• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL 1º SEMESTRE-2013 RESOLUÇÃO SEE Nº 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL 1º SEMESTRE-2013 RESOLUÇÃO SEE Nº 2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESCOLA ESTADUAL “DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA”

PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL 1º SEMESTRE-2013

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012

ANO 2013

PROFESSOR (a) Jaqueline Delfino de Ferreira Coelho DISCIPLINA Ciências

ALUNO (a)

SÉRIE 8º Ano

1. OBJETIVO

Que o aluno consiga atingir todos os objetivos, básicos exigidos pela Escola, ampliando as dimensões dos componentes curriculares relacionados ao Ensino de Ciências como meio complementar a sua formação escolar.

2. CONTEUDOS A SEREM ESTUDADOS

O corpo Os alimentos Sistema Digestório Sistema Respiratório Sistema Circulatório O sangue Sistema Urinário A Pele O Esqueleto Os Músculos Os Sentidos Sistema Nervoso Sistema Endócrino

Sistema Reprodutor (gravidez e doenças sexualmente transmissíveis)

3. RECURSOS PEDAGÓGICOS PREVISTOS (Trabalhos, atividades, prova escrita) - Atendimento Individual

. ATIVIDADES Valor: 30 Pontos

20 (vinte) questões objetivas e subjetivas

. AVALIAÇÃO FINAL Valor: 70 Pontos

10 (dez) questões objetivas e subjetivas

(2)

Atividades de Ciências

1- COMPLETE AS FRASES CORRETAMENTE:

A- O corpo humano é formado por quatro tipos de tecidos:

Tecido _________________,tecido_________________,tecido_________________,e tecido _________________. B- _________________é o ser que possui uma só célula.

C- Os neurônios são células do tecido _________________e são compostos por dois tipos de prolongamentos: o_________________, e_________________.

D- O tecido ósseo é composto de fósforo e_________________,

_____________________________________________________________________________________________ 2- ESCREVA V PARA VERDADEIRO E F PARA FALSO:

A-( ) Os espermatozóides são os gametas masculinos, produzidos pelos testículos. B-( ) Os genes são os responsáveis pela determinação das características hereditárias. C-( ) O tecido cartilaginoso não é importante para a formação e o crescimento dos ossos. D-( ) O sangue é composto apenas pelo plasma(parte líquida).

E-( ) Osteoblastos são células do tecido ósseo

_____________________________________________________________________________________________ 3) QUANTOS CROMOSSOMOS EXISTEM:

A - Nas células da pele?________________. B- Nas células do coração?_____________. C- Nas células do cérebro?______________. D- Nos gametas? _____________________. F- Nos espermatozoides?_______________. G- No Zigoto?_________________________.

_____________________________________________________________________________________________ 4) IDENTIFIQUE PELO MENOS TRÊS COMPONENTES DA CÉLULA:

(3)

5) LEIA O TEXTO ABAIXO:

Evitando a gravidez na adolescência

O cochicho se espalha pela escola. É verdade, ela está grávida mesmo? De quem? Com essas interrogações, volta à tona um velho dilema __ a gravidez na adolescência.

Antigamente, quando pintava a primeira menstruação, as garotas já iam sendo preparadas para “noivar e casar” , pulando até a fase do namoro, tão importante como período de descobertas mútuas e não de compromisso formal. Hoje até os termos “rolo” e “ficar” evidenciam que a fase pré-namoro foi ampliada e os jovens podem transitar por relacionamentos menos duradouros. Além disso, a primeira menstruação e a primeira ejaculação estão ocorrendo mais cedo do que antigamente, aumentando, portanto, o período de tempo fértil dos adolescentes. Não acompanhando as mudanças sociais, ainda há mães e pais que não conversam com os filhos sobre o que pensam a respeito do sexo.

Outro fato evidente é o início cada vez mais cedo das relações sexuais entre os jovens, muitas vezes fruto da empolgação do momento. Esse comportamento nem sempre vem acompanhado de informações sobre o funcionamento do próprio corpo, sobre os métodos anticoncepcionais ou o uso correto desses métodos. No momento em que o adolescente perceber a sua sexualidade como um processo de co-responsabilidade, afeto e comprometimento com o outro, através de informações adequadas, reflexões, mudanças de atitude e conscientização do seu projeto de vida, o cochicho na escola pode acabar.

(Disponível em www.aids.gov.br/assistencia.) APÓS A LEITURA DO TEXTO RESPONDA AS QUESTÕES;

A) Quais as principais causas da gravidez na adolescência?

B) Quais os principais problemas que surgem por causa de uma gravidez na adolescência? C) Como a gravidez precoce pode ser evitada na adolescência?

_____________________________________________________________________________________________

6) RELACIONE AS COLUNAS REFERENTE AOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

( A ) Aorta ( ) suas paredes são mais reforçadas que a das veias ( B ) Estetoscópio e esfigmomanômetro ( ) vasos muito finos como fios de cabelo

( C) Rins ( ) faz a separação do sangue através de uma máquina (D ) Hemodiálise ( ) artéria que leva o sangue do coração para os órgãos ( E) Artérias ( ) aparelho p/ aferir a pressão sanguínea

( F) Vasos capilares ( ) responsável pela filtração do sangue

_____________________________________________________________________________________________ 7) ASSOCIE AS COLUNAS REFERENTE AO SITEMA DIGESTÓRIO

(A) Fígado ( )Absorve a água e os sais minerais (B) Estômago ( ) É considerada uma glândula mista.

(C) Pâncreas ( ) Produz uma secreção rica em enzimas digestivas. (D) Intestino Grosso ( )Cortam e trituram os alimentos.

(E) Esôfago ( )Produz a bile que auxilia na digestão das gorduras. (F) Intestino delgado ( )É por onde ocorre a eliminação das fezes

(G) Ânus ( )Nele tem lugar a digestão química e mecânica dos alimentos. (H) Dentes ( )Conduz os alimentos ao estômago.

_____________________________________________________________________________________________ 8) ANALISE A SEGUINTE SITUAÇÃO:

Estou com peso acima do desejado. Por isso, tenho praticado meia hora de esportes as segundas, quartas e sextas-feiras. Em seguida, para me hidratar e recuperar alguns dos nutrientes perdidos tomo duas garrafas pequenas de refrigerante e como dois sanduíches de queijo, hambúrguer e maionese. Passado cerca de um mês nessa atividade, percebo que não tenho tido sucesso, que meu peso permanece inalterado.

(4)

POR QUÊ? QUAL SERIA O PROCEDIMENTO ADEQUADO?

_____________________________________________________________________________________________

9) VOCÊ APRENDEU QUE OS OSSOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM LONGOS, CURTOS E CHATOS. ENTÃO, ESCREVA QUAIS DOS OSSOS ABAIXO POSSUEM ESSAS CARACTERÍSTICAS:

A- Ossos do crânio em geral: --- B- Fêmur:--- C- Ossos do carpo:--- D- Úmero:---

E- Costelas:---

_____________________________________________________________________________________________ 10- RELACIONE:

( 1 ) Robert Hooke ( ) Material observado por Hooke ( 2 ) Lisossomos ( ) Ácidodesoxirribonucléico

( 3 ) Ribossomos ( ) Usou o termo “célula” pela 1ª vez ( 4 ) Cortiça ( ) Sintetiza proteínas

( 5 ) DNA ( ) Digestão intracelular

_____________________________________________________________________________________________ 11- IDENTIFIQUE OS ÓRGÃOS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO E ESCREVA SOBRE ELES:

(5)

12- IDENTIFIQUE OS ÓRGÃOS DO SISTEMA DIGESTÓRIO E ESCREVA SOBRE ELES:

_____________________________________________________________________________________________ 13- IDENTIFIQUE OS ÓRGÃOS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E ESCREVA SOBRE ELES:

_____________________________________________________________________________________________ 14- IDENTIFIQUE OS ÓRGÃOS DO SISTEMA NERVOSO E ESCREVA SOBRE ELES:

(6)

15-

SENTAR ERRADO E PESO PODE TRAZER PROBLEMAS NA COLUNA COMO CURVATURA PARA FRENTE OU PARA TRAZ. A FIGURA MOSTRA ALGUNS PROBLEMAS NA COLUNA. COMPLETE AS LETRAS

CORRESPONDENTE A CADA FIGURA COM PROBLEMAS.

A) Figura A _____________________________ B) Figura B _____________________________ C) Figura C______________________________

D) Um disco intervertebral ( entre as vértebras) se desloca para a frente ou para os lados pressionando um nervo e provoca dor isto é_______________________________

_____________________________________________________________________________________________

16-

COMPLETE AS SETAS NUMERADAS DO SISTEMA URINÁRIO 1___________________________ 2___________________________ 3___________________________ 4___________________________ _____________________________________________________________________________________________

17-

DE ACORDO COM A FIGURA RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

(7)

A) São células produzidas na medula óssea ,são de diversos tipos, que podem agir contra agentes patológicos causadores de doenças:

B) São células que fazem fagocitose:

C) Células que contêm o pigmento hemoglobina que dá a cor vermelha ao sangue:

D) São componentes do sangue produzidos pela medula óssea. Quando um vaso sanguíneo é lesado se prendem ao local, formando uma barreira que evita o sangramento

_____________________________________________________________________________________________ 18- (UFRRJ 2009) LEIA ATENTAMENTE:

“...Você vai entender A força do pensamento Pra nunca mais esquecer Pensamento é um momento

que nos leva à emoção...”

(Cidade Negra. Pensamento. Ras Bernardo, Bino, Da Gama, Lazão. Rio de Janeiro: Sony Music, 1999. Digital áudio.)

O PENSAMENTO, AS EMOÇÕES, AS AÇÕES VOLUNTÁRIAS E OS ATOS REFLEXOS SÃO COMANDADOS POR PARTES DIFERENTES DO NOSSO SISTEMA NERVOSO. SOBRE A CÉLULA NERVOSA QUE TEM A

PROPRIEDADE DE CONDUZIR IMPULSOS NERVOSOS, RESPONDA: A) Qual o seu nome e quais as partes que a compõem?

B) Qual o sentido de propagação do impulso nervoso nessa célula?

_____________________________________________________________________________________________ 19- O TEXTO ABAIXO SE REFERE AO RELATO DE UM VIAJANTE INGLÊS QUE ESTEVE EM MINAS GERAIS ENTRE 1873 E 1875:

O bócio é muito comum entre os camponeses mais pobres, mas raramente é visto nos fazendeiros mais prósperos. A presença de cal nas águas dos córregos e uma atmosfera úmida são consideradas as causas primárias do mal, mas hábitos indolentes e uma ausência de toda higiene e limpeza, seja na própria pessoa ou na casa, são sem dúvida grandes promotores da doença. Pode ser, e possivelmente é, hereditária, pois está principalmente confinada àqueles nascidos nas áreas afetadas, e os colonos vindos de outras localidades não são muito sujeitos a ela.

(Adaptado de James W. Wells, Explorando e viajando três mil milhas através do Brasil, do Rio de Janeiro ao Maranhão. v. 1. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1995).

A) Das causas mencionadas pelo autor, alguma é realmente responsável pelo aparecimento do bócio? Justifique. B) Qual a consequência do aparecimento do bócio para o organismo?

C) Que medida foi tomada pelos órgãos de saúde brasileiros para combater o bócio endêmico?

(8)

20- OBSERVE A FIGURA.

A) Onde se formam os espermatozóides? B) Qual a função do epidídimo?

C) Para que serve

Referências

Documentos relacionados

Foi realizada a avaliação de cada livro didático com base em alguns critérios formulados a partir de definições sobre CTSA, os resultados obtidos para L1

§4° - No que tange às áreas Cível e Trabalhista, na hipótese em que tenha assistido à Audiência de Instrução e Julgamento deverá o acadêmico

Como se pode observar (Figura 2 e 3) após o tratamento á metodologia utilizada se mostrou bastante eficaz e eficiente visualmente dar para se notar uma boa

Sujeito às disposições do estatuto social da Companhia e do Plano, o Comitê de Remuneração terá competência exclusiva para, a seu exclusivo critério: (a) determinar

Consideramos a Cultura Infância como transversal a todo o Ministério da Cultura e entendemos a rica diversidade cultural brasileira que constitui a identidade nacional

Com intuito de encontrar alternativas ao controle químico da doença, um isolado Bacillus thurigiensis (B157) foi selecionado, sendo eficiente no biocontrole da ferrugem do cafeeiro

Uma porção do terreno da Reserva foi utilizada para os experimentos desenvolvidos no projeto “Efeitos de diferentes regimes de queima sobre a estrutura das comunidades de

O bojo “puxa o satélite para frente”; este ganha energia potencial e muda. sua trajetória para uma órbita