• Nenhum resultado encontrado

Prof.: Anderson José Soares

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prof.: Anderson José Soares"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

No Anhanguera você é GOIÂNIA, ___ / ____ / 2015

Prof.: Anderson José Soares

DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:1º

ALUNO (a):_______________________________ Lista de atividades P1 Bimestre 4

+ Enem 01 - (UNIFICADO RJ)

O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Até o presente momento, essas mudanças têm demandado um esforço por parte dos estudiosos no sentido de buscar explicações teóricas para esses novos processos, [...] .

Reflexões sobre os deslocamentos Populacionais no Brasil. Disponível em:

<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/reflexoes_deslocamentos/deslocamentos.pdf >. Acesso em: 3 out. 2012.

O último censo demográfico do Brasil demonstra que há mudanças na migração interna no país. Isso é materializado, por exemplo, pelos seguintes aspectos: o redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias em detrimento das grandes metrópoles; os deslocamentos de curta duração e de curta distância; os movimentos pendulares.

Esses aspectos dos deslocamentos, que não se restringem mais a movimentos na direção dos grandes aglomerados urbanos, passaram a assumir maior relevância porque eles refletem a) o crescimento do agronegócio no Centro-Oeste

b) a crise da atividade agropecuária na região Sudeste

c) as atitudes xenofóbicas nas regiões tradicionalmente receptoras d) as novas estratégias de sobrevivência para população migrante

e) as políticas de fixação da população nas áreas tradicionais de expulsão 02 - (IFSC)

Número de imigrantes em Santa Catarina triplicou em 10 anos, revela Censo de 2010

(...) Pesquisa divulgada (...) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que é em solo catarinense onde 174 mil pessoas escolheram fixar moradia entre 2005 e 2010, o maior crescimento no número de imigrantes dos últimos dez anos do país.

O aumento de 59,1%, no total de pessoas que saíram de seus estados para morar em Santa Catarina elevou para 174.112 a mais o número populacional de SC, quase o triplo do índice contabilizado entre 1995 e 2000, que foi de 59,9 mil pessoas. O destino destes imigrantes também mudou o jeito de ser de muitas cidades.

Em Balneário Camboriú 79,23% dos moradores não nasceram no município. Em Florianópolis apesar da metade da população não ter nascido na cidade, os números derrubam um mito: o manezinho não é raridade ele representa 48,29% das pessoas que vivem na Capital.

(...) Quanto à renda da família, Santa Catarina ocupa o quarto maior índice de rendimento chegando a R$ 3.083,00 e o melhor índice de pessoas empregadas, 71,6% da população. REBEQUI, A. Número de imigrantes em Santa Catarina triplicou em 10 anos, revela Censo. Jornal A Notícia. Disponível em:

<http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3 741704.htm> Acesso em: 05 maio 2012.

(2)

Sobre as características e as consequências dos processos migratórios em Santa Catarina, assinale a alternativa CORRETA.

a) A população imigrante vinda de outros locais do País provoca a retração do

desenvolvimento econômico, pois a ampliação da oferta de mão de obra diminui a capacidade da produção de riquezas.

b) O número de imigrantes aumentou em Santa Catarina, o que certamente acarretará grande desemprego no curto prazo, na medida em que a oferta de mão de obra se expande. c) A imigração para o estado de Santa Catarina cresceu, mas, diferentemente das décadas de 1980 e 1990, quando os gaúchos constituíam o maior número de imigrantes vindos de outros estados, atualmente são os paulistas que ocupam a primeira posição nesse tipo de mobilidade populacional.

d) A grande imigração de pessoas vindas de outros estados para Santa Catarina é um fenômeno recente, não havendo registros importantes desse processo no início do século XX. e) Embora em Santa Catarina tenha ampliado o número de moradores provenientes de outros estados no período de 2005 a 2010, a manutenção do melhor índice de pessoas

empregadas, nesse mesmo intervalo de tempo, demonstra a fragilidade do argumento que aponta o imigrante como responsável pela diminuição da oferta de empregos.

03 - (UEG GO)

A urbanização brasileira é caracterizada pela

a) implementação de políticas governamentais que assegurou moradias e educação básica à população em geral.

b) volumosa entrada de imigrantes estrangeiros, como no caso dos alemães e italianos que ocuparam a região sul do Brasil.

c) industrialização crescente nas diversas regiões do país ocorrida durante o Governo militar, sobretudo na região Centro-Oeste.

d) migração acelerada de trabalhadores da zona rural para as cidades, com a consequente expansão da malha urbana.

04 - (UECE)

As grandes metrópoles brasileiras apresentam profundas desigualdades sociais e econômicas que têm contribuído para o aumento da segregação espacial. Sobre estas questões presentes no tecido urbano brasileiro, considere as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Nas metrópoles brasileiras há uma infraestrutura que prima pela mobilidade urbana eficiente e pela sustentabilidade.

( ) Apesar das políticas públicas, a violência urbana, de forma geral, tem aumentado e se apresenta como um tema central na discussão do espaço urbano.

( ) Com a redução da desigualdade econômica, a população urbana de baixa renda tem dependido cada vez menos dos serviços públicos, para melhoria da qualidade de vida.

( ) Nos últimos oito anos, os programas governamentais de distribuição de renda reduziram em quase 80% a desigualdade nas grandes cidades brasileiras.

A sequência correta, de cima para baixo, é a) F, V, F, F.

b) F, F, V, V. c) V, V, F, V. d) V, F, V, F.

(3)

05 - (UNIUBE MG)

A intensa urbanização que vem ocorrendo no Brasil, desde 1950, tem sido acompanhada por um processo de metropolização, isto é, concentração demográfica nas metrópoles e formação de regiões metropolitanas. Isso significa que as grandes cidades, sobretudo as metrópoles, normalmente têm crescido em um ritmo superior ao das pequenas e médias cidades.

Cada região metropolitana possui um planejamento integrado de seu desenvolvimento urbano, que é elaborado por um conselho deliberativo, nomeado pelo governo de cada estado, auxiliado por um conselho consultivo formado por representantes de cada município integrante da região. Com isso, procura-se tratar de forma global, certos problemas que afetam o conjunto de área metropolitana e que, antes, ficavam a cargo apenas das prefeituras de cada município.

Considerando a ocupação do solo urbano e as atividades econômicas das regiões metropolitanas, analise as afirmativas.

I. A verticalização pode ser definida como a multiplicação da terra urbana para o seu intenso aproveitamento através do adensamento populacional e do ambiente construído. Seu estudo permite identificar os agentes responsáveis pela produção e apropriação desse espaço. II. Nas áreas de maior industrialização e maior densidade urbana, sobretudo com cidades mais bem equipadas, o nível de exigências para considerar um centro urbano como metrópole (grande cidade) é bem maior do que nas áreas pouco povoadas.

III. As modificações dos padrões residenciais trazem uma nova realidade urbana e demográ-fica e novas camadas sociais de moradores. Cada edidemográ-ficação construída determina uma

apropriação de parcela do território, o que acarreta a atração e a expulsão de atividades econômicas e de setores sociais.

IV. O sistema urbano articulado é fruto da divisão territorial do trabalho entre o campo e a cidade e entre cidades com recursos (populacional, equipamentos urbanos) diferentes. Esse sistema urbano só se completará quando a indústria se tornar o setor dominante em todo o território, desde que este seja totalmente ocupado e se torne economicamente produtivo. Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:

a) I e II, apenas b) I e III, apenas c) I, II, III e IV d) II, III e IV, apenas e) II e IV, apenas 06 - (UFTM MG)

A violência urbana é um dos principais problemas que o homem enfrenta na atualidade. É, em diferentes níveis, comum em muitos países do mundo. De acordo com Pedrazzini (2006), os franceses, por exemplo, já não dissociam a “insegurança” dos espaços públicos. No âmbito da temática da violência encontra-se sua face ilegal: a criminalidade. Por se tratar de um desafio crescentemente significativo na sociedade atual, algumas modalidades do crime podem provocar modificações espaciais e no comportamento das pessoas.

(Lucia Gerardi e Silvia Ortigoza (orgs.). Temas da Geografia Contemporânea, 2009. Adaptado.) A temática abordada no texto relaciona a violência urbana às modificações espaciais no espaço urbano. Assinale a alternativa que indica um exemplo de correlação.

(4)

b) Ocupação das margens dos rios.

c) Ocupação de áreas com grandes declividades. d) Construção de vias de trânsito rápido.

e) Construção de condomínios fechados. 07 - (UFT)

O modelo de urbanização do território brasileiro é caracterizado principalmente por apresentar enormes contradições. Independente do tamanho das cidades encontramos uma série de

carências nos setores de habitação, transportes, lazer, saneamento ambiental, educação e saúde. Mas na metrópole tais problemas tornam-se ainda mais visíveis. Nesse sentido é CORRETO afirmar sobre as metrópoles que são:

a) Cidades globais onde concentram conhecimentos em serviços ligados à globalização. b) Núcleos urbanos onde há uma tendência a um equilíbrio da demanda entre as classes sociais, fato que ultrapassa o processo de segregação espacial.

c) Cidades onde a infraestrutura urbana atende as demandas sociais, independentemente do processo de estratificação sócio espacial.

d) Formadas por uma rede de cidades por onde transitam a maior parte dos fluxos de capital que alimentam os mercados financeiros internacionais.

e) Cidades que organizam e reorganizam o espaço urbano em favor das carências sociais, sobretudo com a ação do Estado.

08 - (UNCISAL AL)

Nos grandes centros urbanos, a atividade industrial e o uso de automóveis, embora sejam fundamentais ao modo de vida contemporâneo, têm causado efeitos danosos ao homem das grandes cidades. Dentre os efeitos, pode-se destacar

a) o aumento de raios ultravioleta. b) a morte de animais e vegetais. c) a poluição das águas.

d) o derretimento das calotas polares. e) a formação de ilhas de calor. 09 - (UNICAMP SP)

“Em 1985, viviam na Região Metropolitana de São Paulo mais de 14 milhões de pessoas. A maioria mora em habitações precárias - favelas, cortiços e casas autoconstruídas em terrenos destituídos de serviços públicos - e ganha poucos salários mínimos por mês, revelando um

acentuado grau de pauperismo e precárias condições urbanas de existência. A Região configura-se enquanto Metrópole não só pela sua extensão territorial, mas também porque é a partir dela que se organiza a dinâmica do capitalismo no Brasil, pois aí se concentra a engrenagem

produtiva essencial à economia do País (...).”

(Lúcio Kowarick, Escritos urbanos. São Paulo: Ed. 34, 2000, p.19.) a) O que define uma metrópole?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ b) Identifique dois fatores econômicos determinantes na metropolização de São Paulo. _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

(5)

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

10 - (UNIFICADO RJ)

URBANIZAÇÃO NO BRASIL

Considerando o gráfico acima e o contexto social, político e econômico e suas repercussões na organização do espaço brasileiro, a partir de 1950, analise as afirmações a seguir.

I. As transformações ocorridas na estrutura urbana brasileira foram resultado de um rápido crescimento da industrialização que caracterizou o país na segunda metade do século XX.

II. Os problemas decorrentes da urbanização tendem a se agravar de acordo com a previsão do gráfico, e se tornam urgentes políticas de planejamento urbano e investimentos em

infraestrutura urbana.

III. A tendência, no caso brasileiro, é de que essa previsão não se realize, já que os

investimentos e o financiamento de melhorias na área rural têm sido ação comum nos últimos governos.

IV. A estimativa apresentada não considerou o retorno de grande parte da população urbana para o campo, em virtude de problemas decorrentes da urbanização, tais como violência e desemprego.

Estão corretas APENAS as afirmações a) I e II.

b) I e IV. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.

11 – (Unifesp) Comparando-se dois momentos do processo de industrialização brasileira, a década de 1930 e a década de 1950, responda:

Quais são as diferenças, com relação ao mercado externo entre esses dois momentos?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

(6)

12 – Como é conhecida a região geopolítica regional da América do Sul, que, em termos estritos, abrange as zonas situadas ao sul do Trópico de Capricórnio e em termos amplos, abrange Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

13 - (UFG GO)

As regiões metropolitanas são estruturas urbanas complexas marcadas por intensas relações entre os municípios que a compõem. Em 1999, foi criada a Região Metropolitana de Goiânia. Apresente duas causas da migração pendular nessa região.

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ . 14 - (UFG GO)

Goiânia, Brasília e Palmas são espaços urbanos com fortes representações da cultura do sertão brasileiro nas suas diversas realidades. Um dos principais problemas dessas cidades é a

submoradia, que se caracteriza pela

a) presença de palafitas que abrigam migrantes em condições de infraestrutura adversas. b) permanência de casas de pau a pique destinadas a camponeses proletarizados.

c) existência de palhoças em acampamentos urbanos de áreas clandestinas. d) construção de choças em bairros de trabalhadores volantes.

e) presença de edificações precárias em loteamentos ilegais sob a ação direta das imobiliárias.

15 - (UNIFOR CE)

No Brasil, a formação das metrópoles ocorreu a partir da segunda metade do século XX. Primeiro no Sudeste e, em seguida, no Nordeste e no Sul. Para uma cidade ser considerada metrópole há necessidade de atender vários indicadores, entre eles, destaca-se

a) o conjunto de funções exercidas, sobretudo, as mais modernas e dinâmicas do setor terciário.

b) o espaço da mancha urbana que deve atingir pelo menos duas dezenas de quilômetros quadrados.

c) o total de população que deve ultrapassar um milhão de habitantes concentrados na área urbana.

d) a taxa de crescimento demográfico anual superior a 2%, indicando o poder de atração de migrantes.

e) a densidade de verticalização nas áreas centrais, o que demonstra o dinamismo econômico da cidade.

(7)

No Brasil, as regiões metropolitanas caracterizam-se por:

a) concentração de migrantes. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da concentração de organismos públicos federais.

b) concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende da proporção de imigrantes regionais ou nacionais no conjunto de sua população.

c) processo de desconcentração industrial. A importância regional ou nacional de sua indústria é que permite classificar uma região como metrópole regional ou nacional.

d) conurbação de várias cidades em torno de uma cidade central. A definição dessa cidade como metrópole regional ou nacional depende do alcance territorial de suas atividades

econômicas.

e) processo de concentração populacional em torno de um município. A classificação como metrópole regional ou nacional depende de sua influência no desenvolvimento industrial regional ou nacional.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 17

I.

Em meados de março de 2011, uma onda de protestos na Síria, contra o governo de Bashar al-Assad se formou na cidade de Homs, que não tardou em se tornar um conflito armado, [...] Ao contrário dos outros países da “primavera árabe” que já estão em um sistema transitório de governo, ou que controlaram as manifestações, a Síria permanece com um futuro incerto. (ORTUNES, s/d, p. 28).

ORTUNES, L. O levante sírio. Geografia. São Paulo: Escala Educacional, n. 44. Pelo mundo.

II.

Desde 2011, a Síria, país do Oriente Médio, vive um conflito interno crescente. A situação agravou-se de tal forma que até o ditador Bashar al-Assad admitiu, em junho de 2012, que o país vive “em estado de guerra”. A repressão das forças sírias ao levante armado contra o regime já matou, pelas estimativas, 14 mil pessoas, em 16 meses, 3 mil apenas em junho. Outras 30 mil encontram-se refugiadas na Turquia. (VENTOS..., 2012, p. 44).

VENTOS FRIOS na primavera árabe. Atualidades e Vestibular+ENEM. São Paulo: Abril, ed. 16, 2. sem. 2012. Internacional.

17 - (UNEB BA)

O processo das migrações populacionais é reflexo de uma série de fatores que vão das guerras às perseguições religiosas, de catástrofes naturais a problemas econômicos.

Em relação aos processos migratórios para o Brasil, pode-se inferir que a imigração A. italiana, para as fazendas de café, ocorreu respaldada nas concepções da teoria do embranquecimento, na medida em que o trabalhador europeu era visto como superior aos asiáticos e aos afrodescendentes.

B. síria se estabeleceu desde o início do século XX, na medida em que a pressão norte-americana para o estabelecimento de um regime democrático na Síria, desencadeou um conflito armado, que perdura até os dias atuais.

C. norte-americana, fugindo dos efeitos da crise de 1929, criou uma comunidade extensa, que se espalhou de forma homogênea no país, provocando uma forte influência da cultura estadunidense nos hábitos e costumes brasileiros.

(8)

D. alemã se intensificou após a Segunda Guerra Mundial, quando milhares de alemães migraram para a Região Sul, fugindo das perseguições estabelecidas pelo Tribunal de

Nuremberg e da Mossad (polícia secreta de Israel), expulsando os descendentes de imigrantes asiáticos estabelecidos nessa região.

E. árabe ocorreu após a criação do Estado de Israel, que expulsou palestinos da região, para dar início ao processo de industrialização nesses territórios, iniciando, assim, os conflitos

armados no Oriente Médio, no século XX.

18 – O barão do Rio Branco foi o primeiro a formular iniciativa de cooperação entre Brasil e Argentina, na década inaugural do século XX, que procurava dissipar as tensões entre os dois grandes países platinos e, também, evitar o agravamento das crônicas disputas entre Buenos Aires e Santiago pelo controle sobre a Terra do Fogo, no extremo meridional da América do Sul. Contudo, a ideia de cooperação regional só se consolidaria oito décadas mais tarde com a criação do Mercosul. Como era conhecida a política de cooperação criada pelo barão do Rio Branco que tentava uma cooperação política entre os três países envolvidos nesses conflitos e rivalidades?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

19 – O Cone Sul é uma realidade geopolítica no contexto da América do Sul. No início do século XX o barão do Rio Branco identificou o Cone Sul uma prioridade de política externa brasileira, que ajudou a suprimir fontes de diversas crises com os vizinhos. Que ação política de extrema importância para o Brasil o barão do Rio Branco tomou?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

20 – ENEM

Como é conhecida a técnica de organização do Estado que se consagrou em parcela significativa dos países ocidentais desde a independência americana, geralmente em função de peculiaridades étnicas ou geográficas desses estados nacionais?

__________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão Nova Série Número 28 - Dezembro de 2010 5 21 41 89 105 143 159 Composição de espécies arbóreas em três estádios sucessionais de

A secularização, portanto, atua no sistema conceitual moderno como uma assinatura que faz remissão temporal à teologia, denotando na modernidade um pertencimento à oikonomía

Neste contexto integrador dos conceitos da saúde coletiva e da problemática ambiental é possível tecer comentários e discussões acerca das interações entre ambiente e saúde,

desenvolvimento de plântulas de pimenta malagueta, foram analisados dois lotes de sementes armazenadas em condições naturais pelo período de seis (T1) e 12 (T2) meses, e

(UEL) Um pesquisador determinou as variações nos números de cromossomos e de moléculas de DNA, ao longo do tempo, em células vegetais em reprodução sexuada e assexuada. As

O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado perfazendo um total de quatro tratamentos com quinze repetições (frascos de 300 ml), sendo que cada

Foram realizados tratos culturais necessários à cultura tais como, controle manual (mondas) de plantas daninhas, irrigações (10 a 15mm) a cada dois dias, pelo método de aspersão

Potencial de empobrecimento da camada do ozono: Não aplicável. Potencial de criação fotoquímica de ozono: Não aplicável. Potencial de contribuição para o aquecimento global: