• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO DE PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO - EDITAL Nº 212/02/ PROCESSO Nº 1084/2017 CADERNO DE QUESTÕES PROVA ESCRITA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO DE PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO - EDITAL Nº 212/02/ PROCESSO Nº 1084/2017 CADERNO DE QUESTÕES PROVA ESCRITA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ETEC PROFESSORA MARINÊS TEODORO DE FREITAS ALMEIDA – NOVO HORIZONTE

CONCURSO PÚBLICO DE PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO - EDITAL Nº 212/02/2017 - PROCESSO Nº 1084/2017

CADERNO DE QUESTÕES PROVA ESCRITA

Nome do(a) candidato(a): _________________________________________________ Nº de inscrição: ____________

Componente Curricular:

LOCALIZAÇÃO ESPACIAL E INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS

Prezado(a) candidato(a):

Antes de iniciar a prova, leia atentamente as instruções a seguir e aguarde a ordem do Aplicador para iniciar a Prova Escrita. 1. Este caderno contém 20 (vinte) questões em forma de teste.

2. Cada questão contém 4 (quatro) alternativas (A, B, C e D) das quais somente uma está correta. 3. Esta prova vale de 0 a 100 pontos.

4. A prova terá duração de 02 (duas) horas.

5. Após o início da Prova Escrita, você deverá permanecer na sala no mínimo 30 (trinta) minutos, não poderá levar consigo este caderno de questões.

6. Você receberá do Aplicador juntamente com este Caderno de Questões uma Folha de Respostas.

7. Leia atentamente cada questão e assinale na Folha de Respostas a alternativa que responde corretamente a cada uma delas. A

Folha de Respostas será o único documento válido para a correção. O preenchimento da Folha de Respostas e a respectiva

assinatura serão de inteira responsabilidade do candidato. Não haverá em hipótese alguma a substituição da Folha de Resposta. 8. Observe as seguintes informações relativas à Folha de Respostas:

a. A maneira correta de marcação das respostas é cobrir, fortemente, com esferográfica de tinta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada.

b. Será atribuída nota zero às questões não assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcação de mais de uma alternativa, e as emendadas ou rasuradas.

c. Responda a todas as questões. Para cômputo da nota, serão considerados apenas os acertos.

9. A última folha do Caderno de Questões estará em branco e caberá ao candidato anotar na mesma suas respostas e destacá-la para futura consulta ao gabarito.

10. Por motivo de segurança, só é permitido fazer anotação durante a prova no Caderno de Questões.

11. Após identificado e instalado na sala, o candidato não poderá consultar qualquer material, enquanto aguarda o horário de início da prova, bem como durante a sua realização.

12. Durante a realização da prova escrita não serão permitidas consultas bibliográficas de qualquer espécie, nem a utilização de máquinas calculadoras ou equipamentos eletrônicos.

13. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala até que o último candidato entregue a Folha de Resposta da prova escrita.

14. Ao terminar a prova, é de sua responsabilidade entregar ao aplicador o Caderno de Questões e a Folhas de Resposta. 15. Não esqueça seus pertences.

16. O desrespeito às normas que regem o presente Concurso Público, bem como a desobediência às exigências registradas no Edital de Abertura de Inscrições, implicam a insubsistência da inscrição do candidato.

BOA PROVA!

Gabarito Oficial O gabarito da prova escrita será divulgado nas dependências da

(2)

1 . De acordo com Florenzano, as imagens de sensores remotos são cada vez mais utilizadas para a elaboração de diferentes tipos de mapas. Assinale a assertiva correta:

a) A realidade nos mapas é representada de forma reduzida e selecionada. b) Os mapas contém dados brutos.

c) Os mapas são retratos fiéis da superfície terrestre.

d) As imagens de satélite são representações, em uma superfície plana, de todo ou uma parte da superfície terrestre.

2. (UEA) As imagens de satélite têm sido utilizadas na geografia em uma grande variedade de aplicações, entre as quais destaca-se.

a) a identificação de minerais de interesse comercial em águas profundas. b) o monitoramento das mudanças relacionadas ao uso da terra.

c) o auxílio na interpretação dos fluxos de produtos agrícolas, devido à modernização no campo.

d) a reflexão acerca dos movimentos sociais existentes no campo e na cidade.

3. (UFOP) Recentemente foi anunciada, em um canal de TV aberta, a venda de um software, para ser instalado em aparelhos celulares, que, por meio de mapas digitais e de informações fornecidas pelo usuário, traçava um roteiro de deslocamento, facilitando a locomoção nas cidades onde os mapas digitais estavam disponíveis. Esse fato mostra um uso de mapas no nosso dia-a-dia. Com relação à relevância dos mapas para nos auxiliar na compreensão das transformações espaciais, assinale a afirmativa incorrreta:

a) Mapas digitais, cartas topográficas e croquis são usados pelo homem há vários séculos, auxiliando em grandes conquistas espaciais e em práticas cotidianas.

b) O uso de tecnologia como a imagem de satélite é importante na elaboração de mapas e no monitoramento de fenômenos naturais e de degradação ambiental.

c) O mapa é um instrumento importante para a nossa compreensão e apreensão do espaço, facilitando a localização de elementos do espaço e auxiliando no deslocamento em áreas desconhecidas.

d) Atualmente, com o uso de tecnologia, é possível elaborar mapas mais precisos e de forma mais rápida, contribuindo para a compreensão da dinâmica das transformações espaciais.

4. De acordo com Florenzano

As imagens obtidas por sensores remotos, qualquer que seja o seu processo de formação, registram a energia proveniente dos objetos da superfície observada. Independentemente da resolução e escala, as imagens apresentam os elementos básicos de análise e interpretação, a partir dos quais se extraem informações de objetos, áreas ou fenômenos.

Podemos afirmar segundo Florenzano que:

a) Os elementos básicos de análise e interpretação das imagens obtidas por sensores remotos são cor, textura, contorno.

b) Os elementos básicos de análise e interpretação das imagens obtidas por sensores remotos são energia, textura, cor.

c) Os elementos básicos de análise e interpretação das imagens obtidas por sensores remotos são forma, sombra, altura.

d) Os elementos básicos de análise e interpretação das imagens obtidas por sensores remotos são padrão, energia, localização.

(3)

5. De acordo com Goes; Zaidan; Marino; Silva in SILVA; ZAIDAN (org.). Para que uma feição geomorfológica seja analisada em detalhe, torna-se necessário considerar uma análise setorial e integrada de geoparâmetros específicos. Nesse contexto, correlacione os termos a seus respectivos níveis operacionais.

1. composição 2. macroeventos 3. processos 4. forma

( ) identificação e análise de geoindicadores que traduzam a geodinâmica espaço-temporal mais recente, como os processos intempéricos, pedogenéticos, morfogenéticos e antrópicos; ( ) identificação e análise de geoindicadores que traduzam a gênese e evolução das feições, desde o seu estágio conceptivo, passando pelo seu desenvolvimento, até a sua primeira definição morfológica;

( ) identificação da morfologia e morfometria (geometria) da feição geomorfológica ( ) tipo e análise da constituição litológica, pedológica e cobertura superficial do terreno

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) 3 - 4 - 1 - 2

b) 3 - 2 - 4 - 1 c) 3 - 4 - 2 - 1 d) 3 - 2 – 1- 4

6. (URCA) Geológico, Pedológico, Isoietas e Geomorfológico são títulos de MAPAS respectivos dos seguintes TEMAS:

a) Rochas, Minerais, Relevos e Climas. b) Relevos, Solos, Rochas e Climas. c) Rochas, Relevos, Solos e Vegetação. d) Rochas, Solos, Climas e Relevos.

7. (UEA) As imagens de satélite têm sido utilizadas na geografia em uma grande variedade de aplicações, entre as quais destaca-se.

a) a catalogação de monumentos arqueológicos abaixo da superfície do solo. b) a identificação de minerais de interesse comercial em águas profundas.

c) o auxílio na interpretação dos fluxos de produtos agrícolas, devido à modernização no campo.

d) o monitoramento das mudanças relacionadas ao uso da terra.

8. (Ufpr) O uso de imagens de satélite é uma das principais formas de obtenção de dados da superfície terrestre. Sobre o processo de aquisição e uso dessas imagens, considere as seguintes afirmativas:

1. Os satélites imageadores modernos possuem tecnologia capaz de adquirir imagens mesmo com a presença de densas nuvens, que não são mais um fator limitante, como ocorria com

(4)

os antigos satélites do século XX.

2. O Brasil, devido aos altos custos e atraso tecnológico, desistiu da construção de satélites imageadores e passou a construir satélites de comunicação.

3. Imagens obtidas por sistemas sensores presentes em satélites são amplamente utilizadas em monitoramentos meteorológicos e de uso do solo, por exemplo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

9. (UECE) Considere as afirmações a seguir no que concernem a mapeamento e a questões cartográficas:

I. Nas análises geográficas, a escala de mapeamento está relacionada com a dimensão da área estudada e com o nível de detalhamento que será utilizado

II. Na geografia, a atual produção de cartografia temática depende da utilização de imagens de sensoriamento remoto e das técnicas de geoprocessamento

III. Mapas planialtimétricos representam o relevo através das curvas de nível e expõem dados sobre a rede hidrográfica, a malha urbana e demais informações complementares.

IV. A longitude e a latitude correspondem às coordenadas geográficas, representando, respectivamente, o afastamento em graus dos paralelos e dos meridianos

Está correto o que se afirma em a) I, II, III e IV.

b) II e III apenas. c) I e IV apenas. d) I, II e III apenas.

10. Os termos geoprocessamento e sistema de informação geográfica têm sido utilizados equivocadamente como sinônimos. Nesse sentido, assinale a alternativa que não corresponde a uma tecnologia utilizada no geoprocessamento.

a) Sensoriamento remoto

b) Sistema de Informação Geográfica - SIG c) Pergamum

d) Sistemas de Posicionamento Global – GPS

11. (URCA) A cartografia veio acompanhando a evolução técnica da humanidade e o mapa foi se impondo como um instrumento capaz de reunir informações úteis ao homem, para fins diferenciados. A respeito do uso atual do mapa, é CORRETO afirmar que:

ADAPTADA

a) A curva de nível é uma linha que no mapa liga pontos da mesma amplitude térmica, seu traçado permite identificar os domínios das massas de ar.

b) A indicação da escala utilizada é indispensável para a leitura adequada de produtos cartográficos.

c) O planejamento territorial com base em informações geoprocessadas visa reduzir a ação da fiscalização do Estado sobre as questões ambientais e a propriedade privada.

d) Os mapas que utilizam escalas pequenas permitem uma representação mais detalhada da realidade enfocada.

(5)

12. (UNICAMP) Abaixo é reproduzido um mapa-múndi na projeção de Mercator.

Mapa com a Projeção de Mercator É possível afirmar que, nesta projeção:

a) os meridianos e paralelos não se cruzam formando ângulos de 90°, o que promove um aumento das massas continentais em latitudes elevadas.

b) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos de 90°, o que distorce mais as porções terrestres próximas aos polos e menos as porções próximas ao equador.

c) não há distorções nas massas continentais e oceanos em nenhuma latitude, possibilitando o uso deste mapa para a navegação marítima até os dias atuais.

d) os meridianos e paralelos se cruzam formando ângulos perfeitos de 90°, o que possibilita a representação da Terra sem deformações.

13. De acordo com Rosa e Schechiman in SILVA; ZAIDAN, no caso da instalação de termelétricas estão intrínsecos alguns riscos e impactos....Os principais riscos e impactos geralmente relacionados a tais termelétricas são:

I. liberação para a atmosfera de produtos de combustão COx e NOx; II. A liberação de calor para a atmosfera e para o ambiente aquático; III. O acréscimo de ruído na natureza;

IV. Maior proteção da mata ciliar. Todas as afirmações corretas estão em: a) I - III

b) II - IV c) II - III d) I – II

14. (PUCRS) Responder à questão com base nas informações e afirmativas que tratam da representação do espaço através da cartografia.

Os mapas não são representações completas da realidade; são simplificações do espaço geográfico. Sobre a elaboração de mapas, afirma-se:

I. O cartógrafo necessita realizar uma seleção prévia daquilo que irá mapear. II. O mapa representa política e ideologicamente o seu idealizador.

III. Não existe uma projeção mais correta para um mapa, e sim a que melhor atende aos interesses de quem o está construindo.

IV. A produção de símbolos cartográficos pode ser comparada à elaboração de um texto. Estão corretas as afirmativas

a) I e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) I, II, III e IV. d) II, III e IV, apenas.

(6)

15. 1“O SIG é uma convergência de campos tecnológicos. Cada campo provê algumas técnicas e metodologias que implementam o SIG. Muitos desses campos enfatizam a coleta ou a aquisição de dados, outros o ajuste e o relacionamento entre os dados, de modo a conduzir à integração, ao modelamento e à análise desses dados.” (PAREDES, 1994)

Assinale a alternativa que não corresponde a uma área do conhecimento ligada a sistemas de informação geográfica – SIG.

a) Geodésia b) Economia c) Engenharia civil d) Matemática

16. 2Os profissionais que trabalham com sistemas de informação geográfica – SIG precisam conhecer o domínio da área, combinando conceitos e nomenclaturas correntes em informática com os conceitos e nomenclaturas utilizados nos SIG’s. Nesse contexto, correlacione os termos a seus respectivos conceitos.

( 1 ) Dados

( 2 ) Projeção cartográfica ( 3 ) Dígito

( 4 ) Projeção transversa de Mercátor ( 5 ) Projeção esteriográfica

( ) Sinal ou símbolo utilizado para representar uma quantidade específica de informação. ( ) Projeção conforme perspectiva sobre um plano tangente, em que o ponto de projeção se situa na extremidade oposta ao diâmetro da esfera, partindo do plano de tangência do plano. ( ) Técnica utilizada para representar, sobre uma superfície plana, por meio de processos de transformação geométrica, os fenômenos que ocorrem na natureza.

( ) Números, caracteres e símbolos que identificam, qualificam e quantificam fatos ou ocorrências e que ao serem processados resultam em informação.

( ) Projeção cilíndrica conforme que tem um giro de 90° em azimute. O meridiano central é representado por uma linha reta, que corresponde à linha do equador. Com exceção do meridiano central, nenhuma linha é reta, nem os paralelos geodésicos, nem os meridianos geográficos.

A sequência correta, de cima para baixo, é: a) 3 - 5 - 4 - 1 – 2

b) 1 - 5 - 2 - 3 - 4 c) 3 - 4 - 2 - 1 - 5 d) 3 - 5 - 2 - 1 – 4

17. De acordo com Silva; Marino in SILVA; ZAIDAN (org.). Desenvolvimento econômico é o produto da utilização, planejada ou espontânea, dos recursos ambientais disponíveis ...e inclui:

1https://www.questaocerta.com.br/questoes/acafe-2009-mpe-sc-analista-de-geoprocessamento/11

2https://www.questaocerta.com.br/questoes/disciplina/geoprocessamento/15?imprimir=true <<acesso

(7)

a) a identificação dos recursos.

b) conjunto de condições imateriais e comportamentais. c) a renda, educação e saúde.

d) a educação, saúde e segurança.

18. A legislação que rege a educação de jovens e adultos está contida no Art. 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ela assegura acesso e gratuidade ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio aos brasileiros que não puderam efetuar ou terminar seus estudos na idade regular. De acordo com a LDBEN, a Educação de Jovens e Adultos, é:

a) Forma alternativa de aplicação da educação básica. b) Uma modalidade ou subprograma da educação básica.

c) Forma alternativa de aplicação do ensino fundamental e do ensino médio. d) Segmento integrante da educação básica regular.

19. Em relação ao Decreto nº 58.052, de 16/05/2012, que regulamenta a Lei de Acesso a Informação no âmbito do estado de São Paulo é correto afirmar que: É dever dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual:

I - promover a gestão transparente de documentos, dados e informações, assegurando sua disponibilidade, autenticidade e integridade, para garantir o pleno direito de acesso.

II - divulgar documentos, dados e informações de interesse coletivo ou geral, sob sua custódia, independentemente de solicitações.

III - proteger os documentos, dados e informações sigilosas e pessoais, por meio de critérios técnicos e objetivos, o menos restritivo possível.

a) Apenas a I está correta b) Apenas a I e III estão corretas c) Todas estão incorretas d) Todas estão corretas

20. Decreto 58052 de 16/05/2012, artigo 3º. Consideram-se as seguintes definições, assinale a alternativa CORRETA:

a) Custódia: responsabilidade pela elaboração de documentos, dados e informações.

b) Disponibilidade: qualidade da informação que pode ser conhecida e utilizada por indivíduos, equipamentos ou sistemas que não estão autorizados.

c) Integridade: qualidade da informação que foi excepcionalmente modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino.

d) Autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Alguns sistemas de estadiamento para metástases cerebrais baseados nestas associações de fatores prognósticos já existem, tendo sido criados pela análise de séries de pacientes

No estado de natureza de Hobbes, por serem livres, os homens queriam manter essa liberdade. Porém, quando dois homens desejavam a mesma coisa, tendiam a entrar em conflito, pois

Apesar de o conceito das formas híbridas associar-se ao arcabouço teórico da ECT, figurando como um dos tipos de estrutura de governança descritos por

A altura de inserção do primeiro fruto foi de 45cm, em que a cultivar Guatemala apresentou uma valor médio de 32cm; a altura das plantas variou também entre as cultivares, onde

6.2.2 - Serão convocados para a 2ª Etapa do Processo Seletivo para os Programas de Aperfeiçoamento Médico os candidatos que obtiverem as melhores notas na prova escrita

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN (1997) - orientam o trabalho pedagógico no sentido de que os problemas devem ser o ponto de partida para conduzir à formação