• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA MUNICIPAL WLADIMIR DE PAULA GOMES. Rua Uarirá 350, Caetano Furquim Belo Horizonte/MG Tel: /5642 EVOLUCIONISMO AULA II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA MUNICIPAL WLADIMIR DE PAULA GOMES. Rua Uarirá 350, Caetano Furquim Belo Horizonte/MG Tel: /5642 EVOLUCIONISMO AULA II"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ESCOLA MUNICIPAL WLADIMIR DE PAULA GOMES Rua Uarirá 350, Caetano Furquim Belo Horizonte/MG 31050-138 Tel: 3277-1124/5642

EVOLUCIONISMO

AULA II

_____________________________________________________________

O QUE É EVOLUÇÃO?

Fonte: Biologia Total

A evolução nada mais é do que uma mudança que ocorre nos organismos ao longo das gerações, ou seja, todo ser vivo ao longo do tempo pode mudar as suas próprias características. Porém, essa é uma palavra com diversos significados, o que geralmente nos leva a acreditar que evolução é sinônimo apenas de melhoria, por exemplo: “tive uma boa evolução na minha nota do Enem esse ano”. O que acontece é que para a Biologia, a evolução significa mudança, seja ela boa, neutra ou ruim. Essas mudanças incluem características físicas, químicas e/ou comportamentais. Mas vale lembrar que: nem toda mudança é uma evolução! Ficou confuso? Calma que eu te explico: As mudanças que acontecem ao decorrer da vida de um organismo estão relacionadas ao seu desenvolvimento, por exemplo, nascemos sem dentes e só conseguimos nos alimentar do leite materno, até que a partir de determinada idade eles começam a nascer, nos possibilitando introduzir novos alimentos à dieta. Assim dizendo, um bebê não evolui por estar nascendo dentes, ele apenas se desenvolve.

Para que seja uma mudança realmente evolutiva, tem de haver mudança nas frequências dos genes ao longo das gerações. Ou seja, deve haver uma mudança significativa que seja ‘passada pra frente’ nas gerações futuras. Tais modificações podem levar ao surgimento de adaptações e novas espécies. Então recapitulando: há diferença entre desenvolvimento e evolução.

Desenvolvimento representa processos que ocorrem em um organismo ao longo do seu

desenvolvimento embrionário e/ou na vida, o que já se é esperado acontecer, como por exemplo, o nascimento de dentes em bebês após certa idade.

Evolução representa mudanças que ocorrem nas características de organismos de uma população,

tais mudanças ocorrem ao longo das gerações deste organismo.

A noção de que as espécies mudam ao longo do tempo não surgiu com Darwin. Mesmo durante a

antiguidade podem ser feitos paralelos com o pensamento evolutivo atual. Acontece que, por muito tempo

(2)

nome fixismo que vimos na aula passada. E tudo isso começa a mudar com diversos naturalistas e pensadores, que especularam sobre a possibilidade da transformação das espécies.

TEORIAS EVOLUCIONISTAS

 LAMARCKISMO:

Jean Baptist Lamarck (1744-1829) foi um naturalista francês e um dos pioneiros do evolucionismo. Lamarck defendia que os seres vivos provinham de outros seres vivos e cada espécie ocupava um lugar na “escala natural”. Segundo Lamarck, os seres vivos possuíam uma tendência ao melhoramento/ aperfeiçoamento constante. Para ele, a partir de eventos de geração espontânea, os seres vivos simples e menos desenvolvidos se transformavam em seres mais desenvolvidos. Além disso, Lamarck não aceitava a extinção das espécies. Para ele, além da “força externa”, outros dois princípios também alteravam os organismos ao longo do tempo. Esses princípios são:

 Lei do uso e desuso;

O uso de uma determinada estrutura faz com que ela se desenvolva mais, ao passo que não utilizar (desuso) causa o atrofiamento, enfraquecimento. O uso ou desuso estariam relacionados com mudanças no ambiente, que fariam os organismos tentarem se adaptar por necessidade. Vamos usar como exemplo o pato, veja a figura a seguir:

Fonte: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido.

De acordo com a figura, com o uso excessivo dos pés para nadar, os patos teriam desenvolvido as membranas interdigitais para facilitar o nado. Outro exemplo é de um organismo que possui olhos, mas vive numa caverna escura. Como ele vive no escuro e não utiliza seus olhos, eles irão atrofiar (desuso) e seus

(3)

descendentes não nascerão com olhos. Essa característica nova (olho atrofiado), adquirida durante a vida do organismo (de seu desenvolvimento), poderia ser passada para os filhos, conforme a lei de transmissão dos caracteres adquiridos.

 Lei da transmissão dos caracteres adquiridos.

As características que um organismo adquire ao longo da sua vida, pelo uso e desuso, são transmitidas à sua descendência. Um exemplo disso que seria mais fácil para entender: Pensemos num casal de fisiculturistas, daqueles marombeiros super musculosos. De acordo com essa teoria, se eles tivessem um filho, ele nasceria com as mesmas características dos pais, ou seja, super musculoso. Outro exemplo bem famoso que podemos utilizar para compreender é o da girafa. Lamarck defendia que a girafa, pelo hábito de se alimentar de folhas altas, teve o pescoço gradualmente alongado e que essa mudança teria sido transmitida às gerações seguintes.

Fonte: SEE-PE, redesenhado a partir de imagem de Autor Desconhecido.

Lamarckismo em resumo:

Fonte: SEE-PE

Críticas ao Lamarckismo:

 A lei do uso e desuso não é verdadeira em todas as situações e os órgãos desenvolvidos pelo uso sofrem regressão quando deixam de ser usados.

 As características adquiridas ao longo da vida por um ser vivo afetam apenas a sua parte somática (fenótipo), e não o material genético, ou seja, não são transmitidas à sua descendência.

Modificação ambiental Necessidade de adaptação Novo comportamento Lei de uso e desuso Desenvolvimento ou atrofia de um órgão Modificação no organismo Lei da herança dos caracteres adquiridos Transmissão da característica aos descendentes

(4)

DARWINISMO

Charles Robert Darwin (1809-1882) viajou durante 5 anos a bordo de seu navio Beagle coletando fósseis, animais e plantas. Após 20 anos de estudos, publicou em 1859 “A Origem das Espécies” que serviu de base para comprovar sua teoria. Ao longo dos seus estudos, Darwin chegou á conclusão de que as espécies se transformavam ao longo do tempo. Ele chamava essa teoria de “descendência com modificação”.

Os aspectos principais da teoria de Darwin são:

 As diversas formas de vida surgiram de ancestrais comuns por modificações na descendência;

 O mecanismo de modificação é a seleção natural;  Indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações

 Organismos com variações favoráveis às condições do ambiente que vivem, têm maiores chances de sobreviver e deixar descendentes;

 Assim, ao longo das gerações, a atuação da seleção natural sobre os indivíduos melhora ou mantém o grau de adaptação destes ao meio.

Darwin era muito experimentalista e iniciou uma grande discussão sobre as leis que regem a evolução. Alguns fatores influenciaram sua obra:

 Dados geológicos: ‘Princípios da Geologia’ de Charles Lyell.

 Dados demográficos: Teoria populacional malthusiana por Thomas Robert Malthus. De acordo com esta teoria, a população mundial cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética.

 Dados biogeográficos (colhidos nas suas viagens aos trópicos).

Seleção Natural: Uma das características dos seres vivos é a capacidade de se reproduzir. Porém, mesmo com essa capacidade, as populações das diferentes espécies não são tão grandes. E por quê? Porque ocorre também a mortalidade e nem todos os indivíduos sobrevivem. Nas populações também há a presença da variação, ou seja, nenhum indivíduo é igual ao outro apesar de haver a tendência dos indivíduos se parecerem com seus pais. Em seres vivos, muitas características são herdadas, ou passadas dos pais para os filhos. (Darwin sabia que era esse o caso, apesar de não saber que as características eram herdadas através de genes).

Fonte: Khan Academy

Agora pensemos num cenário com tudo isso que foi listado. Há variabilidade na população e também há a luta pela sobrevivência, porque os organismos são capazes de produzir uma prole maior do que o ambiente é capaz de suportar (e aí ocorre a competição por recursos limitados).

(5)

Fonte: Khan Academy

A partir daí, podemos imaginar que os organismos que possuam características que favoreçam a sua sobrevivência vão se reproduzir mais descendentes com essa mesma característica vantajosa (caso ela seja hereditária). Tais características vantajosas são chamadas de adaptativas.

Fonte: Khan Academy

O modelo de evolução de Darwin por seleção natural permitiu-lhe explicar os padrões que ele havia visto durante suas viagens. Por exemplo, se as espécies de tentilhão de Galápagos compartilhassem um ancestral comum, faria sentido que elas se assemelhassem entre si (e aos tentilhões do continente, que provavelmente compartilhavam esse mesmo ancestral comum). Contudo, se grupos de tentilhões tivessem sido isolados em ilhas separadas por muitas gerações, cada grupo teria sido exposto a um ambiente diferente no qual diferentes características poderiam ter sido favorecidas, tais como tamanhos e formatos diferentes de bico para a utilização de diferentes fontes de alimento. Esses fatores poderiam ter levado à formação de espécies distintas em cada ilha. (Khan Academy)

Percebemos assim como o papel do ambiente para Lamarck e para Darwin é diferente. Para Lamarck, o ambiente de certa forma induzia a transformação das linhagens que, por necessidade, mudavam. Para Darwin, o ambiente selecionava variedades que já ocorrem na população e que, ao longo do tempo, podem aumentar sua frequência.

(6)

LAMARCKISMO X DARWINISMO

fonte: Ponto Biologia

Comparação das teorias de Lamarck e Darwin em relação ao pescoço das girafas:

 Lamarckismo – o esforço conduziu ao crescimento dos pescoços e esta característica foi passada à descendência.

 Darwinismo – As girafas de pescoço mais comprido conseguiram alimentar-se melhor do que as outras e, como tal, deixaram mais descendentes.

LAMARCKISMO DARWINISMO

AMBIENTE Agente causador de modificações. Induz os organismos a sofrerem transformações por necessidade.

Agente que no processo de seleção natural determina os seres que sobreviverão e os que serão eliminados.

VARIABILIDADE GENÉTICA Não há. As espécies aparecem por evolução devido a aquisição ou perda de características.

Intra-específica. (apenas entre a própria espécie)

MECANISMOS DE

EVOLUÇÃO

Ambiente e as necessidades dos indivíduos.

A seleção natural permitia a sobrevivência dos mais aptos, que se reproduziam.

TRANSMISSÃO DE

CARACTERÍSTICAS Os progenitores transmitem aosdescendentes as características adquiridas.

As características que permitiram ao progenitor sobreviver, ou ser o mais apto, são herdadas pelos descendentes.

Fonte: Ponto Biologia (adaptado)

REFERÊNCIAS

 BLOG DO ENEM. Evolução das espécies. Disponível em https://blogdoenem.com.br/darwin-lamarck-evolucao-das-especie-biologia-enem/

 KHAN ACADEMY. Seleção Natural de Darwin. Disponível em <https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/evolution-and-natural-selection/a/darwin-evolution-natural-selection>

 ME SALVA! Evolução das espécies. 2018. 49p.

 PONTO BIOLOGIA. As teorias de Lamarck e Darwin. Disponível em <https://pontobiologia.com.br/as-teorias-de-lamarck-e-darwin/>

(7)

PARA SABER MAIS:

SITES:

 INTRODUÇÃO À EVOLUÇÃO - http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/index.shtml

 KHAN ACADEMY (CURSO ONLINE GRATUITO E SUPER COMPLETO SOBRE TODAS AS

DISCIPLINAS)-https://pt.khanacademy.org/science/biology/her#evolution-and-natural-selection

FILMES:

 O DESAFIO DE DARWIN

Ano: 2010 | Duração: 102 min. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZVj76SpbGeA

 A CRIAÇÃO

Ano: 2009 | Duração: 108 min. Assista aqui: https://hdfilmes.pro/drama/3296-criao.html

Bons estudos!

Me deixa em paz!

Referências

Documentos relacionados

Para Tanto, conclui-se nesse estudo, que a partir do processo de implantação de cotas, como ação política de acesso e democratização nas instituições de Ensino Superior com a

Foram verificados que os elementos do ambiente classificados como de tarefas altamente relevantes são desenvolvidos pelos supermercados analisados de maneira mais

Não apenas porque “docentes dos mais diferentes níveis de ensino recorrem à exibição de filmes de ficção e não-ficção, seja para ilustrar os conteúdos curriculares, seja

Neste contexto de compatibilidade de respostas, nos quais um teste incompatível é aquele que ativa simultaneamente duas respostas diferentes, nós entendemos como testes

Bütün bu ıstırap silsilesinin son nedeni (ve esas sebep) delâlet ve gaflet olduğuna göre, bunun önüne geçmekle bütün tesirlerin önüne geçiliyor demektir.&#34; İşte

Considering the concern with regard to professors’ health, and all the pressure they receive, either directly or concealed, from the institution, the research fomentation

Entendeu-se a importância da Arquitetura Moderna no Brasil e seus grandes nomes influentes, como arquitetos renomados, apontando principalmente o arquiteto Oscar

A ‘Superex’ apresentou média superior à média geral, com coeficiente de regressão (b i ) não diferente de 1, apesar de não diferir dos genótipos Mercedes, Granex 33, XP 6803