• Nenhum resultado encontrado

ABRIL DESTAQUES DO MÊS O QUE VEM POR AÍ INFORMATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABRIL DESTAQUES DO MÊS O QUE VEM POR AÍ INFORMATIVO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

O QUE VEM POR AÍ

DESTAQUES

DO MÊS

Movimento: “ABRIL” para o OUTRO. Vivências interclasses em todos os Ciclos, voltadas para a Formação em Valores no cotidiano do colégio.

Enriquecedoras aulas de campo para diversas classes. Procurem conversar com os filhos sobre essas importantes vivências, valorizando-as.

Encontros de Pais em horários diurnos e uma imperdível palestra para Pais, no dia 19/4, às 20h, sobre o tema: Novos Desafios para as Famílias: fragilização e perda de autoridade. Não percam!

Participação da Direção e Vice – Direção na Viagem Pedagógica a Buenos Aires, promovida pela Escola da Vila, de São Paulo. É a equipe Apoio se atualizando sempre.

Novidades e ajustes no cardápio do lanche para a Educação Infantil e 1º ano. Vale conferir!

Março se foi deixando marcas de afeto. Vínculos foram consolidados entre professores (as), funcionários (as), orientadoras e alunos (as); rotinas das classes foram estabilizadas, gerando mais segurança nas relações e a descontração e afetividade prevaleceram no nosso Encontro da Família, que deixou saudades. Em ABRIL, voltaremos as nossas atenções para:

- o atendimento e orientação mais sistemáticos às famílias, acerca do processo de aprendizagem dos alunos que estão apresentando necessidade de uma atenção diferenciada, a fim de que, juntos, possamos melhor ajudá-los na superação ou minimização das dificuldades já observadas. Também será tempo de priorizarmos os contatos ainda não realizados pelo SOP de cada Ciclo com os pais novatos, para melhor integrá-los a nossa cultura escolar e dar-lhes feedbacks sobre a integração e desenvolvimento dos seus filhos na comunidade e no projeto Apoio;

- o enriquecimento dos projetos das classes, com novas e instigantes propostas, entre elas, a realização de aulas de campo com quase todas elas.

- o investimento na formação em valores, junto aos alunos de todos os Ciclos, intensificando nossas reflexões e ações sobre: amizade, solidariedade, verdade, humildade, tolerância, respeito ao próximo, a partir de um Movimento interclasses, denominado de “Abril” para o Outro. Essa é a forma que entendemos ser a mais apropriada para uma escola, não religiosa, vivenciar o espírito de Páscoa, de transformação. Em todos os anos, promovemos ações com esse propósito, somente no período posterior aos feriados da Semana Santa, que é quando se inicia o tempo de Páscoa para a religião católica, a predominante no Brasil e, também, no Colégio Apoio. Ressaltamos que o reforço e validação, por parte das famílias, das ações implementadas no colégio, na relação com os seus filhos, serão decisivos para um melhor aproveitamento dessas vivências, tão estruturantes para a formação integral de todos eles.

- os Encontros de Pais com as psicólogas da nossa equipe, em que serão tratados, de forma bem interativa, temas bem próprios da faixa etária e da dinâmica de cada classe, com o propósito de orientar melhor as famílias na desafiadora tarefa de educar filhos nos dias de hoje. Com este mesmo fim, promoveremos uma importante palestra para todos os pais, sobre o tema: “Novos Desafios das Famílias; fragilização e perda da autoridade”, com o psicólogo convidado, Eduardo Fonseca, no próximo dia 19/4, às 20h. Aguardem convite e já salvem essa data na sua agenda.

(2)

- a implementação de ajustes no nosso cardápio de lanches para a Educação Infantil e 1º ano, com a introdução de novas receitas de alimentos saudáveis, sob a orientação de uma nova nutricionista, Vanessa Wavrik, que já se reuniu com nossas professoras e integrantes do SOP, instruindo-as para a adoção de estratégias estimuladoras da aceitação dos alimentos pelas crianças.

- o aprofundamento da qualificação profissional de nossa equipe pedagógica com a oferta de novos cursos promovidos pelo CPAP ( Centro de Pesquisas e Ações Pedagógicas do Colégio Apoio) e com a participação, no período de 23/4 a 28/4, das diretoras Rejane e Terezinha e das vice-diretoras Luciana e Renata na viagem pedagógica a Buenos Aires, promovida pela Escola da Vila , de São Paulo, com quem firmamos uma rica parceria há mais de 20 anos. Lá, além de participarem de seminários e grupos de estudo, as gestoras pedagógicas do colégio visitarão escolas de referência no atendimento à diversidade. Na volta, toda a equipe se enriquecerá com as trocas que serão realizadas.

Solicitamos que leiam atentamente as informações a seguir, agendem-se para prestigiarem os encontros programados para o seu enriquecimento, enquanto pais-educadores, e não se esqueçam de acessar o nosso site :www.colegioapoio.net e a fanpage do colégio para acompanharem mais de perto aspectos significativos do nosso Projeto Político-Pedagógico.

Abraços A Direção

PRA MARCAR NA AGENDA

02.04

CICLO 3 - Bom-dia e Boa-tarde: Apresentação sobre o tema da página de abertura da agenda, do mês de abril: Medicina e a Tecnologia.

03.04

CICLO 1 - Bom - Dia e Boa - Tarde Cívico.Encontro de Pais - turmas do Infantil 4 Horário: 7h40 às 8h40 (turno manhã) e

17h às 18h (turno tarde).

04.04

CICLO 2- Bom-dia e Boa-tarde - Apresentação eletrônica sobre o Dia Mundial da Consci-entização do Autismo (02/04) e conversa com a Coordenadora de Práticas Inclusivas, Cristina Antonino.

05.04

CICLO 1- Encontro de Pais – turmas do Infantil 3 - Horário: 7h40 às 8h40 (turno manhã) e 17h às 18h (turno tarde).

06.04

CICLO 1- Encontro de Pais – turmas do Infantil 2 Horário: 7h40 às 8h40 (turno manhã) e 17h às 18h (turno tarde).

09.04

CICLO 3- Bom-dia e Boa-tarde: “Aula de Campo: O Mundo é a nossa sala de aula”.

Reflexão sobre a importância da aula de campo.

s

CICLOS 4 e 5 - Encontro de Pais dos 6º anos. Turno manhã, às 7h30 e turno da tarde,

(3)

PRA MARCAR NA AGENDA

10.04

CICLO 1 - Encontro de Pais – turmas do Infantil 1 - Horário: 7h40 às 8h40 (turno manhã) e 17h às 18h (turno tarde).

11.04

CICLO 2 - Bom-dia e Boa-tarde - Apresentação da página de abertura do mês na agenda:

MEDICINA E A TECNOLOGIA, com a participação de alguns familiares do Ciclo 2, que atuam nessa área, os quais compartilharão suas vivências e experiências profissionais.

s

Aula de campo dos 3º anos – Museu do Trem do Recife. Horário: 8h30 às 12h

s s

(3° anos da manhã) / 14h às 17h30 (3º anos da tarde).

s

CICLOS 4 e 5 -Encontro de Pais dos 7º anos. Turno manhã, às 7h30 e turno da tarde,

às 17h30.

- Visita ao Espaço Pasárgada: Casa do poeta Manuel Bandeira – 7º ano (aguardar comunicado específico).

12.04

CICLO 1 - Encontro de Pais – turmas do Maternal - Horário: 7h40 às 8h40 (turno manhã) e 17h às 18h (turno tarde).

13.04

CICLO 1 - Envio da Avaliação Processual do I Semestre para as famílias.

13 e 14

CICLOS 4 e 5 - Aula de Campo para os 9º anos – O Agreste Pernambucano e o Polo Têxtil.s

16.04

CICLO 3 - Bom-dia e Boa-tarde: Momento especial pelo Dia Nacional do Livro e s

nascimento de Monteiro Lobato (18/04) com as professoras dos 4° anos.

18.04

CICLO 2 - Bom-dia e Boa-tarde com as professoras dos 1º anos - Momento especial pelo Dia Nacional do Livro e pelo nascimento de Monteiro Lobato. s

21.04

TODOS OS CICLOS - Tiradentes – FERIADO

23.04

CICLO 3 - Bom-dia e Boa-tarde: Momento de reflexão sobre o “Descobrimento” do Brasil (Índios e Portugueses: muitas histórias na história do Brasil) com as professoras

s

dos 5º anos.

s s

CICLOS 4 e 5 - Reunião dos (as) Professores( as) do Ciclo 4 (6º e 7º anos) - Horário 10h às 12h25. As aulas encerrarão às 10h.

25.04

CICLO 2 - Bom-dia e Boa-tarde com as professoras dos 2º anos - A caminho de novas terras: chegada dos Portugueses no Brasil.Comemoração dos aniversariantes do mês

s

(2° anos).

s s

CICLOS 4 e 5 - Encontro de Pais dos 8º e 9º anos. Turno manhã, às 7h30 e turno da tarde, às 17h30.

s

CICLO 2 - Comemoração dos aniversariantes do mês (3º anos).

s s

CICLOS 4 e 5 - Reunião dos(as) Professores(as) do Ciclo 5 (8º e 9º anos) – Horário 10h às 12h25. As aulas encerrarão às 10h.

(4)

27.04

CICLO 1 - Reunião Pedagógica para estudo e planejamento com as professoras e SOP

(conforme informado no nosso Regulamento Interno). Haverá aula somente até as 10h (turno manhã) e 16h(turno tarde) para as turmas do Maternal até Infantil 4. As crianças que não puderem sair nesse horário (em função da impossibilidade dos pais e portadores) permanecerão no colégio, sob a supervisão das funcionárias.

s

CICLO 2 - Comemoração dos aniversariantes do mês (1º anos).

30.04

CICLO 3 - Bom-dia e Boa-tarde: Reflexão sobre o dia do trabalho (Trabalhos voluntários).

01.05

CICLO 3 - Feriado – Dia do Trabalho.

NÃO DÁ PRA ESQUECER

UM APOIO PARA A SUA MEMÓRIA

TEMAS DOS PROJETOS DO I SEMESTRE:

Infantil 1- CORPO, ESPAÇO, MOVIMENTO: NOVAS DESCOBERTAS. Infantil 2 – DIFERENTES LUGARES PARA MORAR.

Infantil 3 - ANIMAIS QUE NÃO EXISTEM MAIS E EM RISCO DE EXTINÇÃO. Infantil 4 - PERNAMBUCO É ISSO E MUITO MAIS.

Aguardem comunicado sobre a aula de campo do I semestre para as turmas dos Infantis 3 e 4.

ALGUNS LEMBRETES:

1) O copo plástico (marcado e pequeno) deverá vir na bolsa diariamente.

2) O brinquedo só deverá vir na sexta-feira (com exceção das crianças do Maternal e Infantil 1).

Reforçamos o cuidado com o tipo de brinquedo adequado para o ambiente escolar. É importante, também, que venha marcado.

3)Importante que todo o uniforme escolar venha marcado de casa, pois temos encontrado peças perdidas sem identificação.

4) O contato com as professoras, além do encontro na chegada ao colégio, das 7h40 às 7h50 e das 13h40 às 13h50, deverá ser agendado com a Coordenação Pedagógica: Bárbara Barreto (Maternal e Infantil 1) e Clarissa Pereira (Infantis 2,3 e 4).

Para os Pais do CICLO 1 - MATERNAL AO INFANTIL 4

PRA MARCAR NA AGENDA

s

CICLO 2 - Encontro de Pais dos 1º anos manhã (A,B e C) às 7h30

e a tarde dia 26/04/18 às 17h00 turmas ( De E).

26.04

(5)

Reforçamos com as famílias que ainda não providenciaram os livros de literatura solicitados em dezembro de 2017, a importância desses materiais para a qualidade do nosso trabalho com as rodas literárias. A nova lista com a indicação dos livros literários, a partir dos gêneros, será enviada na primeira semana de abril.

Lembramos a necessidade das crianças trazerem diariamente, um copo para beber água ou uma garrafinha e solicitamos, também, que os lanches enviados para o colégio sejam alimentos nutritivos e saudáveis.

Já entramos em contato com os responsáveis pelos locais em que acontecerão as aulas de campo da I Etapa, porém estamos aguardando a confirmação das datas para enviarmos os comunicados

específicos.

Os horários de atendimentos dos familiares com as professoras já foram compartilhados, por e-mail, anteriormente. Seguem novamente:

Para os Pais do CICLO 2 - 1º AO 3º ANO

Horários de atendimentos dos familiares com as professoras

Manhã Tarde

Isabella - Quinta-feira 11h20 às12h10

Isabella- Segunda – feira 13h20 ás 14h20

Marcela – Quarta-feira 8h20 às 9h10

Marcela- Segunda- feira 14h20 às 15h10

Renata- Quinta-feira 11h20 às 12h10

Horários de atendimentos dos familiares com as professoras

Manhã Tarde

Karla Santos -Quinta-feira

7h30 às 8h20

Camyla Cavalcanti-Segunda- feira 13h30 às 14h20

Joelma Silva - Quinta-feira 8h20 às 9h10

Alice Espinola- Terça-feira 13h30 às 14h20 Karla Ferreira - Quinta-feira

8h20 às 9h10

Manuella Lima - Segunda-feira 14h20 às 15h10

Maria Helena Tavares - Terça feira

-7h30 às 8h20

Susana Andrade - Quinta- feira 14h20 às 15h10

Para os Pais do CICLO 3 - 4º E 5º ANO

O horário de atendimentos, pais e professoras, já foi divulgado nas agendas. Segue abaixo:

UM APOIO PARA A SUA MEMÓRIA

s 1º anos s 3º anos s 2º anos s 5º anos s 4º anos

(6)

As aulas de campo já estão sendo agendadas para este mês, mas dependemos do retorno dos lugares a serem visitados, para que possamos divulgar os detalhes para as famílias.

s

4º anos: Irão para o Espaço Ciências, contemplando o projeto: “Onde estamos no Universo?” (Planetário, os Planetas em tamanhos proporcionais e a evolução da vida).

s

5º anos: Irão ao Jardim Botânico, com especial atenção para a área da Mata Atlântica, o Pau Brasil e as Plantas Medicinais.

No Bom-dia e Boa-tarde do dia 30/04/2018, falaremos sobre trabalho voluntário. Se você,

pai/responsável, ou alguém na sua família, faz algum trabalho voluntário e deseja partilhar com as crianças esta experiência, entre em contato conosco.

A TODOS OS PAIS

LANCHE DA EDUCAÇÃO INFANTIL e 1º ANO – 2018

A escola é um local privilegiado e decisivo para a promoção da saúde, nomeadamente para o ensino e prática diária de uma alimentação saudável. Com essa consciência, decidimos aprimorar ainda mais o nosso serviço de lanche, para que os alunos adquiram progressivamente, hábitos saudáveis, com uma oferta alimentar cada vez mais adequada nutricionalmente. Iremos, a partir de abril, realizar algumas mudanças no cardápio do lanche, com novas opções de alimentos mais equilibradas e completas, a partir de uma cuidadosa observação da aceitação das crianças ao que vem sendo oferecido e da revisão

criteriosa da nova nutricionista, encarregada pela elaboração do cardápio, Vanessa Wavrik.

Esperamos que apostem nessas mudanças e invistam, também em casa, para uma melhor aceitação, por parte dos seus filhos, das opções de alimentos mais saudáveis.

Os cardápios se encontram no site do colégio. Para acessá-los, siga as instruções abaixo

Passos a serem seguidos:

1 - Acessar o site do colégio: www.colegioapoio.net

2 - Entrar no Portal da Família (login e senha). Os pais que ainda não têm seu login e senha, devem solicitá-los na secretaria do colégio.

3 - Colocar Login e Senha:

4 - Clicar na opção COMUNICADOS: 5 - Irá abrir uma tela:

6 - Clicar na opção Cardápio do Mês...

7 - Após o clique, o Cardápio do Mês escolhido aparecerá na sua tela:

Comunicamos a todos que, a partir deste ano, não mais publicaremos o Jornal INFORMAPOIO de tiragem trimestral, no formato impresso. No seu lugar, enviaremos mensalmente uma NEWS, de mesmo título, com registros importantes do nosso cotidiano.

(7)

CARTEIRA DE ESTUDANTE

Será adquirida por meio da INTERNET. Passos a serem seguidos: 1 - Entrar no navegador com o endereço www.granderecife.pe.gov.br – link CARTEIRA DE ESTUDANTE +PRÁTICA / ACESSO PARA O ESTUDANTE. 2 – Preencher seus dados solicitados.

3 – Confirmar os dados e emitir o boleto de pagamento (valor de R$ 12,45) e pagá-lo em uma agência lotérica da Caixa.

4 - Recebimento da Carteira de Estudante no Colégio, após entrega do Grande Recife.

Obs.: Caso o seu nome não apareça no sistema como matriculado ou queira alterar a foto, procurar Regiane para solicitar as alterações necessárias.

FEIRA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

Será realizada nos dias 04 e 18/04 (quartas-feiras), a partir das 6h30 até as 11h. PARTICIPEM e invistam na saúde de sua família!

No dia 19 de maio de 2018, às 9h, acontecerá a abertura dos XXIV Jogos Internos do Colégio, na quadra do Clube Português do Recife, (Av. Cons. Rosa e Silva ). Aguardem maiores informações.

jogos internos

A partir de abril, a Cantina fará um dia de degustação para que nossos alunos apreciem novos sabores. Neste mês, será dia 11/4, na hora do recreio. AGUARDEM!

Está, também, oferecendo almoço para nossos alunos . Aqueles que desejarem almoçar na Cantina, precisam avisar com antecedência de 24h. O cardápio semanal será sendo divulgado na própria Cantina.

cantina

documentos exigidos pelo departamento acadêmico

Solicitamos a todos os pais novatos que ainda não entregaram o Histórico Escolar do(a) seu(sua) filho(a), que o providenciem o mais rápido possível.

A empresa Atriviis, responsável pela venda do uniforme estará no colégio:

Dia 06/04, das 11h às 14h para a entrega das encomendas dos uniformes de dança.

Dias 09 e 10 /04 das 11 às 14h para entregas das encomendas dos uniformes e atendimento ao público.

uniforme

(8)

Com antecedência, comunicamos aos familiares interessados que, devido ao sucesso da experiência inicial no ano passado, voltaremos a oferecer o Cursinho de Férias em julho para alunos da Educação Infantil e 1º ano, nas duas primeiras semanas do mês, em todas as tardes. Pelo fato das vagas serem limitadas, os interessados deverão dar seus nomes na Secretaria, a partir do dia 16 de abril.

Ainda dispomos de vagas para o Tempo Complementar no turno da Manhã ( alunos que estudam à tarde) para todas as turmas ( do Infantil 1 ao 3º ano). Já para o turno da Tarde, há poucas vagas restantes para algumas turmas. Os interessados devem procurar a Secretaria.

TEMPO COMPLEMENTAR

atividades extras

Para saber as vagas existentes nas atividades extras, os pais ou responsáveis deverão acessar o site do colégio (www.colegioapoio.net), na opção Portal da Família, usando seu login e senha. Caso não tenha seu login e senha, por favor, solicitar a Marceline. Os horários encontram-se afixados no mural da sala próxima à entrada do Ciclo 2.

Novidade! Oficina de Artes Visuais – A partir de abril, iniciaremos esta oficina, nas quintas-feiras, no horário das 18h30 às 19h30, para os alunos dos Ciclos 4 e 5.

Lembramos o FESTIVAL: COPA DO MUNDO DE FUTEBOL, na modalidade Futebol Society, que será realizado no Campo do Clube AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), durante o período de 07 a 29 de abril de 2018.

Acompanhe abaixo as datas, horas e a faixa etária das categorias. Categoria SUB 5 : dia 29/04 ( domingo ) , às 14h

Categoria SUB 7 : dias 08/04 ( domingo) , 15/04 (domingo ) , às 14h. Categoria SUB 9 : dias 07/04 (sábado ), 14/04 ( sábado ), às 14h. Categoria SUB 11: dias 08/04 ( domingo ),14/04 ( sábado ), às 10h . Categoria SUB 13: dia 07/04 (sábado ) , às 10h .

parcerias

Clínica Movida– Pilates e Fisioterapia – Os pais e os alunos que desejarem utilizar os serviços de Pilates terão um desconto de 5% e de Fisioterapia, 10%. Fone : 32675793

Via Água Club – Natação -Os alunos que desejarem utilizar os serviços , serão isentos da matrícula. Fone : 3019-4444

GOLFINHO – Centro de Educação dos Movimentos - Os alunos, pais, professores e funcionários , têm isenção da matrícula e desconto na mensalidade. Fone : 3441-1620

(9)

PRA TODO MUNDO SE ORGANIZAR MELHOR

PAGAMENTOS E COMPROMISSOS

Acesse o PORTAL DA FAMÍLIA no nosso site www.colegioapoio.net, para visualizar / imprimir a 2ª via do boleto. Para sua comodidade, poderá fazer a emissão do boleto com DATA ATUALIZADA, acessando site bloquetoexpresso.caixa.gov.br.

O pagamento da mensalidade de março/18 deverá ser efetuado, mediante boleto, em qualquer rede bancária, até o dia 05/04/18. A taxa de lanche mensal da Educação Infantil e 1º ano deverá ser paga até o dia 05/04/18, na Secretaria.

IMPORTANTE

Para quem ainda não entregou a cópia da carteira de vacinação e o documento de identificação do grupo sanguíneo e do fator RH, por favor, entregá-los na secretaria do colégio até o dia

13/04/2018.

SECRETARIA

- Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 | De segunda a quinta-feira, das 13h30 às 18h. Na sexta-feira, das 7h30 às 12h30.

Horário de atendimento de Marceline aos pais: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h às 16h30.

Horário de atendimento do setor Acadêmico aos pais: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

REUNIÃO DO SETOR ADMINISTRATIVO

No dia 17/04, das 14h às 16h, haverá a reunião mensal do Setor Administrativo. A Secretaria não funcionará nesse horário.

SEGURO EDUCACIONAL

Acesse no www.colegioapoio.net, o MANUAL DO SEGURADO com as principais coberturase saiba mais sobre o SEGURO EDUCACIONAL.

DIRETORAS PEDAGÓGICAS

Rejane Maia - Educ. Inf. e Ens. Fund 1 Conceição Gomes - Educ. Inf. e Ens. Fund. 1 Terezinha Cysneiros - Ens. Fund. 2

VICE-DIRETORAS PEDAGÓGICAS

Luciana Mello - Ens. Fund. I Renata Gabriel - Ens. Fund. 2

COORDENADORAS PEDAGÓGICAS

Bárbara Barreto - Educ. Inf. - Maternal e Inf. 1 Clarissa Pereira - Educ. Inf.- Inf. 2 a Inf. 4 Tércia Bezerra - Ens. Fund. 1 ( 1o ano)

Camila Vieira - Ens. Fund. 1 ( 2os e 5os anos)

Maria Isabel Brennand(Bel) - Ens. Fund. 1 ( 4os e 5os anos)

Daniela Sobral - Ens. Fund. 2 ( 6os e 7os anos)

Abnilza Torres (Bena) - Ens. Fund. 2 ( 8os e 9os anos)

PSICÓLOGAS | ORIENTADORAS

Liliane Bastos - Educ. Inf. - Maternal e Inf. 1 (manhã e tarde) Mariana Gomes - Educ. Inf. - Inf. 2 ao Inf. 4 (manhã) Tércia Bezerra - Ens. Fund. 1 (10 ano)

Vyviane Hunka - Ens. Fund. 1 (20 , 30 , 40 e 50 anos - manhã)

Rafaella Cursino - Ens. Fund. 1 (20 , 30 , 40 e 50 anos - tarde)

Alethéa Paes - Ens. Fund. 2 (6OS e 7OS anos)

Maria Ângela - Ens. Fund. 2 (8OS e 9OS anos)

Cristina Antonino - Coord, de Práticas Inclusivas - Educ. Inf. e Ens. Fund. 1

Elisa Moreira - Coord. de Preaticas Inclusivas - Ens. Fund. 2

SETOR ADMINISTRATIVO FINANCEIRO

Terezinha Cysneiros - Diretora Adm. Financ. Lilian Clark Gomes - Diretora Adm. Rosemayre Dantas - Vice - Diretora Adm. Manuela Tavares - Educ. Inf. - Inf. 2 ao Inf. 4 (tarde)

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Para ajustar as atividades que serão oferecidas para inscrição dos alunos, o usuário deve acessar as Informações Exclusivas dos Departamentos e clicar no link Ajuste de

█ A Previc disponibiliza e atualiza constantemente as informações de interesse público ou coletivo no sítio eletrônico da Previc, bem como responde, dentro do prazo legal,

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Ângulos Avaliados da câmera principal: ângulo Longitudinal- formado pelos pontos ligados ao maléolo lateral da perna que realiza a extensão unilateral, trocânter e lobo

Verificaram que a ocorrência de pés planos nas crianças não-carentes em relação às carentes, não era estatisticamente significante, porém estatisticamente

(*)sigla de “power distribution unit” que pode ser traduzido como “painéis unitários de distribuição de energia” com forte aplicação nos data centers.. Os