• Nenhum resultado encontrado

O Transporte Público Coletivo da Cidade de Barra Mansa-RJ Sob o Ponto de Vista de Seus Usuários

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Transporte Público Coletivo da Cidade de Barra Mansa-RJ Sob o Ponto de Vista de Seus Usuários"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

1

O Transporte Público Coletivo da Cidade de Barra Mansa-RJ Sob o Ponto

de Vista de Seus Usuários

Alcenir Pereira de Oliveira – alcenir-oliveira@bol.com.br – UFF/ICHS Davi Cesar Martins Valim – davi_curineu@hotmail.com – UFF/ICHS Raphael Oliveira da Silva – raphaeloliveira966@gmail.com – UFF/ICHS

RESUMO

O presente artigo objetiva contemplar a avaliação do transporte público coletivo do Município de Barra Mansa sob a ótica dos usuários desse meio de locomoção, revelando dessa forma, a análise desse serviço considerado essencial, através da visão daqueles que o utiliza. Para tanto, utilizou-se os métodos de pesquisa aplicada qualitativa e quantitativa, onde a coleta de dados se deu por meio de formulários online via facebook e whatsapp, bem como, através de uma amostra por meio de entrevistas. Diante do que foi apurado através das pesquisas realizadas para a concepção desse artigo, constatou-se a insatisfação dos usuários do transporte público coletivo do Município de Barra Mansa, pertinentes a qualidade do serviço realizado pelas empresas de ônibus, e aos aspectos relacionados ao estado de conservação dos coletivos, pontualidade dos coletivos e valor da tarifa cobrada.

Palavras-chave: Transporte público coletivo; Mobilidade urbana; Ônibus e população.

1. INTRODUÇÃO

A sociedade brasileira contemporânea apresenta uma elevada concentração populacional nas zonas periféricas das cidades. Em razão disso, torna-se necessária ter por parte das empresas de ônibus adequadas condições e uma correta prestação de serviços nos seus veículos públicos, haja vista, sua representatividade tanto no ponto de vista econômico, quanto na qualidade de vida de seus usuários.

(2)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

2 O transporte coletivo de acordo com a visão de Pena (2013) apresenta entre as principais reclamações da sociedade, dois fatores essenciais, a saber: estado de conservação precário da frota de ônibus e o número insuficiente de veículos coletivos. Segundo Cançado (1999), encontram-se ainda encaixados dentro dessa conjuntura toda a coletividade, colaboradores do setor, abastecedores e órgãos de representação de categorias.

Para Padula (2008), o transporte coletivo público necessita ser visto como um serviço de utilidade pública, pois o valor a ser pago pelo uso deste serviço incide sobre o salário real dos trabalhadores. Dessa forma, o conceito de eficiência no transporte coletivo encontra respaldo na Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, que relata a respeito do regime de concessão e autorização da prestação de serviços à população, onde diz no artigo 3º: “As concessões e permissões sujeitar-se-ão a fiscalização pelo poder concedente responsável pela delegação, com cooperação dos usuários” (BRASIL, 1995, p. 1). Já em seu artigo 6º, preconiza: “Toda a concessão ou permissão pressupõe a prestação de serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários” (BRASIL, 1995).

Frente a tal discussão, apresenta-se o seguinte problema de pesquisa: qual a avaliação do transporte público do município de Barra Mansa sob a visão daqueles que o utiliza? Diante disso, o presente artigo tem como objetivo conhecer a avaliação do transporte público de Barra Mansa através da visão de seus usuários. Este estudo justifica-se pela importância da mobilidade urbana nos aspectos ligados a locomoção para o trabalho, educação e saúde, fatores essenciais para o desenvolvimento da qualidade de vida para a população, garantindo o ir e vir previsto no artigo 5 da CF – Constituição Federal de 1988 – que diz: “a liberdade de locomoção é um direito fundamental de primeira geração que se goza em defesa da arbitrariedade do Estado no direito de ingressar, sair, permanecer e se locomover no território brasileiro.” (BRASIL, 1988), evidenciando dessa forma a relevância social do trabalho.

A cidade de Barra Mansa-RJ localiza-se às margens do Rio Paraíba do Sul, na região Fluminense do Médio Vale do Paraíba, onde possuí uma área de extensão de 548,9 km² e uma população estimada em 179.451 habitantes no ano de 2017 (IBGE, 2017). Dessa forma, a principal contribuição deste estudo consiste em mostrar através da avaliação de seus usuários, como o transporte público coletivo do Município de Barra Mansa tem sido realizado, pois engloba questões importantes como: qualidade de vida, educação e trabalho.

(3)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

3 O presente artigo está estruturado em cinco seções, incluindo a introdução. A segunda traz uma revisão da literatura. O terceiro tópico visa desenhar os procedimentos metodológicos utilizados. No capítulo subsequente foram analisados os dados e a discursão dos resultados, bem como a caracterização do transporte público coletivo do Município de Barra Mansa e as avaliações de seus usuários. Por fim são feitas as considerações finais e a proposição de novos estudos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1. Mobilidade Urbana

A mobilidade urbana é direito de todo cidadão, disposto na Constituição, onde, prevê que todos tem direito a locomoção dentro do estado brasileiro. Contudo, este direito social em nosso país ainda é tido como precário, além dos serviços oferecidos muitas vezes serem de baixa qualidade e ineficientes para atender a todos aqueles que precisam (MPPR – MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ, 2012). A mobilidade urbana é um atributo das cidades, relativo ao deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano, utilizando para isto veículos, vias e toda a infraestrutura urbana (SANTOS, 2019, p.6). Destarte, o conceito pertinente a mobilidade urbana, apresenta ainda aspectos ligados a questões sociais, ambientais e a democratização do espaço público.

Silva e Figueiredo (2017) ressaltam que em se tratando da mobilidade do indivíduo, um elemento essencial para o desenvolvimento, a questão da mobilidade urbana está estritamente interligada com as desigualdades sociais e econômicas de uma localidade. Portanto segundo o autor, promover a mobilidade urbana significa criar mecanismos de circulação nas cidades, como por exemplo, os modais de transporte. Dessa forma, é necessário que a administração pública perceba a relevância da mobilidade urbana e do transporte público coletivo para a população.

(4)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

4 Diante dessa afirmação, Barcelos e Silva (2018) comentam:

Mobilidade urbana está ligada a uma articulação e união das políticas de transporte, tendo assim um uso e ocupação do solo dentre outros. E essa forma de locomoção deverá ser promovida internamente nas cidades, de maneira que a população possa exercer seu direito de ir e vir livremente, de forma rápida, segura e eficiente, ficando sobre responsabilidade dos Municípios a disponibilização de infraestrutura e das ferramentas para essa movimentação, fornecendo transporte público variado (ferroviário, rodoviário e fluvial) com sistemas inteligentes. Também deverá criar condições favoráveis para o uso do transporte individual por meio de automóveis ou veículos movidos a tração humana, que também devem ser providos pelas autoridades urbanas. (BARCELOS e SILVA, 2018, p.8).

2.2. O transporte público coletivo e sua importância para o cidadão

Segundo o site Agência Brasil (2017), 12% dos cidadãos de 319 (trezentos e dezenove) municípios brasileiros alvos da pesquisa feita pela agência, considera o transporte público um problema. De acordo com a ANTU (Associação Nacional de Transportes Urbanos), dos entrevistados durante essa pesquisa, cerca de 45,2%, afirmaram utilizar ônibus para se deslocarem ao trabalho. Esse estudo feito pela ANTU evidencia que o transporte público coletivo se constitui em uma opção de substituição aos veículos particulares, tendo como meta a melhor qualidade de vida de toda uma sociedade, atendendo a diversas demandas, sobretudo pessoas de baixa renda que necessariamente utilizam esse meio de locomoção.

Todavia, de acordo com Rodrigues, Mendonça e Luft (2019) o uso de veículos individuais praticamente se iguala nos dias atuais ao uso do transporte público, implicando na movimentação de ônibus, importante meio de locomoção das cidades. Dessa forma, segundo os autores, os congestionamentos são sintomas do crescimento insustentável e sem planejamento que aconteceu de maneira desorganizada no século XX.

Partindo dessa premissa, o processo de transporte público coletivo no entendimento de Moraes (2012), pode ser visto como parte de uma parcela estruturadora da disposição e formação do território, ocasionando diversos impactos no desenvolvimento econômico e social dos municípios. A correta mobilidade urbana é fator essencial nos municípios, pois viabilizam a circulação de indivíduos e produtos em conjunturas coerentes e apropriadas.

(5)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

5 Portanto, a estrutura viária e as empresas de transporte coletivo possuem participação importante na composição da caracterização dos municípios (MPPR - MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARANÁ, 2012). Na visão de Brinco (2017) sustentar e aperfeiçoar o transporte coletivo nas cidades apresenta-se como um desafio singular às políticas públicas, tendo em vista que, o setor está sujeito a diversas influências de ordem como: socioeconômica, oferta, entre outras. O autor ainda afirma que a primeira influência, propicia o acesso das populações de baixa renda aos modais públicos, sendo determinante, em análise final, da condição do meio pertinente a mobilidade, ao qual, o individuo terá ingresso.

Brinco (2017) sustenta ainda que o nível das tarifas cobradas e a qualidade dos serviços prestados fazem parte de uma estratégia política que busca atender fatores de natureza econômica, social, entre outros. De acordo com Santos et al (2018) o setor de transporte coletivo urbano tem interesse em levantar dados a respeito dos usuários que vissem mensurar a satisfação do cliente para manter e/ou resgatar a confiabilidade no serviço que está sendo prestado. Os autores ainda fazem a seguinte afirmação:

A satisfação do cliente tem na vida da empresa um significado maior que o financeiro, pois sua manutenção é a sobrevivência do negócio. Esta satisfação é medida por pesquisas qualitativas, acompanhando diretamente a satisfação do cliente com o produto ou serviço da empresa, o que visa garantir a geração da demanda. (SANTOS et al , 2018, p.34)

Segundo Pereira e Alves (2018) o ônibus, possui enorme importância para os municípios brasileiros, em especial nas cidades de médio e pequeno porte, pois, se constitui na maioria desses municípios, em o único modal utilizado no transporte coletivo de passageiros. Pereira e Alves (2018) enfatizam que a falta de investimentos na qualidade do serviço prestado pelas empresas de ônibus aos usuários, sinaliza a necessidade de alteração dos modelos de planejamento e fiscalização do sistema de transporte coletivo no Brasil.

Barcelos e Silva (2018) afirmam que o transporte público não deve ser pensado apenas pelo prisma dos meios utilizados, mas, por todas as vertentes ligadas à mobilidade urbana e infraestruturais que o envolve, como: estações, terminais, dentre outros pontos.

O transporte público coletivo assume vital importância para que haja o exercício básico do direito à cidadania, o qual deve promover a dignidade mínima de satisfação, haja vista que, se constitui em um direito social, onde Barcelos e Silva (2018) complementam:

(6)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

6 Diante desse preceito é pressuposto que esse serviço deverá atender a toda a população que necessite de lei, independentemente de sua condição financeira. Sendo papel do Estado resguardar esse direito ao licitar serviços públicos para promover o atendimento abrangente à população, sem exclusão das aglomerações de baixa renda e das áreas de baixa densidade populacional, inclusive as rurais, termos que destacam o aspecto social de forma a vedar a elitização do serviço público, em especial do transporte público coletivo urbano por ônibus (BARCELOS e SILVA, 2018, p.10).

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Esse trabalho foi motivado pelos crescentes transtornos e dificuldades de mobilidade urbana encontrados em diversas cidades brasileiras. Diante disso, esse artigo buscou contemplar a análise do transporte público coletivo do Município de Barra Mansa sob o ponto de vista de seus usuários, com o intuito de conhecer suas avaliações desse serviço considerado essencial, e de caráter social.

Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, quantitativa e qualitativa tendo como principal público alvo os moradores das zonas periféricas, identificados através do perfil traçado para a realização das pesquisas, quer seja, pessoas de baixa renda, compostos em sua maioria por estudantes e trabalhadores, que necessitam se deslocarem ao centro do município para desempenharem suas atividades laborais, bem como buscar atendimento em esferas de relevância social (saúde, lazer e etc). Dessa forma, o critério utilizado para envio dos formulários pelas redes sociais e a seleção dos entrevistados na pesquisa de campo foi focado em moradores da periferia do município e que necessariamente utilizam o transporte público coletivo.

Foram realizadas ainda em novembro de 2019, entrevistas com o comandante da Guarda Municipal, Senhor Joel Valcir, e com o chefe do setor de transporte, Senhor Fernando Castilho, ambos da prefeitura de Barra Mansa, com vistas a conhecer a atuação da gestão pública nas questões inerentes ao transporte coletivo. Além disso, foram revisadas na pesquisa literária obras de diversos autores sobre os temas transporte público coletivo, mobilidade urbana, política de transportes, bem como, pesquisas em sites de jornais e instituições especificas em dados estatísticos.

(7)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

7 As fontes citadas acima serviram de base para o levantamento de informações e fundamentação para a investigação do estudo de caso acerca do tema transporte público coletivo. Os descritores buscados foram: transporte coletivo, mobilidade urbana, ônibus e população. Dessa forma, um dos métodos utilizados foi a pesquisa qualitativa, pois esse evento fornece uma compreensão mais profunda sobre como um transporte público coletivo eficiente pode interferir na vida dos cidadãos que utilizam este tipo de serviço.

Para a concepção desse estudo foi utilizado também o método de pesquisa quantitativa através da coleta de dados via formulário online, por meio das redes sociais mais utilizadas no momento: Facebook e Whatsapp. Foram enviados 100 (cem) formulários, haja vista, que objetivou atingir principalmente os moradores dos bairros distantes do centro do município e que de fato necessitam utilizar ônibus para se deslocarem. Dessa forma, a quantidade de formulários enviados foi considerada suficiente para mensurar a satisfação das pessoas com um único tópico pertinente a qualidade de caráter geral do transporte público do Município de Barra Mansa, onde 65(sessenta e cinco) pessoas responderam aos formulários no período compreendido entre outubro e dezembro de 2018 (constituindo 3 meses ininterruptos de coleta de dados).

Em março de 2019 foram realizadas entrevistas com 10 (dez) pessoas usuárias do transporte coletivo, para compor o espaço amostral, referente a pesquisa de campo. A definição da quantidade de pessoas a serem entrevistadas se deu em razão do grau de dificuldade encontrado para a concepção das entrevistas realizadas em vias públicas, bem como atingir em especial o público alvo (moradores das regiões periféricas) identificado através do perfil traçado para a pesquisa. Os dados examinados na pesquisa de campo buscaram aferir o grau de satisfação dos usuários do transporte público do município, através dos pontos principais identificados durante a revisão literária pertinente ao tema, quais sejam: estado de conservação dos coletivos, pontualidade dos coletivos e valor da tarifa cobrada.

(8)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

8 4. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

4.1 Transporte público coletivo de Barra Mansa-RJ e seus usuários

O Sr. Fernando Castilho, chefe do setor de transporte da prefeitura de Barra Mansa, mencionou que o transporte público coletivo no Município, encontra-se cedido em regime de concessão ao Consórcio Barra Mansa, formado pelas empresas Triacom e Colitur, desde 2015, através de um processo de licitação realizado pelo então chefe do executivo na época, Senhor Jonas Marins.

O Comandante da Guarda Municipal, Senhor Joel Valcir, informou que o Município de Barra Mansa possui um sistema de monitoramento do transporte público, com 72(setenta e duas) câmeras, o qual é administrado através da Secretaria de Ordem Pública, onde todas as queixas feitas pela população inerente ao transporte público são catalogadas e tabuladas, com posterior feedback as pessoas que fazem seus questionamentos. O mesmo ainda pontuou que esse monitoramento visa fiscalizar os horários, itinerários e zelar pela segurança dos passageiros, uma vez que todos os coletivos possuem câmeras.

A cidade de Barra Mansa também conta com um aplicativo chamado “Mooviti”, que visa auxiliar o cidadão possibilitando a previsão da chegada do coletivo, e o horário do ônibus que é adaptado ao portador de necessidade especial, além de outras aplicações, segundo o comandante da Guarda Municipal, Senhor Joel Valcir. O mesmo, no entanto, ponderou que o aplicativo não se encontra atualmente em funcionamento devido a atos de vandalismo pelo qual foi alvo. O comandante da Guarda Municipal ainda pontuou que foram feitos investimentos na infraestrutura entre 2017 e 2019, onde foi construído um novo terminal de ônibus com o aplicativo acima citado e abertura de vias com faixas exclusivas para coletivos. O Senhor Joel Valcir, citou que havia a previsão de 25.000 automóveis na cidade de Barra Mansa-RJ até 2019, no entanto, atualmente 75.000 veículos estão em circulação, o que impacta na elaboração de planos de urbanização que atualmente são realizados pela prefeitura.

(9)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

9 Segundo o IBGE (2017), o Município de Barra Mansa apresentava as seguintes características, apresentadas nas tabelas 1 a 4 pertinentes ao transporte público coletivo.

Tabela 1 – Caracterização do Conselho Municipal de Transporte

Fonte: IBGE, 2017

O Conselho Municipal de Transporte foi criado no ano de 2016, tendo em sua formação maior representatividade da sociedade civil.

Tabela 2 – Caracterização dos Serviços regulares de transporte Serviços regulares de transporte de passageiros existentes no Município de BM

Metrô Não

Trem Não

Van Não

Mototáxi Não

Ônibus intramunicipal e intermunicipal Sim

Fonte: IBGE, 2017

Como já aludido, o ônibus é o único modal coletivo disponível na cidade de Barra Mansa e adjacências.

Tabela 3 – Caracterização do tipo de adaptação dos coletivos para portadores de necessidades especiais

Adaptação adotada para o embarque/desembarque de portadores de necessidades especiais

Piso baixo Não

Piso alto com acesso realizado por plataforma de embarque/desembarque Não

Piso alto equipado com plataforma elevatória veicular Sim

Fonte: IBGE, 2017

Tabela 4 - Gratuidades de passagens Passageiros que possuem isenção formal da tarifa de ônibus

Maiores de 60/65 anos Sim Pessoas com deficiência Sim

Estudantes da rede pública Sim Policiais Não

Estudantes da rede privada Sim Professores Sim

Carteiros Sim Crianças menores de 5 anos Sim

Fonte: IBGE, 2017

Conselho Municipal de Transporte

Ano de criação 2016

Formação do conselho Maior representação da sociedade civil

Caráter do conselho Consultivo

Quantidade de reuniões realizadas no período entre 2016 e 2017

(10)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

10 O Senhor Fernando Castilho, chefe do setor de transporte do Município de Barra Mansa, informou que o Consórcio que administra o transporte público coletivo, disponibiliza 90 (noventa) coletivos, que atende a demanda de 820.000 passageiros/ mês. Ainda segundo o mesmo, desse total, cerca de 30% são gratuidades, usufruídas em sua grande maioria pelas redes estaduais e municipais de ensino e pelos portadores de necessidades especiais e seus acompanhantes.

Conforme Guimas (2017) em dezembro de 2017, as tarifas de ônibus do Município de Barra Mansa tiveram o seu valor reajustado de R$3,80 para R$4,00. Dessa feita, o Jornal A Voz da Cidade realizou uma pesquisa entre os cidadãos para ouvir o que eles tinham a dizer sobre este aumento e sobre a qualidade dos serviços prestados pelas empresas:

O montador Paulo César da Silva, morador do bairro Ano Bom, contou que é usuário assíduo do transporte público e que apesar de morar em um local considerado de “fácil acesso” costuma sofrer com a espera pela condução. “O horário não bate, chego a ficar 20 minutos esperando um ônibus [...] “Os ônibus não estão nas melhores condições, às vezes eles quebram [...]”. A aposentada Cleuza Nascimento Rodrigues, moradora do bairro Vila Coringa “Tem horas que fico mais de 20 minutos esperando um ônibus, não tem horário certo, fora as condições que não estão nada boas”. A dona de casa Nanci Nogueira lembrou algumas situações inusitadas. “Moro no Santa Rita de Cássia e o ônibus costuma demorar de 50 minutos a uma hora, quando ele não quebra e não mandam outro e a gente tem que se virar como dá, a passagem só sobe, mas a qualidade do serviço não acompanha”. Já o aposentado Ilton Gonçalves da Silva lembrou o quanto o aumento de R$ 3,80 para R$ 4 vai afetar no orçamento de casa “Eu não pago passagem, mas a família paga. Então, com certeza é ruim esse aumento. Tudo aumenta, não é mesmo?! Menos o nosso salário, avaliou”.

4.2 Resultado da pesquisa via redes sociais

A tabela e gráfico abaixo mostram o resultado da pesquisa pertinente a satisfação com a qualidade em caráter amplo do transporte público coletivo da cidade de Barra Mansa, realizada através das redes sociais.

Tabela 5 - Satisfação dos usuários do transporte público do Munícipio de Barra Mansa pertinente à qualidade do serviço prestado

Descrição de satisfação dos usuários Quantidade Percentual

Pessoas satisfeitas 13 20%

Pessoas insatisfeitas 52 80%

Pessoas que responderam o formulário 65 100%

(11)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

11

Gráfico 1 - Satisfação dos usuários do transporte público do Munícipio de Barra Mansa pertinente à qualidade do serviço prestado

Fonte: Elaborado pelos autores – 2019

Foram enviados 100 (cem) formulários para as Redes Sociais de pessoas que utilizam o transporte público coletivo de Barra Mansa, obtendo-se respostas de 65 (sessenta e cinco) pessoas. Dessas, 80% (52 pessoas) reprovaram e 20% (13 pessoas) aprovaram a qualidade do serviço do transporte público do Munícipio de Barra Mansa. Esse resultado demonstra de maneira clara e concisa a insatisfação dos usuários do transporte público coletivo do Município de Barra Mansa, pois o questionamento atine a uma única pergunta objetiva sobre a qualidade do serviço prestado.

4.3 Resultado da pesquisa de campo (entrevistas)

A próxima tabela e gráfico fazem parte da pesquisa de campo realizada com a amostra composta por 10 (dez) pessoas através do método de entrevistas com questionamentos inerentes a satisfação com o estado de conservação dos coletivos, pontualidade dos coletivos e com o valor da tarifa cobrada.

Tabela 6 - Satisfação dos usuários do transporte público do Munícipio pertinentes ao estado de conservação, pontualidade dos coletivos e valor da tarifa cobrada

Descrição de satisfação dos usuários Quantidade Percentual

Pessoas entrevistadas 10 100%

Satisfeitos com estado de conservação dos coletivos 02 20%

Insatisfeitos com estado de conservação dos coletivos 08 80%

Satisfeitos com a pontualidade dos coletivos 02 20%

Insatisfeitos com a pontualidade dos coletivos 08 80%

Satisfeitos com o valor da tarifa cobrada 00 00%

Insatisfeitos com o valor da tarifa cobrada 10 100%

(12)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

12

Gráfico 2 - Satisfação dos usuários do transporte público do Munícipio pertinentes ao estado de

conservação e pontualidade dos coletivos e valor da tarifa cobrada

Fonte: Elaborado pelos autores - 2019

A pesquisa foi realizada com uma amostra de 10 (dez) pessoas usuárias do transporte público de Barra Mansa. Dessas, 08 (oito) pessoas disseram-se insatisfeitas e 02 (duas) pessoas se mostraram satisfeitas com os quesitos estado de conservação e pontualidade dos coletivos. Em relação ao quesito valor da tarifa cobrada, a amostra analisada apresentou resultado de 10 (dez) pessoas insatisfeitas. Esses dados coletados corroboram com as reclamações dos usuários do transporte coletivo do município, manifestadas através dos noticiários de publicações nos meios de comunicação consultados na pesquisa bibliográfica, onde as maiores queixas são pertinentes a “quebras” (defeitos e paradas forçadas) durante o trajeto e atrasos nos horários dos coletivos.

Além das reclamações que concernem às chamadas “quebras” e atrasos dos coletivos, o usuário do transporte público de Barra Mansa, faz através dos órgãos de imprensa, pesadas críticas ao valor da tarifa cobrada pelas empresas de ônibus. A principal queixa desses usuários consiste que a distância percorrida pelos coletivos, não justifica o valor cobrado, bem como, não condiz com a qualidade do serviço prestado. Além disso, as cidades vizinhas, Resende e Volta Redonda apresentam tarifas mais baratas.

(13)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

13 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÃO PARA NOVOS ESTUDOS

Este artigo objetivou contemplar a avaliação do transporte público coletivo do Município de Barra Mansa, sob a ótica dos passageiros, revelando dessa forma, a análise desse relevante serviço social, através da visão das pessoas que o utiliza. Superadas as limitações e dificuldades encontradas para a concepção desse artigo, as quais atinem em obter informações de setores do segmento (empresas de ônibus e sindicato dos passageiros), é relevante acrescentar que o objetivo foi atingido, haja vista que, alcançou a proposta norteadora do trabalho, ou seja, conhecer a avaliação do transporte público coletivo de Barra Mansa, pela visão criteriosa de seus usuários.

Os resultados obtidos através dos formulários online e pesquisa de campo manifestam a insatisfação dos usuários do transporte coletivo de Barra Mansa com os serviços prestados pelas empresas de ônibus que atuam no município. Esse serviço considerado pelos usuários de má qualidade afeta, sobretudo, as pessoas com o perfil traçado com vistas a identificar o público alvo para a realização das pesquisas, ou seja, pessoas de baixa renda, em sua maioria estudantes e trabalhadores que residem nas regiões periféricas, que necessitam se deslocar até o centro da cidade para exercerem suas atividades, bem como buscar atendimento à saúde e lazer. As narrativas dos cidadãos barramansenses que depende desse meio de locomoção, expressadas em números através das pesquisas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho respondem de maneira sucinta à questão norteadora do tema, evidenciando na visão dos mesmos que o transporte público coletivo no Município de Barra Mansa não atende as necessidades das pessoas que o utiliza.

Cabe a gestão pública do município, juntamente com a iniciativa privada (empresas de ônibus) e participação popular, buscar alternativas sustentáveis para a solução dos entraves que impedem a prestação de um serviço de transporte público com qualidade. A finalidade do transporte público é primordial para a questão pertinente a mobilidade urbana, pois torna as pessoas independentes e dinamiza as cidades, haja vista que, existe uma concentração maior de pessoas residindo nas zonas periféricas.

(14)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

14 Para tanto são necessários o desenvolvimento de projetos de infraestrutura que respeitem as características geográficas do município, cumprimento de metas de melhoria pelas empresas vencedoras de processos licitatórios, aumento da frota, entre outros. Vale ressaltar que, fazer investimentos na mobilidade urbana e impulsionar o transporte público coletivo, significa avivar a economia do município, bem como melhorar a qualidade de vida da população.

Este trabalho buscou contribuir com o tema transporte público coletivo, focado na visão dos passageiros da cidade de Barra Mansa-RJ, sobretudo, diante do valor social que permeia o tema, onde pesquisas cientificas relevantes apontam o transporte público como um problema social de mobilização. Dessa forma, o tema apresentado nesse artigo faz juz a proposta de novos estudos que venham agregar reflexões e soluções através dos principais atores componentes desse contexto, ou seja, gestores públicos, gestores da iniciativa privada (empresas de ônibus) e usuários do transporte público, criando a perspectiva de que mais apontamentos sejam acrescidos para enriquecer a temática.

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGÊNCIA BRASIL, 2017. Pesquisa mostra que 12% dos cidadãos consideram o transporte público um problema. Disponível em: agenciabrasil.ebc.com.br- /geral/noticia/2017-08/pesquisa-mostra-que-12-dos-cidadaos-consideram-o-transportepublico-um>. Acesso em: 04 abr. 2019.

Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU. Manifestação Pública da ANTU. Brasília: NTU, 2013. Disponível em: <www.ntu.org.br>. Acesso em 1 nov. 2016. BARCELOS, Leonardo Rocha; SILVA, Nayara Ribeiro da. Mobilidade Urbana no Brasil: um direito social. Minas Gerais: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2018. BRASIL, 1995. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995. Capítulo I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8987cons.htm>. Acesso em: 9 abr. 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRINCO, Ricardo. Tarifação e gratuidade no transporte público transporte público urbano. Porto Alegre. 2017.

(15)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

15 CANÇADO, V. L. (1999) Regulador e Regulados: Análise do processo de avaliação do desempenho das empresas do sistema municipal de transporte por ônibus de Belo Horizonte. Tese de Doutorado em Administração – Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais – Minas Gerais.

GUIMAS, Fábio. Passagem a R$ 4 entra em vigor e população reclama do transporte público. Disponível em: <https://avozdacidade.com/passagem-a-r-4-entra-em-vigor-e-populacao-reclama-do-transporte-publico/>. Acesso em: 29 jun. 2018.

IBGE. MUNIC - Perfil dos Municípios Brasileiros. Disponível em:< https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/barra-mansa/pesquisa/1/21682>. Acesso em: 16 abr. 2019. MORAES, T. C. Avaliação e seleção de alternativas para a promoção da mobilidade urbana sustentável. O caso Anápolis, Goiás. Dissertação (Mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos. Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012.

MPPR. Ministério Público do Paraná. Transporte e Mobilidade Urbana. Disponível em:< http://www.urbanismo.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=4>. Acesso em: 28 jun. 2018.

PADULA, Raphael. Transporte – Fundamentos e Propostas para o Brasil. Brasília: Confea, 2008.

PENA, Rodolfo F. Alves. Problemas no transporte público. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/problemas-no-transporte-publico.htm>. Acesso em 29 de mar. 2018.

PEREIRA, Denys Alves Pio; ALVES, Rosane Martins. Uma análise sobre a qualificação do transporte coletivo rodoviário pelo uso da tecnologia. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. 2018.

PREFEITURA DE BARRA MANSA-RJ. Home. Cidade - História. Disponível em:<http://www.barramansa.rj.gov.br/index.php/a-cidade/historia>. Acesso em: 22 jun. 2018. RODRIGUES, Juciano; MENDONÇA, Jupira; LUFT, Rosângela. Observatório das Metrópoles – Gestão e Governança Urbana. 2019.

SANTOS, Felipe de Sousa et al. Estudo de caso: Transporte coletivo urbano: um estudo aplicado à sua valorização e geração de demanda. Belo Horizonte: Fundação Dom Cabral, 2018.

(16)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ARTIGO CIENTÍFICO

16 SANTOS, Marcos Daniel Souza dos. Déficit da mobilidade urbana: Lacunas do Planejamento a Nível Nacional. Brasília: ENAP, 2019.

SILVA, Flavio Matioli Veríssimo; FIGUEIREDO, Eduardo Henrique Lopes. Direito Social ao Transporte: nova diretriz e velhas premissas na mobilidade urbana. Brasília: Revista da AGU, 2017.

Referências

Documentos relacionados

Enquanto a terceira dimensão atrela-se sobretudo às supracitadas diretrizes da UNESCO acerca do imaginário social e do poder simbólico do livro e da leitura, a segunda, sendo a mais

Este relatório apresenta os resultados da pesquisa realizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Porto Ferreira - ARMPF, para aferir o grau de

b) Quanto a temperatura: com relação as temperaturas, a marmorarias apresentou índices que as classificam como não sendo um ambiente insalubre e fixam o regime de trabalho

Afim de comparar os resultados obtidos neste trabalho com resultados obtidos por outros pesquisadores, iremos utilizar: as estimativas populacionais oficiais, publicadas pelo IBGE, e

E os ésteres terpênicos butirato e valerato de citronelila são amplamente encontrados na natureza como compostos de aroma e empregados como tal pela indústria

A necessidade de realização da pesquisa está diretamente relacionada com as experiências vivenciadas no cotidiano dos usuários do transporte público coletivo da

O dólar valorizado pressiona os preços internos, dado a presença de 25% (aproximadamente) de importados (insumos e bens finais) na economia brasileira. A valorização

Os outros dois conceitos serão inseridos para as categorias de análise da pesquisa, sendo: 8 caráter autoral do modelo já que diferente do jornalismo tradicional, que possui um padrão