• Nenhum resultado encontrado

APOTEOSE DO TERCEIRÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APOTEOSE DO TERCEIRÃO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

APOTEOSE DO TERCEIRÃO

A cada dia que passa ficamos convencidos de que por mais que as coisas ruins se esforcem para atrapalhar, as boas continuam acontecendo, até porque a própria natureza se auto protege. Leio nas comunicações dos estudantes do 3º ano do JBC, via face diariamente, valores que demonstram envolvimento com o Projeto Terceirão, como se eles alunos estivessem vivendo em cada momento, “um dos momentos mais importante de suas vidas” e, a maioria realmente possui essa consciência. É lógico que a comunicação é na linguagem desenvolvida pelos próprios. Sabemos que muitas pessoas usam a internet, essa tão poderosa arma de comunicação para banalidades, não aproveitando seus serviços para a promoção de avanços sociais, o que é uma pena. Assim, parabenizamos os criadores do comunicativo face dos estudantes.

Observa-se que os estudantes, até pela força e energia de sua juventude são ávidos por inovações e possuem facilidades em conviver com os avanços e progressos de sua geração. A tecnologia então deve ser colocada à disposição da educação dos mesmos até para aproveitar aquilo que eles já domínam. São elétricos, exuberantes e gostam de desafios, por quê então desconsiderar esses valores? A partir deste prisma, fica patente que o Projeto Terceirão alcançou seus objetivos.

Em suas funções, enquanto professores, devemos nos tornar de facilitadores das ações educacionais. Então em sequência, com uma semana de antecedência estão apresentadas as 25 questões, que com pequenas modificações, em número de 10, serão incorporadas na prova de História do Terceirão JBC Matutino, que ocorrerá na proximo dia 16/03/2012.

Trata-se de um convite à pesquisa, a uma dedicada leitura, enfim uma inteligente e concentrada interpretação e, a boa sorte acompanhará todos que praticarem esses

mandamentos. Então ao trabalho. Legal?

tio.suamy@hotmail.com _______________________________________________________

1 - Os grupos humanos do neolítico, além de aperfeiçoarem as técnicas de confecção de armas e utensílios, construíram canoas, jangadas e barcos, e passaram a viver em aldeias, construindo suas casas de madeira, adobe ou barro. Esse período histórico pode ser caracterizado pelas transformações aceleradas nas relações entre o homem e o ambiente, tais como:

A -( ) controle do fogo e da sedentarização.

B - ( ) fabrico de instrumentos de pedra lascada e domesticação de animais. C - ( ) controle do fogo e domesticação de animais.

D - ( ) controle da produção de alimentos e nomadismo. E - ( ) prática da agricultura e domesticação de animais.

2 . À luz do conhecimento atual, aponte a alternativa que melhor responde a pergunta: o homem é originário do macaco?

A ( ) A espécie Homo sapiens se distingue de outros hominídeos e, portanto, não se originou dos macacos, que são primatas.

B ( ) Os gêneros Homo e Australopithecus representam o homem moderno e conviveram na mesma época com os macacos; assim, não são seus descendentes.

C ( ) Chimpanzés são bípedes e parecidos morfologicamente com o homem; portanto, os chimpanzés deram origem ao homem.

D ( ) Os seres humanos e chimpanzés possuíam um ancestral em comum e divergiram ao longo da evolução.

(2)

E ( ) Os seres humanos e chimpanzés convergiram ao longo da evolução desenvolvendo características análogas.

3 - A Pré-história é o período do aparecimento do homem e é assim chamada por ser: A ( ) Posterior ao processo de civilização

B ( ) Anterior ao aparecimento da escrita.

C ( ) Anterior ao surgimento das pinturas rupestres D ( ) Posterior ao surgimento do fogo

E ( ) Posterior à Revolução Agrícola

4 - Os primeiros povoadores do vale do Nilo, que mais tarde constituíram a civilização egípcia, ocuparam a região no período Paleolítico. Até o início do século XIX, a história do povo egípcio era pouco conhecida, as informações existentes eram obtidas por meio das obras de historiadores, gregos e romanos. O historiador grego que se dedicou a narrar a história egípcia foi:

A ( ) Homero B ( ) Sólon C ( ) Heródoto D ( ) Tito Lívio E ( ) Hipócrates

5 – “Se me mostrarem um único ser vivo que não tenha ancestral, minha teoria poderá ser enterrada.” (Charles Darwin). Sobre essa frase, afirmou-se que:

A ( ) - Contrapõe-se ao criacionismo religioso.

B ( ) - Contrapõe-se ao essencialismo de Platão, segundo o qual todas as espécies têm uma essência fixa e eterna.

C ( ) - Sugere uma possibilidade que, se comprovada, poderia refutar a hipótese evolutiva darwiniana.

D ( ) - Propõe que as espécies atuais evoluíram a partir da modificação de espécies ancestrais, não aparentadas entre si.

E ( ) - N.D.R.A.

7 - As cidades [do Mediterrâneo antigo] se formaram, opondo-se ao internacionalismo praticado pelas antigas aristocracias. Elas se fecharam e criaram uma identidade própria, que lhes dava força e significado. As cidades-estados gregas da Antiguidade Clássica podem ser caracterizadas pela:

a) autossuficiência econômica e igualdade de direitos políticos entre seus habitantes. b) disciplina militar imposta a todas as crianças durante sua formação escolar.

c) ocupação de territórios herdados de ancestrais e definição de leis e moeda próprias. d) concentração populacional em núcleos urbanos e isolamento em relação aos grupos que habitavam o meio rural.

e) submissão da sociedade às decisões dos governantes e adoção de modelos democráticos de organização política.

8 - Leia o fragmento a seguir: “Sem governo, sem leis, os homens vivem em constante estado de guerra, pois o outro representa sempre uma ameaça – “homo homini lúpus” (o homem é lobo do homem),” - O trecho, em destaque, descreve a situação de guerra de todos contra todos, condição natural da qual a criação do Estado Político nos livraria. Identifique, nas alternativas abaixo, a que apresenta o filósofo defensor dessa doutrina (marque a alternativa correta):

A ( ) John Locke

B ( ) Jean-Jacques Rousseau C ( ) Thomas Hobbes D ( ) Michel de Montaigne E ( )N.D.R.A

9 - Considere a frase: “Os deuses da tormenta e os gigantes da terra/Suspendem de repente o ódio da sua guerra/[...] O céu abrir o abismo à alma do Argonauta.” Os deuses,

(3)

quaisquer que tenham sido suas origens longínquas, nada mais são do que seres humanos maiores, mais fortes, mais belos, eternamente jovens; adquirem não só a forma humana, mas também os sentimentos; o mundo divino apresenta, portanto, uma imagem engrandecida, mas não depurada da humanidade. Sobre as características da religião e da mitologia na Grécia Antiga, assinale a alternativa correta:

A ( ) Em honra a Zeus, os gregos celebravam os Jogos Olímpicos de 4 em 4 anos, na cidade de Olímpia. Participavam das competições todos os homens, desde que demonstrassem habilidades esportivas.

B ( ) Para os gregos antigos, os deuses comportavam-se como homens comuns, tendo forma e sentimentos humanos. O que os diferenciava dos homens era sua imortalidade. C ( ) Monoteísta, a religião grega funcionava como um importante mecanismo de unidade e identidade das autônomas cidades-estados gregas.

D ( ) Os gregos atribuíam aos deuses histórias, aventuras e narrações fantásticas, os chamados mitos, registrados por meio da escrita.

E ( ) NDRA

10 - “Tu choraste em presença da morte? Na presença da morte choraste? Não descende o combate do forte; Pois choraste, meu filho não és!” - A morte sempre esteve no contexto das representações dos povos desde a antiguidade até a Idade Contemporânea. As visões e atitudes diante a morte podem ser percebidas pelo homem, em cada

momento da história. Nesse sentido, pode-se afirmar que:

A ( ) quando um faraó egípcio morria, ele não era julgado no Tribunal de Osíris. Pelo poder acumulado, estes faraós já tinham entrada garantida no reino dos céus ou no reino do além.

B ( ) eram comuns, tanto no Egito como na Europa medieval, as práticas de embalsamamento dos corpos dos Faraós e sacerdotes.

C ( ) segundo a religião do Egito, quando alguém morria era julgado pelo tribunal de Osíris. Lá, seu coração era colocado em uma parte da balança e, na outra, uma pluma de avestruz de Maát, representando a justiça. A pesagem era registrada pelo escriba dos deuses, o deus Thot. Se a balança se equilibrasse, o morto era conduzido, por Osíris, para o além. D ( ) Na Idade Média tratou-se da morte não como um rito de passagem para a morada definitiva da alma, a derradeira peregrinação do homem-viajante medieval, mas como o momento de ressurreição para a vida eterna.

E ( ) N.D.R.A.

11 - Na Antiguidade Oriental e Greco- Romana, foram forjadas as primeiras grandes unidades territoriais político-administrativas e formas de governo da história da humanidade. Sobre esta assertiva podemos dizer:

A ( ) historicamente, na segunda metade do III milênio a.C., na Baixa Mesopotâmia, formou-se, a partir da cidade de Ur, o Império de Sargão I (2334-2141 a.C.), caracterizado pela constituição de um Estado com o poder centralizado e um caráter administrativo de cunho absolutista;

B ( )no Egito Antigo, durante o chamado Reino Novo, principalmente na administração de Ramsés II, a política externa egípcia se caracterizou pelo imperialismo, sustentado em uma organização militar composta de exércitos regulares e de uma oficialidade que remontava à época da expulsão dos hicsos.

C ( ) - o alfabeto fonético fenício se baseou no alfabeto semita. Tem-se como certo que os alfabetos grego, aramaico, hebraico e arábico se basearam nele. Assim como outros alfabetos do Oriente Médio, o fenício não tem símbolos para representar o som das vogais, que precisavam ser deduzidas no contexto da palavra;

(4)

D ( ) - as características da topografia da Cidade-Estado grega eram: Acrópole, colina fortificada e centro religioso; Ágora, praça central da cidade; Asty, mercado da cidade; Khóra, território rural com as aldeias; Porto, que, em algumas cidades, formava uma aglomeração separada;

E ( ) N.D.R.A

12 – A Filosofia uma das raras possibilidades de existência criadora. Seu dever inicial é tornar as coisas mais refletidas, mais profundas. Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que a Filosofia:

A ( ) é uma atividade de crítica e de análise dos valores de uma dada sociedade, na perspectiva de reorientação dos sentidos/significados da vida e do mundo.

B ( ) começa dizendo sim às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que sabemos o que imaginávamos saber.

C ( ) não se distingue da ciência pelo modo como aborda seu objeto em todos os setores do conhecimento e da ação.

D ( ) é a impossibilidade da transcendência humana, ou seja, a capacidade que só o homem tem de superar a situação dada e não-escolhida.

E ( ) sempre se confronta com o poder, e sua investigação fica alheia à ética e à política. 13 -. Desde suas origens entre os filósofos da antiga Grécia, a Ética é um tipo de saber normativo, isto é, um saber que pretende orientar as ações dos seres humanos. A moral também é um saber, que oferece orientações para a ação. Com relação a esse assunto, é CORRETO afirmar que a (o):

A ( ) palavra ética procede do latim que significa ‘maneira de se comportar regulada pelo uso’, pelo costume.

B ( ) Ética ou Filosofia Moral é a parte da Estética que se ocupa com a intuição a respeito das noções e dos princípios que fundamentam a vida moral.

C ( ) palavra ‘ética’ procede do grego, que significava originariamente ‘morada’, mas, posteriormente, passou a significar o caráter, o ‘modo de ser’, que uma pessoa ou um grupo vai adquirindo ao longo da vida.

D ( ) termo ‘moral’ procede do grego; em sentido bem amplo, a moral é o conjunto das regras de conduta admitidas, em determinada época, por um grupo de homens.

E ( ) Ética é um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens. Trata da prática real das pessoas que se expressam por costumes.

14 -. A atitude filosófica inicia-se dirigindo indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porém, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 14). Sobre isso, é CORRETO afirmar que a Filosofia: A ( ) pode ser entendida como aspiração ao conhecimento sensível, lógico e assistemático da realidade natural e humana.

B ( ) é tão-somente uma forma consciente e acrítica de pensar e de agir.

C ( ) é uma forma crítica e incoerente de pensar o mundo, produzindo um entendimento de seu significado e formulando uma concepção específica desse mundo.

D ( ) designava, desde a Grécia Antiga, a particularidade do conhecimento sensitivo, desenvolvido pelo homem.

E ( ) como forma consciente e crítica de compreender o mundo e a realidade não se confunde, de maneira alguma, com o fato de estar ‘investida’ inconscientemente de valores adquiridos com base no ‘senso comum.

(5)

15 - Desde Homero, a poesia greco-romana traçou um padrão de qualidade, que se configura entre as grandes produções literárias do Ocidente. Sobre a produção poética do mundo clássico, analise as seguintes afirmações:

A ( ) A poesia de Homero, exemplo de epopeia, serve como fonte para os primórdios da formação do povo grego.

B ( ) A Odisseia pode ser interpretada, em especial a passagem do canto das sereias, como a afirmação do poder das elites, personificadas na figura do herói Ulisses.

C ( ) A obra de Safo de Lesbos é marcada pelo erotismo, exaltando as figuras femininas. D ( ) A Ilíada, poema que descreve a Guerra de Tróia, foi escrita por Parmênides, apesar de ser atribuída a Homero.

E ( ) Aristóteles também se destacou na produção poética, com uma obra que teve forte influência nos escritos do poeta romano Petrônio, em especial no Satiricon.

16 -. A produção do conhecimento histórico exige o diálogo com outras áreas do

conhecimento humano. Algumas dessas áreas são tradicionalmente reconhecidas como Disciplinas Auxiliares da História. Tal é o caso da Paleografia, da Numismática e da Sigilografia ou Efragística, as quais, mobilizando diferentes materiais, constituem

relevantes fontes de informação. A propósito, faça a correlação entre os tipos de escritas e os tipos de materiais sobre os quais as escritas eram elaboradas.

1) Paleografia 2) Numismática 3) Sigilografia ou Efragística 4) Epigrafia

( ) papel, pergaminho, tecidos etc. ( ) moedas. ( ) selos. ( ) pedras A sequência correta é:

A ( ) 3, 4, 1, 2 B ( ) 2, 1, 4, 3 C ( ) 2, 1, 3, 4 D( ) 3, 4, 2, 1 E ( ) 1, 2, 3, 4

17 - A hegemonia de Atenas sobre as demais cidades gregas, o interesse dos atenienses em dominar o golfo de Corinto e as diferenças culturais entre Atenas e Esparta

desencadearam uma guerra entres essas duas cidades que se denominou: A( ) Maratona. B ( ) Médica. C ( ) Salamina.

D ( ) Peloponeso. E ( ) Termópilas

18 -. A sociedade humana realiza feitos, fabrica instrumentos, estabelece regras, organiza grupos de convivência. Na política, essas ações são importantes e permitem mudanças de comportamentos. Analisando as experiências políticas dos povos da Antiguidade, podemos afirmar que:

A ( ) o autoritarismo foi predominante, com ressalva para a sociedade grega, onde a democracia se fez presente de forma ampla.

B ( ) as monarquias vitalícias permitiram a centralização de poder apenas na Antiguidade Oriental.

C ( ) as religiões, com seu poder e a atuação de seus sacerdotes, foram decisivas para resolver certas questões.

D ( ) os governantes procuraram socializar as riquezas sociais, com destaque para o estabelecimento da República em Roma.

E ( ) as Assembleias Populares garantiram a ampliação das relações democráticas, em Atenas e em Esparta.

19 - O Cristianismo apresentou-se, historicamente, com ideias que atingiram as hierarquias sociais tradicionais e combateram a desigualdade entre as pessoas. Tinha,

(6)

portanto, um olhar voltado para os pobres. Apesar das perseguições feitas, os cristãos conseguiram com o Edito de Milão, em 313:

A ( ) participar da política e do governo romanos, colaborando para efetivar reformas sociais e melhorar as condições de vida da população.

B ( ) assumir o poder religioso, podendo combater o politeísmo e afirmar o valor da solidariedade e da vontade divina no amor pelos homens.

C ( ) transformar a sua religião na religião oficial do Império, ajudando o governo de Constantino a fazer grandes reformas sociais.

D ( ) fazer alianças políticas com povos colonizados pelos romanos, ampliando a ação de propostas contra a escravidão e a concentração de terras.

E ( ) firmar a liberdade de culto, garantindo maior liberdade para sua expansão e a diminuição do uso da violência nas perseguições religiosas.

20 - As religiões foram importantes para construir a cultura humana, responder aos anseios e às indagações de cada época vivida. Na Antiguidade, as religiões:

A ( ) tiveram seus fundamentos baseados na observação da natureza, questionando mistérios e também o seu envolvimento com a força política.

B ( ) trouxeram unidade cultural para os povos mais primitivos, com seus deuses portadores de mensagens éticas e libertadoras.

C ( ) firmaram princípios importantes para a vida social, além de estarem articuladas com as relações de poder da época.

D ( ) restringiram-se a construir rituais de oferendas às divindades, sem preocupação com princípios morais e políticos.

E ( ) foram fundamentais para a formação dos governos imperiais, devido ao estímulo que davam aos rituais de poder.

21 - As grandes crises do mundo contemporâneo lembram os significados históricos do Império Romano e suas influências no mundo ocidental. No campo da formação das leis, essa influência é marcante. O jus civile, uma das três divisões do Direito Romano, era na época:

A ( ) a base da vida social, com normas válidas para todos que habitassem no território do Império.

B ( ) o fundamento das relações comerciais com outros povos, valendo para contratos internacionais e grandes negócios.

C ( ) o direito restrito aos cidadãos de Roma, regendo sua vida social e facilitando a administração das disputas.

D ( ) o princípio para a formulação de toda a vida política do Império, atingindo governantes de cada região conquistada.

E ( ) o mais importante do ponto de vista ético, pois garantia a igualdade de direitos e dava unidade ao Império.

22 - Durante a Roma Imperial, os cidadãos que moravam na cidade de Roma viviam em condições urbano-sanitárias bastante precárias. Todavia, morar na cidade era um dos primeiros requisitos para demonstrar a sua civitas (sua condição de cidadão). Era o primeiro passo para ser considerado cidadão ou encontrar uma forma de adquirir a tão sonhada liberdade. Sobre a vida cotidiana durante o período imperial romano é

INCORRETO afirmar que:

A ( ) Os banhos públicos não eram uma prática de higiene, mas um prazer recusado pelos cristãos que só se banhavam uma ou duas vezes por mês.

B ( ) Os romanos são, de alguma forma, clientes uns dos outros e têm como obrigação saudar os seus patrões todos os dias pela manhã, conferindo-lhe honorabilidade, que para o romano é um símbolo de riqueza e poder.

(7)

C ( ) O serviço de abastecimento de água em Roma surgiu no século 11 a.C, acompanhado por uma vasta rede de esgotos que despejava água servida no rio Tibre. O serviço era ofertado indistintamente tanto a ricos quanto a pobres.

D ( ) A “cena” (ceia), principal refeição do dia, era feita a partir das 21 horas, quando os cidadãos ricos se recolhiam às suas residências, acompanhados de escravos que, carregando tochas, iluminavam as perigosas ruas romanas.

E ( ) A habitação era uma realidade para o romano médio. Não há sem-teto e todos aqueles que não possuíam uma casa podem se instalar num albergue público, financiado pelo Estado romano.

23) O Antigo Egito é conhecido pela grandeza de sua arte e arquitetura representadas pelas pirâmides. Sua religião é estudada por historiadores, arqueólogos, antropólogos, místicos entre muitos outros. Sobre a religião egípcia podemos afirmar:

A) O rei era definido como o centro de todas as coisas, no Egito; somente, durante o reinado de Amenófis IV, a nação viveu sob o politeísmo.

B) O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros; somente, durante o reinado de Amenófis III, o Egito viveu sob o monoteísmo. C) O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros; somente, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu sob o monoteísmo. D) O rei se posicionava como centro do mundo natural, inclusive dos países estrangeiros, mas, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito laicizou-se o Estado.

E) O rei se definia literalmente apenas como dirigente de todas as coisas, inclusive dos países estrangeiros, devidamente escolhido por seus súditos, somente, durante o reinado de Amenófis IV, o Egito viveu sob o politeísmo.

24 - Leia o texto a seguir: “pequenos rios irrigavam a região e permitiam a prática agrícola e pastoril. Apesar disso, as principais atividades econômicas eram o comércio, o artesanato e a navegação. A abundância de madeiras de boa qualidade facilitava a construção de navios usados no transporte de mercadorias produzidas nas diversas cidades-estados e adquiridas de outros povos. Fabricavam jóias de âmbar, ouro, prata e marfim. Foram eles que criaram a técnica da produção de vidro transparente e a do tingimento de tecidos com a púrpura, matéria corante vermelho-escura” (PEDRO, Antônio & LIMA, Lizânias. História Geral. São Paulo, FTD:1996 pág. 14). O texto acima refere-se aos:

A ( ) Hebreus B ( ) Egípcios C ( ) Persas D ( ) Fenícios E ( ) Cretenses

25) Sobre o período, anterior à utilização da escrita, conhecido por Neolítico, podemos afirmar que, nele:

A ( ) O homem passou a construir suas casas sobre estacas, as palafitas. Para armazenar cereais, fazia potes de barro, dando origem à cerâmica.

B ( ) Houve a descoberta do fogo, os instrumentos confeccionados inicialmente em osso e madeira foram sendo substituídos por pedra e marfim.

C ( ) O longo isolamento por causa do frio, aliado a uma inteligência mais apurada, permitiu o surgimento da arte com representações de caças nas paredes das cavernas.

D ( ) Ocorreu a fundição do cobre, seguida da do estanho, o que permitiu a obtenção do bronze, resultante da liga dos dois primeiros.

E ( ) O Rhamapithecus caçava animais grandes como mamutes e renas com armadilhas. Confeccionavam nessa época arpões e agulhas.

Suamy Lacerda/Prof. História

(8)

Referências

Documentos relacionados

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

Ilhas como Decepção e Cuverville, as Baías Pleneau e Paradise e as Bases de Port Lockroy (Reino Unido) e Esperanza (Argentina) são alguns dos lugares que estão no iti- nerário

O objetivo des- sa pesquisa foi verificar a percepção da equipe de saúde e dos usuários da Unidade de Internação Pediátrica do HU/UFSC sobre a participação do

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

Descrição do percurso da 1ª corrida: Partida junto à rampa do Baía/sede do Ludens de Machico, os atletas seguem pela esquerda, sobem a ligeira rampa junto às escadas de acesso

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

Em 1999, publiquei um pequeno texto que, entre outras coisas, abordava as ambiguidades apresentadas pela sentença O ladrão tirou a chave da porta da frente, apresentada na forma