• Nenhum resultado encontrado

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD

Plano de Ensino 2017/1

Atenção!

Este Plano de Ensino é um Rascunho.

Sua impressão não está

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

Disciplina: JUR1340 - DIREITO PROCESSUAL CIVIL COLETIVO Turma: C01 Subturma(s): Todas as Subturmas desta Turma

Créditos: 4 Carga Horária: 60 Horas/Aula Professor: EVELYN CINTRA ARAUJO

1. Ementa

Principais institutos do Direito Processual civil coletivo. Tutelas processual específicas e procedimentos. Histórico das ações coletivas no mundo e no Brasil. Ações coletivas e sua recepção no Código de Processo Civil brasileiro. Interesses difusos, indivisíveis, coletivos,

individuais homogêneos. Ação civil pública. Outras ações coletivas e influências do processo civil coletivo.

2. Objetivos

2.1. Objetivos Gerais

Propiciar ao aluno o conhecimento do novo ramo científico do direito processual civil, denominado processo civil coletivo, por meio do estudo de seus principais institutos, tutelas processuais

específicas e procedimentos.

2.2. Objetivos Específicos

- Estudar a origem histórica deste novo ramo do direito processual civil e os princípios específicos que o informam;

- Identificar e distinguir os direitos coletivos em sentido lato, objetos de tutela no microssistema processual em questão;

- Analisar a aplicação especial de institutos próprios do processo civil comum ao processo coletivo, como a representação processual das partes e a extensão da coisa julgada; e

- Aplicar a teoria geral do processo coletivo nas mais diversas ações coletivas previstas no ordenamento jurídico brasileiro.

OBS: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES - EM CONFORMIDADE COM AS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO - RESOLUÇÃO CNE/CES N.9, DE 29/09/2014, ARTIGOS 3º E 4º E COM O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

1- Leitura, compreensão e elaboração de textos; 2- Interpretação e aplicação do Direito;

(2)

3- Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito; 4- Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;

5- Utilização do raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;

6- Postura ética, pessoal e profissional, compromissada com valores com valores que respeitem a pluralidade e dignidade da pessoa humana e os princípios do Estado Democrático do Direito; 7- Compromisso ético, humanístico e social;

8- Pensamento analítico, abstrato e flexibilidade de raciocínio.

3. Conteúdo Programático

UNIDADE 1 - Introdução ao Estudo do Processo Civil Coletivo: histórico, fundamentos e conceito. UNIDADE 2 - Estudos sobre Direitos Coletivos: direitos difusos. Direitos coletivos. Direitos individuais homogêneos.

UNIDADE 3 - Princípios Aplicáveis à Tutela Processual Coletiva: Acesso à justiça. Universalidade da jurisdição. Participação. Contraditório. Economia processual. Instrumentalidade. Informação. Extensão da coisa julgada. Obrigatoriedade da execução. Adequada representatividade.

UNIDADE 4 - Processo e Procedimento: Competência. Legitimação. Aspectos Processuais Gerais da Tutela Coletiva. Sentença. Coisa Julgada. Execução.

UNIDADE 5 - Ações Coletivas: Ação civil pública. MS Coletivo. Ação Popular. Ações Coletivas no CDC. Notas sobre processo coletivo e controle de constitucionalidade.

4. Metodologia

Aulas expositivas, com o auxílio do quadro e/ou do recurso áudio-visual, com base no material de apoio disponibilizado previamente pela professora (Copiadora do Direito e site dos docentes/PUC). Elaboração de peças processuais, aliando a teoria à prática, com o fim de fixação da

aprendizagem e visão prática do conteúdo. Leitura e explicação da legislação pertinente e atualizada em todas as aulas.

5. Avaliação

O processo de avaliação levará em conta, principalmente, o empenho do aluno nas provas de N-1, cuja média será de até 10,0 pontos, e de N-2, que será de até 9,0 pontos, a qual se acrescerá 1,0 ponto a título de AI – Avaliação Interdisciplinar.

Tais provas poderão ser de vários formatos: apenas objetiva (com questões de múltipla escolha simples ou complexa, questões do tipo: “verdadeiro– falso”, questões de ordenação, de asserção – razão); mista (contém questões objetivas bem como questões discursivas sejam abertas,,

descritivas, de resposta livre ou de resposta construída, resolução de problemas e análise de casos); ou simplesmente discursiva com apoio à legislação.

(3)

questão discursiva relacionando o conteúdo programático da disciplina com o tema “Os biomas ”.

brasileiros: Direito Ambiental, biomas, garantias fundamentais e Direitos Humanos O conteúdo não é cumulativo e, via de regra, não é permitida a consulta.

Poderá também, para fins de arredondamento de nota, ser utilizado o critério subjetivo, onde serão considerados a frequência, o interesse e a participação do aluno nas aulas.

2ª Chamada: Na PUC Goiás não há previsão de 2ª chamada, ficando a critério do professor a sua aplicação ou não, conforme parâmetros a serem estabelecidos pelo docente. Dessa forma, fica estabelecida a aplicação de 2ª chamada a ser agendada com a professora, pela iniciativa do aluno, ou seja, é de responsabilidade exclusiva do aluno comunicar ao professor acerca da necessidade de sua realização. O formato da prova poderá ser discursiva ou oral.

Considerando que as aulas são duplas, a frequência será realizada sempre no final do 1º horário e no início do 2º horário, não sendo admitido o abono de faltas, salvo por processo administrativo interno.

6. Bibliografia Básica

DIDIER, Fredie Jr e ZANETI, Hermes. Curso de Direito Processual Civil: processo coletivo. 8. ed. São Paulo: Jus PodiVm, 2013. V.4. DONIZETTI, Elpídio. Curso didático de direito processual civil. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2014. NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria Andrade. Código de processo civil comentado e legislação extravagante. 11. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

7. Bibliografia Complementar

CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. 21. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2014.v.3 GONÇALVES, Marcus Vinícius Rios. Novo curso de direito processual civil.7. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. V.3. MONTENEGRO FILHO, Misael. Curso de direito processual civil. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012.v.3. SANTOS, Ernane Fidélis. As reformas de 2006 do código de processo civil. São Paulo: Saraiva, 2007 SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras linhas de direito processual civil. 29. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

8. Atividades Externas da Disciplina (AED)

TEMA: AS AÇÕES COLETIVAS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO OBJETIVOS:

Estimular o aluno para o conhecimento e estudo das ferramentas e instrumentos disponíveis no nosso ordenamento jurídico para a garantia dos direitos coletivos, difusos e individuais

homogêneos, dentro da perspectiva do microssistema processual coletivo. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

Elaborar, individualmente ou em grupo de, no máximo, 3 componentes, peças processuais conforme os casos concretos e roteiros disponibilizados pela professora no site docente e na Copiadora do Direito.

(4)

CRONOGRAMA:

As peças processuais deverão ser entregue até o dia 31/05, em sala de aula. FORMA DE REGISTRO:

As peças poderão ser confeccionadas por escrito ou digitadas, em observância ao padrão formal praticado no meio forense e constante em modelos disponíveis em livros de prática, internet e eventualmente disponibilizado pela professora no site docente.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

As peças, em sua integralidade, valerão 08 horas de frequência à título de AED, podendo valer nota caso assim seja decidido pela professora no curso do semestre, fato que será comunicado à turma no momento adequado.

BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA:

ARAÚJO JÚNIOR, Gediel Claudino. Prática no Processo Civil. 19 ed. rev. e atual. de acordo com o NCPC. São Paulo: Atlas, 2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

LEAL, Márcio Flávio Mafra. Ações coletivas: história, teoria e prática. São Paulo: Revista dos Tribunais.

SERRANO JÚNIOR, Odonei. Ações Coletivas: teoria e prática. São Paulo: Editora Juruá.

9. Cronograma

1ª SEMANA:

08/02: Aula inaugural (apresentação do Plano de Ensino). Introdução ao Estudo do Processo Civil Coletivo: histórico, fundamentos e conceito.

2ª SEMANA:

15/02: Introdução ao Estudo do Processo Civil Coletivo: histórico, fundamentos e conceito.

3ª SEMANA:

22/02: Estudo sobre Direitos Coletivos: direitos difusos. Direitos coletivos. Direitos individuais homogêneos.

4ª SEMANA:

08/03: Estudo sobre Direitos Coletivos: direitos difusos. Direitos coletivos. Direitos individuais homogêneos. Princípios Aplicáveis à Tutela Processual Coletiva.

5ª SEMANA:

(5)

6ª SEMANA:

22/03: Princípios Aplicáveis à Tutela Processual Coletiva.

7ª SEMANA:

29/03: Princípios Aplicáveis à Tutela Processual Coletiva.

8ª SEMANA:

05/04: Processo e Procedimento: Competência. Legitimação. Aspectos Processuais Gerais da Tutela Coletiva.

9ª SEMANA:

12/04: 2ª N-1.

10ª SEMANA:

19/04: Processo e Procedimento: Competência. Legitimação. Aspectos Processuais Gerais da Tutela Coletiva.

11ª SEMANA:

26/04: Sentença. Coisa Julgada. Execução.

12ª SEMANA:

03/05: Sentença. Coisa Julgada. Execução. Ações Coletivas.

13ª SEMANA: 10/05: 1ª N-2. 14ª SEMANA: 17/05: Ações Coletivas. 15ª SEMANA: 24/05: IV JORNADA DA CIDADANIA. 16ª SEMANA: 31/05: Ações Coletivas. 17ª SEMANA:

07/06: Notas sobre processo coletivo e controle de constitucionalidade.

18ª SEMANA:

(6)

10. Material de Apoio

- NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Processo Coletivo. Salvador: Editora JusPodivm 2016. Volume único.

- ZAVASCKI, Teori Albino. Processo coletivo: tutela de direitos coletivos e tutela coletiva de 4. ed., São Paulo: Revista dos Tribunais. 2014.

direitos.

Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

Dados da Impressão

Impresso em 07 de Fevereiro de 2017 às 16:03 por

Sua chave de acesso é D7014BBD-9F1C-4F14-B569-45967C9761F4 a partir do IP 189.123.166.108

Referências

Documentos relacionados

O risco de liquidez da Companhia é representado pela possibilidade de insuficiência de recursos, caixa ou outro ativo financeiro, para liquidar as obrigações nas datas previstas.

4.1.1. No caso das crianças e alunos que deixem de comparecer nos estabelecimentos, sem aviso prévio ou indicação dos pais, deverão os estabelecimentos fazer os

A presente Portaria define os apoios sociais a conceder às crianças dos núcleos infantis de iniciativa pública, crianças em estabelecimentos de infância e alunos da educação

estabelecimentos, adiante indicado como serviço, as crianças e os alunos que neles se encontrem inscritos e os respectivos funcionários e agentes, nos termos e.. condições

Ieda Maria Tomazini Brasile Consigliera Generale Philomina Pazhuru Parambil India Consigliera Generale... Donna Hoffman Usa economa Generale Antonia Constantina Mandro

Foram analisados 26 testes de inteligência comercializados no Brasil, e os resultados indicaram que grande parte dos testes nacionais e dos internacionais

Na Tabela A1 do anexo são dadas as medidas de carga, em Newton, representativas das forças necessárias para a remoção das bandas ortodônticas: Grupo A - Convencionais, Grupo B

a) José tem menos de 35 anos e preencheu a ficha de inscrição corretamente. b) José tem mais de 35 anos, mas nasceu no Brasil. c) José tem menos de 35 anos e curso superior