreender a linguagem quando se prega a Palavra com a linguagem da religião e do desprezo ou quando se anuncia o Evangelho com amor (ele é descrente e não burro).

● Somos chamados para amar e evangelizar. Evangelismo sem amor é religião.

(6)

APLICAÇÃO.

A Utilização das Artes na Proclamação do Evangelho.

Destarte, é válido toda a forma de comunicação e linguagem para transmissão do Evangelho e da Palavra de Deus com amor em seu aspecto profético.

A arte é uma linguagem que pode comunicar o Evangelho mais do que palavras. Bom é que aprendamos a comunicar o Evangelho dentro de um viés artístico.

Desta forma, o artístico é uma poderosa ferramenta na proclamação do Evangelho, quer pela forma literária, quanto de outras formas como: música, dança, teatro, comédia, comunhão, artes visuais, artes plásticas, artes circenses, atos proféticos, etc.

CONCLUSÃO.

Assim, estimulo a todos a dar vazão a arte para manifestação de uma linguagem não apenas cognitivo e racional, mas sensacional, emotiva, bem como, espiritual.

Por isso, comece a falar em novas línguas agora, e sature esta atmosfera e este lugar com a fé esteja aberto para a linguagem que Deus quer comunicar nessa hora, porque Deus irá operar o sobrenatural.

APELO.

Quantos querem fluir na linguagem espiritual e profética?

Quantos querem ter uma proclamação de evangelho exitosa e influente? Apelo para aqueles que têm talentos artísticos e querem cultuar e adorar a Deus com esses talentos?

Os que têm talentos enterrados, vamos ressurgí-los em nome de Jesus Cristo?

Referências

Documentos relacionados

vontade de ser por si mesma sua lei (independentemente de toda .... Spinoza sofreu, devemos conhecer a fundo não só a questão judaica ... Deus, fazendo do cientista e do filósofo

Mas se essas coisas são assim, então é óbvio que ao dar uma revelação de Sua vontade ao homem, Deus não obscureceria deliberadamente o sentido dela, mas a apresentaria nos termos

c) Na data de cassação de licença para uso e porte de armas ou sua detenção, ou quando for aplicada ao segurado pena acessória de interdição de detenção, uso e porte de armas,

A partir desse entendimento, discutiram-se no contexto do mercado cafeeiro mundial as estratégias genéricas de redução de custos e de diferenciação pela qualidade, com

Para identificar o valor mais importante, considerou-se a coluna Vindo para: autoestima (elemento 17) surge como o valor terminal mais importante, com número superior de relações

Somos salvos para honrar, amar e guardar a Palavra de Deus, assim como foi o propósito de Jesus ao ter vindo a este mundo e morrer em nosso lugar para que

Como Fidelis (1998) citado por Camargo (2001) tinha realizado essa análise para região do manguezal do Rio Ratones (parte mais ao norte da Estação Ecológica Carijós) e

Já na porção noroeste da cidade no qual na maioria das vezes é destinada a uma parte da população com maior poder aquisitivo, nesta área os setores censitários estão englobado