• Nenhum resultado encontrado

Dissolutor de Solução Ácida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Dissolutor de Solução Ácida"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Dissolutor de Solução Ácida

fg ingeniería apoiados em

seus 10 anos de trajetória e

experiência no

desenvolvimento e produção

de equipamento para o

tratamento de água e líquidos

de diálise; fabricou um

dissolutor de solução ácida.

Dissolutor de solução ácida,

superfícies em contato com o produto

de PVC e polietileno de média e alta

densidade, garantindo deste modo a

integridade do mesmo. Dissolve os sais

pelo princípio de misturador estático de

alta eficiência.

Possui controles de PH e

condutividade com seus respectivos

alarmes por alta e baixa.

Capacidade 450 L.

(2)

Estoque de água e dissolução de Sales

O equipamento se alimenta por uma conexão lateral inferior por água de osmose. A posição desta conexão evita o movimento superficial da água, permitindo uma leitura exata do nível mediante a escala graduada em litros localizada de modo ergonômica na frente do equipamento. A água se estoca em um tanque rotomoldado em polietileno, e este processo é retardado para garantir uma muita baixa rugosidade em todas as superfícies internas em contato com o produto que nos garante um perfeito enxágüe pós-preparação da solução através do sistema C.I.P. que se descreverá depois.

O tanque tem uma capacidade máxima operativa de 450 litros, e se pode preparar soluções desde 100 litros até sua máxima capacidade.

Para preparar a solução se deve incorporar água até 50% do volume de solução desejado, orientam-se as válvulas para que o fluído sugue pelo misturador estático e volte a ingressar pela parte inferior do tanque, depois disto se liga o equipamento no modo dissolução. Pela boca superior, de dimensões apropriadas, introduzem-se os sais e o ácido que intervêm na solução, na seqüência, se a houver, que indica o fabricante das mesmas.

Posteriormente se habilita o ingresso de água levando em conta que para o arrasado final do volume se deve parar o equipamento, para evitar movimentos no pêlo de líquido superior, conseguindo desta forma uma leitura exata do volume desejado.

O equipamento possui para a preparação de solução, dois elementos principais para a homogeneização da mesma, uma bomba centrífuga de alto caudal e baixa pressão, com um desenho e materiais absolutamente bio-compatíveis com a composição química do produto, e um misturador estático desenhado fg ingeniería com o objetivo de otimizar a eficiência no misturador dos solutos e o solvente. Este sistema consiste em um tubo em cujo interior se localiza um sistema de alabes que provoca uma alta tensão de corte superficial na solução que garante uma rápida homogeneização da mesma e evita posteriores precipitações dos solutos. O uso deste sistema elimina a aplicação de qualquer outro dispositivo de agitação no interior do tanque, tais como paletas, gerando deste jeito um sistema mais limpo e otimizando os processos de enxágüe e desinfecção do equipamento.

Funcionamiento

Diagrama de processo

Neste desenvolvimento se

levou em consideração as

características particulares da

solução principalmente por

seu alto poder oxidante, o

qual regulou a seleção de

materiais e desenho dos

elementos em contato com o

produto.

(3)

O sistema descrito nos permite fazer uma preparação de solução ácida em volumes que vão dos 100 a 450 litros em um período que oscila entre os 25 e 30 minutos, o tempo final depende-rá especialmente da temperatura da água. Para temperaturas muito baixas este sistema transfere uma energia calórica, devido à alta fricção que se produz em seu interior, facilitando assim a homogeneização da solução.

Conexões do equipamento

As conexões do equipamento são cinco, o ingresso de osmose do qual já se mencionou no item anterior, o ingresso de ar filtrado, o enchimento de embalagens, a saída de envio a circuito de distribuição por sala, e a saída de esvaziado total do equipamento.

O equipamento interage com o meio através de um filtro bacteriostático de 0,2um, evitando o ingresso de ar ao equipamento quando se desaloja volume de solução evitando o aporte de poluição e contaminação de tipo aeróbia e/ou ambiental.

O equipamento permite selecionar dois modos operativos a respeito do transvase da solução ao equipamento de dializado, um é transvasar a solução a embalagens secundários tais como galões (gf ingeniería conta com um envasamento próprio de 10 litros de volume e 600 gramas de peso som um sistema de tampa que garante um hermetismo total durante os períodos de estoque). O outro modo prevê uma saída pressurizada à qual se pode conectar um loop que distribua a solução aos diferentes postos de diálise com regresso ao tanque e controle de pressão.

Por último, temos a acometida de esvaziado que garante uma drenagem total do equipa-mento dado o desenho e disposição dos diferentes componentes tais como, o tanque de fundo torisférico e uma bomba de características construtivas que garantem a drenagem total da voluta e todos seus componentes internos.

Biocompatibilidade de materiais e lavado C.I.P.

Fg ingeniería se caracteriza por fabricar todos seus equipamentos usando como material aço inoxidável de qualidade farmacêutica, com desenhos construtivos que garantem um produto final com características sanitárias. Neste caso, dada a característica físico-química de uma solução tipo, que se descreve na seguinte tabela:

A solução descrita tem como principais propriedades ser hipertônica e altamente corrosiva. Isto nos indica que nesta solução não poderá produzir- se uma proliferação bacteriana. Por outro lado, seu alto poder corrosivo e os ensaios realizados com o equipamento modelo FG-MBO 300 para dissolução de bicarbonato de aço inoxidável de qualidade farmacêutica nos deram como resultado uma grande dependência do tempo de contato da solução com o material, para evitar o início de um processo corrosivo. Isto pressupunha operativamente um enxágüe total do equipamento pós-preparação e não podendo permanecer restos da solução em seu interior.

Tudo o mencionado até aqui nos levou à seleção de materiais compatíveis quimicamente e não corrosíveis, tais como polietileno e pvc.

Além da escolha de materiais o desenho priorizou a simplicidade e a facilidade de enxágüe e

Funcionamiento

(continuación)

Descrição Cloreto de Sódio (USP)

Acido Acético Inertes

Cloreto de Cálcio (USP) Cloreto de Potássio (USP)

Cloreto de Magnésio (USP)

Item Símbolo 1 ClNa 21,27 2 ClCa 0,48 3 ClK 0,52 4 ClMg 0,35 5 Hac 0,63 6 76,75 % em peso de solução

(4)

desinfecção de todos os elementos em contato com o produto. No caso da bomba, se seu desenho garantir que a solução não terá contato com nenhuma parte metálica.

Este enxágüe se realiza através do sistema C:I:P: (clean in place) o qual deverá se executar posterior a cada operação evitando deste modo incrustações progressivas. Consta de um dispersor colocado na parte superior do tanque sulcado 360º provocando um choque dinâmico e um arraste de fluxo laminar nas superfícies internas do equipamento. Isto se realiza com água de osmose.

Operações, alarmes e registros

O equipamento possui um tabuleiro principal em cujo interior se dispõem a eletrônica de controle com um alto grau de confiabilidade e versatilidade, e proteções de força motriz. Desde o painel frontal se aciona mediante uma chave principal as funções de dissolução e enxágüe.

Durante a etapa de dissolução um display digital indicará a condutividade da solução, o pH, a temperatura e o tempo progressivo de dissolução. Os valores de pH, condutividade e tempera-tura são relevados por sensores de alta precisão localizados nos canos de sucção da bomba para evitar que sejam submetidos a pressão.

O desenho eletrônico permite programar os alarmes de alta e baixa condutividade e pH respectivamente e também o tempo máximo de homogeneização da solução, isto permitirá salvar erros do operador tanto em excesso quanto em defeito de sais e ácidos ou água.

Na função de dissolução se mostrará no painel frontal dissolução ok caso tenham sido obtidos valores de condutividade e pH nas faixas prefixadas e se mantiveram durante um tempo programado.

Na função de enxágüe se mostrará no painel frontal enxágüe ok se os parâmetros de condutividade e pH forem os adequados à qualidade de osmose utilizada para este procedimen-to.

Funcionamiento

(5)

MATERIAL TANQUE ESTOQUE CAPACIDADE MÁXIMA BOCA CARGA SALES BOMBA

MATERIAL INTERCONEXÕES MATERIAL MISTURADOR ESTÁTICO ISOLAMENTO COM O MEIO SENSORES

ALARMES

FUNÇÕES

FUNÇÃO ADICIONAL

POTÊNCIA MÁXIMA REQUERIDA DIMENSÕES (largo x prof. x alto)

Características Gerais

Polietileno 450 litros

Abertura 200mm – Fechamento hermético Motorarg totalmente plástica e drenável Pvc soldável

Pvc soldável

Filtro bactero-estático 0.2 um absolutos Condutividade compensada em temperatu-ra pH- tempetemperatu-ratutemperatu-ra

Alta e baixa condutividade Alto e baixo pH

Alta temperatura Tempo excessivo Dissolução automática Enxágüe automático Envio a sala automático 1.3 KW-220 v

1180mm x 985mm x 1840mm

fg ingeniería é uma empresa

dedicada ao desenvolvimento,

produção e comercialização de

equipamentos de alta

qualidade para a indústria

medicinal, farmacêutica,

alimentícia, química e de

processos.

Fg Ingeniería

Rosales 8240 (B7608HZN)

Mar del Plata, Argentina

Tel. +54 223 482-7000

Linha gratuita: 0800 666 3489

info@fgingenieria.com.ar

www.fgingenieria.com.ar

Hemodiálise, é uma área medicinal que requer uma altíssima qualidade química e bacteriológica da água e das demais soluções utilizadas, assim como um correto tratamento dos elementos que tomam contacto com o paciente.

fg Ingeniería abrange com tudo o relacionado com a produção e subministro de água ultra pura, e desenvolveu

equipamentos e instalações especiais para a distribuição de água estéril, dissolução e esterilização de bicarbonato e solução ácida, tratamento de água portátil, reprocessado de filtros, tratamento de efluentes patogênicos, etc.

fg Ingeniería introduziu as últimas tecnologias (como é a aplicação de ozônio on-line) a nível mundial, sob o conceito de considerar a água e os líquidos de diálise como um medicamento.

Divisão Hemodiálise

Mais informação sobre este produto no www.fgingenieria.com.ar

Copyright © 2006 All rights reserved. , the FG and the logo are registered trademarks of Química FG S.C. While every effort is made to ensure the information given is accurate, FG Ingeniería not accept liability for any errors or istakes which may arise. All specifications and design are subject to change without notice.—

Referências

Documentos relacionados

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

Em Campinas, São Paulo, o Ambulatório de Violência contra Criança e Adolescentes (VCCA), localizado no Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual de

Neste trabalho iremos discutir a importância do Planejamento Estratégico no processo de gestão com vistas à eficácia empresarial, bem como apresentar um modelo de elaboração

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

A nossa proposta de pesquisa compõe-se de uma sequência didática para o ensino dos tópicos: planos, cilindros e quádricas, onde foi explorada a visualização com o traçado dessas

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

A combinação dessas dimensões resulta em quatro classes de abordagem comunicativa, que podem ser exemplificadas da seguinte forma: interativo/dialógico: professor e

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de