• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA E MANUTENÇÃO NO ÂMBITO INTERNO DA CEAGESP DATA DE EMISSÃO 17/12/1999

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA E MANUTENÇÃO NO ÂMBITO INTERNO DA CEAGESP DATA DE EMISSÃO 17/12/1999"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CONTROLE DE REVISÕES

REVISÃO ALTERAÇÕES DATA DA REVISÃO ELABORADO

1 Padronização e atualização dos procedimentos 03/03/2015 O&M

Índice:

1 DO OBJETIVO ... 2 2 DA ÁREA DE APLICAÇÃO ... 2 3 DAS DEFINIÇÕES ... 2 3.1 DAS SIGLAS ... 2 3.2 DOS CONCEITOS ... 2

3.3 DOS TIPOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA E MANUTENÇÃO ... 2

3.4 DA CLASSIFICAÇÃO DA MANUTENÇÃO E INVESTIMENTO ... 3

3.5 DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO... 3

3.6 DO PES - PEDIDO DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS E DA OS - ORDEM DE SERVIÇO ... 3

3.7 DAS RESPONSABILIDADES DO DEMAN ... 3

3.8 DA MANUTENÇÃO EXTERNA ... 4

4 DA DESCRIÇÃO DE PROCEDIMENTOS ... 4

4.1 PARA SOLICITAÇÃO, APROVAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO, ADAPTAÇÃO E REFORMA ... 4

4.2 PARA SOLICITAÇÃO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO ... 5

4.3 PARA SOLICITAÇÃO DE MANUTENÇÃO EXTERNA ... 6

5 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS ... 6

6 DOS ANEXOS - FORMULÁRIOS ... 7

6.1 PES - PEDIDO DE EXECUÇÃO DE SERVIÇO - OM-P-177 ... 7

(2)

A Diretoria da CEAGESP - COMPANHIA DE ENTREPOSTOS E ARMAZÉNS GERAIS DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições estatutárias e regulamentares, resolve:

1 DO OBJETIVO

Definir procedimentos para a solicitação de obras e serviços de engenharia e manutenção no âmbito interno da CEAGESP e para a execução das ordens de serviço, estabelecendo os controles necessários para a identificação e alocação dos custos dos serviços executados.

2 DA ÁREA DE APLICAÇÃO

Esta Norma se aplica à Matriz e às Unidades da Capital, Interior e Litoral.

3 DAS DEFINIÇÕES 3.1 DAS SIGLAS

a) DEMAN - Departamento de Engenharia e Manutenção b) SEMAC - Seção de Manutenção Civil

c) SEMAE - Seção de Manutenção Elétrica d) SEMAM - Seção de Manutenção Mecânica

e) DEACO - Departamento Administrativo e de Compras f) SECOM - Seção de Compras e Almoxarifado

g) SESMT - Seção de Segurança e Medicina do Trabalho h) DEFIC - Departamento Financeiro e Contábil

i) SECGE - Seção de Contabilidade Geral

j) ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas

3.2 DOS CONCEITOS

1. Construção: ato ou efeito de construir; obra construída ou edificada; edifício, estrutura; execução de um projeto previamente elaborado.

2. Ampliação: extensão de imobilizado já existente com acréscimo da área construída

mantendo as funções operacionais.

3. Adaptação: aproveitamento, com realização de obra, de uma edificação já existente para

uso diferente do original.

4. Reforma: dar melhor forma, melhorar, aprimorar.

5. Manutenção: ato ou efeito de manter, medidas necessárias para a conservação ou a permanência de algo.

3.3 DOS TIPOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA E MANUTENÇÃO Os tipos de obras e serviços de engenharia e manutenção são os seguintes:

1. Programadas: quando atendem as diretrizes fixadas no planejamento estabelecido pelo DEMAN em atendimento às necessidades de cada área.

2. Corretivas: manutenção não planejada realizada com a intenção de corrigir falhas em equipamentos, componentes ou instalações, visando restabelecer sua função.

(3)

critérios preestabelecidos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.

3.4 DA CLASSIFICAÇÃO DA MANUTENÇÃO E INVESTIMENTO

1. Serão classificados como manutenção a revisão sistemática e periódica de um bem necessária ao seu funcionamento normal, atendendo aos padrões técnicos de qualidade e às normas de segurança, e os pequenos reparos, consertos ou substituição de parte ou de peças em razão de quebra ou avaria, por imperícia ou outro problema técnico qualquer, necessários para que o bem retorne a sua condição normal de funcionamento, sendo que, em ambos os casos, as manutenções realizadas não contribuirão com o aumento da vida útil deste bem.

2. Serão classificados como investimentos os grandes reparos e/ou reformas, assim como as substituições ou recuperações de partes e peças isoladas e/ou um conjunto de bens desgastados pelo tempo, totalmente depreciados ou não, os quais contribuirão para o aumento da vida útil deste bem.

3.5 DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO

1. Os serviços de manutenção civil, elétrica e mecânica serão realizados respectivamente pela SEMAC, SEMAE e SEMAM em equipamentos e instalações da CEAGESP na capital e unidades do interior e litoral, bem como em equipamentos integrantes do patrimônio da Companhia que possam ser reparados nas oficinas do DEMAN.

2. À SEMAE caberá ainda os serviços de manutenção de telefonia e de rede lógica de dados.

3. Para os efeitos de que trata a presente norma não serão considerados os serviços de manutenção realizados em pavilhões, grupos de pavilhões e em áreas específicas dos Entrepostos, cujas OS - Ordens de Serviço serão lançadas diretamente no local onde ocorreu a manutenção, visando à recuperação do respectivo custo na remuneração mensal dos espaços outorgados.

4. Entende-se por espaços outorgados aqueles integrantes do patrimônio da CEAGESP cuja ocupação foi por ela autorizada para fins específicos de desenvolver atividades e comercializar produtos permitidos para o setor onde se situa a área, mediante celebração de Termo Contratual.

3.6 DO PES - PEDIDO DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS E DA OS - ORDEM DE SERVIÇO

1. O PES - Pedido de Execução de Serviços é o documento utilizado pelas áreas para formalizar uma solicitação de manutenção ao DEMAN, atualmente disponibilizado em meio eletrônico pelo Sistema de Processos Automatizados.

2. A OS - Ordem de Serviço é um controle utilizado pelo DEMAN para a execução dos PES, no qual ficarão registrados o solicitante, a descrição detalhada do serviço de manutenção e a indicação da mão de obra e dos materiais utilizados.

3.7 DAS RESPONSABILIDADES DO DEMAN

(4)

2. Zelar pela manutenção dos prédios e equipamentos da CEAGESP prestando assistência nas áreas civil, elétrica, mecânica, telefonia e rede lógica.

3. Desenvolver projetos, memoriais descritivos, orçamentos e especificações técnicas de obras e serviços de engenharia.

4. Administrar e fiscalizar a execução técnica dos contratos de engenharia e manutenção. 5. Levantar necessidades de manutenção preventiva e corretiva nas instalações da

CEAGESP, verificando a necessidade de contratação de serviços externos.

6. Realizar o planejamento da manutenção civil, elétrica, mecânica, telefonia e rede lógica, definindo prazos e padrões de qualidade a serem seguidos e acompanhando os trabalhos realizados.

7. Realizar levantamento de materiais e mão de obra a serem utilizados nos serviços de manutenção.

8. Atestar qualitativa e quantitativamente as medições dos serviços contratados.

3.8 DA MANUTENÇÃO EXTERNA

Os equipamentos que, devido às características próprias, não puderem ser reparados pelo DEMAN serão encaminhados para manutenção externa.

4 DA DESCRIÇÃO DE PROCEDIMENTOS

4.1 PARA SOLICITAÇÃO, APROVAÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO, ADAPTAÇÃO E REFORMA

1. A área interessada deverá apresentar um pedido para obra de construção de novo imobilizado ou de ampliação/adaptação/reforma de imobilizado já existente, solicitando aprovação da Diretoria responsável.

2. Para a realização de um projeto básico será necessário constar o valor do orçamento no planejamento da área requisitante, do contrário, caberá à área interessada solicitar remanejamento de verba para este fim.

3. Após a aprovação do pedido, a área interessada deverá encaminhá-lo ao DEMAN para elaboração do projeto básico.

4. De posse do projeto básico, o DEMAN, observando a Norma NP-AD-030 - PRD -

Elaboração e Encaminhamento, deverá apresentar a proposta de obra de construção,

ampliação, adaptação ou reforma à Diretoria Executiva, para deliberação quanto ao prosseguimento de contratação.

5. Após a conclusão do processo de contratação e respectiva assinatura do contrato, o processo retornará ao DEMAN para emissão de Ordem de Serviço para início das obras pela empresa contratada.

6. Após a conclusão da obra o DEMAN deverá providenciar a elaboração do Termo de Recebimento Provisório.

7. Decorrido o prazo de 30 dias após o recebimento provisório, não havendo necessidade de providências complementares e considerando a obra concluída, conforme condições do contrato, o DEMAN deverá providenciar a elaboração do Termo de Recebimento Definitivo.

(5)

Norma NP-AD-008 - Gestão de Contratos para Aquisição de Bens e Serviços, nos demais normativos internos e na ABNT.

4.2 PARA SOLICITAÇÃO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO

1. A área que necessitar de um serviço de manutenção em equipamentos e instalações integrantes do patrimônio da CEAGESP deverá formalizar a solicitação utilizando o PES disponível no Sistema de Processos Automatizados.

2. Na impossibilidade de acesso, a solicitação deverá ser formalizada pelo formulário PES - Pedido de Execução de Serviço - OM-P-177 (ver 6.1) e encaminhado ao DEMAN via protocolo.

3. O Sistema de Processos Automatizados encaminhará automaticamente o PES à seção indicada para providencias pertinentes que enviará, conforme o caso, um funcionário autorizado para avaliação do local, equipamento ou instalação e do material necessário à execução do serviço solicitado.

4. Realizado o diagnóstico e/ou de posse do PES, a SEMAC, SEMAE ou SEMAM deverá verificar a possibilidade de atendimento por equipe própria e, neste caso, encaminhará o pedido à SESMT para a indicação do(s) EPI(s) que deverá ser utilizado pelo(s) funcionário(s).

5. Para a execução da manutenção a SEMAC, SEMAE ou SEMAM deverá providenciar a OS com a instrução detalhada do serviço de acordo com a sua natureza e dos materiais e mão de obra necessários.

6. Havendo necessidade de material do almoxarifado para a execução do serviço, estes deverão ser requisitados ao DEACO/SECOM por meio de RM - Requisição de Material observando a Norma NP-AD-015 - Solicitação de Materiais.

7. A execução do serviço poderá ser priorizada tendo em vista a sua urgência, bem como a capacidade de atendimento disponível na(s) seção(ões).

8. A execução da manutenção seguirá as normas de segurança do trabalho existentes, cabendo ao DEMAN encaminhar cópia das OS emitidas à SESMT, incluindo aquelas relativas a serviços terceirizados, para fins de acompanhamento da execução da manutenção quanto às medidas de proteção e segurança a serem observadas, uso dos EPI(s) indicados e esclarecimento das dúvidas referentes à aplicação das normas de segurança.

9. Verificada a necessidade de aquisição de materiais para a execução da manutenção ou a impossibilidade de atendimento do PES por equipe própria exigindo a contratação de serviços de terceiros, a SEMAC, SEMAE ou SEMAM deverá observar os limites estabelecidos pela Lei 8.666/93 que nortearão a aquisição de materiais, obras e serviços de engenharia por procedimento licitatório ou dispensa de licitação seguindo o estabelecido na Norma NP-AD-004 - Aquisição de Materiais e Serviços - Compra Direta.

10. Ao término do serviço, a SEMAC, SEMAE ou SEMAM deverá registrar as seguintes informações, visando à apuração do custo do serviço executado:

a) material empregado;

(6)

11. As informações acima relativas às OS emitidas no mês serão objeto de relatório gerencial que deverá ser encaminhado mensalmente pelo DEMAN ao DEFIC/SECGE, para fins de contabilização dos valores nos centros de custos solicitantes.

4.3 PARA SOLICITAÇÃO DE MANUTENÇÃO EXTERNA

1. Em se tratando de reparos de equipamentos integrantes do patrimônio da CEAGESP, cuja manutenção não foi possível ser executada pelo DEMAN, o serviço deverá ser solicitado pela área interessada ao DEACO/SECOM, observando as especificações e demais procedimentos estabelecidos na Norma NP-AD-013 - Bens do Ativo Fixo e Inservíveis. 2. A manutenção de que trata o item anterior deverá ser solicitada por meio do formulário

PME - Pedido de Manutenção Externa - OM-P-022 (ver 6.2), com a informação do problema verificado no equipamento.

3. Assinado conforme competências abaixo, o PME deverá ser encaminhado ao DEACO/SECOM juntamente com o equipamento:

a) Diretores; b) Coordenadores; c) Gerentes de Departamento; d) Chefes de Seção; e) Chefes Regionais; f) Gerentes de Entrepostos.

4. A SECOM providenciará o levantamento de preços para a manutenção solicitada junto ao mercado fornecedor e providenciará a emissão da SAC - Solicitação e Autorização de Compra, observando a Norma NP-AD-004 - Aquisição de Materiais e Serviços - Compra

Direta.

5. A SAC deverá ser encaminhada ao DEFIC para fins de liberação financeira e, após a aprovação para realização da despesa e ciência da gerência do DEACO, a SECOM providenciará a execução da manutenção para atendimento e retorno ao solicitante.

6. Em se tratando de equipamentos localizados nos entrepostos e armazéns da CEAGESP, os procedimentos acima estabelecidos serão de responsabilidade da própria Unidade.

5 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. Todas as obras deverão ser apresentadas e executadas em conformidade com a Legislação e Normas vigentes.

2. Esta Norma entra em vigor 60 (sessenta) dias após a sua publicação, revogando-se todas as disposições em contrário.

(7)

6 DOS ANEXOS - FORMULÁRIOS

6.1 PES - PEDIDO DE EXECUÇÃO DE SERVIÇO - OM-P-177

PEDIDO PARA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS SOLICITANTE:

ÁREA SOLICITANTE: CENTRO CUSTO: DATA:

PARA: DEMAN - DEPARTAMENTO DE MANUTENÇÃO

SERVIÇO SOLICITADO:

PARA USO DO DEMAN / INFORMAÇÕES SOBRE O SERVIÇO EXECUTADO PARA PROVIDÊNCIAS DA:

SEMAC

SEMAM DATA: ____/____/_____ SEMAE

___________________________

CHEFIA DA SEMAC / SEMAM / SEMAE CARIMBO / ASSINATURA

LOCAL/CENTRO DE CUSTO:

SERVIÇO EXECUTADO: MÃO OBRA: TEMPO:

MATERIAL EMPREGADO:

EPI´S OBRIGATÓRIOS - USO DA SESMT CAPACETE

BOTINA COM SOLADO ISOLANTE ÓCULOS DE SEGURANÇA CINTO DE SEGURANÇA LUVA PARA BAIXA TENSÃO LUVA DE COBERTURA LUVA DE RASPA DE COURO ESCADA C/ SAPATAS SEGURANÇA LUVA PARA ALTA TENSÃO VARA DE MANOBRA DETECTOR DE TENSÃO SISTEMA DE ATERRAMENTO

LUVA DE BORRACHA ANDAIME TUBULAR

ÓCULOS CONTRA RAIOS LUMINOSOS PERNEIRA DE RASPA DE COURO AVENTAL DE RASPA DE COURO MANGOTE DE RASPA DE COURO MÁSCARA DE SOLDA

MÁSCARA SEMIFACIAL (FILTRO A1, B1, E1,K)

MÁSCARA DESCARTÁVEL CALÇA E CAMISA (BRIM)

ISOLAMENTO LOCAL

BOTA DE BORRACHA /PVC PROTETOR AURICULAR (CONCHA) PROTETOR AURICULAR (PLUG) JAPONA BRIM

MEIA

CREME PROTEÇÃO PARA MÃOS OBS.:

SESMT - SEÇÃO SEG. MED. DO TRABALHO CARIMBO/ASSINATURA

ORDEM DE SERVIÇO SEÇÃO EXECUTANTE

Nº:

______________________ DATA: ______ / ______ / ________

INÍCIO: ____________________________ TÉRMINO: _________________________

(8)

6.2 PME - PEDIDO DE MANUTENÇÃO EXTERNA - OM-P-022

PEDIDO DE MANUTENÇÃO EXTERNA

DE:

PARA: DATA:

SOLICITAMOS AS PROVIDÊNCIAS ABAIXO DESCRITAS POR NÃO TERMOS DISPONIBILIDADE PARA EXECUÇÃO ATRAVÉS DE RECURSOS PRÓPRIOS:

ASSUNTO:

OBS

___________________________________________

CHEFE DA SEÇÃO/CHEFE REGIONAL/GERENTE ENTREPOSTO

_________________________________________

GERENTE DE DEPARTAMENTO/COORDENADOR

Referências

Documentos relacionados

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,

Os resultados deste trabalho mostram que o tempo médio de jejum realizado é superior ao prescrito, sendo aqueles que realizam a operação no período da tarde foram submetidos a

A partir da junção da proposta teórica de Frank Esser (ESSER apud ZIPSER, 2002) e Christiane Nord (1991), passamos, então, a considerar o texto jornalístico como

Neste panorama, o principal objetivo desse estudo é entender a importância da competitividade de destinos turísticos pontuando quais políticas tem sido adotadas

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Assim, o presente estudo tem como objetivos determinar o grau de conhecimento geral de um grupo de puérperas inquiridas relativamente ao PNV e à vacina contra o Meningococo

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-