• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO DO SIMULADO DISSERTATVIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO DO SIMULADO DISSERTATVIO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SINGULAR ANGLO VESTIBULARES SETEMBRO/2016

1. (FUVEST) A atividade das enzimas é influenciada pelo pH do meio. O gráfico abaixo mostra a velocidade de reação de duas enzimas que atuam na digestão humana, pepsina e tripsina.

Para identificar se um frasco rotulado “Enzima” contém pepsina ou tripsina, foi planejado um experimento com quatro tubos de ensaio: dois tubos teste e dois tubos controle.

a) Complete o quadro abaixo, indicando como deve ser montado cada um dos quatro tubos de ensaio do experimento. Para cada tubo, devem ser indicadas três condições:

- adição de enzima ou água esterilizada; - tipo de substrato (proteína, amido ou gordura); - valor de pH.

Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4 Enzima ou água

Substrato Valor de pH

b) Qual é o resultado esperado em cada tubo de ensaio, caso o frasco contenha apenas pepsina? E Em que órgão(s) do sistema digestório humano atuam a pepsina e a tripsina?

a)

Tubo 1 Tubo 2 Tubo 3 Tubo 4 Enzima ou

água Enzima Água Enzima Água

Substrato Proteína Proteína Proteína Proteína Valor de

pH 2,0 2,0 8,0 8,0

b) No tubo 1 ocorrerá digestão, porque a pepsina hidrolisa proteínas em pH ácido (2,0). No tubo 2 não ocorre digestão pela ausência da enzima. Nos tubos 3 e 4 também não haverá hidrólise, porque a pepsina não atua em pH alcalino (8,0). A pepsina atua no estômago, enquanto a tripsina atua no intestino delgado (duodeno).

RESOLUÇÃO DO SIMULADO DISSERTATVIO

(2)

SINGULAR ANGLO VESTIBULARES SETEMBRO/2016

2. (UEL) Um pesquisador determinou as variações nos números de cromossomos e de moléculas de DNA, ao longo do tempo, em células vegetais em reprodução sexuada e assexuada. As variações na quantidade de moléculas em cada célula, nos dois casos, estão representadas nas figuras A e B.

a) Que tipo de divisão celular está caracterizado na figura A? E na figura B? Qual tipo corresponde às células em reprodução sexuada? Qual tipo corresponde às células em reprodução assexuada? Justifique suas respostas. b) Explique as características genéticas dos descendentes das reproduções sexuada e assexuada.

a) No esquema da figura A está representada a mitose, e na figura B a meiose. As células em reprodução sexuada correspondem à meiose, isto é, figura B. Podemos justificar pela produção de quatro células ao final do processo e redução no número de cromossomos em cada célula formada. Na reprodução assexuada a estabilidade no número de cromossomos nas células formadas é o ponto principal, ou seja, mantém o número de cromossomos que pode ser observado na formação das duas células ao final do processo.

b) Os descendentes formados pelo processo de reprodução sexuada diferem dos pais por apresentar uma mistura de material genético de ambos, já no processo de reprodução assexuada as características genéticas se mantêm como ocorre na clonagem

3. (UNINOVE) A figura mostra uma representação do coração humano.

a) Qual a importância da estrutura apontada pela seta Y? Qual cavidade cardíaca recebe sangue proveniente dos pulmões, por meio das veias pulmonares?

(3)

SINGULAR ANGLO VESTIBULARES SETEMBRO/2016

a) A seta Y representa a válvula (valva) tricúspide, que impede o refluxo do sangue para o átrio direito, direcionando o sangue em uma única direção, do átrio direito para o ventrículo direito. As veias pulmonares desembocam no átrio esquerdo do coração.

b) A estrutura apontada pela seta X corresponde ao septo ventricular (cardíaco), que separa o ventrículo esquerdo do direito, impedindo que o sangue venoso (pobre em oxigênio) se misture com o sangue arterial (oxigenado).

4. (SANTA MARCELINA) A ANVISA não registra alisantes capilares conhecidos como “escova progressiva” que tenham como base o formol (metanal) em sua fórmula. A substância só tem uso permitido em cosméticos nas funções de conservante com limite máximo de 0,2% em massa, solução cuja densidade é 0,92 g mL.

(www.anvisa.gov.br. Adaptado.)

a) Escreva a fórmula molecular do formol. Sabendo-se que a constante de Avogadro é 6 10 23mol ,1 calcule o número de moléculas contidas em 1g dessa substância, cuja massa molar é igual a 30 g mol.

b) Calcule a concentração, em g/L da solução de formol citada no texto. Apresente os cálculos.

a) Fórmula molecular do formol: CH O.2

2 CH O 30 g 30 g  23 6 10 moléculas 1 g  moléculas 23 22 moléculas n n 0,2 10 moléculas 2 10 moléculas

b) A substância só tem uso permitido em cosméticos nas funções de conservante com limite máximo de 0,2% em massa, solução cuja densidade é 0,92 g mL. Então:

d 0,92 g mL 920 g / L Em 1 L : 920 g   100 % m 0,2 % m 1,84 g m 1,84 g c c 1,84 g / L V 1 L ou c d 0,2 c 920 1,84 g / L 100           

(4)

SINGULAR ANGLO VESTIBULARES SETEMBRO/2016

5. (FUVEST) Águas que apresentam alta concentração de íons Ca2 ou Mg2 dissolvidos são chamadas de “águas duras”. Se a concentração total desses íons for superior a 100 mg L, tais águas não podem ser utilizadas em tubulações de máquinas industriais, devido à obstrução dos tubos causada pela formação de sais insolúveis contendo esses íons. Um químico deverá analisar a água de uma fonte, isenta de íons Mg2, mas contendo íons

2

Ca, para verificar se é adequada para uso em uma indústria. Para tal, uma amostra de 200 mL de água dessa fonte

foi misturada com uma solução de carbonato de sódio (Na CO ), em quantidade suficiente para haver reação 2 3 completa. O sólido formado foi cuidadosamente separado, seco e pesado. A massa obtida foi 0,060 g.

a) Escreva a equação química, na forma iônica, que representa a formação do sólido. b) A água analisada é adequada para uso industrial? Justifique, mostrando os cálculos.

Note e adote:

Massas molares (g mol)

C...12 O...16 Na...23 Ca...40

a) Equação química, na forma iônica, que representa a formação do sólido:

2

Ca (aq)2Na (aq) CO32(aq)CaCO (s)3 2Na (aq)

2 2

3 3

Ca (aq)CO (aq)CaCO (s)

b) De acordo com o enunciado se a concentração total desses íons for superior a 100mg L, a água não será adequada. 3 3 2 3 2 2 CaCO 3 CaCO CaCO Ca Ca Ca

m (separado, sec o e pesado) 0,060 g V 200 mL 0,2 L CaCO 100 g / mol m n M 0,060 n 0,0006 mol n 0,0006 mol 100 Ca 40 g / mol m 0,0006 40 0,024 g 24 mg m Concentração V 24 mg Concentração 120 mg / L 0,2 L 120 m                     g / L100 mg / L

(5)

SINGULAR ANGLO VESTIBULARES SETEMBRO/2016

6. (UNICID) A torta do algodão, subproduto da extração do óleo das sementes, contém proteínas e energia, e pode ser usada para alimentação de animais. Entretanto, o uso é limitado devido à presença de gossipol entre os componentes da torta.

(“Uso de subprodutos de algodão na nutrição de ruminantes”, 2010. www.RCVT.org.br.Adaptado).

Analise a fórmula estrutural do gossipol apresentada.

a) Determine a fórmula molecular do gossipol.

b) Identifique as funções orgânicas presentes na estrutura apresentada para o gossipol.

a) C H O30 30 8

b) O composto apresenta as funções: aldeído e fenol.

7. (UFPR) Um paraquedista salta de um avião é cai livremente por uma distância vertical de 80 m, antes de abrir o paraquedas. Quando este se abre, ele passa a sofrer uma desaceleração vertical de 4,0 m/s², chegando ao solo com uma velocidade vertical de módulo 2,0 m/s. Supondo que, ao saltar do avião, a velocidade inicial do paraquedista na vertical era iguala zero e considerando g = 10 m/s², determine:

a) O tempo total que o paraquedista permaneceu no ar, desde o salto até atingir o solo. b) A distância vertical total percorrida pelo paraquedista.

Cálculo do tempo de queda:

t1 = 4s.

Cálculo da velocidade ao final da queda livre: V = V0 + gt V = 0 + 10 . 4 V = 40 m/s Fase de desaceleração: V = V0 + at 2 = 40 – 4 . t t2 = 9,5 s

Tempo total de descida: Δttot = t1 + t2

(6)

SINGULAR ANGLO VESTIBULARES SETEMBRO/2016

b) Queda Livre: ΔS1 = 80m Fase da desaceleração: ( )

Distância total de descida: ΔStot = ΔS1 + ΔS2

ΔStot = 80 + 199,5 = 279,5 m

8. (UFPR) Um objeto de massa igual a 50 kg é solto de um helicóptero de voa horizontalmente a uma velocidade de 200 km/h. Considere que o helicóptero, no momento em que soltou o objeto, estava a uma altura de 250 m e relação o solo e que a aceleração da gravidade no local era igual a 10 m/s². Desprezando os efeitos da resistência do ar, calcule:

a) A energia cinética do objeto ao atingir o solo.

b) A distância horizontal percorrida pelo objeto, medida em relação à posição no instante em que ele foi solto.

a)

Como o sistema é conservativo, pode-se afirmar que: EMi = EMf ECi + EPi = ECf + EPf ( )

(7)

SINGULAR ANGLO VESTIBULARES SETEMBRO/2016

b)

Vertical (Queda Livre). Calculo do tempo de queda:

Horizontal (Movimento Uniforme).

9. (UFPE) São dados:

 aceleração da gravidade: 10 m/s²;  densidade do mercúrio: 13,6 g/cm³;  pressão atmosférica: 1,0 . 105 N/m²;  constante eletrostática: k0 = 1/4 = 9,0.10 9 N.m²/C²

Três cargas elétricas, q1 = - 16μC, q2 = + 1,0μC e q3 = - 4,0μC, são mantidas fixas no vácuo e alimentadas, como mostrado na figura. A distância d = 1,0 cm. Calcule o módulo do campo elétrico produzido na posição da carga q2, em V/m.

(8)

SINGULAR ANGLO VESTIBULARES SETEMBRO/2016

10. (UFF) A figura representa o gráfico da função f definida por f(x) = log2x.

a) Determine a medida do segmento PQ.

b) Calcule a área do quadrilátero formado pelos pontos P, Q, (2,0) e (4,0).

a) calculando f(2) e f(4): b) ( ) √ ( ) Assim temos: P = (2,1) e Q = (4,2) 1 2 PQ 2 1 2 Àrea do trapézio: ( ) ( )

Por Pitágoras: √

(9)

SINGULAR ANGLO VESTIBULARES SETEMBRO/2016

11. (FUVEST)

a) Quantos são os números inteiros positivos de quatro algarismos, escolhidos sem repetição, entre 1, 3, 5, 6, 8, 9? b) Dentre os números inteiros positivos de quatro algarismos citados no item a), quantos são divisíveis por 5? c) Dentre os números inteiros positivos de quatro algarismos citados no item a), quantos são divisíveis por4?

12. O prisma hexagonal regular abaixo representa um tanque de armazenamento de combustível inflamável, e possui capacidade total igual a 125√ m3

. Sua altura total é de 20 metros e por recomendação da engenharia que o construiu, deve conter líquido até no máximo 90% de sua altura. Considerando que o líquido dentro do tanque esteja na altura máxima recomendada e desprezando a espessura das paredes do tanque, determine:

a) A área lateral, da superfície externa do tanque; b) O volume da parte cheia do tanque.

a) VPRISMA = AB.H e H = 20 m Assim, √ √ , √ ALATERAL = √

b) Altura de líquido = 90% da altura total do tanque: 0,9.20 = 18 m.

Referências

Documentos relacionados

A autoavaliação consiste em processos de avaliação cíclica dos resultados da instituição, como um todo, no sentido de aferir o cumprimento da sua missão e objetivos.

De forma mais específica, busca-se estabelecer parâmetros que nos permita melhor compreender tais influências no Brasil e na Colômbia, tendo como foco específicos dois

(FUVEST) Investigou‐se a velocidade de formação de gás hidrogênio proveniente da reação de Mg metálico com solução aquosa de HC l. Uma solução aquosa de CH l

Antes da chegada dos portugueses, diferentes nações indígenas viviam nestas terras. Estes povos tinham suas próprias crenças e formas de organização política e econômica. Quando

Este trabalho se refere ao instituto processual conhecido como fundamentação das decisões judiciais, que em razão da divergência doutrinária quanto a nomenclatura

b) No trecho, Nhô Augusto é designado como “o Homem do Jumento”. Considerando se essa designação no intertexto religioso, muito presente no conto, como se

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de