• Nenhum resultado encontrado

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. Brasil"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São

Paulo. Brasil

Diretor: Holmer Savastano Junior. holmersj@usp.br 1. Apresentação da Instituição no contexto nacional e regional

A Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), Figuras 1 e 2, conta com vários laboratórios de ensino e pesquisa, salas de aula, biblioteca e demais instalações necessárias ao oferecimento dos seus cursos e que dão suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão. O corpo docente da FZEA é constituído por professores com titulação mínima de doutor, que desenvolvem suas pesquisas e atividades de extensão em diferentes áreas do conhecimento. Os alunos de graduação e pós-graduação têm importante participação em projetos de pesquisa e extensão como parte de sua formação. O corpo de servidores não-docentes é composto de funcionários qualificados, distribuídos em três departamentos (Ciências Básicas, Zootecnia e Engenharia de Alimentos), administração e biblioteca. A FZEA oferece três cursos de Graduação (Zootecnia e Engenharia de Alimentos diurno e noturno) e dois de Pós-Graduação (mestrado e doutorado em Zootecnia).

Figura 1. Vista aérea do prédio central da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos.

(2)

1.1 Algumas áreas de pesquisa com maior destaque na Zootecnia e na Engenharia de Alimentos

Biotecnologia e Meio Ambiente; Extração Supercrítica e Equações de Estado; Processamento de Alimentos e Produtos Naturais; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Física Aplicada e Computacional; Aqüicultura; Melhoramento Genético; Produção Animal; Reprodução Animal; Bioclimatologia e Bem-Estar Animal; Ambiência Animal e Zootecnia de Precisão; Eqüideocultura; Ecotecnologias; Construções Rurais e Ambiência; Computação de Interesse Zootécnico; Produção e Nutrição de Búfalos; Protozoologia de Rúmen; Nutrição e Crescimento Animal; Fisiologia e Metabolismo Celular; Engenharia de Processos; Tecnologia de Biopolímeros e Biofilmes; Bovinocultura de Corte; Empreendedorismo e Gestão do Agronegócio; Apicultura.

1.2 Internacionalização

A FZEA busca parceiros internacionais para realização de projetos de pesquisa e intercâmbios de alunos e professores, nas suas áreas de atuação em pesquisa, ensino e inovação tecnológica, para formação de recursos humanos e solução de problemas de interesse para a sociedade brasileira e internacional, especialmente no que diz respeito à produção animal e de alimentos. O estímulo ao intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação inclui missões de estudo e deverá culminar com acordos de duplo diploma com instituições irmãs de excelência no exterior.

2. Apresentação do Grupo dentro da Instituição

O Grupo de Construções e Ambiência dedica-se ao aproveitamento de resíduos agrícolas e industriais como materiais de construção. Os estudos contam com apoio da Finep Habitare e possibilitaram depósito de patente da telha (INPI PI n. 0201204-9, 02/04/2002). O interesse pela reciclagem de resíduos na construção possibilitou intercâmbio com professores de outras instituições brasileiras (PUC-Rio, IME/RJ e UFPB) em projeto financiado pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica Procad Capes. Nesse projeto, realizou-se estudo do aproveitamento da cinza da queima da cama sobreposta de suínos para substituição parcial do cimento Portland em argamassas. O grupo participa do projeto "Formação da Rede Interamericana de Colaboração em Materiais", com financiamento do CNPq (responsável IME/RJ) e da NSF, EUA (responsável Princeton University). Realiza-se ainda o projeto "Desenvolvimento de tecnologia para fabricação de telhas de fibrocimento sem amianto" (Fapesp Pite e Finep FNDCT), o qual apresenta, como resultado, alternativas para o cimento amianto. Além de pesquisadores da Poli USP, participam duas empresas do setor do fibrocimento e uma indústria produtora de fibras sintéticas. A linha de pesquisa em conforto térmico animal em instalações pecuárias atém-se à ambiência e ao bem estar animal. A ênfase está nos sistemas de cobertura e sombreamento, com respeito a materiais e técnicas construtivas alternativas. Estuda-se a correlação entre o microclima gerado pela construção, o desempenho dos animais (respostas fisiológicas, comportamentais e de produtividade) e a viabilidade econômica da atividade. Um trabalho concluído (1995/96, Fapesp) indicou correlação entre diversos tipos de cobertura e ganho de peso animal, em aviários comerciais para frangos. Outros três estudos com instalações para bovinos de leite e aviários (2001/07, Fapesp) demonstraram a importância da construção, e particularmente do sistema de cobertura, no bem estar e na produção animal.

3. Dados completos do Grupo : Grupo de Construções e Ambiência

3.1. Responsável pelo Grupo :Prof. Dr.Holmer Savastano Junior. 3.2. Investigadores do Grupo:

Dr. Sérgio Francisco dos Santos. Msc. Gustavo Henrique Denzin Tonoli. Msc. Yatsen Jepther Maldonado Soto. Msc. Celso Y. Kawabata.

Msc. Melissa Selaysim di Campos.

4. Objetivos do Grupo na Ação de Coordenação

O Objetivo principal do Grupo de Construções e Ambiência da USP Pirassununga, no presente projeto, é a valorização do uso de resíduos agroindustriais, pela aplicação e pelo uso em materiais cimentícios de natureza mineral (cimento Portland) e de natureza orgânica (polímeros).

5. Estrutura do Grupo

5.1. Laboratório

A Figura 3 mostra o Laboratório de Construções e Ambiência. Desenvolve produtos sustentáveis para construção rural e urbana, com especial interesse para materiais à base de cimentos alternativos e com reforço de fibras naturais. Atua também no desenvolvimento de fibrocimentos alternativos ao cimento-amianto, com trabalhos de projeção internacional nessa área. Apresenta ainda trabalho de caracterização de elementos construtivos, por meio de ensaios mecânicos, físicos e também de análise da durabilidade dos materiais.

(3)

Figura 3. Vista da lateral do Laboratório de Construções e Ambiência.

5.2. Equipamentos

Instalação para refino de polpa celulósica com refinador de discos, equipamento Canadian Standard Freeness (CSF) para medida da drenabilidade da polpa, desintegrador de polpa celulósica, dispositivo de ensaio calor-chuva de envelhecimento acelerado com área de ~12 m2, banho-maria para ensaio de

envelhecimento acelerado de compósitos, medidor de pH, condutivímetro, estereoscópio, mesa vibratória para produção de telhas, misturadores de argamassa, máquina universal de ensaios mecânicos com capacidade de carga de 300 kN, prensa hidráulica para ensaio de compressão até 1 MN, moinho de cargas metálicas esféricas, moinho de cargas cerâmicas esféricas, serra circular para preparo de corpos-de-prova e estação meteorológica.

6. Linhas gerais de investigação 6.1 Fibrocimento

As ações da linha de pesquisa em fibrocimento dedicam-se ao aproveitamento de resíduos agrícolas e industriais como insumos na obtenção de materiais de construção para população de baixa renda. Associados ao barateamento da matéria-prima, estão o emprego de mão-de-obra sem especialização, baixos investimentos iniciais na linha produtiva e redução de desperdícios, com os conseqüentes ganhos ambientais. Já se encontra em fase de testes uma telha de 250x500mm, ondulada, feita de argamassa de cimento de escória de alto-forno com reforço de fibras vegetais. A Figura 4 mostra o simulador de calor e chuva para testar a durabilidade de telhas corrugadas de fibrocimento.

Figura 4. Simulador de calor e chuva do Laboratório de Construções e Ambiência 6.2 Conforto térmico

A linha de pesquisa de conforto térmico animal em instalações pecuárias atém-se à ambiência e ao bem estar animal. A ênfase está nos sistemas de cobertura e de sombreamento usados na produção animal,

(4)

com respeito a materiais e técnicas alternativos. Nesses estudos, existe a correlação entre o microclima gerado pela construção, o desempenho dos animais (respostas fisiológicas, comportamentais e de produtividade), e a viabilidade econômica da atividade.

6.3 Cinzas e resíduos agroindustriais

O grande desafio dos produtores rurais (tanto na agricultura quanto na pecuária), atualmente, é a exigência da sustentabilidade ambiental nas regiões de produção intensiva. De um lado, existe a pressão pela concentração em pequenas áreas de produção, e pelo aumento da produtividade e, do outro, que esse aumento não afete o meio ambiente. Vários são os resíduos agroindustriais que, se não tiverem algum destino, em virtude dos altos volumes envolvidos, tornam-se um problema ambiental. Uma maneira de reduzir o volume desses materiais é a queima, onde são obtidas cinzas. A mais nova linha de pesquisa do Grupo de Construções e Ambiência da FZEA USP é a do aproveitamento de cinzas (como, por exemplo, a de bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, cama de frango e de suíno) e de outras adições minerais para uso em materiais cimentícios. Diversos estudos estão em curso, no momento, com a investigação de aspectos relacionados à produção das cinzas (atividade pozolânica, temperatura ideal de queima e duração da queima) para substituição parcial do cimento Portland na produção de compósitos.

7. Produção tecnológica

A telha ondulada de fibrocimento com 6 mm de espessura e as caixas d’água com até 1000 L de capacidade são produtos desenvolvidos e em comercialização pela empresa parceira Infibra/Permatex, de Leme, SP. A empresa parceira Imbralit, de Criciúma, SC está em fase de adaptação da sua linha industrial com produção de telhas prevista para o segundo semestre de 2007.

A equipe parceira do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (PCC EP), USP submeteu um pedido de patente de reforço polimérico localizado para telhas onduladas. A equipe da FZEA USP aperfeiçoou o processo de produção de telhas de pequenas dimensões e submeteu a seguinte patente ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI):

SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Processo de obtenção de telha de fibrocimento com reforço à base de polpa celulósica, por meio de sucção de água e prensagem, e produtos assim obtidos. 2002. Patente: Privilégio e Inovação, n. 0201204-9, "Invenção de processo e produto obtido", 2 de abril de 2002 (depósito). Em decorrência dessa patente, produziu-se um equipamento, em nível de protótipo industrial, com a produção de telhas para testes.

8. Publicações técnico-científicas

8.1 Artigos completos publicados em periódico arbitrado

SILVA, Ana Carolina de Sousa, BEZERRA, Eduardo Marcelo, COSTA, Ernane José Xavier da, SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Fiber cement composition simulator using artificial neural networks. Journal of Engineering and Applied Sciences, v. 22, p. 1206 - 1212, 2007.

TONOLI, Gustavo Henrique Denzin, JOAQUIM, Ana Paula, ARSÈNE, Marie Ange, Bilba, Ketty, SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Performance and durability of cement based composites reinforced with refined sisal pulp. Materials and Manufacturing Processes, v. 22, p. 149 - 156, 2007.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer; TURNER, Anthony; MERCER, Christopher; SOBOYEJO, Winston. Mechanical behavior of cement based materials reinforced with sisal fibers. Journal of Materials Science, Norwell, v. 41, n. 21, p. 6938-6948, 2006.

BEZERRA, Eduardo Marcelo; JOAQUIM, Ana Paula; SAVASTANO JUNIOR, Holmer; JOHN, Vanderley Moacyr; AGOPYAN, Vahan. The effect of different mineral additions and synthetic fiber contents on properties of cement based composites. Cement and Concrete Composites, Kidlington, v. 28, n. 6, p. 555-563, 2006.

PIMENTEL, Lia L.; BERALDO, Antônio L.; SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Durabilidade de Compósito Biomassa Vegetal-Cimento Modificado por Polímero. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 26, n. 2, p. 344-353, 2006.

AGOPYAN, Vahan; SAVASTANO JUNIOR, Holmer; JOHN, Vanderley Moacyr; CINCOTTO, Maria Alba. Developments on vegetable fibre-cement based materials in São Paulo, Brazil: an overview. Cement and Concrete Composites, Kidlington, v. 27, n. 5, p. 527-536, 2005. ISSN 0958-9465.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer; WARDEN, Peter G; COUTTS, Robert S P. Microstructure and mechanical properties of waste fibre-cement composites. Cement and Concrete Composites, Kidlington, v. 27, n. 5, p. 583-592, 2005. ISSN 0958-9465.

(5)

MARTELLO, L.S.; SAVASTANO JUNIOR, H.; SILVA, S.L.; TITTO, E.A.L. Respostas fisiológicas e produtivas de vacas holandesa em lactação submetidas a diferentes ambientes. Revista Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.33, n.1, p.181-191, 2004.

SAVASTANO JUNIOR, H.; WARDEN, P.G.; COUTTS, R.S.P. Evaluation of pulps from natural fibrous material for use as a reinforcement in cement product. Materials and Manufacturing Processes, New York, v. 19, n. 5, p. 963-978, 2004.ISSN 1042-6914.

GATTO, Eliane Gil; KAWABATA, Celso Y.; SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Polpas kraft de Agave sisalana e de Musa cavendishii para reforço de fibrocimento alternativo. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 23, n. 2, p. 211-220, 2003. ISSN 0100-6916.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer; WARDEN, Peter G; COUTTS, Robert S P. Mechanically pulped sisal as reinforcement in cementitious matrices. Cement and Concrete Composites, Kidlington, UK, v. 25, n. 3, p. 311-319, 2003. ISSN 0958-9465.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer; WARDEN, Peter G; COUTTS, Robert S P. Potential of alternative fibre-cements as building materials for developing areas. Cement and Concrete Composites, Kidlington, UK, v. 25, n. 6, p. 585-592, 2003. ISSN 0958-9465.

DEVITO, Reginaldo Araujo; SAVASTANO JUNIOR, Holmer; CUNHA, Leandro. Matrizes à base de cimento reforçadas com celulose de Eucalyptus grandis. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 22, n. 1, p.11-21, 2002. ISSN 0100-6916.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer; JOHN, Vanderley Moacyr; AGOPYAN, Vahan; FERREIRA, Osny P. Weathering of vegetable fibre-clinker free cement composites. Materials and Structures, Cachan, France, v. 35, n. 245, p. 64-68, 2002. ISSN 1359-5997.

8.2 Trabalhos completos em anais de eventos

TONOLI, Gustavo Henrique Denzin; JOAQUIM, Ana Paula; SÁ, Marco Aurélio de; BEZERRA, Eduardo Marcelo; SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Refined sisal pulp and polypropylene fibre as reinforcement of cement based composites. In: I COLOQUIO DE INVESTIGACIÓN EN MATERIALES NO CONVENCIONALES BRASIL COLOMBIA 2005, 2005, Cali. Memorias do I Coloquio de Investigación en Materiales No Convencionales Brasil Colombia 2005. Cali: Universidad del Valle, 2005. v. 1, p. 1-12. ISBN 95-86704-04-1.

DIAGNE, Magatte; TONOLI, Gustavo Henrique Denzin; JOAQUIM, Ana Paula; SAVASTANO JUNIOR, Holmer; BEYE, Aboubaker Chédikh; SOBOYEJO, Winston. Synthetic and vegetable plant fibres as hybrid reinforcement for cement based matrix. In: INTER AMERICAN CONFERENCE ON NON-CONVENTIONAL MATERIALS AND TECHNOLOGIES IN ECOLOGICAL AND SUSTAINABLE CONSTRUCTION, 2005, Rio de Janeiro. Proceedings of the IAC-Nocmat 2005 Rio. Rio de Janeiro: Abmtenc & FZEA-USP, 2005. v. 01, p. 616-624. ISBN 85-98073-06-7 (CD-Rom com trabalhos completos) e 85-98073-05-9 (book of abstracts).

PIMENTEL, L.L.; BERALDO, A.L.; SAVASTANO JUNIOR, H. Utilização de polímeros em compósito biomassa vegetal - cimento. In: Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável, 1 e Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 10, São Paulo, SP, 2004. Anais. Porto Alegre: Antac, 2004. v. 1, p.1-11. ISBN: 85-89478-08-4.

ZARDO, A.M.; BEZERRA, E.M.; MARTELLO, L.S.; SAVASTANO JUNIOR, H. Utilização da cinza de bagaço cana-de-açúcar como filler em compostos de fibrocimento. In: Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável, 1 e Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 10, São Paulo, SP, 2004. Anais. Porto Alegre: Antac, 2004. v. 1, p. 1-13. ISBN: 85-89478-08-4.

SAVASTANO JUNIOR, H.; JOAQUIM, A.P.; WARDEN, P.G.; COUTTS, R.S.P. Sisal waste CTMP pulping for use in fibre-cement composites. In: International Symposium on Natural Polymers and Composites, 5 & Brazilian Symposium on the Chemistry of Lignin and other Wood Components, 8, São Pedro, 2004. Proceedings. São Carlos, Embrapa Instrumentação Agropecuária / ABPol, 2004. v. 1, p. 208-210. ISBN: 85-86463-13-2.

PIMENTEL, L.L.; BERALDO, A.L.; SAVASTANO JUNIOR, H. Compósito resíduo de Pinus caribaea - cimento: avaliação da durabilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 33, São Pedro, 2004. Anais. Campinas: Unicamp, 2 a 6 de agosto de 2004. v. 1, p. 1-6.

PIMENTEL, L.L.; SAVASTANO JUNIOR, H.; BERALDO, A.L. Durabilidade de compósitos biomassa vegetal-cimento. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MATERIAIS E TECNOLOGIAS NÃO-CONVENCIONAIS:

(6)

HABITAÇÕES E INFRA-ESTRUTURA DE INTERESSE SOCIAL, 2004, Pirassununga. Anais. Pirassununga: FZEA USP, 2004. v. 1, p. 387-397. ISBN: 8598073040.

DIAS, C.M.R.; JOHN, V.M.; SAVASTANO JUNIOR, H. Efeitos dos ciclos de molhagem e secagem nas propriedades de fibrocimentos com fibras de celulose e PVA. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MATERIAIS E TECNOLOGIAS NÃO-CONVENCIONAIS: HABITAÇÕES E INFRA-ESTRUTURA DE INTERESSE SOCIAL, 2004, Pirassununga. Anais. Pirassununga: FZEA USP, 2004. v. 1, p. 196-205. ISBN: 8598073040.

BEZERRA, E.M.; JOAQUIM, A.P.; SAVASTANO JUNIOR, H. Some properties of fiber-cement composites with selected fibers. In: CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MATERIAIS E TECNOLOGIAS NÃO-CONVENCIONAIS: HABITAÇÕES E INFRA-ESTRUTURA DE INTERESSE SOCIAL, 2004, Pirassununga. Anais. Pirassununga: FZEA USP, 2004. v. 1, p. 33-43. ISBN: 8598073040.

SAVASTANO JUNIOR, H.; WARDEN, P.G.; COUTTS, R.S.P. Mechanical and waste pulps as reinforcement for alternative fibre-cements. In: Asce Engineering Mechanics Conference - EM-2004, 17 & Symposium on Ecologically Friendly Materials, 1, Newark, DE, 2004. Proceedings. Newark: University of Delaware, jun. 2004. p. 1-9.

BEZERRA, E.M.; SAVASTANO JUNIOR, H. The influence of type and refinement of the cellulose pulp in the behavior of fiber cement with hybrid reinformcement - a regression analysis application. In: Asce Engineering Mechanics Conference - EM-2004, 17 & Symposium on Ecologically Friendly Materials, 1, Newark, DE, 2004. Proceedings. Newark: University of Delaware, jun. 2004. p. 1-8.

NITA, Clovis; JOHN, Vanderley Moacyr; DIAS, Cleber Marcos Ribeiro; SAVASTANO JUNIOR, Holmer; TAKEASHI, Mário. Effect of metakaolin in the performance of PVA and cellulose fibers reinforced cement. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INORGANIC-BONDED COMPOSITE MATERIALS, 9., 2004, Vancouver. Proceedings of the 9th International Conference on Inorganic-bonded Composites Materials. Moscow: University of Idaho, 2004. p. 1-11.

BEZERRA, Eduardo Marcelo; SAVASTANO JUNIOR, Holmer; JOHN, Vanderley Moacyr; AGOPYAN, Vahan. Mineral additions and their influence on fiber cement behavior. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON INORGANIC-BONDED COMPOSITE MATERIALS, 9., 2004, Vancouver. Proceedings of the 9th International Conference on Inorganic-bonded Composite Materials. Moscow: University of Idaho, 2004. p. 1-12.

MOTTA, Leila de Castro; JOHN, Vanderley M.; AGOPYAN, V. Caracterização de fibras sintéticas para uso como reforço de matrizes cimentícias. In: V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 2003, São Paulo. Anais. São Paulo: EPUSP, 2003. 12 p.

MOTTA, Leila de Castro; JOHN, Vanderley M. Panorama sobre compósitos de matrizes cimentícias reforçadas com fibras naturais. In: V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 2003, São Paulo. Anais. São Paulo: EPUSP, 2003. 20 p.

DIAS, Cleber M. R.; JOHN, Vanderley M. Modelagem da variação dimensional de placas de cimento-celulose-PVA submetidas a molhagem. In: V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 2003, São Paulo. Anais. São Paulo: EPUSP, 2003. 20 p.

LEÃO, Alcides Lopes; SAVASTANO JUNIOR, Holmer; CARASCHI, José. Natural fibers for non-textiles industrial applications. In: 32ND REUNION OF THE INTERGOVERNAMENTAL GROUP ON HARD FIBRES &

34TH REUNION OF THE INTERGOVERNAMENTAL GROUP ON JUTE, KENAF AND ALLIED FIBRES, 2003,

Salvador. Salvador: FAO/Promo/Sindifibras, 2003. p. 1-27.

PIMENTEL, Lia Lorena; SAVASTANO JUNIOR, Holmer; BERALDO, Antonio Ludovico. Avaliação de compósitos polpa celulósica-cimento modificado por polímero. In: XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 2003, Goiânia. Anais do Conbea 2003. Goiânia: Sbea/UFG/UEG/Embrapa, 2003. p. 1-5.

ROMA JR., Luiz Carlos; SAVASTANO JUNIOR, Holmer; MARTELLO, Luciane Silva; BEZERRA, Eduardo Marcelo. Avaliação de telhas de fibrocimento reforçadas com fibras vegetais em diferentes composições. In: XXXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 2003, Goiânia. Anais do Conbea 2003. Goiânia: Sbea/UFG/UEG/Embrapa, 2003. p. 1-4.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer; JOHN, Vanderley Moacyr; AGOPYAN, Vahan; GATTO, Eliane Gil. Developing waste cellulose fibre reinforced composites with clinker free cement. In: NOCMAT/3 - VIETNAM INTERNATIONAL CONFERENCE ON NON-CONVENTIONAL MATERIALS AND TECHNOLOGIES, 2002, Hanoi. Proceedings of the Nocmat/3 - Vietnam. Hanoi: Construction Publishing House, 2002. v. 1, p. 211-218.

(7)

SAVASTANO JUNIOR, Holmer; JOHN, Vanderley Moacyr; AGOPYAN, Vahan. PVA and cellulose pulp as substitutes of asbestos in fiber-cement for water tanks production. In: 2002 INTERNATIONAL INORGANIC-BONDED WOOD AND FIBER COMPOSITE MATERIALS CONFERENCE: OPPORTUNITIES FOR THE NEW MILLENNIUM, 2002, Sun Valley. Inorganic-Bonded Wood and Fiber Composite Materials. Moscow: University of Idaho, 2002. v. 8, p. 143-149.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer; JOHN, Vanderley Moacyr; AGOPYAN, Vahan; CINCOTTO, Maria Alba. Recycling agricultural and industrial residues as cement-based building materials. In: CONCRETE FOR A SUSTAINABLE AGRICULTURE: AGRO-, AQUA- AND COMMUNITY APPLICATIONS, 2002, Ghent. Proceedings of the IVth International Symposium on Concrete for a sustainable agriculture: agro-, aqua- and community applications. Ghent: Ghent University & Agricultural Research Centre Ghent, 2002. v. 1, p. 251-258.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Uso de fibras naturais em substituição ao amianto na construção civil. In: 1A. CONFERÊNCIA PAULISTA DE PRODUÇÃO + LIMPA, 2002, São Paulo. Anais da 1a. Conferência Paulista de Produção + Limpa. São Paulo: Centro de Produção Mais Limpa Senai/Seco, Abiclor, Cetesb e outros, 2002. v. 1, p. 1-20.

MARTELLO, Luciane Silva; CASADO, Carlos Eduardo Francisco; SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Cinzas de dejetos suínos como adição em produtos à base de cimento. In: SEMINÁRIO SOBRE POLUENTES AÉREOS E RUÍDOS EM INSTALAÇÕES PARA PRODUÇÃO DE ANIMAIS, 2002, Campinas. Anais do Seminário sobre Poluentes Aéreos e Ruídos em Instalações para Produção de Animais. Campinas: Unicamp, 2002. v. 1, p. 103-109.

GATTO, Eliane Gil; KAWABATA, Celso Y.; SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Polpas Kraft de plantas fibrosas para reforço de fibrocimento alternativo. In: XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA, 2002, Salvador, BA. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola. Salvador, BA: SBEA/UFBA/Embrapa, 2002. v. 1, p. 1-4.

8.3 Capítulos de livros

JOAQUIM, Ana Paula, SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Produção de geotêxteis - Novos usos In: O sisal do Brasil - Brazilian sisal.1 ed.Salvador : Sindifibras, 2006, v. 1, p. 72-76.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer, AGOPYAN, Vahan, JOHN, Vanderley Moacyr. Tecnologia para o desenvolvimento de telhas de fibrocimento - Cim-Cel. In: Inovação Tecnológica na Construção Habitacional.1 ed.Porto Alegre: Antac, 2006, v. 6, p. 14-39.

AGOPYAN, Vahan; SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Compósitos cimentícios reforçados com fibras vegetais e suas aplicações. In: FREIRE, Wesley Jorge; BERALDO, Antonio Ludovico. (Org.). Tecnologias e materiais alternativos de construção. Campinas, 2003, v. 1, p. 121-144.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Sistemas de cobertura para construções de baixo custo: uso de fibras vegetais e de outros resíduos agroindustriais. In: ROCHA, Janaíde Cavalcante; JOHN, Vanderley M. (Org.). Utilização de resíduos na construção habitacional. Rio de Janeiro, 2003, p. 94-123.

8.4 Organização de obras publicadas

SOBOYEJO, Wole, SAVASTANO JUNIOR, Holmer. Special issue on “Materials and manufacturing processes on multifunctional micro- and nano-structures” of the Materials and Manufacturing Processes Journal. London: Taylor and Francis, 2007, v. 22, n. 2, p. 139-237. ISSN 15322475 (electronic) – 10426914 (paper).

SAVASTANO JUNIOR, Holmer, JOHN, Vanderley Moacyr, AGOPYAN, Vahan, MOSLEMI, A. Proceedings of the 10th International Inorganic-Bonded Fiber Composites Conference. São Paulo : Universidade de São Paulo & University of Idaho, 2006, v. 1. p. 294. ISBN 8586686417.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer, GHAVAMI, Khosrow, SOBOYEJO, Winston, BEYE, Aboubaker Chédikh. Special edition on “Materials for affordable housing and infrastructure” of the Journal of Materials Science. Norwell: Springer, 2006, v.1. p.116. ISSN 00222461.

SAVASTANO JUNIOR, Holmer, WARDEN, Peter G (Org.). Edição temática especial “Natural Fibre Reinforced Cement Composites” do periódico Cement and Concrete Composites. v. 27, n. 5. ed. Kidlington: Elsevier, 2005. 107 p. ISSN 0958-9465.

GHAVAMI, Khosrow, SAVASTANO JUNIOR, Holmer (Org.), JOAQUIM, Ana Paula (Org.). Proceedings of the Inter American Conference on Non-Conventional Materials and Technologies in Ecological and Sustainable Construction. 01. ed. Rio de Janeiro: Abmtenc e FZEA-USP, 2005. v. 01, 747 p. ISBN

(8)

85-98073-06-7 (CD-Rom com trabalhos completos) e 85-98073-05-9 (book of abstracts).

GHAVAMI, K., SAVASTANO JUNIOR, H., JOAQUIM, A.P. (Org.). Conferência Brasileira de Materiais e Tecnologias Não-convencionais: habitações e infra-estrutura de interesse social - Brasil NOCMAT 2004. CD-Rom (ISBN: 8598073040) e Livro de Abstracts/Resumos (ISBN: 8598073032). Período do evento: 29 de outubro a 3 de novembro de 2004. Local: Anfiteatro do Prédio Central do Campus da USP, Pirassununga, SP. Pirassununga SP, 2004, ABMTENC, v. 1, 47 p. ISBN: 8598073040.

GHAVAMI, Khosrow, SAVASTANO JUNIOR, Holmer, BARBOSA, Normando Perazzo, THAUMATURGO, Clelio, SOBOYEJO, Winston (Org.). 1st Inter American Conference on Non-Conventional Materials and Technologies in the Eco-Construction and Infrastructure - Abstracts/Resumos. Rio de Janeiro: ABMTENC, 2003. v. 1, 96 p.

9. Capacitação de recursos humanos 9.1 Orientações de doutorado concluídas

MARTELLO, Luciane Silva. Interação animal-ambiente: efeito do ambiente climático sobre as respostas fisiológicas e produtivas de vacas Holandesas em free-stall. 2006. Tese (Zootecnia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Holmer Savastano Junior. Data da defesa: 09/06/2006.

BEZERRA, Eduardo Marcelo. Compósitos de matriz cimento Portland reforçados com fibras sintéticas de PVA/PP/PAN. 2005. 124 f. Tese (Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica) - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Holmer Savastano Junior. Co-orientador: Koshun Iha. Data da defesa: 13/04/2005.

PIMENTEL, Lia Lorena. Comportamento físico-mecânico de argamassas modificadas por polímeros e reforçadas com fibras vegetais. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Antonio L. Beraldo. Co-orientador: Holmer Savastano Junior. Data da defesa: 22/12/2004.

9.2 Orientações concluídas de mestrado

PEREIRA, Camila Lúcio. Avaliação do conforto térmico e do desempenho de frangos de corte confinados em galpão avícola com diferentes tipos de coberturas. 2007. Dissertação (Zootecnia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Holmer Savastano Junior. Data da defesa: 18/06/2007.

TONOLI, Gustavo Henrique Denzin, Aspectos produtivos e análise do desempenho do fibrocimento sem amianto no desenvolvimento de tecnologia para telhas onduladas, 2006. 130 p. Dissertação, Mestrado em Zootecnia - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Holmer Savastano Junior. Data da defesa: 03/03/2006.

MOTTA, Leila A. de Castro. Desempenho de fibras de coco e sisal para reforço de matrizes cimentícias através de tratamento termomecânico e impregnação de resinas. Tese de Doutorado., 2006, 130p. Programa de Pós Graduação do Departamento de Engenharia de Construção Civil. Orientador Vahan Agopyan. Data de defesa: 11/01/06.

DIAS, Cleber Marcos Ribeiro. Efeitos do envelhecimento na microestrutura e no comportamento mecânico dos fibrocimentos. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Vanderley M. John. Data da defesa: 01/04/2005.

CAMPOS, Melissa Selaysim Di. Aproveitamento das cinzas da queima da cama sobreposta de suínos para substituição parcial do cimento Portland. 2005. 134 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia (Qualidade e Produtividade Animal)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Holmer Savastano Junior. Data da defesa: 07/12/2005.

ROMA JR., Luiz Carlos. Cobertura de fibrocimento sem amianto e sistema de climatização: influência no desempenho de vitelos mestiços e da raça holandesa. 2004. 83 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia (Qualidade e Produtividade Animal)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Holmer Savastano Junior. Data da defesa: 27/02/2004.

KAWABATA ,Celso Yoji. Desempenho térmico de diferentes tipos de telhado em bezerreiros individuais. 2003. Dissertação de mestrado. FZEA – USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Holmer Savastano Junior. Data da defesa: 08/07/2003.

(9)

DEVITO, Reginaldo Araújo. Estudos físicos e mecânicos de telhas de cimento de escória de alto-forno reforçado com fibras celulósicas residuais. 2003. Dissertação de mestrado. EESC, USP. Orientador: Francisco A. Vecchia. Co-orientador: Holmer Savastano Junior. Data da defesa: 07/07/2003.

CALDAS, Aluízio. Estudo da durabilidade de compósitos reforçados com fibras de celulose. 2002. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil [Sp-Capital]) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vanderley M. John. Co-orientador: Holmer Savastano Junior. Data da defesa: 20/09/2002.

9.3 Orientações concluídas de alunos de iniciação científica

SALIN, Murilo Marchesi. Avaliação da queima de cama sobreposta de suínos e do desempenho das cinzas como material pozolânico. 2006. Iniciação científica (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Holmer Savastano Junior.

SOUSA, Klever Vendrame de Oliveira. Estudo do desempenho produtivo e comportamental em frangos de corte em diferentes coberturas de aviários. 2006. Iniciação científica (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Holmer Savastano Junior.

KOKUBO, Marina Supion. Projeto Durar - Rede Brasileira de Estações de Envelhecimento Natural para Estudo da Durabilidade. Estação do Campus de Pirassununga - USP. 2006. Iniciação científica (Graduanda em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Orientador: Holmer Savastano Junior.

FRANZINI, Bianca Paraluppi. Estudo da degradação de polpa Kraft de sisal em meio alcalino e aplicação de polpa organossolve e Kraft em biofilmes à base de amido. 2005. Iniciação científica (Graduanda em Engenharia de Alimentos) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Holmer Savastano Junior.

PEREZ, Paulo Gonzalo Nebra. Avaliação da queima de cama sobreposta de suínos e do desempenho das cinzas como material pozolânico. 2005. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Holmer Savastano Junior.

ZÓLIO, Fábio Vernáglia. Estudo da degradação de fibras de sisal. 2005. Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Alimentos FZEA USP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Universidade de São Paulo. Orientador: Holmer Savastano Junior.

SÁ, Marco Aurélio de. Tratamentos de fibras vegetais e polpas celulósicas a partir do sisal para uso em compósitos. 2004. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de São Carlos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

PEREIRA, Camila Lúcio. MONITORAMENTO ELETRÔNICO DO MICROCLIMA EM BEZERREIROS COM COBERTURAS ALTERNATIVAS E SUA RELAÇÃO COM RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DOS ANIMAIS. 2003. Iniciação científica (Graduando em Zootecnia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Holmer Savastano Junior.

GATTO, Eliane Gil. Produção e desempenho de telhas à base de cimento alternativo reforçado com fibras celulósicas. 2002. Iniciação científica (Graduando em ZOOTECNIA) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Holmer Savastano Junior. 9.4 Supervisões concluídas de pós-doutorado

GOMES, Carlos Eduardo Marmorato. Análise do desempenho higrotérmico e controle da variação dimensional dos compósitos de cimento reforçados com fibras sintéticas. Vigência: 01/10/2005 - 30/09/2006. Supervisão de Pós-doutorado - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PDJ). Supervisor: Holmer Savastano Junior.

JOAQUIM, Ana Paula. Aproveitamento de resíduos da indústria sisaleira do Nordeste. Vigência: 01/02/2004 - 31/01/2006. Supervisão de Pós-doutorado - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DTI-7D). Supervisor: Holmer Savastano Junior.

Referências

Documentos relacionados

Figura 23 – Representação esquemática das medidas do corpo de prova utilizado no ensaio de tração do tecido ...62 Figura 24 – Fluxograma das etapas de preparação

Foi o objetivo do presente trabalho estudar a influência das aplicações do laser de baixa potência (AsGa) na recuperação funcional e morfológica do nervo ciático de ratos,

No que se refere aos resultados do teste T- Student e Wilcoxon, apresentado na Tabela 5, rejeita-se a hipótese do teste para os indicadores de Rentabilidade: Giro do Ativo

Parafraseio (reformulo as ideias com minhas próprias palavras) para entender melhor o que eu leio. Tento ilustrar ou visualizar as informações para me ajudar a lembrar o que eu

8.1.4.1- Área/Sub-Área: Educação Física/ Introdução à Documentação Científica, Medidas e Avaliação de Grupos Especiais, Educação Física e Saúde Coletiva, Medidas

EUGÊNIO SILVA ARAÚJO JÚNIOR Serra Talhada - PE Tecnologia de Sementes 5.. DEBORA CRISTINA DA SILVA Serra Talhada-PE

composta por livros que contam novos episódios na vida de Mitchie e dos seus amigos, e por cadernos de actividades, esta colecção vai deixar-te a par de tudo o que se passa

O aluno realiza, de acordo com as determinantes técnicas, a seguinte sequência: avião, apoio facial invertido, rolamento à frente engrupado, salto em extensão,