• Nenhum resultado encontrado

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2006-2007

PARTES:

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES E PESQUISAS NO ESTADO DA BAHIA -SINDPEC, INSCRITO NO MTE SOB O CÓDIGO N°, 005.000.86833-8, INSCRITO NO CNPJ/MF SOB O N°. 16.116.881/0001-40, ESTABELECIDO À PRAÇA ALMIRANTE COELHO NETO, 07, BARRIS, CEP 40.070-140, SALVADOR-BA, DORAVANTE DENOMINADO SINDPEC, NESTE ATO REPRESENTADO PELO SEU COORDENADOR GERAL, SR. LOURIVAL JOSÉ DE OLIVEIRA LOPES, BRASILEIRO, CASADO, CPF/MF Nº 110.328.555-68, RG Nº 647.060 – SSP-BA. SESCAP - SINDICATO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS E DAS EMPRESAS DE ASSESSORAMENTO, PERÍCIAS, INFORMAÇÕES E PESQUISAS NO ESTADO DA BAHIA, INSCRITO NO MTE SOB O CÓDIGO N°, 002.365.90858-0, INSCRITO NO CNPJ/MF N°. 02.756.131/0001-29, ESTABELECIDO À AV. ACM, 2573, ED. ROYAL TRADE – SALAS 1205/1206- CANDEAL DE BROTAS, CEP 40.289-900, SALVADOR-BA, DORAVANTE DENOMINADO SESCAP, NESTE ATO REPRESENTADO PELO SEU PRESIDENTE, SR. FERNANDO CÉSAR PASSOS LOPO, BRASILEIRO, SEPARADO JUDIALMENTE, CPF/MF Nº 105.246.735-00, RG Nº 851.545-04 – SSP-BA.

CLÁUSULAS E CONDIÇÕES:

CLÁUSULA 1ª - REAJUSTE SALARIAL

1- PERÍODO ANTERIOR – Os salários da categoria vigentes em 31/07/2004 e 31/07/2005, serão reajustados respectivamente em 1° de agosto de 2004 e 1° de agosto de 2005, de acordo com o INPC acumulado nos períodos: agosto/2003 a julho/2004, correspondente a 6,30% (seis inteiros vírgula trinta centésimos); e agosto/2004 a julho/2005, correspondente a 5,54% (cinco inteiros vírgula cinqüenta e quatro centésimos).

2- PERÍODO ATUAL – Após a aplicação dos reajustes determinados na presente Convenção para o período anterior, os salários da categoria vigentes em 31/07/2006 serão reajustados com o índice correspondente a 5,00 % (cinco inteiros) por cento. §1º- O pagamento das diferenças apuradas, em decorrência da aplicação dos reajustes previstos na cláusula, serão efetuados em até cinco parcelas a partir do mês seguinte ao da assinatura desta Convenção.

§2º- Não serão compensados os aumentos decorrentes de promoção, transferência, equiparação salarial e término de aprendizagem. Os reajustes gerais concedidos espontaneamente serão devidamente compensados.

§3º- Não serão consideradas as verbas que tiverem regras próprias nesta convenção para efeito de aplicação do reajuste previsto nesta cláusula.

§4º- Na vigência desta Convenção, se outros critérios de reajuste mais vantajosos forem criados, em virtude de medida legal, ou concedido pela Empresa de forma espontânea, estes prevalecerão sobre o aqui avençado.

(2)

CLÁUSULA 2ª - PISOS SALARIAIS

Fica estabelecido, após o terceiro mês de contratação e a partir de 01 de agosto de 2006, os seguintes pisos salariais: office-boys, faxineiros, serventes e similares R$ 380,00; para os demais empregados o menor piso é R$ 430,00.

§1º- Os demais pisos salariais praticados nas empresas serão reajustados a partir de 1° de agosto pela aplicação de, no mínimo, o índice utilizado para reajuste dos demais salários na cláusula 1ª da Convenção Coletiva de Trabalho 2006/2007 no seu item 2.

§2º- Os valores aqui referidos serão reajustados em conformidade com a lei, durante a vigência desta Convenção.

CLÁUSULA 3ª - JORNADA DE TRABALHO

A jornada de trabalho normal máxima será de 44 (quarenta e quatro) horas semanais. CLÁUSULA 4ª - VALE TRANSPORTE

As Empresas fornecerão durante a vigência da presente Convenção, aos seus Empregados, o vale transporte, em cumprimento das disposições da Lei nº 7.418 de 16/12/85, com redação dada pela Lei nº 7.619 de 30/09/87

.

§ 1° - O benefício de que trata o “Caput” desta cláusula será equivalente ao número de conduções para o referido deslocamento.

§ 2° - As empresas não estarão obrigadas à concessão de vale transporte quando proporcionarem, por meios próprios ou contratados, em veículos adequados ao transporte coletivo, o deslocamento (residência - trabalho e vice-versa) de seus Empregados

.

CLÁUSULA 5ª - HORAS EXTRAS

As horas extraordinárias serão remuneradas com os adicionais seguintes, aplicáveis sobre o salário hora normal: 60% em dias normais e 100% aos domingos, feriados e dias úteis já compensados.

CLÁUSULA 6ª - REFLEXO DAS HORAS EXTRAS E ADICIONAL NOTURNO

A média das horas extras habituais e do adicional noturno refletirá no pagamento das férias, gratificação natalina e descanso semanal remunerado.

CLÁUSULA 7ª - INDENIZAÇÃO PECULIAR

Ao empregado com mais de 50 (cinqüenta) anos de idade e que conte com mais de 03 (três) anos de tempo de serviço na empresa, se dispensado sem justa causa, será paga uma indenização correspondente a 50% de seu salário, a ser satisfeita juntamente com as demais verbas rescisórias.

CLÁUSULA 8ª - AUXÍLIO FUNERAL

Ocorrendo falecimento de empregado, ainda que o vínculo empregatício esteja suspenso ou interrompido, desde que conte mais de 03 (três) anos no emprego, a empresa concederá a seus dependentes previdenciários ou, na falta destes, a seus herdeiros, uma indenização adicional correspondente a 01 (um) salário mínimo vigente à época do óbito.

Parágrafo Único - A indenização não será devida se a empresa mantiver contrato de seguro de vida, com benefícios superiores em favor do empregado.

(3)

CLÁUSULA 9ª - ATESTADOS MÉDICOS E ODONTOLÓGICOS

Serão eficazes os atestados médicos e odontológicos fornecidos por profissionais credenciados pela empresa, Sindicato ou Previdência Social, para abono de faltas ao serviço.

CLÁUSULA 10ª - EXAMES MÉDICOS

As Empresas ficam obrigadas a assegurar a todos os Empregados, sem ônus para os mesmos, exames médicos periódicos, preventivos e demissional através de serviço médico próprio ou encaminhamento às suas credenciadas com os seguintes intervalos:

a) Periódicos – No mínimo uma vez por ano para todos os Empregados;

b) Preventivos – No mínimo a cada seis meses para todos os Empregados submetidos, em caráter contínuo, a condições de trabalho ou atividades perigosas e insalubres;

c) Demissionais - No ato do aviso prévio, da despedida ou da demissão, salvo os casos previstos em lei.

§1º- Deverá ser dado conhecimento do atestado de saúde ocupacional ao Empregado no prazo máximo de 05(cinco) dias corridos, à exceção dos exames demissionais, cujo atestado de saúde ocupacional, deverá ser apresentado no ato da homologação. §2º- É obrigação do Empregador o encaminhamento dos Empregados para realização dos referidos exames, bem como dos Empregados submeterem-se aos mesmos. CLÁUSULA 11ª - ACIDENTE DE TRABALHO/COMUNICAÇÃO

As Empresas devem encaminhar a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) ao órgão respectivo, em até 48 horas, após ter conhecimento do acidente.

Parágrafo único – Em caso de atraso na comunicação, a Empresa arcará com eventuais prejuízos que o Empregado possa vir a sofrer, em decorrência desse fato. CLÁUSULA 12ª - ABONO DE FALTAS

O Empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: a) 05 (cinco) dias corridos em caso de nascimento de filho a partir do evento;

b) 02 (dois) dias corridos por falecimento do cônjugue, ascendente ou descendente; c) 03 (três) dias por casamento;

d) Os Empregados que comprovarem sua inscrição no concurso vestibular universitário terão abonadas, para compensação posterior, suas faltas nos dois dias corridos imediatamente anteriores a realizações de cada uma das provas, sendo obrigatória a comunicação ao Empregador em até 72 horas anteriores às datas dos exames, sob pena de deixar de receber o abono das faltas.

CLÁUSULA 13ª - JORNADA DO ESTUDANTE

Fica proibida a prorrogação da jornada de trabalho do Empregado estudante, desde que a jornada de prorrogação seja conflitante com o horário escolar, ressalvadas as hipóteses dos Artigos 59/61 da CLT.

CLÁUSULA 14ª - QUADRO DE AVISOS

As Empresas colocarão a disposição do Sindicato, quadro de avisos para comunicados oficiais de interesse da categoria, que serão encaminhados previamente, para serem afixados nas 24 (vinte e quatro) horas seguintes. Não serão afixadas matérias políticas ou que contenham ofensas a pessoas ou instituições.

(4)

CLÁUSULA 15ª - COMPENSAÇÃO DE HORÁRIO DE TRABALHO

As empresas poderão compensar os "dias-pontes’ entre feriados e domingos prorrogando a jornada diária em, no máximo, 02 (duas) horas. A prorrogação da jornada diária, para compensação de horário de trabalho, obedecidos os preceitos legais e ressalvadas a situação dos menores, fica autorizada, quando atendida a seguinte regra:

§ Único - manifestação de vontade por escrito, por parte do empregado, em instrumento individual ou plúrimo, do qual conste o horário normal e o compensável; CLÁUSULA 16ª - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL

O Empregador, apenas como intermediário, efetuará em favor do SINDPEC, segundo deliberação da Assembléia Geral dos Empregados, um desconto no salário base dos Empregados, correspondente a 3,0 % (três por cento), a ser efetivado a partir do mês seguinte ao da aplicação da cláusula de reajuste salarial, estabelecida nesta Convenção, em 3 (três) parcelas iguais e sucessivas.

§ 1º- Até 15 (quinze) dias após a data em que forem efetuados os descontos a empresa colocará á disposição do sindicato os valores correspondentes, recolhendo o montante arrecadado á conta do sindicato da Categoria profissional, Agencia 2957-2 conta 6956-6 do Banco do Brasil, situada a Avenida Sete de Setembro, 733, 2 A, Sobre loja, Piedade, Salvador-Bahia.

§ 2º- Até 72:00 (setenta e duas horas) após a efetivação do depósito a Empresa enviará ao SINDPEC cópia do comprovante bancário, bem como relação nominal dos Empregados com os respectivos valores descontados e recolhidos.

§ 3º- Ficam isentos da contribuição prevista nesta cláusula os diretores das Empresas, bem como os Representantes da Comissão Patronal de negociação.

§ 4º- O desconto será efetuado proporcionalmente à data de admissão do empregado compreendido entre a data base anterior e a data base atual, se este empregado não for beneficiado pelo reajuste integral estabelecido na cláusula Primeira.

§ 5º- No caso de descumprimento, depois de vencido o prazo referido, o valor será corrigido com multa de 0,33% ao dia limitado em 10% (dez por cento) acrescida de juros pela taxa Selic.

§ 6º - O empregado que não concordar com o desconto desta contribuição, deverá comunicar sua oposição, através de carta escrita de próprio punho entregue pessoalmente no sindicato, no prazo de até 10 (dez) dias contados da comunicação do sindicato da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho. A empresa deixará de promover o desconto previsto, somente se o empregado não sindicalizado exibir a sua carta de oposição protocolada no SINDPEC, sendo que a carta de oposição, poderá ser remetida via correio com aviso de recebimento.

§ 7º- As partes adotam, integralmente, a orientação da Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, através do MEMO CIRCULAR SRT/MTE Nº 04, de 20/01/2006, que em seu teor trata o seguinte:

“É possível a cobrança da Contribuição Assistencial de todos os trabalhadores, quando:

(5)

b) Estiver prevista em Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho;

b) For garantido ao empregado não sindicalizado o direito de oposição ao desconto no salário; e

c) O valor cobrado estiver dentro de limites considerados razoáveis.

Para que seja realizado o desconto, o Sindicato deverá informar ao empregador e aos empregados o valor da contribuição ou a sua forma de cálculo.

Para exercer o direito de oposição, o trabalhador deverá apresentar, no sindicato, carta escrita de próprio punho, no prazo de 10 dias da informação do sindicato.

Havendo recusa do sindicato em receber a carta de oposição, esta poderá ser remetida pelo correio, com aviso de recebimento.

Em seguida o trabalhador deverá apresentar cópia da carta de oposição com o recebimento do sindicato ou com o aviso de recebimento do correio para o empregador, para que este se abstenha de efetuar ao desconto.”

CLÁUSULA 17ª - MENSALIDADE SINDICAL

O Empregador efetuará na folha de pagamento, inclusive no 13º salário, o desconto das mensalidades dos associados do SINDPEC, mediante solicitação da entidade, acompanhada da autorização de desconto devidamente assinada pelo Empregado, comprometendo-se a repassar os valores correspondentes, em conta corrente do Sindicato, em até 15 (quinze) dias após o pagamento dos salários, remetendo o comprovante bancário para sede do Sindicato.

§ 1º - O recolhimento será efetuado até o 15º dia após a data em que forem efetuados os descontos, as empresas colocarão à disposição do sindicato os valores correspondentes, recolhendo o montante arrecadado a conta do SINDPEC, agência 2957-2, c/c 6956-6 do Banco do Brasil, situada a Avenida Sete de Setembro, 733 2ª Sobre loja – Piedade – Salvador/Bahia.

§ 2º - em caso de descumprimento, depois de vencido o prazo referido, o valor será corrigido com multa de 0,33 ao dia limitada a 10% (dez por cento) de juros pela taxa selic.

CLÁUSULA 18ª - REUNIÕES PÓS-JORNADA

Fica estabelecido que as reuniões administrativas, quando de comparecimento obrigatório, deverão ser realizadas durante a jornada de trabalho ou, se fora do horário normal de trabalho, mediante o pagamento de horas extras.

CLÁUSULA 19ª - FORNECIMENTO GRATUITO DE UNIFORME

Quando exigidos pelo empregador, os uniformes ou roupas profissionais, serão fornecidos gratuitamente aos empregados.

CLÁUSULA 20ª - FORNECIMENTO DE CONTRA-CHEQUES

Será obrigatório o fornecimento, aos empregados, do comprovante mensal dos pagamentos efetuados, discriminando as verbas pagas e respectivos descontos, bem como, o valor atinente ao recolhimento do FGTS na conta vinculada do trabalhador.

(6)

CLÁUSULA 21ª - MATERIAL EXTRAVIADO

É vedado o desconto de material de serviço perdido no exercício da função, sem ocorrência de culpa por parte do Empregado.

CLÁUSULA 22ª - CÓPIA DO CONTRATO DE TRABALHO

O Empregador se obriga a entregar a segunda via do contrato de trabalho ao Empregado.

CLÁUSULA 23ª - MULTA

Fica assegurado multa correspondente a 5% (cinco por cento) do piso salarial da categoria, por empregado prejudicado, em caso de descumprimento por parte da empresa desta Convenção Coletiva, sendo o valor da multa revertido para o empregado prejudicado.

CLÁUSULA 24ª - ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

1- As Empresas pagarão o adicional de periculosidade correspondente a 30 % (trinta por cento) incidente sobre o salário base, aos Empregados que executarem tarefas em locais considerados periculosos

.

2- Fica assegurado, aos empregados submetidos a atividades insalubres, o pagamento do respectivo adicional, na forma e sob as condições previstas na legislação pertinente.

CLÁUSULA 25ª - RESCISÃO CONTRATUAL

As verbas referentes às rescisões de contrato de trabalho dos Empregados, serão quitadas até o 1º (primeiro) dia útil após o término do aviso prévio trabalhado e até o 10º (décimo) dia após o comunicado em caso de aviso indenizado.

§1º - As homologações das rescisões de contrato dos empregados com tempo de serviço igual ou superior a 01 (um) ano, serão efetuadas na sede do SINDPEC, mediante solicitação das empresas, conforme Carta Circular 111/SINDPEC/05, disponível no site:

http://www.sindpec.org.br/

.

§2º - Havendo necessidade de suplementação de pagamento de qualquer das parcelas da rescisão, o Empregador deverá efetuá-la no prazo máximo de dez dias, diretamente ao empregado.

§3º - No caso do sindicato negar-se a promover a homologação, facultará ao Empregador o direito de promovê-la na Delegacia Regional do Trabalho.

§4º - Havendo descumprimento dos prazos e condições previstas no ”caput” desta cláusula será pago, ao Empregado, uma multa correspondente a 1 (um) salário base, de acordo com o art. 477 da CLT.

CLÁUSULA 26ª - DIVULGAÇÃO DA CONVENÇÃO

As empresas afixarão em quadro de avisos, em local bem visível aos empregados, cópia da presente convenção, mantendo-a pelo período mínimo de 60 (sessenta) dias, a contar de seu registro.

(7)

CLÁUSULA 27ª - VIGÊNCIA

Esta Convenção Coletiva de trabalho terá vigência de 01 (um) ano. CLÁUSULA 28ª - DATA BASE

Fica estabelecido o dia 1º de Agosto de cada ano como data base para negociação coletiva ou ajuizamento de Dissídio Coletivo.

CLÁUSULA 29ª - PRORROGAÇÃO AUTOMÁTICA

Vencida a vigência desta Convenção Coletiva, não havendo na data base novo instrumento coletivo que venha a substituí-lo, fica ajustado que enquanto não houver nova Convenção, Acordo ou Sentença Normativa, ficam prorrogados automaticamente os efeitos das cláusulas aqui dispostas, pelo prazo máximo de 90 (noventa) dias. CLÁUSULA 30ª - MANUTENÇÃO DAS CONDIÇÕES MAIS FAVORÁVEIS

Ficam mantidas as condições mais favoráveis atualmente praticadas pelas empresas. CLÁUSULA 31ª - APLICABILIDADE

Esta Convenção Coletiva de Trabalho, se aplica a todos os empregados e empregadores das Empresas e Escritórios de Assessoria Técnica, Manipulação de Correspondência e Mala Direta, Fundações, Cooperativas, Institutos, Associações Comerciais, Industriais, Organizações, Empresas de Assessoramento ao Comércio Exterior, Segurança do Trabalho, Planejamento, Despachantes, Agentes Aduaneiros de Fretes, Empresas de Importação e Exportação, Entrega de Mercadorias e Logística, Locação de Bens, Perícias, Pesquisas de Mercado e Opinião, Representação Comercial e Administradoras de Consórcios, todas integrantes do Ordenamento Sindical do Grupo Terceiro, da Confederação Nacional do Comércio na forma de CLT e do Parágrafo IV do artigo oitavo da Constituição Federal (exceto se houver sindicato de representação específica) no âmbito da base territorial do sindicato profissional, bem como os empregados que possuem enquadramento sindical diferenciado e os que optaram por recolher contribuições exclusivamente às suas próprias entidades sindicais, excetuadas as cláusulas mais favoráveis constantes dos Acordos Coletivos assinado entre o SINDPEC e as Empresas.

Referências

Documentos relacionados

No entanto digo que isto não é tão simples assim; tudo se deve ao fato de que os discípulos do Dafa têm se temperado cada vez mais até a maturidade, e muitas coisas são

c) Carta Oposição - ao empregado que não concordar com o desconto negocial aqui previsto, será permitido a apresentação de carta de oposição individual de próprio punho, perante

Wolsey (1998) mostrou que o tempo computacional para a solução de um problema através de uma busca em árvore cresce na proporção n!, onde n é o número de elementos existentes

 Antes de utilizar este aparato por primera vez, lea detenidamente este manual de instrucciones y guárdelo para posteriores consultas.. Solo así podrá obtener los mejores

In particular, the SNC’s September 17, 2014 memo to the MPSC described internal inconsistencies within Michigan Administrative Code R 484.903 that would inadvertently exempt

O projeto original que Ivens e Marcelo conce- beram para “Uma maneira simples de voar” esperou quase duas décadas para ser publicado.. As ilustrações coloridas ficaram adormecidas,

Especificar as medidas de prevenção e de proteção existentes ou previstas. Além da aplicação do Regulamento Financeiro para prevenir fraudes e irregularidades, tendo como base

mesma fórmula molecular. Enantiômeros são compostos aquirais. As moléculas que não são superponíveis com sua imagem especular são chamadas quirais. Isômeros ópticos não