• Nenhum resultado encontrado

Protocolo de Prevenção durante os Atendimentos COVID -19

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Protocolo de Prevenção durante os Atendimentos COVID -19"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

DA REGIÃO AMCESPAR – CIS/AMCESPAR

Protocolo de Prevenção durante os

Atendimentos – COVID -19

AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES

MODELO DE ATENÇÃO ÀS

CONDIÇÕES CRÔNICAS – MACC

Irati

2020

(2)

INTRODUÇÃO

O Ambulatório de Especialidades organizado no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) é um ponto secundário na Rede de Atenção à Saúde (RAS) que oferece atendimento aos usuários de risco intermediário e/ou alto risco das Linhas de Cuidado de Hipertensão e Diabetes, Materno-Infantil, Idoso e Saúde Mental, através de uma equipe multiprofissional que atua de maneira interdisciplinar. Além da função assistencial, a qual ocorre por meio do ciclo de atenção contínua, a equipe também exerce as funções educacionais, supervisionais e de pesquisa.

O novo Coronavírus (Covid-19) foi originado na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019 e se espalhou rapidamente, desafiando as autoridades e os sistemas de saúde do mundo todo. No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o novo Coronavírus como pandemia. O registro do primeiro caso de Coronavírus no Brasil ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2020, em um homem de 61 anos que retornou de viagem da Itália. No dia 22 de janeiro de 2020 o Ministério da Saúde já havia instaurado o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE-COVID-19) e, desde então, vem buscando construir estratégias junto às Secretarias Estaduais de Saúde na resposta ao enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19).

Este documento apresenta medidas de prevenção durante os atendimentos da equipe multiprofissional do Ambulatório de Especialidades, organizado no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Amcespar (CIS/AMCESPAR) e tem o intuito de auxiliar na prevenção e controle das infecções, para que se diminua ao máximo a possibilidade de transmissão de microorganismos durante os atendimentos, principalmente na resposta ao enfrentamento do novo Coronavírus (Covid-19). Garantindo assim, a saúde e integridade dos profissionais de saúde e usuários que frequentam o Ambulatório de Especialidades organizado no modelo MACC.

(3)

RECEPÇÃO

Os funcionários da recepção devem seguir as seguintes orientações:

Os funcionários da recepção devem seguir as seguintes orientações:

 Disponibilizar álcool em gel para a desinfecção das mãos dos usuários;

 Verificar se o usuário está usando máscara, caso não esteja usando, orientar o uso, caso não possua fornecer uma máscara descartável;

 Restringir a presença de acompanhantes nas consultas.

 Orientar os usuários a tossir e espirrar no antebraço, lavar as mãos e evitar tocar nas superfícies;

 As superfícies mais tocadas devem ser desinfetadas com álcool 70%, constantemente;

 Os funcionários devem estar usando EPI’s (mascará e protetor facial). Também, devem realizar a lavagem de mãos frequentemente e higienizar com álcool em gel;

 Todos os usuários que chegarem para atendimento presencial deverá ser aferida a temperatura corporal na recepção e aplicado o checklist de sintomas da síndrome gripal;

 Caso o usuário apresente algum sintoma respiratório o mesmo será direcionado para uma sala específica localizada no 1º andar e deverá acionar a enfermeira ponto de apoio.

 Caso o usuário não apresente nenhum dos sinais e sintomas respiratórios o mesmo será direcionado para o ciclo de atenção contínua (Direcionar usuário ao ponto de apoio).

(4)

PONTO DE APOIO

A enfermeira do ponto de apoio deve seguir as seguintes orientações:

 Realizar lavagem das mãos e higienizar as mãos com álcool gel, sempre que necessário;

 Disponibilizar álcool em gel para a desinfecção das mãos dos usuários;

 Orientar os usuários a tossir e espirrar no antebraço, lavar as mãos e evitar tocar nas superfícies;

 Orientar os usuários sobre o uso correto da máscara e lavagem das mãos;

 Caso a recepção acione a enfermeira ponto de apoio sinalizando que há usuários com sintomas gripas, a mesma irá descer até a recepção para verificar o meio de transporte pelo qual o usuário chegou até o Ambulatório, orientar a necessidade do seu retorno para o município de origem e/ou articular o transporte sanitário do município para buscar o usuário (já que o Ambulatório não atende usuários com Sintomas Gripais) e informar/notificar a vigilância epidemiológica regional e municipal.

 As superfícies mais tocadas devem ser desinfetadas com álcool 70%, constantemente;

 A caneta utilizada pelo(a) usuário(a) para assinar a guia de atendimento deve ser higienizada com álcool 70% após o uso;

 Instruir o(a) usuário(a) a sentar na cadeira demarcada, mantendo o distanciamento de 2 metros entre um usuário e outro.

 A profissional do ponto de apoio deve estar de cabelo preso e usando os seguintes EPI’s: protetor facial, máscara cirúrgica e jaleco de manga comprida.

Após o atendimento pela enfermeira do ponto de apoio o(a) usuário(a) deve aguardar o chamado para a realização da triagem.

(5)

TRIAGEM

A triagem será realizada por uma técnica de enfermagem, onde deve seguir as seguintes recomendações:

 Reavaliar checklist de sintomas da síndrome gripal afim de investigar possíveis sintomas gripais;

 Caso apresentem sintomas respiratórios direcionar o usuário para uma sala específica localizada no 1º andar e avisar a enfermeira ponto de apoio para a mesma seguir com os encaminhamentos necessários;

 Aferir a pressão arterial;

 Verificar o peso, altura, Spo2 e frequência cardíaca;

 Se o usuário estiver assintomático deverá ser encaminhado para o ciclo de atenção contínua para atendimento da equipe multiprofissional, o mesmo deverá ser orientado a aguardar na sala de espera, nas cadeiras demarcadas, sempre mantendo o distanciamento de 2 metros entre um usuário e outro.

 As superfícies mais tocadas devem ser desinfetadas com álcool 70%, constantemente;

 A profissional da triagem deve estar de cabelo preso e usando os seguintes EPI’s: jaleco de manga comprida, máscara cirúrgica e protetor facial.

Após a saída do(a) usuário(a) da sala de triagem, devem ser desinfetada com álcool 70% as superfícies e todos os instrumentais utilizados para a triagem.

ATENDIMENTO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

O usuário deve ser chamado para o atendimento da equipe multiprofissional e todos os profissionais deverão seguir as seguintes recomendações:

(6)

 Antes da entrada do(a) usuário(a) na sala, os profissionais de saúde devem estar devidamente paramentados, com os seguintes itens de segurança: jaleco de manga longa, máscara e protetor facial. Mulheres devem estar de cabelo preso.

 Os itens de segurança devem ser colocados na seguinte ordem: lavar as mãos, colocar o jaleco, depois a máscara e o protetor facial;

 Após cada atendimento o profissional deverá lavar as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel;

 As superfícies mais tocadas devem ser desinfetadas com álcool 70%, constantemente;

 Realizado esse processo outro paciente pode ser chamado;

 Ao término dos atendimentos os profissionais devem se desparamentar, tomando as medidas de segurança para evitar contaminações;

 Depois desparamentados cada profissional deve realizar a limpeza de seu protetor facial.

 Todos os profissionais e usuários deverão realizar a lavagem das mãos e higienizar com álcool gel antes de deixar o ambulatório de especialidades - MACC.

NOTIFICAÇÃO DE CASOS

 Conforme orientações do Plano de Contingência Nível III da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), o profissional deverá notificar os casos suspeitos de COVID-19, via formulário do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe e deverá notificar imediatamente à Secretaria Municipal de Saúde/APS/Vigilância Epidemiológica do Município de referência e a 4ª Regional de Saúde para orientações e início das ações de controle e investigação.

(7)

REFERÊNCIAS

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020. ORIENTAÇÕES PARA SERVIÇOS DE SAÚDE: MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE QUE DEVEM SER ADOTADAS DURANTE A ASSISTÊNCIA AOS CASOS SUSPEITOS OU CONFIRMADOS DE INFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2). Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/index.php/alertas/item/nota-tecnica-n-04-2020-gvims-ggtes-anvisa-atualizada.

Conselho Nacional de Secretários da Saúde. Guia Orientador para o enfrentamento

da pandemia na Rede de Atenção à Saúde. Brasília: CONASS / Conasems, 2020.

PLANO DE CONTINGÊNCIA DO CIS/AMCESPAR - COVID-19.

Plano de Contingência Nível III da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA). Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Nota Orientativa nº 33/2020. Paraná: SESA, 2020.

Elaborado por Emalline A. de Paula Santos e Willidiane Tessari Revisado pela Equipe AAE

Elaborado 23/03/2020 Atualizado 17/06/2020 (V2) Atualizado 29/06/2020 (V3) Atualizado 14/07/2020 (V4)

Referências

Documentos relacionados

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Esse afunilamento da verdade no transcurso da existência é um ponto que aproxima ainda mais o pensamento dos dois autores em destaque, a subjetividade humana em Kierkegaard

B4 Identificação dos compostos presentes nas amostras de bio-óleo obtidos via pirólise catalítica da fibra de casca de coco utilizando carvão ativado (ABC) e

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director