• Nenhum resultado encontrado

O DIREITO DIVINO DE GOVERNAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O DIREITO DIVINO DE GOVERNAR"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

EEB Prof. José Arantes

Atividades Não Presenciais Disciplina: Filosofia Professor: Felipe B. Arboith Instruções: Leia, estude e cole no caderno Turmas: 301 – 302 – 303 – 304

O DIREITO DIVINO DE GOVERNAR

Na Idade Média, com o desenvolvimento do cristianismo e o esfacelamento do Império Romano, a Igreja consolidou-se primeiramente como um poder extrapolítico. Depois, ao longo da idade média e em parte da idade moderna, ocorreu uma aliança entre o poder eclesiástico e o poder político. E como a Igreja Católica entendia que todo poder pertence a Deus, surgiu a ideia de que os governantes seriam representantes de Deus na terra. O rei passou, então, a ter direito divino de governar.

Assim, embora a relação entre o poder temporal dos reis e o poder espiritual da Igreja tenha sido um grande problema durante a Idade Média, de forma geral persistiu a ideia do governante como representante de Deus, bem como a concepção de monarquia como a forma política mais natural e adequada à realização do bem comum.

No entanto, as principais formulações teóricas em defesa do direito divino de governar surgiriam somente na época moderna, propostas por Jacques Bossuet (1469 - 1527) e Jean Bodin (1530 - 1596).

JEAN BODIN

Jurista e filósofo francês, Jean Bodin defendeu em sua obra A República o conceito de soberano perpétuo e absoluto, cuja autoridade representa a imagem de Deus na terra (teoria do direito divino dos reis).

O termo república é usado aqui em seu sentido etimológico do coisa pública, não como forma de governo oposta à monarquia, em que o poder político se concentra nas mãos de um só governante, príncipe ou rei.

Na mesma linha de pensamento de Santo Tomás de Aquino, Jean Bodin afirmava ser a monarquia o regime mais adequado à natureza das coisas. Argumentava que a família tem um só chefe, o pai; o céu tem apenas um sol; o universo, só um Deus Criador. Assim, a soberania do estado só podia realizar-se plenamente na monarquia.

Essa soberania, entre tanto, não devia ser confundida com o governo tirânico, em que o monarca, desprezando as leis da natureza, abusa das pessoas livres como de escravos, e dos bens dos súditos como dos seus.

(2)

EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Geografia

Entrega: Devolução: Professor: Robison Alves

Aluno: Turma: 301-302-303-304

OBS:

ORIENTAÇÕES

Com o auxílio do texto trabalhado na semana passada responda em seu caderno as

atividades abaixo.

ATIVIDADES DO CONTEÚDO: MURO DE BERLIM

1)Em que ano o Muro de Berlim foi construído e por qual Alemanha?

2)Qual o objetivo da construção do Muro de Berlim?

3)A Alemanha Ocidental era dominada por qual sistema econômico e por qual potência mundial?

4) A Alemanha Oriental era dominada por qual sistema econômico e por qual potência mundial?

5) Depois da Batalha de Berlim, todo o território alemão foi ocupado pelas forças aliadas e dividido em

quatro zonas. Quais são essas zonas?

(3)

Disciplina: Inglês Professor: Édina Tomazini Turmas: 302 Estudante:

Orientação!!

Esta atividade RECUPERAÇÃO PARALELA deverá ser entregue na escola/ ou por foto na plataforma:

Recuperação Paralela will

O Will é usado para expressar uma ação futura incerta. It Will rain tomorrow= Choverá amanhã.

O going to é usado para expressar uma ação futura que você tem certeza. I am going to buy coffee.

Eu vou comprar café.

Na forma interrogativa basta acrescentar o Not depois do Will/ going to. Lembre- se!!

Will e going to não ficam na mesma frase.

Agora Escreva um texto sobre planos. Tema livre

Ex: No próximo fim de semana eu vou para a casa da minha avó. Chegando lá vamos…...

Critérios!!

1 Estar escrito em inglês. 2 Usar as regras corretamente. 3 Ter 2 frases negativas.

4 Ter ao menos 10 linhas.

Esta atividade deve ficar no seu caderno. São exercícios relacionados aos graus de comparação.

1)Escreva no grau de comparação de igualdade. a Ice Cream / delicious /pie

b Math /difficult/ English. c Peter/tall/John.

2)Escreva no grau de comparação de inferioridade. a Lasagna/ hot/ pizza.

b cat/ dangerous/dog. c Bike/ fast/ car

3) Escreva no grau de comparação de superioridade. a Car/ fast /bike

b coffee/ hot/ milk

(4)

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROF. JOSÉ ARANTES Disciplina: HISTÓRIA

Professor: Roberto A. Maraschin. Turmas: 301, 302, 303, 304, 307,308

Cole esse texto no seu caderno (NÃO É PARA SER DEVOLVIDO - Você irá consulta-lo na avaliação).

TEMA: Os governos populistas: Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros e João Goulart.

Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente.

Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros. Plano de Metas: No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinqüenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinqüenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infra-estrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria. Desenvolvimento industrial: Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo , no ABC paulista: (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades – do Nordeste para o Sudeste do país – formando as grandes metrópoles do Brasil). Construção de Brasília: a nova capital: Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos. A grande obra de JK foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, JK conseguiu finalizar e inaugurar Brasília, em 21 de abril de 1960.

Balanço do governo JK: A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o

nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fez aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.

Jânio da Silva Quadros: foi eleito presidente do Brasil, através do voto direito, nas eleições presidenciais de 1960. Jânio, que já

havia sido vereador, prefeito e governador do estado de São Paulo, fez uma campanha eleitoral baseada na identificação com as massas. Passou a ideia de um cidadão simples (homem do povo) que tinha como objetivo moralizar o país. Como símbolo da campanha usou uma vassoura, pois dizia que ia varrer tudo que havia de errado no Brasil (principalmente a corrupção). Jânio afirmava também, durante a campanha, que não tinha vínculo com os políticos tradicionais e com as forças poderosas do país. Faria, se fosse eleito, um governo voltado para os interesses populares. Apostou mais na imagem do que no conteúdo, já que não explicava a maneira pela qual iria resolver os principais problemas nacionais. A campanha foi bem sucedida e Jânio venceu as eleições de 1960 com cerca de seis milhões de votos. Governo Jânio Quadros: Jânio governou apenas sete meses, pois renunciou em 25 de agosto de 1961. Durante este breve período, tomou medidas polêmicas de pouca importância, sofreu duras críticas e não conseguiu estabelecer uma relação harmônica com o Congresso Nacional. Principais medidas polêmicas

tomadas por Jânio: - Proibição das brigas de galo. - Proibição do uso de biquínis nas praias. - Proibição do lança-perfume. Política externa: Na área externa, Jânio procurou romper com a dependência dos Estados Unidos. Aproximou-se dos

movimentos nacionalistas e de esquerda. - Buscou reaproximar o Brasil da União Soviética (país socialista). Criticou a política dos Estados Unidos com relação a Cuba e condecorou, com a ordem do Cruzeiro do Sul, Che Guevara (uma das principais figuras revolucionárias comunistas do período). Em 25 de agosto de 1961, Jânio enviou uma carta ao Congresso Nacional comunicando sua renúncia. Deu poucas explicações dos motivos, falando apenas que havia “forças terríveis” contra ele.

João Goulart , vice de Jânio, à frente da Presidência da República ocorreu em um contexto de intensificação dos conflitos sociais

no Brasil. Reformas estruturais da sociedade eram uma reivindicação de diversos setores populares. Buscando canalizar essas reivindicações, o partido do ex-presidente, o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), já havia ainda em 1958 tentado sistematizar tais reformas. Mas foi durante o governo de Jango que surgiram as chamadas Reformas de Base. Sob essa denominação estavam as reformas agrária, bancária, fiscal, urbana, administrativa e universitária. Com as Reformas de Base, Jango pretendia alterar as estruturas da sociedade brasileira baseada na concentração de terras, propriedades e rendas, basicamente, além de propor algumas alterações na participação política da população. A principal das Reformas de Base era a reforma agrária, que pretendia atacar a secular existência dos grandes latifúndios no país. Desde anos anteriores haviam sido formadas as Ligas Camponesas para poder realizar essa reforma agrária. O objetivo do governo era alterar a Constituição de 1946, que definia que as desapropriações de terras deveriam ser feitas mediante indenização, o que dificultava a realização da reforma. O objetivo de João Goulart e seus apoiadores era criar uma indenização a longo prazo, com pagamento feito com títulos da dívida pública. No espaço urbano, a reforma consistiria na criação de condições para que os inquilinos pudessem comprar as residências por eles alugadas, mediante a ação do Estado, e também como pagamento feito com títulos da dívida pública. Era uma tentativa de resposta aos anseios das classes trabalhadoras urbanas, que viram o aumento de suas rendas nos anos anteriores. Tais medidas não foram aprovadas pelo Congresso Nacional em face dos interesses dos grupos conservadores do país em manter seu poder econômico. O resultado foi uma insatisfação e uma reação marcada principalmente pelo aumento de greves, bem como o caráter político delas, abrindo caminho para o golpe em 1964, onde os militares assumiram o controle do país.

(5)

DISCIPLINA:

SOCIOLOGIA. PROFESSOR: EDEMILSON CONRADI. ATIVIDADE AVALIATIVA DA SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO. TURMAS: 301 E 302. ALUNO:

TERCEIROS ANOS,

EDUCAÇÃO PARA O PRESENTE.

1 –O Filósofo e Sociólogo alemão Jürgem Habermas de 1929, analisa a sociedade moderna de qual forma? Respaldando por meio da ideologia de modo sutil, o progresso técnico – Científico que é posto a serviço do sistema ou seja, do dinheiro e do poder e acima de tudo das demais questões.

a) Instrumentalização da técnica e da ciência. b) Configuração da educação e escola.

c) Modernização dos estudos científicos Online. d) Da Interatividade do educando á ciência.

2 – Por qual, principal motivo o conhecimento científico tem ocasionado mudanças, fazendo avançar a tecnologia; segundo o sociólogo Polonês Zygmunt Bauman de 1825.

a) Devido a sociedade estar cheia de ambivalências e contradições. b) Por ter um compromisso social assumido.

c) Por querer cada mês, mais poder. d) Por não saber onde chegar;

3 – Segundo os estudos do sociólogo Polonês Zygmunt Bauman, o que aconteceu na sociedade?

a) Piorou e houve inversão dos valores sociais. b) Melhorou e difundiu os valores sociais.

c) Houve um ajuste nas atitudes comportamentais familiares.

d) Houve criações de instituições de amparo e resolução de problemas sociais. 4 – Qual a maior competição dentre os povos e nações, que hoje se vive? a) Capitalismo.

b) Família. c) Socialismo. d) Religião.

5 – Em nosso livro didático, cita o pensador Habermas fazendo uma menção ao crescimento e evolução de qual fator?

a) Capitalismo. b) Governo.

c) Técnico – Científico. d) Política Brasileira.

(6)
(7)
(8)
(9)
(10)
(11)
(12)

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Lucimar Cardoso Furtado Tuma: 301( ) 302( ) 303( ) 304( )

Estudante:

_______________________________________________________________________________________

DEVOLVER NA ESCOLA no prazo de 15 dias. Não aceito em outra data.

TRABALHO PARA MELHORAR A NOTA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO PARALELA SOBRE O LIVRO TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA DE LIMA BARRETO.

LEIA COOM ATENÇÃO!!!!!

Obs. 1. Responda as questões com letra legível e utilize caneta azul. Lápis é proibido. 2. Coloque o seu nome completo e a turma.

3. Não ultrapasse o número de linhas. Se isso acontecer o trabalho será anulado. 4. Devolver na escola na data prevista. Não aceitarei em outra data.

5. A pontuação tirada aqui será acrescentada EXCLUSIVAMENTE na prova de rec. Paralela do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma.

1ª questão: Explique como morreu Policarpo Quaresma. (2,0 pontos)

_______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________

2ª questão: Por que as pessoas caçoavam, debochavam tanto do Major Quaresma? (1,0) ponto. _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ ____________

(13)

Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Lucimar Cardoso Furtado Turmas: 301, 302, 303, 304

Estudante: ______________________________________________________________________ Colar essas folhas no caderno de Língua Portuguesa

PRODUÇÃO TEXTUAL: ESTABELECENDO A COESÃO E A CORÊNCIA TEXTUAL. Instruções:

Leia o fragmento abaixo, copie a caneta no caderno de Língua Portuguesa e depois reescreva-o a lápis substituindreescreva-o reescreva-o termreescreva-o Carlinhreescreva-os preescreva-or reescreva-outrreescreva-os dreescreva-o mesmreescreva-o valreescreva-or semânticreescreva-o (sentidreescreva-o). Vreescreva-ocê só pode eliminar, retirar o nome Carlinhos uma vez só. Não divida esse parágrafo e muito menos deixe linha entre os períodos. O parágrafo é um só. Cuidado com os sinais de pontuação e a caligrafia.

OBS. 1. As palavras que você usar para substituir o nome Carlinhos não podem ser repetidas, uma tem que ser diferente da outro. Isso é estabelecera coesão e coerência textual.

OBS. 2. Cole essa folha no caderno de Língua Portuguesa.

Carlinhos tinha quatro anos no dia em que a mãe de Carlinhos morreu. Carlinhos dormia no quarto de Carlinhos, quando Carlinhos acordou com um enorme barulho na casa toda. O quarto do pai de Carlinhos estava cheio de gente que Carlinhos não conhecia. Carlinhos correu para lá e viu a mãe de Carlinhos estendida no chão e o pai de Carlinhos deitado em cima dela como um louco. (faça no caderno)

(14)
(15)
(16)

EEB. PROFE. JOSÉ ARANTES DATA ____/08/2020. PROFESSORA: ANABEL SIMAS SOUZA DISCIPLINA DE ARTE Turmas: 301 302 303 304 305 306 (circule sua turma)

Aluno(a)_______________________________________________________________________

SEGUNDA CHAMADA AVALIAÇÕES QUE AINDA NÃO FORAM REALIZADAS: OBS: os alunos que fizeram AVALIAÇÕES ANTERIORES NÃO PRECISARÁ FAZER :

1 - TRABALHO POSTADO EM 07/04 – DESENHO DE UMA

IGREJA.

Para quem não fez fará o indicado abaixo: DESENHAR UMA IGREJA COM UMA TORRE CENTRALIZADA E OUTRAS CARACTERISITCAS ABAIXO.

2- TRABALHO POSTADO EM 26/04. TRABALHO SOBRE ESPAÇOS OCULTOS. Para

quem não fez fará: FOTOGRAFIA NO CONTEXTO DE HOJE ATRAVÉS DE UMA OBRA DE

ARTE

3- TRABALHO POSTADO EM 10/07 –– PROVA SOBRE

OSCAR

Para quem não fez fará: O TRABALHOS SOBRE OSCAR

NIEMEYER.

O QUE PODEREI FAZER PARA RECUPERAR A AVALIAÇÃO 01?

01 – DESENHAR UMA IGREJA EM FOLHA SULFITE COM UMA TORRE ALTA E CENTRALIZADA. 02 – A PORTA DEVERÁ ESTAR CENTRALIZADA E O ARCO DEVERÁ SER DE OGIVA

03 - DUAS JANELAS DE CADA LADO EM ARCO REDONDO E EM VITRAL COLORIDO.

04 - OCUPAR TODO O ESPAÇO COM O DESENHO A PINTURA PODERÁ SER COM GRAFITE, LUZ E SOMBRA.

O QUE PODEREI FAZER PARA RECUPERAR A AVALIAÇÃO 02? Leia com atenção:

Por causa da pandemia global do novo coronavírus, muitas são as entidades que tentam ao máximo aconselhar a população sobre a prevenção do vírus. Há quem o faça de forma simples e intuitiva, partilhando notícias e vídeos explicativos.

É o caso do Ministério da Cultura e Informação da Ucrânia, que publicou um conjunto de imagens que recriam quadros históricos para dar conselhos à população do país. Jesus Cristo, Napoleão Bonaparte e outras personagens de obras famosas estão a cumprir as principais regras em tempos de quarentena durante a pandemia do coronavírus.

A maioria das imagens clássicas receberam materiais de proteção individual como, por exemplo, máscaras e luvas. Outras cumprem agora o distanciamento social, como é o caso do quadro “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, em que Jesus Cristo ficou sozinho na mesa, sem os seus apóstolos, e com uma máscara posta.

A campanha do governo ucraniano chama-se #ArtedaQuarentena e a ideia é divertir e, ao mesmo tempo, conscientizar a população para a importância da prevenção da Covid-19. Incentivando a partilha de mensagens para impedir a propagação do novo vírus.

QUE TAL RECRIAR OBRAS DE ARTE EM TEMPO DE CORONAVÍRUS? ESCOLHA UMA OBRA DE ARTE E RECRIE-A ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA

(17)

1- Escolher uma obra de arte de qualquer artista, coloque o título e o nome do artista – 2,5

2- FOTOGRAFAR a mesma pose da obra escolhida e acrescentar acessórios do contexto do convid-19 – 2,5 3- Escrever uma frase de incentivo! – 2,5

4- Capriche na luz, composição, seja criativo – 2,5 (FOTO SERÁ DE SUA AUTORIA E NÃO DE FOTOGRAFIAS PRONTAS DA INTERNET).

Encaminhar a fotografia impressa em folha sulfite em bom estado.

Observe algumas ideias abaixo:

O QUE PODEREI FAZER PARA RECUPERAR A AVALIAÇÃO 03?

Pesquisa sobre vida e obra de Oscar Niemeyer. O trabalho deverá ser manuscrito e deverá conter: Capa: Nome completo do professor, aluno, nome da escola e título do trabalho. 1,0

Introdução: O que você apresentará no trabalho. 2,0

Referências

Documentos relacionados

Para estudar a estabilidade do processo de envase de requeijão cremoso foi construído um histograma para cada dia de avaliação durante 23 dias.. Em cada dia foram coletados pesos

Super identificou e definiu construtos e a respectiva interacção no desenvolvimento da carreira e no processo de tomada de decisão, usando uma série de hipóteses: o trabalho não

Essa revista é organizada pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) e por isso foram selecionados trabalhos que tinham como objetivo tratar a

Centro de Inclusão Digital Servidor Estações Projetor 600 Lumens Lousa(digital) e/ou Quadro Branco Ar­condicionado Mesas Apostila Professor Switch Cabeamento  (Internet)...

Neste caso, a média final será calculada através da média aritmética simples entre a média das notas das avaliações feitas durante o semestre e a nota obtida na nova

Tendo em vista os aspectos levantados, podemos considerar que a importância e o espaço da literatura vêm diminuindo ao longo da vida escolar, porém, sem perder sua

Culture Conditions Affect the Molecular Weight Properties of Hyaluronic Acid Produced by Streptococcus zooepidemicus. The molecular weight properties of hyaluronic

É possível entender, ainda que ela se encontra perdida, pelo fato de haver uma constante (des)construção da identidade. Dado o exposto, sempre, é necessário lutar para a