• Nenhum resultado encontrado

Zoneamento da vegetação e sua relação com a ocorrência de estruturas mineralizadas na mina Volta Grande, Lavras do Sul, RS, Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Zoneamento da vegetação e sua relação com a ocorrência de estruturas mineralizadas na mina Volta Grande, Lavras do Sul, RS, Brasil"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Zoneamento da vegetação e sua relação com a ocorrência de estruturas

mineralizadas na mina Volta Grande, Lavras do Sul, RS, Brasil

Taís Cristine Ernst Frizzo1 & Maria Luiza Porto2

1 Laboratório de Ecologia de Paisagem, Departamento de Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),

Av. Bento Gonçalves, 9500, CEP 91540-000, Porto Alegre, RS, tfrizzo@ig.com.br

2 mlporto@ecologia.ufrgs.br

RESUMO – O conhecimento da vegetação em regiões de ocorrências minerais de cobre e ouro torna-se de grande importância para o desenvolvimento de tecnologias limpas de reabilitação de áreas degradadas pela mineração (fitorremediação) e na bioprospecção mineral. Buscou-se verificar a relação entre o padrão espacial e fitossociológico das unidades e subunidades de vegetação na mina Volta Grande, Lavras do Sul, RS e a presença das mineralizações, com base em Ecologia de Paisa-gem. De acordo com os resultados obtidos, observa-se que a distribuição das unidades e subunidades de vegetação pode estar relacionada à posição geomorfológica, à declividade e ao manejo para o uso do gado. A unidade de vegetação Schinus lentiscifolius – Heterothalamus alienus parece estar relacio-nada às ocorrências de mineralizações (filões) de cobre e ouro, sendo necessária a comparação com outras áreas mineralizadas e não-mineralizadas para utilizar esse dado em prospecção mineral. Palavras-chave: fitossociologia, fitorremediação, bioprospecção mineral, ecologia de paisagem, me-tais pesados.

ABSTRACT – Vegetation zoning and its relation to the occurence of ores in Volta Grande mine,

Lavras do Sul, RS, Brazil. The knowledge of vegetation in regions of copper and gold ore has

become of great importance for the development of rehabilitation of clean technologies in areas degraded by mining (phytoremediation) and in the mineral bioprospecting. Based on Landscape Ecology studies were carried out to verify the relation between the spatial and phytosociological patterns of vegetation units and subunits at Volta Grande mine, in Lavras do Sul, RS, Brazil, and the presence of ore. According to the results, the distribution of vegetation units and subunits migth be related to the geomorphological position, to the declivity, and to grazing. The vegetation unit Schinus

lentiscifolius – Heterothalamus alienus seems to be related to the existence of copper and gold ores,

being necessary to compare this area with other mineralized and non-mineralized areas in order to use such data in mineral prospecting.

Key words: phytosociology, phytoremediation, mineral prospecting, landscape ecology, heavy metals.

INTRODUÇÃO

Áreas mineralizadas de cobre e ouro vêm sendo exploradas desde o final do século XVIII no Rio Grande do Sul. Algumas áreas, abandonadas pelas mineradoras desde meados da década de 1980, apre-sentam uma vegetação característica que ocorre na-turalmente sobre os rejeitos das pretéritas ativida-des de mineração. O conhecimento ativida-dessa vegetação torna-se de grande importância para o desenvolvi-mento de tecnologias limpas de reabilitação de áreas degradadas pela mineração (fitorremediação) e pros-pecção mineral geobotânica e biogeoquímica.

O cobre, utilizado como micronutriente pelas plantas, pode se tornar tóxico quando em altas

con-centrações no ambiente. Algumas plantas podem tolerar determinadas concentrações desse elemento no solo, podendo acumulá-lo em seus tecidos (Por-to, 1981). Becium homblei (De Wild.) Duvign. & Plancke, que faz parte da flora cuprícola africana, pode crescer em locais contaminados e acumular al-tos níveis de cobre nas folhas, mesmo em solos com pequeno conteúdo desse metal na sua forma dispo-nível (Reilly et al., 1970; Howard-Williams, 1971; Reilly & Reilly, 1973; Brooks et al., 1992).

O princípio da utilização de plantas na pros-pecção de depósitos minerais se baseia na sua habi-lidade de absorver e tolerar altas concentrações de metais em mineralizações de certa profundidade

(2)

(Cannon, 1960). O padrão de distribuição da vege-tação pode fornecer informações da variação do meio e dos recursos potenciais em uma determinada área, pois reflete as características ambientais e a história do ecossistema (Neldner & Howitt, 1991). Nesse sentido, espécies de plantas e comunidades vegetais vêm sendo investigadas quanto à possibili-dade de indicarem a ocorrência de mineralizações (Malyuga, 1964; Ernst, 1974; Porto, 1981; Brooks, 1983; Lima e Cunha, 1983). Wild & Bradshaw (1977) analisaram a vegetação na Rodesia, África Central, verificando a existência de uma zona graminosa central, onde estavam os mais altos teo-res de cobre. Ao seu redor, sobre um solo com me-nor conteúdo de cobre, constataram a presença de associações de geófitos e arbustos baixos, incluindo formas anãs de árvores que ocorrem naturalmente em solos não-tóxicos. Babalonas et al. (1997) rela-cionaram a mudança na fisionomia e a diminuição na riqueza das diferentes comunidades vegetais aos fatores do solo que tornavam o ambiente desfavorá-vel, principalmente pela presença de cobre e chum-bo em quantidades tóxicas. Ernst (1974), ao revisar a literatura mundial a respeito de plantas e comuni-dades vegetais relacionadas aos depósitos minerais, verificou que não havia estudos com o cobre na América do Sul. Após essa data, alguns trabalhos foram realizados. Porto (1981, 1983, 1986), ao in-vestigar áreas de mineração no sul do Brasil, verifi-cou mecanismos de resistência e tolerância aos me-tais pesados em plantas, denominando essa vegeta-ção de “savana metalófila”.

As formações vegetais abertas têm sido muito investigadas na região, relacionadas à atividade pe-cuária (Boldrini, 1997; Girardi-Deiro et al., 1994; Girardi-Deiro, 1999) e à presença de metais pesa-dos no substrato (Porto, 1981; 1983; 1986; Lima e Cunha, 1982; 1988; Girardi-Deiro, 1999; Dal Piva, 2001, Zocche, 1989; 2002; Zocche & Porto, 1993; 2000; 2001; 2002; Frizzo, 2002; Frizzo & Porto, 2001; 2002; Sippel & Porto, 2002; Sippel, 2003). A maioria dos trabalhos apresenta considerações me-nos detalhadas sobre as formações florestais.

Partindo dessas considerações, no presente tra-balho, pressupunha-se que a distribuição espacial e fitossociológica das unidades e subunidades de ve-getação estaria relacionada à influência de metais pesados, em especial do cobre, no local de estudo. A partir dessa hipótese, objetivou-se reconhecer e relacionar a distribuição das unidades e subunidades de vegetação à ocorrência das mineralizações

(filões), fornecendo, assim, subsídios aos estudos de reabilitação de áreas degradadas pela mineração e de prospecção mineral na região.

MATERIAL E MÉTODOS

Área de estudo

A mina Volta Grande localiza-se no município de Lavras do Sul, RS, entre as coordenadas UTM 228500 a 230500 E e 6588000 a 6584000 N. O cli-ma na região caracteriza-se por temperaturas entre 16 e 19ºC e precipitações entre 1.300 e 1.600 mm, bem distribuídas ao longo do ano (Macedo, 1984). As rochas predominantes são lavas e piroclásticas andesíticas (Nardi & Lima, 1985). Ocorrem mineralizações de ouro e cobre primárias e secun-dárias, estas últimas em coluviões (Kaul, 1990). O relevo se apresenta dissecado em formas de colinas, com altitudes entre 180 e 353 m. Ocorrem solos litólicos distróficos e eutróficos e solos podzólicos, além de planossolos eutróficos associados às vár-zeas (Porcher & Lopes, 2000). As formações vege-tais abertas predominam na região, ocorrendo man-chas florestais no entorno dos corpos d’água ou em forma de capões nos topos das coxilhas.

Estudo da vegetação

Realizaram-se levantamentos fitossociológicos em oito tipos de manchas de vegetação homogê-neas, nos anos de 2000 e 2001. Utilizou-se a amostragem estratificada sistemática (Matteucci & Colma, 1982). Optou-se pelo Método de Pontos (Levy & Maden, 1933 apud Mantovani & Martins, 1990) com uso de agulha isolada (Eden & Bond, 1945 apud Mantovani & Martins, 1990) na amostragem das manchas com vegetação herbácea (campos) e herbáceo-arbustiva (savanas) e pelo Mé-todo de Parcelas Contíguas (Mueller-Dombois & Ellenberg, 1974) nas manchas de vegetação arbórea e arbustivo-arbórea (florestas), ambos modificados e adaptados às condições da vegetação na área. A unidade amostral considerada estatisticamente en-globou o levantamento de 10 pontos nas manchas de vegetação herbácea e de 4 pontos nas de vegeta-ção herbáceo-arbustiva. Nas manchas de vegetavegeta-ção arbórea e arbustivo-arbórea, utilizou-se como uni-dade amostral a parcela de 100 m2. As unidades

amostrais foram dispostas linearmente no centro de cada mancha de vegetação amostrada.

(3)

A partir dos dados coletados em campo, calcu-lou-se a densidade relativa para cada espécie, em cada unidade amostral. Esses dados, agrupados em intervalos de classe (adaptado de Daubenmire, 1968 e de Oliveira, 1998), foram submetidos a análise multivariada com o auxílio do “software” MULVA versão 5L (Wildi & Orlóci, 1996). Primeiramente, realizou-se análise de “outliers”, eliminando-se do conjunto de dados as unidades amostrais com essas características. Os dados foram, então, utilizados para construir-se uma matriz de semelhança basea-da no cálculo do coeficiente de correlação. Para o reconhecimento das unidades e subunidades de ve-getação essa foi submetida a uma análise de agrupa-mentos a partir do método de ligação completa. Para a verificação da nitidez da estrutura dos grupos pro-cedeu-se a análise de concentração. As espécies que apresentaram distribuição uniforme nas diferentes manchas foram utilizadas para definir as unidades de vegetação. As espécies diferenciais ou diagnósti-co de grupo, de odiagnósti-corrência restrita ou preferencial a um tipo de mancha de vegetação, serviram para a denominação das subunidades de vegetação.

Elaboração do mapa temático

Para a elaboração do mapa das unidades e subunidades de vegetação e de ocorrências minerais conhecidas, utilizou-se carta topográfica (BRASIL, 1975) e fotogramas preto e branco do Ministério do Exército Brasileiro (BRASIL, 1996a; 1996b). Rea-lizou-se a fotointerpretação com auxílio de este-reoscopia. Esses dados, associados aos resultados da análise fitossociológica, serviram de base para o zoneamento da vegetação. Utilizaram-se os “softwares” de geoprocessamento Carta Linx versão 1.2 (Clark Labs, 1999) e Arc View versão 3.2 (Applegate, 1999), digitalizando-se o mapa de es-truturas mineralizadas do Manifesto de Mina nº 190/ 35 da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) na escala 1:10.000. Sobrepôs-se este ao mapa das unidades e subunidades de vegetação, para verificar as relações entre as mineralizações e os grupos de espécies delineadas na análise fitossociológica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No levantamento fitossociológico ocorreram 106 espécies, distribuídas em 79 gêneros e 31 famílias. Os gêneros que apresentaram os maiores números de espécies formam Baccharis L., com cinco espé-cies, Celtis L. e Paspalum Linn., com quatro espécies

cada e Axonopus P. Beauv., Eugenia L., Schinus L. e

Xylosma G. Forst., com três espécies cada. As

famí-lias que apresentaram os maiores números de espé-cies foram Poaceae (21 espéespé-cies), Asteraceae (18 espécies) e Myrtaceae (10 espécies).

Os resultados da análise de agrupamentos indi-caram a presença de cinco grupos de unidades amostrais e cinco grupos de espécies. A partir dos dendrogramas obtidos construiu-se um quadro estruturado dos grupos de unidades amostrais e gru-pos de espécies (Fig. 1), no qual podem ser observa-dos os valores de densidade relativa de cada espé-cie, de acordo com o intervalo de classe utilizado. Na análise de concentração obteve-se um qui-qua-drado (χ2) de 1012,165 e um valor do coeficiente de

contingência baseado no quadrado médio obtido (C) de 0,417, indicando uma boa estrutura de grupo (Wildi & Orlóci, 1996).

Foram reconhecidas as seguintes unidades e subunidades de vegetação: unidade de vegeta-ção Eugenia uniflora – Scutia buxifolia, com subunidades Eugenia uniflora – Cupania vernalis e

Eugenia uniflora – Allophylus edulis; unidade de

vegetação Schinus lentiscifolius – Heterothalamus

alienus; unidade de vegetação Eryngium horridum

– Saccharum angustifolium, com subunidade

Eryngium horridum – Piptochaetium montevidense

e unidade de vegetação Axonopus affinis – Paspalum

pumilum.

A unidade de vegetação Eugenia uniflora –

Scutia buxifolia corresponde às formações florestais

na mina Volta Grande. A subunidade de vegetação

Eugenia uniflora – Cupania vernalis ocorreu nas

planícies junto aos cursos d’água, onde é, muitas vezes, invadida pelo arroio. Os solos variam de pou-co a muito profundos (Sippel, 2003). Em direção a uma maior declividade, essa é substituída pela subunidade Eugenia uniflora – Allophylus edulis, que ocorreu nas partes menos íngremes das encos-tas das coxilhas e também isoladamente nos topos. De acordo com Sippel (2003), os solos nesses locais são rasos. Um aspecto importante a considerar é o fato de que essas florestas sofreram grande interfe-rência causada pela abertura de estradas, quando a mina estava em atividade. Atualmente, sofrem com o gado que penetra na floresta em busca de som-bra, pisoteando o estrato inferior de herbáceas e ar-bóreas em regeneração. Nesse sentido, a subunidade

Eugenia uniflora – Allophylus edulis parece ser

a mais degradada, por ser de mais fácil acesso. A subunidade Eugenia uniflora – Cupania vernalis

(4)

parece ser menos invadida, provavelmente por se localizar no fundo dos vales, entre coxilhas muito íngremes. Esses fatores são refletidos na composi-ção florística e estrutura da vegetacomposi-ção, já que são inúmeras as clareiras que ocorrem nessas florestas, podendo ser observado um grande número de indi-víduos jovens.

A unidade de vegetação Schinus lentiscifolius –

Heterothalamus alienus (savanas) ocorreu nas

encostas, muitas vezes alcançando os topos das coxilhas. Os solos nesses locais variam de rasos a pouco profundos (Sippel, 2003). Apresenta dois es-tratos bem distintos: o inferior, composto de herbá-ceas, e o superior arbustivo-arbóreo.

Fig. 1. Quadro estruturado de grupos de unidades amostrais e grupos de espécies (as espécies utilizadas para definir as unidades e

subunidades de vegetação aparecem sublinhadas). Dados coletados em 2000 e 2001 na mina Volta Grande, Lavras do Sul, RS.

|--- | RELEVE NO. |1 1 11 11 | | | | |0909009009|989898998888887778|55657776657666667766| | |4736109528|260847539543216870|92761039044845365221| |--- | RELEVE GROUP NO. |1111111111|222222222222222222|33333333333333333333| |--- |63 Zanthoxylum rhoifolium 1| | 22 12 2 12 | | |50 Schinus polygamus 1| | 21 12 | | |47 Quillaja brasiliensis 1| 22 | 112222122| | | 2 Allophylus edulis 1|2 2 | 21 22 222322222| | |40 Myrsine coriacea 1| | 122 1 1| | |13 Celtis sellowiana 1| | 222 | | |27 Gochnatia polymorpha 1| | 21 1 | | |11 Blepharocalix salicifolius 1| | 22 1222| | |62 Xylosma prockia 1| | 2 | | |39 Myrrhinium artropurpureum 1| | 1 1 | | |30 Iodina rhombifolia 1| | 1 1 | | |35 Matayba elaeagnoides 1| 2 2223 | 2222| | |33 Lithraea brasiliensis 1|22 | 22222| | |61 Vitex megapotamica 1|2 2 | | | |14 Celtis spinosa 1|22 | 12 2 | | |42 Parapiptadenia rigida 1| 2 2| | | |38 Myrcianthes gigantea 1| 22 2 2| | | |34 Luehea divaricata 1|2 23 2222| | | |21 Cupania vernalis 1|223233232 | | | |53 Sebastiania commersoniana 1|2 2 2223| 12 | | |25 Eugenia schuechiana 1|2232 222| | | |41 Ocotea puberula 1| 23 22 2|22 1 2 1| | |18 Citharexylum montevidense 1| | 222 | | |15 Celtis tala 1| |221 | | |52 Scutia buxifolia 1|222 222222|2233344442232231 | | |26 Eugenia uniflora 1| 2 222 22|223233232232332223| | | 1 Acanthosyris spinescens 1| | 1 2 | | |---| |29 Hyptis mutabilis 2| | | 2222 2| |12 Briza subaristata 2| | | | |23 Eryngium horridum 2| | | 2 | |22 Saccharum angustifolium 2| | |32 322322 2 22 | |51 Schizachyrium microstachyum 2| | | 22 22 2 | | 3 Aristida filifolia 2| | | | |16 Centrosema virginianum 2| | | | |--- |48 Rhynchospora sp. 3| | | | |31 Juncus capillaceus 3| | | | | 5 Axonopus compressus 3| | | | |58 Steinchisma hians 3| | | | |57 Sporobolus indicus 3| | | | |45 Paspalum pumilum 3| | | | | 4 Axonopus affinis 3| | | | |43 Paspalum notatum 3| | |2222 2 | |--- |56 Smilax campestris 4| | | 2 22 | |37 Mimosa ramulosa 4| | | 3233| |28 Heterothalamus alienus 4| | | 2334222323322 23 2| |10 Baccharis trimera 4| | |2222222 2 2 2322222| |49 Schinus lentiscifolius 4| | | 2 3223333442342| | 8 Baccharis coridifolia 4| | |222 22 2222 2 2| | 7 Baccharis articulata 4| | |2222 32 2 | |44 Paspalum paniculatum 4| | |22 2 2 | | 9 Baccharis dracunculifolia 4| | | 2 22 | |--- |60 Trifolium polymorphum 5| | | | |46 Piptochaetium montevidense 5| | | 222 222 | |54 Senecio brasiliensis 5| | | 2 2| |32 Juncus cf. microcephalus 5| | | | |59 Stipa filifolia 5| | | | |24 Eryngium pristis 5| | | | |20 Conyza blackei 5| | | | |55 Setaria parviflora 5| | | | | 6 Axonopus siccus 5| | | | |19 Coelorhachis selloana 5| | | | |17 Chevreulia sarmentosa 5| | | | |36 Mikania cynanchifolia 5| | | 2 2 | |--- ---| | | 32221| 5533431 1 13 11 43444433334554455212221121224| 03519|74637531743941222815535524197860838610287686007949| ---| 44444|55555555555555555555555555555555555555555555555555| ---| | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | ---| | 2332 2 3232 | | 22 22 2 2| 222|32322232242232233432222232332233322222436433423332| |344534232233342443344232223223222 22 | | 2222 2 2 232223 2422222 2 | | 22 2 2 22 222 | | 2 2 2 | ---| 2 2 | 22222 2 2 323232 | 3332 | 32323 22 2222 2222 | | 22222 2 | 222 2| | 2 2| | 22232| 2 2 | 33233| 22 2 22 4323 | 222 2| 2 22 2 222 2 2 22 2 2| ---| | | | | | 3 2 | 2| 2 2 2 22 22 22 22 2 | | 233342 | 2 | 2 2 2 3232222 22 22| | 2222 | | | | | ---| 2 | 2 22 22 | 2| 23 2 2 2 2 22 | |33222 2| | 2 2 2 | | 2 22 2 2 2| | 222 | | 2 2 2 2| | 22 | | 2 2 2 | | 2 2 | 22 | 2 | | | ---|

(5)

O estrato inferior é floristicamente semelhan-te às manchas de vegetação herbácea (campos), sendo formado por gramíneas como Axonopus

affinis Chase, Saccharum angustifolium Trin., Schizachyrium microstachyum (Desv.) Roseng., B.

R. Arril. & Izag. e espécies de Aristida L., Briza L., Paspalum, Piptochaetium J. & C.Presl e

Stipa Linn., asteráceas como Senecio brasiliensis

Less., Achyrocline satureioides DC. e espécies de Baccharis L., fabáceas como Trifolium

polymorphum Poir. e Desmodium incanum DC. e

espécies de Oxalis Linn. (oxalidáceas), entre outras, com a presença marcante de Eryngium horridum Malme. Isso pode ser verificado também no municí-pio de Bagé, onde Girardi-Deiro et al. (1992) regis-traram espécies dos gêneros Aristida e Briza, além de Saccharum angustifolium, Eryngium horridum e

Paspalum notatum Fluegge como as mais

freqüen-tes nos campos limpos e nos campos com dois estra-tos de vegetação.

No estrato superior notou-se, marcadamente, a presença de três espécies: Schinus lentiscifolius March., Heterothalamus alienus Kuntze e Mimosa

ramulosa Benth.

A unidade de vegetação Eryngium horridum –

Saccharum angustifolium ocorreu nas planícies

úmi-das úmi-das baixaúmi-das, que são freqüentemente alagaúmi-das. Nesse local, segundo Sippel (2003), os solos são muito profundos. A subunidade Eryngium horridum – Piptochaetium montevidense, por outro lado, ocor-reu em áreas de grande declividade, nas encostas das coxilhas, onde o solo é muito raso (Sippel, 2003) e bem drenado, podendo ser visualizados, inclusive, afloramentos de rocha. Em áreas de mineração de carvão a céu aberto, Zocche & Porto (1993) en-contraram, em área de campo natural, as comunida-des vegetais (unidacomunida-des diferenciais) Axonopus –

Andropogon e Axonopus – Piptochaetium. A

primei-ra ocorreu em baixadas úmidas e a segunda em áre-as de topos de coxilháre-as, onde o solo é bem drenado e arenoso. Nas áreas mineradas, a comunidade

Piptochaetium – Axonopus purpusii estava

associa-da às encostas e a comuniassocia-dade Piptochaetium –

Cynodon ocorreu nas baixadas.

A unidade Axonopus affinis – Paspalum

pumilum ocorreu nos topos das coxilhas sobre solos

pouco profundos (Sippel, 2003) e mal drenados e nas baixadas sobre solos freqüentemente alagados. Pode ser verificada uma grande dissimilaridade tan-to fitan-tossociológica quantan-to estrutural dessa associa-ção em relaassocia-ção às demais unidades de vegetaassocia-ção das

formações abertas na área. Um fator de grande im-portância a ser considerado é a presença do gado ovino, que utiliza essa área como pouso, permane-cendo grande parte do tempo em atividade de pastejo, o que configura essa unidade de vegetação. É muito comum nessa região o manejo pelo corte de espécies lenhosas e a queima da vegetação, no intui-to de ampliar a área para utilização com animais. De acordo com Boldrini (1997), o grande problema da criação de ovinos é o fato de este tipo de animal ser muito seletivo, além de pastejar muito junto ao solo, o que pode eliminar os pontos de crescimento das espécies preferenciais, provocando sua redução ou eliminação. Essa prática interfere na expressão das comunidades naturais e, se for utilizada uma lota-ção animal superior à indicada para o local, aumen-tará progressivamente a área de solo descoberto, podendo tornar irreversível a sua recuperação (Boldrini, 1997). Girardi-Deiro (1999) verificou, no município de Bagé, a presença de comunidades de

Paspalum notatum nas áreas onde as espécies

le-nhosas eram cortadas para o uso do gado. Nas áreas queimadas, as comunidades mudaram ao longo dos anos, após cada distúrbio. No primeiro ano predo-minaram comunidades de Solidago chilensis Meyen, sendo substituídas por associações de Eragrostis

lugens Nees e, em seguida, de Axonopus affinis.

Além do gado ovino, restrito, em grande parte, a esse tipo de campo, existe a presença dos bovinos em toda a área da mina Volta Grande. As práticas de eliminação da vegetação arbustiva pelo corte e quei-ma dos campos pôde ser observada no verão. As manchas de vegetação herbácea (campos) e herbá-ceo-arbustiva (savanas) são as mais afetadas. Assim, os fatores ambientais (clima, altitude, solo, entre outros) e as alterações antrópicas na área devem ser considerados em relação à configuração da vegeta-ção. Para Braun-Blanquet (1979), o homem tornou-se um fator tão importante quanto o clima e o solo na conformação das comunidades vegetais.

A organização espacial dessas unidades e subunidades de vegetação e a ocorrência de mi-neralizações podem ser visualizadas na Figura 2. Dos 22 filões conhecidos, 12 coincidem totalmente com a unidade de vegetação Schinus lentiscifolius –

Heterothalamus alienus, 3 com a unidade de

vege-tação Axonopus affinis – Paspalum pumilum e 2 com a subunidade Eryngium horridum – Piptochaetium

montevidense. Além disso, 2 filões coincidem

par-cialmente com as unidades de vegetação Schinus

(6)

affinis – Paspalum pumilum e 2 com a unidade de

vegetação Schinus lentiscifolius – Heterothalamus

alienus e a subunidade Eryngium horridum – Piptochaetium montevidense. Um dos filões, ainda,

atravessa as unidades de vegetação Schinus

lentiscifolius – Heterothalamus alienus e Axonopus affinis – Paspalum pumilum e a subunidade Eugenia uniflora – Cupania vernalis. A unidade de

vegeta-ção Schinus lentiscifolius – Heterothalamus alienus corresponde a 63,32% da área total da mina Volta Grande, cobrindo mais da metade das ocorrências minerais conhecidas, o que pode sugerir uma rela-ção entre essa associarela-ção e a as mineralizações de cobre e ouro. Porto (1981, 1983, 1986, 1989) e Lima e Cunha (1980, 1982, 1988) afirmaram que essa re-lação existe, tendo sido comprovada em trabalhos realizados em minas localizadas em Lavras do Sul, RS, em grande parte no período em que havia ativi-dade de mineração. Recentemente, Zocche (2002) concluiu que as concentrações de cobre no solo e nas folhas de Schinus lentiscifolius se mostraram independentes, evidenciando ausência de correlação

estatisticamente significativa na área analisada na mina Volta Grande.

Por outro lado, a unidade de vegetação Axonopus

affinis – Paspalum pumilum e as subunidades Eryngium horridum – Piptochaetium montevidense

e Eugenia uniflora – Cupania vernalis também estão localizadas em áreas de ocorrência conhecida de filões. Esse fato poderia ser explicado consi-derando-se que não apenas a presença dos metais pesados, mas também aspectos relacionados à geomorfologia (principalmente declividade), ao solo (drenagem, pH, nutrientes, processos de erosão e lixiviação, entre outros) e ao uso do mesmo esta-riam influenciando na configuração das unidades e subunidades de vegetação. Além disso, para que haja uma resposta da vegetação aos metais pesados, esses devem estar disponibilizados no horizonte do sistema radical das plantas, possibilitando a absor-ção (Malyuga, 1964; Brooks, 1983). Dessa maneira, são importantes avaliações mais específicas nos compartimentos planta, solo e rocha para verificar o comportamento do cobre nesses ecossistemas.

Fig. 2. Mapa das unidades e subunidades de vegetação e estruturas mineralizadas de cobre e de ouro na mina Volta Grande,

Lavras do Sul, RS. 228000 228000 229000 229000 230000 230000 231000 231000 232000 232000 6585000 6585000 6586000 6586000 6587000 6587000 Cu Cu Cu, Au Cu Au Au Cu Cu NA NA NA NA NA Cu

Autora: Taís C. E . Frizzo

Lab. Ec ologia de P aisagem - UFRGS

0 500 1000 metros

N

e reservas não-avaliadas (NA). Fonte: C RM [19--]. Legenda

Axonopus affinis - Paspalum pumilum

Unidade

Eryngium horridum - Saccharum angustifolium

Unidade

Schinus lentiscifolius - Heterothalam us alienus

Unidade

Vegetação arbustiva-herbácea e herbácea

Eugenia uniflora - Allophylus edulis

Subunidade

Unidade Eugenia uniflora - Scutia buxifolia Vegetação arbórea e arbustiva-arbórea

Sombra Corpos d'água Solo descoberto

Áreas construídas e pavimentadas Área de beneficiam ento de minérios

Ocupação antrópica

Estruturas mineralizadas (filões) de cobre (Cu), ouro (Au)

Eryngium horridum - Piptochaetium montevidense

Subunidade

Eugenia uniflora - C upania vernalis

(7)

CONCLUSÕES

Na área da mina Volta Grande foram reco-nhecidas e mapeadas as seguintes associações vegetais: unidade de vegetação Eugenia uniflora –

Scutia buxifolia, com subunidades Eugenia uniflora – Cupania vernalis e Eugenia uniflora – Allophylus edulis; unidade de vegetação Schinus lentiscifolius – Heterothalamus alienus; unidade

de vegetação Eryngium horridum – Saccharum

angustifolium, com subunidade Eryngium horridum

– Piptochaetium montevidense e unidade de vegeta-ção Axonopus affinis – Paspalum pumilum. A orga-nização espacial dessas na área parece estar relacio-nada, principalmente, à sua posição geomorfológica, à declividade e ao manejo para uso do gado. A unidade de vegetação Schinus lentiscifolius –

Heterothalamus alienus pode estar ligada às

ocor-rências de mineralizações (filões) de ouro e cobre na mina Volta Grande, sendo necessária uma com-paração com outras áreas mineralizadas e não-mineralizadas no Rio Grande do Sul para utilizar esse dado em prospecção mineral.

AGRADECIMENTOS

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Fundação Coordenação de Aperfeiçoa-mento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), pela concessão de bolsa e apoio financeiro, respectivamente, e à Companhia Riograndense de Mineração (CRM), por disponibilizar o mapa de localização das ocorrências minerais na mina Volta Grande.

REFERÊNCIAS

APPLEGATE, A. D. 1999. Arc View GIS software, version 3.2.

BABALONAS, D.; MAMOLOS, A. P.; KONSTANTINOU, M. 1997. Spatial variation in a grassland on soil rich in heavy metals. Journal of Vegetation Science, Grangaerde, n. 8, p. 601-604.

BOLDRINI, I. I. 1997. Campos do Rio Grande do Sul: Carac-terização fisionômica e problemática ocupacional. Em pauta –

Boletim do Instituto de Biociências da UFRGS, Porto

Ale-gre, n. 56, p. 1-38.

BRASIL. Ministério do Exército. 1ª Divisão de Levantamento. 1975. Folha SH-22-Y-A-IV-3 MI-2995/3 – Lavras do Sul. Porto Alegre. Escala 1:50.000.

______. 1996a. Foto aérea. Porto Alegre. FX-073 nº 5124. Escala 1:60.000.

______. 1996b. Foto aérea. Porto Alegre. FX-073 nº 5125. Escala 1:60.000.

BRAUN-BLANQUET, J. 1979. Fitosociologia: bases para

el estudio de las comunidades vegetales. Madrid: H. Blume.

820 p.

BROOKS, R. R. 1983. Biological methods of prospecting for

minerals. New York: Wiley-Intersciense. 322 p.

BROOKS, R. R.; BAKER, A. J. M.; MALAISSE, F. 1992. Copper flowers. National Geographic Research &

Ex-ploration, Washington, v. 8, n. 3, p. 338-351.

CANNON, H. L. 1960. Botanical prospecting for ore deposits.

Science, Washington, v. 132, n. 3427, p. 591-598.

CLARK LABS. 1999. Carta Linx Software: the spatial data

builder, version 1.2. Worcester, Clark University.

DAL PIVA, G. G. dos S. 2001. Metais pesados (cádmio,

co-bre e chumbo) e sua relação com a biossíntese de metabólitos secundários em ecótipos de Baccharis trimera (Less.) A. P. de Candolle – Compositae. 205 f. Tese (Doutorado em

Ciên-cias) – Programa de Pós-Graduação em Botânica, Universida-de FeUniversida-deral do Rio GranUniversida-de do Sul, Porto Alegre.

DAUBENMIRE, R. 1968. Plant communities: a text book of

plant sinecology. New York: Harper & Row. 300 p.

EDEN, T.; BOND, T. E. T. 1945. The effect of manureal treatment on the gowth of weed in the tea. Empire Journal

Experimental Agriculture, Oxford, n. 13, p. 1414-1457.

ERNST, W. 1974. Schwermetallvegetation der Erde. Stuttgart: Gustav Fischer Verlag. 194 p.

FRIZZO, T. C. E. 2002. Zoneamento da vegetação e sua

re-lação com metais pesados na mina Volta Grande, Lavras do Sul, RS. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) –

Progra-ma de Pós-Graduação em Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

______. 2001. Comunidades vegetais em solos metalíferos na mina Volta Grande – Lavras do Sul-RS. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 5., Porto Alegre. Anais... Porto Ale-gre: Ed. da UFRGS. p. 204.

FRIZZO, T. C. E.; PORTO, M. L. 2002. Vegetation zonation in na área with cupro-auriferous ores. In: SYMPOSIUM OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR VEGETATION SCIENCE, 45., Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Gráfica UFRGS. p. 86.

GIRARDI-DEIRO, A. M. 1999. Influência de manejo,

pro-fundidade do solo, inclinação do terreno e metais pesados sobre a estrutura e dinâmica da vegetação herbácea da Ser-ra do Sudeste, RS. 196 f. Tese (DoutoSer-rado em Ciências) –

Curso de Pós-Graduação em Botânica,Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

GIRARDI-DEIRO, A. M.; GONÇALVES, J. O. N.; GON-ZAGA, S. S. 1992. Campos naturais ocorrentes nos diferentes tipos de solo no Município de Bagé, RS: fisionomia e compo-sição florística. Iheringia, Série Botânica, Porto Alegre, n. 42, p. 55-79.

GIRARDI-DEIRO, A. M.; MOTA, A. F.; GONÇALVES, J. O. N. 1994. Efeito do corte de plantas lenhosas sobre o es-trato herbáceo da vegetação da Serra do Sudeste, RS, Brasil.

Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 29, n. 12,

p. 1823-1832.

HOWARD-WILLIAMS, C. 1971. Environmental factors controlling the growth of plants on heavy metal soils. Kirkia, Harare, v. 8, p. 91-102.

KAUL, P. F. T. 1990. Geologia. In: Geografia do Brasil; Re-gião Sul. Rio de Janeiro: IBGE. v. 2, p. 29-54.

LEVY, E. B.; MADDEN, E. A. 1933. The point method of pasture analysis. New Zealand Journal Agriculture, Auckland, v. 46, p. 267-269.

(8)

LIMA E CUNHA, M. C. 1980. Prospecção biogeoquímica para cobre em Cerro dos Martins e Mina do Seival, Caçapava do Sul, RS. Acta Geologica Leopoldensia, São Leopoldo, v. 4, n. 8, p. 95-108.

______. 1982. A biogeoquímica na prospecção mineral –

Aplicação do método em área mineralizada a cobre no Rio Grande do Sul. 89 f. Tese (Doutorado em Geociências) –

Cur-so de Pós-Graduação em Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

______. 1983. O emprego da vegetação na prospecção mine-ral. Acta Geologica Leopoldensia, São Leopoldo, ano 7, n. 15, p. 133-152.

______. 1988. Estudos biogeoquímicos no Complexo Granítico Lavras, Lavras do Sul, RS. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 441-450.

MACEDO, W. 1984. Levantamento de reconhecimento dos

solos do município de Bagé, RS. Brasília: Departamento de

Difusão de Tecnologia. 69 p. (EMBRAPA-UEPAE de Bagé. Documentos, 1).

MALYUGA, D. P. 1964. Biogeochemical methods of

prospecting. New York: Consultants Bureau. 205 p.

MANTOVANI, W.; MARTINS, F. R. 1990. O método dos pontos. Acta botanica brasilica, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 95-122.

MATTEUCCI, S. D.; COLMA, A. 1982. Metodologia para el

estudio de la vegetation. Washington: OEA. 168 p.

MUELLER-DOMBOIS, D.; ELLENBERG, H. 1974. Aims

and methods of vegetation ecology. New York: John Wiley.

574 p.

NARDI, L. S. V.; LIMA, E. F. 1985. A associação shoshonítica de Lavras do Sul, RS. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 139-146.

NELDNER, V. J. & HOWITT, C. J. 1991. Comparasion of an intuitive mapping classification of vegetation in south-east Queensland, Austrália. Vegetatio, New York, v. 94, p. 141-152.

OLIVEIRA, M. L. A. A. de. 1998. Análise do padrão de

dis-tribuição espacial de comunidades vegetais do Parque Esta-dual Delta do Jacuí: Mapeamento e subsídios ao zoneamento da unidade de conservação.233 f. Tese (Doutorado em

Ciên-cias) – Curso de Pós-Graduação em Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

PORCHER, C. A.; LOPES, R. da C. 2000. Programa

Levan-tamentos Geológicos Básicos do Brasil – Cachoeira do Sul – Folha SH.22-Y-A. Brasília: CPRM.

PORTO, M. L. 1981. Beiträge zur Schwermetallvegetation

von Rio Grande do Sul, Brasilien. 76 p. Dissertation (Doktor

der Naturwissenschaften) – Fakultät für Naturwissenschaften und Mathematik der Universität Ulm, Ulm.

______. 1983. Aerolevantamento e seus reflexos sobre o

de-senvolvimento e segurança nacionais: As modernas técnicas de aerolevantamento e uso de satélites. Rio de Janeiro: ESG.

102 p.

______. 1986. Vegetação metalófila e o desenvolvimento do setor mineral. In: SIMPÓSIO DE TRÓPICO ÚMIDO, 1., Belém. Anais... Belém: EMBRAPA-CPATU. p. 171-183. ______. 1989. Tolerância ao cobre em ecótipos de Schinus

lentiscifolius March (Anacardiaceae) de áreas de mineração no

Rio Grande do Sul, Brasil. Acta botanica brasilica, São Pau-lo, v. 3, n. 2, p. 23-31.

REILLY, A.; REILLY, C. 1973. Copper-induced chlorosis in

Becium homblei (De Wild.) Duvign. & Plancke. Plant and Soil,

Pretoria, n. 38, p. 671-674.

REILLY, C. ; ROWEL, J.; STONE, J. 1970. The accumulation and binding of copper in leaf tissue of Becium homblei (De Wild.) Duvign. & Plancke. New Phytologist, Lancaster, n. 69, p. 993-997.

SIPPEL, C. 2003. Unidades da paisagem e suas relações com

características dos solos na área da mineração Volta Gran-de, Lavras do Sul, RS – uma visão em diferentes escalas.

191 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SIPPEL, C.; PORTO, M. L. 2002. Landscape patterns: finding the links between functional types and soils. In: SYMPOSIUM OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR VE-GETATION SCIENCE, 45., Porto Alegre. Anais... Porto Ale-gre: Gráfica UFRGS. p. 96.

WILD, H.; BRADSHAW, A. D. 1977. The evolutionary effects of metalliferous and other anomalous soils in South Central Africa. Evolution, Lawrence, n. 31, p. 282-293.

WILDI, O.; ORLÓCI, L. 1996. Numerical exploration of

community patterns – A guide to the use of MULVA-5.

2. ed. Amsterdam: SPB Academic Publishing. 171 p. ZOCCHE, J. J. 1989. Comunidades vegetais de campo e sua

relação com a concentração de metais pesados no solo em áreas de mineração a céu aberto, na mina do Recreio – Butiá – RS. 159 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Curso de

Pós-Graduação em Ecologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

______. 2002. Comunidades vegetais de savana sobre

estru-turas mineralizadas de cobre, na mina Volta Grande, La-vras do Sul, RS. 248 f. Tese (Doutorado em Ciências) –

Pro-grama de Pós-Graduação em Botânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

ZOCCHE, J. J.; PORTO, M. L. 1993. Florística e fitosso-ciologia de campo natural sobre banco de carvão e áreas mine-radas, Rio Grande do Sul, Brasil. Acta botanica brasilica, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 47-84.

______. 2000. Estudos preliminares da resposta espectral em imagem digital da vegetação tolerante a metais pesados. In: FÓRUM DE DEBATES DE ECOLOGIA DE PAISAGEM E PLANEJAMENTO AMBIENTAL – RISCOS AMBIENTAIS NOS TRÓPICOS ÚMIDOS: MOVIMENTOS DE MASSA E INUNDAÇÕES, 1., Rio Claro. Anais... Rio Claro: SEB. CD-ROM.

______. 2001. Comunidades de vegetação metalófila sobre es-truturas mineralizadas de cobre na mina Volta Grande – Lavras do Sul, RS, Brasil. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 5., Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Ed. da UFRGS. p. 203.

______. 2002. Plant communities on mineralized copper structures in Volta Grande Mine, Lavras do Sul, RS, Brazil. In: SYMPOSIUM OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR VEGETATION SCIENCE, 45., Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Gráfica UFRGS. p. 98.

Referências

Documentos relacionados

Contextos en los que se mencionan especies de plantas y animales con- siderándolos como bienes para ingerir en oraciones cantadas en n=207 canciones afrocaribeñas.. Contextos en

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados