• Nenhum resultado encontrado

BrOffice writer crteCM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BrOffice writer crteCM"

Copied!
31
0
0

Texto

(1)

 

Introdução ao

(2)

Sumário

0BrOffice.org Writer 2.0...1 1. O QUE É O BROFFICE WRITER...4 2. ACESSANDO O WRITER...4 3. TELA INICIAL ...4 4.1. ACENTOS ...5 4.2. CORREÇAÕ DE ERROS DE DIGITAÇÃO ...5 4.2.1. A Tecla Backspace ...5 4.2.2. A Tecla Delete...6 4.3. ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA...6 4.4. DESFAZER E REFAZER ALTERAÇÕES...6 5. MOVIMENTAÇÃO NO DOCUMENTO...7 6. RECORTAR, COPIAR E COLAR TEXTO...7 6.1. SELECIONAR BLOCOS DE TEXTO...8 7. NEGRITO, ITÁLICO E SUBLINHADO ...9 8. FONTE, TAMANHO E COR...9 8.1.1. Alterar Fonte:...10 8.1.2. Realçar fonte...10 8.1.3. Efeitos da Fonte...10 8.1.4. Bordas e Sombreamentos...11 As bordas podem ser aplicadas para destacar o texto. Para isso, proceda da seguinte maneira:  ...11 9.1. NUMERAÇÃO...13 11. FECHAR UM DOCUMENTO...15 12. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO...16 13. ABRIR UM DOCUMENTO  ...16 14. LOCALIZAR & SUBSTITUIR TEXTO...17 15. EDITANDO AS PROPRIEDADES DO DOCUMENTO...18 16. ALINHAMENTO...18 17. RECUAR PARÁGRAFOS...19 18. TABULAÇÃO...19 19. ESPAÇAMENTO DA LINHA...20 20. INSERIR FIGURAS...21 20.1. QUEBRA AUTOMÁTICA DE FIGURAS...22 21. GALERIA DE IMAGENS:...22 22. CRIANDO FIGURAS E DIAGRAMAS   ...23 23. EFEITO FONTWORK...23

(3)

24. VISUALIZAR EM MODO 'TELA INTEIRA'...24 25. VISUALIZAR EM ZOOM...24 26. NÚMEROS DE PÁGINAS & CABEÇALHO E RODAPÉ...25 27. INSERIR TABELA...26 28. INSERIR ÍNDICE...26 29. PROTEÇÃO DE TEXTOS...27 30. SALVANDO EM PDF...28 31. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS...29

(4)

1. O QUE É O BROFFICE WRITER

O BrOffice.org Writer 2.0 para Windows/Linux e outras plataformas é um poderoso editor de textos, muito parecido com o Microsoft Word, sendo integrante do pacote de aplicativos para escritório BrOffice.org 2.0. Ele permite a criação, edição e manipulação de diversos tipos de textos, bem como o uso de figuras e tabelas.

2. ACESSANDO O WRITER

Antes de iniciar o trabalho, abra o editor de textos Writer. Para acessá-lo é bastante simples: em Aplicações, desça o mouse até Escritório, aparecerão algumas opções de trabalho, vá até Textos (writer) e dê um clique no mesmo.

FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO ­ FECILCAM NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO –  NRE

COORDENAÇÃO REGIONAL DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO – CAMPO MOURÃO

3. TELA INICIAL

A tela inicial do Writer é composta por vários elementos.

Barra de Menus: Dá acesso aos menus suspensos onde se encontram todas as opções para trabalho com o texto, conforme figura abaixo:

• Barra de Funções • Barra de Objetos  • Barra de Desenho • Barra de Rolagem • Barra de Status • Barra de Rolagem • Régua • Área do texto

(5)

4. CRIANDO O PRIMEIRO TEXTO

Criar um texto no Writer é muito simples. Uma vez carregado para a memória, o Writer abre automaticamente um documento e posiciona o ponteiro de inserção, representado pela barra vertical na linha 1, coluna 1, da primeira página. A partir desse momento, comece a digitação como se estivesse usando uma máquina de escrever.

Qualquer caractere digitado será inserido na posição do ponteiro de inserção. O Writer possui, ativado como padrão, o recurso de deslocamento automático de palavras. Isso quer dizer que não é preciso se preocupar com o fim de uma linha. Simplesmente continue digitando o texto, que o Writer se encarrega de mover as novas palavras para a linha seguinte. Quando for necessário criar um novo parágrafo, simplesmente tecle ENTER e isso fará com que uma nova linha seja inserida no texto.

4.1. ACENTOS

Para acentuar uma palavra, proceda assim:

1. Tecle o acento. Não irá aparecer nada na tela; 2. Tecle a letra que quer acentuar.

3. Por exemplo, para escrever a palavra AMAZÔNIA. 1. Escreva AMAZ

2. Tecle o acento circunflexo ^ não irá aparecer nada na tela.

3. Escreva o O. Este caractere irá aparecer acentuado, ficando o texto assim: AMAZÔ

4. Digite o restante da palavra NIA

4.2. CORREÇAÕ DE ERROS DE DIGITAÇÃO

Corrigir erros de digitação é uma tarefa muito simples. Há duas formas para fazê-lo:

(6)

uma posição para a esquerda e apaga o caractere que estava ocupando aquela posição. Uma vez apagado o caractere incorreto, basta digitar o novo caractere. Obs: Cada vez que BACKSPACE é pressionada, o texto à direita do cursor é deslocado também para a esquerda.

4.2.2. A Tecla Delete

Enquanto BackSpace apaga sempre o caractere à esquerda do cursor, a tecla Del, que se encontra no teclado numérico e no teclado intermediário superior, apaga o caractere atual, ou seja, aquele que está na posição do cursor. Ao perceber um erro que está na linha anterior ou algumas palavras para trás, mova o cursor até a posição do caractere incorreto, pressione Del e digite o caractere correto.

4.3. ORTOGRAFIA E GRAMÁTICA

O Writer 2.0 exibe linhas onduladas vermelhas abaixo das palavras que ele acha estarem erradas. Clique no ícone indicado e faça as correções necessárias.

4.4. DESFAZER E REFAZER ALTERAÇÕES

Às vezes, algumas alterações são feitas no texto e, depois, decide-se que as mesmas não são interessantes e que não se quer mais as mesmas. Em vez de começar de novo, você pode desfazer e refazer as alterações.

Todas as alterações do texto podem ser revertidas com o uso do botão Desfazer . Ele desfaz as últimas alterações, uma a uma, retornando o texto ao estado anterior.

Todas as alterações desfeitas com o uso do botão desfazer podem ser refeitas, com o uso do botão Restaurar . Utilize-o sempre que se arrepender de ter desfeito algo no texto.

(7)

5. MOVIMENTAÇÃO NO DOCUMENTO

O cursor pode ser deslocado facilmente pelo texto, através do uso do teclado. Veja, na tabela abaixo, as combinações de teclas que podem ser utilizadas para deslocar o cursor pelo texto.

Seta à Direita/Seta à

Esquerda Cursor se desloca um caracter para a direita ou para a esquerda CTRL + Seta à Direita /

CTRL + Seta à Esquerda O cursor se move para o início ou o fim de uma palavra. Seta para Cima/Seta para

Baixo Cursor se desloca para a linha acima ou para a linha abaixo CTRL + Seta para Cima /

CTRL + Seta para Baixo Movimenta o parágrafo atual (o patrágrafo no qual o cursor está posicionado) para cima ou para baixo. HOME Move o cursor para o início da linha atual (a linha onde ele está posicionado). CTRL + HOME Move o cursor para o início do documento.

END Move o cursor para o fim da linha atual (a linha onde o cursor está posicionado). CTRL + END Move o cursor para o fim do documento (move para a última linha do texto). Page UP Movimenta o texto uma página acima (uma tela). Page Down Movimenta o texto uma página abaixo.

6. RECORTAR, COPIAR E COLAR TEXTO

O texto que deseja recortar e colar deve ser selecionado. Para isso há três maneiras:

• A primeira é :

• Após selecionar o texto, clique com o botão direito do mouse e

escolha copiar, recortar, ou colar.

• A segunda é:

(8)

• dê um clique no botão para recortar na Barra de

Funções (neste caso o texto desaparecerá da tela).

• dê um clique no botão para copiar na Barra de Funções

(neste caso o texto continuará na tela).

• dê um clique para posicionar o cursor no documento onde

você deseja colar o texto, e dê um clique no botão Colar .

• A terceira é:

• No teclado faça a combinação das seguintes teclas: Crtl+C (para

copiar), Crtl+X (para recortar) e Ctrl+V (para colar) .

6.1. SELECIONAR BLOCOS DE TEXTO

Sempre que necessitar alterar um texto, é obrigatório, em primeiro lugar, selecionar o texto. Para selecionar o texto (todo ele ou apenas uma parte), proceda da seguinte maneira:

 Para selecionar uma palavra • Clicar duas vezes sobre ela.

 Para selecionar uma linha

• Clicar três vezes sobre a linha.

 Para selecionar todo o texto

• Pressione CTRL+A ou então escolha a opção Selecionar Tudo do Menu

Editar.

(9)

• No teclado, mantenha pressionada a tecla SHIFT (tecla de maiúsculas),

enquanto você movimenta o cursor com as teclas de setas (teclado).

 Selecionar parte do texto:

• Para selecionar parte de um texto, dê um clique com o botão esquerdo

do mouse no fim ou início do texto que você deseja selecionar, arraste sem soltar o botão do mouse até onde você deseja selecionar e solte ao final.

7. NEGRITO, ITÁLICO E SUBLINHADO

Selecione o texto que você deseja formatar.

Dê um clique no botão Negrito para aplicar a formatação Negrito ao texto.

Dê um clique no botão Itálico para aplicar a formatação Itálico ao

texto.

Dê um clique no botão Sublinhado para aplicar a formatação Sublinhado ao texto

8. FONTE, TAMANHO E COR 8.1. MENU FORMATAR>CARACTER

Será aberta uma caixa de diálogo de formatação de fonte, onde é possível formatar os seguintes aspectos: a fonte (tipo de letra); o estilo (regular, negrito, itálico, itálico negrito) e o tamanho. Após a escolha, é so clicar no OK.

(10)

 1­Opções  para  sublinhar  o texto;   cor do sublinhado e também  a cor da fonte. 8.1.1. Alterar Fonte:

Uma forma de alterar a fonte é através da Barra de Objetos. Selecione o texto que deseja formatar e vá até o seguinte botão , clique na seta e escolha o tipo de letra desejada. Na tela ao lado, conforme exemplo, é possível alterar o tamanho da fonte, de acordo com o tamanho desejado.

8.1.2. Realçar fonte

Caso queira chamar a atenção de uma determinada parte do texto, selecione- a. Utilizando o botão Realçar - que fica no canto esquerdo da Barra de Objetos - escolha a cor desejada e dê apenas um clique com o botão esquerdo do mouse.

Pronto, seu texto já está destacado.

Para realçar o texto, há várias opções de cores. Basta selecionar o texto, ir ao ícone realçar, clicar na setinha à direita e depois clicar na cor escolhida.

8.1.3. Efeitos da Fonte

Na Barra de Menu, vá ao item Formatar>Caractere, dê um clique no mesmo . Aparecerá a figura abaixo. Vá ao ícone Efeitos de Fonte e dê um clique nele. Na seqüência aparecerá a seguinte tela, observe a explicação dos comandos:

  3 ­ Aplica relevo sobre o texto selecionado 2­ Transforma o texto  selecionado em  letras  maiúsculas  ou minúsculas. 4­ Usado  em revisões.

(11)

8.1.4. Bordas e Sombreamentos

As bordas podem ser aplicadas para destacar o texto. Para isso, proceda da seguinte maneira:

1. Selecione o bloco de texto no qual queira aplicar as bordas; 2. Clique no menu FORMATAR;

3. Escolha a opção PARÁGRAFO; 4. Clique na Aba CONTORNOS.

Nesta janela, é possível definir o contorno desejado ( total, somente superior, superior e inferior, esquerda e direita, inferior e direita, etc.) na caixa Contornos. Também é permitido escolher o estilo e a cor da linha do contorno, na caixa Linha. Na Caixa Sombras existe a possibilidade de escolher uma sombra e a cor da mesma.

Para criar e manipular as bordas no BrOffice.org Writer, clique em Inserir>Quadro e procure a aba Bordas:

(12)

8.1.5. Plano de Fundo

Para aplicar um fundo colorido no texto (sombreamento), proceda da seguinte maneira:

1. Selecione o texto; 2. Clique em FORMATAR;

3. No menu que se abre, escolha CARACTERES;

(13)

9. NÚMEROS E MARCADORES 9.1. NUMERAÇÃO

Selecione o texto que deseja transformar em uma lista numerada.

Dê um clique no botão Numeração na Barra de Objetos> Formatar, escolha a opção desejada e clique em OK.

9.2.MARCADORES

Selecione o texto que deseja transformar em uma lista com marcadores.

(14)

Observe o exemplo da figura.

Para alternar a figura dos marcadores, selecione o texto com marcador e dê um clique com o botão direito do mouse na região selecionada. Em seguida, clique em 'Numeração/Marcadores', escolha a opção da figura desejada e clique em 'OK'.

10. SALVAR UM DOCUMENTO

Uma das tarefas que precisa ser aprendida rapidamente é como salvar um texto que está sendo digitado. Quedas ou oscilações da corrente elétrica são os maiores inimigos de quem está trabalhando com qualquer texto que ainda não tenha sido gravado no momento da oscilação da rede elétrica.

(15)

Para realizar esta tarefa vá em Arquivo>Salvar Como, dê um clique. Na seqüência abrirá a janela abaixo. No topo dessa janela, do lado esquerdo da tela, contém a pasta em que o documento será salvo, e do lado direito contém as opções de navegar entre os diretórios, criar nova pasta ou ir para o diretório padrão. Escolha um nome e a pasta que desejar, depois selecione o tipo de arquivo e clique no botão 'Salvar'.

Após este procedimento, vá clicando sempre no ,que está na Barra de Funções, para evitar perda de dados, ou use o atalho: Ctrl + S.

11. FECHAR UM DOCUMENTO

Para fechar um documento dê um clique em Arquivo/Fechar. Na seqüência aparecerá a tela abaixo. Basta clicar no quadro salvar que o mesmo será fechado, deixando o BrOffice.org livre para começar novos trabalhos, seja ele texto, planilha, apresentações ou banco de dados.

(16)

12. INICIAR UM NOVO DOCUMENTO

Para iniciar um novo documento, há mais de uma opção:

1. Vá em arquivo>novo e escolha a opção Documento de texto. Dê um clique nele e uma nova página abrirá. (observe figura abaixo)

2. No canto esquerdo da Barra de Funções, há um ícone que ao clicar nele aparecerão as mesmas funções do item anterior.

3. Há ainda, a possibilidade de fazer uso do atalho: Ctrl + N

13. ABRIR UM DOCUMENTO

Para trabalhar com um texto já gravado (salvo) anteriormente, o primeiro passo é abri-lo. Para fazer isto, proceda da seguinte maneira:

Escolha a opção Arquivo>Abrir e dê um clique com o botão esquerdo do mouse. Aparecerá a seguinte tela:

(17)

1. Nela, localize a pasta em que se encontra o arquivo, clicando no botão do navegador, conforme indicação da seta. .

2. Escolha o texto a ser aberto, clicando sobre ele. 3. Em seguida, clique sobre o BOTÃO ABRIR.

Outras opções para abrir um documento são os seguintes atalhos:

• Dê um clique no botão na Barra de Funções e selecione o arquivo.

Depois pressione 'Abrir';

• Ou use o atalho Ctrl + O

Lembre-se: quando for escolher o texto que será aberto, vá na opção 'Arquivo do tipo' e mude para 'Todos os arquivos'.

14. LOCALIZAR & SUBSTITUIR TEXTO

O recurso Localizar e Substituir do Writer pode ser usado para localizar um texto, caracteres, formatação de parágrafos ou até mesmo caracteres especiais.

Para localizar o item desejado em um documento, pressione Ctrl + F. Ao fazer isto, surgirá a tela seguinte.

(18)

Digite o item desejado em “Procurar Por” e clique no botão “Localizar”. Se quiser substituir um item por outro, digite o que será alterado no campo “Procurar Por” e, no campo “Substituir Por” digite o novo item que fará a substituição.

15. EDITANDO AS PROPRIEDADES DO DOCUMENTO

Para editar as propriedades do documento que está aberto, clique em 'Arquivo'>'Propriedades...' observe na Barra as opções que a mesma oferece.

16. ALINHAMENTO

Ao digitar um texto, o mesmo se alinha, automaticamente, à margem esquerda, mas isto pode ser alterado, observe:

(19)

Dê um clique no botão (Alinhar à Direita) na barra de ferramentas caso queira fazer isto, ou, então, use o comando: Ctrl+R;

Dê um clique no botão (Alinhar à Esquerda) na barra de ferramentas caso queira fazer isto, ou, então, use o comando: Ctrl + L;

Dê um clique no botão Centralizar na barra de ferramentas para deixar o texto centralizado, ou utilize o comando: Ctrl + E;

Existe, ainda, a opção Justificado, a qual deixa seu texto organizado de margem a margem. O comando para essa opção é Ctrl + J.

17. RECUAR PARÁGRAFOS

Um parágrafo inteiro pode ser recuado à direita da margem esquerda a fim de destacá-lo no texto usando o método acima.

18. TABULAÇÃO

Diferentes tipos de paradas de tabulação podem ser definidas: à esquerda, à direita, decimal ou centralizada. Observe a figura.

(20)

Tabulação alinhada à esquerda Tabulação Centralizada Tabulação alinhada à direita Tabulação decimal

Para definir ou alterar o alinhamento da tabulação, clique sobre o botão “Alinhamento da tabulação” no lado esquerdo da régua horizontal, até que esteja na posição desejada. Se estiver no final do arquivo, os pontos de tabulação definidos valerão também para os próximos parágrafos.

É possível mover uma tabulação existente para a esquerda ou para a direita na linha régua. Neste caso, as colunas de texto ou números ligadas a esta tabulação passarão para a nova posição. Mas antes é preciso selecionar os parágrafos a serem modificados.

Para retirar a marca de uma tabulação, basta clicar sobre ela e arrastá-la para fora da linha régua. Se quiser retirar a marca de tabulação de um texto já digitado, é preciso selecioná-lo primeiro.

Há mais opções de formatação de tabulações, escolhendo a aba TABULAÇÃO do menu FORMATAR, opção PARÁGRAFO .

Mas, não esqueça de que para utilizar esta opção, é necessário, primeiramente, selecionar o texto.

1. Selecione o texto que queira aplicar tabulações; 2. Clique sobre o menu FORMATAR ;

3. Escolha a opção PARÁGRAFO ; 4. Escolha a aba TABULAÇÃO;

5. Digite a posição (medida em centímetros) que deseja aplicar na tabulação; 6. Escolha o tipo de tabulação (opções de alinhamento do texto);

7. Se necessário, escolha o caractere de preenchimento;

8. Caso queira, escolha uma nova posição de tabulação, clicando no botão NOVO ;

9. Ao término, clique em OK .

Para alinhar as bordas clique no marcador da régua:

19. ESPAÇAMENTO DA LINHA

(21)

Uma primeira opção é clicar em Formatar>Parágrafo   e   escolher   a   Aba   “Recuos   e  Espaçamento”.  Então, procure o campo 'Espaçamento de Linhas' e selecione a opção desejada. Uma segunda opção é clicar com o botão direito sobre o texto selecionado e

escolher “Espaçamento de Linhas” e, neste menu, escolher o espaçamento desejado.

20. INSERIR FIGURAS

Para inserir uma figura em seu documento clique com o cursor no local onde deseja inserir a figura. Em seguida, vá para a Barra de Menus e faça o seguinte:

Clique em : Inserir>Figura>Do Arquivo

Depois disso, clique na figura (imagem/arquivo) desejada e dê um novo clique no botão Abrir.

Para inserir uma figura da Internet siga os seguintes passos: 1. Vá a um dos sites de busca;

2. Clique em imagens;

3. Digite o nome da figura que deseja encontrar;

4. Ao encontrá-la, dê um clique sobre a figura. Uma outra página será aberta. Cique em ver a imagem no tamanho normal;

5. Com o botão direito do mouse, clique em Salvar imagem como...

(22)

7. Na seqüência, retorne ao arquivo em que a figura será adicionada e vá em Inserir, na Barra de Menus, desça com o mouse até o item Figura. Aparecerão duas opções. Escolha a “Do arquivo”. Abrirá uma nova janela com os nomes dos arquivos, escolha o que contém a figura. Dê um clique nele e vá em Abrir;

8. A figura será enviada ao texto para o lugar em que estiver o cursor.

9. Caso queira alterar a figura copiada, dê um clique com o botão direito do mouse sobre ela. Aparecerá uma caixa com os seguintes comandos: dispor; alinhamento; ancorar; quebra automática; figura; legenda; mapa de imagem; recortar; copiar; colar.

20.1. QUEBRA AUTOMÁTICA DE FIGURAS

Esse recurso permite que a figura seja posicionada no local desejado. Para isto, dê um clique sobre a figura de sua escolha com o botão esquerdo do mouse e depois clique uma vez com o botão direito; vá em 'Quebra Automática' e escolha a opção de quebra de página. É aconselhável escolher a opção “Quebra Automática de Página”.

21. GALERIA DE IMAGENS:

Para acessar a galeria de Imagens do BrOffice.org clique em Ferramentas>Gallery Depois é só clicar na figura que desejar e arrastar para o texto.

(23)

22. CRIANDO FIGURAS E DIAGRAMAS

Para usar este recurso, clique no pequeno “lápis ” ('Funções de Desenho') na Barra de Funções e observe que no canto inferior da tela será aberto uma barra com várias opções. Ao passar o mouse sobre elas, é possível visualizar o que cada uma oferece. Escolha a opção de seu interesse na barra e clique com o botão esquerdo do mouse, o cursor ficará em forma de cruz. Clique em uma área vazia do texto e arraste o mouse até o desenho ficar do tamanho desejado, soltando-o, então. Observe o exemplo.

23. EFEITO FONTWORK

Para produzir efeito semelhante ao 'WordArt' do Microsoft Office, vá na barra 'Função de Desenho'(processo descrito anteriormente) e clique na opção 'Galeria do FontWork'.

Selecione o modelo desejado, clique em 'OK' e o modelo será aberto:

Digite um caracter e repare que abrirá uma etiqueta no centro, escrita 'fontwork, apague-a e digite o texto. Ao terminar de digitá-lo, dê um clique fora dele, que o mesmo aparecerá no formato escolhido. Em seguida, clique com o botão direito sobre ele, vá em recortar e dê um novo clique. Depois, selecione uma área vazia do texto, clique com o botão direito do mouse e vá ao comando colar.

(24)

24. VISUALIZAR EM MODO 'TELA INTEIRA'

Para visualizar em modo 'Tela Inteira' vá em: Exibir/Ver e de um clique em 'Tela Inteira' ou se preferir, use o atalho no teclado, clicando em: Ctrl+Shift+J. Para voltar ao normal é só clicar na tela em que aparece escrito: tela inteira.

25. VISUALIZAR EM ZOOM

Para visualizar o texto em zoom vá na opção Exibir/Ver no canto superior da tela e clique na opção 'Zoom', identificado pelo desenho de uma pequena lupa.

Na janela que for aberta, selecione a porcentagem que deseja ampliar e/ou reduzir e, depois, clique em 'OK'.

26. NÚMEROS DE PÁGINAS & CABEÇALHO E RODAPÉ

O Writer pode, automaticamente, inserir os números das páginas nos documentos e imprimir esses números na posição determinada.

Para isto, clique em:

Inserir>Cabeçalho>Padrão Inserir>Rodapé>Padrão Veja a figura.

(25)

Os cabeçalhos (acima) e rodapés (abaixo), são os textos e números que aparecem impressos na parte superior e/ou inferior de cada página de um documento, respectivamente.

Dica: Também dá para inserir números de páginas, horas, data, notas. Inserir>Campos e clique na opção desejada

Inserir>Nota de rodapé (esta opção permite adicionar uma caixa de texto que aparecerá quando passar o mouse por ela, ou poderá acessá-la na parte inferior da página).

27. INSERIR TABELA

Para criar uma tabela você tem duas opções:

1ª. Inserir/Tabela 2ª. Tabela/Inserir

(26)

Digite um nome para a tabela.

No campo Tamanho digite o número de colunas e linhas que deseja e depois clique em 'OK'.

Obs: Para adicionar novas linhas à tabela, basta utilizar no final da linha, o botão TAB , que está à esquerda do teclado.

28. INSERIR ÍNDICE

Para fazer um índice é necessário que os títulos dos capítulos e seções do documento estejam formatados hierarquicamente recorrendo aos estilos do tipo “Título 1”, “Título 2”...

Selecione um título e abra a caixa aplicar estilo, e escolha “Título 2”, à medida que for fazendo o documento vá formatando os títulos de acordo com o estilo escolhido.

Coloque o cursor no final da primeira página e faça o Control+Enter. Este é o local onde será inserido o sumário ou o Índice de Conteúdos.

Vá ao menu Inserir>Índices e Tabelas>Índices e Sumários, para ter acesso a uma caixa de diálogo que permite criar vários tipos de índices.

(27)

• No separador Índice/Sumário, digite o título “Sumário”, escolha o tipo

“Sumário” e proteja contra aterações manuais. Desative a opção “Marcas de Índice”, e clique em Ok.

• Se desativar a opção “Protegido contra alterações Manuais”, poderá editar o

índice como um texto normal. No entanto se atualizar o índice, todas as alterações manuais serão perdidas.

• Quando fizer alterações a algum dos títulos do capítulo do texto, o índice

não reflete logo essas alterações, é necessário clicar com o botão direito sobre o índice e escolher “atualizar índice”. Para excluir ou editar o índice, clique com o botão direito sobre o mesmo e faça sua opção.

29. PROTEÇÃO DE TEXTOS

O Writer oferece várias maneiras de impedir alterações em documentos. Pode-se proteger um documento com uma senha, para isso siga os passos abaixo:

 Abra o texto a ser protegido;

(28)

 Abrirá uma janela para digitação e confirmação da senha, essa senha deverá

ter no mínimo 05 caracteres.

 Clique em Ok.

A partir de agora todas as alterações feitas no texto, aparecerão em vermelho. Para “Desproteger” o documento, siga o mesmo caminho.

30. SALVANDO EM PDF

PDF significa Portable Document Format, algo como "Formato de Documento Portátil" em português. O formato PDF foi inventado pela Adobe há 15 anos e vem sendo aperfeiçoado diariamente.

É um formato que se tornou padrão para publicação de arquivos na Internet, já que possui muitas vantagens, entre elas:

• O arquivo é menor que o original, tornando-se ideal para enviar via e-mail

(29)

• É mais seguro, pois é mais difícil alterar um PDF ou que ele sofra com vírus; • É independente de plataforma, podendo ser visualizado em qualquer

sistema;

• Pode-se juntar em um só arquivo diferentes formatos (ou seja, em um

arquivo PDF pode-se juntar documentos do Word, Excel, Powerpoint, páginas Web etc);

• Mantém a aparência do documento original, com as mesmas fontes,

imagens e formatação.

Para transformar um texto do BrOffice.org em PDF clique em Arquivo>Exportar como PDF e salve, ou clique no ícone :

31. ALTERNANDO ENTRE TEXTOS ABERTOS

Para alternar entre textos abertos no “BrOffice.org” e facilitar a navegação entre os textos abertos, clique em 'Janela' no campo superior da tela, selecione o texto que você deseja visualizar. Para voltar ao texto anterior o processo é o mesmo.

32. IMPRIMIR DOCUMENTOS

Para imprimir um documento aberto no Writer existem duas opções: 1. Clique no menu Arquivo>Imprimir;

2. Através do teclado, use o atalho Ctrl+P A seguinte janela será aberta:

(30)

Nos momentos em que estiverem em casa ou na escola, 

treinando o que estudamos aqui, lembrem­se  que:

Provérbio Grego Alguns sites sobre o BrOffice:

http://www.silviobonilha.com.br/cursos/broffice/index_broffice.html

www.casabrasil.gov.br/oficinas/files/OficinaConstruindoTextos­ManualParticipante.pdf

Lembre­se a Internet é um grande instrumento de pesquisa, por isso, utilizando o buscador vá em  www.google.com.br (ou outro) e no quadro de pesquisa digite "broffice writer". Depois navegue à  vontade.

(31)

Referências

Documentos relacionados

[r]

alimentação e sinal de vídeo duma câmara CCTV em um único cabo coaxial a uma distância máxima de 800 m. 33,50

Vistos, relatados e discutidos os autos em que são partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, na conformidade dos

Projeto Floresta-Escola, integrante da Fundação Hidroex, está abandonado e é alvo de saques Prédioficaemlocal dedifícilacessono distritoemque Narciotemfazenda Notificação ¬

Para abrir as configurações do Encoder siga os passos abaixo: -Pressione o botão direito do mouse na grade de visualização; -Clique na opção Menu Principal com o botão esquerdo

Mortalidade nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais Em co-autoria com Mônica Andrade Viegas.. Ensaios Econômicos nº 399, 08/2000,

Segundo Medina, essa não seria uma condição para a liberação do convênio, porém, há uma resistência da Prefeitura e até da Câmara Municipal em ter atletas que não são de

Para ambos os grupos, o projeto será desenvolvido desde a internação de cada voluntário para o tratamento do infarto do miocárdio no Hospital dos Fornecedores de Cana de